Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira,  22 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/22-08-2012.htm

 

 

 

 

 

Lembrar dos vivos

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

A visita de uma pessoa a um túmulo causa maior contentamento ao Espírito, cujos despojos corporais aí se encontrem, do que a prece que por ele faça essa pessoa em sua casa?

Aquele que visita um túmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa no Espírito ausente. A visita é a representação exterior de um fato íntimo. Já dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que é feita com o coração. Questão nº 323, de O Livro dos Espíritos

 

Os Espíritos revelam com frequência pleno conhecimento do que pensam e fazem os familiares reencarnados.

Inconcebível estejam permanentemente ao nosso lado, como desocupados do Além ou relegados à fastidiosa função de “damas de companhia”.

Sabemos que não é assim. Eles desenvolvem atividades relacionadas com sua condição de habitantes do mundo invisível, não raro à distância do contato humano. Mas têm um eficiente veículo de informação: o pensamento, que é a linguagem universal.

Quando encarnados, revestimo-nos de densa armadura – o corpo físico – que inibe nossas percepções, limitando-as às possibilidades de estreitas “janelinhas”: os cinco sentidos.

Assim, o pensamento, como meio de comunicação, fica prejudicado. Diga-se de passagem: o médium, que se habilita a captar o fluxo mental dos Espíritos, convertendo-o em palavras, é simplesmente alguém com uma disposição orgânica adequada a esse contato, como se fosse uma janela ampla e especial na couraça carnal.

Ocorre que a inibição receptora não se estende à capacidade transmissora. Não captamos objetivamente os pensamentos dos desencarnados, mas não estamos impedidos de emiti-los, a se espraiarem pelo cosmos, onde serão captados por Espíritos afins. Quando pensamos intensamente num familiar ou amigo desencarnado, ele captará nossa vibração mental com a carga de sentimentos e emoções que transporta.

Fácil perceber, assim, o cuidado que devemos ter quando falece alguém ligado ao nosso coração, evitando sentimentos exacerbados de desespero, revolta, inconformação. Isto porque eles repercutirão no desencarnado, impondo-lhe penosas impressões.

Nota-se claramente esse problema nas manifestações mediúnicas de recém-desencarnados. A par da emoção pela oportunidade de contato com seus amados, pedem-lhes encarecidamente que mudem suas disposições negativas, cultivando confiança em Deus.

Assim como há os que matam por amor, inspirados no exclusivismo doentio, há os que queimam por amor, afogam por amor, dilaceram por amor, inspirados em mórbidas reminiscências relacionadas com a tragédia que vitimou afetos caros ao seu coração.

Isto porque seus pensamentos desajustados, fixados indelevelmente nas circunstâncias que determinaram o funesto acontecimento, repercutem no desencarnado, fazendo-o reviver impressões e emoções que lhe são penosas.

– Mamãe – diz o Espírito de jovem falecida num incêndio -, cada vez que a senhora me vê assim, sinto-me arder...

– Minha querida - diz o afogado à esposa em desespero -, cesse os questionamentos, imaginando que poderia ter sido diferente. O amor que nos une harmoniza nossas vibrações e pensamentos. Você me tortura com sua mágoa, sua inconformação.

E todos são unânimes ao implorar aos familiares que modifiquem suas disposições retornando à normalidade e reencontrando a alegria de viver.

Isto não significa que nos isentemos de sofrimentos diante do ser amado que parte. Mas é importante não estacionarmos no desespero ou no desalento, dificultando-lhe a jornada além-túmulo.

 

* * *

 

Compreendendo que nossos mortos queridos ligam-se a nós por laços de afetividade, colhem nossas vibrações, captam nossos pensamentos, podemos perceber como é despropositada nossa presença no cemitério para homenageá-los. Afinal, ali repousam apenas seus despojos. Além disso, há recantos mais aprazíveis para evocações saudosas.

Se um filho se muda para cidade distante e resolve visitar-nos, será de mau gosto marcar encontro com ele no cemitério. Melhor, mais lógico, mais agradável esperá-lo em nossa própria casa, onde convivemos por largos anos, onde cultivamos afetividade e que continua sendo uma extensão de seu novo lar.

Cemitério é depósito de cadáveres. Não tem nada a ver com o ser amado, que está vivíssimo, bem mais vivo que nós, sepultados na carne.

E é vivo – nunca morto – que poderemos senti-lo junto de nós, no lar enfeitado com flores de afetividade e perfume de saudade, a dizer-nos, no imo de nossa consciência, com muita maior força e emoção do que a mais autêntica manifestação mediúnica:

– Estou aqui!

 

* * *

 

Se raros experimentam esse glorioso contato não é porque nos falte sensibilidade psíquica. Falta-nos, isto sim, o cultivo dela e o empenho por superar determinados condicionamentos que a inibem.

O problema talvez esteja relacionado com a precariedade de nossas convicções. Católicos, budistas, evangélicos, espíritas, maometanos, judeus, somos todos espiritualistas, isto é, acreditamos na existência e sobrevivência do Espírito.

Ocorre que essa realidade é para nós algo fugidio, distante, em que não nos detemos devidamente, buscando conhecimento e compreensão. Os religiosos em geral, mesmo entre os espíritas, costumam localizar o intercâmbio com o Além nos domínios do sobrenatural. A ignorância sobre o assunto inspira a ideia de que o contato ostensivo com os Espíritos, nas chamadas aparições, principalmente quando estamos a sós, é algo profundamente ameaçador.

Há, a esse respeito, a história do rapaz que, embora afeito a orações e práticas religiosas, tinha muito medo dos Espíritos. Dotado de alguma sensibilidade, pressentia, não raro, a presença de seu pai desencarnado. Apavorava-se.

Um amigo espírita dizia-lhe:

– Não tenha medo. É seu pai.

– Pode ser, mas virou assombração.

– É seu pai.

– Valha-me, Deus! Que nunca o veja!...

Ele residia perto do cemitério, por onde era obrigado a passar para chegar à sua casa. E o fazia tenso, temeroso, principalmente à noite, quando o manto de mistério faz recrudescerem todos os temores.

Certa feita deixou uma festa por volta de meia-noite. Nas imediações do campo santo o medo o paralisou. Jamais se atreveria a transitar sozinho pelo malfadado trecho, em hora tão tardia quando, segundo suas convicções, as almas andam soltas...

Abrigando-se num poste de luz ficou à espera de um salvador, alguém que fosse na mesma direção. Em breves momentos passou simpático velhinho.

– Boa noite!

– Boa noite, meu filho.

– Pode parecer-lhe estranho, mas posso acompanhá-lo até o outro lado do cemitério?

– Embora eu não seja nenhuma gentil donzela, tudo bem. Gosto de conversar.

Seguiram juntos, falando de trivialidades. Ao passarem junto ao pesado portão que dava acesso ao cemitério, o rapaz explicou:

– Devo uma explicação. Pedi sua companhia porque tenho muito medo dos mortos...

O velhinho sorriu com benevolência.

– Compreendo bem, o que é isso, meu filho. Eu também tinha muito medo dos mortos quando era vivo.

A história não diz se nosso herói caiu duro, desencarnado de susto ou simplesmente fugiu em velocidade de recordista.

De qualquer forma foi uma reação lamentável.

Ele enriqueceria muito sua existência se pudesse desenvolver e usar adequadamente sua sensibilidade, superando milenários temores que inibem nossas possibilidades de gratificantes experiências pessoais, no intercâmbio com o Além.

 

Esse túmulo escavado na rocha,  muito visitado,  fica fora mas  não muito distante das muralhas da cidade de Jerusalém, em Israel.

Datado do século I é associado àquele de  José de Arimatéia,  onde  Jesus supostamente teria sido sepultado.

 O local é conhecido como “Jardim da Tumba”. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Mansão do Caminho comemorou 60 anos com grande festa dia 15/08/2012

 

 

Dia de muitos festejos na Mansão do Caminho (BA) 15/08/2012. O ginásio da Mansão ficou lotado com o desfile de todos os milhares de alunos da instituição. Manhã de muita alegria e emoção, nas comemorações desta admirável instituição, que é um marco na História do Espiritismo e da Humanidade, cujo histórico de trabalho encontra-se abaixo.

 

Divaldo Pereira Franco e as crianças

na festa dos 60 anos da Mansão do Caminho. Salvador, BA

 

O ULTRA-FENOMENAL RESULTADO DA QUANTIFICAÇÃO (PARCIAL - 1956 A 2010) EXPONENCIAL DAS REALIZAÇÕES ESPÍRITAS EDUCACIONAIS DO MÉDIUM DIVALDO FRANCO – EMPREENDEDORISMO MISSIONÁRIO

Washington Fernandes

[email protected]

 

Pesquisei detalhadamente todos os relatórios e registros administrativos do CECR (Centro Espírita Caminho da Redenção/BA) (1956-2010) e o acervo pessoal de Divaldo. Muitos dados sobre o assunto Divaldo/Médium Educador são desencontrados pois nem todos tiveram acesso a esses números, ou porque os autores se baseiam em informações defasadas.

Apresento agora a QUANTIFICAÇÃO DAS REALIZAÇÕES EDUCACIONAIS COMO NUNCA FÔRA FEITO ANTES, ficando demonstrada numericamente a contribuição da obra do médium Divaldo Franco em favor da Educação e Promoção Social da população soteropolitana carente no período investigado, resgatando muitas crianças e pessoas em situação de alto risco. As informações traduzem voluntária e espontânea iniciativa de coletar dados institucionais e históricos referentes à vida e obra do médium (só um aspecto, dos centenas de outros, humanitários e espíritas, os quais estão em conclusão, que terão oportuna e gradativa publicidade; demandaram 22 anos - desde 1990 - para serem computados, classificados e quantificados, recorrendo-se às citadas fontes arquivísticas. Conforme lecionou Jesus: Mt: 5, 15 e 16: não se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa; brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos Céus...; coloco então o legado (pequeníssima parte) do Médium Divaldo Franco no velador...

Esses extraordinários resultados não foram efetivamente praticados pelo próprio Divaldo mas sim pelo CECR que ele fundou. Todo mês ele está pelo menos um dia na Mansão do Caminho; e mesmo quando viaja ele está sempre em contato com os trabalhadores/Diretores. Cumprir e desenvolver as diversas tarefas só é possível porque ele é secundado pela atuação desta grande equipe de voluntários, fomentados pela sua LIDERANÇA E GESTÃO (todos cooperam como uma verdadeira família). Motivar tantos trabalhadores, agregando pessoas que cooperam com alegria e desprendimento, evidencia autoridade incomum e acima de tudo muita humildade, para equacionar os problemas que evidentemente se apresentam, os melindres, as compreensíveis susceptividades. Informamos:

I) Total de Crianças e Jovens que foram Cuidados, Estudaram e se Formaram nas Escolas, Cursos e Oficinas da Mansão do Caminho (1956 a 2010): 160.973 (cento e sessenta mil novecentos e setenta e...) registros de educandos: Creche A Manjedoura, Jardim de Infância Esperança, Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo, Escola de Primeiro Grau Alvorada Nova, Escola de Primeiro Grau Allan Kardec, Escola Leonardo (meninos de rua que não conseguiram vagas nas outras escolas), Evangelização Infantil, Juventude Espírita Nina Arueira; Oficinas: Informática, Sapataria, marcenaria, crochê, tecelagem, horta, jardinagem, costura industrial, serigrafia, dança e coral, mecânica de autos, Datilografia.

1) - MANSÃO DO CAMINHO (1956 a 2008) - METODOLOGIA PIONEIRA DA METODOLOGIA EDUCACIONAL DOS LARES SUBSTITUTOS, COM PAIS VOLUNTÁRIOS E QUE TORNOU-SE UM COMPLEXO EDUCACIONAL (várias escolas e cursos); nas Casas Lares acolhidos e educados familiarmente: 613 filhos adotivos;

2) ESCOLA DE 1º GRAU JESUS CRISTO (ESTADUAL) (1956 a 2010): 39.610 (trinta e nove mil seiscentos e...) alunos aprovados; 2010 teve 1.024 alunos.

OBS. 2: Escola Jesus Cristo tornou-se modelo de instituição de ensino na Capital; seus índices de aprovação escolar desde o início nunca foram abaixo de 70%; 2010 foi 88%!!! e evasão escolar - 0,05% (inexistente). Em 2010 existiam treze escolas, Estaduais e Municipais na região do Pau da Lima (Escola Jesus Cristo foi a primeira); essas escolas públicas apresentam índice de aprovação escolar inferior a 40% e altíssimo índice de evasão escolar!!! Em 2006 Escola Jesus Cristo recebeu da Secretaria Estadual da Educação o Título Honorífico de Gratidão, pela excelência de suas atividades. Lema é aprovação com qualidade. Na OBMEP 2006 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), maior competição no gênero no mundo, das 32.655 (trinta e duas mil e...) Instituições inscritas, 14.181.705 (catorze milhões cento e...) alunos participantes, de 94% dos Municípios do país, o aluno da Escola Jesus Cristo Luciano Souza Barbosa foi um dos que conquistou Medalha de Prata. Na OBMEP 2010, das 44.691 Instituições inscritas, 18.720.068 (dezoito milhões setecentos e...) de alunos participantes, de 98,1% Municípios do Brasil, aluna da Escola Jesus Cristo Luana Nogueira Galvão foi uma das que conquistou MEDALHA DE OURO.

http://premiacao.obmep.org.br/2006/verRelatorioPremiadosGeral-BA.do.htm

http://premiacao.obmep.org.br/2010/verRelatorioPremiadosGeral-BA.do.htm

 

3) ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALVORADA NOVA (1957 a 2010) - Aprovados 5.235 (cinco mil duzentos e trinta e...) alunos; 2010 teve 150 alunos no ano.

4) ESCOLA de 1º GRAU ALLAN KARDEC (1957 a 2010) - Aprovados 11.691 (onze mil seiscentos e...) alunos; 2010 teve 370 alunos no ano.

Obs. Índice aprovação das Escolas de Primeiro Grau: 70% - incomum, em função do perfil sócio-econômico da região; portanto, resulta que foram 56.536 (cinqüenta e seis mil quinhentos e...) os alunos aprovados pedagogicamente nas Escolas de primeiro grau da Mansão do Caminho!!!

5) CRECHE A MANJEDOURA (0 A 2 ANOS) (1979 a 2010) - Atendidas 3.996 (três mil novecentos e...) bebês, aplicados 449.852 banhos (quatrocentas e quarenta e nove mil oitocentos e...), oferecidas 3.332.340 mamadeiras (três milhões trezentas e...) – quatro por dia. 2010 teve 160 bebês no ano.

6) JARDIM DE INFÂNCIA ESPERANÇA (3 a 6 ANOS) (1971 a 2010) - atendidas 10.866 (dez mil oitocentos e sessenta e...) crianças. 2010 teve 211 crianças no ano.

7) EVANGELIZAÇÃO INFANTIL (3 a 13 ANOS) (1957 a 2010) - 11.407 (onze mil quatrocentos e...) registros de crianças evangelizadas. Reuniões e encontros semanais de moral cristã.

8) JUVENTUDE ESPÍRITA NINA ARUEIRA (14 a 23 ANOS) (1957 a 2010) - 6.291 (seis mil duzentos e...) registros de adolescentes e jovens que participaram das atividades. 2010 teve 120 jovens no ano.

Assumindo que cada criança/jovem da Evangelização Infantil e Juventude Espírita (total de 17.698) tenha permanecido dez anos nas respectivas atividades da Mansão e CECR, somatória de registros deve ser dividida por cinco (mais de cinquenta anos); factível presumir portanto que 3.500 (três mil e quinhentas) crianças e jovens passaram pelas atividades da instituição.

9) ESCOLA LEONARDO (1989 A 2006) - 525 (quinhentos e vinte e...) alunos. Meninos de rua que não conseguiram vagas nas escolas oficiais.

10) BIBLIOTECAS (1958 a 2010): Volumes: 7.765 (sete mil setecentos e...) unidades; Consulentes e empréstimos: 169.965 (cento e sessenta e nove mil novecentos e...) alunos beneficiados. Pesquisas Escolares, Espírita e Infantil.

11) CURSOS E OFICINAS PROFISSIONALIZANTES (1957 a 2010) - TOTAL: 7.702 (sete mil setecentos e...) alunos.

12) DATILOGRAFIA: 1.953 (hum mil novecentas e cinquenta e...) de 1969 a 1999;

13) INFORMÁTICA: 4.548 (quatro mil quinhentas e...), desde 1998. Em 2010 houve 540 alunos.

Obs.: Cursos: Sapataria, marcenaria, crochê, tecelagem, horta, jardinagem, costura industrial, serigrafia, dança e coral, mecânica de autos: funcionaram desde 1969 a 2005 mas dados não foram passíveis de registro e contabilização.

 

 

 

 

 

 

Programação do 14º. Aniversário do CEEAK

Winterthur, Suiça

 

 

PARA INFORMAÇÕES SOBRE OS ORADORES ACESSE:

http://www.port.ceeak.ch/eventos/14_aniversario_do_ceeak_/313.html

 

(Informações recebidas em email de Eventos [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

2º. Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul

Campo Grande, MS

 

28/09/2012 19:00 - 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul

 

Valor da Inscrição: 70,00

Realizar Inscrição


Local: Rubens Gil de Camilo - Av. Waldir dos Santos Pereira, S/Nº - Parque dos Poderes

A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul convida os nobres confrades para o 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul, a ser realizado de 28 a 30 de setembro de 2012 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Confira a programação:

28 de setembro de 2012 – sexta-feira

16h - Credenciamento

19h30 – Coral da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, sob a regência do Maestro Orion Vieira da Cruz

Instalação do 2º Congresso   Espírita de Mato Grosso do Sul – Solenidade de abertura

20h – Conferência com Divaldo Pereira Franco

ATUALIDADE DO TRABALHO DE PAULO DE TARSO

 

29 de setembro de 2012 – sábado

 

8h30 – Orquestra de violões de Campo Grande, sob a regência do Maestro Anderson Francellino

9h – 1º SIMPÓSIO – A CONVOCAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DE SAULO

·                  A conversão de Paulo de Tarso à luz da ciência com Décio Iandoli Junior

·                  Paulo de Tarso, o médium da mensagem cristã com Suely Caldas Schubert

·                  O perfil psicológico de Saulo e Paulo de Tarso com Lacordaire A. Faiad

12h – Intervalo para o almoço

14h – Coral infantil da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul composto por integrantes da Evangelização de alguns Centros Espíritas da Capital.

14h30 – 2º SIMPÓSIO – AS ESTRATÉGIAS DE PAULO NA DIFUSÃO DO CRISTIANISMO

·                 Paulo de Tarso e o modelo administrativo das comunidades paulinas, com Francisco Ferraz

·                 Paulo de Tarso, mídia e mensagem do Cristianismo, com Maria Angela Coelho Mirault

·                 Paulo de Tarso e a Unificação da mensagem Cristã, com Nestor Masotti

17h30 – Intervalo

18h – Coral Caravana do Evangelho da União Regional Espírita de Dourados

19h – Palestra com Suely Caldas Schubert

A PRONTIDÃO DE PAULO DIANTE DA CONVOCAÇÃO DE JESUS

 

30 de setembro de 2012 – domingo

 

9h – Grupo Espírita Música de Câmara Semente de Harmonia, do Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul – ICEMS

9h30 – Painel – “SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?”, com Nestor Masotti, Suely Caldas Schubert, Lacordaire A. Faiad e Francisco Ferraz

11h30 – Respostas às questões levantadas com todos os simposistas.

12h30 – Cerimônia de Encerramento do 2º CONGRESSO ESPÍRITA DE MATO GROSSO DO SUL  

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições poderão ser efetuadas na sede da FEMS – Av. Calógeras, 2209 – Centro – Campo Grande – MS. Tel: (67) 3324-3757 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (67) 3324-3757 end_of_the_skype_highlighting | 3324-8322 e aqui no site da FEMS. Para inscrever-se com 'Pacote Familiar', entre em contato pelos telefones já indicados.

 

INVESTIMENTOS E PRAZOS

R$ 40,00 até 11 de agosto

R$ 70,00 de 13 de agosto à 16 de setembro 

R$ 100,00 de 17 a 27 de setembro

Pacote familiar até 11 de agosto

 

 

Paulo de Tarso, o convertido de Damasco, é o mais exemplar modelo de trabalhador a ser seguido por todos os cristãos. Tão logo se sentiu tocado pelo Mestre, nunca mais voltou a ser o que era. Transgressor das normas e padrões vigentes em sua cultura judaico-greco-romana, a qual defendia apaixonadamente, transitou, sem dúvidas e sem disfarce, para assimilar novos valores e difundir a Boa Nova. O Apóstolo dos Gentios, sem qualquer hesitação, desde sua convocação, trilhou passo-a-passo as pegadas traçadas por Jesus, cumprindo com determinação o seu destino, filiando-se as hostes do Bem. No episódio vivido na estrada de Damasco, não foi convencido, convenceu-se, não foi convertido, converteu-se. “Senhor, o que queres que eu faça?” – marco da transmutação de Saulo em Paulo – ocorreu no foro intimo; a luz que brilhou do seu interior destinava-se também a iluminar um mundo sedento, tal como hoje, dos postulados cristãos. Paulo de Tarso é o que tentamos ser em nossa jornada de trabalhadores da Seara do Mestre, longe ainda da prontidão com a qual correspondeu à convocação de Jesus. Mergulhemos, pois, nos passos de Paulo e, com ele, sigamos o doce Nazareno, sem dúvidas e sem reservas; pois nada mais atual do que o TRABALHO DE PAULO DE TARSO  na história do Cristianismo.

No ano em que a Federação Espírita Brasileira e as demais instituições federativas comemoram os 70 anos da obra Paulo e Estevão, de Emmanuel, trazida ao mundo pela psicografia de Chico Xavier, os espíritas sul-mato-grossenses terão a oportunidade impar de refletir sobre as marcas legadas pelo Apóstolo dos Gentios, no 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul, uma realização da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul.

Você é nosso convocado.

 

(Informação recebida em email Edgar Salina [[email protected]]  e de e site http://fems.org.br/Registro.aspx?id=20120626052916&Tipo=eventos

 

 

 

 

Seminário “Transição Planetária” com Divaldo Pereira Franco

Sydney, Austrália

 

(Informações recebidas em email de Gloria Collaroy)

 

 

 

V Congresso Alemão de Medicina da Alma

Bonn, Alemanha

 

03 e 04 de novembro de 2012

 

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:

http://www.kongress-psychomedizin.com/

 

 

(Informações em email de Fernanda Marinho repassadas por Claudia Werdine)

 

 

 

XIX Fórum Espírita Nacional

Leiria, Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sua referência:                                 Sua comunicação de:                                Nossa referência:                                                          Data:

Circ. Nº 8/2012                         Leiria, 18 de Agosto  hode 2012

Assunto: XIX FÓRUM ESPÍRITA NACIONAL

Prezados companheiros de ideal espírita:

 

Devido ao facto de ter estado ausente do país só hoje nos é possível informar-vos que mais uma vez esta Associação vai voltamos a realizar o Fórum Espírita Nacional que terá lugar nos dias 14, e 15 de Setembro de 2012. Este ano devido ás grandes dificuldades económicas que o país está a atravessar e ás quais os participantes do Movimento Espírita não é estranho, e porque no mês de Setembro ficaram concentradas várias actividades a nível nacional  resolvemos condensar os trabalhos nun único dia, pois o dia 14 apenas terá a palestra inaugural, facilitando desta forma a participação de todos, pois evitamos custos com estadias e alimentação.

Este ano o tema do Forum será: A REENCARNAÇÃO NA BIBLIA E NA CIÊNCIA

Para desenvolver o tema do Fórum vamos contar com a presença do Dr. José dos Reis Chaves, formado em Comunicação e Expressão e professor de português e Literatura.

Expositor Espirita, Colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte autor de vários livros. 

Reserve na sua agenda esta data para não faltar ao XIX Fórum e estar presente num encontro que, acreditamos, será enriquecedor para todos nós.

    Contamos com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar. Até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva em afectuosas saudações.                      

                                                                                                                                                                                                                                                                                               Fraternalmente

                                          A Presidente da Direcção

 

MIS.-                               Maria Isabel do C. P. Saraiva

 

 

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

   XIX FÓRUM ESPÍRITA NACIONAL

 

Instituição:

Morada:

C. Postal:

Telef/ Telem:

Email:

 

Participantes:

1.       

2.       

3.       

4.       

5.       

6.       

7.       

8.       

9.       

10.   

 

 

Inscrição 10€/ pessoa  Numerário ou cheque, que deve ser endereçado á

Associação Espírita de Leiria

(Esta importância destina-se a custear as despesas de viagem do expositor)

 

OBSERVAÇÕES: Informar se desejam refeições

 

(Informações recebidas em emails de Nuno Emmanuel e de Claudia Werdine)

 

 

 

 

2ª. Feira do Livro Espírita Macaense

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

8º. Seminário sobre Educação do Ser

Caxias do Sul, RS

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Registro. Palestra Faculdade de Odontologia de

 Piracicaba, SP

 

 

Na noite do dia 9 de agosto, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba abriu suas portas para palestras de saúde e espiritualidade, a cargo da AME-Piracicaba. Primeiramente, o dr. Alexandre Anefalos, presidente da AME-Piracicaba abriu a palestra falando sobre religião, religiosidade e espiritualidade, fazendo um resumo sobre os trabalhos científicos e conceitos, finalizando com o objetivo, significado e frentes de trabalho das associações médico-espíritas. Na sequência, o dr. Wilkens Buarque e Silva abordou o tema humanização nos cuidados de saúde, estimulando os presentes para esta realidade no atendimento.

Cerca de trinta pessoas estiveram presentes dentre alunos, professores, dentistas, profissionais de saúde e interessados no tema, que sugeriram a realização de mais palestras abordando a conexão entre ciência e espiritualidade

 

Fotos:

● Público presente

● dr. Alexandre Anefalos e dr. Wilkens Buarque

 

(Informações e fotos recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho

Avanhandava, SP

 

PALESTRA

JAMIRO  dos  SANTOS  FILHO

De

ARAGUARI-MG           .

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA DIA  22/08/2012

Às  20,00  horas

Tema:  “  LIVRE  “

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva; de Regina Bachega  e  de Maria José de Almeida)

 

 

 

IV Seminário de Saúde Mental e Espiritismo

São Paulo, SP

 

IV Seminário de Saúde Mental e Espiritismo

Núcleo de Saúde Mental da AME-SP “Dr. Inácio Ferreira”

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Aspectos biopsicossociais e espirituais

 

Data: 26 de agosto de 2012

Local: Instituto de Educação Espírita

www.institutoespirita.org.br

Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 669

Estacionamento no local: valor único de R$ 10,00

 

Investimento:

www.amesaopaulo.com

até dia 24 de agosto

 R$ 40,00·

 R$ 25,00 (valor para· associados AME-SP e IEE)

No local do evento (se houver vagas)

 R$ 50,00·

 R$ 35,00 (valor para· associados AME-SP e IEE)

 

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Aspectos biopsicossociais e espirituais

8h - Novas inscrições (se houver vagas)

9h - “Uso, abuso e dependência química e psíquica”

Alejandro Vera

9h40m - “Aspectos Biológicos e Espirituais da Dependência”

Davi Scorzato

10h20m - Intervalo

10h40m - “Aspectos Psicológicos da Dependência”

Lúcia Zanetta

11h20m - “Aspectos Sociais da Dependência”

Ana Santiago

12h - Almoço

13h - “Espiritualidade e Dependência Química”

Mauro Lima

13h40m - “Obsessão e Dependência Química”

Marieuza Assis

14h20m - Intervalo

14h40m - “Amor e Família: meios de transformação”

Rafael Latorraca

 

15h20m - “Mesa Redonda”

NUSAME

 

Clique neste link para ver o III Seminário de Saúde Mental e Espiritismo 2011:

 http://www.youtube.com/watch?v=uyrZ9-Kutzw&feature=plcp

 

(Informação recebida em em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

I Encontro Regional da Evangelização de Espíritos, Região Sudeste

Santos, SP

 

Inscrições e informações no site:

www.searadoamor.org.br

 

Queridos amigos/irmãos espíritas,

 

    É com imensa alegria que convidamos a todos a estar conosco no I

Encontro Regional da Evangelização de Espíritos, Região Sudeste.

 

   O Encontro destina-se aos companheiros dos Estados de Minas Gerais,

Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

   Preferencialmente aqueles que já conhecem a Proposta e participam

dos Encontros da Evangelização de Espíritos em Sacramento, DEVEM DAR

OPORTUNIDADE aos companheiros QUE NÃO CONHECEM A METODOLOGIA.

 

   Assim o ENCONTRO visa expandir o universo de irmãos espíritas que

anseiam em conhecer o método de EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO que Eurípedes

Barsanulfo apresentou ao Brasil e ao Mundo em sua última existência na

Terra e dá prosseguimento no Mundo Espiritual.

 

    Estamos com o coração em festa pela oportunidade de compartilhar o

método de Educação do Espírito que nasce no pensamento do professor

Eurípedes Barsanulfo, no qual temos buscado a inspiração para tudo que

produzimos na Evangelização e na Arte, em nome do compromisso que

temos com a Doutrina Espírita.

 

    O Encontro será no dia 12 e 13 de Outubro, na “Associação Espírita

Jesus e a Caridade”.

 

    O Encontro será conduzido pelos companheiros do Grupo Espírita

Esperança e Caridade/Colégio Allan Kardec, de Sacramento-MG, que se

deslocarão até Santos especialmente para esta realização.

 

    INSCRIÇÕES ABERTAS. NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO. GRATUITO.

 

    As inscrições já estão abertas no site wwwsearadoamor.org.br. A

alimentação e a hospedagem fica por conta de cada participante.

 

    Aguardamos você com todo o nosso carinho!

    Um grande abraço,

 

    CE Seara do Amor

    Elaine Dias Lopes

    Marcilio Dias Lopes

    Jaime Togores

 

(Informação recebida em emails de Jaime Togores [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Seminário da Associação de Medicina e Espiritismo da Bahia

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestra com Cezar Carneiro de Souza no G.E. Maria de Nazaré

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Luis Augusto Macedo na Casa Espírita N.a.s.c.e.r.

São Paulo, SP

 

                                              

DR  LUIS  AUGUSTO  MACEDO – CIDADE DE GUARARAPES

               ADVOGADO, PALESTRANTE  ESPÍRITA

 

DIA:     25 DE AGOSTO   /  HORÁRIO:  18:00  ÁS  20:00 Hs.

 

T E M A

“S A M A R I T A N O S”

 

LOCAL: RUA PEDRO LUIS DE SOUZA, N.º 35 – JARDIM BRASÍLIA – Capital – São Paulo

E-MAIL: [email protected] / Telefone: (11) 2958.0550

 

VOCÊ, SUA FAMÍLA E SEUS AMIGOS, SÃO NOSSOS CONVIDADOS.

 

 

(Informação recebida em email de angela7 [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra Mensal com Marco Maiuri no LELA

Diadema, SP

 

 

PALESTRA MENSAL

25/08/2012 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "O ESPIRITISMO CONSOLADOR E A NOVA ERA"!

PALESTRANTE: MARCO MAIURI

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: DANIEL CERIMARCO

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/  

http://www.facebook.com/event.php?eid=158536204211388

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Curso de Atualização e Formação de Passistas

Bento Gonçalves, RS

 

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário: Reencarnação e As crianças do século XXI

Pelotas, RS

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Teatro: Uma Flor para Bezerra de Menezes

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra espírita  com André Luis Cabral de Oliveira

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Neste domingo, Assista o Programa Transição

Rede TV

 

Acesse aqui e veja as informações:

http://www.programatransicao.tv.br/

 

 

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

Parábola da Candeia *

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP.

  

 "Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entrem vejam a luz. Porque nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente. Vede, pois, como ouvis. À medida que usais, dessa usarão convosco, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado." (Marcos, 4:21 a 25; Lucas, 8:16 a 18)

Estas palavras de Jesus: "não se deve pôr a candeia debaixo da cama, mas sobre o velar a fim de que todos os que entrem vejam a luz", dão-nos a entender, claramente, que as Leis Divinas devem ser expostas por aqueles que já tiveram a felicidade de conhecê-las, pois sem esse conhecimento paralisar-se-ia a marcha da evolução humana.

  Não espalhar os preceitos cristãos, a fim de dissipar as trevas da ignorância que envolvem as almas, fora esconder egoisticamente a luz espiritual que deve beneficiar a todos.

 Manda a prudência, entretanto, que se gradue a transmissão de todo e qualquer ensinamento à capacidade de assimilação daquele a quem se quer instruir, de vez que uma luz intensa demais deslumbraria, em vez de o esclarecer.

 Cada ideia nova, cada progresso, tem que vir na época conveniente. Seria uma insensatez pregar elevados códigos morais a quem ainda se encontrasse em estado de selvageria, tanto quanto querer ministrar regras de álgebra a quem mal dominasse a tabuada.

 Essa é a razão por que Jesus, tão frequentemente, velava seus ensinos, servindo-se de figuras alegóricas, quando falava aos seus contemporâneos. Eram criaturas demasiadas atrasadas para que pudessem compreender certas coisas. Já aos discípulos, em particular, explicava o sentido de muitas dessas alegorias, porque sabia estarem eles preparados para isso.

 Mas, como frisa a parábola em tela, "nada há secreto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente". À medida que os homens vão adquirindo maior grau de desenvolvimento, procuram por si mesmos os conhecimentos que lhes faltam, no que são, aliás, auxiliados pela Providência, que se encarrega de guiá-los em suas pesquisas e lucubrações, projetando luz sobre os pontos obscuros e desconhecidos, para cuja inteligência se mostrem amadurecidos.

 Os que, por se acharem mais adiantados, intelectual e moralmente, forem sendo iniciados no conhecimento das verdades superiores, e se valham delas, não para a dominação do próximo em proveito próprio, mas para edificar seus irmãos e conduzi-los na senda do aperfeiçoamento, maiores revelações irão tendo, horizontes cada vez mais amplos se lhes descortinarão à vista, pois é da lei que, aos que já têm, ainda mais se dará.

 Quanto aos que, estando de posse de umas tantas verdades, movidos por interesses rasteiros, fazem disso um mistério cujo exame proíbem, o que importa "colocar a luz debaixo da cama" nada mais se lhes acrescentará, e “até o pouco que têm lhes será tirado", para que deixem de ser egoístas e aprendam a dar de graça o que de graça hajam recebido.

 A vida nos planos espirituais, questão que interessa profundamente aos sistemas filosóficos e religiosos, por muitos e muitos séculos permaneceu como um enigma indevassável; chegou, porém, o momento oportuno em que deveria "aparecer publicamente", e daí o advento do Espiritismo.

 Rasgaram-se, então, os véus que encobriam esse imenso universo, tão ativo e real quanto o em que respiramos, e, à luz dessa nova revelação, a sobrevivência da alma deixa de ser apenas uma hipótese ou uma esperança, para firmar-se como confortadora e esplendida realidade.

  

(*) Rodolfo Calligaris, Parábolas Evangélicas, 11a. edição, FEB.

 

Uma rua de São João de Acre, Israel. No Novo Testamento a cidade é

citada como  Ptolemaida. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP