Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira,  24 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/24-08-2012.htm

 

 

 

 

O Espiritismo

................

 

5. O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens,

por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza

do mundo espiritual e as suas relações com o mundo

corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa

sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças

vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de

uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos

e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do

maravilhoso. É a essas relações que o Cristo alude em

muitas circunstâncias e daí vem que muito do que ele disse

permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O Espiritismo

é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de

modo fácil.

 

6. A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação;

a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo

é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a

personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do

ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que

são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o

concurso de uma multidão inumerável de intermediários.

É, de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto

dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o

tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecido

esse mundo e a sorte que os espera.

 

7. Assim como o Cristo disse: “Não vim destruir a lei, porém

cumpri-la”, também o Espiritismo diz: “Não venho destruir

a lei cristã, mas dar-lhe execução.” Nada ensina em contrário

ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa

e explica, em termos claros e para toda gente, o que

foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos

preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização

das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside,

conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se

opera e prepara o reino de Deus na Terra.

..............................

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Cap. I  Não vim destruir a Lei.

 

 

 

 

Seminário “Cura e Autocura” com Dr. Andrei Moreira

Cidade do Panamá.  Panamá

 

(Informação recebida em email de Dr. Andrei Moreira)

 

 

 

José Passini no Centro Espírita Flora de Araújo

Resende, RJ

 

José Passini. Imagem Internet

 

 

(Informação recebida em email de José Passini)

 

 

 

 

5º. Congresso Espírita de

Aracajú,  SE

 

(Informação recebida em email de Adriana L [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Dr. Alirio Cerqueira

Taubaté, SP

 

Convite

 

Os Amigos do Centro Espírita "União e Caridade", da cidade de Taubaté, tem imensa alegria de convidar a todos para a palestra em homenagem ao grande “Dr. Bezerra de Menezes, que teve sua trajetória marcada pelo amor e pela caridade, seja como o político devotado às causas humanitárias ou como o médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse a sua porta. Um exemplo de homem que fez da sua vida um meio de servir ao próximo e a sua pátria.”

 

A palestra que será realizada dia 25 de agosto, próximo sábado, às 20 horas, será proferida pelo Dr. Alírio de Cerqueira Filho (Mato Grosso). 

 

O C. E. “União e Caridade” está localizado na Rua Dr. Souza Alves, nº 142 – Centro – Taubaté. Tel.: (12) 3621-2426 ou (12) 3635-3344.

 

 

Alírio de Cerqueira Filho

Alírio de Cerqueira Filho, atualmente, é diretor da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, atuando na área de estudos e doutrina. Participa do movimento espírita desde 1980. É escritor e expositor espírita. Realiza palestras e seminários por todo Brasil e Exterior. Foi diretor do Departamento de Estudo e Doutrina da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, por 14 anos, ocupou o cargo de Vice-presidente para Assuntos Doutrinários, em dois períodos consecutivos. 
Profissionalmente é médico; biólogo com ênfase em ecologia; pós-graduado em Medicina Homeopática; Psiquiatria; Psicologia e psicoterapia transpessoal. Tem também formação em Terapia Regressiva a Vivências Passadas e Especialização na Arte de Programação Neurolinguística. Possui larga experiência no trabalho com o psiquismo humano, tanto como psicoterapeuta, quanto como educador transpessoal, experiência essa adquirida nos inúmeros cursos, seminários e palestras que tem realizado ao longo de sua carreira.

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Lançamento do livro Cura e Autocura com o autor e conferencista

Dr. Andrei Moreira. Buenos Aires, Argentina

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Confederación Espiritista Argentina [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com José Passini “Kardec e Sua Visão do Futuro”

Itatiaia, RJ

José Passini. Imagem Internet

 

(Informação recebida em email de José Passini)

 

 

 

 

Comemorações do Centenário de fundação do

Centro Espírita Luz, Amor e Caridade. Belo Horizonte, MG

 

Transcorreram em clima de grande emoção e alegria as comemorações do centenário de fundação do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade de Belo Horizonte. A reunião presidida por Bady Curi, contou com a presença da soprano Melina Peixoto que nos brindou com 3 lindas apresentações líricas musicais. Após a prece inicial de Cotinha Toledo, Geraldo Lemos Neto proferiu a palestra 

"O Espiritismo e a Educação do Espírito" baseada em mensagem de Emmanuel por Chico Xavier.

A União Espírita Mineira se fez representar pelos diretores e conselheiros Marcelo Gardini de Almeida, Antônio Roberto Fontana e Walter Faria. Amigos de Pedro Leopoldo também prestigiaram o evento com a presença do Presidente da Aliança Municipal Espírita da cidade natal de Chico Xavier, Eugênio Eustáquio dos Santos, da Presidente do Grupo Espírita Scheilla, Bárbara Valeska Silva, e demais integrantes da Casa de Chico Xavier. As crianças da evangelização infantil coordenadas por Antônio Peixoto ofertaram lindos desenhos de cenas da vida de Jesus.  Emocionada prece de encerramento foi feita pela querida médium Cotinha Toledo perante mais de uma centena de participantes. Uma semana antes, em reunião pública, o médium Geraldinho Lemos recebeu a expressiva mensagem sobre o centenário da venerável instituição de autoria do espírito de seu ex-diretor Efigênio de Sales Vitor, aqui copiada.

 

Um século atrás

 

 Há um século a paisagem no entorno da ainda menina nova capital dos mineiros, a Belo Horizonte de seus poucos 15 anos de fundação, era bem diversa dos quadros atuais. A jovem capital mineira mal saíra do estágio inicial das primeiras construções físicas dentro do plano traçado por seus arquitetos e construtores.

A Avenida do Contorno, que hoje nos abriga, era bem o limite da periferia da cidade, que não contava senão com algumas dezenas de milhares de habitantes. Forasteiros, imigrantes estrangeiros, administradores estaduais, provenientes de Ouro Preto, empreendedores de outras partes das Minas Gerais, trabalhadores e operários novos, todos se reuniam na nova célula desenvolvimentista destinada a abrigar o centro da edilidade estadual, fulcro irradiador do crescimento esperado para o coração do Brasil, com suas riquezas centenárias e seu potencial imenso.

Apesar da vibrante expectativa a dominar todos que nela viviam e trabalhavam, aos nossos olhos de hoje a infante capital não passava de provinciana agremiação de pessoas. A comunicação e o transporte eram lentos, baseando-se ainda na morosidade das cartas manuscritas nas estações de correio e no pachorrento ritmo dos carros puxados à tração animal. O ápice do progresso era o bonde barulhento, assustando a meninada de pés descalços brincando nas ruas empoeiradas e semidesertas. O comércio florescia graças à presença de imigrantes libaneses, italianos e portugueses, associando-se às tradições seculares das famílias tradicionais do interior mineiro. A Igreja Católica Romana ainda exercia o seu papel dominante das consciências, policiando atitudes e influenciando a política e os costumes arraigados no passado distante.

Foi dentro desse cenário socioeconômico e cultural na Belo Horizonte de apenas 15 anos de existência que nascia, em uma casa no recém-fundado bairro de Santa Tereza, o Centro Espírita Luz, Amor e Caridade. Influenciados pela presença na cidade do carioca Antônio Lima, que havia quatro anos antes fundado a União Espírita Mineira, é que valorosos companheiros de fé espírita-cristã se reuniram para a fundação da nova casa espírita no dia 17 de agosto de 1912. Entre esses pioneiros, podemos lembrar o Cel. José Jorge Borges e sua esposa D. Paulina Kemper Borges, os médiuns Mousarth Dias Teixeira, Sabrina Lopez, Joaquim Cunha e Paschoal Comanducci.

Muito pouco se conhecia, àquela ocasião, sobre os princípios básicos da Doutrina codificada por Allan Kardec, que enfrentava a oposição sistemática e a perseguição declarada dos poderes temporais e religiosos de então. As reuniões se processavam com precariedade, submetidas sempre à autoridade policial, que lhes cerceava a liberdade de expressão e crença. O mediunismo sem estudo ainda era a forma corriqueira de manifestação dos dons mediúnicos, carentes de orientação e controle.

Mais tarde, importantes figuras dos primórdios espíritas do início do século XX se uniriam aos destinos da nova casa espírita, que, a partir de 1920, passou a funcionar neste mesmo local em que a vemos hoje. Ignácio Bittencourt e Manoel Quintão, do Rio de Janeiro, e Juca Andrade, de Sete Lagoas, mantiveram correspondência ativa com seus fundadores. Raul Hanriot, Abílio Machado, professor Cícero Pereira e D. Guiomar, a médium Zilda Gama, o casal José Hermínio e Carmem Perácio, o senador Camilo Rodrigues Chaves, as senhoras Adélia Machado de Figueiredo e Gumercinda Caramez Santos, e muitos outros vanguardeiros da mensagem espírita colaboraram para que as atividades aqui se consolidassem. Na sequencia, somar-se-iam as personalidades queridas de Carmela Caruso Aluotto e sua filha Maria Philomena, Bady Elias Curi, Virgílio Pedro de Almeida, Chico Xavier e Martins Peralva.

Cem anos de história espírita nos abraçam os ideais sob este pórtico que é de Luz, Amor e CaridadeLuz do conhecimento superior sobre a vida imortal. Amor do sentimento enobrecido de reverência a Deus acima de todas as coisas. Caridade que é o amor em serviço, buscando a fraternidade dos irmãos do caminho, desorientados e tristes, aflitos e sobrecarregados, necessitados de paz e de alegria.

Benditos sejam estes anos de trabalho e estudo, cuidados e atenções, dispensados sob o patrocínio do Consolador! Louvemos a ocasião e comemoremos com justeza o natalício centenário deste pouso de paz e de esperança! Sobretudo, elevemos ao divino Mestre Jesus as vibrações de nosso reconhecimento profundo, no imo d’alma, para que possamos multiplicar as suas bênçãos de esclarecimento e consolação na continuidade dos serviços que ainda hoje se desenvolvem e desdobram em nome de Deus!

Respeitosamente, reverenciamos a data comemorativa repetindo, com o coração genuflexo de gratidão: Ave, Cristo! Aqueles que aspiram a continuar servindo em teu nome te glorificam e saúdam uma vez mais e para sempre!

 

Ephigênio de Salles Victor

 

(Mensagem psicografada por Geraldo Lemos Neto, em reunião mediúnica do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, na noite do dia 10/08/2012.)

 

 
Estas imagens foram enviadas com o Picasa do Google.
Para conhecer esse programa, visite: http://picasa.google.com/

 

(Informações e fotos recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

Geraldo Lemos Neto em sua fala e a mesa com Bady Curi, Cotinha Toledo, Marcelo Gardini e Eugênio Eustáquio

 

Frequentadores comemoram o centenário da instituição; O presidente Bady Curi ao lado da médium Cotinha Toledo e do diretor da União Espirita Mineira Marcelo Gardini Almeida; A assistência no salão principal; Ana Carmela Aluotto Aleixo e Geraldinho Lemos

Cotinha Toledo e Geraldinho Lemos; Bady Curi e Geraldinho Lemos; Daniela Peralva, Geraldinho Lemos, Alcione Peralva e Fontana; Germano Barsante, Geraldinho Lemos, Alcione Peralva e Fontana

Geraldinho, no centro, com os amigos de Pedro Leopoldo

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho na região Alta Noroeste

Avanhandava, Bilac, Birigui, Penápolis, Promissão, SP

 

(Informações recebidas em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

 

Palestra com James Fonseca na A.E. Leon Denis

Avaré, SP

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

 

 

Convite para o Seminário Espírita Internacional

México, DF

 

Invitación al Seminario Espirita Internacional 25 y 26 de agosto 2012 en México

 

Apreciados Hermanos adjunto enviamos la Invitación y Programa de las conferencias y actividades 

del Seminario Espirita Internacional a realizarse en México

25 y 26 de agosto 2012

------------------------------------------------------------------------------------------------

LA FEDERACION ESPIRITA DE TAMAULIPAS Y LAS HUSTECAS, A. C.

Autorizada por la SRE con permiso num.2802021-Reg. Fed.de Contribuyentes FED091203UM3.y Reg. Púb. de la Prop. 24936250

EN COORDINACION CON EL CENTRO DE ENSEÑANZA ESPIRITA ALLAN KARDEC, MEXICO,D.F.

INVITAN AL SEMINARIO ESPIRITA INTERNACIONAL

“ La disciplina del pensamiento y la reforma del carácter”

PROGRAMA.

SABADO 25 DE AGOSTO DEL 2012

8:30 – 9:30hrs Registro de asistentes

9:30 – 9:40hrs Bienvenida y presentación de invitados por

9:40 – 10:00hrs Palabras de Bienvenida de Emilio Requena Trejo Presidente de la Fed. Esp. de Tamaulipas y las Huastecas, A.C.

10:00 – 10:40 hrs Presentación del grupo de estudiantes del curso de Mediumnidad: Tema

10:40 – 11:20hrs CONFERENCIA El Libre albedrío

EXPOSITOR : Lic. Martha Beatriz Vélez García Directora de Estudios C.E. San Fernando

11:20 – 12:20hrs CONFERENCIA:

EXPOSITOR : Dr. Edwin Bravo Marroquín , Representante del CEI y de CEICA

12:20 – 13:20 hrs CONFERENCIA : Reforma Intima: Buscando la felicidad

EXPOSITOR: . Lic Jorge Camargo Zurita del CEEAK del D.F.

13:30 – 15:00hrs RECESO PARA ALIMENTOS

15:00 – 16:00 hrs CONFERENCIA : : Vivencia del Espiritismo

EXPOSITOR: Lic. Gloria Oliva del CEEAK ,D.F.

16:00- 17:00 hrs Conferencia:

Expositor: Dr. Edwin G, Bravo Marroquín

DOMINGO 26 DE AGOSTO DEL 2012

9:00 – 10:00hrs CONFERENCIA: Reforma íntima : Buscando la felicidad (práctica)

EXPOSITOR : Lic. Jorge Camargo Zurita

10:00 – 10:30 hrs Intervención de grupo de niños

C.E. Fraternidad y Progreso, Cd. Mante,Tam.

10:30 -11:30 hrs CONFERENCIA: Reforma Intima con el Evangelio

EXPOSITOR: Julio Santos Texeira Director del CEEAK DEL D.F.,

11::30 – 12: 300hrs CONFERENCIA:

EXPOSITOR: Dr. Edwin Bravo Marroquin Representante del CEI y CEICA (Guatemala)

12:30- 13:00 hrs. Actividades de fraternización.

13:00 hrs. CLAUSURA

 

-----------------------------------------------------------

Agradecemos su apoyo en la divulgación de la información a todos sus contactos, amigos y familiares, muchas gracias!!!

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad

http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

www.guatespirita.org

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo)

 

 

 

 

58ª. Semana Espírita de

Jacareí e região

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação do Centro Espírita Ismael

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de C.E. Ismael e de Regina Bachega)

 

 

 

Programações da AME- Paraná

Curitiba, PR

 

Caros amigos da AME-PARANÁ


O registro visual da palestra "AUTODESCOBRIMENTO E O INCONSCIENTE", realizada no dia 08/08/2012, está disponível em nosso site, através do link:
http://www.ameparana.org/palestra-%E2%80%9Cautodescobrimento-e-o-inconsciente%E2%80%9D/



Lembramos que a nossa próxima palestra, e continuação desta aula, será no dia 12/09/2012,
com o Tema: "AUTODESCOBRIMENTO e os MECANISMOS DE DEFESA DO EGO"
 
Palestrante: MARLON REIKDAL - Psicólogo Junquiano - Membro do Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Angelis.

Temas abordados:
– Nascente das imperfeições morais;
– Posturas egóicas;
– Intelectualidade e Moralidade;
– Projeção, negação introjeção e formação reativa;

Local: Centro Médico Homeopático Samuel Haneman  Rua Carlos Pioli, 751 esquina com Angelo Zeni
Bom Retiro - Curitiba - Paraná
Fone: (41) 3338 - 6006
Horário: 20:00 às 22:00 hs.
ENTRADA FRANCA
Abraços fraternos,
Equipe AME PARANÁ
www.ameparana.org

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Registro. Palestra com André Ariovaldo no

Centro Espírita Irmã Angélica. Araçatuba, SP

 

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira 22 de agosto de 2012.  A palestra foi transmitida ao vivo pela Rede Amigo Espírita.  

 

Veja mais fotos da palestra acessando:

https://plus.google.com/photos/114906322538590954316/albums/5779908544295524193?banner=pwa&gpsrc=pwrd1#photos/114906322538590954316/albums/5779908544295524193

 

 

 

 

 

Palestra com Francisco Ortolan

Fernandópolis, SP

 

Francisco Ortolan. Imagem Internet

Meus amigos, 

Temos a alegria de convida-los a participarem nessa sexta-feira dia 24 de Agosto

as 19:30h, de palestra pública que será proferida pelo nosso amigo

Francisco Ortolan de Fernandópolis/SP, cujo tema a ser abordado

será: Julgamento - Subproduto da Memória Profunda.

Esperamos você e família.

Grande abraço,

Nice Silva

 

Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes

Av. São Carlos, 163 - jardim São João / Promissão

 

(Informação recebida em em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Café da Manhã com Conferência

Cidade da Guatemala, Guatemala

 

Domingo 2 septiembre Desayuno-Conferencia "Que significa el 13 BAKTUN" Guatemala

 

DESAYUNO-CONFERENCIA:

"13 BAKTUN”

Te has preguntado que pasará en diciembre 2012?  ¿cual es la opinión de los Mayas sobre esta fecha? 

Para esto tendremos a un experto sobre la información Maya

Dr. Renato Villalobos

página de internet:


http://www.mayasautenticos.com/authentic_maya.htm
 

domingo 2 de septiembre 2012

DE 8:30 a.m. A 10:30 A.M,

Invitación Cordial a compartir un delicioso desayuno junto a tu familia y/o para celebrar un cumpleaños de nuestros seres queridos o quizás pasar un momento agradable y de aprendizaje; y que mejor que escuchando una conferencia que nos ayudara a ser mejores cada día.

Los Esperamos en el Restaurante La Estancia Calzada Roosevelth   22-50 zona 7  Ciudad, Guatemala.

    Valor UNICO del desayuno : Q60.00

 

Eres siempre bienvenido porque tu eres importante para nosotros.

Si puedes te agradeceríamos divulgar la información y/o invitar a tus amigos, compañeros de trabajo y familiares, Gracias!

www.guatespirita.org

--

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

 

Registro da realização de um Café com Conferência

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

 

Leia “O Espírita Fluminense”

Niterói, RJ

 

Acesse aqui a edição maio/junho 2012:

http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.br/p/downloads.html

 

Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Programa Muitas Vidas

TV Santa Cecilia. Santos, SP

 

 

(Informação em email de José da Conceição de Abreu)

 

 

 

AMERGS na rádio Gaúcha

 

Amanhã, 24/08,  a Amergs estará no programa Polêmica, apresentado por Lauro Quadros, na Rádio Gaúcha, a partir das 9h30. O tema será "medicina espírita: você acredita?

Não perca: www.radiogaucha.com.br 

 

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

  Parábola do Avarento(*)

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP.

 

 "As terras de um homem rico produziram abundantemente.

 Ele, então, discorria consigo: Que hei de fazer, pois não tenho onde recolher os meus frutos? Finalmente disse: farei isto: derrubarei os meus celeiros, construirei outros maiores, e neles guardarei toda a colheita e os meus bens. E direi à minha alma: tens muitos bens em depósito para largos anos, descansa, come, bebe e regala-te.

 Deus, porém, disse a esse homem: Insensato, esta noite mesmo virão demandar tua alma; e as coisas que ajuntaste, para quem serão?

 Assim acontece àquele que entesoura para si, e não é rico em Deus." (Lucas, 12:16 a 21)

 

  *

 

 É determinação divina que o homem deva conquistar o pão com o suor do próprio rosto. Isso equivale a dizer que. para atender às necessidades da vida física, ele é obrigado a trabalhar, pois a Natureza não lhe oferece, de mão beijada, quanto baste para saciar-lhe a fome e a sede, tampouco os recursos com que se proteger contra as intempéries.

 Por essa luta pela existência, que é uma benção (e não maldição, como alguns erroneamente supõem) o homem vai se desenvolvendo em todos os sentidos; ganha ciência, aptidão e sensibilidade, resultando dai sua evolução e o progresso do meio em que exerce suas atividades.

 Infelizmente, porém, muitos se preocupam em demasia com esse problema, em detrimento das questões de ordem espiritual, deixando-se pela ambição, pelo desejo insaciável de acumular bens de fortuna, o que não raro se transforma em verdadeira obsessão.

 A avareza, a sórdida e feroz avareza, passa a comandar-lhes as ações, sufocando todo e qualquer sentimento nobre e altruísta que se contraponha à ideia fixa de aumentar, aumentar continuamente, esses tesouros...

 Esquecem-se de que quando menos o esperarem, serão arrebatados pela morte, tendo que deixar aqui toda a fortuna que labutaram por acumular durante a vida, para que outros a desfrutem ou esbanjem a seu bel-prazer.

 Se se compenetrassem dessa verdade, certamente não poriam tanto empenho em ajuntar riquezas para uma vida efêmera, cuja duração não vai além de uns poucos anos. Buscariam, antes, tornar-se ricos em Deus, pela prática constante da caridade, do amor ao próximo, e pelo esforço diuturno no sentido de libertar-se daquilo que mais os amesquinha e mais fortemente os agrilhoa à prisão terrestre: a cupidez, a usura, o apego às coisas materiais.

 "Ajuntai para vós tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam", dissera o Mestre de outra feita.

 Esse tesouro são as virtudes cristãs, são as boas qualidades do coração, que devemos cultivar se quisermos de fato assegurar-nos a vida eterna nos páramos celestiais.

 As obras de benemerência e os esforços que se façam para formar um caráter reto e puro constituem a grande colheita da vida.

 Todo ato nosso em benefício de outrem, assim como todo cuidado em vencer nossas imperfeições, quando suscita um impulso para cima, equivalente a um depósito de tesouro no Céu.

 Busquemos, pois, no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, a inspiração sobre como gerir os "talentos" que nos tenham sido concedidos temporariamente, lembrando-nos sempre do avarento da parábola, cuja alma, na mesma noite em que fazia planos para o "futuro", foi chamado pelo Senhor...

   

(*) Rodolfo Calligaris, Parábolas Evangélicas, 11.ª ed. FEB.

 

 

Ficheiro:Rembrandt - Der reiche Narr.jpg

O Rico Insensato de Rembrandt

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_-_Der_reiche_Narr.jpg

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP