Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado,  25 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/25-08-2012.htm

 

 

 

 

Aliança da Ciência e da Religião

 

8. A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria

em erro e a outra com a verdade, porquanto Deus não pode pretender a destruição de sua própria obra. A incompatibilidade que se julgou existir entre essas duas ordens de idéias provém apenas de uma observação defeituosa e de excesso de exclusivismo, de um lado e de outro. Daí um conflito que deu origem à incredulidade e à intolerância.

São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas, se prestarão mútuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão, já se lhe não podendo mais

opor a irresistível lógica dos fatos. A Ciência e a Religião não puderam, até hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava

com que encher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez comprovadas pela experiência essas relações, nova luz se fez: a fé dirigiu-se à razão; esta nada encontrou de ilógico na fé: vencido foi o materialismo. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam atrás, até serem arrastadas

pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir-lhe, em vez de o acompanharem. É toda uma revolução que neste momento se opera e trabalha os espíritos. Após uma elaboração que durou mais de dezoito séculos, chega ela à sua plena realização e vai marcar uma nova era na vida da Humanidade. Fáceis são de prever as conseqüências: acarretará para as relações sociais inevitáveis modificações, às

quais ninguém terá força para se opor, porque elas estão nos desígnios de Deus e derivam da lei do progresso, que é lei de Deus.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capitulo I, 8, FEB)

 

 

Ficheiro:William crookes.jpg

William Crookes (1832- 1919)

Renomado homem de ciência que estudou e pesquisou fatos espíritas.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:William_crookes.jpg

 

 

 

Registro. Fim de semana marcante para o Espiritismo na Polônia: 1º. Congresso Espírita Polonês. Varsóvia

 

Nos dias 11 e 12 de Agosto de 2012 ocorreu em Varsóvia o Primeiro Congresso Espírita Polonês, uma data que vai ficar para a história do movimento espírita deste país.

 

Poucos sabem, mas os poloneses já estavam presentes nos trabalhos pioneiros de pesquisas e estudos que levaram ao Espiritismo moderno, até mesmo um congresso internacional de metapsiquismo e estudos afins foi organizado em Varsóvia no início do século passado. Porém, as duas terríveis guerras mundiais e os anos de comunismo na Polônia fizeram acuar neste país o desenvolvimento do Espiritismo.

 

Porém a PTSS (Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas), criada no ano de 2009, vem tentando não somente acordar as sementes espíritas na Polônia, mas principalmente divulgar e estudar o Espiritismo moderno,

de forma sistemática e organizada, adaptada tanto aos tempos de hoje como à realidade e perfil da terra de Frederic Chopin e João Paulo II.

 

E com esse intuito, a PTSS organizou em Varsóvia o Primeiro Congresso Espírita Polonês, talvez para alguns um evento modesto contando com a presença de cerca de setenta participantes, se comparados aos grandes

eventos que ocorrem no Brasil por exemplo, mas o que esse evento não teve em quantidade, teve em qualidade, adubando a terra que florescerá amanhã.

 

O Congresso contou com membros da PTSS e convidados vindos de diversas partes da Polônia e inclusive alguns que moram na Alemanha. Pessoas que vieram de trem, ônibus ou carro; que se alojaram em hotéis ou pousadas, dividiram quartos em casa de amigos ou algum parente distante que vive em Varsóvia, cada a seu modo, fez o que pode para estar presente no Congresso, reencontrar ou conhecer pessoalmente colegas do grupo espírita, muitos até então colegas virtuais do fórum espirita da PTSS (www.spirytyzm.pl) .

 

O primeiro dia do Congresso foi dividido em duas partes: a primeira parte da manhã foi dedicada aos membros da PTSS, quando foi dada a abertura do Congresso, seguida por uma apresentação proferida por Konrad Jerzak, que nos contou sobre a origem da PTSS, os desafios e as conquistas alcançadas nestes três anos de história, bem como os planos para o futuro, como a estratégia de unir-se ao CEI. Mas ênfase especial também foi dada na organização dos primeiros alicerces da Associação, tomando em conta os erros e acertos de outros na história das organizações espíritas no mundo, a PTSS mostrou a preocupação em criar bases sólidas e igualmente flexíveis, hoje e agora, para

garantir um futuro mais firme, mesmo que hoje seja uma associação de números inexpressivos, mas que um dia talvez venha a atingir um número de membros significativamente maior.

 

É importante ressaltar que nesta primeira parte do Congresso já estava presente o convidado especial Charles Kempf, membro da Comissão Executiva do CEI, que chegou na manhã deste mesmo dia, saindo às 03:00

da madrugada da França e chegando às 09:00 da manhã no aeroporto de Varsóvia, foi diretamente ao Congresso e dignificou com a sua presença até a sua palestra que só foi ocorrer as 19:30.

 

Terminada a primeira parte, foi feita uma pausa para o almoço e posteriormente. às 14:00, iniciou-se o ciclo 5 de palestras, respectivamente:

 

Konrad Jerzak - Como é a vida no outro lado ; Tomasz Grabarczyk – Na procura de um sentido e razão para os nosso sofrimentos ; Piotr Struczyk - Comunicação com o lado de lá ; Nelson Bartsch – Caminho para a felicidade ; Charles Kempf - O que não é Espiritismo?

 

Com isso gostaria de elogiar a paciência de Charles em aguentar tantas horas escutando conversas e palestras em polonês, já que o público era de 99,9% de poloneses (contando somente com dois brasileiros que moram na Polônia há dez anos), mas Charles pacientemente aguentou firme até às 19:30, quando deu início a sua palestra.

 

No ciclo de palestras muitas perguntas foram feitas, tantos pelos membros da PTSS como pelos convidados de fora, mostrando o grande interesse do público.

 

No domingo dia 12, ou seja, o segundo e último dia do Congresso, Charles Kempf dividiu a sua experiência e respondeu a uma maratona de perguntas das pessoas presentes, foram questões dos mais variados temas, o que enriqueceu significamente o conhecimento o entendimento da visão Espírita para os participantes do Congresso.

 

E da mesma forma que foi iniciado, o Primeiro Congresso Espirita na Polônia  terminou com uma oração de agradecimento a Deus e aos nossos amigos espirituais por essa oportunidade tão especial.

 

Que este seja o primeiro de muitos eventos que venham a ajudar a divulgar conhecimento e consolo aos nossos queridos irmãos da Polônia.

 

==============================

Informações: www.intercei.com

 

Konrad Jerzak

Polskie Towarzystwo Studiów Spirytystycznych

[email protected]

www.spirytyzm.pl  - www.rivail.pl

GG: 7670044

 

(Informações e fotos recebidos em email de César Perri)

 

 

 

Palestra sobre o filme “E a Vida Continua...” com o produtor

Oceano Vieira de Melo na FEESP. São Paulo, SP

 

 

 

 

 

Palestra com Dra. Irvênia Prata no CEJK

São Paulo, SP

 

Irvênia Prada. Imagem Internet

 

Palestra: "Ciência e Espiritualidade. Contribuição da Doutrina Espírita" com Irvenia Prada - Sábado 22-Setembro - as 17:00 hs

 

Prezado Amigo (a), gostaríamos de convidá-lo a participar da:

 

Palestra: "Ciência e Espiritualidade. Contribuição da Doutrina Espírita" com  Irvenia Prada - Sábado 22-Setembro - as 17:00 hs

 

Local: Centro Espirita  Jesus e Kardec (CEJK), Rua Coronel Melo de Oliveira, 289   - Perdizes


Gratuito - Vagas limitadas - Necessário fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

 

FAVOR chegar 30  minutos antes - www.cejk.org.br    e    facebook

 

Evangelização Infantil, Inicio 22-Setembro    Sábado   9:00 horas.  Crianças de 5 a 12 anos.

 

Passes.............................:   Segunda 20:00 horas / Quarta 15:30 horas / Sábados 9:00 horas

Curso Doutrina Espirita..:   Terça 16:00 e 20:00 hs / Quarta 20:00 hs / Sábado 10:30 hs

Curso de Médiuns...........:    Sexta 20:00 hs

 

Conheça nossa Livraria Espirita

Rua Caraíbas, 1062 - fundos - Perdizes

 

(Informações recebidas em email de cejk Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]])

 

 

 

 

3º. Congresso Espírita do Estado do

Rio de Janeiro, RJ

 

Informações e inscrições aqui:

http://www.ceerj.org.br/portal/

 

 

 

 

 

 

Investigações Sobre a Sobrevivência. Pesquisas do

Dr. Hernani Guimarães Andrade. Recife, PE

 

INVESTIGAÇÕS SOBRE A SOBREVIVÊNCIA

PESQUISAS DO DRº HERNANI GUIMARÃES ANDRADE

Local: Academia Pernambucana de Letras.

Av. Rui Barbosa,1596, Graças. Recife - PE

Data: 18 de novembro de 2012

 

Modelo Organizador Biológico – MOB

Expositores: Carlos Eduardo Noronha Luz

David Lucas Desidério

Debatedores: Jalmir Freire Brelaz de Castro

                        Ronaldo Dantas Lins

                        Wendel Teles Pontes

08:00 as 09:30h – Exposição

09:30 as 10:00 - Debate

Intervalo – 10:00 as 10:15

Campo Biomagnético (CBM) nas Pesquisas em Laboratório

Expositores: Carlos Eduardo Noronha Luz

David Lucas Desidério

Debatedores:  Jalmir Freire Brelaz de Castro

                        Ronaldo Dantas Lins

                        Wendel Teles Pontes

10:15 as 11:45h – Exposição

11:45 as 12:15 – Debate

Almoço – 12:15 as 13:30h

 

 

Os Casos de Polteergeist Investigados pelo Drº Hernani Guimarães Andrade

Expositora: Alcione Rebelo Novelino

Debatedores: Valter da Rosa Borges

                        José Fernando Pereira

13:30 as 14:15h – Exposição

14:15 as 14:35 - Debate

O Caso de Droping Gutember Rocha

Expositora: Alcione Rebelo Novelino

Debatedores: Valter da Rosa Borges

                        José Fernando Pereira

14:35 as 15:20h – Exposição

15:20 as 15:40 - Debate

Intervalo – 15:40 as 15:55h

Casos de Reencarnação no Brasil

Expositor: Ney Prieto Peres

Debatedores: Valter da Rosa Borges

                        José Fernando Pereira

15:55 as 16:40h – Exposição

15:40 as 17:00 - Debate

Transcomunicação Instrumental

Expositor: Ney Prieto Peres

Debatedores: Ronaldo Dantas Lins

                        José Fernando Pereira

17:00 as 17:45h – Exposição

17:45 as 18:05 – Debate

 

Realização:     Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas – IBPP e

                        Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas – IPPP

 

Patrocínio:      C. B. Serv e

                        Caixa de Pecúlios, Pensões e Montepios – CAPEMI

Apoios:            Associação Pernambucana dos Transcomunicadores – APT

                        Sociedade Internacional de Transcendentologia – SIT

                        Sociedade dos Múltiplos Saberes – SMS

INSCRIÇÃO: R$ 30,00 (trinta reais)

1) via depósito bancário:

Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas - IPPP
CNPJ: 11.234.663/0001-97
Banco do Brasil:
Agência: 3108-9
C/C: 18644-9

Enviar comprovante de depósito scanneado, juntamente com o nome completo, endereço, telefone(s) e e-mail para:  [email protected]

2) Via presencial: aos sábados na sede do IPPP, entre 9h e 12h.

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Casal Banerjee em visita ao  IBPP,  Suzuko Hashizume e Dr. Hernani Guimarães Andrade

 

 

 

 

XIV Semana Espírita de

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Flávio Amaral no Centro de Estudo Espírita Allan Kardec. Ivinhema, MS

 

 

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina [[email protected]])

 

 

 

 

Ciclo de palestras “Estudo Sobre a Psicologia Espírita”

Florianópolis, SP

 

(Informação recebida em email de luiz mello [[email protected]])

 

 

 

 

Espaço Cultural Espírita - Programação e Divulgação

São José dos Campos, SP

 

Espaço Cultural Espírita
24 de agosto a 02 de setembro ao lado da Feira do Livro Espírita
Horário: das 8h00 às 23h00
Local: Largo São Benedito – ao lado da Praça Afonso Pena

http://www.use-sjc.org.br/template.php?pagina=candeia.php&idmateria=254

Venha conhecer o Espaço Cultural Espírita, teremos Palestras, Filmes, Música e Teatro
em todo o período da Feira do Livro Espírita, confira a programação:

 

(Informação recebida em emails de Use Taubaté; de [email protected]  e de Regina Bachega)

 

 

 

 

61ª. Semana Espírita de

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de USE Municipal de Santo André [[email protected]])

 

 

 

Agenda de palestras e programas de rádio  com o orador

José Carlos de Lucca

 

 

Dr. José Carlos de Lucca

Imagem Internet

SINTONIZE!

 

JOSÉ CARLOS DE LUCCA, apresenta:

 

Programa: SEM MEDO DE SER FELIZ                      

 

(NOVO HORÁRIO) !

 

Terça: 10:00h / Reprise 21:00h                                             

Rádio Boa Nova AM 1450  

www.radioboanova.com.br

Transmissão ao vivo na TV Mundo Maior

www.redemundomaior.com.br

 

  

  Programa: CURA E LIBERTAÇÃO

Domingo: 13:30h

Rádio Mundial   FM 95,7  / AM 660

www.radiomundial.com.br 

 

  *.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

 

AGENDA DE PALESTRAS

 

  ***********AGOSTO/12**********

 

·        DIA 25 –  SÁBADO – 15:00H

TEMA: O MÉDICO JESUS

USE UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO GUARUJÁ

AV. DOS CAIÇARAS, 1.467

GUARUJÁ/SP                   JD. DAS PALMAS 

 

  

·       DIA 29-  QUARTA –  20:30H

3º ANIVERSÁRIO DO

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA 

RUA MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP           VILA ARICANDUVA

 

 

 

*********SETEMBRO/12********

 

 

·        DIA 02-  DOMINGO –  16:00H

ENCONTRO DE CURA E LIBERTAÇÃO

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP           VILA ARICANDUVA

 

 

·        DIA 05-  QUARTA –  20:30H

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP           VILA ARICANDUVA

 

 

·        DIA 09– DOMINGO – 11:00H

CENTRO ESPÍRITA PERSEVERANÇA

RUA PADRE MAURÍCIO, 350

SÃO PAULO/SP           VILA DIVA

 

 

·        DIA 12-  QUARTA –  20:30H

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP           VILA ARICANDUVA

 

 

·        DIA 17- SEGUNDA – 20:00H

CENTRO ESPÍRITA IRMÃO ITAJUBA

RUA VESPASIANO, 992

SÃO PAULO/SP           VILA ROMANA

 

 

·        DIA 19-  QUARTA –  20:30H

GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA

RUA MOISÉS MARX, 1.123

SÃO PAULO/SP           VILA ARICANDUVA

 

 

·        DIA 23- DOMINGO – 10:00H

FEIRA DO LIVRO

GRUPO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO

RUA ESTADO DE ISRAEL, 59

SÃO PAULO/SP           VILA MARIANA

 

 

·        DIA 30- DOMINGO – 10:30H

FEIRA DO LIVRO

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

RUA JD. IVONE, 2        

SÃO PAULO/SP            VILA MARIANA

 

 

     *.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

 

       AGENDA DE PALESTRANTES

               GRUPO ESPERANÇA

                   SETEMBRO/12

   

·        DOMINGO – 16:00H

ENCONTRO DE CURA E LIBERTAÇÃO

DIA 02..................  JOSÉ CARLOS DE LUCCA

 

 

·        QUARTAS-FEIRAS – 20:30H

 

DIA 05................... JOSÉ CARLOS DE LUCCA

DIA 12..................  JOSÉ CARLOS DE LUCCA

DIA 19..................  JOSÉ CARLOS DE LUCCA

DIA 26 .................  UMBERTO FABBRI

 

 

-------------------------------------------------------------------

********  MAIS INFORMAÇÕES:


www.jcdelucca.com.br 

 

www.grupoesperanca.com.br

 

Fone: (11) 99412-0609  

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Droga, Aborto, Eutanásia... podem ser descriminalizados

 

Acesse a informação:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/08/drogas-aborto-eutanasia-podem-ser.html

 

Av. Passos e Praça Tiradentes vistas da sala do SEI, na sede histórica da FEB, na cidade do Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

tvcei na NET

 

Veja as informações:

http://www.tvcei.com/portal/articles/read-tvcei-entra-na-net_56.html

 

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Edifício Copan. Projeto de Oscar Niemeyer.  

São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Programação Semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em emails de kaah Silvah [[email protected]] e de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Rádio Fraternidade no SIMESPE 2012

 

 

http://www.radiofraternidade.com.br/fraternidade/newsletter/news/166

SIMESPE 2012

TRANSMISSÃO AO VIVO

Dias 24, 25 e 26 de Agosto. Participação de SIMÃO PEDRO, HAROLDO DUTRA DIAS, DIVALDO FRANCO, ALBERTO ALMEIDA e muito mais. VENHA OUVIR CONOSCO, NA EMISSORA DO BEM. VEJA A PROGRAMAÇÃO NO SITE DA RÁDIO FRATERNIDADE.
VENHA OUVIR CONOSCO! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.

Newsletter - Rádio Fraternidade

www.radiofraternidade.com.br. web rádio fraternidade também pode ser ouvida no celular com ANDROID Instale o aplicativo TUNEIN - gratuitamente e procure pela web rádio fraternidade. 24 horas divulgand...

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Rubens de Castro castro »

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Leia o Boletim Informativo do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://www.bezerramenezes.org.br/

 

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (156)

Fábio Ricardo Villarraga Benavides

Fábio Villarraga

 

 

 

 

Nosso entrevistado é o médico espírita residente

em Bogotá, na Colombia, Fábio Villarraga.

Conheceu o Espiritismo em meados da década de

1960; é trabalhador  da “Asociación Espírita Sen-

deros de  la  Esperanza”; preside   a   Associação

cão Médico Espírita da  Colômbia  e participa ati-

vamente do  movimento de unificação  através da

Confederação  Espírita  Colombiana  e  do   CEI-

Conselho Espírita Internacional.

 

 

 

Fabio você pode nos fazer sua auto apresentação?

 

Nacimos em Bogotá Colombia. Nuestros padres: Hernando Villarraga y Lucrecia de Villarraga. Nuestros hermanos: Orlando, Joaquin, Sonia ,Marta y Zaida. Todos espiritas. Soltero dedicado completamente al movimiento espirita y a la medicina.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Médico Cirujano de la Universidad Nacional de Colombia. Postgrado en Bioteica de la Universidad El Bosque. Postgrado em Gerencia em Servicios de Salud de la Universidad Jorge Tadeo Lozano

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

 

Conocimos el Espiritismo a traves de mi padre Carlos Hernando Villarraga que asistia al Circulo Fuerzas Amigas desde mediados de la década del 60 y fue él quien llevo la doctrina a nuestro hogar, en el cual mi madre se hizo espirita posteriormente y luego formaron em el año de 1970 la Asociacion Espirita Senderos de la Esperanza.

 

A que casa espirita você esta vinculado presentemente?

 

A la Asociación Espírita Senderos de la Esperanza de la ciudad de Bogotá. www.senderosdelaesperanza.org

 

Poderia nos fazer um resumo de sua vivência no movimento espirita durante esses

anos? 

 

Tuvimos nuestras primeras experiências espiritas en el grupo infantil espirita El Rosal de la Esperanza, donde aproximadamente 12 niños recibiamos clases espiritas y se hacian concursos de literatura espirita em verso y prosa con los niños integrantes.

Despues formamos parte del Grupo juvenil Espirita Senderos de la Esperanza, em el  cual, entre 12 a 15 jovenes estudiabamos las obras de kardec, Leon Denis, Andre Luiz, Emmanuel.  Participamos del Movimiento Juvenil Espirita Colombiano y nos correspondio organizar el V Encuentro Espirita Juvenil em Colombia em  la ciudad de Bogotá com la presencia de diversos grupos juveniles de otras ciudades de pais. Nuestro lema em esse evento fue: “La Juventud es la ventana por la cual se mira el porvenir del mundo”.

Posteriormente ya como adultos nos integramos a la casa espirita em diversas actividades(estúdio, mediumnidad, charlas publicas, pases, asistencia social y espiritual).

Tuvimos el cargo y el encargo de presidente de la Federacion Espirita de Cundinamarca por 18 años y la presidencia de la Confederación Espirita Colombiana CONFECOL durante 4 años. Organizamos el V y el X Congreso Espirita Colombiano em la ciudad de Bogotá.

Em el 2001 recibimos del Consejo Espirita Internacional CEI, la responsabilidad de la Coordinacion para Sur America a traves de la cual se han realizado hasta el presente 4 reuniones del CEI Suramerica (1ª. Buenos Aires 2002; 2ª La Paz 2005; 3ª Lima 2008 y 4ª. Punta del Este 2011 ).

Se inicio el Primer Congreso Espirita Suramericano organizado por la Federacion Espirita Uruguaya em octubre de 2011.

 

Fale-nos sobre a Associação Médico Espírita e o trabalho que você vem nela desenvolvendo.

 

La Asociación Médico Espirita de Colombia AME Colombia nace jurídicamente el día 3 de octubre de 2010 y está constituida, como expresa su estatuto: “por personas naturales que son médicos espíritas u otros profesionales del área de la salud que profesan el ideal espirita.”

Su Consejo Administrativo (2010-2013) está constituido por:

PRESIDENTE.  FABIO RICARDO VILLARRAGA BENAVIDES 

PRIMER VICEPRESIDENTE.  CARLOS ALMIRA MOLINA

SEGUNDO  VICEPRESIDENTE.  LEONIDAS MONTAÑA ARÉVALO

SECRETARIA.   MARÍA DEL PILAR CABUYA DE LEÓN

TESORERA.   SONIA VILLARRAGA BENAVIDES

FISCAL.   PIEDAD TELLEZ  VELASCO

La AME Colombia nace por el consenso de vários profesionales de la salud em incentivar el estúdio y divulgacion del conocimiento medico espirita y em general del Espiritismo em relacion com las ciências de la salud. Nace tambien por el estimulo e incentivo constante de la Dra Marlene Nobre presidente de la AME Internacional para la formacion de núcleos y AMEs em diferentes partes del mundo.  

 

Quais foram os principais eventos realizados pela entidade?

 

Se han estudiado los libros “Momentos de salud” de Juana de Angelis y “Espiritualidad en el cuidado del paciente” del Dr Harold Koenig. De este último se hizo la traducción del portugués al español. Se realizó la revisión del libro “Cura y Autocura” del Dr Andrei Moreira. Se han grabado 20 programas radiales “Momentos de Salud” en la www.radiocolombiaespirita.com

Se participo en la Investigación en el Hospital de Facatativá sobre los “Efectos de los campos psico-bio-energético en el desarrollo bacteriano” y  en el Seminario de Actualización, en esta misma institución, con la conferencia: “Acompañamiento al paciente y respeto ante la muerte” el viernes 13 de mayo de 2010.

Cumpliendo con uno de los objetivos institucionales y estatutarios como es el: “Esclarecimiento, difusión y expansión del movimiento y del conocimiento médico espírita a otros profesionales de la salud, al medio espírita y a la sociedad en general”, varios de sus miembros han participado con conferencias en eventos espiritas regionales, nacionales y en congresos medico espíritas en Estados Unidos y en Brasil.

También se organizo el Primer Seminario sobre Salud y Espiritualidad en la ciudad de Bogotá el día 15 de mayo de 2011 con la presencia de la Dra Marlene Nobre, presidente de la AME Internacional y delegaciones de profesionales de la salud diversas ciudades de Colombia (Barranquilla, Cartagena, Cali, Zipaquirá, Pitalito, Ibagué, Pereira, y Bogotá).

Realización en conjunto con la Federacion Espirita de Cundinamarca del Seminario Interinstitucional “Muerte Transición y Vida” con el Dr. Daniel Gómez Montanelli de la AME-Argentina realizado en Bogotá el día 30 de octubre de 2011.

Participación en el Seminario “Salud y Espiritualidad” organizado por la Federación Espírita del Pacífico (FESPA)  en la ciudad de Buga, el 12 y 13 de noviembre de 2011, con la presencia de los médicos espiritas argentinos: Dra. Patricia Mansilla, médico, secretaria de la AME-Argentina y 2° secretaria de la AME-Internacional y el Dr. Sabino Luna, presidente de la AME-Argentina.

Pueden encontrar información médico-espírita y conferencias en la página WEB www.amecolombia.org

 

E os que se encontram em andamento?

 

Se esta realizando la traducción del libro Enfermedades Cura y Salud a la luz del Espiritismo de Geziel Andrade. Y recibimos y la autorizacion para su publicacion em español de su autor y de la editora EME.

Estamos em los preparativos del II Seminario de Salud y Espiritualidad que realizaremos los dias 22 y 23 de septiembre de 2012 em la ciudad de Bogotá, com la presencia de la Dra Marlene Nobre Presidente de la AME Internacional y del Dr Andrei Moreira presidente de la AME Minas Gerais.

 

Os médicos não espíritas tem simpatia ou respeitam o trabalho da AME?

 

Algunos médicos ya estan empezando a conocer el trabajo de la AME Colombia y se estan vinculando mas profesionales de la Salud espiritas a la AME.

 

Eles médicos e entidades são convidados a participar dos eventos da AME Colombiana?

 

Si. Hacemos uma invitacion extensiva por todos los médios físicos y virtuales a todos los profesionales de la salud espiritas y no espiritas aqui em nuestro pais.

 

Quais as principais contribuições que os médicos espíritas podem oferecer para o desenvolvimento e humanização da medicina?

 

Practicar uma medicina com Jesus y com Kardec, dentro del marco cientifico de la ciência medica actual y las normas legales vigentes,  com los preceptos cristianos em la vivencia de la relacion medico paciente, ló que de hecho genera um proceso de humanizacion em la practica, recordando siempre las acciones del buen samaritamo que com amor ayudo y mitigo los Dolores humanos. 

 

Nos prontuários médicos dos cidadãos colombianos podem ser consignadas informações acerca de alguma anomalia que envolva perturbação espiritual, como os casos de obsessão?

 

Pueden ser consignadas las informaciones pero no existe um item em la historia clinica oficial para ello. Sin embargo há sido incluída la pregunta a que religion pertenece?. Esto permite abrir un espacio oficial para hablar de espiritualidad y religiosidad com el paciente y como ellas pueden influenciar em su salud o enfermedad. Todos los casos que em la practica clinica detectamos que tengan problemas de perturbacion espiritual los orientamos hacia la casa espirita para su adecuado tratamiento.

 

 

Quais os livros de sua autoria espíritas e não espíritas e de que eles tratam?

 

No tenemos libros publicados. Solamente artículos em revistas espiritas.

Por ejemplo um articulo LAS INFECCIONES FLUIDICAS publicado em la Revista Colombiana de Espiritismo.

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Tenemos programado em el CEI Suramerica la 5ª reunion em octubre de 2013 em Asuncion Paraguay junto al 2º. Congreso Espirita Suramericano. Y ya tambien esta marcada la fecha para la 6ª reunion del CEI Suramerica em octubre de 2015 em Santiago de Chile donde se realizara el 3er Congreso Espirita Suramericano.

Estamos em la AME Colombia tramitando uma autorizacion para la publicacion del libro ESPIRITUALIDAD EM EL CUIDADO DEL PACIENTE del Dr Harold Koenig, el cual ya lo tenemos totalmnente traducido y revisado.

 

As suas despedidas dos nossos leitores

 

Saludos fraternos a todos los lectores virtuales. Que perseveren siempre em cultivar em sus corazones la doctrina espirita, com el pensamiento kardeciano critico y juicioso y que la luz sublime del Maestro Jesus los ilumine em todos los actos de sus vidas.

 

 

Fábio Villarraga, de terno escuro, com a mãe e os irmãos

 

 

F

Fábio Villarraga visitando um asilo de idosos.

Da esquerda para a direita membros da AME Colombia: Sonia e Zaida Villarraga, Leonidas Montaña, Piedad Tellez,

Monica Montaña, Dra Marlene Nobre (AME Internacional), Carlos Almira, Fabio Villarraga e Maria del Pilar Cabuya.

Fábio, na extrema direita, de óculos, em recente reunião da Comissão Executiva do

CEI – Conselho Espírita Internacional, em  Brasilia, DF, agosto/2012.

Fábio, na extrema direita, em recente reunião da Comissão Executiva do

CEI – Conselho Espírita Internacional, em  Brasilia, DF, agosto/2012.

Abaixo cartazes de eventos nos quais Fábio Villarraga teve participação

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP