Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira,  28 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/28-08-2012.htm

 

 

 

 

Propostas

Adelvair David

Jales, SP

 

A maravilhosa viagem humana pelos caminhos terrenos é a mais bela movimentação da vida que vem de Deus, em todos os sentidos que se pode conceber.

A gama de experiências a que a humanidade está sujeita é infinita. O criador dotou a Sua criatura, que a princípio simples e ignorante, de capacidades que dormem aguardando os estímulos no tempo certo para serem despertadas; estes mecanismos de evolução interior são infinitos, como as são as estrelas do céu; acordarão lentamente um a um, conforme o contato do aprendiz com as verdades divinas, que lhe proporcionarão o aprendizado profundo.

Entre muitos apontamentos de para onde o homem deve seguir, Ele, o embaixador de Deus para o nosso planeta, esteve aqui mostrando e vivenciando.

A presença de Jesus no orbe terrestre não é apenas a de um espírito superior que fez coisas extraordinárias e deixou uma linda mensagem de amor; é o indicativo do único caminho que se tem para chegar a Deus. Ir ao Pai é alcançar a grandeza de entendimento em relação às coisas celestes como o mestre ensinou, uma visão além da mediocridade de enxergar do homem comum; os servidores do amor de todos os tempos e também destes, o fizeram... Alguns alcançaram muitas destas percepções e se tornaram irradiadores do amor de Deus sem necessitarem possuír nenhuma especialidade religiosa, títulos ou honrarias, mas apenas utilizando o coração como Ele ensinou. Afinal foram Dele, do mestre amoroso as palavras: “quem quiser vir após mim” [...]. Refletindo sobre estas palavras vemos que só existe o “depois Dele”. Muitos homens se atribuem santidade antecipada que só pode verdadeiramente ser conquistada despojando-se de tudo o que possa querer diferenciá-lo dos seus irmãos. Aqueles que se sentem grandes por fora geralmente são muito pequenos por dentro, é o verniz que cobre imperfeitamente a superfície... Um arranhão pode desvelar o que está escondido.

Afirmam os espíritos venerandos que os caminhos que Ele andou estão quase desertos, empoeirados e cheios de pedrouços, e poucos se aventuram a seguir por ele. A mulher desventurada que Ele aconselhou seguiu, e transformou a sua vida.

Nesta experiência humana atual, como já se foram outras e muitas virão, necessário não esquecer que os ensinamentos do Senhor Jesus fundamentou reflexões em torno do sentimento humano, dando a este a maior importância. Ao chamar a atenção, tanto dos Seus discípulos quanto da multidão que o seguia, falou de um reino que não era deste mundo, mas afirmou estar dentro de nós todos. Falou da conduta para não fazermos ao outro o que não gostaríamos que nos fosse feito e que a aquele que tem maior amor é o que tem coragem a de dar a vida pelo seu semelhante. Os desejos e as aspirações humanas devem sempre ser direcionados para se fazer o que se deve não o que se quer, objetivando alcançar o bem futuro e o imediato possível, onde cada criatura se prepara para a conquista da paz e da idealizada felicidade. Aí, assim, onde estiver o homem estará no céu, salvando-se de si mesmo livrando-se das próprias imperfeições.

Urge para todos o tempo de assumir o controle sobre os próprios sentimentos, admitindo os inferiores para melhorá-los e reforçando os melhores para coloca-los a serviço do bem em toda parte.

Quem ninguém se iluda de transferir-se para o controle deste ou daquele que o possa guiar. Cada homem é viajante e também busca o que lhe falta, podendo ser para o outro apenas exemplo do que já conquistou.

A lei de Deus está escrita na consciência, se a anestesiarmos agora, ela acordará amanhã, exigindo reparação.

PROPONDO CONQUISTAR POR DENTRO, O HOMEM SERÁ E FARÁ O OUTRO FELIZ.

 

 

 

 

 

Entrevista com Divaldo Pereira Franco à RBS TV- Programa Teledomingo 25/08/2012

 

Entrevista da jornalista Roberta Salinet, RBS-TV Porto Alegre  com o médium Divaldo Pereira Franco,

um dos mais respeitados do país, apresentada dia 26/08/2012 no Programa Teledomingo.

Confira no link;

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/teledomingo/videos/t/edicoes/v/teledomingo-conversa-com-o-medium-divaldo-pereira-franco-um-dos-mais-respeitados-do-pais/2108171/

 

Abraço,

Jorge Moehlecke

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Seminário de Arte da USE Distrital Jabaquara/Ipiranga

São Paulo, SP

Tema: “Para Transformar-se use a Arte”. Como usar a Arte para a autotransformação.

O objetivo deste Seminário de Artes é oferecer conhecimento sobre a aplicação das mais diferentes modalidades de Arte na autotransformação.

 

Como a Casa Espírita pode proporcionar o acesso a Arte?

O que pode ser desenvolvido dentro e fora da Casa Espírita?

O que é arte e como ele pode se tornar um agente transformador da sociedade.

Como a Dança pode ser uma ferramenta transformadora do ser humano.

 

Ênfase do Seminário: em Dança e Música.

 

Expositora: Jornalista e bailarina profissional Camila Andrade é Vice-Presidente da USE Distrital Jabaquara. Com mais de 15 anos de experiência em Dança profissional e a utilização da Dança como ferramenta de reabilitação física, emocional, mental e espiritual, em grupos de dança, centros de reabilitação física, instituições médicas e Casas Espíritas.

 

Participação durante todo Seminário do músico: Thiago Ariel Corrêa. Pedagogo, músico e compositor espírita, Thiago Ariel trabalha desde o ano 2000  na seara de Jesus,  cantando suas composições em um trabalho de evangelização pela música.  Com o objetivo de orar em melodia, o cantor visita asilos, hospitais e casas espíritas. Em Janeiro de 2012 lançou seu primeiro o álbum espírita, independente: "Evangelho no Lar".

 

Encerramento do Grupo Vocal da Fraternidade Terceiro Milênio: Coral Soul Luz.

Cronograma

9h00 - Recepção e abertura

9h30 - I Parte - Apresentação do músico Thiago Corrêa e palestra Camila Andrade

10h30 - intervalo

11h - Apresentação do músico Thiago Corrêa e palestra Camila Andrade

12h -: Apresentação de dança com música ao vivo e encerramento com o Coral Sou Luz

 

Todo Seminário é intercalado com apresentações de música e dança.

 

Serviço

Evento: Seminário de Arte Use DISTRITAL Jabaquara/Ipiranga: “Para Transformar-se use a Arte”. Como usar a Arte para a autotransformação.

 

Data: 23/09/12 (domingo)

Horário: das 9h às 12h30

Local: Fraternidade Espírita Auta de Souza (FEAS)

Endereço: Rua Loefgreen, 1428, Vila Clementino, São Paulo, SP (duas quadra do metrô Santa Cruz, atrás do Shopping Center).

 

Inscrições: Contribuição 10,00 para café e manutenção das atividades da USE Distrital Jabaquara

Josy Almeida - josy.ss.almeida@gmail  - fone: 5012-5837

Sueli Moretti - [email protected] - fone: 2068-6076

 

Visite o Site: www.usejabaquara.com.br

 

(Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

 

 

 

V Curso Saúde e  Espiritualidade

Maceió, AL

 

Boletim de notícias da Associação Médico-Espírita de Alagoas - AME-AL.

Destaque para o Mês de Agosto:

 

 

A AME-AL realiza gratuitamente toda última quinta-feira do mês o V Curso Saúde e Espiritualidade. Compareça e participe dos debates que envolvem temas atuais e de grande importância para a saúde integral e ampliação da nossa consciência espiritual. Palestrante do mês: Dr. Ricardo Santos com o tema Fisiologia do Pensamento.

Palestra: Faculdade Mediúnica

Palestrante: Dr. Ricardo Santos

Data: 30 de Agosto de 2012

Horário: 20 – 21:30h

Local: Lar São Domingos. Av. Comendador Gustavo Paiva, 4291. Mangabeiras – Maceió/AL. CEP.: 57031-530.

 

Para maiores informações sobre este evento, clique aqui.

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

 

PELMAE- Projeto de Estudos Lítero-Musicais da Arte Espírita

Pedro Leopoldo, MG

 

Participe do estudo da música CHICOS (Gladston Lage / Tim), que estão dentro da programação do Projeto de Estudos Lítero-Musicais da Arte Espírita, em Pedro Leopoldo/MG.

A palestra será na Casa de Chico Xavier, ministrada pelo Geraldo Lemos (Belo Horizonte/MG). Para maiores informações, visite o blog do projeto:

http://www.pelmaepl.blogspot.com/

Deixe lá suas perguntas sobre o tema, que serão encaminhadas para o expositor responsável e respondidas.

Também é possível baixar a música correspondente, caso não seja de seu conhecimento, para um maior preparo para o estudo.

Divulgue! Participe!

Um grande abraço!


          Denilson - 27/08/2012.
          Grupo LIBERTAS.

 

(Informação recebida em emails de PELMAE Projeto de Estudos Lítero Musicais da Arte Espírita [[email protected]]; de  Jhon Harley Marques e de Geraldo Lemos Neto)

Casa de Chico Xavier,  Pedro Leopoldo, MG.  Na foto alguns dos muitos

objetos em exposição.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário: Magnetismo e Espiritismo

Monte Sião, MG

 

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS ATÉ DIA 12/09/2012. O EVENTO É GRATUITO.

 

Dia 15/09/2012  - SABADO
DAS 09:00  AS 16:00  HRS

 

com:

 

        PAULO HENRIQUE DE FIGUEIREDO

                Pesquisador,historiador,escritor,estudioso  do espiritismo, magnetismo e palestrante.

 

Quando compreendemos mais detalhadamente a vida futura, o medo da morte perde o sentido. A tristeza e a saudade diante da separação é um sentimento natural e sadio. No entanto, revolta, desespero e depressão - quando se ampliam e aprofundam - podem desencadear doenças e sofrimento ainda maiores. O mundo espiritual não é uma fantasia, mas uma realidade científica. Os Espíritos participam de nosso convívio e acompanham nossos sentimentos. A relação entre os dois mundos faz parte de nosso cotidiano. Há milhares de anos, os antigos egípcios não viam a morte como uma fronteira intransponível. Era comum entrar em contato com os entes queridos por meio dos sonhos, pelo poder dos sacerdotes. O Espiritismo, porém, explica que esse fenômeno é natural e pode estar ao alcance de todos. Podemos, por meio da prece, realizar esse reencontro. Quando sonhamos com os entes queridos, uma emoção inequívoca irá confirmar a realidade do fato, trazendo esperança, alegria e fé no futuro.
Não há medo da morte para quem reconhece a vida eterna. 

o trabalho de pesquisa deste nosso irmão recebeu o reconhecimento de um dos mais respeitados autores espíritas de nosso tempo, e foi citado no livro MEMÓRIA CÓSMICA,de HERMINIO C. MIRANDA.

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
PAULO E ESTEVÃO

RUA JUSCELINO K.OLIVEIRA N° 1175

MONTE SIAO MG.

 

Informações e/ou inscrições:

(35) 3465.1409 (35) 3465.5800 ( 35 ) 8855.1409 José Luis  -  ou pelo  email:[email protected]

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

I Encontro Regional de Evangelização de Espíritos

Santos, SP

 

Queridos amigos/irmãos espíritas,

  É com imensa alegria que convidamos a todos a estar conosco no I
Encontro Regional da Evangelização de Espíritos, Região Sudeste.

  O Encontro destina-se aos companheiros dos Estados de Minas Gerais,
Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Estamos com o coração em festa pela oportunidade de compartilhar o
método de Educação do Espírito que nasce no pensamento do professor
Eurípedes Barsanulfo, no qual temos buscado a inspiração para tudo que
produzimos na Evangelização e na Arte, em nome do compromisso que
temos com a Doutrina Espírita.

  Preferencialmente aqueles que já conhecem a Proposta e participam
dos Encontros da Evangelização de Espíritos em Sacramento, DEVEM DAR
OPORTUNIDADE aos companheiros QUE NÃO CONHECEM A METODOLOGIA.

  Assim o ENCONTRO visa expandir o universo de irmãos espíritas que
anseiam em conhecer o método de EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO que Eurípedes
Barsanulfo apresentou ao Brasil e ao Mundo em sua última existência na
Terra e dá prosseguimento no Mundo Espiritual.

  O Encontro será no dia 12 e 13 de Outubro, na “Associação Espírita
Jesus e a Caridade”.

    O Encontro será conduzido pelos companheiros do Grupo Espírita
Esperança e Caridade/Colégio Allan Kardec, de Sacramento-MG, que se
deslocarão até Santos especialmente para esta realização.

    INSCRIÇÕES ABERTAS. SEM TAXA DE INSCRIÇÃO. GRATUITO.

    As inscrições já estão abertas no site wwwsearadoamor.org.br. A
alimentação e a hospedagem fica por conta de cada participante.

Na região NORDESTE - será em FORTALEZA-CE - Força Romário e amigos!!!
Na região CENTRO-OESTE - será em RONDONÓPOLIS - MT - Com a Kaká!!!
Na região SUL - será em LONDRINA - PR - Com Vera, Júpiter!!!


    Aguardamos você com todo o nosso carinho!
    Um grande abraço,

    CE Seara do Amor
    Elaine Dias Lopes
    Marcilio Dias Lopes
    Jaime Togores

(Informação em email de Jaime Togores repassada por Rodrigo Bassi)

 

 

 

 

I Encontro Espírita no C.E. Francisco de Assis

São José do Rio Preto, SP

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Sebastião Miguel de Lima

no C.E. Allan Kardec. Penápolis, SP

 

Sebastião Miguel de Lima

Imagem: O Consolador

PALESTRA.

 

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

 

QUINTA-FEIRA DIA 30/08/12 ÀS 20:00 HORAS.

 

SEBASTIÃO MIGUEL DE LIMA.

(SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP).

 

                                              

TEMA: “LIVRE”.         

 

OBSERVAÇÃO:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

XII Encontro Sobre Mediunidade na U.E. Cristã

Lorena, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Almoço de Confraternização do

 Grupo Espírita da Fraternidade. Araçatuba, SP

 

No último domingo, 26 de agosto de 2012, foi realizado na Casa de Assistência Fraterna, que é um departamento do G.E. da Fraternidade, em Araçatuba, SP, mais  um almoço de confraternização. Este evento é realizado três vezes ao ano e tem a finalidade de melhorar a convivência dos trabalhadores do grupo espírita. (Informações e fotos de Robson Frederico Cunha)

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Jamiro dos Santos Filho no C.E. Seara de Luz. Bilac, SP

Na noite desta quinta-feira, dia 23 de Agosto a C.E. Seara de Luz Bilac com grande presença de público teve a alegria de receber mais uma vez, nosso irmão de Araguari/MG Jamiro dos Santos Filho, proferindo a palestra da noite.

O tema escolhido da o nome ao seu mais recente livro “Um Estranho Convite”.

Jamiro sempre em suas palavras transmitindo otimismo nos convida para o Umbral. A razão desse estranho convite nos faz refletir da necessidade de esclarecimento nas Casas Espíritas,  transformamos o medo das regiões umbralinas,  em pessoas voltadas ao bem e que sentem a necessidade de socorrer os que sofrem sobre o divino olhar de Jesus, reconhecendo no amparo aos outros o socorro a si mesmo.

Ressaltou ainda de nos prepararmos para o trabalho, que o Umbral não está abandonado e se lá a sombra predomina, isso não significa a ausência total da luz apresentada de diversas formas no intuito de um só que é socorrer.

Jamiro encerra sua explanação lendo uma emocionante passagem de seu novo livro lembrando-se de nosso mestre Jesus “Eu sou pacificador de nossas almas e em mim encontrareis o repouso. Segui-me e eu vos farei PESCADORES DE ALMAS”.

A Comunidade Espírita Seara de Luz Bilac agradece imensamente a presença do grande público e os amigos de nossa região fortalecendo assim nossos laços de amizade e tornando a noite de muita alegria, fraternidade e aprendizado.

Abraços Fraternos

Vanderlei Nogueira da Silva

 

(Informações de Vanderlei Nogueira da Silva com fotos por Cleide Bucalon)

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Jamiro dos Santos Filho no

C.E. Allan Kardec. Penápolis, SP

 

Foi realizada na noite do último sábado no Centro Espírita Allan Kardec em Penapolis, em continuidade às comemorações dos 50 anos de fundação da Casa Espírita, a palestra com o companheiro de Ideal Espírita Jamiro dos Santos Filho da cidade de Araguari - MG, onde sob o tema "JESUS É A RAZÃO DE NOSSAS VIDAS?", ele destacou a importância e a necessidade de nós Espíritas sermos otimistas em relação à vida, não temendo tanto o amanhã, pois conforme nos esclarecem os Ensinamentos Doutrinários, o nosso destino está em nossas mãos, e, através destes ensinamentos, temos todos os esclarecimentos e orientações necessários para alcançarmos a nossa evolução espiritual e sermos felizes, destacando ainda, que não precisamos ser perfeitos para trabalhar na Seara do Mestre, mas sim nos esforçarmos para ser a cada dia melhor do que antes, afinal -  reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações -, e neste trabalho, está inclusa a boa educação e respeito para com os demais companheiros de Ideal Espírita, evitando-se problemas de relacionamento na Casa Espírita.

Em nome da família espírita do CEAK queremos agradecer a todos que participaram do evento e deixar o convite para a palestra da próxima quinta feira com o companheiro Sebastião Miguel de Lima da cidade de São Bernardo do Campo - SP, que marcará o encerramento das comemorações dos 50 anos de fundação da Casa Espirita.

Abraço fraterno.

joão.

 

(Texto e fotos recebidos em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Seminário no Centro Espírita Jesus de Nazaré

Feira de Santana, BA

 

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de Elizabeth Mansour)

 

 

 

 

Peça Teatral Espírita "HÁ DOIS MIL ANOS" em

 São Paulo

 

 

REESTRÉIA EM SÃO PAULO

 

Há Dois Mil Anos

TEMPORADA 2012 ATÉ 15 DE DEZEMBRO

HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES
 SÁBADOS ÁS 21:00hs DOMINGOS ÁS 19:00hrs

INGRESSOS: R$ 40,00  ou R$ 20,00 levando 1kg de alimento

 GRUPOS + DE 10 PESSOAS R$ 15,00 O INGRESSO + 1kg de alimento

 

TEATRO DO ATOR

Prça .Roosevelt, 172- ao Lado da Igreja da Consolação
Próx.Metro República - centro 

SÃO PAULO - SP 


 VIAGENS:

DIA 11 DE AGOSTO : SANTOS -SP

DIA 25 DE AGOSTO : GUARULHOS-SP

DIA 8 DE SETEMBRO: PROMISSÃO-SP

DIA 9 DE SETEMBRO: BUARU-SP

EM BREVE

PENÁPOLIS-SP

ANGRA DOS REIS-SP

BRASILIA-DF

ALAGOINHAS-BA

SUL DE MINAS-MG

AGENDE DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO PARA SUA CIDADE OU REGIÃO

 

C O N T A T O S 
E-MAIL : [email protected]
CEL. (TIM) 11-99714.2039 - JOSÉ RAMOS
SÃO PAULO-SP

 

veja o slide da peça fotos e nome dos atores aqui......http://vimeo.com/46330201 

< /div>

 Apresentação: Grupo de teatro WeG


(Informação recebida em email de Ramos Ator [[email protected]])

 

 

 

 

Almoço Beneficente do ICEF

Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de Dr. Ricardo di Bernardi)

 

 

 

Beneficente: Maniçoba da União  da UEP- União Espírita Paraense

Belém, Pará

 

(Informação recebida em email de uep.decom [[email protected]])

 

 

 

Leia o jornal OEspírita Fluminense

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.br/p/downloads.html

 

 

 

 

 

Leia Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/homenagemabezerra.html

 

 

 

 

 

A melhor idade do amor

 

Sábado, dez horas e vinte e um minutos da manhã. Chuva insistente de outono.Um casal adentra uma panificadora para tomar café.

Dois cafés com leite e três pães de queijo, por favor.

Ela parece um pouco agitada. Não tira os olhos dele. Ele parece tranquilo, dessas pessoas que já conseguem viver num tempo um pouco mais lento do que o do relógio.

A diferença de idade é gritante. Não mais de quarenta, ela. Próximo aos oitenta, ele.

Ele olha para fora pela janela entreaberta.

Ela sorri, carinhosa.

Todos os seus filhos nasceram aqui nesta cidade?

Ele pensa um pouco... - Sim, todas elas... Três filhas.

E você? Onde nasceu?– Volta a inquirir a mulher.

Eu não sou daqui. Nasci no interior... Longe da cidade.

E o que você lembra de lá?

Ah... Muitas coisas... – Responde ele, com leve sorriso.

Então, silencia. Parece fazer algum esforço para recordar de algo especial, mas logo desiste. Volta a olhar para fora, procurando a chuva fina.

Sabe... Acho que tive uma vida feliz...

Ela permanece interessada. Um interesse de primeiro encontro. Observa os cabelos brancos dele, a tez um pouco castigada, os olhos azuis.

Respira fundo. Alguém poderia dizer que é o respirar de quem está apaixonado.

Você só casou uma vez? – Pergunta ela, com certo embaraço na voz.

Sim. Tereza. Mãe de minhas meninas. Que Deus a tenha.

Ela fica um pouco emocionada e constrangida, repentinamente. Esboça um sorriso para disfarçar. Olha para a mesa. Ainda resta um pão.

Pode comer. Já estou satisfeita.

Almoçamos juntos amanhã? – Pergunta ele, ansioso por ouvir um sim.

Sim... Claro que sim. É dia de almoçarmos juntos. Você sabe que gosto muito de estar com você, de ouvir suas histórias...

Estou um pouco esquecido hoje, eu acho. Contei pouco...

Não tem problema. – Diz ela, carinhosa. -Tem dias que a gente está com a memória mais fraca mesmo.

Doutor Maurício disse que é importante ficar puxando as coisas da memória sempre. Ele diz que é como um exercício físico que fazemos para não “enferrujar”. – Conclui ele.

É verdade... – Ela suspira. – Precisamos cuidar da memória...

Novamente um longo silêncio entre os dois.

Ele volta a vislumbrar o exterior, contemplativo.

Ela nota seu rosto em detalhes, ternamente.

Fecha os olhos, por um instante, como se fizesse uma breve oração, uma rogativa sincera a uma Força Maior.

Volta a abri-los, vagarosamente, e então pergunta:

Pai...Pai... Posso pedir a conta?

Ele acena positivamente. A conta chega. Ela se levanta primeiro, vai em direção a ele, envolve-o num abraço e o ajuda a levantar.

Aquela era a rotina de todo sábado, às dez horas e vinte e um minutos da manhã, nos últimos dez meses.

*   *   *

Foram nossos genitores que nos proporcionaram um corpo, abençoado instrumento de trabalho para o nosso progresso, bem como um lar.

Pensando em tudo isso, louve aos seus pais. Cuide deles, agora quando estão velhos, alquebrados, frágeis ou doentes.

Faça o possível para não os atirar nos tristes quartinhos dos fundos da casa, aonde ninguém vai. Não se furte à alegria de apresentá-los aos seus amigos e às suas visitas;

Ouça o que eles tenham a dizer. Quando estejam em condições para isso, leve-os para as refeições à mesa com você. Retribua, assim, uma parcela pequena do muito recebido por seus genitores anos atrás.


Redação do Momento Espírita com base no cap. 7, do livro Ações
corajosas para viver em paz, pelo Espírito Benedita da Silva,
psicografia de José Raul Teixeira, ed. Fráter
Disponível no cd Momento Espírita, v. 19, ed. Fep
Em 09.08.2012.

 

 

(Texto repassado em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP