Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/DEZEMBRO/03-12-2012.htm

 

 

 

 

NOTA

Email editado em Mérida (Badajoz) Espanha. A cidade  fundada à época do imperador César Augusto  (25 a.C) foi capital da Lusitânia romana com o nome de Emérita Augusta.  Na foto o belíssimo e gigantesco aqueduto romano conhecido como  “Aqueduto de los milagros” sobre o rio Albarregas. Conduzia pela canaleta que ficava no topo a  água do Lago de Proserpina para abastecer a cidade.  Foto Ismael Gobbo 1/12/2012.

 

 

 

 

 

 

Crônica do Natal

 

Quadro na Igreja da Dormição. Jerusalém, Israel

Foto Ismael Gobbo

 

Desde a ascensão de Herodes, o Grande, que se fizera rei com o apoio dos romanos, não se falava na Palestina senão no Salvador que viria enfim...

     Mais forte que Moisés, mais sábio que Salomão, mais suave que David, chegaria em suntuoso carro de triunfo para estender sobre a Terra as leis do Povo Escolhido.

     Por isso, judeus prestigiosos, descendentes das doze tribos, preparavam-lhe oferendas em várias nações do mundo.

     Velhas profecias eram lidas e comentadas, na Fenícia e na Síria, na Etiópia e no Egito.

     Dos confins do Mar Morto às terras de Abilena, tumultuavam notícias da suspirada reforma...

     E mãos hábeis preparavam com devotamento e carinho o advento do Redentor.

     Castiçais de ouro e prata eram burilados em Cesareia, tapetes primorosos eram tecidos em Damasco, vasos finos eram importados de Roma, perfumes raros eram trazidos de remotos rincões da Pérsia... Negociantes habituados à cobiça cediam verdadeiras fortunas ao Templo de Jerusalém, após ouvirem as predições dos sacerdotes, e filhos tostados deserto vinham de longe trazer ao santuário da raça a contribuição espontânea com que desejavam formar nas homenagens ao Celeste Renovador.

     Tudo era febre de expectação e ansiedade.

     Palácios eram reconstruídos, pomares e vinhas surgiam cuidadosamente podados, touros e carneiros, cabras e pombos eram tratados com esmero para o regozijo esperado.

     Entretanto, o Emissário Divino desce ao mundo na sombra espessa da noite.

     Das torres e dos montes, hebreus inteligentes recolhem a grata notícia... Uma estrela estranha rutila no firmamento.

     O Enviado, porém, elege pequena manjedoura para seu berço de luz.

     Milícias angelicais rejubilam-se em pleno céu...

     Mas nem príncipes, nem doutores, nem sábios e nem poderosos da Terra lhe assistem a consagração comovente e sublime.

     São pastores humildes que se aproximam, estendendo-lhe os braços.

     Camponeses amigos trazem-lhe peles surradas.

     Mulheres pobres entregam-lhe gotas de leite alvo.

     E porque as vozes do Céu se fazem ouvir, cristalinas e jubilosas, cantam eles também...

-          “Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os Homens!...”.

Ali, na estrebaria singela, então Ele e o povo...

E o povo com Ele inicia uma nova era...

É por isso que o Natal é a festa da bondade vitoriosa.

Lembrando o Rei Divino que desceu da Glória à Manjedoura, reparte com teu irmão tua alegria e tua esperança, teu pão e tua veste.

Recorda que Ele, em sua divina magnificência, elegeu por primeiros amigos e benfeitores aqueles que do mundo nada possuíam para dar, além da pobreza ignorada e singela.

Não importa sejas, por enquanto, terno e generoso para com o próximo somente um dia...

Pouco a pouco, aprenderás que o espírito do Natal deve reinar conosco em todas as horas de nossa vida.

Então, serás o irmão abnegado e fiel de todos, porque, em cada manhã, ouvirás uma voz do Céu a sussurrar-te, sutil:

-          Jesus nasceu “Jesus nasceu!...”.

E o Mestre do Amor terá realmente nascido em teu coração para viver contigo eternamente.

Irmão  X

ANTOLOGIA MEDIÚNICA DO NATAL - Psicografia: Francisco Cândido Xavier - Espíritos Diversos

Digitado por: Lúcia Aydir – SP/08/2005

Copiado do site: http://www.universoespirita.org.br/espiritismo/antologia_natal_036.htm

 

 

Imperador César Augusto. Cabeça em mármore encontrada no peristilo do Teatro Romano

de Mérida (Emérita Augusta), Espanha. Está exposta no importante museu  arqueológico da cidade

 que foi capital da lusitânia romana.  Augusto governava o Império Romano  à época do nascimento de Jesus.

Foto Ismael Gobbo 1/12/2012

 

 

 

 

Os fenômenos que envolvem espíritos a nenhuma fé estão restritos

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

    Os fenômenos que envolvem espíritos são universais e existem desde que o mundo é mundo. Pode-se dizer que todo fenômeno espírita é mediúnico, mas nem todo fenômeno mediúnico é espírita.

      E podemos afirmar que as obras literárias psicografadas ou de estudos do espiritismo são também espíritas na medida em que elas se enquadram na filosofia das obras da Codificação de Kardec e na moral dos evangelhos de Jesus. (“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que contém textos, “ipsis litteris”, dos quatro evangelhos escolhidos por Kardec, e com comentários de vários espíritos sob a ótica evangélica). É, pois, um erro grave pensar que toda obra mediúnica psicografada, psicofônica, intuitiva ou inspirada por algum espírito é espírita.

     Inspirei-me, para fazer esta matéria, no livro: “Espiritismo – Fundamentos Históricos e Doutrinários”, de Milton Felipeli, Letras & Textos Editora, da Fraternidade Francisco de Assis (www.fraternidadeassis.com.br), Vila Prudente, São Paulo, SP. Recomendo-o para os que querem aprofundar seus conhecimentos no espiritismo, que pode ser encontrado também na Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier. ([email protected]  Telefone 0800.283.7147).

     Todas as pessoas são um pouco médiuns. Mas nem todas têm uma mediunidade especial, ostensiva, que são Paulo chamou de dons espirituais (do espírito do indivíduo). Daí que quando alguém ora em línguas, é o próprio espírito dele que ora. (1 Coríntios 14: 14), não sendo, pois, o Espírito Santo trinitário, como muitos pensam. Na Bíblia, o Espírito Santo é o de cada um de nós. “Eu farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel 13: 45), da Bíblia Católica, pois, na Protestante, o Livro de Daniel só tem 12 capítulos. É que Lutero tirou 7 livros da Bíblia e mexeu em outros.

      A mediunidade, realmente, não é privilégio de pessoas espíritas. Todas as religiões têm médiuns. E ela é o fenômeno responsável pela grande verdade do contato com os espíritos dos mortos. E o próprio Papa João Paulo II disse na Basílica de São Pedro, no dia de finados de 1983: “O diálogo com os mortos não deve ser interrompido porque, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo.” (Revista Veja, página 93, de 6 de março de 2005).

        Como vimos, não tem, pois, fundamento bíblico a comunicação com os “diabos” e o Espírito Santo trinitário. Aliás, “diabos” (“diabolos” em grego) nem espíritos eles são. E demônios são espíritos humanos e podem ser bons, maus e imperfeitos, como nos mostra o estudo hermenêutico da Bíblia e da Vulgata Latina de são Jerônimo.

      Ficamos por aqui, hoje, com o texto paulino (Efésios 1: 17): “Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, que vos dê um espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele.”

       PS:

1)     Cláudia Viana Bhering, vice-presidente do Conselho Municipal do Portador de Deficiência, leu a matéria sobre a grave crise na Casa da Esperança, de Ipatinga (MG), pediu-me para informar os leitores de O TEMPO que as escolas que cuidam de deficientes de BH estão também com o recebimento das verbas atrasado.

2)     Na TV Mundo Maior por parabólica digital e internet: www.redemundomaior.com.br assista ao programa “Presença Espírita na Bíblia” deste colunista, às 20h das quintas, com reprise às 23h dos domingos. Perguntas no e-mail: [email protected]

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

 

 

Agenda do C.E. Maria Benta

São Paulo, SP

 

DIA

PALES-TRANTE

TEMA

HARMON.

MUSICAL

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

03,

2ªf

Jotacir Selim

História da

Maria Benta

Itamar

Santiago

Jotacir é casado com Celeste, tem 3 filhos, Rodrigo, Daniel e Patrícia e 2 netos, Ellen e João. Administrador, filho de pais espíritas e membro de família católica recebendo influência das 2 religiões até a mocidade.

 

Desde a infância participou de reuniões espíritas em casa e acompanhou sua mãe a reuniões em centros espíritas.

 

Aos 18 anos passou a freqüentar regularmente o centro espírita. Por mais de 20 anos participou do Centro Espírita Gethsemani próximo à Praça da Árvore em São Paulo estudando e posteriormente coordenando grupo de estudo e desenvolvimento mediúnico.

 

Após este período ingressou na Congregação Maria Benta à convite de sua mãe e da Luzia, trabalhadoras da casa.

 

Ex-presidente e atual diretor da Maria Benta, ministra o Curso Básico de Espiritismo da casa. É membro da associação AEMK (Associação Estevão e Maria Kovacsik), voluntário do trabalho de atendimento à pessoas doentes por câncer e foi um dos milhares de beneficiados pelo Método Kovacsik.

05,

4ªf

 

Américo

Sucena

 

Família

Universal

 

Itamar

Santiago

 

Américo Sucena é engenheiro, expositor, diretor doutrinário da Sociedade Espírita Mãos Unidas;

- Membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo - ADE-SP;

- Colaborador da Rádio Boa Nova com os programas: Ação 2000, Conversa Amiga com Você,  Mensagens para um novo Tempo e Diálogos Espíritas;

- Responsável pelo Projeto Imagem, que realiza a transformação dos livros de André Luiz e Emmanuel, psicografados por Chico Xavier em filmes e  imagens, para projeção em todo o Movimento Espírita. Disponível em CD;

- Autor do livro: “Falando com os Espíritos – Módulo reunião mediúnica e mediunidade", também apresentado em Seminários.

10,

2ªf

Eliana

dos Santos

 

 

 

 

Simplesmente, Maria.

 

(Comemoração dos 60 anos da Maria Benta)

Itamar

Santiago

Eliana dos Santos e a História da AMIC: Eliana dos Santos é pedagoga e presidente fundadora da AMIC- Associação Amigos da Criança. A instituição foi fundada em 1990 e desde então desenvolve um amplo trabalho de combate à fome e a inclusão social no 2º maior assentamento da América Latina (Parque Oziel/Monte Cristo - Campinas/SP).

 

Projeto que nasceu a partir do encontro e da amizade de Eliana dos Santos com Chico Xavier. Guiada pelas palavras e exemplos de amor do médium, Eliana consolidou sua dedicação aos trabalhos sociais na cidade de Campinas. Assim o pequeno projeto foi crescendo e se ampliando, formando uma grande rede de solidariedade. Atualmente inúmeras frentes de trabalhos sociais são mantidas pela AMIC em parceria com empresas e voluntários que ajudam a manter as ações e projetos educacionais para crianças, adolescentes e suas famílias. Uma dessas grandes frentes é o trabalho voltado a educação, com três Institutos de Educação: Pestalozzi Kardec, Educandários Francisco Cândido Xavier, com três unidades - I II e III  situadas em zonas de vulnerabilidade social, que acolhem   por volta de 700 crianças. O investimento educacional no capital humano também é realizado por intermédio da música e da arte. Sua filha Ana Ariel, cantora, palestrante e apresentadora do programa jovem “Quem Sou Eu” pela Rádio Boa Nova a acompanha nesse ideal maior de amor ao próximo! Para conhecer as muitas ações sociais realizadas pela AMIC, e a divulgação da Doutrina Espírita (Brasil/exterior), acesse site: www.amic.org.br

 

(Informação recebida em emails de Jorge Rezala; de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Programações do Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

 

 

 

Programação da SELUZ- Sociedade Espírita A Caminho da Luz. Barbacena, MG

 

Olá a todos,

 

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO 13º ANIVERSÁRIO DA SELUZ:
 

04/12/12 - Terça -   19:30 h - Tema livre - Adeliana, de Cataguases / MG;
11/12/12 - Terça -   19:30 h - Inimigos em família - Simone da SELUZ - Apresentação do Grupo Vocal a Caminho da Luz;
12/12/12 - Quarta - 19:30 h - Repercussão da droga em família - Joaquim Gamonal;
13/12/12 - Quinta -  19:30 h - Evangelho em família - José Luiz e família;
15/12/12 - Sábado -14:00 h - Seminário "Transição planetária e mediunidade", com Geraldo Lemos Neto, da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo / MG;
18/12/12 - Terça -   19:30 h - Natal - Roberto, da SEPAZ.

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 12 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infantil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).
( NOVA TURMA DO ESDE A PARTIR DE JANEIRO / 2013 )

 

Quinta-feira - 19:30 horas: EEM - Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes.

módulo II e III  - Estudo de " O livro dos médiuns " e segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

 

Adriano Barroso

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra com Milton Felipeli no Lar Espírita Bezerra de Menezes

Águas de Lindóia, SP

 

CONVIDA

Palestra doutrinária e noite de autógrafos

Data: 17 de dezembro de 2012 (Segunda feira)

Horário: 20h00

Local: Avenida Monte Sião, 709 – Águas de Lindóia-SP

Expositor: Milton Felipeli

Tema: “O Legado de Kardec para a Humanidade”

Após a exposição, Milton Felipeli autografará a sua mais recente obra,  intitulada: “Espiritismo – Fundamentos Históricos e Doutrinários”, editado pela Editora:  Letras e Textos, de São Paulo-SP

140 páginas

Preço: R$ 19,90

Contatos: [email protected]

www.espiritismoagora.com.br

www.miltonfelipeli.com.br

 

Milton Felipeli

 

(Informação recebida em email de Milton Felipeli)

 

 

 

Lançamento com palestra por Sidney Francez Fernandes no CEAC

Bauru, SP

 

LANÇAMENTO DA CEAC EDITORA DE BAURU

LIVRO

"REENCONTRO"

Autor: Sidney F. Fernandes

De 17 a 23 de Dezembro de 2012

Palestra: "O Senhor Jamais Nos Abandona"

Baseada no Conto "Os Três Espíritos do Natal", de Charles Dickens

Ilustrada com filmes e slides

Local: Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru

Horários

17,19 e 21 de dezembro (2a., 4a. e 6a. feira): 20 horas

18 e 20 de dezembro (3a. e 5a. feira): 15 horas

23 de dezembro (domingo): 9 horas

Acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=ByJ8BW4O-5o

http://www.radioceac.com.br/video.php?id=63


(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Eventos de Natal do C.C. Espírita Renascer

Arujá, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Rosangela Pires e de Rose Moliterno)

 

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

São Paulo capital e região

 

(Informação ememails de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]]

 

 

 

 

 

VI Festival de Tortas do CECC

Itabuna, BA

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Na Seara do Bem

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Reconforto. Lição nº 01. Página 19.

 

Entra na faixa da Grande Compreensão e segue esquecendo o mal.

Não te vistas com os andrajos da queixa.

Não lances o veneno da crítica na taça dos semelhantes.

Não apedrejes.

Não te consagres à seleção de chagas e cicatrizes.

Lembra-te de que a Bondade Divina tudo dispôs para que a harmonia reine nos quadros da natureza.

O lenho seco produz a chama que extingue o frio.

O corvo devotado aos detritos é aproveitado na higiene do solo.

A serpente que destila peçonha é constrangida a arrastar-se.

Do próprio bolor retira a ciência de hoje remédio salutar.

Para que nos concederia o Senhor o trabalho e o discernimento?

Porque nos induziria à bondade e ao estudo nobre?

Onde situaremos os louros da paciência e os méritos da esperança?

Não gastes o tesouro das horas, acumulando sombras em torno dos próprios pés.

Cada dia, após o império da noite, o sol ressurge no firmamento, clareando espinheiros e furnas.

Não olvides Jesus - O Sol de Nossas Almas - e não relaciones trevas e abismos.

Recorda Jesus buscando Simão Pedro com mais entendimento após a negação; conchegando-se com mais ternura a Tomé por desfazer-lhe as dúvidas; e procurando avistar-se pessoalmente com Saulo de Tarso, o perseguidor.

Onde estiveres, procura o bem que possas fazer.

No Evangelho, fomos chamados ao amor claro e simples.

Sabes que todas as bênçãos da estrada pertencem ao Misericordioso Senhor da Vida.

Não reclames dos outros o entendimento que esperam de ti.

Ainda que chova fel e fogo em tua marcha, abençoa a experiência que te aclara o raciocínio e segue para diante.

Jesus, o Mestre Divino, aparentemente derrotado ao golpe das trevas, quando alçado ao madeiro ao invés de lamentar-se ou ferir, contemplava em silêncio as futuras vitórias da ressurreição e da luz.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio [[email protected]])

 

A negação de Pedro. Caravaggio

Imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caravaggio_denial.jpg

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP