Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/DEZEMBRO/05-12-2012.htm

 

 

 

 

 

NOTA

Email editado em  Lisboa, Portugal. Na foto uma vista da belíssima e agradável cidade, vendo-se em primeiro plano a Av. Índia,  o Jardim da Praça do Império e o soberbo  Mosteiro dos Jerônimos.

Foto Ismael Gobbo 4/12/2012.

 

 

 

 

Visita de Maria a Isabel

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Relata o evangelista Lucas (Capítulo I), que Maria, logo após o encontro com Gabriel, ao saber que Isabel estava grávida, decidiu visitá-la.

 Eram parentes, não se sabe em que grau; primas, talvez, segundo a tradição.

 Viagem longa de Nazaré a Ain-Karim, perto de 150 quilômetros, o que demandava uns seis dias de caminhada.  Pouca gente utilizava carruagens ou montarias. Viajava-se no “pé dois” mesmo.

            Quando as duas se encontraram ocorreu o inesperado:

            Isabel, segundo o relato evangélico, ficou cheia de um Espírito santo, e proclamou altissonante: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Que fiz para merecer a visita da mãe de meu Senhor?

            Em seguida, mais tranquila, como se despertasse de um transe, Isabel explicou a Maria, que certamente surpreendera-se com aquela inusitada acolhida.

            Mal me chegaram aos ouvidos as palavras com que me cumprimentaste, a criança saltou de alegria dentro de mim.

            Observe, amigo leitor: Isabel exprimiu em altos brados a satisfação pela presença da prima.

Estranho, não é mesmo?

Imagine um familiar a recebê-lo com essa ruidosa euforia.

Fundiu a cuca! – será a conclusão óbvia.

Maria pensaria o mesmo se Isabel não explicasse que se tratava de uma manifestação da criança que asilava em seu seio. Agiu, portanto, como porta-voz, digamos médium, do Espírito que reencarnava por seu intermédio.

 

                                                           ***

 

            Segundo a Doutrina Espírita, tão logo se estreitam os laços que o prendem ao novo organismo, no processo reencarnatório, após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o Espírito tende a perder a consciência.

 Assim deverá ficar até completar sete anos, após o nascimento, quando começará a despertar, assumindo lentamente o controle de suas ações, no exercício do livre-arbítrio. 

            Isso ocorre porque o corpo humano não é simples roupagem.

Estabelece-se estreita ligação, molécula a molécula, tão íntima, tão completa, que o reencarnante passa a subordinar-se, até para exercitar a consciência de si mesmo, às estruturas orgânicas.

Assim, nos primeiros anos, ele se situa como um sonâmbulo, às voltas com precário veículo de comunicação que não consegue dominar.

Há exceções.

Espíritos evoluídos conservam a lucidez nos primeiros meses de gestação. Movimentam-se na Espiritualidade. Percebem o que acontece ao seu redor.

            Assim ocorreu com o filho de Isabel.

            Identificando a presença de Maria, rejubilou-se, originando a agitação da criança no ventre materno.

Naquele momento Isabel foi médium do próprio filho.

Por seu intermédio ele abençoou com efusão a jovem visitante, revelando-se honrado com a presença daquela que seria a mãe do mensageiro divino.

           

                                                           ***

            O reencarnante permanece em sintonia mental com a gestante, influenciando seus estados de ânimo.

            Isso é tão marcante que podemos até identificar algo da personalidade e das tendências do filho pelas reações de sua mãe.

            Gestação tranquila, feliz, sem complicações – Espírito em paz.

            Gestação difícil, extremo nervosismo, muito sofrimento – Espírito atribulado.

            Mas… cuidado, caro leitor!

Não estamos diante de uma fórmula infalível.

É preciso considerar, também, as condições físicas e psíquicas da gestante e os problemas gerados por suas próprias limitações e desajustes.

                                                           ***

            A influência do reencarnante envolve, geralmente, experiências do pretérito.

            Dizia uma senhora:

            – Durante minha gestação, há quinze anos, experimentei inexplicável animosidade contra meu marido. Mal suportava sua presença. Após o parto passou tudo. Quem briga com ele hoje é nosso filho.

            Outra senhora:

            – Nunca amei tanto meu marido como na gestação de minha filha. Experimentava imensa ternura por ele. Continuo amando, mas nada que se comparece àqueles tempos. Ela, agora uma adolescente, é vidrada no pai.

            Temos nestes dois casos perfeitamente caracterizada a ligação do reencarnante com o pai.

No primeiro, um desafeto recalcitrante nos propósitos de reconciliação.

No segundo, um amigo querido amigo a estreitar laços de afetividade.

            Semelhantes experiências envolvem outros membros da família, particularmente irmãos. Alguns se amam; outros se detestam, instintivamente. Sem admitir que já se conhecessem antes, fica difícil explicar.

A gestante, mais que ninguém, experimenta essas emoções.

Terá grande carinho pelo amigo que aconchega ou inexplicável rejeição se é alguém que lhe causou sofrimentos no passado.

Ainda aqui é preciso prudência nessas avaliações, porquanto há que se considerar como ela recebe a maternidade.

Se vibra com a perspectiva de ser mãe, experimentará imensa ternura pelo filho, ainda que se trate de um desafeto.

Se a encara como um transtorno, poderá refugar até mesmo alguém muito querido.

 

                                                           ***

 

            Vale destacar que o filho também é sensível às vibrações que recebe, particularmente dos pais.

            Imaginemos que se sintam insatisfeitos.

Não queriam, não estavam preparados, não era hora…

Essa reação geralmente ocorre de jovens que simplesmente “ficam”, em ligações efêmeras sem compromisso, nestes tempos de libertinagem sexual, confundida com liberdade.

            Isso poderá causar graves traumas no reencarnante, a repercutirem negativamente em sua personalidade. É, talvez, o que de pior pode acontecer, nesse período em que ele se situa frágil e dependente.

            Por outro lado, pais que conversam com o nenê ainda no ventre materno, que o envolvem com vibrações de amor, de carinho, demonstrando o quanto o desejam e amam, oferecem inestimável apoio.

Geralmente o Espírito reencarna relutante, cheio de dúvidas.

Não é fácil o mergulho na carne, com a perda da consciência e a subordinação a um veículo de matéria densa que reduz suas percepções, apaga sua memória e limita seus movimentos.

É bem mais complicado nascer do que morrer.

Se os pais o recebem com carinho e solicitude, demonstrando amor, fica mais fácil e tranquilo, ajudando-o a superar seus temores.

                                                           ***

 

            Como vemos, a Psicologia do futuro terá um grande campo a pesquisar, quando fizer a descoberta fundamental – o Espírito imortal.

            Teremos, então, a solução de problemas da gestação que deixam perplexos os próprios médicos.

            Todavia, assim como no transe mediúnico comum, a influência do reencarnante é perfeitamente controlável, desde que a gestante mantenha serenidade e confiança, em clima de oração e vigilância.

            Assim poderá anular as influências perturbadoras ou acentuar as impressões felizes colhidas do filho.

            Em qualquer problema de influência espiritual convêm não esquecer jamais a força invencível de um coração sintonizado com o Evangelho.

As lições de Jesus devem ser cultivadas particularmente em favor de viajores da Eternidade que a mulher recebe em seu seio, fazendo-se ponte abençoada para que realizem estágio depurador no educandário terrestre.

           

Igreja dos Jerônimos. Lisboa, Portugal

Foto Lucas Gobbo

 

 

 

 

Registro. 15º. Entradas- Encontro dos

trabalhadores da assistência social espírita. Vitória, ES

 

 

 

Realizou-se em Vitória, no dia 25 de novembro de 2012, sob os auspícios da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, o 15º. ENCONTRO DOS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ESPÍRITA – ENTRADAS. O tema do Encontro foi “Vivenciando o amai-vos e instruí-vos”.

 Os representantes da Área do SAPSE em âmbito nacional, José Carlos da Silva Silveira e Maria de Lourdes Pereira de Oliveira, participaram do evento, a convite da FEEES, para tratar do subtema “Como organizar o Serviço de Assistência e Promoção Social na Casa Espírita”.

O Encontro contou com a presença de representantes dos Centros Espíritas de Vitória e do interior do Estado: em torno de oitenta pessoas integradas no trabalho da Assistência e Promoção Social Espírita. O Público participou ativamente das discussões, contribuindo, com muito interesse, para o enriquecimento do trabalho.

 

 

 

 

 

Cantata de Natal na Comunhão Espírita de

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Ismael Gobbo

Porto, Portugal

 

Associação Cultural Espírita Fernando Lacerda

Data: 6/12/2012 Horário: 21h 30min

Rua da Ferraria 609, Rio Tinto- Porto

 

CECA, Centro Espirita Caridade por Amor

Data: 7/12/2012 Horário:  21 h

Rua da Picaria, 59 - 1º, Porto  

 

Tema: “Relembrando a trajetória de  Jesus”

 

Ismael Gobbo é residente em Araçatuba,  SP, Brasil. É trabalhador da Aliança Espírita “Varas da Videira”, participa do movimento de unificação e faz divulgação através do boletim diário “Noticias do Movimento Espírita”.

 

(Com informações de João Pedro Fogaça Xavier de Almeida [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de palestras com

Jamiro dos Santos Filho

 

 

(Informação recebida em email de Flavio Soares)

 

 

 

 

CEI –Conselho Espírita Internacional  faz 20 anos

 

Veja a noticia aqui:

http://boletimsei.blogspot.pt/2012/12/cei-faz-20-anos.html

 

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Chico Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Segue abaixo a escala de palestrantes para o C. E. Francisco Cândido Xavier, de São José do Rio Preto, para o mês de Dezembro de 2012, sempre às quartas-feiras, as 20:00 h.

05   ROOSEVELT ANDOLFATO THIAGO – BARRA BONITA 

12   CELSO ALMEIDA DE CARVALHO - CEFCX 

19   DORIVAL LOPES PAVIN – RIO PRETO 

26   ANTÔNIO ALCÂNTARA CONTER – RIO PRETO

 

Sintam-se convidados, inclusive para o cafezinho fraterno após a palestra.

Abraços.


Navarro
C. E. Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

 

 

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

 

Agenda de apresentações musicais  do  Grupo Chaves da Luz

São Paulo, SP

 

 

Mês de Dezembro/2012
 

9 de dezembro-domingo- 10h
FEESP-Federação Espírita do Estado de São Paulo
Rua Maria Paula, 140- Bela Vista -SP

 

16 de dezembro- domingo- 18h
Grupo Espírita Unificação Cristã Chico Xavier
Rua Eduardo Augusto Mesquita, 33
Parque Santa Tereza- Carapicuiba

 

18 de dezembro- terça-feira- 20
Seara Obreiros do Senhor
Rua Bispo Isaías Sucasas, 246
Ermelino Matarazzo

 

(Informações recebidas em email de Amanda Silveira Carbone [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Anete Guimarães no G.E. Caminho da Esperança

Rio Comprido, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Helena Alves [[email protected]])

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/conflitoscaseiros.html

 

 

 

 

 

 

 

Jesus esta presente

Suely Caldas Shubert

 

Às vezes parece que o mundo está à beira do caos e que já não há mais jeito.

Às vezes pensa-se que nada mais conseguirá reverter  a confusão que se instalou.

Miséria, guerras, terrorismo, corrupção, violência, dor.

Parece que nada há de bom.

Mas o bem existe. Não faz alarde, apenas acontece e se espraia.

O amor existe e impulsiona as criaturas ao progresso, à busca da sua espiritualidade,

à caridade legítima e mantém acesa a chama da esperança.

Porque Jesus está presente.

Não se ausentou do mundo. Permanece e inspira o ser humano para o seu

alto destino.

Como Pedagogo sublime leciona através das Leis sábias e justas do Pai do Céu.

Muitas e muitas vezes, todavia, o ser humano infringe as Leis e recebe a sanção

correspondente. A dor não tem, assim, uma função punitiva, mas educativa.

A destinação do ser humano é o amor, o bem, o progresso, a felicidade.

A violência, em todos os níveis em que se manifesta, é fruto da ignorância das Leis

A miséria social é decorrência da miséria moral.

Cabe à Doutrina Espírita revelar a mensagem legítima do Cristo.

Jesus ainda é o grande desconhecido. Ou esquecido.

O homem, distraído de suas carências espirituais, prioriza a vida física, material,

fugaz e impermanente. E depois chora a própria ruína.

Nesta hora recorda-se que existe alguém maior que ele próprio.

Neste Natal e em todos os dias de nossa vida recordemo-nos de Jesus, trazendo-o

de volta ao nosso coração.

Ele está aniversariando.

E a festa legítima e real de Jesus não necessita de tantas celebrações mundanas.

Não pede riquezas,  presentes, bebidas, ceias, rituais.

Ao contrario, é vivida no silêncio do ser.

É o encontro com o próximo. É a caridade que se faz em nome Dele.

É a doação de si mesmo. É o amor em ação.

Portanto neste Natal, deixe que a presença de Jesus se revele em você

e se irradie em direção à vida.

E não se admire se a pessoa mais feliz for você.

É que certamente a voz do Mestre ressoará em seu mundo íntimo,

dizendo-lhe: -Eu estou aqui.

Este é o presente que Ele nos dá.

Feliz Natal!

 

 

Jesus. Por Maria Tereza Braga.

Pintura mural na Casa da Caridade, Araçatuba, SP

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP