Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 9 de dezembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/DEZEMBRO/09-12-2012.htm

 

 

 

 

NOTA

Email editado na cidade do Porto, Portugal.  A  ponte  D. Maria Pia, projetada pelo engenheiro Theóphile  Seyrig foi construída entre 5 de janeiro de 1876 e 4 de novembro de 1877 pela empresa Eiffel Constructions Métalliques, unindo as duas margens do Rio Douro. No alto à direita a igreja da Serra do Pilar.   

Foto: Ismael Gobbo

 

 

 

Sustentar e apoiar o movimento espírita

é mero dever de quem se diz espírita

 

Editorial  

No dia em que era fechada a presente edição, chegavam a Londrina alguns dos palestrantes convidados para abrilhantar, com sua presença e sua participação, o 1º Encontro Lins de Vasconcellos para trabalhadores espíritas, concebido e organizado pela URE Metropolitana Londrina, com apoio da Federação Espírita do Paraná. Quando o leitor estiver lendo este texto, o evento já terá ocorrido.

Para evidenciar a importância de atividades como a citada, lembremos que nos últimos vinte anos, desde que se realizou, em julho de 1992, a 1ª Semana Espírita de Londrina, nenhum evento com essas características foi criado em nossa região, de modo que, como entusiastas do movimento de unificação, os que dirigem e fazem este jornal esperam que o 1º Encontro Lins de Vasconcellos seja realmente o primeiro de uma série, tal como se deu com a Semana Espírita de Londrina, que já se tornou um evento tradicional que é aguardado com ansiedade pelos espiritistas de Londrina e de toda a região adjacente.

Ao fazermos este registro, desejamos lembrar aos nossos leitores que é bem clara a distinção entre doutrina espírita e movimento espírita. A doutrina compreende os princípios e o corpo doutrinário do Espiritismo, cuja codificação devemos a Allan Kardec. Movimento espírita é o resultado da conjugação dos esforços dos adeptos do Espiritismo com o objetivo de sua propagação e consequente aplicação.

A doutrina espírita está consubstanciada nas obras fundamentais do Espiritismo, sobretudo no chamado Pentateuco Kardequiano. O movimento espírita se expressa nas atividades de todos os que divulgam, propagam e buscam pôr em prática a doutrina espírita. Se a doutrina espírita não depende nem precisa de nós, porque fala por si mesma e qualquer pessoa pode assimilá-la indo diretamente às fontes, não ocorre o mesmo com o movimento espírita, que será mais ou menos atuante, mais ou menos vibrante, mais ou menos coeso, na dependência das pessoas que dele participam.

Não se compreende, pois, um fato que costuma ocorrer em determinadas localidades, em que sociedades ou grupos espíritas fazem questão de se isolarem e em nada contribuem para que o trabalho do movimento espírita em sua cidade tenha sucesso.

Segundo Allan Kardec, um dos maiores obstáculos à expansão do movimento espírita seria "a falta de unidade". Por causa disso, recomendou-nos expressamente que nos uníssemos em torno de um objetivo comum. "Todos – disse o codificador – devem concorrer, ainda que por vias diferentes, para o objetivo comum, que é a pesquisa e a propaganda da verdade. Os antagonismos, que não são mais do que efeito de orgulho superexcitado, só poderão prejudicar a causa, que uns e outros pretendem defender."  (O Livro dos Médiuns, item 348.)

Com vistas a esse objetivo, ele enfatizou a importância dos contatos entre as diferentes sociedades ou grupos espíritas, como um fator relevante para o fortalecimento do movimento: "Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã". (L.M., item 334.)

Lendo essas palavras, grafadas há mais de 150 anos, não é difícil compreender por que eventos como o 1º Encontro Lins de Vasconcellos, voltado para os trabalhadores espíritas, merece todo o nosso apoio e a nossa participação.  

O motivo é muito claro. Não se trata aí, tão-somente, de se satisfazer um desejo particular, mas de fortalecer o movimento espírita como um todo, pela união, pela confraternização, pela permuta de experiências, certos de que o dinamismo do movimento não advém apenas da divulgação doutrinária,  mas é fruto, igualmente, de encontros como esse, que nos cabe apoiar sempre, em atenção às recomendações de Kardec e aos esforços em prol da unificação a que se dedicaram baluartes espíritas do porte de Lins de Vasconcellos e Leopoldo Machado.

Editorial do jornal O IMORTAL, de Cambé-PR, edição de dezembro de 2012.

(Texto recebido em email de Orson Peter Carrara)

 

 

 

 

Reunião sobre Estudo e Pesquisa do Evangelho na FEB

Brasília, DF

No dia 7 de dezembro ocorreu na sede da Federação Espírita Brasileira a primeira reunião de trabalho do “Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho” da FEB. O mesmo foi criado e instalado, entre julho e outubro, como um órgão para estudo e pesquisa do Evangelho à luz das Obras Básicas de Allan Kardec. O anúncio oficial ocorreu durante a Reunião Ordinária do CFN da FEB, em novembro. A Comissão de Administração é composta por Haroldo Dutra Dias, Célia Maria Rey de Carvalho, Flávio Rey de Carvalho, Affonso Chagas Correa, Ricardo de Andrade T. Mesquita, Wagner Gomes Paixão e Simão Pedro de Lima, sendo o primeiro o coordenador. O presidente interino da FEB compareceu na abertura da reunião citada. No dia 2 de março será promovido um Seminário pelo NEPE da FEB. Informações no Portal da FEB: www.febnet.org.br, http://www.febnet.org.br/blog/topico/geral/pesquisas/nepe, e, pelo e-mail: [email protected]

 

O presidente interino da FEB, segundo a partir da esquerd

 e membros da comissão.

NEPE-FEB. Reunião da Comissão

 

 

Registro. Conhecendo um pouco do movimento espirita do

Porto, Portugal

 

Nos dias 6 e 7 de dezembro tivemos a feliz oportunidade de participar de reuniões públicas em duas casas espíritas da belíssima e acolhedora cidade do Porto. Na quinta-feira foi na Associação Cultural Espírita Fernando Lacerda e na sexta-feira no CECA- Centro Espírita Caridade por Amor.  Constatamos que embora as instalações físicas sejam pequenas a freqüência é grande;  os trabalhadores muito comprometidos com as  atividades das respectivas casas e o clima reinante de  muita alegria e fraternidade. Foi um aprendizado valioso que muito sensibilizado agradecemos. Ismael Gobbo.

Fotos por Lucas Gobbo

Com trabalhadores da A.E  Fernando Lacerda

Ismael Gobbo na A.E. Fernando de Lacerda

CECA. Casa pequena com muitos  frequentadores

Ismael com  trabalhadores e diretores do CECA ao final da reunião pública

 

 

 

Cantata de Natal do C.E.. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

CONVIDA VOCÊ:

PARA A CANTATA DE NATAL

 

DATA : 10/12/2012

H ORÁRIO: 20 HORAS

PARTIPAÇÕES:

Ø  Crianças e jovens da Evangelização do Cedj

Ø  Coral Canto de Luz do CEDJ

Ø  Coral Municipal

Ø  Coral da APEOESP

 

(Informações recebidas em emails de Maria José de Almeida e de  Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra pública na Spiritist Society of Ireland

Dublin, Irlanda

 

Dear friends,

 

We'd like to invite you to our Public Meeting this Sunday 09/12/12 at, 11 am.

 

This week, Luanda will talk about True Charity.

 

We'll also have our weekly healing session from 11:00 to 11:30 am.

 

And at the end of the meeting, we'll serve delicious food and hot drinks in our canteen. Our shop will also have books on sale.

 

We hope to have all of you there.

 

Our address is 17 Synge Street, Dublin 8

 

This venue is located in The Lanern Centre www.lanterncentre.org (near to Camden Street) 

 

It has easy access from the city centre via the following buses: 16, 9, 122, 15, 15A, 15B or LUAS Green Line Harcourt Stop.

 

Kind Regards,

 

Juliana Lazzari

Communication Department

 

Spiritist Society of Ireland

n 
 Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi

 

(Informações recebidas em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

Agenda de palestras do orador Aloisio Silva nos EUA

 

 

(Informação recebida em email de Aloisio Silva)

 

 

 

 

Programação de palestras com Sheila Costa

Estado do Rio de Janeiro

 

CICLO DE PALESTRAS SHEILA COSTA.

SOCIEDADE ESPÍRITA IRMÃ ROSALIA-DF.

REGIÃO DOS LAGOS E NORTE FLUMINENSE.

PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO.

 

12/12/2012-19:00H-QUARTA FEIRA-GRUPO ESPÍRITA NOSSO LAR.

END: R: CLARA NUNES, LOTE: 22-BALNEARIO.S.P.ALDEIA.RJ.

TEMA: PROPOSITOS ESPÍRITAS DE ANO NOVO.

 

13/12/2012- 16:00H -QUINTA FEIRA-CENTRO ESPÍRITA SUAVE CAMINHO.

END: R: MIRACEMA, 175-J. MARILEIA-RIO DAS OSTRAS-RJ.

TEMA: ALIANÇA CONTEMPORANEA ENTRE CIENCIA E RELIGÃO.

 

14/12/2012-20:00H-GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

END: R: MANOEL RIBEIRO, 143-PORTO-S.P.ALDEIA.RJ.

TEMA: TRABALHO VOLUNTARIO NA CASA ESPIRITA.

 

 

15/12/2012-20:00H-SÁBADO-CASA DE LUZ E ESPERANÇA.

END: R: SILVA JARDIM, 180-CAMPO REDONDO-S. P. ALDEIA.RJ.

TEMA: COMPREENDENDO OS FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS.

 

16/12/2012-09:00h-DOMINGO-CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

END: R; MEIRA JR, 90-BAIRRO UNIÃO-CABO FRIO-RJ.

SEMINÁRIO: DESAFIOS CONTEMPORANEOS DO JOVEM ESPÍRITA.

 

16/12/2012-18;00H-DOMINGO-CENTRO ESPÍRITA TRABALHADORES DE JESUS.

END: R: TEIXEIRA E SOUZA, 448-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: PROPOSITOS ESPÍRITAS DE ANO NOVO.

 

17/12/2012-20:00H-SEGUNDA FEIRA-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: VENEZUELA, 385-P.HOTEL-ARARUAMA-RJ.

TEMA: PROPOSITOS ESPÍRITAS DE ANO NOVO.

 

Participe do Clube da Fraternidade-Ajude a manter a Rádio Rio de Janeiro no ar.

www.radioriodejaneiro.am.br

 

Contato: [email protected].           

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

III Feira do Livro Espírita

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Informações sobre o XI FEMEU

Uberaba, MG

 

XI FEMEU NO YOUTUBE

O XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba já estão no canal FEMEU.

Se apresentaram 19 músicas, sendo elas: A Grande Transição – Cotia-SP; Amigo Chico – Vitória-ES; Cantiga Espírita – Ribeirão Preto-SP; Conexão Mágica – Nilópolis-RJ; Elisa – Franca-SP; Momento Oportuno – Franca-SP; Prece de Gratidão – Campo Grande-MS; Rainha Anônima – Uberlândia-MG; Triade Divina (Deus, Cristo, Espiritismo) – Belo Horizonte-MG; Anjos Sem Asas – Uberaba-MG; Bom Dia – Uberaba-MG;

Convite – Uberaba-MG; É Só Amar – Uberaba-MG; Jesus, O Mestre dos Mestres – Uberaba-MG; Mãos à Obra Adote Um Idoso – Uberaba-MG; Me Dê a Mão – Uberaba-MG; O Amor Não Tem Religião – Uberaba-MG; Revelações – Uberaba-MG; Vivendo – Uberaba-MG.

            Para ouvir todas as músicas, inclusive o documentário contando sobre todos os festivais de música espírita em Uberaba, acesse o Canal FEMEU no endereço: http://www.youtube.com/FEMEU2

O trabalho de gravação, edição e produção do DVD, além das postagens das músicas no Canal FEMEU, foi do nosso irmão Alcy Junior da Vision DVD.

 

DVD DO XI FEMEU

            Os espíritas de Uberaba-MG podem pegar o DVD do XI FEMEU na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Uberaba-MG) para ouvirem ou fazerem um cópia.

            É gratuito.

            O trabalho de gravação, edição e produção do DVD, além das postagens das músicas no Canal FEMEU, foi do nosso irmão Alcy Junior da Vision DVD.

 

 

PESQUISA SOBRE O XII FEMEU

            Estamos propondo uma série de mudanças no XII FEMEU que será realizado em 2013.

            Pretendemos reformular os critérios e premiações do FEMEU. Para tal, pedimos que todos escolham uma das três alternativas abaixo e nos remeta um e-mail para Luiz Carlos [email protected] nos informando qual seria a melhor proposta, sendo:

Primeira proposta: 1º ao 5º lugar.

Segunda proposta: 1º ao 3º lugar para música individual e 1º ao 3º lugar para música de grupo ou coral.

Terceira proposta: 1º ao 3º lugar para música de Uberaba e 1º ao 3º lugar para música de outras cidades.

Favor responder pelo e-mail: [email protected]

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

Programação: AME-GO E FEEGO

Goiânia, GO

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Dr. Breno Ortiz Tavares Costa vai abordar: A Vida no Mundo Espiritual. Marília, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Encontro Luiz Sérgio de Mocidades Espíritas

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Plínio Penteado Jr e Paula Zamp na

A.B.E. Caminho da Verdade. São Paulo, SP

 

05/DEZ/2012 Clique aqui com o botão direito do mouse para baixar imagens. Para ajudar a proteger sua privacidade, o Outlook impediu o download automático desta imagem da Internet. 

 

"O sorriso é contagiante, leve essa idéia adiante"

com Plínio Bueno Penteado Jr.
harmonização musical Paula Zamp

Associação Beneficente Espírita Caminho da Verdade

Rua Eugenia de Carvalho, 130 

Vila Matilde São Paulo - SP

 

(Informações e fotos recebidas em email de [email protected])

Plínio Penteado Jr. Em sua palestra

Apresentação musical

No centro Paula Zamp e Plínio Penteado Jr. com trabalhadores

da ABE Caminho, Verdade e Vida

 

 

 

 

Seminário para Equipes de Trabalhadores do Esde

Belém, Pará

 

 

(Informações recebidas em email de uep.decom [[email protected]])

 

 

 

 

Apoio espiritual a dependentes de álcool e outras drogas

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra musicada com Paula Zamp e Gabriel

São Caetano do Sul, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

 

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

Dez 05, 2012

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


"Muitas enfermidades têm origem no temperamento desajustado,

nas emoções em desalinho, em influências espirituais negativas"

(Joanna de Ângelis)


Miercoles 8:30pm - 12/05/2012

 

Bezerra Online at the BM Radio

http://www.spiritist.com/bwebradio

Rose Tapigliani

Capítulo 25




** Palestra em Portugues **

 

Sexta, 8:00pm 12/07/2012

 

Luis Lima



RESPEITO


DOMINGO 12/09/2012

 

9:30AM - 11:30AM



SPLIT PARAISO I & II

El Paraiso Home - 1540 SW 7th Street, Miami, FL 33135 / Norcris Home - 542 NW 8th Street, Miami, FL 33136


 

 


10:00 am - 1:00 pm

 

  

Hair cuts by Irene Gomes

Please sign and get your # before, only 4 to 6 a day

 

Donation U$ 10.00

All donation will be to Kardecian Spiritist Center (Bezerra de Menezes center)


 CONFERENCIAS PUBLICAS

 

10:00 AM  (English) Luiz Lima



  

Chapter 26



" Give For Free What Has Been Received Gratuitously  "

---------------------------------------------------

11:30 AM (Spanish) Gilberto Rustice



Capitulo 26



" Dad Gratuitamente Lo Que Recibís Gratuitamente "


 

 






 


 



ATRAVÉS DEL NUEVO SISTEMA DE ENVIOS, NECESSITAMOS QUE USTED HAGA SU REGISTRACION



ENVIE UN TEXTO "@BEZ" PARA EL NUMERO (925) 241 5641


, USTED RECIBIRÁ UNA MENSAGE AUTOMÁTICA PARA PONER TU NOMBRE, DISPUES DE PONER E ENVIAR



USTED ESTARÁ LISTO, Y RECIBIRÁ LAS INFORMACIONES DE EVENTOS EN SU CELULAR !




** Futuras Palestras em Portugues **

Não perca a oportunidade de entender com maior profundidade assunto tão importante em nossa vida.

Venha estudar conosco



Sexta, 8:00pm 12/14/2012

 

ANDREIA MARSHALL



VELHICE



BezerraOnline Web Radio



Radio Espirita 24 horas al dia, con programas que educan, consuelan, inspiran y motivan.

Tell your friends, pass on this message and spread the light of Spiritism

BezerraOnline Web Radio a collaborative effort with spiritist speakers from U.S., Brazil, Spain, Uruguay, Colombia

 

I'm listening at work BezerraOnline on TuneIn

 

Programming in Spanish, Portuguese and English ckeck our schedule

 

http://www.spiritist.com/bwebradio.html

 

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

www.radioceac.com.br

 

 

 

 

As Razões do Coração

 

Adelvair David

Jales, SP

 

Basta que uma dor se apresente onde quer que seja e logo corações beneméritos estendem a mão em auxílio de alguma forma.

 

O homem comum não compreende estes movimentos caritativos. O limite estreito onde se detém não lhe permite alcançar as razões que faz com que pessoas desconhecidas se preocupem umas com as outras; que seres que não possuindo quase nada, ainda encontrem algo para dividir.

É o coração humano, que tem suas próprias razões para se importar com o seu semelhante. Estas estão ligadas a uma capacidade natural que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Assim como os músculos necessitam de exercícios apropriados para atingirem seu desempenho, o coração também deve ser cuidadosamente preparado para percepções mais delicadas, que não exigem força, mas sim sensibilidade.

 

De todas as experiências humanas, a mais significativa e que traz mais crescimento moral e espiritual, traduzindo de forma efetiva a natureza divina de cada pessoa, é a de conviver nas fronteiras das dificuldades alheias. Ali acontece de tudo; privações, dores, indigências, lágrimas, humilhações e mais... Aquele que se permite servir não será mais o mesmo. Impossível auxiliar uma dor e permanecer enrijecido para as decisões nobres e elevadas da vida. Ocorre sempre um fenômeno muito interessante no coração de quem auxilia, é uma boa inquietação que nasce e aumenta a cada instante, uma ternura que faz com que a lembrança do sofrimento do outro se traduza em lágrimas e se tenha vontade de ir em seu socorro.

 

Assim, quem procede desta maneira, torna-se instrumento dócil das forças divinas, que através dos seus mensageiros encontram farta disponibilidade, seja ela material e ou espiritual para que a vontade de Deus seja cumprida, a de fazer com que as suas bênçãos chegue até o necessitado.

Aquele que ocupa suas horas atendendo aos convites do coração encontrará sem reservas muitas razões para amar. Se assim não fosse o Senhor Jesus não nos teria dito que a mesma felicidade que desejamos para nós, deveríamos primeiro proporcioná-las ao nosso semelhante. “Ama ao teu próximo como a ti mesmo”.

 

Que não se preocupe o homem em apresentar suas mãos a serviço do coração, não irá manchá-las como alegam alguns; findando a tarefa, elas estarão mais límpidas e luminosas, sem as nódoas da indiferença e dos crimes do passado. A única coisa que pode prender as mãos do homem, é usá-las para prejudicar o seu semelhante em quem se encarcera até o pagamento do último ceitil moral que deva, assim asseverou Jesus.

 

Desdobrando o coração em doação, a criatura humana se despirá da presunção e vestirá a humildade, única túnica aceita no reino dos céus.

 

O CORAÇÃO SEMPRE TERÁ MUITAS RAZÕES PARA AMAR E CONSEQUENTE SER FELIZ.

Autor: Adelvair David 

 

 

 

 

Nota

 

Temos tido problemas com Internet em viagem e, por esse motivo,  não temos conseguido enviar o email de Noticias do Movimento Espírita  com mais frequencia. Nosso pedido de desculpas. Ismael Gobbo 

 

O Rio Douro, Ponte D. Maria Pia e  a bucólica  Ribeira vistos da Serra do Pilar. Porto, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP