Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira,  12 de dezembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/DEZEMBRO/12-12-2012.htm

 

 

 

 

NOTA

Email editado na cidade de Mérida, Espanha. Na o Teatro Romano, da antiga Emérita Augusta, capital da Lusitânia romana. A obra original, conforme inscrições encontradas no próprio teatro, foi realizada entre os anos 16 e 15 a.C., por determinação do Cônsul Marco Vipsanio Agripa, genro do imperador César Augusto.  Foto: Ismael Gobbo

 

 

 

 

A uma só voz, aclamemos a quem o Brasil ama e quer:

 Salve Chico Xavier

 

José Reis Chaves

 

     Kardec, o sábio que mudou o modo de pensar do Ocidente sobre a vida após a morte, é festejado em 3 de outubro pelos espíritas. É que ele renasceu em 3-10-1804.

     E, em 3-10-2012, num concurso promovido pelo SBT para determinar quem é o brasileiro mais importante de todos os tempos, Chico Xavier foi o vencedor, com 71,4 % dos votos. Assim, a data de 3 de outubro tornou-se agora ainda mais festiva para os espíritas e os milhões de simpatizantes do espiritismo. E isso nos traz à memória o que disse o grande filósofo e escritor acadêmico francês Léon Denis, que escreveu: “O espiritismo não é a religião do futuro, mas é o futuro de toda religião.”

      Participaram desse concurso 100 personalidades brasileiras de todas as áreas da política, Ciência, religiões, filosofia, artes da arquitetura, literatura, jornalismo, música, poesia, e indivíduos do setor empresarial, esporte etc. Eis alguns: Santos Dumont, irmã Dulce da Bahia, Princesa Isabel, dom Hélder, Oscar Niemeyer, Edir Macedo, Ayrton Senna, Pelé, Fernando Henrique e Lula. Entre eles Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas, tendo cada um desses dois mais de um milhão de votos. A votação, pela internet e por celulares, teve início em 11-7-2012. Conduziram o encerramento do concurso, em 3-10-1012, no SBT, os jornalistas Carlos Nascimento e Saulo Gomes.

    Chico Xavier, o maior médium psicógrafo da História da Humanidade, psicografou 450 livros. Tendo só o antigo curso primário, ele encantou e encanta os literatos com suas obras psicografadas de entidades que foram famosos escritores e poetas, como encantou e encanta também os cientistas. E pode-se dizer a mesma coisa com relação às suas obras filosóficas e evangélicas, que representam um grande patrimônio cultural, que todos os intelectuais de todas as correntes religiosas, teológicas e filosóficas deveriam ler, aprimorando seus conhecimentos. E sobre essas obras de Emanuel e André Luiz, psicografadas por Chico, debruçam-se grandes pesos pesados da filosofia, da Ciência e da psicologia, em busca de esclarecimentos e luz para o aprofundamento dos seus estudos. Aliás, além dessas obras, há também as emanadas do conhecido espírito Joana d’Ângelis pela psicografia de Divaldo Franco, as quais são também de grande importância para os profissionais dessas áreas e, principalmente, para os da área psicológica. Quanta riqueza cultural e científica nas obras espíritas! Lamento muitíssimo não as ter conhecido antes!

     A extraordinária vitória de Chico Xavier, com 71,4 % dos votos, demonstra que ele é muito querido pelos brasileiros. E assim como em se falando do papa, vem à tona a ideia da Igreja, em se falando do Chico Xavier, vem também à tona a ideia do espiritismo. Dizendo de outro modo, se o papa é engrandecido, engrandecida é também a Igreja, e, igualmente, se o Chico Xavier é engrandecido, ”ipso facto”, o espiritismo o é da mesma forma, pois ele foi um espírita cristão verdadeiro. Realmente, Chico nos mostrou que ser espírita e cristão é a mesma coisa.

    E é por isso que nós brasileiros o amamos e, em alto e bom som, gritamos: Salve Chico Xavier!

    PS:

1)       Recomendo a obra histórica cultural luso-brasileira, “História Prodigiosa de Portugal – Mitos & Maravilhas”, Vol. I. (Quidnovi), de Joaquim Fernandes. http://www.wook.pt/ficha/historia-prodigiosa-de-portugal/a/id/14145713

2)       Farei palestra em Divinópolis (MG), em 11-11-2013. Informações: comunidade espírita regional.

 

 

 

 

Registro. FEB no Rio: 70 anos de Paulo e Estevão

Rio de Janeiro, RJ

Na Sede Histórica da FEB no Rio de Janeiro (Av. Passos, 30), ocorreu na manhã do dia 8 de dezembro, o seminário “Os trabalhadores Espíritas e os Primeiros Cristãos, à Luz da Obra Paulo e Estêvão”, contando com

a atuação do presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, da diretora Célia Maria Rey de Carvalho e Wagner Gomes da Paixão (MG). O evento encerrou as atividades de estudo do ano na Sede

Histórica da FEB e foi coordenado pela diretora da FEB Tânia de Souza Lopes e também integrou a mesa o diretor do CEERJ Humberto Portugal.Na abertura, o presidente interino da FEB fez também uma saudação

geral e lembrou dos 101 anos de inauguração da sede histórica. Compareceram diretores e colaboradores da FEB, frequentadores dos cursos e reuniões daquela sede, diretores e colaboradores do CEERJ, do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, da Cruzada dos Militares Espíritas e de várias instituições do Estado. Este seminário foi implementado em vários Estados em homenagem pelos 70 anos de publicação da obra. Informações: [email protected],

www.febnet.org.br

 

Mesa. Seminário Paulo de Estevão na sede da FEB-Rio

Seminário “Paulo e Est^devão”, FEB, Rio. Público

Seminário Paulo e Estevão na sede da FEB-Rio. Presentações de César, Célia e Wagner

Iraci Campos, na extrema esquerda e os expositores do Seminário Paulo e Estevão. Rio de Janeiro

 

 

 

Convite para o

1º. Encontro com os amigos de Eduardo Carvalho Monteiro São

Eduardo Carvalho Monteiro

Imagem Internet

 

Lançamento do livro "Eternamente", contendo poemas de autoria do Eduardo escritos na sua juventude, homenagem póstuma de familiares e amigos, editado pelo CCDPE-ECM.

 Eduardo era psicólogo, bacharel em Turismo, historiador, jornalista e membro da Academia Paulista Maçônica de Letras, estudioso do espiritismo e das ciências herméticas, com mais de 40 livros publicados sobre espiritismo, maçonaria e esoterismo em geral. Era assessor Pro-Memória da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo - USE. Foi também fundador da Sociedade Anália Franco, em Diadema/SP, membro fundador da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, membro fundador e seu primeiro presidente do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisas do Espiritismo, entidade fundada em 2004 para receber o seu acervo pessoal de documentação histórica do movimento espírita. Eduardo retornou à Pátria Espiritual no dia 15 de dezembro de 2005, aos 55 anos de idade.

Data: 15 de dezembro de 2012 - sábado, das 9 às 12h30

Local: sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM)

Endereço: Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (metrô mais próximo Praça da Árvore, fica na esquina com a Av.Nhandú - travessa da Av. Indianópolis, na altura do nº 1435)

 

Programação:

09:00 às 09:30 - abertura e palavras do Presidente da USE Distrital Ibirapuera Alberto Polita

09:30 às 10:00 - Eduardo na família, por Leonardo Carvalho Monteiro. Lançamento do livro de poemas "Eternamente", escrito por Eduardo ainda jovem.

10:00 às 10:30 - A atividade do Eduardo no movimento espírita, por Julia Nezu Oliveira (Pres do CCDPE-ECM e Pres da USE-SP).

10:30 às 11:15 - Intervalo para um lanche e autógrafo (Os irmãos do Eduardo, Leonardo, Ricardo e Márcia farão uma dedicatória no livro).

11:15 às 11:45 - Marco Milani (Diretor CCDPE-ECM e Coordenador do ENLIHPE) - Pesquisas sobre o Espiritismo na atualidade e os Enlihpes.

11:45 às 12:00 - Vibração e prece de encerramento

12:00 às 12:30 - visita a sala do acervo do CCDPE-ECM, com a irmã do Eduardo que é a Diretora do Acervo Márcia C Monteiro

 

Realização: CCDPE-ECM, USE Distrital Ibirapuera, USE Distrital Jabaquara e USE Distrital Santo Amaro

 

O encontro foi proposto pelo Presidente da USE Distrital Ibirapuera Alberto Polita, admirador e amigo de Eduardo.

 

Informações: CCDPE-ECM pelo fone 11 - 5072.2211 e e-mail: [email protected]

Entrada Franca

(Informação recebida em emails de Sueli Moretti Villas Boas [[email protected]] e de Regina Bachega))

 

 

 

Palestras no Centro Cultural Espírita Reflorescer

Arujá, SP

 

(Informações recebidas em email de Rosangela Pires)

 

 

 

Palestra com Severino Celestino: Jesus o Terapêuta.

João Pessoa, PB

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Luiz Augusto Macedo no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 12/12/2012

às 20,00 com

DR.  LUIZ  AUGUSTO  MACEDO.

da

Cidade de  GUARARAPES.

Tema:

"   SAMARITANO  SOCORRISTA "

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

Registro. Horta Comunitária Joanna de Ângelis: Brechó da Economia. Novo Hamburgo, RS

 

Amigos da Horta!
O último "Brechó da Economia" do ano de 2012, foi um sucesso!
A Horta fortalece suas energias e se contagia cada vez mais com a participação da comunidade nos eventos que promove.
O Brechó, além de ser uma oportunidade de gerar renda para as ações da instituição, também promove a socialização dos participantes durante a espera na fila, quando compartilham lanches, chimarrão, conversas interessantes e troca de contatos para as redes sociais.
A Horta Comunitária, agradece com muito amor a participação de todas as pessoas que viveram conosco, neste e em todas as edições do Brechó da Economia em 2012, as emoções e conflitos que fizeram parte da construção deste evento solidário onde o "ganhar" é a ação que atinge a todos! Oração e Paz!!
Laura Pruch

Horta Comunitária Joanna de Ângelis

www.hortacomunitaria.org.br
Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/nº, Rondônia - Novo Hamburgo/RS CEP 93.415-520 CNPJ: 07.397.625/0001-88 51 - 35871916 - 35870028 "Pequenas ajudas produzem os milagres das grandes realizações" . Joanna de Ângelis

OUTRAS FOTOS NO FACEBOOK; http://www.facebook.com/media/set/?set=a.535889803089136.125798.100000043633220&type=3

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Concerto de Natal com Allan Vilches

Santo André, SP

DIA 16 DE DEZEMBRO


Caríssimo Ademir, só hoje recebi uma definição do Maestro:

  • Concerto Natal na Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André)
  • Orquestra Terra Brasilis
  • Av. XV de Novembro, 442
  • Horário: provavelmente a noite (se não chover)!
  • Será na frente da Acisa, sem cobranças de ingresso!

Agradeço imensamente seu carinho e vamos divulgando para que os amigos de Santo André possam ter contato com este nosso trabalho profissional!

Um forte abraço,

Allan Vilches

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

9º EEME, encontro de estudo e meditação do GEB Maria Dolores

Jales, SP

 

 

Nestes dois dias 8 e 9 de dezembro, aconteceu o 9º EEME, encontro de estudo e meditação espírita do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, foi na chácara do Professor Domingos. 

Com quase que a totalidade dos trabalhadores, um grande número mesmo de comparecimento, tivemos oportunidade de passar momento felizes juntos nos confraternizando e meditando em torno do tema proposto: NAS PEGADAS DE JESUS-conviver para aprender amar, que será o direcionador das atividades para o ano de 2013.

 Com perceptível alegria dos participantes, conversamos sobre as falas do Cristo: “ Não vos inquieteis...”, onde refletimos sobre a queixa - não há razão para a queixa; “Aprendei de mim...” , onde refletimos que os nossos olhos necessitam permanecer direcionados para Deus como sempre estiveram os do Cristo.

 Os espíritos amigos asseveraram que a casa é uma embarcação cujo barqueiro condutor é Jesus, não nos percamos dele, caindo nas águas das ilusões. 

O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores agradece a participação de todos e que Jesus nos abençoe. 

David - Departamento de Doutrina

 

(Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

 

Visite o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse: www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Programação da Kardec Radio

Baltimore, EUA


 

 

CARPENTER

 

 

 

UPCOMING SHOWS

 

December at KR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Video com palestra de Dra. Irvênia Prada

A trajetória do ser espiritual da animalidade à angelitude…

Uma das melhores e mais esclarecedoras palestras que já assisti pessoalmente.

Abraços,

Geraldinho



http://youtu.be/54Sf2Qg8CiE

Palestra excelente da Dra em neurologia -Irvênia Prada- duração 1:15h - clique no linque acima!

Fala sobre a evolução neurobiológica dos animais até o homem, autora do livro A ALMA DOS ANIMAIS- 

Cita Kardec, Darwin, Delanne, André Luiz, Emmanuel...

O Livro dos Espíritos e A Gênese de Kardec; 

Evolução em 2 mundos de André Luiz;

A Evolução Anímica de Gabriel Delanne; 

A Caminho da Luz de Emmanuel

 

(Informação recebida em email de Geraldo LemosNeto)

 

Jardim Roque Gameiro no Cais do Sodré, Lisboa. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Leia o boletim eletrônico semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

 

 

Culto Cristão no Lar

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Luz no Lar. Lição nº 01. Página 11.

 

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação.

A Boa Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes.

A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o tato simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.

Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.

A observação impensada é ouvida sem revolta.

A calunia é isolada no algodão do silêncio.

A enfermidade é recebida com calma.

O erro alheio encontra compaixão.

A maldade não encontra brechas para insinuar-se.

E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a sombra de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.

Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana em todas as circunstâncias.

Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legitimo do amor, porque, estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos cada um de nós, o Quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.

 

(Texto recebido em email do divulgador [email protected]; em nome de; [email protected])

Presépio na igreja de São Martinho de Lordelo. Porto, Portugal.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP