Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/03-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Parábola

 

 

Em 1962, Divaldo passou por uma grande provação, ficando vários dias sem condições de conciliar o sono, hora nenhuma, o que lhe trouxera constante dor de cabeça.

Numa ocasião, não suportando mais, quando Joanna lhe apareceu, ele lhe falou:

- Minha irmã, a senhora sabe que eu estou passando por um grande problema, uma grande injustiça, e não me diz nada?

Por isso mesmo eu não te digo nada, porque é uma injustiça. E como é uma injustiça, não tem valor, Divaldo. Tu és  quem está dando valor e quem dá valor à mentira, deve sofrer o  efeito da mentira. Porque, se tu sabes que não é verdade, por que estás sofrendo? Eu não já escrevi por tuas mãos: "Não valorizes o mal"? Não tenho outro  conselho a dar-te.

- Mas, minha irmã, pelo menos me diga umas palavras de conforto moral, porque eu não tenho a quem pedir.

Então, ela falou: - Vou dar-te palavras de conforto. Não esperes muito.

E contou-lhe a seguinte parábola:

Havia uma fonte pequena e insignificante, que estava perdida num bosque. Um dia, alguém por ali passando, com sede, atirou um balde e retirou água, sorvendo-a em seguida e se foi. A fonte ficou tão feliz que disse de si para consigo:

- Como eu gostaria de poder dessedentar os viandantes, já que sou uma  água preciosa!

E orou a Deus: - Ajuda-me a dessedentar!

Deus deu-lhe o poder. A fonte cresceu e veio à borda. As aves e os animais começaram a sorvê-la e ela ficou feliz.

A fonte propôs: - Que bom é ser útil, matar a sede. Eu gostaria de pedir a Deus que me levasse além dos meus limites, para umedecer as raízes das árvores e  correr a céu aberto.

Veio então a chuva, ela transbordou e tomou-se um córrego. Animais,  aves, homens, crianças e plantas beneficiaram-se dela.

A fonte falou: - Meu Deus, que bom é ser um córrego! Como eu gostaria de chegar ao  mar!

E Deus fez chover abundantemente, informando:

- Segue, porque a fatalidade dos córregos e dos rios é alcançar o  delta e atingir o mar. Vai!

E o riacho tomou-se um rio, o rio avolumou as águas. Mas, numa curva  do caminho, havia um toro de madeira. O rio encontrou o seu primeiro impedimento.

Em vez de se queixar, tentou passar por baixo, contornar, mas o toro de madeira cerceava-lhe os passos. Ele parou, cresceu e o transpôs tranquilamente.

Adiante, havia seixos, pequeninas pedras que ele carregou e outras inamovíveis, cujo volume  ele não poderia remover. Ele parou, cresceu e as transpôs, até que chegou ao mar. Compreendeste?

- Mais ou menos.

Todos nós somos fontes de Deus - disse ela. - E como alguém um dia bebeu da linfa que tu carregavas, pediste para chegar à borda, e Deus, que é amor, atendeu-te.

Quiseste atender aos sedentos, e Deus te mandou os Amigos Espirituais para tanto. Desejaste crescer, para alcançar o mar e Deus fez que a Sua misericórdia te impelisse na direção do oceano. Estavas feliz. Agora, que surgem empecilhos, por que reclamas? Não te permitas queixas.

Se surge um impedimento em teu caminho, cala, cresce, transpõe-no, porque a tua fatalidade é o mar, se é que queres alcançar o oceano da Misericórdia Divina.

Nunca mais lamentes a respeito de nada.

Parábola contada pelo espírito Joanna de Ângelis a Divaldo Franco num momento de grande angústia do médium.

Rio de Janeiro, Agosto de 2010 Som Wave Imagens INTERNET

DESEJO- LHES PAZ! Ana Maria Spränger

 

 

Acesse o PPS aqui:

http://www.slideboom.com/presentations/385538

 

(Retirado da Internet em http://www.slideboom.com/presentations/385538)

 

 

 

Divaldo Pereira Franco nos Emirados Árabes

Dubai

 

 

Ola amigos,
convidamos vocês para o II Encontro de Filosofia Espírita do Oriente Médio, que será realizado em Dubai no próximo dia 11 de fevereiro, sábado as 16 horas.

Nosso convidado para apresentar o tema "Família: Amor ou Obrigação?!" será o respeitado orador espírita Divaldo Pereira Franco, em seu segundo ano visitando os grupos de estudos dos EAU.

 

Lugares limitados! Não deixe de fazer sua inscrição via email para [email protected]
 
Data: 11/02/2012 - Sábado
Hora: 4pm
Local: Al Satwa (Detalhes do local e mapa seguem no email de confirmação apos inscrição)

 

Realização:

GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar

GEEAD - Grupo de Estudos Espírita de Abu Dhabi

 

Apoio:

CEEAK - Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

 

Sobre Divaldo

Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo, Divaldo é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Como médium, publicou duzentos e cinqüenta e cinco livros, com mais de oito milhões de exemplares, onde se apresentam duzentos e onze Autores Espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve versões para dezessete idiomas (alemão, albanês, catalão, dinamarquês, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e sistema Braille).

A renda proveniente da venda dessas obras, bem como os direitos autorais foram doados, em cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas. Dos seus oitenta e quatro anos, sessenta e quatro foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador.

acesse o site http://www.divaldofranco.com/biografia.php

 

Abracos de Luz!
Patricia Farias
GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar
http://www.espacodespertar.blogspot.com/
Caso nao queira mais receber os emails desta lista, ou cadastrar algum novo e-mail favor entrar em contato ([email protected])

 

Abaixo fotos do I Encontro com Divaldo Pereira Franco  em Dubai,  no ano de 2009

 

 

 

 

 

 

 

1ª. Mostra de Filmes Espiritas e Espiritualistas Lusófonos

Londres, Reino Unido

 

 

André Marouço, diretor de “O Filme dos Espíritos”, um dos destaques na Mostra, assim se expressa sobre o filme e sua participação naquele importante evento:

 

 

  

                                                               André Marouço                                               Divulgação

                                                            Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Pode nos historiar a sua obra cinematográfica  “O Filme dos Espíritos”?

 

O roteiro do longa começou a escrito, no final de 2009, foram feitos 13 tratamentos até que o roteiro estivesse pronto para as filmagens, além do roteirista principal, fora feito a análise do roteiro pela roteirista e cineasta Gabriela Amaral, e em reuniões mensais, os cineastas Michel Dubret, Eduardo Dubal e Briza Menezes auxiliaram nos tratamentos do roteiro até chegar ao roteiro final. Em 18 de abril de 2010 foram iniciadas as filmagens do longa, foram 30 dias intensos. Nossos recursos eram escassos, a produção não poderia sonhar em estourar o orçamento. Em junho, julho e agosto montamos o filme e fomos em busca de uma distribuidora que o levasse as telas cinematográficas. Três distribuidoras negaram a distribuição, porém a Paris Filmes, não apenas aceitou levá-lo ao cinema, como também investiu recursos para a finalização do filme. Estação Luz de Fortaleza-CE, também investiu recursos de finalização. Dessa forma, entre os meses de fevereiro e junho de 2011 o filme foi finalizado e em julho iniciou-se a promoção do longa que chegou nos cinemas no dia 07-10-2011.

 

André foi difícil a montagem de “O Filme dos Espíritos” a partir de outros curtas?

 

Sim, foi bastante difícil encaixar os curtas em um longa, curvas dramáticas precisaram ser criadas para tanto. Por outro lado, por ter se tratado de um filme de baixo orçamento, as vezes os montadores Eduardo Dubal e Mirella Alves não dispunham de muitas opções para cada sequência, aliás, existiram sequências em que havia apenas uma única tomada de câmera.

 

O Filme dos Espíritos teve o sucesso que esperava?

 

Sim, foi o primeiro filme de temática espírita que não contou com verba de promoção no principal veículo de comunicações do país, por outro lado, todo o mix de marketing e distribuição contou com escassas verbas para tanto, assim, fora optado pelo marketing de guerrilha, alguns recursos foram locados em marketing viral (WEB), as redes sociais foram utilizadas e foram realizadas palestras em grandes Centros Espíritas de grandes centros urbanos brasileiros. Além disso, o filme recebeu o apoio da pela imprensa espírita, e pelo movimento espírita Brasileiro, pois pela primeira vez no cinema nacional, parte dos recursos foram revertidos para uma obra social:  a construção dos novos ambulatórios das Casas André Luiz. Dessa forma, por se tratar de um filme de baixo orçamento, atingir 320 mil expectadores, parece ser uma grande vitória.

 

Pode nos fornecer o balanço geral do custo de produção, público e critica?

 

O filme, desde sua idéia ainda no projeto de curtas, até chegar aos cinemas, custou algo em torno de 1.100 milhão de reais, atingiu 320 mil de público, tendo sido o filme brasileiro mais assistido durante as três primeiras semanas de cartaz. As mensagens que nos chegaram através de e-mails, telefones, e posts no Facebook, mostraram a ampla empatia com os expectadores com o filme. Quanto aos críticos, estes, em geral, parecem não ter gostado muito da obra, mas cabe aqui o sábio dito popular “A voz do povo é a voz de Deus”, e deve-se aprender com as críticas para o aprimoramento dos próximos filmes.

 

Quais os passos futuros para o filme?

 

O filme estreou em dezembro nas vídeo locadoras de todo país, devendo chegar em abril nas lojas para venda direta ao público consumidor, lembrando que parte da renda será revertida para as obras sociais das Casas André Luiz e para a divulgação do Espiritismo nos projetos da Fundação Espírita André Luiz.

Ainda este ano , teremos a estreia do filme em algum canal fechado de TV, e a carreira em salas de cinema do exterior. Esperamos levá-lo para o maior número de países, já que fora legendado em: Francês, inglês e espanhol.

 

Como esta enxergando a 1ª Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres e tendo O Filme dos Espíritos como um dos destaques?

 

Para nós é motivo de grata satisfação e esperamos que nossos compatriotas brasileiros que habitam na ilha britânica possam levar o maior número de ingleses para as sessões de O Filme dos Espíritos e dos outros filmes, afinal, precisamos internacionalizar a doutrina dos espíritos.

 

 

 

 

 

(Entrevista para Ismael Gobbo do Noticias do Movimento Espírita)

 

 

 

 

 

 

Programações da Comunidade Espírita Cairbar Schutel

Matão, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; antonio gouvea [[email protected]])

 

 

 

 

 

Seminário: Os trabalhadores Espíritas e os Primeiros Cristãos, à luz da obra “Paulo e Estevão”. Belo Horizonte, MG

 

 

A Gruta de São Pedro, escavada na rocha, teria sido o ponto de partida das viagens paulinas.

Antioquia da Síria (Antakya, Turquia). Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Evangelho Musical com Vansan

São Paulo, SP

NO GRUPO ESPÍRITA REVIVER – DIA 16/02/12

ÀS 19:30 HS

ENGENHEIRO LEONIDAS FERREIRA, 332 – VILA EMA 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Próxima Reunião da “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

Next Meeting/Próxima Reunião

 

Dear beloved friends,
 
Our next meeting will be this Sunday, 05th of February 2012, at 11:00 a.m. It going to be held in our place on the following address:
 
21 Fairview, Dublin 3
 
It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses: 14, 27, 31, 29, 42, 43, 130 and 15 and get off one stop before Marino College.  It's the door between Tesco Express and Abacus Finance. 

 

During the meeting we will have a special team looking after your kids, so bring them up!!!!
 
We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell. Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!
 
All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!
 
I hope to see everyone soon!
 
Regards,
 
Spiritist Society of Ireland
0879484096 - Stevan
________________________________________________________________________________

 

Meus queridos amigos,


É com grande alegria que anunciamos nossa primeira reunião do ano neste domingo 29/01/2012 as 11:00 hs na nossa sede localizada na 21 Fairview, Dublin 3.


Os ônibus que serve o local são 27, 31, 29, 42, 43, 130, 14 e 15 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview!  A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.

 

Nao deixe seus filhos em casa, traga-os para a reunião temos uma  equipe que irão ficar com eles enquanto ocorre a palestra.


Nosso Café estará vendendo bolos, doces, pão de queijo assado, café, chá e muito mais! Sem contar que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!


Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!
 
Esperamos todos lá!!!
 
Abraços Fraternos,



Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

(Informações recebidas de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Cursos no C.E. Seara dos Pobres

Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

NESJ promove Curso com Pedro Nakano em sua nova sede

São Paulo, SP

 

 

Prezado Ismael.
 
É com alegria que inauguramos nossa nova  sede e pedimos sua colaboração na divulgação do curso
que realizaremos conforme informações que seguem.
Receba nossos agradecimentos e fraternal abraço,
Esmeralda Tura Citriniti
NESJ-Nucleo Espírita Segue a Jesus

-----------------


O NESJ OFERECERÁ IMPORTANTE CURSO:ESPIRITISMO SEGUNDO A VISÃO CIENTÍFICO-FILOSÓFICA,
SOB A COORDENAÇÃO DE PEDRO NAKANO, QUE MINISTRA ESSE CURSO NO  CCDPE-ECM  Centro de
Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro,  juntamente com
outros membros do GPEAK - Grupo de Pesquisa do Espiritismo Allan Kardec.
CURSO GRATUITO
DURAÇÃO: 14 AULAS  DE 22/MARÇO ª 28/JUNHO/2012
HORÁRIO : DAS 20 ÀS 22 HORAS (ÀS QUINTAS-FEIRAS)
ENDEREÇO: RUA VALDEMAR MARTINS, 1138 - CASA VERDE -SP (NOVA SEDE DO NESJ)
PÚBLICO ALVO: Dirigentes de Casa Espíritas, Expositores, Estudiosos e Pesquisadores
INSCRIÇÕES: FONE:3858-0164
SITES: www.segueajesus.org.br
              www.ccdpe.org.br
       
email:  [email protected]
 
FRATERNALMENTE,
Esmeralda T.Citriniti

 

 

 

 

 

Família é tema de Confraternização Espírita do Maranhão

 durante o Carnaval. São Luis, MA

 

FAMÍLIA É TEMA DE CONFRATERNIZAÇÃO ESPÍRITA DO MARANHÃO DURANTE O CARNAVAL
Carnaval é tempo de celebrar a alegria. Alegria em renovar nossa fé em Cristo e viver momentos de encontro fraterno e espiritualidade. Vem aí a 32ª CONESMA, que será realizada de 19 a 21 de fevereiro, na Universidade Federal do Maranhão. Uma promoção da FEMAR, Federação Espírita do Maranhão.
 O tema deste ano é a “Família: Aperte mais esse Laço“. Durante 3 ( três ) dias adultos jovens e crianças vão participar de palestras, oficinas e seminários.
Domingo, dia 19, têm atividades de 8h às 18h. O Seminário de Abertura é sobre As Primeiras Lições de Moral na Infância, com a palestrante Lúcia Ericeira. Na parte da tarde, é a vez de Maria Elizabeth Bulcão, falar sobre Relações Pais e Filhos: Um Exercício de Amor e Crescimento. Depois tem Oficina, com Solange Lopes da Silva.
Na segunda-feira, dia 20, a programação começa às 8h30h e termina às 18h. De manhã tem palestra sobre “A Dinâmica Familiar e Seus Desafios“, com Ana Luiza Nazareno Ferreira e a tarde, Fábio Sousa de Carvalho vai discutir a Ética Familiar, seguida de Oficina.
Na terça-feira, dia 21, último dia do encontro, as atividades terminam às 12h. Será realizada uma Mesa Redonda com todos os palestrantes. A Presidente da FEMAR, Ana Luiza Nazareno Ferreira faz a palestra de encerramento sobre o tema, “Família: Aperte mais Esse Laço“.
Dois eventos paralelos estão programados: A CONEJ, destinada a jovens de 12 a 21 anos e a CONESMINHA, para crianças de 5 a 11 anos.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Federação Espírita do Maranhão, que fica na Rua das Paparaúbas, Quadra 20, Casa 25, Bairro São Francisco ou na II Feira do livro Espírita do Shopping Rio Anil.
O preço da inscrição é de R$ 50,00 adulto, R$ 30,00 jovens e R$ 10,00 crianças, com direito a almoço, no sábado, dia 19 e domingo, dia 20.
Outras informações pelo telefone 3232-9907.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO, FICAREMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!!


PROGRAMAÇÃO 32ª CONESMA

DOMINGO: DIA 19/02/2012
08h – Entrega do Material
08h30min – Abertura / Prece / Dinâmica
09h – SEMINÁRIO: PRIMEIRAS LIÇÕES DE MORAL DA INFÂNCIA – (Lúcia Ericeira)
10h – Intervalo
10h30min – Continuação do Seminário
11h30min – Perguntas e Respostas
12h – Almoço
14h – SEMINÁRIO: RELAÇÕES PAIS E FILHOS: UM EXERCÍCIO DE AMOR  E CRESCIMENTO - (Maria Elizabeth Bulcão)
15h30min – Intervalo
16h – OFICINA (Solange Lopes da Silva)
17h30min – Momento de Arte
18h – Encerramento

SEGUNDA-FEIRA: DIA 20/02/2011
08h30min – Prece e Dinâmica
9h – SEMINÁRIO: A DINÂMICA FAMILIAR E OS SEUS DESAFIOS –
        (Ana Luiza Nazareno Ferreira)
10h – Intervalo
10h30min – Continuação do Seminário
12h – Encerramento
14h – SEMINÁRIO: EM TORNO DE UMA ÉTICA FAMILIAR –
          (Fábio Sousa de Carvalho)
15h30min – Intervalo
16h – OFICINA (Solange Lopes da Silva)
17h30min – Momento de Arte
18h – Encerramento

TERÇA-FEIRA: DIA 21/02/2012
08h30min – Prece e Dinâmica
9h – MESA REDONDA
        Maria Elizabeth Bulcão
       Ana Luiza Nazareno Ferreira
       Fábio Sousa de Carvalho
      Solange Lopes da Silva
10h – Intervalo
10h30min – PALESTRA: FAMÍLIA: APERTE MAIS ESSE LAÇO -
                    (Ana Luiza Nazareno Ferreira)
11h30min – Momento de Arte
                  - Divulgação das Atividades da FEMAR
12h - Encerramento

PROGRAMAÇÃO CONEJ 2012
DOMINGO: DIA 19/02/2012
08h - Música, dinâmica e prece inicial
09h - Tema: Honrar a vosso Pai e a vossa Mãe (Atividades em grupo, dinâmicas e apresentação das conclusões)
10h - Intervalo
10h30min - Continuação das atividades
11h30min – Música
12h - Almoço
13h30min – Música
14h - Tema: Piedade filial (Atividades em grupo, dinâmicas e apresentação das conclusões)
15h30min - Intervalo
16h - Continuação das atividades
17h - Perguntas e respostas
17h30min – Música
18h - Encerramento

SEGUNDA-FEIRA: DIA 20/02/2012
08h30min - Música, dinâmica e prece inicial
09h - Tema: Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos? (Atividades em grupo, dinâmicas e apresentação das conclusões)
10h - Intervalo
10h30min - Continuação das atividades
11h30min – Música
12h - Almoço
13h30min – Música
14h – Tema: A parentela corporal e a parentela espiritual (Atividades em grupo, dinâmicas e apresentação das conclusões)
15h30min - Intervalo
16h - Continuação das atividades
17h – Música
17h30min - Momento de Arte
18h - Encerramento

TERÇA-FEIRA: DIA 21/02/2012
08h30min - Música, dinâmica e prece inicial
09h – Tema: A ingratidão dos filhos e os laços de família (Atividades em grupo, dinâmicas e apresentação das conclusões)
10h - Intervalo
10h30min - Continuação das atividades
11h30min – Encerramento

PROGRAMAÇÃO CONESMINHA 2012

DOMINGO: DIA 19/02/2011
13h30min - Recepção das crianças / Divisão de Turmas
14h - Atividades de recreação e Evangelização Infantil
15h50min - Lanche
16h20min - Atividades de recreação e Evangelização Infantil
17h20min - Prece de encerramento

SEGUNDA-FEIRA: DIA 20/02/2011
13h30min - Recepção das crianças / Divisão de Turmas
14h - Atividades de recreação e Evangelização Infantil
15h50min - Lanche
16h20min - Atividades de recreação e Evangelização Infantil
17h20min - Prece de encerramento

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

Ficheiro:Sao Luis 6.jpg

Praia do Calhau. São Luis, MA. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sao_Luis_6.jpg

 

 

 

 

 

Curso dinâmico de Passe. Reciclando o trabalho de Fluidoterapia

Guaxupé, MG

 

CURSO DINÂMICO DE PASSE

 RECICLANDO O TRABALHO DE FLUIDOTERAPIA

 

EM GUAXUPÉ - MG

 

COORDENADOR: ISMAEL BATISTA

 

 

DIA - 05 DE FEVEREIRO (DOMINGO)

HORÁRIO - DAS 8H30 ÀS 17H00

LOCAL - EDUCANDÁRIO ALLAN KARDEC

Rua SãoJoão - 290 - Centro

Telefones - 35 3551 6688 / 8822 5557

 

TAXA DE ALMOÇO/REFRIGERANTE - RESTAURANTE VARANDA

R$ 15.00 - OPCIONAL

 

PÚBLICO - COMPANHEIROS QUE JÁ TENHAM CONHECIMENTO BÁSICO DE DOUTRINA E QUE GOSTARIAM DE COLABORAR NESTE IMPORTANTE TRABALHO CRISTÃO: O DE DOAR AMOR

 

 

REALIZAÇÃO

IDEG - Instituto de Divulgação Espírita de Guaxupé

AME - Aliança Municipal Espírita de Guaxupé

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Curso Evangelho no Lar. C.E. Caminho, Verdade e Vida

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações em email de AME P.Caldas / CRE 4ª Região [[email protected]])

 

 

 

O Espiritismo tem a solução para a violência nos estádios

 

Wellington Balbo – Bauru SP

 

Não é de hoje que a selvageria corre solta nos estádios de futebol. Desta vez foi em Egito, e deixou um saldo de mais de 73 mortos. Mas essas barbaridades ocorrem em todos os cantos e recantos do mundo. Há alguns anos eram os Hooligans que traziam medo e transtorno aos palcos do nobre esporte em solo europeu.

Os clubes ingleses, aliás, a partir de 1.986 ficaram proibidos de participar de ligas européias por 5 anos por conta dos vândalos britânicos. Naquele país foram adotadas medidas severas para coibir a ação dos indivíduos problemáticos. A partir do ano 2.000 institui-se a intolerância para com os maus torcedores, e estes foram sendo expulsos dos estádios podendo, inclusive, ir parar atrás das grades.

Em Itália a questão da violência nos estádios também é caso sério. Conforme artigo escrito pelo professor Vanderlei de Lima e disponível em - (http://www.organizadasbrasil.com/artigos/qual-a-eficacia-de-banir-torcidas-organizadas.php) -  torcedores do Brescia no ano de 1994 agrediram o jogador Giuseppe Baronchelli, acusando-o de não atuar com garra.

Ano passado recordo-me quando Rafael Moura e Fred, ambos atletas do Fluminense RJ,  foram perseguidos por torcedores quando retornavam às suas casas após jantar em um restaurante carioca.

Bem o sabemos que os maus torcedores aqui em Brasil também não ficam atrás e produzem brigas, quebradeiras em metrôs, aparelhos telefônicos e, para não perder o costume, mortes, além das costumeiras perseguições aos jogadores.

Erick  Dunning, um dos pesquisadores do tema “torcedores e torcidas”, afirma que medidas severas contra maus torcedores pode não dar o resultado social esperado. São necessárias obviamente, mas funcionam apenas como analgésico que livra o câncer do vandalismo apenas dos estádios.  Bane-se o torcedor do estádio, porém ele, como vândalo, transfere sua baderna para outro local, ou, então, aguarda o ônibus do time para fazer balburdia em universo distante dos estádios. Veja que apenas varremos a sujeira para debaixo do tapete, mas ela ainda existe.

Como, então, superar o problema e trazer a paz não apenas aos estádios mas a todos os locais?

O Espiritismo tem a solução para o grave problema que aflige a sociedade e promove mortes, dores e desolação para quem, num dia de domingo, foi buscar entretenimento.

Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec na questão 918 tece comentário a respeito das características do Homem de Bem que transcrevemos abaixo:

“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade em sua maior pureza. Se interroga sua consciência sobre os atos realizados, perguntará se não violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que pôde, se ninguém tem nada a se queixar dele, enfim, se fez aos outros o que gostaria que os outros fizessem por ele. O homem cheio do sentimento de caridade e amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperar retorno, e sacrifica seu interesse à justiça. É bom, humano e benevolente para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem exceção de raças nem de crenças. Se Deus lhe deu poder e riqueza, vê essas coisas como um depósito do qual deve fazer uso para o bem. Não tira disso nenhuma vantagem, porque sabe que Deus, que os deu, pode tirá-los. Se a ordem social colocou homens sob sua dependência, trata-os com bondade e benevolência, por serem seus iguais diante de Deus; usa de sua autoridade para elevar-lhes o moral , e não para esmagá-los com seu orgulho. É indulgente para com as fraquezas dos outros, por saber que ele mesmo tem necessidade de indulgência, e se lembra dessas palavras do Cristo: “Que aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra”. Não é vingativo. A exemplo de Jesus, perdoa as ofensas para se lembrar apenas dos benefícios, porque sabe que será perdoado como ele próprio tiver perdoado. Respeita em seus semelhantes todos os direitos que as leis da natureza lhes concedem, assim como gosta que respeitem os seus”.

Kardec traça com extrema poesia essas linhas concernentes ao Homem de Bem que, aliás, não o pode ser apenas no recinto religioso. O Homem de Bem deve sê-lo no estádio de futebol, no lar, no trabalho, enfim, em seu dia a dia.

Por isso comentamos sempre que a Doutrina Espírita é a doutrina do cotidiano e não pode ficar restrita a locais. Ela é a bússola existencial que deve guiar-nos no caminho do respeito ao semelhante e as diferenças.

Eis, portanto, que se respeitarmos o outro em suas opções já teremos dado grande passo para banirmos de nós a brutalidade que caracteriza guerras como as que aconteceram em território egípcio.

Os estádios só terão paz quando o ser humano banir o ódio de seu coração. A selvageria que vemos nos estádios é a mesma selvageria que ocorre, não raro, nos lares, no trânsito, nas ruas e nas guerras patrocinadas pelo fanatismo religioso.

Paz é sinônimo de respeito a quem torce ao time diferente, a quem pensa diferente e também a quem faz a opção sexual diferente.

Enquanto não tivermos paz no coração e juízo  na cabeça existirão agressões não apenas nos estádios, mas em todos os locais onde estiver alguém que se diz "racional".

Eis, portanto, que a mensagem deixada por Kardec assume sensível importância impelindo-nos a buscar incansavelmente produzir em nós os efeitos benéficos e pacíficos do Homem de Bem, aquele Homem que jamais deixa se contaminar pelo ódio e a agressividade, seja nos estádios, seja em casa, no trânsito, nas ruas...

Pensemos nisso.

Acesse a Rádio CEAC do Centro Espírita Amor e Caridade – Bauru SP – www.radioceac.com.br

 

 

Estádio Wembley, Londres. Foto Matheus Gobbo

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP