Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  06 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/06-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

...Até o fim dos tempos!

 

     Tudo na Sua vida é uma aparente contradição que se enriquece de legitimidade em cada passo, após acurada reflexão.

     Negando o mundo, Ele é o Senhor do mundo.

     Falando sobre a vida, doa a Sua em legado de inexcedível amor.

     Desde antes do nosso tempo, permanecerá até o fim dos tempos!...

     Começando no anonimato, prossegue desconhecido, quanto mais é comentado.

     Filho de Deus por excelência, conclama todos os homens a desvelarem o seu deus oculto e alcançarem o Supremo.

     Seus silêncios são mais altissonantes do que todas as Suas palavras.

     Os Seus não-feitos, têm um significado psico-sociológico mais poderoso do que todos os Seus atos.

     Vivendo com todos, mas não Se permitindo pertencer a ninguém, senão ao Seu Pai em cujo Nome viera à Terra.

     A Sua saga é o amor em plenitude; no entanto, escolhe pessoas simples, corações singelos, mentes não desenvolvidas culturalmente para estabelecer as bases da vida eterna.

     Ama as criancinhas, defende as mulheres e socorre enfermos, pobres, desvalidos, abandonados, infelizes, num período em que a bajulação, a submissão e a indignidade predominam nas consciências e nos anelos dos povos.

     Enquanto os multiplicadores de opinião de todos os tempos usam a tribuna, a pluma, o altar, a força e a glória terrestre para apresentar os seus planos, Ele sobe a um monte defronte de um pequeno mar e canta o maior poema que jamais se ouviu, alterando por definitivo o significado dos valores humanos através das inesquecíveis bem-aventuranças.

     Junto ao poviléu e entre os malcheirosos Ele esplende de beleza sem os humilhar; destacando-se pela grandeza moral, sem os ferir, arrebanhando-os sem se impor...

     Jesus é único!

     Incomparável, ninguém se lhe assemelha em candura, em sabedoria, em majestade, em renúncia...

     O Seu é o hino majestoso de encorajamento para os anseios do coração e as aspirações do pensamento.

     Todos os fundadores de religião estabelecem regras, impõe cultos, exacerbam o fanatismo, convocam à submissão.

     Não Ele.

     Não fundou qualquer doutrina, nada exigiu, aparecendo como se fosse uma brisa perfumada em manhã de Sol, amenizando o calor e esparzindo harmonia. Só apresentou uma recomendação: o amor indistinto a Deus, ao próximo e a si mesmo...

     Alterou porém, os conteúdos da sociologia, da metafísica, da ética, da filosofia, tornando a Sua uma Doutrina total, que explica os segredos da vida através de um autoconhecimento incomum e de uma revelação invulgar sobre todos os fenômenos existenciais.

     Em quatro pequeninos livros, que lhe narram a existência, permanece a maior história jamais escrita na Humanidade, a mais concisa proposta de transformação humana, a mais simples estratégia de revolução para mudar as estruturas da Terra.

     Cada versículo oferece visível e oculta uma mensagem que pode ser penetrada, porém, de forma variada, de acordo com a necessidade de cada um que a consulta e nela descobre a resposta.

     São tesouros inesgotáveis de sabedoria, de ciência, de amor, que os tempos não consumiram.

     Possuem interpolações, adulterações, mutilações que sofreram através dos dois milênios que se evolaram na ampulheta dos tempos e, não obstante, continuam vivos, ricos de luzes, atendendo a sede e a fome de verdade.

     É paradoxal observar-se que, embora tenham sofrido a interferência de paixões, de interesses políticos e religiosos, permaneçam enriquecedores e nobres, norteando milhões de destinos e albergando outras tantas vidas.

     Seus ensinos agigantam-se como verdadeiros tratados a respeito da renúncia, da abnegação, da caridade, da não-violência, da dignificação humana, da iluminação de consciência, da moral e do pensamento, ampliando espaços na cultura e na conduta de todos aqueles que se permitem consultá-los.

     Podem ser considerados pérolas que adornam a cultura humana carente de amor e de respeito pela vida, emoldurando o campo das possibilidades a descortinar e conquistar pelo esforço de cada qual.

     Ao alcance de quem os deseje, permanecem silenciosos ou cantantes através dos séculos em marcha inexorável para o infinito.

     Tentar escrever sobre Jesus e Sua Doutrina é ousadia que desperta a coragem e o valor de todos quantos desejam mantê-lo vivo nas páginas da História.

     A Sua é a vida mais comentada de todas as vidas.

     A história mais narrada entre todas as histórias.

     ... E, no entanto, muito simples, discreta e incomum.

     Desde a data do Seu nascimento que as controvérsias se apresentam.

     Teria ocorrido, conforme escreveu o monge cita, Dinis, o Pequeno, também chamado Dyonisius Exiguus que, no século VI, em Roma, tomando por base o texto de S. Lucas -  No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréa e Traconides, e Lysânias, tetrarca de Abilene, sendo sumos sacerdotes Anãs e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zebedeu, no deserto (III – 1 e 2) -  descobriu a forma para definir o ano 754 da Era da fundação lendária de Roma, como a Sua data de Natal ?!

     Ou ocorreu conforme as análises mais recentes em torno do recenseamento, que se teria dado antes em 748?!

     Ou ainda, tendo-se em conta que, se Ele veio “até João, em janeiro de 28, com a idade aproximada de trinta anos”, não teria nascido anteriormente, dois ou três anos precedentes ao período estabelecido para início da nossa Era?!

     Ou ainda, possivelmente no ano 6 anterior ao marco inicial aceito, conforme os apontamentos a respeito da morte de Herodes, que teria ocorrido em 4, antecipando o registro considerado como pilar do novo Milênio, tendo em vista a informação de Flávio Josefo, o historiador do povo hebreu, e as anotações da astronomia que, tomando por fundamento um eclipse lunar, estabeleceu aquele fenômeno como tendo acontecido na noite de 12 de março do referido ano?!

     Ou ainda, conforme a narraçao do encontro de Herodes com os Reis magos em Jerusalém, quando ele já retornara dos banhos de Callorhoé e de Jericó, onde houvera passado os últimos tempos de sua existência, constataremos que há uma defasagem de 5 anos...

     O quase certo, definitivo e aceito modernamente, é que o Seu nascimento deu-se no ano 6 antes de nossa Era.

     Será porém isso importante, desde que Ele nasceu, viveu e morreu por amor?

     De todas essas aparentes controvérsias surge a vida singular e grandiosa de Jesus, que arrebata vidas e continua conduzindo-as ao aprisco de Deus.

 

*

 

     Não nos atrevemos a uma apresentação histórica da arrebatadora Vida de Jesus, tarefa que cientistas e teólogos, sociólogos e filósofos vêm realizando com brilhantismo e êxito.

     Mergulhamos apenas em algumas passagens dos Seus feitos, para atualizar o Seu pensamento e incorporá-lo ao nosso dia-a-dia em busca de plenitude e de renovação espiritual.

     Não é, portanto, mais um livro sobre a Sua vida.

     São reflexões, gratidão e amor pelo Seu heroísmo, que permanecerá ao nosso lado, acompanhando-nos carinhosamente até o fim dos tempos.

Salvador, 5 de janeiro de 2000.

Amélia Rodrigues

 

Página magistral de abertura do livro:

...ATÉ O FIM DOS TEMPOS

Ditado pelo espírito Amélia Rodrigues

pela psicografia de Divaldo Pereira Franco

 

 

Jesus falando. Pintura em parede por Maria Tereza Braga. Casa da Caridade, Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

O Mar da Galiléia em Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo

Estátua de Jesus e Pedro na parte externa da Igreja do Primado em Tabgha, Israel

Foto Ismael Gobbo

 

Solo arado em fazenda na Planície de Genesaré com o Monte das Bem-aventuranças

 e  Mar da Galiléia ao fundo. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos

Londres, Reino Unido

 

Glauber Filho

 

 

Entrevista concedida pelo  Diretor

Glauber Filho para Ismael  Gobbo

ao Noticias do Movimento Espírita

 

Glauber Santos Paiva Filho tem  42 anos, é casado e pai

de 2 filhos. Embora filho e neto de  médicos resolveu ser

jornalista, cineasta e professor universitário. É cearense

nascido em Fortaleza, formado em Jornalismo pela Uni-

versidade  Federal  do  Ceará. Fez   pós  graduação   em

administração e marketing e atualmente está no meio de

um mestrado em Ciências da Cultura em Portugal. Tam-

bém fez cursos de cinema na Escuela Internacional de

Cine e TV Los Baños – Cuba.  Glauber  Filho foi diretor

dos filmes “Bezerra de Menezes, O  Diário  de um Espíri-

to e “As Mães de Chico Xavier” ambos relacionados pa-

ra exibição na  1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiri-

tualistas Lusófonos a ser realizado em Londres, no Reino

Unido.

Nesta entrevista Glauber nos fala um pouco de sua  vida

espírita, da sua trajetória profissional,   dos   filmes e da

sua expectativa para a 1ª. Mostra. 

 

Imagens divulgação

 

Você é Espírita?

 

Sim

 

Poderia nos fazer uma síntese de  sua participação no movimento espirita durante esses anos?

 

Até finalizar o filme Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírita, não sabia que era espírita. Sentia-me espírita, mas não frequentava nenhum centro. Meus estudos estavam apenas começando  através da pesquisa sobre o médium. Depois, resolvi participar das atividades  do GEPE. Acho que minha contribuição maior para o espiritismo é participar deste movimento coletivo da arte espírita, da divulgação da doutrina.

Como tem sido a sua trajetória no mundo do cinema?

Comecei aos 16 anos fazendo documentários e vídeos domésticos. Depois conseguir inserir a atividade do cinema na minha vida profissional. Trabalhei muito tempo com produtora de filmes publicitários. Paralelamente, realizei curtas, documentários e conteúdos para televisão.

 Quais os filmes que dirigiu?

Longa Metragens, como diretor: Oropa, França e Bahia ( Também é minissérie); Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito; Bezerra de Menezes, O Médico dos Pobres ( inédito – documentário que originou o filme); Linhas de Organdi; As Mães de Chico Xavier.

Curtas: Borracha para Panela de Pressão; Aquarela; Chagas Abertas, San Pedro Um Navio à Deriva; O Astro Popular...

O filme Bezerra de Menezes- O Diário de um Espírito pode ser considerado como o pontapé inicial do Espiritismo  na telona?

De certa forma sim! Mas não foi o primeiro filme espírita nas telas brasileiras. Pelo que conheço, o primeiro foi Joelma 23º Andar (1979) de Clery Cunha. Mas depois do Joelma não houve outras produções na sequência. Somente depois de 28 anos surgiu o Bezerras de Menezes e outros foram produzidos logo depois. É claro que há todo um contexto para que o movimento tenha ocorrido desta maneira e que difere da época do Joelma.

Como foram os resultados numéricos e a avaliação da critica especializada?

 Acredito que os resultados numéricos em relação aos filmes espíritas foram surpreendentes! Mas sei que há dificuldade em obter outros números, por causa da pirataria! Porém, penso que isto é uma consequência natural do trabalho e da lógica de mercado, mas há outra resposta que tenho como mais importante: se pelo menos uma pessoa pode se transformar para melhor; teve o alento ao sofrimento; passou acreditar na vida com esperança e amor – Diante disto os números não importam!

Difícil falar de crítica especializada, pois não há parâmetros concretos para dizer se esta competência é especializada ou não! Hoje, é fácil ser cineasta e crítico... O botão de uma câmera faz um cineasta, assim como um blog faz um crítico. Outra armadilha para ambos é vaidade dos espaços de celebridade, que trazem a cegueira...

 Antes de fazer os filmes já sabia que carregava alguns pontos que estariam impressos explícitos ou implícitos nas críticas que surgiriam. Um filme de baixo orçamento, feito no nordeste por uma equipe desconhecida no mercado cinematográfico, que trata de “religião”, ainda mais espírita... Isto tudo junto era uma boa munição para preconceitos.

 Tudo bem! Não estava fazendo  filmes para críticos – Estes geralmente participam de festivais e vão para gavetas. Mas, mesmo assim, procurei encontrar em todas as críticas algo que pudesse apontar os verdadeiros problemas dos filmes para continuar neste aprendizado – Acho que sou o pior dos críticos nos trabalhos em que participo. Na maioria das vezes sei de alguns problemas que a crítica não conseguiu apontar.

 E a performance de As Mães de Chico Xavier?

Este filme me causou uma enorme surpresa que não se deu em números de públicos no cinema. As Mães de Chico Xavier teve um impacto profundo na vida de muitas pessoas. Os relatos dos públicos são surpreendentes!

Quanto a bilheteria, acredito que não fora maior por um equívoco de estratégia de lançamento. O filme foi lançado muito próximo ao Chico Xavier de Daniel Filho o que pode ter criado a sensação de que As Mães de Chico Xavier era algo parecido –  Suponho!

Esses filmes estão sendo ou vão ser exibidos no exterior?

Sim. As Mães de Chico Xavier fora exibida no Chile! Também há  participações em festivais internacionais. Por vezes, por exemplo, vejo nas rede sociais relatos de que  O Nosso Lar foi exibido em algum país na Europa...

Como está enxergando  a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos que será realizada em Londres?

Acho sensacional! Maravilhoso ver estes filmes atravessando o oceano! É a continuação de um trabalho coletivo proporcionado pelas pessoas que organizam esta e outras mostras. Tudo faz parte de uma engrenagem. Grande tarefa transformadora de divulgação da Doutrina.

Alguma surpresa para os destaques de O Filme dos Espíritos e As Mães de Chico Xavier naquela mostra?

São os filmes mais recentes e espero que cumpram esta expectativa... Não sei muito que escrever sobre o destaque em si. Mas acredito que cada filme da mostra tem uma importância significativa para cada pessoa do público... Há uma mensagem individual para cada procura.

Mostra como esta abre perspectivas para os filmes com  temática  espírita no exterior?

Sim! Claro! É um trabalho de formação de público.

Allan Kardec como Codificador do Espiritismo estaria a merecer uma película de nível hollywoodiana?

Não só Kardec, mas várias obras espíritas. Não necessariamente precisa ser hollywoodiana. Mas precisam ter a grandiosidade de produção e exibição como elas se apresentam em suas histórias.

Tem noticia dos projetos cinematográficos em andamento nessa vertente espírita?

 Na produtora Estação Luz Filmes  estamos em fase de finalização de roteiros para mais três filmes. Agora em produção não tenho notícias, mas para ser lançado tem “E A Vida Continua”.

 Algo mais que queira acrescentar?

Acredito que a produção de filmes espíritas já é algo consolidado no Brasil. É importante que ocorra cada vez mais eventos de cinema no exterior para que estes filmes ocupem outras salas de exibições pelo mundo.

Também, acredito que o cinema espírita precisa ampliar suas possibilidades de gêneros – Outras experimentações para temática.

As suas despedidas dos nossos leitores;

Aproveito este espaço para agradecer ao amigo Ismael que me fez o convite desta entrevista, aos leitores, aos organizadores da 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos  e  todos os espectadores dos filmes espíritas que foram uma força de principal importância para consolidação da temática no cinema. Abraços afetuosos  www.twitter.com/glauberpaivaf

04-02-2012

 

Cena de Bezerra de Menezes- O  Diário de um Espírito

Atores: Amaro Bezerra, Márcia Zeinke, Carlos Vereza  e Lúcio Mauro

A atriz Vanessa Gerbelli em cena de “As Mães de Chico Xavier”

 

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

 

 

 

Paula Zamp no Sociedade Fraterna

São Paulo, SP

 

 

 

 

Amigos,

PAULA ZAMP

Palestra Musical

Dia: 08 / fevereiro

4ª-feira - 20:00h

NA SOCIEDADE FRATERNA

Compareçam!

 Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

Trav. da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, altura do nro. 3116.

 

Informações com Luceli= 3976-3990 / 9626-9178

 

 

Estação ferroviária de Pirituba,  São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

40 anos do Programa Momento Espírita – USE/SP

São Paulo, SP

 

 

CONVITE 40 ANOS DO PROGRAMA MOMENTO ESPÍRITA - USE

03 de março de 2012 - 15 horas - Auditório da USE (R. Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo/SP)

Vagas limitadas - Reservas pelo telefone (11) 2950.6554

 

Programa Momento Espírita completa 40 anos de divulgação da Doutrina Espírita pelas ondas do rádio

Martha Rios Guimarães

 

Em 5 de março de 1972 ia ao ar pela primeira vez, através Rede Boa Nova de Rádio,  o Programa Momento Espírita da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. A comemoração de tão importante data ocorrerá em 3 de março de 2012 (sábado), 15 horas, no auditório da USE - Rua Dr. Gabriel Piza, 433, próximo ao metrô Santana, na capital paulista – e os interessados em participar desta festa, que contará com a presença de toda a equipe do programa, devem ligar para (11) 2950.6554 para efetuar reserva, uma vez que as vagas são limitadas.

 

O Momento Espírita é um dos mais antigos da Boa Nova e o mais antigo programa ao vivo da emissora. Indo ao ar todos os domingos, das 12:30 às 13:30 horas e tendo como objetivo divulgar a doutrina e o movimento de unificação espírita paulista. Ele conta com cerca de 20 pessoas que se alocam nos programas semanais cuja pauta padrão inclui citação de fatos históricos da Doutrina Espírita (vida de grandes vultos do Espiritismo e aniversário de lançamento de clássicos, por exemplo); comentários de temas atuais no quadro intitulado “Espiritismo Hoje”. Em “Estude e Viva” a equipe enfoca de forma dinâmica e objetiva as obras básicas codificadas por Allan Kardec, outros clássicos do Espiritismo e temas solicitados pelos ouvintes.

 

Outro ponto alto do Momento Espírita é o “Momento de União”, quando são divulgadas as notícias relacionadas ao movimento de unificação paulista, permitindo que a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo utilize as ondas de rádio para demonstrar seu papel estratégico na disseminação da mensagem espírita e de união entre os seus colaboradores e lideranças.

 

Mais um destaque importante do programa é a participação dos ouvintes - formado em sua maioria por mulheres – que respondem à enquete, participam de sorteios de livros e enviam seus questionamentos que vão desde dúvidas doutrinárias a rotinas de trabalho dentro das instituições espíritas.

 

(Informação repassada em email por João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 

Roteiro de Divaldo Franco-Colômbia mês de janeiro 2012

Bogotá, Neiva, Bucaramanga, Santa Marta, Cartagena

 

 

 

O Médium, Educador e Orador Espírita Divaldo Pereira Franco, continuando seu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, esteve no dia 4 de janeiro de 2012, às 20h no Centro Espírita Perseverança, na cidade de São Paulo,  realizando a Conferência Liberta-te do mal.  

No auditório encontravam-se 7.000 pessoas aproximadamente. Nessa ocasião, foi lançado o belo livro de mesmo nome, da Autora Espiritual Joanna de Ângelis. Os direitos autorais dessa obra foram cedidos pelo Médium à Instituição Filantrópica Amélia Rodrigues.  

No dia seguinte, 5, Divaldo muito cedo transladou-se para a República da Colômbia, para uma série de Palestras em diferentes cidades. Assim, no mesmo dia, na cidade de Bogotá, foi recebido com notável alegria pelo Presidente da Confederação Espírita Colombiana, Jorge Berrío Bustillo e pelo Presidente da Federação Espírita de Cundinamarca, Milton Fabián Delgado.  

Divaldo Franco, sempre muito disposto, apresentou o tema Em defesa da Vida, às 19h, para um público estimado em 350 pessoas.  

No dia 6, a Conferência foi realizada na cidade de Neiva, às 19h, no Centro de Convenções. Nessa ocasião, foi recebido pelo confrade Eduardo Ariza, Presidente da Federação Espírita do Sul Colombiano. A atividade foi em comemoração aos 10 anos do Centro Espírita Bezerra de Menezes.  

Divaldo apresentou o tema Conflitos Existenciais. Abordou, de forma magistral, os conflitos mais comuns do ser humano, tais como a rotina, o medo, a ira e a solidão.  

No dia 7, na cidade de Bucaramanga, a atividade foi coordenada pela Federação Espírita do Nororiente, sob a Presidência de Alba Leonor Camacho. O Seminário Conflitos Existenciais iniciou às 17h pontualmente, abordando os conflitos,  sob os pontos de vista de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung.  

Nessa oportunidade, Divaldo narrou uma experiência pessoal que lhe ocorreu em suas primeiras viagens à França, explicando, dessa forma, como a reencarnação influi em nossos conflitos e como a prece, a reforma moral e a ação digna no bem ajuda-nos na conquista da libertação dos conflitos.  

O Seminário foi um sucesso. Nos intervalos e no final podia-se notar as pessoas conversando e trocando ideias a respeito de algum conflito que haviam identificado em si.  

No dia seguinte, 8, o encontro foi realizado na Cidade de Santa Marta. Ali, a Entidade responsável pela organização foi a Federação Espírita da Magdalena e Cesar, dirigida por Rosalba Marriaga. Novamente o Seminário solicitado foi Conflitos Existenciais.  

Divaldo, depois de explicar os diversos conflitos do ser humano, frutos naturais do processo evolutivo em que nos achamos, esclareceu como a obsessão é também desencadeante de muitos conflitos. Esclareceu, ademais, a importância da educação sexual para alcançar a harmonia e o bem-estar interior.  

No dia 9, pela manhã, Divaldo realizou a Conferência Superação dos Conflitos Existenciais, na Sociedade Espiritista de Cartagena, em comemoração aos seus 38 anos. 

Ao entardecer, às 19h, no Centro Espírita Joanna de Ângelis, num acolhedor salão, Divaldo iniciou narrando a bela história de O Messias, de Handel. Posteriormente apresentou as diversas reencarnações da nobre benfeitora Joanna de Ângelis, sempre a serviço de Jesus: como Joanna de Cusa; depois, quando esteve reencarnada junto a Francisco de Assis; mais tarde, no México, como sóror Juana Inés de la Cruz e, finalmente, em sua última encarnação no Brasil como mártir da independência, no ano 1822, sendo então a sóror Joanna Angélica de Jesus.  

Explanou o nobre conferencista, também,  que quando se formou a Equipe do Consolador, ela foi convidada a integrar o trabalho pelo seu profundo amor a Jesus e pelo serviço a favor da Humanidade. Acrescentou, ainda, que no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo há dois trechos: A paciência, no capítulo 9 e Dar-se-á àquele que tem, no capítulo 18, que levam a firma de Um Espírito Amigo, pseudônimo com o qual se identificou a Divaldo por muito tempo.  

Finalizou a Conferência, da mesma forma que em todos os outros encontros, com o belo Poema da Gratidão, ditado pelo Espírito Amélia Rodrigues, levando o público às lágrimas. Finalmente, interagiu, de forma mais intensa, com os presentes na sessão de autógrafos.  

Assim, o Paulo de Tarso dos nossos dias, concluiu mais uma jornada de divulgação doutrinária, retornando no dia 10, à tarde para Salvador-Bahia, dando prosseguimento ao seu labor no Centro Educacional Modelo Mansão do Caminho. Deixou em seu périplo pela bela Colômbia e no território dos corações amigos, a fé, a esperança e, sobretudo, a alegria e a vontade de viver.

 

                        Obrigado Divaldo, por tudo!! … Obrigado, Semeador de Estrelas!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

XIV Conferência Estadual Espírita. Feparana

Curitiba, PR

 

Programação XIV CEE 2012

 

 

TEMAS CONFERÊNCIAS E SEMINÁRIOS

DIA - 16/03 Sexta-Feira

20h/20h30

Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia

20h30

Divaldo P. Franco

Abertura: O Messias e a Era Nova

DIA - 17/03 Sábado

9h/10h

Sandra Della Pola

Seminário: Transição Planetária : Por que te deténs?

10h/10h30

INTERVALO

10h30/12h

Haroldo Dutra Dias

Alvorada Cristã e a Transição Planetária - Profecias Bíblicas e o Mundo de Regeneração

12h/14h

ALMOÇO

14h/15h

Suely Caldas Schubert

Espiritismo, uma nova era para a humanidade Incidência das obsessões espirituais na atualidade

15h/15h30

INTERVALO

15h30/16h30

Sandra Borba Pereira

Seminário: O papel libertador da educação no pocesso de transição planetária

16h30/17h

INTERVALO

17h/18h30

Divaldo P. Franco

Seminário: Transição Planetária

18h30/20h

JANTAR

20h/20h30

Plinio Oliveira

Quinteto de Cordas

20h30

Alberto Almeida

Conferência: Transição Plalnetária - Você em suas mãos!

DIA - 18/03 Domingo

8h45/9h45

Sandra Della Pola

Palestra: Até o fim dos tempos

9h45/10h

INTERVALO

10h/11h

Haroldo Dutra Dias

A Terra da Promissão - A Canaã Prometida.

11h/12h

Alberto Almeida

Seminário: Um Jeito "Novo" de Amar, para novos Tempos.

12h/13h30

ALMOÇO

13h30/14h30

Sandra Borba Pereira

Seminário: A contribuição do Espiritismo no processo de transição planetária

14h30/16h30

Todos

Painel - perguntas e respostas

 

(Programação recebida em email de Regina Bachega e visita ao site da Feparana)

 

 

Um amanhecer típico  do Paraná. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Bazar Fraterno da Casa da Cultura Espírita de

Uberaba, MG

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

 

Curso Básico de Espiritismo no G.E. Cairbar Schutel

Uberaba, MG

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Iara Abrão

Guaxupé, SP

 

Prezado Ismael;

Seguem fotos da palestra realizado hoje no" Lar de Amor e Humildade" na rua Pedro José de Souza,295 Vila Coragem em Guaxupé - MG, realizada pela Iara Abrão também de Guaxupé.
Esta é uma casa nova instalada num bairro de Guaxupé, pequena nas dimensões, mas realizando um grande e importante trabalho na divulgação da doutrina espírita.

Fraternal abraço.

André Luis Bettoni
Guaxupé-MG
(35)3552.6222/9119.0091

 

(Texto e fotos recebidos em email de [email protected])

 

 

 

 

 

 

Agenda de Palestras – 2012 da Casa do Caminho de

Santos, SP

 

CASA DO CAMINHO

Rua Silva Jardim, 182 - Santos/SP

Tel: (13) 3234-8149

http://www.casadocaminhosantos.com.br/site/

Os trabalhadores da Casa do Caminho, convidam a todos a participarem das palestras programadas para o ano de 2012.

anotem em suas agendas e compareçam e divulguem

Fevereiro 08 -Jaime Togore (Centro Espirita Seara do Amor ) Rua Júlio Conceição, 182 /Vila Mathias /Santos/SP

Março 07 -Dr Caetano(CEntro Espirita Luiz Monteirode Barros) - Rua Campos Sales, n° 45 - Santos SP
Tel: 3238.9711 | 3223.5635 | 3233.1181

Abril 04 -Sávio Palazzo (Lar Espírita a Caminho do Cristo) - Rua Henrique Ablas , n.º 19 / Bairro: Vila Nova - Santos/SP

Maio 02 - Laura Horstmann ( Grupo Espírita Trabalho,Amor e Luz) - Rua Alexandre Martins, 223 - Aparecida / Santos

29 de maio - Claudete Gonçalves Louzada (Centro Espirita Caminho da Luz) - Rua Fernando Costa, 1023 - Vila Couto - Cubatão/SP

Junho 06 - Dr. José Nilson(Centro Espírita Luiz Monteiro de Barros) - Rua Campos Sales, n° 45 - Santos SP
Tel: 3238.9711 | 3223.5635 | 3233.1181

Julho 04 - Rosalina Starnine (CEB - "30 de Julho") - . Senador Feijó, 513 -Vila Mathias - Santos/SP - 13 3797-2500 end_of_the_skype_highlighting / FAX 13 3797-2505

31 de julho - - Claudete Gonçalves Louzada (Centro Espirita Caminho da Luz) Rua Fernando Costa, 1023 - Vila Couto - Cubatão/SP

Agosto 03 - Dárcio Destro ( Centro Espírita João Cabete) - Rua Santos Dumont, 227 - Estuário/Santos-SP

Setembro 12 -D.Eulália Bueno (Lar Espírita Caminho do Cristo) - Rua Henrique Ablas , n.º 19 / Bairro: Vila Nova - Santos/SP

31 de setembro - Claudete Gonçalves Louzada (Centro Espirita Caminho da Luz) Rua Fernando Costa, 1023 - Vila Couto - Cubatão/SP

Outubro 03- Dr. Ricardo Sallum(Centro Espírita Luiz Monteiro de Barros) - Rua Campos Sales, n° 45 - Santos SP
Tel: 3238.9711 | 3223.5635 | 3233.1181

Novembro07- Rafael e Florêncio( Lar Espírita Aurora da Luz)

Dezembro 05- Aparecida Falbo (Centro Espírita João Cabete e Casa do Caminho) Rua Santos Dumont, 227 - Estuário/Santos-SP

dia 14 de março/2012 bingo - quarta-feira das 15 horas as 18 horas


(Informes recebidos em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

 

Palestra com lançamento de livro por André Luiz Ruiz no CEAC

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

 

Reunião do Grupo de Estudos Jurídico-espírita da AJE FRANCA

Franca, SP

 

Realizada no Grupo Espírita Luz e Amor, Franca, SP. Transmissão ao vivo pelo site www.livestream.com/ajesaopaulo  com participação de usuários pela internet. O estudo foi coordenado pelo Dr. Rogério Barbosa de Castro, tesoureiro da AJE SÃO PAULO com a participação online do presidente da AJE SÃO PAULO Dr. Tiago Cintra Essado. Este foi o último estudo da obra Direito e Espiritismo lançado pela AJE SP cujo site é www.ajesaopaulo.com.br

 

Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=n1pzyAA-y58&feature=youtu.be

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]] e links)

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

PALESTRAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012

QUARTA-FEIRA as 20:00 hs.

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO de ASSIS -AVANHANDAVA

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 

Dia-01 Suely Farías Pereira – Penápolis.

 Tema:”Problemas e Dificuldades.

Dia-08  Eliana Galvão – Promissão.

 Tema: “fora da Caridade não há Salvação”

Dia-15  Dr. José Luiz do Valle – Penápolis.

 Tema:  “Ninguém chega ao Pai, senão por mim”

Dia- 22  Waldinete Moreira - Promissão.

Tema:   “Livre”

Dia-29 Antonio Tadeu Minghin – Penápolis.

Tema: “Equívocos  e  Espiritismo”

(Informações recebidas em email deLuiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Jacob Melo no G.E. Pescadores de Amor

São Paulo, SP

 

 

(Informações em email de Jacob Melo)

 

 

 

 

 

Vídeo com palestra de  Haroldo Dutra Dias na Federação Espírita do Paraná: “A Mediunidade nos Evangelhos”

 

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=xXn9EBwofrg&feature=youtu.be

 

 

(Com colaboração de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

 

 

 

Programa A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Nelson Custório (C) Entrevista Orson Carrara (E) e Ismael Batista da Silva

 

Olá, o site www.avozdoespiritismo.com.br está atualizado com entrevista com Orson Peter Carrara e Ismael Batista, confira agora em vídeo e repasse para seus contatos por favor, muita paz para você, Nelson.

 

 

 

 

 

 

Romances mediúnicos. Como reconhecê-los se são espíritas ou não?

 

Wellington Balbo – Bauru SP

 

Com freqüência recebo alguns livros encaminhados por  editora espírita a fim de que analise a obra e veja a possibilidade de sua publicação. As obras são, em geral, romances mediúnicos. Contudo, constata-se que grande parte desses livros enviados para uma editora espírita apreciar não são livros espíritas, porquanto não trazem em seu bojo ensinamentos da Doutrina codificada por Allan Kardec. Muitos, aliás, nada falam sobre Kardec, centro espírita, Evangelho segundo o Espiritismo, Jesus, O Livro dos Espíritos e tantos outros temas ligados à Codificação. São livros mediúnicos apenas, muitos até com uma história envolvente, emocionante  e bem escritos, contudo, definitivamente não se tratam de livros espíritas.

Aqui vale destacar que há uma confusão envolvendo Espiritismo e Mediunidade. Muitos consideram Mediunidade e Espiritismo sinônimos, mas não o são. A Mediunidade é, obviamente, um dos aspectos importantes e, claro, estudada pela Doutrina dos Espíritos. A propósito, o Espiritismo nasceu dos Espíritos e dos contatos que os Imortais estabeleceram com o plano físico. Entretanto, o fato de ter relação com a mediunidade não transforma um livro, uma comunicação ou o que quer que seja em espírita, até porque médiuns e mediunidade existem desde as mais remotas eras e nas mais diferentes religiões, e não é, portanto, uma invenção da Doutrina Espírita.

Questionarão alguns:

 - Mas, sou médium e, então, como posso verificar se  o romance que me foi ditado é espírita ou não antes de enviá-lo para que uma editora analise?

Simples, basta observar se o livro está transmitindo lições da Doutrina Espírita. Se há conceitos doutrinários, se fala em reencarnação, mediunidade, amor, paz, centro espírita, Kardec, enfim, se divulga realmente o Espiritismo.

 -   Ah, mas tenho pouco conhecimento sobre o Espiritismo.

Então é melhor que estude, pesquise e conheça mais a Doutrina Espírita para escrever um livro  que seja, de fato, espírita.

 - Mas e a questão de o livro que recebi não ser espírita o torna uma obra de má qualidade?

De forma alguma. O livro que você recebeu não perde o valor por não ser espírita. Contudo, não é de bom alvitre que seja divulgado e comercializado como sendo uma obra espírita, porque não o é.

 - E as editoras espíritas poderão publicar?

Ai é uma questão interna de cada editora. Até poderão publicar, só não poderão chamar a obra de sua lavra de espírita, porque seria propaganda enganosa, prometendo uma coisa que na essência não irá ser cumprida.

Observe, caro leitor,  que o intuito deste texto não é o de denegrir, criticar ou perseguir médiuns e romances mediúnicos. A intenção é a de alertar para o conteúdo que deve haver numa obra espírita, seja de origem mediúnica ou não.

Até porque os romances espíritas cumprem um papel muito importante no que concerne a divulgação doutrinária. São eles, os romances espíritas, na maioria das vezes a porta de entrada que introduz o leitor ao universo do Espiritismo. Daí o cuidado para que o romance que se intitula espírita seja mesmo espírita.

Tudo aquilo que se afastar de Kardec e não divulgar o Espiritismo pode até ser uma coisa boa, porém não deve receber a alcunha de espírita.

Acesse a Rádio do Centro Espírita Amor e Caridade – www.radioceac.com.br

 

Cabeça do Imperador Nero.  Museu Arqueológico de Corinto,  Grécia. Foto Ismael Gobbo

Emmanuel inicia o romance Paulo e Estevão por Corinto, cidade da antiga Acaia. Sob Nero  Paulo foi executado em Roma.

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP