Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira,  07 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/07-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Com acertos e desacertos, as religiões caminham para fins certos

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

          As Histórias das religiões estão cheias de assembleias, sínodos e concílios para correções e reformas doutrinárias. A Igreja, com seus concílios ecumênicos, é um exemplo dessas correções no decorrer dos séculos, as quais nos demonstram, é óbvio, que, anteriormente, havia erros doutrinários em seus ensinos.

         Foi, por um lado, um erro a Igreja ter-se aliado ao poder civil, no tempo de Constantino e Teodósio, mas por outro lado, foi bom, pois ela se fortaleceu, e o cristianismo firmou-se com o  monoteísmo sobre o politeísmo do Império Romano. As Cruzadas foram outro grande erro da Igreja, mas com elas, o cristianismo se expandiu mais no Oriente Médio. E, lembrando que os protestantes tiveram também a sua Inquisição, ela, certamente, foi o maior erro e o mais grave pecado da Igreja. Como disse João Paulo II, por mais que se queira empurrar a Inquisição para debaixo do tapete, ela é uma página negra na História da Igreja. Mas ela se tornou também numa prova incontestável de que nenhuma igreja é infalível, o que nos leva às seguintes perguntas. Será que todas as doutrinas dogmáticas estão realmente corretas, apesar de tanto os dogmatistas dizerem que os dogmas são intocáveis? Seriam intocáveis por sustentarem doutrinas realmente corretas ou, simplesmente, por sustentarem uma atitude orgulhosa de autoridades religiosas, que querem ser consideradas infalíveis? O tempo futuro nos dirá a verdade!

          Fossem certas doutrinas dogmáticas responsáveis por um número maior de vítimas das torturas e das fogueiras inquisitoriais dentro dum período mais curto, o que seria mais traumático, e tais doutrinas, que custaram tantas vidas, não vingariam na Igreja. Mas aqui temos também um grande exemplo de que nenhuma religião pode dizer que é inspirada por Deus, para sustentar a validade de suas doutrinas. E isso nos traz à baila um princípio da doutrina espírita, ou seja, a fé tem que ser raciocinada, e que Kardec sintetizou nesta frase: “A fé só é inabalável, se ela puder enfrentar a razão, face a face, em qualquer época.”

      Nada de eu querer dizer que o fim justifica os meios, mas da história sempre podemos tirar exemplos do que é certo e do que errado. Como se diz, o tempo é o maior mestre. E, apesar de  todas as religiões estarem manchadas por seus erros, com o tempo, elas vão se libertando desses erros. Ademais, elas têm sempre o seu lado positivo, qual seja o de servir de uma espécie de freio para segurar o nosso carro, que, infelizmente, somos sempre tentados a acelerá-lo para os caminhos da porta larga das imperfeições.  

         E, assim, com seus acertos e desacertos inevitáveis, todas as religiões estão caminhando para bom termo, colaborando com todos nós, espíritos reencarnados, que, por ser infinita a misericórdia divina, teremos novas chances de voltarmos a este mundo para repararmos nossos erros e continuarmos a nossa evolução em busca da perfeição semelhante à de Deus!

         PS:

1)      Aos interessados informo que não tenho site nem blog, mas puxando-se o meu nome completo na internet, ele aparece em mais de uma centena de sites e blogs nacionais e estrangeiros, com meus livros, artigos e entrevistas em jornais e revistas, principalmente em O TEMPO, e palestras filmadas, DVDs, You Tube, rádio e TV, e destaco o site do conhecido programa espírita Transição, na Rede TV, aos domingos, às 16h15.

2)      Farei palestra em Três Marias (MG), em 7-2-2012, às 20h, na casa espírita local.        

 

 

Terma de “Mesumundu” e igreja de Santa Maria di Bubalis. Sigilo (Sassari), Sardegna, Itália.

Otomana do século VII- IX d.C, edificada sobre ruínas romanas. Arquitetura Medieval Sarda.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Visita do Presidente do CEI- Conselho Espírita Internacional Nestor João Masotti a Angola, África  (I)

 

Como temos muitas imagens iremos colocá-las em sequência por alguns dias.

(Recebido de Elsa Rossi [[email protected]], Londres)

 

 

(No próximo email continuaremos com esse registro fotográfico)

 

 

 

 

 

Mediunidade- Desafios e Bençãos com Divaldo Pereira Franco

Nova Iorque, EUA

 

 

(Informação recebida em email de Eduardo Guimaraes [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Palestra com Paulo Sérgio Manhães Peixoto

Toronto,  Canadá

 

The Toronto Spiritist Society – TSS is pleased to invite all GTA Spiritists and friends of Spiritism to our “Lunch and Learn”, featuring our special guest speaker Paulo Sérgio Manhães Peixoto, from Niterói, Brazil.

Renowned spiritist lecturer, Paulo Sérgio is a founding director of the “Spiritist Group Peace, Love and Renewal of Piratininga”, in Niterói-RJ, Brazil. He participated in the mediunic department of the CEERJ – Spiritist Council of Rio de Janeiro, when he provided training across the state.

He is now part of the external relations team of the CEERJ that deals with the inter-religious movement, being involved with several events such as the World Peace March, Walking for Peace, annual celebrations for peace, UN sustainability and in defense of life.

Paulo Sérgio was as responsible for the celebrations of the bicentennial birth of Allan Kardec, 150 years of the Spirits’ Book and of Chico Xavier’s centenary at municipal and statewide levels.

For the past 40 years, Paulo Sérgio has been actively involved with the international spiritist movement, hosting foreign delegations, visiting spiritist groups and centres around the world and creating events that promote integration.

Date/Time:  Sunday, February 26th, 2012 12:00PM to 1:00PM

Location: Toronto Spiritist Society (TSS) 120 Carlton St. Toronto, ON   Lecture: 1) "Planetary Transition”  (in Portuguese, with translation to English)

There is no charge for the lecture, and a nominal $15.00 contribution for those participants who chose to stay for the lunch.

Space is limited; we can only accept 50 guests, on a first-come basis.

 

Please accept the invitation:

- on the TSS Facebook page(www.facebook.com/TorontoSpiritistSociety) ·        

  - or e-mail your request to [email protected]

We hope to see you there.

José Mussi President, TSS

(Informações recebidas em email de Sandra Mussi [[email protected]])

 

 

File:Toronto skyline sailboat.JPG

Toronto, Canadá. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Toronto_skyline_sailboat.JPG

 

 

 

 

 

Allan Vilches no C.E. Luz, Fé e Caridade

Marilia, SP

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

É no próximo domingo a palestra e música com o cantor lírico de São Paulo Allan Vilches.

Vamos aproveitar esse que será um momento especial.

 

Assista no YouTube uma das apresentação de Allan.

 

http://www.youtube.com/watch?v=gZk-96HEhOg&feature=related

 

Abraços,

 

Donizete

 

Allan Vilches.net.jpg

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

 

Palestra com Alcir Luiz Tonoli no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

Rua Geraldo Marques, 62 – Altos – Gopouva – Guarulhos – SP – Fone 8858 0314

 

 

 

 

Alcir Luiz Tonoli, é um bom amigo que sempre nos tem dado a oportunidade de ouvi-lo, sua forma descontraída, faz com que os participantes de suas palestras tenha a sensação de um bom bate-papo entre amigos.

Seja bem vindo Alcir!

Para quem não o conhece, ele é consultor, palestrante, terapeuta e escritor. Estudioso do espiritismo e colaborador há 22 anos em instituições espíritas, realizando palestras e seminários voltados ao estudo e divulgação do espiritismo.

... Articulista em jornais e revistas é autor dos livros: "Reencontro de Almas, Segredos de uma vida, O direito de existir, Vidas cruzadas, O caminhante; em busca do amor e Vampiros da Alma".

Então nesta quinta dia 09 de fevereiro às 19h30 você terá a oportunidade de juntar-se a nós e recebê-lo.

 

(Informação recebida em emails de Rosana [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Seminário “Uma Visão Médico Espírita da Depressão”

com Andrei Moreira. Nova Iorque, EUA

 

 

Ficheiro:NYC wideangle south from Top of the Rock.jpg

Nova Iorque, EUA. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NYC_wideangle_south_from_Top_of_the_Rock.jpg

 

 

 

 

 

Grupo Assistencial Sem Fronteiras Eurípedes Barsanulfo

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Roberto Arantes - Gmail [[email protected]])

 

 

 

 

 

Show beneficente pró construção da sede da Casa do Caminho Meimei

São Paulo, capital

 

Olá, amigos da Casa do Caminho Meimei.

O cartazete abaixo é um convite para o show beneficente, pró-construção da sede própria da Casa do Caminho Meimei, atualmente na R. Bernardino Pantaleão, 20 – Vila Ema, Capital.

Conheça mais em www.casadocaminhomei.com clicando no cartazete.

Aguardamos vocês e abraço a todos

 

 

(Informação recebida em emails de Casa do Caminho [[email protected]] e de Jorge Rezala)

 

 

 

 

Jantar com Pintura Mediúnica na Cidade da Luz

Salvador, BA

 

Mais Informações no site: www.cidadedaluz.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Solange Liberato [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra e Lançamento de CD Mediúnico “Da Harpa ao Infinito” no G.A. Sem Fronteiras. São Paulo, SP

 

Queridos amigos.

 

Nesta quinta estarei levando uma pequena palestra, junto com apresentação musical mediúnica, ao Grupo Sem Fronteiras, e sua presença é muito importante!

 

Segue carta anexo.

 

 Jesus lhe retribua! Abraços fraternos!

 

 


Rogério Temporini
São Paulo - SP - Brasil

Rogério Temporini
www.temporini.net.br
[email protected]
www.historia-e-estorias.blogspot.com
São Paulo - SP - Brasil

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

Parque da Independência no Ipiranga. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Newsletter no. 49 da Associação Auxilio e Amizade

Lisboa, Portugal

 

 

Newsletter_AAA_49.jpg

(Informação em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

 

Nwesletter da Rádio Fraternidade

www.radiofraternidade.com.br

Web Rádio Fraternidade reprisa a participação de Alberto Almeida em

Uberlândia/MG

durante as comemorações dos 3 anos da emissora do bem na internet

 

Atendendo a inúmeros pedidos a Web Rádio Fraternidade prepara para o próximo

domingo dia 05 de fevereiro de 2012, uma programação especial com a reprise das

exposições do Dr. Alberto Almeida na cidade de Uberlândia/MG, ocorrida nos dias 28

 e 29 de janeiro. O confrade participou do aniversário de 3 anos da emissora do bem na

 internet e emocionou o público que acompanhou tanto nos locais do evento, quanto pela rádio.

O conteúdo dos seminários e palestras serão reprisados três vezes no domingo.   O

material será veiculado nos horários: 00h30  às  7h30 / 09h às 16h e  a partir das 18h15. A

cada apresentação será veiculado a íntegra das 3 exposições com 7 horas gravação da

 participação de Alberto Almeida. “Alberto Almeida estará praticamente 24h no ar no próximo

domingo, dia 5 de fevereiro de 2012. Tentamos ajustar o horário para atingir o maior público

possível pensando, inclusive, naqueles que estão do outro  lado do mundo, ou mesmo que não

 poderão acompanhar a reprise em um horário, possibilitando em outro”, conta Rubens de

Castro, da Equipe Web Rádio Fraternidade.

SEMINÁRIO - A Arte do reencontro: do namoro ao casamento
Realizado no  Centro Espírita Obreiros do Bem

 

Palestra
A VIDA VALE A PENA! SUÍCIDIO, NÃO!
Uma visão Espírita
Realizado no Anfiteatro do Bloco 3Q Campus Santa Mônica da UFU
Universidade Federal de Uberlândia

SEMINÁRIO – Família: Transformando nó em laço!

Realizado Centro Espírita Irmã Cáritas

TOME NOTA

Domingo especial na Web Rádio Fraternidade – dia 05 de fevereiro

Reprise das exposições do Dr. Alberto Almeida realizadas em Uberlândia dias 28 e

29 de janeiro de 2012.

Os horários :

1ª veiculação : 00h30  às  7h30
SEMINÁRIO - A Arte do reencontro: do namoro ao casamento
A VIDA VALE A PENA! SUÍCIDIO, NÃO! Uma visão Espírita
SEMINÁRIO – Família: Transformando nó em laço!

2ª veiculação: 09h às 16h
SEMINÁRIO - A Arte do reencontro: do namoro ao casamento
A VIDA VALE A PENA! SUÍCIDIO, NÃO! Uma visão Espírita
SEMINÁRIO – Família: Transformando nó em laço!

3ª veiculação 18h15
SEMINÁRIO - A Arte do reencontro: do namoro ao casamento
A VIDA VALE A PENA! SUÍCIDIO, NÃO! Uma visão Espírita
SEMINÁRIO – Família: Transformando nó em laço!

 

Alberto Almeida emociona público de Uberlândia/MG

nas comemorações

de 3 anos da Web Rádio Fraternidade
www.radiofraternidade.com.br

 

O expositor Alberto Almeida emocionou o público durante as três
atividades realizadas em Uberlândia/MG, no período de 28 e 29 de
janeiro de 2012, por ocasião das comemorações dos 3 anos da Web Rádio
Fraternidade.

Além da participação do público, a emissora transmitiu ao vivo todo o
evento recebendo mais de 4 mil visitas, vindas do Brasil, Japão,
Portugal, Alemanha, EUA, Áustria, Suíça, Espanha, Holanda, França entre outros.

Do Brasil, ouvintes de 150 cidades brasileiras tiveram a oportunidade
de acompanhar com clareza cada palavra trazida pelo amigo e irmão
Alberto Almeida. Os principais acessos vieram de Uberlândia, Belo
Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Goiânia, Salvador,
Fortaleza, Vitória, Porto Alegre, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto,
entre outros.

A Web Rádio Fraternidade vai reprisar todo o evento no próximo domingo
dia 05 de fevereiro de 2012, a partir das 9h.

Abaixo o registro fotográfico do evento.

28/01/2012 14h às 17h A arte do reencontro: do namoro ao casamento
https://picasaweb.google.com/106163104734320083019/2801201214hAs17hAArteDoReencontroDoNamoroAoCasamento#


28/01/12 - 20h - A vida vale a pena. Suicídio não! com Alberto Almeida
https://picasaweb.google.com/106163104734320083019/28011220hAVidaValeAPenaSuicidioNaoComAlbertoAlmeida?authkey=Gv1sRgCL6x3dPUwtaSlgE


29/01/2012 - 9h - Família: transformando nó em laço - Expositor Alberto Almeida
https://picasaweb.google.com/106163104734320083019/290120129hFamiliaTransformandoNoEmLacoExpositorAlbertoAlmeida

Web Rádio Fraternidade transmite ao vivo o  28º Congresso Espírita de Goiás.

A Web Rádio Fraternidade transmite ao vivo, direto de Goiânia, de 18 a 21 de fevereiro, o 28º Congresso Espírita de Goiás. A edição deste ano tem como tema central Transição Planetária e os Novos Tempos. Participam os expositores: André Trigueiro, Alberto Almeida, Divaldo Franco, Haroldo Dutra Dias, Irvênia Prada, Simão Pedro e Vilson Disposti. Maiores informações em www.feego.org.br

Veja a programação para o público adulto.


Dia: 18/02 (sábado)
Horário: 19h30 às 22h
• Palestras: ”Cuide do Planeta! Você renascerá nele.” – Palestrante: André Trigueiro.

Dia: 19/02 (domingo)
Horário: 8h às 12h
Seminário: “Relações Interpessoais e os Novos Tempos.” – Palestrante: Alberto Almeida.

Dia: 19/02 (domingo)
Horário: 14h30 às 16h
Palestra: “A contribuição do espiritismo para um mundo melhor.” – Palestrante: Simão Pedro Lima.

Dia: 19/02 (domingo)
Horário: 16h30 às 18h
• Palestra: “Drogas: o Amor adoeceu. E agora?” – Palestrante: Vilson Disposti.

Dia: 20/02 (segunda-feira)
Horário: 8h às 12h
Palestra: “Parábolas de Jesus: Ensinos para o mundo de regeneração.” – Palestrante: Haroldo Dutra Dias.

Dia: 20/02 (segunda-feira)
Horário: 14h30 às 16h
• Palestra: ”A Humanidade e o Futuro.” – Palestrante: Irvênia Prada.

Dia: 20/02 (segunda-feira)
Horário: 16h30 às 18h
• Painel: ”Transição Planetária e os Novos Tempos.” – com todos os palestrantes.

Dia: 21/02 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Horário: 14h30 às 17h30
Seminário: ”Transição Planetária.” – Palestrante: Divaldo Franco.

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega e visita ao site)

 

 

 

 

 

Caso do Caminho Irmã Scheilla. Palestra Espírita, psicografia e música. São Paulo, SP

 



 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

 

Palestra com João Luiz do N. Ramos na U.E. Cristã

Lorena, SP

 

 

(Informação em email da Use Taubaté repassada por Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Programação da Semana- Rádio Ceac

Bauru, SP

 

(Informações em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

 

Lançamento de “Mundo Sustentável 2” com André Trigueiro

São Paulo, SP

 

 

 

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Vista Aérea do Instituto Batuira de Saúde Mental

 

SOS Batuíra: Frutas, margarina e suco em pó

 

 Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

 Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

 muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

 Antecipo agradecimentos.

 

 Fraternal abraço,

 

 Sérgio Luís Haas

 3281 0655

 

 *-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 SOS Batuíra: frutas, margarina e suco em pó

 

 O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

 colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de

 frutas, margarina e suco em pó para os mais de 60 pacientes em

 tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

 Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

 diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

 Goiás - Goiânia - GO

 

 Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende

 gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou

 alcoolismo.

 

 Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

 @batuirago

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP