Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 11 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/11-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Divaldo Franco – O Peregrino do Senhor

Artigo de Joamar Zanolini Nazareth  

 

Publicado no Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG, Fevereiro/ 2012- pág.19/21

 

 

 

 

 

 

 

1ª. Mostra de Filmes Espiritas e Espiritualistas Lusófonos

Londres, Reino Unido

 

Wagner de Assis

 

 

Entrevista  concedida   pelo    Diretor

Wagner de Assis para  Ismael Gobbo

Ao  Noticias  do Movimento  Espírita

 

Prestes a   participar da 1ª. Mostra de    Filmes Espíritas

e Espiritualistas   Lusófonos, em Londres,   Reino Unido,

o diretor de “Nosso Lar” nos conta um pouco de sua tra-

jetória pelo mundo do cinema, seus projetos e a expecta-

tiva em relação ao aguardado evento da capital londrina.   

 

 

 

Wagner, pode nos fazer sua auto apresentação? 

Ismael, sou carioca, tenho 40 anos, casado e tenho um filho.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Jornalista e cineasta (direção e roteiro).

 

O cinema surgiu em sua vida como vocação?

Uma decorrência natural de uma vontade artística. Sou roteirista inicialmente. Adoro escrever, pesquisar, descobrir novas histórias. Depois, me especializei em direção, uma profissão que precisa de tempo, prática e maturidade – e nunca está “consolidada”.

 

Quais as suas obras no mundo do cinema?

Escrevi roteiros para a apresentadora Xuxa no início da carreira, ali pelos anos 90, quando eu ainda trabalhava na TV Globo, alem de alguns especiais de TV. 

Meu primeiro longa-metragem é “A Cartomante”, baseado na obra de Machado de Assis, onde produzi, escrevi e dirigi.  Nosso Lar é o filme seguinte, onde tive as mesmas funções anteriores. Há tantos outros roteiros em fase de captação, projetos que me foram encomendados. Apenas para citar alguns, escrevi a minissérie sobre a vida do Marechal Rondon que está em pré-produção pela família Barreto (Luis Carlos e Lucy), além do produtor de Cuiabá Rodrigo Piovesan; escrevi um roteiro em inglês sobre a vida de Anita Garibaldi, projeto que ainda caminha por Los Angeles nas mãos de seus produtores; escrevi um desenho animado chamado JUNIOR, o quase-herói, também naquela fase doída de viabilização. 

Trabalho com cinema e TV desde 1993. Minha produtora, Cinética Filmes, foi criada em 1997. 

  

Quando surgiu a idéia para que o livro Nosso Lar fosse levado para a telona?

Assim que terminei de lançar A Cartomante, em 2005, procurei a Federação Espírita Brasileira com a proposta de fazer o filme. A cessão dos direitos saiu no mesmo ano.

  

Teve que enfrentar desafios? Quais?

Difícil responder assim. Aconselho o livro Nosso Lar -  Bastidores do filme, onde contamos todos os milhares de desafios – técnicos, artísticos, pessoais. Ou o site do filme, onde há algumas dessas histórias. www.nossolarofilme.com.br

Sempre repito que cinema é uma profissão que exige muito profissionalismo e aqueles que não a respeitam como tal não deveriam nem tentar. Alem disso, em cinema nada é fácil, simples ou rápido. 

 

Na escolha do elenco de Nosso Lar foi levada em conta a vivência ou pelo menos o conhecimento da Doutrina Espírita pelos atores?

Nao. Escalar é das coisas mais difíceis que existem e jamais deveríamos impor pré-conceitos (por mais nobres que fossem) para tal. 

 

Em que locais foram feitas as filmagens?

Rio de Janeiro e Brasília.

 

Pode nos dizer alguma particularidade em relação às cenas mais marcantes do filme, como aquelas do umbral e da própria cidade Nosso Lar? 

 

Nossa, tentando lembrar  filme,  tem mais de 300 imagens feitas em efeitos visuais, todas desenvolvidas num laboratorio de Toronto, Canadá. Em determinado momento, 90 profissionais trabalhavam apenas no filme. Esse desafio, por si, foi a base de realização do filme - fazer um filme numa cidade onde não poderíamos filmar. Tivemos que construir cenários inteiros e depois acrescentar em computação gráfica. Acho que o filme mostrou que muito dinheiro pode e deve ser sinônimo de muita qualidade. Todos os mega cenários que fizemos estavam em plena lógica da história. Que poderia ser muito maior e consumir muito mais dinheiro. Mas a adaptação serve para isso mesmo, fazer as escolhas e tentar contar a historia novamente, com outra linguagem. 

 

O Filme atingiu os objetivos da produção?

O propósito de um filme é chegar ao público, se possível em todas as janelas de exibição. Contar uma historia com honestidade, clareza e, claro, emoção quando for o caso. Nesse aspecto, o Nosso Lar atingiu seus objetivos. Todo o resto veio em decorrência disso. O filme esteve nos cinemas e foi visto por mais de 4 milhões de espectadores. Esteve - e ainda está - disponível em DVDs e na TV a cabo. Vai passar na Rede Globo em data ainda a ser acertada. Além disso, está em vários países do mundo. Até nos aviões da FAB e da Air France o Nosso Lar está sendo exibido. Então, os objetivos iniciais do filme foram atingidos. 

  

E com relação a critica especializada como foi recebido?

Prefiro não comentar o trabalho de outras pessoas neste sentido. Claro que há críticas maldosas e positivas. Assim,  prefiro acreditar que as críticas, quando positivas, podem nos ajudar a melhorar e encontrar caminhos melhores para nosso trabalho.

 

O Filme Nosso Lar foi legendado para outras línguas?

Sim, inglês, francês, espanhol, alemão, russo e esperanto.

 

Quais as perspectivas de exibições no exterior?

O filme está sendo exibido em todos os Estados Unidos, através do DVD e de TVs a cabo, desde o dia 6 de dezembro. 

Tem acordos para quase todos os países da America Latina através dos canais da Fox. Estréia na África do Sul em março e posteriormente em todos os demais países que falam inglês ou francês da África. Temos negociações com Canadá e Suíça. Já passou em festivais brasileiros ou festivais locais em países como Japão, Austrália, China e, agora, no Reino Unido.

 

Como esta enxergando a realização em Londres da 1ª Mostra de Filmes Espiritas e Espiritualistas Lusófonos?

Com o maior carinho e alegria, sabendo que é um passo pequeno – mas daqueles passos que significam muita coisa.  

  

Como será a participação de Nosso Lar na mostra?

Eles era exibido no primeiro dia, à noite. Espero que a sala esteja cheia e que as pessoas se emocionem!

 

Que resultados poderão advir desse evento para filmes espíritas?

Espero que sejam os melhores possíveis ! Um filme só fica “pronto” quando encontra o público. E o mais legal disso tudo é ver as surpresas superando as expectativas. 

 

Wagner, vários vultos espíritas já foram levados à tela. Sendo Kardec o vulto de maior expressão do Espiritismo,   e universalmente conhecido,  não estaria a merecer uma produção  Hollywoodiana de sua vida e de sua obra?

Certamente.

 

Você já pensou nessa possibilidade?

Não para o momento. 

Acho que um filme, para existir, deve ser muito bem avaliado e a decisão de fazê-lo deve ser muito bem ponderada em todos os seus aspectos – não só o artístico, mas o econômico e de viabilidade técnica. Não se pode fazer filmes “apenas por fazer”, ou com pretextos diferentes que não sejam "contar uma boa história no cinema".  

A tela grande amplia tudo e  não perdoa que não a respeita – seja como meio, seja como mensagem. 

Mas conheço muito bem a historia do Kardec – por ter lido todas as suas biografias, por exemplo – e, como roteirista, sei que, respeitando-se as leis dramatúrgicas, seria uma linda historia a ser contada no cinema.

 

Fale-nos se possível sobre seus projetos em andamento e aqueles que cogita para o futuro.

A gente ainda está na expectativa do tempo de fazer a continuação do Nosso Lar chegar. No final das contas, quer “estar pronto para quando o serviço chegar”.

Ao mesmo tempo, entre outros projetos “menores”, trabalhamos na adaptação da historia das Irmãs Fox para o cinema, numa produção Brasil-Estados Unidos, que vai contar uma lacuna que existe na historia do espiritismo (no Brasil, sabia-se muito pouco acerca delas. Agora, com a biografia Falando com os Mortos, da Barbara Weisberg, cujos direitos foram adquiridos por nós, esperamos que haja mais conhecimento sobre elas também).

 

Algo mais que queira acrescentar?

Não me canso de agradecer às pessoas que fizeram e continuam fazendo do Nosso Lar um “evento”. Não só pelos números espetaculares, acima de todas as nossas expectativas, mas pelo fato dele ter entrado para o cotidiano em geral – dos assuntos da internet, das metáforas (a pessoa agora não morre...ela vai pra Nosso Lar), enfim, de ter dado a chance que esta história merecia – e se emocionar com ela.

 

 

Imagens Divulgação

 

Para mais informações, fotos, trailers

Acesse: http://www.nossolarofilme.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

Nesta segunda-feira lançamento de “Mundo Sustentável 2”

com André Trigueiro. São Paulo, SP

 

(Informação de Sonia Marli, Use Jaú)

 

 

 

 

 

Roteiro de palestras com Haroldo Dutra

Londres e Escócia. Reino Unido

 

(Informação em emails de [email protected] e de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Artigo de Dr. Nubor Facure

“Nas fronteiras da Epilepsia” 

 

 

Bom dia.

Trazemos um artigo do excelente Dr. Nubor Facure, Diretor do Instituto do Cérebro de Campinas – São Paulo, ex-Professor Catedrático de Neurocirurgia da Unicamp.

Ele nos fala sobre epilepsia

Para acessar o site digite no seu navegador http://medicinaespiritual.blogspot.com/ ou clique no link abaixo

MEDICINA E ESPIRITUALIDADE

Paz e luz!

 

(Informação em email de Medicina Espiritualidade [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Ciclo de palestras no Carnaval

Marilia, SP

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Repassamos convite para ciclo de palestras no carnaval, promovido pela União Espírita

João de Camargo.

 

Abraços,

 

Donizete

 

(Informações em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

 

Reunião Litero Musical Doutrinária

Uberaba, MG

(Informações recebidas em email de JORNAL ESPÍRITA [[email protected]])

 

 

 

 

 

Leia o Jornal Espírita de Uberaba

 

Acesse aqui:

Sites: www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba ou www.jornalespiritadeuberaba.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Kardec Rádio em Inglês

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

 

 

XI FEMEU- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

 

 

 

 

 

Nelson Custódio entrevista Margarete Áquila em

A Voz do Espiritismo. Araçatuba, SP

 

Acesse: www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

20º. Encontro Diálogo com o Universo

Curitiba, PR

 

 


EVENTO

20° Encontro Diálogo com o Universo
CURITIBA-PR

 
Amigos,

 

No período de 18 a 21 de fevereiro (carnaval) estaremos em Curitiba, participando do evento acima.

 

Sonia Rinaldi apresentará palestra com o título de:
“A Comunicação foi estabelecida” – uma menção direta e objetiva dos atuais contatos com extraterrestres –
em imagens e vídeos sem precedentes na história.

 

Aos amigos da região que puderem nos encontrar, será um enorme prazer. Para saber mais:

 

http://www.dialogocomouniverso.tv.br/

 

Abraços da

EQUIPE IPATI

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

 

 

Momento de Oração no Maria Dolores

Jales, SP

 

OLÁ CARO IRMÃO.

SEJA BEM VINDO A ESTE MOMENTO ESPECIAL. VOCÊ NÃO NECESSITA SER TRABALHADOR DO MARIA DOLORES PARA PARTICIPAR, AGUARDAMOS VOCÊ.
Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu - Jales,SP

 

 

MOMENTO DE ORAÇÃO
Neste domingo dia 15 de janeiro das 8h30min às 9h (antes da mocidade) estaremos orando e meditando junto com os corações que desejarem, no Maria Dolores.

ORAR É ROGAR FORÇAS,NUTRIR-SE NO SENHOR JESUS

(Informação em email de Adelvair David)

 

 

 

 

 

 

Almoço Beneficente da F.E. O Bom Samaritano

Águas Claras, DF, Brasil

 

(Informação recebida em email de Alexandre Magno [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Yakissoba Beneficente

Taubaté, SP

 

(Informação recebida em emails de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]] e de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

 

Lançamento do Anuário Espírita 2012

 

 

 

 

Relembrando quem fez história

                            Wellington Balbo

                                 Bauru, SP

 

Todos os dias o centro espírita é visitado por pessoas que não tem conhecimento da Doutrina Espírita. São prováveis freqüentadores e trabalhadores que chegam motivados pela divulgação doutrinária feita nos mais diferentes órgãos de comunicação. Portanto, pouco ou nada sabem sobre a história do Espiritismo e aqueles que envidaram esforços para que as lições dos imortais avançassem as décadas chegando forte aos dias atuais.

Por isso julgamos oportuno sempre lembrarmos daquelas figuras que participaram ativamente do Espiritismo, para que o público tome contato com seus legados. E neste mês recordamos Léon Denis, um dos mais respeitados pesquisadores e escritores do Espiritismo. Denis nasceu numa aldeia chamada Foug, situada nos arredores de Tours, na França, em 1º de janeiro de 1846 e desencarnou no dia 12 de março de 1927.

Alma infatigável, desde cedo se lançou à leitura e ao conhecimento. Foi um autodidata. Aos 18 anos deu-se o seu encontro com o Espiritismo e desde então por toda sua existência física dedicou-se à Doutrina Espírita. É considerado um dos grandes filósofos do Espiritismo e suas obras são até os dias de hoje fonte fecunda e segura de conhecimento espírita.

Eis que ainda enfrentou desafios em sua vida. No ano de 1910 sua visão foi enfraquecendo, mas mesmo assim jamais desanimou e prosseguiu firme na divulgação do Espiritismo. Alguns anos mais tarde aprendeu braille e pôde, então, registrar com mais facilidade seus pensamentos acerca dos problemas existenciais que enfrenta o Homem na Terra.

Deixou um legado muito importante para nossas reflexões. Uma das obras de Dênis que mais me chamam a atenção é: Síntese Doutrinária e Prática do Espiritismo, publicada pela Federação Espírita Brasileira.

Livro extremamente interessante construído nos moldes de O Livro dos Espíritos, ou seja, em formato de perguntas e respostas. Na obra citada o autor vai objetivamente respondendo indagações e com isso nos locomove à reflexões das mais graves sobre Deus, Homem, alma, reencarnação, corpo, destino, ciência e etc.

Recomendamos não apenas a leitura deste livro como um constante estudo de suas páginas repletas de beleza e conhecimento. Retiro, aliás, passagem sublime para que o leitor encante-se ainda mais com o pensamento de Léon Denis. Diz ele:

 “O verdadeiro, o belo e o bem são uma só e mesma coisa: são as três facetas de um só e mesmo diamante: o verdadeiro, que é a ciência, o belo, que é a arte, devem resumir-se no bem, que é o amor”.

Eis, portanto, uma singela lembrança daquele que foi um dos grandes missionários enviados por Jesus ao nosso planeta para acender a candeia, a fim de nos ajudar a caminhar com mais segurança por este planeta.

Fica nosso registro de gratidão e a sugestão para que o leitor pesquise e conheça mais sobre a obra e vida de Léon Denis.

 

 

Ficheiro:Léon denis 1870.jpg

Leon Denis

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:L%C3%A9on_denis_1870.jpg

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (126)

Paulo Gilmar Fraga Salerno

 

Paulo Salerno

 

 

 

 

Hoje temos a satisfação de falar com nosso companheiro Paulo Gilmar Fraga Salerno, um trabalhador espírita da capital gaúcha, a querida Porto Alegre. Tendo conhecido o Espiritismo em 1984, a partir de então Paulo Salerno vem desenvolvendo um trabalho exemplar nas instituições das quais participa e sobretudo no trabalho de divulgação através do livro. Tendo passado para a Reserva do Exército Brasileiro Paulo Salerno tem encontrado tempo para agendar palestras do tribuno Divaldo Pereira Franco na região Sul do Brasil e também com ele viajado por diversas cidades do nosso país e do exterior. Aproveitamos aqui o ensejo para agradecer ao Paulo Salerno pela excelente entrevista e pela colaboração inestimável que presta-nos  fazendo releases das viagens de Divaldo que temos tido oportunidade de repassar com fotos do não menos admirável Jorge Moehlecke, outro gaúcho que tem o privilégio de  partilhar da convivência com Paulo Salerno e Divaldo Pereira Franco.

 

 

 

Caro amigo Paulo Salerno, pode nos fazer sua auto apresentação?

 

Nasci no interior do município de Viamão/RS, na localidade chamada Capão da Porteira. Foi no dia 25 de abril de 1948. Meu nome é Paulo Gilmar Fraga Salerno. Meus pais são Plínio Salerno e Círia Fraga Salerno. Temos ascendentes italianos, por parte do pai. A mãe possui os antepassados entre os portugueses. As famílias de origem do pai e da mãe eram grandes. Muitos tios e inumeráveis primos. Do meu primeiro casamento tenho dois filhos – Ana desencarnou em 1991 -, o Gustavo, com 39 anos de idade, solteiro, e Cátia, com 35 anos, casada e com dois filhos. São meus netos João Pedro, 13 anos e Júlia, 11 anos. Em 2001 casei novamente. Minha esposa chama-se Rosane Marion Sudbrack Salerno. Com este casamento passei a ter mais dois filhos, agora na condição de enteados. São eles: Renan, com 27 anos, solteiro, e Vivian, com 24 anos, casada e com um filho, o Antônio, com apenas 1 ano de idade.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou Oficial do Exército Brasileiro. Após 35 anos de serviço passei para a reserva em 2002.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Conheci a Doutrina Espírita em 1984 e, desde então venho estudando. Aprofundei-me no conteúdo doutrinário quando buscava compreender os acontecimentos que experimentávamos naquela oportunidade.

A que casa espirita esta integrado presentemente?

Estou integrado na Sociedade Espírita Luz, Paz e Caridade, no bairro Cavalhada, em Porto Alegre. Nesta Instituição Espírita passei por todos os seus departamentos e setores, encontrando-me, atualmente, como seu presidente. Nossa casa é ativa participante do Movimento Espírita de Porto Alegre, notadamente na União Distrital Espírita-Tristeza – UDE-Tristeza. (Tristeza é o mais importante bairro da zona sul de Porto Alegre).

Poderia nos fazer um apanhado de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

No Movimento de Unificação exerci várias funções. Participei com secretário, vice-presidente e presidente da UDE-Tristeza por várias gestões. No Conselho Regional Espírita da 1ª Região da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – CRE1-RS, desempenhei as funções de vice-presidente e de presidente, por duas gestões. O CRE1-RS é formado pelas Uniões Distritais Espíritas de Porto Alegre. São em número de sete. Ao todo, estas Uniões congregam 75 casas espíritas.

O que pode nos dizer sobre o movimento espirita no Rio Grande do Sul?

O Movimento Espírita no Rio Grande do Sul está bem estruturado. Inúmeras atividades de divulgação e popularização da Doutrina Espírita são realizadas pelas casas espíritas, pelos órgãos de unificação - as Uniões Espíritas e os Conselhos Regionais. A Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS - tem investido muitos esforços na formação de trabalhadores para atender as necessidades das casas espíritas e na capacitação de lideranças.

Como é natural, toda a obra realizada pelo Homem necessita de aperfeiçoamentos. O Movimento Espírita espelha uma realidade que merece todo o cuidado possível. Naturalmente que com o estudo doutrinário, a prática tende a reajustes permanentes. Na medida em que a criatura evolui em inteligência e compreensão vai descortinando horizontes mais amplos. Essa dinâmica é muito salutar pois faz com que os envolvidos permaneçam motivados, oxigenando, com novos adeptos, as atividades do Movimento Espírita.

 

Paulo, sabemos que você divulga e acompanha Divaldo em viagens. Qual o trabalho que desenvolve junto ao tribuno baiano?

 

Em se tratando de viagens e oradores espíritas, meu compromisso maior, desde o ano de 1996, é com a Mansão do Caminho, Departamento Social do Centro Espírita Caminho da Redenção. Esta Instituição é um complexo educacional que mantém oficinas diversas, atendimento ambulatorial, centro de parto normal, dentista, ensino fundamental, e muitas outras atividades socioeducativas. Diariamente mais de 5.000 pessoas circulam pela Mansão do Caminho nas suas várias atividades, das quais 3.019 são crianças, jovens e adultos assistidos pela rede de promoção e dignidade social da Instituição.

Desta forma, aliando a divulgação doutrinária através do livro espírita, faço parte de uma equipe que tomou a si a responsabilidade de acompanhar as atividades realizadas por Divaldo Pereira Franco nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Levamos os produtos da Editora LEAL, instalamos uma banca, comercializando-os.

Todo o resultado da venda é integralmente repassado para a Mansão do Caminho.

 

Vocês viajam por conta própria?

 

Somos trabalhadores voluntários, e como tal, custeamos todas as nossas despesas de locomoção, hospedagem e alimentação.

Mais alguma tarefa no campo da divulgação?

Além destas tarefas estou responsável pela coleta e catalogação das solicitações de palestras, seminários e encontros com Divaldo Franco no Rio Grande do Sul. A cada ano, reunidas essas solicitações, Divaldo analisa-as conosco e estabelece as atividades que serão postas em prática no ano subsequente.

Estabelecidas as cidades e datas, minha outra função é contatar com as lideranças desses locais e prestar-lhes uma assessoria com relação ao evento programado.

Nos últimos anos tenho acompanhado Suely Caldas Schubert em suas atividades doutrinárias no Rio Grande do Sul. Prestamos uma colaboração no estabelecimento de roteiros, fazemos contatos com as lideranças, agendamos as atividades e depois, junto com o Jorge Moehlecke, acompanhamos Suely em seus deslocamentos entre as cidades.

Com Divaldo Franco temos participado de algumas viagens internacionais. Estas viagens destinam-se a auxiliar Divaldo e também oferecer nossa modesta contribuição aos espíritas brasileiros que estão na Europa.

 

O que mais lhe chamou atenção sobre o Movimento Espírita além de nossas fronteiras e sobre os trabalhadores que os dirigem?

 

O Movimento Espírita fora do Brasil é incipiente, notadamente na Europa. A Doutrina ainda não é conhecida o suficiente para se estruturar em níveis mais altos. No Paraguai, atendendo ao convite gentil de Milciades Lescano, estivemos em duas oportunidades.

No intercâmbio de trabalho e de ideias, tanto no Brasil, como no Exterior, procuramos estreitar os relacionamentos, trocar experiências, e sobretudo, nos colocar à disposição para o auxílio mútuo, visando a divulgação doutrinária. Observo, nestas viagens, trabalhos de excelente qualidade e ao alcance do grande público, fruto do esforço de dedicados servidores do Cristo. Nas viagens, além das atividades com os livros, tenho escrito sobre os acontecimentos. Procuro reproduzir o que observei, oportunizando que outras pessoas possam ter acesso ao conteúdo, ainda que de forma sintética, das palestras e seminários.

Aqui no Brasil, nossa atividade se concentra na participação nos eventos em que Divaldo atua, nos três Estados sulinos. Na Europa, neste ano de 2011, acompanhamos as atividades do extraordinário divulgador da Doutrina Espírita na Alemanha (Stuttgart, Frankfurt, Essen, Mannheim, Bonn, Munique e Berlim); em Amsterdã/Holanda; Copenhague/Dinamarca; na Polônia (Varsóvia, Auschwitz e Cracóvia); na República Tcheca (Praga e Brno); na Áustria (Villach e Viena); Bratislava/República Eslovaca; e Zurique/Suíça.

De uma maneira geral, as atividades espíritas, principalmente as diretivas, nas cidades em que visitamos, estão concentradas em mãos de brasileiros. Há, naturalmente, alguns nacionais, uma minoria. Fato que despertou atenção está na Polônia. Inversamente dos outros países, as atividades espíritas são dirigidas por poloneses, há poucos brasileiros nos labores espíritas desse país. A Doutrina Espírita ainda é de pouca penetração na sociedade europeia. Geralmente, quando se fala de espiritismo, o entendimento é de que se trata de bruxaria, feitiçaria, magia negra. Por lá, em matéria de divulgação e conhecimento do espiritismo, há muito o que ser feito. Vai exigir esforços redobrados, abnegação, dedicação e sobretudo muita coragem e devotamento. Comparativamente, sentimo-nos muitos felizes por estarmos no Brasil, experimentando a vivência no Movimento Espírita pujante e operoso.

 

Nesse contexto o que nós, espíritas  brasileiros,  podemos fazer?

Frente a essa realidade espírita europeia, penso que cabe a cada espírita brasileiro orar pelos nossos irmãos que vivem em terras estrangeiras, rogando que não lhes falte a oportunidade do trabalho remunerado, a coragem e a determinação de levar a bom termo a tarefa de divulgação da Doutrina Espírita. São os desbravadores, abrindo o caminho através de um árduo, contínuo e penoso trabalho, enfrentando todo o tipo de dificuldades.

As suas palavras finais aos nossos leitores

Sou muito grato a Deus pela minha atual reencarnação. Hoje tenho uma clara compreensão de que as lutas que empreendi, as dificuldades vivenciadas, só me fizeram crescer. Nas atividades que desempenhei, no campo profissional ou no movimento espírita, procurei dar o melhor que possuía. Enquanto assistia outras pessoas de meu círculo avançarem mais e mais, sem muito esforço, eu precisava fazer mais e melhor. As láureas que possuo são de minha inteira conquista pessoal, isto é, nada me foi dado como prêmio, como deferência. Foram conquistas íntimas que de certa forma tive que saber administrar desde cedo.

Agradeço a atenção da leitura, formulando votos de grande sucesso. Lembremo-nos de agradecer ao Pai a maravilhosa oportunidade da experiência na matéria densa, a família que nos recebe, aos amigos, ainda que virtuais, que nos estimulam colaborando para o crescimento espiritual. Por todos os atos da vida, a nossa mais profunda gratidão. Ao leitor rogo bênçãos de saúde e paz. Com as luzes abençoadas da Doutrina Espírita desejo que alcancem a plenitude.

Um fraterno abraço.

Paulo Salerno

      

 

Paulo Salerno, de chapéu, conversa com Divaldo Pereira Franco antes da palestra

Paulo Salerno, no centro, com outros voluntários da equipe do livro que acompanha Divaldo Franco

Paulo Salerno, à direita, em  confraternização de amigos

Paulo Salerno (E) a postos na equipe do livro

Paulo Salerno (E) a caminho do trabalho.  Divaldo Pereira Franco está de terno no centro da foto

 

Paulo Salerno, de mochila ás costas, na viagem em  Ferryboat para a palestra de Divaldo, à direita,  em Istambul, Turquia.

 

Paulo Salerno, à direita, conversa com Divaldo Franco

Paulo Salerno, á direita, no planejamento de trabalho

 junto a Divaldo Pereira Franco

Paulo Salerno, à porta, saindo com a esposa de uma palestra de Divaldo que segue à frente

 

Divaldo com a equipe de trabalhadores do livro

no Rio Grande do Sul

Paulo Salerno e Divaldo Franco antes da palestra

 

Paulo Salerno fazendo apresentação de Divaldo em palestra

Paulo Salerno (E) conversando com Divaldo Pereira Franco

Paulo Salerno, com mochila, conversando com Divaldo na saída do hotel para a palestra em Istambul, Turquia

Paulo Salerno, de óculos no centro da foto, dirigindo uma das palestras de Divaldo Pereira Franco

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP