Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/13-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Um pouco da história do Anuário Espírita

 

Divaldo Franco nas Américas

 

PUBLICAÇÃO DO ANUÁRIO ESPÍRITA 1977

IDE, ARARAS, SP, PÁGINAS 208/209

 

 

 

ANUÁRIO ESPÍRITA 2012

 

 

 

 

 

 

Visite o Blog

Divaldo Pereira Franco – Embaixador da Paz

 

Acesse: http://divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

 

35ª. Feira do Livro Espírita de

Rio Preto e Região. São José do Rio Preto, SP

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; [email protected]; de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]] e de José Antonio [[email protected]])

 

Riopreto Shopping. São José do Rio Preto, SP  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com André Luiz Ruiz no CEAC

Bauru, SP

André Luiz Ruiz

 

Fez extraordinário sucesso a palestra proferida por André Luiz Ruiz no CEAC, no domingo, dia 12 de fevereiro, às 9 horas da manhã. Mais de 500 pessoas compareceram, provocando a necessidade de aumento de lugares no salão principal do Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru. Além do seu carisma e das preciosas orientações de sua palestra, todos se emocionaram, ao final, quando foram convidados pelo orador a cantar a música Creio em Ti, enlevando ainda mais o ambiente. Em seguida André Luiz atendeu a todos e deu autógrafos de sua mais recente obra "No Final da Última Hora", da série "Transição Planetária". A palestra e entrevista concedida a Sidney Francez Fernandes, tiveram reprises pela Rádio Ceac e, com certeza, receberão muitos pedidos de novas veiculações. Quem não teve oportunidade de assistir à palestra ou ouvir a entrevista, deve pedir que sejam repetidas nos horários de sua melhor conveniência - 2, 4, 10, 16 ou 22 horas, através do email [email protected]. Mais uma vez foi quebrado o recorde de audiência da Rádio Ceac, aproximando-se muito do limite máximo de captações atualmente previsto pela webemissora. Em menos de seis meses de existência, em caráter definitivo, a Rádio Ceac começa a provocar nos diretores do Amor e Caridade a preocupação em aumentar ainda mais a capacidade de transmissão da rádio. Leopoldo Zanardi, que dirigiu a reunião com muita alegria pelo afluxo de participantes, mencionou as comemorações dos 30 anos de existência da Reunião Pública de Domingo do CEAC. Anexas fotos do evento. 

 

(Texto e fotos recebidos em email de Leopoldo Zanardi)

 

Leopoldo Zanardi na apresentação do orador André Luiz Ruiz no CEAC em Bauru, SP

O público que lotou o CEAC, em Bauru, SP,  em palestra de André Luiz Ruiz

André Luiz Ruiz em palestra no CEAC, Bauru, SP

Palestra com André Luiz Ruiz, Bauru, SP. Todos cantando ao final

 

 

 

 

 

Agendas das AME’s para a 2ª. quinzena de Fevereiro

Recife, São Paulo, Fortaleza, Campinas, Brasília

 

12/02 – AME-Estado do Pernambuco (PE) – Palestra Cuidar do Corpo e da Alma, com  Dr. Leonardo Machado, às 9h, no GE Francisco de Assis, à Rua José Felix Damasceno, 94 - Piedade – Recife (PE).

 

15/02 – AME-São Paulo (SP) - Aspectos Históricos entre Psiquiatria e Espiritismo no final do Séc. XIX e início do Séc. XX no Brasil, com Dr. Alejandro Vera, às 20h, no Grupo Espírita Casa do Caminho, à Rua Estado de Israel, 59 - Vila Mariana - São Paulo (SP).

16/02 – AME-Ceará (CE) - Palestra: Drogadição, responsabilidades e consequências, com Valterdes Fábio, às 19h30, no Instituto de Cultura Espírita, à Av. Benjamin Barroso, 795 – Monte Castelo – Fortaleza (CE).

18/02 – AME-Campinas (SP) – Estudo Evolução em Dois Mundos, às 20h, no CEAK Campinas - Núcleo Alvorada de Cristo, Rua do Professor, 292 - Proença - Campinas (SP).

20/02- AME-Distrito Federal (DF) – Palestra Por que Adoecemos? , com Dra. Fabíola Zanetti, às 20h, na Comunhão Espírita de Brasília, auditório Bezerra de Meneses, Av. L2 Sul, 604 – Brasília (DF).

24/02 - AME-Distrito Federal (DF) – Palestra Pensamento e Vontade – Atributos do Ser Espiritual, com Dra. Arlilma  Brum, às 20h, no Centro Espírita O Consolador - Casa de Ismael- Quadra 914 Norte - Brasília (DF).

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

ENESP – Encontro Espírita Paraibano

João Pessoa, PB

 

ENESP 2012 na FEPB

 

Caros Amigos,

 

O Encontro Espírita Paraibano (ENESP), que acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, na Federação Espírita Paraibana, terá como tema central “Jesus e a família na transição planetária". Constará de conferências, palestras, oficinas, atividades artístico-culturais e recreativas, além do Enesp Jovem e Enespinho para crianças. 

Serão conferencistas: Haroldo Dutra (MG), Éden Lemos (RN), Marcelo Mota (PE), Orson Carrara (SP), Severino Celestino e Suely Cavalcanti (PB). Os temas abordados, além do central, serão os seguintes: A família com Jesus, A geração nova e a transição planetária, Transição planetária: abordagens e visões de autores espirituais, Família com Jesus: necessidade da nova era, Família: encontros e desencontros, Jesus no epicentro da transição. 

As inscrições encontram-se abertas na FEPB (av. Bento da Gama, 555 - Torre). Mais informações pelos fones: (83) 3221-3590 / 3513-7548.

PEDIMOS DIVULGAR.

SÁBADO dia 11.02 e domingo 12.02 teremos mutirão na FEPB para se fazer inscrições.

 

UM abraço.

 

(Informação em email de Federação Espírita Paraibana [mailto:[email protected]] repassado por [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]] e site da FEPB)

 

 

 

 

 

 

1º Encontro com a Cultura Espírita de 2012

São Paulo e Guarulhos, SP

 

Você é nosso convidado para o 1º Encontro com a Cultura Espírita de 2012.

Em parceria com a FEAL trazemos o autor e palestrante Agnaldo Cardoso em entrevista com os comunicadores Jether Jacomini – da Rádio Boa Nova e Maria Izilda – da TV Mundo Maior para o lançamento do livro O Caçador de Espírita.

Em duas oportunidades:

Dia 25 de fevereiro às 20h, na Unidade Doutrinária de Santana, localizada na Rua Duarte de Azevedo, 691, próximo ao metrô Santana.

E Dia 26 de fevereiro às 18h, na Unidade Doutrinária de Vila Galvão, na Rua Vicente Melro, 878, Vila Galvão, Guarulhos.

Venha conferir! O mais novo trabalho do renomado escritor Agnaldo Cardoso, autor de Suicídio - A Sombria Trilha da Ilusão; Lágrimas de um Louco; Os Sobreviventes, Alo!? É do Mundo Espiritual? Entre outros sucessos editoriais.

Abertura Musical com Teresinha Fanelli

E sessão de autógrafos.

Encontro com a Cultura Espírita com Agnaldo Cardoso; Jether Jacomini e Maria Izilda.

Informações: http://www.nossolar.org.br/?numControle=33

(11) 2973-6579.

Magali Bischoff

Rede Mundo Maior
Marketing

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108

www.redemundomaior.com.br

www.ofilmedosespiritos.com.br

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

Registro. Prosseguiu o Curso de Capacitação de Educadores Espíritas e Iniciantes. Araçatuba, SP

 

Com 60 (sessenta) participantes prosseguiu na manhã deste domingo,  12/2/2012,  o “Curso de Capacitação de Educadores Espíritas e iniciantes”, iniciado no domingo anterior. Várias casas espíritas estiveram representadas no encontro realizado na Aliança Espírita “Varas da Videira”. Nos trabalhos estiveram em açao duas educadoras espíritas muito conhecidas e experientes na região: Katia Calciolari que desenvolveu o tema "Crianças e Pré-adolescentes (de 04 anos a 14 anos)-limites e potencialidades e Maria Luzia de Almeida Rosa que trabalhou o tema "Processo de Planejamento-Qual a sua ReleVância. O curso prossegue nos próximos domingos. (Ismael Gobbo)

 

Fotos: Cleunice Rosa de Almeida e Ismael Gobbo

 

Abertura dos trabalhos com Ivana Módena

Katia Calciolari em sua apresentação

Maria Luzia de Almeida Rosa em sua apresentaçao

Maria Luzia, Kátia Calciolari e Angela Pagan

Aliança Espírita “Varas da Videira”, Araçatuba, SP

 

 

 

 

 

Cursos Doutrinários com Milton Felipeli em

Águas de Lindóia, SP

 

 

O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realizará neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”, a partir de três de março. As aulas ocorrerão aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h00 às 11h30). O término esta previsto para oito de julho. Local: Avenida Monte Sião, 709, Águas de Lindoia-SP. Maiores Informações com  Ricardo Franco: (19) 3824 4708 e (19) 9166 9349 (Celular).Programação completa das aulas através do email do expositor: miltonfelipe [email protected]

Nota importante: As inscrições são gratuitas e os interessados podem fazer opção por um ou pelos dois cursos.

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Milton [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

ROCE- Reuniões de Orientação a Centros Espíritas

Osasco, SP

(Informações recebidas em email de jaci almeida [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Palestra Espírita Pública no G.A.E. Maria Dolores

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

 

Áudio e fotos da palestra “Nos Bastidores de uma reunião Espírita”

Com Claudete Louzada Gonçalves. Santos, SP

 

 Tema: "Nos Bastidores de uma reunião Espírita."

Palestrante: Claudete Louzada Gonçalves

Local: Assoc.Esp.Jesus e a Caridade

End.: Rua Pará, 33 - Santos/SP

Data: 06/02/2012

PARA VER AS FOTOS E OUVIR A PALESTRA    Animated Gif Arrows (41).gif      OU NO ENDEREÇO: http://programamuitasvidas.blogspot.com/2012/02/audio-e-fotos-da-palestra-nos.html

DSC00021A.JPGDSC00017A.jpg

 

(Informação em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

 

Aparecido Augusto de Carvalho fará palestra em Três Lagoas, MS.

Homenagens para Adelino de Carvalho

 

 

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, sediado em Três Lagoas, Rua Francisco Candido Xavier , esquina com Allan Kardec, na vila Haro, promove há mais de 15 anos, palestras espíritas lembrando a vida do abnegado servidor da doutrina espírita, Adelino de Carvalho. 

Ciclo de Palestras 


No mês de fevereiro o ciclo de palestras teve inicio na sexta feira (03), com Christovam Bazan, dirigente Espírita, membro do Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier. Na abertura com ótimo público, o coral Vozes da Fraternidade, regido por Solange (foto) encantou com 5 lindas canções, em especial com a música Amigo Adelino, do médium Celso de Almeida Afonso. Na próxima sexta-feira, dia 10, será a vez da professora Ewonild Cunha, e membro do Grupo que realiza a homenagem. No dia 17, será a vez do professor Aparecido de Carvalho da cidade de Ilha Solteira. Na ultima sexta feira (24), o convidado é Waldemiro Giachetta, dirigente e trabalhador do Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier em Três Lagoas. Diversos temas serão abordados no mês das homenagens à Adelino de Carvalho. 
Durante todo mês de fevereiro, haverá sorteios de brindes espíritas e o tema principal será sempre a vida do homenageado e também as obras básicas de Allan Kardec. 

Vida e história de Adelino de Carvalho 


Adelino de Carvalho, mentor espiritual do médium Celso de Almeida Afonso, nasceu em Jaboticabal – SP, no dia 8 de Janeiro de 1886. Transferiu-se para a cidade de Uberaba – MG, por volta de 1902, quando iniciou suas atividades mediúnicas, tornando-se valioso instrumento através do qual os espíritos procuram consolar e aliviar as dores das criaturas irmãs. Em 1912 consegue sua nomeação para os Correios e Telégrafos de Uberaba, após 27 anos de exemplar desempenho de suas funções, perde a visão de um dos olhos, acometido que fora pelo glaucoma. Com o outro seriamente comprometido pela catarata Adelino aposenta-se, vindo a desencarnar no dia 25 de fevereiro de 1950, em Uberaba – MG, com 64 anos, vítima de derrame cerebral. 
Adelino era médium receitista (curador) e seu trabalho dedicado ao bem do próximo, fez com que ficasse conhecido em toda a região. Sua biografia é ilustrada por muitos casos interessantes, como por exemplo, esses que relataremos a seguir: Dona Nércia, esposa de Seu Adelino de Carvalho, criou, junto com ele, 11 (onze) filhos, com o maior amor e carinho. 

Sua Esposa, D. Nércia desencarnou devido a hanseníase 


Naquela época, a doença, que era chamada de lepra, era considerada incurável e as pessoas tinham que ficar afastadas de toda a sociedade e do convívio familiar. Eram colocadas em uma casa retirada da cidade, toda trancada e cuidada 24 horas por diversos funcionários do governo. 
Dona Nércia foi internada, certa tarde, em Uberaba (MG), no hospital para leprosos. Seu Adelino teve aviso dos Espíritos para ir visitar a sua esposa, que estava em estado terminal e clamava pelo seu nome. Ele foi até o Leprosário e chegando lá, falou para os seguranças daquele grande portão, cheio de cadeados, que a sua esposa estava muito mal e chamava por ele. Os guardas responderam que ele sabia que era proibida a entrada naquele local. Seu Adelino implorou muito e em lágrimas, agradeceu e se desculpou por estar ali. Virou as costas e, chorando, desapareceu de perto deles. 
Até hoje, vários uberabenses contam que os seguranças foram lá dentro e, para surpresa deles, encontraram Seu Adelino abraçado com a Dona Nércia, naquele quarto aonde ela estava internada. 
Eles perguntaram para o seu Adelino como ele conseguiu entrar ali, e ele disse: “Foi Deus e os Espíritos que me trouxeram até aqui”. 
Allan Kardec Silva narra essa história, que ele sabe desde criança, e acrescenta mais: quem trabalha para Jesus e para os Espíritos, méritos tem para receber esta benção de Deus. Seu Adelino dedicou toda a sua vida ao próximo, aos doentes, e na hora em que mais precisou, vieram dar a ele um presente do céu. 
Dona Nércia desencarnou nas mãos de seu querido esposo, Adelino, naquele leprosário, e uma luz imensa iluminou todo aquele lugar. 
Relembramos aqui mais um episódio da vida desse dedicado tarefeiro na seara mediúnica. Aparecido Augusto de Carvalho

Aparecido, palestrante da sexta-feira (17) concedeu entrevista ao Ismael Gobbo

Acesse aqui:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/12/focalizando-o-trabalhador-espirita_12.html

 

Três Lagoas, MS. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Sidney Francez Fernandes [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

(Com colaborações de Nuno Emanuel e Thiago Bernardes)

 

 

 

 

 

 

Leia o Boletim da Federação Espírita do Distrito Federal

Brasilia, DF

 

Acesse aqui: http://www.boletimfedf.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

 

Feliz Dia de Darwin!

 

(Texto em Espanhol e Inglês por

Luiz Salazar, Miami, Florida, EUA)

Happy Darwin Day!

February 12, 2012

 

"Si la miseria de los pobres es causada no por las leyes de la naturaleza, pero por nuestras instituciones, grande es nuestra culpa". 

"If the misery of the poor be caused not by the laws of nature, but by our institutions, great is our sin." Charles Darwin

 

 

 

Charles Robert Darwin

Shrewsbury, 12/2/1809 – Downe, Kent, 19/4/1882

 

 

"El mas alto estado de cultura moral posible es cuando reconocemos que debemos controlar nuestros pensamientos." 

 

"The highest possible stage in moral culture is when we recognize that we ought to control our thoughts."

Charles Darwin

 

http://darwin-online.org.uk/

 

"Creation" movie about CD and his personal struggles.  Released January 2010

 

http://www.youtube.com/watch?v=l3VOa2F_BzM  Trailer

 

http://darwinday.org/

 

¨Darwin nunca fue un ateo. Si bien es cierto que en sus últimos años él no era religioso en alguna medida, nunca del todo descartado la existencia de Dios. En su autobiografía, Darwin dice que él era un teísta por el momento en que escribió "El Origen de las Especies" y que creía en una primera causa inteligente. Sin embargo, fue su opinión de que la naturaleza de esta "primera causa" iba más allá de la visión del hombre. La muerte de su hija, Annie, el 23 de abril 1851 fue un duro golpe a sus creencias religiosas, y desde ese momento en adelante dejó de asistir a la iglesia con su familia. Fue sólo después de un proceso muy largo y lento que abarca toda su vida que Darwin llegó a ser un agnóstico. "

"Darwin was never an atheist. While it is true that in his later years he was not religious to any extent, he never entirely discounted the existence of God. In his Autobiography, Darwin says he was a theist by the time he wrote "Origin of Species" and that he believed in an intelligent first cause. However, it was his view that the nature of this "first cause" was something beyond man's vision. The death of his daughter, Annie, on 23 April 1851 was a crushing blow to his religious beliefs, and from this time forward he stopped attending church with his family. It was only after a very long and slow process spanning his entire life that Darwin came to be an agnostic. "

 

"Para Darwin, nunca hubo un gran conflicto entre la ciencia y la religión. Él vio la religión como un asunto estrictamente personal y de la ciencia considerada como totalmente independiente de la religión. En general, pensó que la cuestión de la existencia de Dios estaba fuera del alcance de la investigación científica . Sin embargo, y esto puede parecer contradictorio, él pensaba que su teoría de la evolución era compatible con la creencia en Dios, pero no cree que las leyes naturales de la evolución implica un Dios que los ha creado con ese propósito. (www.aboutdarwin.com) "

 

"For Darwin there was never much of a conflict between science and religion. He saw religion as a strictly personal matter and regarded science as completely separate from religion. In general, he thought that the question of God's existence was outside the scope of scientific inquiry. However, and this may seem contradictory, he did think that his theory of evolution was compatible with a belief in God, but did not think that the natural laws of evolution imply a purposeful God created them. (www.aboutdarwin.com)"

 

 

Feliz Dia de Darwin! Celebremos Ciencia, Razon y Dios!

 

Happy Darwin Day! Celebrate Science, Reason and God!

Luis Salazar

Homestead, FL

 

 

 

Ficheiro:Annie Darwin.jpg

 

Anne Elizabeth "Annie" Darwin (2/3/1841- 23/4/1851)

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Annie_Darwin.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP