Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 18 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/18-02-2012.htm

 

 

 

 

 

Os Quinhentos da Galiléia

 

 

Depois do Calvário, verificadas as primeiras manifestações de Jesus no cenáculo singelo de Jerusalém, apossara-se de todos os amigos sinceros do Messias uma saudade imensa de sua palavra e de seu convívio. A maioria deles se apegava aos discípulos, como querendo reter as últimas expressões de sua mensagem carinhosa e imortal.

 

O ambiente era um repositório vasto de adoráveis recordações. Os que eram agraciados com as visões do Mestre se sentiam transbordantes das mais puras alegrias. Os companheiros inseparáveis e íntimos se entretinham em longos comentários sobre as suas reminiscências inapagáveis.

 

Foi quando Simão Pedro e alguns outros salientaram a necessidade do regresso a Cafarnaum, para os labores indispensáveis da vida.

 

Em breves dias, as velhas redes mergulhavam de novo no Tiberíades, por entre as cantigas rústicas dos pescadores.

 

Cada onda mais larga e cada detalhe do serviço sugeriam recordações sempre vivas no tempo. As refeições ao ar livre lembravam o contentamento de Jesus ao partir o pão; o trabalho, quando mais intenso, como que avivava a sua recomendação de bom ânimo; a noite silenciosa re clamav a sua bênção amiga.

 

Embebidos na poesia da Natureza, os apóstolos organizavam os mais elevados projetos, com relação ao futuro do Evangelho. A residência modesta de Cefas, obedecendo às tradições dos primitivos ensinamentos, continuava a ser o parlamento amistoso, onde cada um expunha os seus princípios e as suas confidências mais recônditas. Mas, ao pé do monte onde o Cristo se fizera ouvir algumas vezes, exalçando as belezas do Reino de Deus e da sua justiça, reuniam-se invariavelmente todos os antigos seguidores mais fiéis, que se haviam habituado ao doce alimento de sua palavra inesquecível. Os discípulos não eram estranhos a essas rememorações carinhosas e, ao cair da tarde, acompanhavam a pequena corrente popular pela via das recordações afetuosas.

 

Falava-se vagamente de que o Mestre voltaria ao monte para despedir-se. Alguns dos apóstolos aludiam às visões em que o Senhor prometia fazer de novo ouvida a sua palavra num dos lugares prediletos das suas pregações de outros tempos.

 

Numa tarde de azul profundo, a reduzida comunidade de amigos do Messias, ao lado da pequena multidão, reuniu-se em preces, no sítio solitário. João havia comentado as promessas do Evangelho, enquanto na encosta se amontoava a assembléia dos fiéis seguidores do Mestre. Viam-se, ali, algumas centenas de rostos embevecidos e ansiosos. Eram romanos de mistura com judeus desconhecidos, mulheres humildes conduzindo os filhos pobres e descalços, velhos respeitáveis, cujos cabelos alvejavam da neve dos repetidos invernos da vida.

 

Nesse dia, como que a antiga atmosfera se fazia sentir mais fortemente. Por instinto, todos tinham a impressão de que o Mestre voltaria a ensinar as bemaventuranças celestiais. Os ventos recendiam suave perfume, trazendo as harmonias do lago próximo. Do céu muito azul, como em festa para receber a claridade das primeiras estrelas, parecia descer uma tranqüilidade imensa que envolvia todas as coisas. Foi nesse instante, de indizível grandiosidade, que a figura do Cristo assomou no cume iluminado pelos derradeiros raios do Sol.

 

Era Ele.

 

Seu sorriso desabrochava tão meigo como ao tempo glorioso de suas primeiras pregações, mas de todo o seu vulto se irradiava luz tão intensa que os mais fortes dobraram os joelhos. Alguns soluçavam de júbilo, presas das emoções mais belas de sua vida. As mãos do Mestre tomaram a atitude de quem abençoava, enquanto um divino silêncio parecia penetrar a alma das coisas. A palavra articulada não tomou parte naquele banquete de luz imaterial; todos, porém, lhe perceberam a amorosa despedida e, no mais íntimo da alma, lhe ouviram a exortação magnânima e profunda:

 

“Amados a cada um se afigurou escutar na câmara secreta do coração —, eis que retomo a vida em meu Pai para regressar à luz do meu Reino!... Enviei meus discípulos como ovelhas ao meio de lobos e vos recomendo que lhes sigais os passos no escabroso caminho. Depois deles, é a vós que confio a tarefa sublime da redenção pelas verdades do Evangelho. Eles serão os semeadores, vós sereis o fermento divino. Instituo-vos os primeiros trabalhadores, os herdeiros iniciais dos bens divinos. Para entrardes na posse do tesouro celestial, muita vez experimentareis o martírio da cruz e o fel da ingratidão... Em conflito permanente com o mundo, estareis na Terra, fora de suas leis implacáveis e egoístas, até que as bases do meu Reino de concórdia e justiça se estabeleçam no espírito das criaturas. Negai-vos a vós mesmos, como neguei a minha própria vontade na execução dos desígnios de Deus, e tomai a vossa cruz para seguir-me.

 

“Séculos de luta vos esperam na estrada universal. É preciso imunizar o coração contra todos os enganos da vida transitória, para a soberana grandeza da vida imortal. Vossas sendas estarão repletas de fantasmas de aniquilamento e de visões de morte. O mundo inteiro se levantará contra vós, em obediência espontânea às forças tenebrosas do mal, que ainda lhe dominam as fronteiras.

 

Sereis escarnecidos e aparentemente desamparados; a dor vos assolará as esperanças mais caras; andareis esquecidos na Terra, em supremo abandono do coração. Não participareis do venenoso banquete das posses materiais, sofrereis a perseguição e o terror, tereis o coração coberto de cicatrizes e de ultrajes. A chaga é o vosso sinal, a coroa de espinhos o vosso símbolo, a cruz o recurso ditoso da redenção. Vossa voz será a do deserto, provocando, muitas vezes, o escárnio e a negação da parte dos que dominam na carne perecível.

 

“Mas, no desenrolar das batalhas incrueritas do coração, quando todos os horizontes estiverem abafados pelas sombras da crueldade, dar-vos-ei da minha paz, que representa a água viva. Na existência ou na morte do corpo, estareis unidos ao meu Reino. O mundo vos cobrirá de golpes terríveis e destruidores,

mas, de cada uma das vossas feridas, retirarei o trigo luminoso para os celeiros infinitos da graça, destinados ao sustento das mais ínfimas criaturas!... Até que o meu Reino se estabeleça na Terra, não conhecereis o amor no mundo; eu, no entanto, encherei a vossa solidão com a minha assistência incessante. Gozarei em vós, como gozareis em mim, o júbilo celeste da execução fiel dos desígnios de Deus. Quando tombardes, sob as arremetidas dos homens ainda pobres e infelizes, eu vos levantarei no silêncio do caminho, com as minhas mãos dedicadas ao vosso bem. Sereis a união onde houver separatividade, sacrifício onde existir o falso gozo, claridade onde campearem as trevas, porto amigo, edificado na rocha da fé viva, onde pairarem as sombras da desorientação. Sereis meu refúgio nas igrejas mais estranhas da Terra, minha esperança entre as loucuras humanas, minha verdade onde se perturbar a ciência incompleta do mundo!...

 

“Amados, eis que também vos envio como ovelhas aos caminhos obscuros e ásperos. Entretanto, nada temais! Sede fiéis ao meu coração, como vos sou fiel, e o bom ânimo representará a vossa estrela! Ide ao mundo, onde teremos de vencer o mal! Aperfeiçoemos a nossa escola milenária, para que aí seja interpretada e posta em prática a lei de amor do Nosso Pai, em obediência feliz à sua vontade augusta!”

 

Sagrada emoção senhoreara-se das almas em êxtase de ventura. Foi então que observaram o Mestre, rodeado de luz, como a elevar-se ao céu, em demanda de sua gloriosa esfera do Infinito.

Os primeiros astros da noite brilhavam no alto, como flores radiosas do Paraíso.

 

No monte galileu, cinco centenas de corações palpitavam, arrebatados por intraduzível júbilo. Velhos trêmulos e encarquilhados desceram a encosta, unidos uns aos outros, como solidários, para sempre, no mesmo trabalho de grandeza imperecível. Anciãs de passo vacilante, coroadas pela neve das experiências da vida, abraçavam-se às filhas e netas, jovens e ditosas, tomadas de indefinível embriaguez dalma. Romanos e judeus, ricos e pobres confraternizavam, felizes, adivinhando a necessidade de cooperação na tarefa santa. Os antigos discípulos, cercando a figura de Simão Pedro, choravam de contentamento e esperança.

 

Naquela noite de imperecível recordação, foi confiado aos quinhentos da Galiléia o serviço glorioso da evangelização das coletividades terrestres, sob a inspiração de Jesus-Cristo. Mal sabiam eles, na sua mísera condição humana, que a palavra do Mestre alcançaria os séculos do porvir. E foi assim que, representando o fermento renovador do mundo, eles reencarnaram em todos os tempos, nos mais diversos climas réligiosos e políticos do planeta, ensinando a verdade e abrindo novos caminhos de luz, através dos bastidores eternos do Tempo.

 

Foram eles os primeiros a transmitir a sagrada vibração de coragem e confiança aos que tombaram nos campos do martírio, semeando a fé no coração pervertido das criaturas. Nos circos da vaidade humana, nas fogueiras e nos suplícios, ensinaram a lição de Jesus, com resignado heroísmo. Nas artes e nas ciências, plantaram concepções novas de desprendimento do mundo e de belezas do céu e, no seio das mais variadas religiões da Terra, continuam revelando o desejo do Cristo, que é de união e de amor, de fraternidade e concórdia.

 

Na qualidade de discípulos sinceros e bem-amados, desceram aos abismos mais tenebrosos, redimindo o mal com os seus sacrifícios purificadores, convertendo, com as luzes do Evangelho, à corrente da redenção, os espíritos mais empedernidos. Abandonados e desprotegidos na Terra, eles passam, edificando no silêncio as magnificências do Reino de Deus, nos países dos corações e, multiplicando as notas de seu cântico de glória por entre os que se constituem instrumentos sinceros do bem com Jesus-Cristo, formam a caravana sublime que nunca se dissolverá.

 

Humberto de Campos

Extraído do livro BOA NOVA

 

(Texto copiado da Internet. Fonte: http://acasadocaminhoemsousa.blogspot.com/2011/04/os-quinhentos-da-galileia.html)

 

Estrada da Galiléia nas proximidades de Tiberíades

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

III Movimento “Você  e a Paz”  de Balneário Camboriú-2012

Camboriú, PR

 

O “Você e a Paz” de 2011 em Camboriú, PR

 

Seguem os dados dos locais onde Divaldo Franco fará as atividades no roteiro próximo:
25 março 2012: as 18h na Praia central de B. Camboriú - III MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ DE B. CAMBORIÚ
(Pontal Norte, Palco na areia da Praia próximo ao Hotel Marambaia - Bal. Camboriú, SC)
26 março 2012: as 20h na SCAR -Sociedade Cultural e Artística de Jaraguá do Sul - Conferência Pública
(Rua Jorge Szerniewicz, 160, Centro, Jaraguá do Sul, SC)
27 março 2012: as 20h na ARENA MULTIUSO SÃO JOSÉ - Conferência Pública
(Av. Beira Mar s/n, São José, SC)
Todos os eventos com entrada franca.

Abraço-Jorge Moehlecke

 

Divulgação do evento 2012

(Informações e fotos  em email de Jorge Moehlecke)

 

Foto panorâmica do “Você e a Paz” 2011 com Divaldo Pereira Franco  em Camboriú, PR

 

 

 

 

Palestra “O Ser Espírita” com Adalberto P. Morais

Tomiya, Japão

 

(Informação recebida em email de Adalberto Prado de Morais [[email protected]])

 

 

 

 

Próxima reunião da “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

Our Next Meeting/Nossa Próxima Reunião

 

Dear beloved friends,
 
Our next meeting will be this Sunday, 19h of February 2012, at 11:00 a.m. It is going to be held in our place at following address:
 
21 Fairview, Dublin 3
 
It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses: 20B, 31, 29, 42, 130 and 15 and get off one stop before Marino College.  It's the door between Tesco Express and Abacus Finance. 

 

During the meeting we will have a special team looking after your childrens, so bring them along and let's have a big Family event!!!
 
We will have our delicious coffee with pastry, tea and much more to sell. Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!
 
All these events are to raise money to pay our rent and upcoming events!
 
I hope to see everyone soon!
 
Regards,
 
Spiritist Society of Ireland
0879484096 - Stevan
______________________________________________________________________


Meus queridos amigos,

É com grande alegria que anunciamos que nossa próxima reunião em português será neste domingo 19/02/2012 as 11:00 hs na nossa sede localizada na 21 Fairview, Dublin 3.


Os ônibus que servem o local são: 20B, 31, 29, 42, 130 e 15 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview!  A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.

 

Temos uma equipe pronta para cuidar dos seus filhos, então, não vamos perder a oportunidade de ter um evento em falia e tragam a crianças!!!


Nosso Café estará vendendo bolos, doces, café, chá e muito mais! Sem contar que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!


Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!
 
Esperamos todos lá!!!
 
Abraços Fraternos,


Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

Conheça a SSI assistindo este vídeo

Acesse:

 

 

 

 

 

 

Primeira mostra internacional do livro espírita

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação em email de Chairperson BUSS [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Goiânia, GO

 

(Informações em email de [email protected]; em nome de; [email protected] e site da FEEGO)

 

 

 

 

 

VI Jornada Médico-Espírita de Sergipe

Aracajú, SE

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Ricardo Cabral Miranda

na Comunidade Espírita Seara de Luz.  Bilac, SP

 

Na noite desta quinta-feira  16/02/2012 tivemos a alegria em receber em nossa Casa nosso irmão Ricardo Cabral Miranda, trabalhador da Sociedade de Estudos Espírita Allan Kardec de Birigui proferindo a palestra  com tema “A Procura da Cura”,  com a harmonização feita pelo Grupo de Canto Kardecanta.

Abraços Fraternos

Vanderlei

Ricardo Cabral Miranda

Público no Seara de Luz na palestra de Ricardo Cabral Miranda

Coral Kardecanta na C.E. Seara de Luz em Bilac

 

(Informações e fotos recebidas em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

 

Programação da Kardec Radio

Baltimore, EUA

 

 

 

Next LIVE talk show

February 18th, 11am (EST)

 

 The Spiritual Ideas of Plato 

    

 Plato and ancient Greece inspired Dr. Richard Moody to study near-death experiences. Learn more and be inspired by Plato's incredible spiritual ideas.

 

Raymond Moody Jr., MD, PHD is a world-renowned scholar, researcher and leading authority on the 'near-death experience'- a phrase he coined in the late seventies.  Best-Selling author of twelve books including Life After Life -which has sold over 13 million copies world wide- and Reunions, as well as numerous articles in academic and professional literature.

 LISTEN HERE

 

Set a reminder for this show

(click on the clock icon to set a reminder)

LISTEN TO OUR PREVIOUS SHOW

Chico Xavier: Medium of the Century

 

COMING SOON

Caring for Body and Spirit: Eating Disorders

February 25th, 11am

 

    Join Our Mailing List!

 

Gray

 

 

KR Challenge

 

 

 

 

 

 

Visite o site da Rádio Fraternidade e acompanhe a programação

 

Acesse: http://www.radiofraternidade.com.br/fraternidade/

 

 

(Colaboração em emails de Use Taubaté e Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Visite o site TV Mundial de Espiritismo

 

Prezados amigos: Assistam a transmissão da 56ª CONCAFRAS-PSE (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita) que será realizada em Palmas (TO) e Paracatu (MG) de 18 a 21/02/12. Fraternidade, Caridade, Estudo, trocas de experiências, alegria e muito mais. 

Para assistir clique: www.tvmundialdeespiritismo.com
Colabore na divulgação do Espiritismo: repasse este e-mail para os seus amigos.

 

(Informação recebida em emails de douglas romao [[email protected]] e de Regina Moreira)

 

(Informação recebida em email de douglas romao [[email protected]])

 

 

 

 

 

Bazar Beneficente do Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de guamalher [[email protected]])

 

 

 

 

 

Evento programado pelo G.E. Manoel Bento

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos

Londres, Reino Unido

 

 

Abaixo entrevista com o Curador Paulo Rufino, de Londres, Reino Unido.

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (129)

Paulo Rufino  

 

 

Paulo Rufino

 

 

Paulo pode nos fazer a sua auto apresentação?

 

Sim, primeiramente agradeço o convite a entrevista. Bom, sou paulistano, onde tive uma infância e adolescência muito feliz cercado pelos meus pais, avós e minhas duas irmãs. Precisamente sou do bairro da Vila Madalena, que é  um dos pontos de convergência cultural e étnica da cidade de São Paulo. Sou solteiro e vivo há  quase dois anos na Inglaterra onde já conquistei muitos amigos de todos os cantos do mundo e tenho muitos ainda a conquistar.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Eu sou engenheiro elétrico de formação e atuo na área de telecomunicação. Este é o motivo pelo qual me encontro em Londres, pois  fui transferido da BT do Brasil para a cede da companhia aqui, onde tem sido desde então, com muita luta uma grande aventura e a realização do meu sonho profissional. E como hobby tenho o jornalismo, a musica, e o cinema que levo a sério.

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

 

Nasci na casa do meus avós maternos, onde  meu avô era espirita e minha avó católica. Meus pais eram espíritas, mas durante um período da minha vida eu caminhei por dois caminhos o catolicismos e o espiritismo, pois estudei em colégio de freiras passionistas durante a minha infância. Mas foi durante minha adolescência que participando mais intensamente da mocidade espirita do Centro Andre Luiz no meu bairro, que decidi  qual caminho iria seguir,  no caso foi a doutrina espirita. Todavia continuo mantendo meu profundo respeito e carinho pela religião católica e todos as demais religiões que pude estudar e conhecer, pois foi assim, junto dos  meus avos Armando e Olga, que fui criado sem conflitos religiosos, lembrando da importância de todas as religiões na formação da humanidade e o respeito pela espiritualidade do próximo.

 

Qual casa espirita você freqüenta presentemente?

 

Fui muito feliz ao chegar em Londres em 2010, porque fui acolhido pelos meus amigos do centro espirita Sir Arthur Conan Doyle, na figura da nossa diretora a Dna.Emilia. E hoje sou um dos colaboradores nos trabalhos da casa, com a qual  me identifiquei e aprendi a amar. E mais tarde, através desta mesma casa, fui levado a conhecer a BUSS, onde estudei durante um ano a doutrina espirita em inglês para me aperfeiçoar. E este curso foi fantástico, tendo como supervisora a  professora Franziska Kranz que é da Alemanha mas radicada na Inglaterra e que utilizou como recurso pedagógico os materiais da Spirits Society of Baltimore dos EUA. Atualmente atuo no centro espirita Sir Artur e nos reunimos aos domingos com estudos em português e nas segundas com estudos em inglês visando os europeus como enfoque.

 

Pode nos fazer uma resenha de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

 

Como disse anteriormente na adolescência comecei fazendo parte da mocidade espirita no meu bairro. E foi sob a orientação dos professores Oswaldo e Eliane que pude ampliar meus conhecimentos na doutrina espirita e mais tarde com atividades de auxilio aos moradores de rua no centro da cidade de São Paulo. Outra influencia importante na minha caminhada na doutrina espirita foram sem duvidas meus pais Egidio e Vera, que ao longo da minha vida me orientaram, alem,  é claro,  das longas tardes de conversa com  meu avo Armando Rufino que foi um dos trabalhadores do Centro Espirita e Abrigo Irma Tereza na cidade de São Caetano do Sul. Dai em diante nunca mais parei de estudar a doutrina codificada pelo Prof. Kardec.

 

Como surgiu o convite para ser um dos curadores da 1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos?

 

Bem,  recebi um convite da Sra.Elsa Rossi,  diretora da BUSS, que ficou sabendo através da Prof.Franziska Kranz, que eu atuava como curador nos festivais de cinema aqui em Londres e no Brasil, e um dia  ela me perguntou se poderia colaborar neste projeto como um dos curadores da mostra. E aceitei com muita alegria.

 

Você é da área de cinema? Conte-nos a sua experiência.

 

Eu sou engenheiro elétrico de formação, mas foi a convite do cineasta e antropólogo Prof. Dr. Celso Prudente, que se tornou meu mentor nesta área que comecei a trabalhar com cinema. Fui assistente dele na curadoria da Mostra Internacional de Cinema Negro em São Paulo, onde atuo há mais de 8 anos, alem de poder trabalhar na adaptação da trilha sonora de um de seus filmes, cuja musica foi gravada em Nova Iorque pelo musico norte americano Sheldon. Através destes trabalhos, pude colaborar na realização de livros de artes e científicos, e todo este caminho me possibilitou conhecer grandes nomes do cinema, assim como da musica, onde posso citar alguns deles como a do cineasta brasileiro e mestre do cinema novo Nelson Pereira dos Santos, alem do produtor e cineasta norte americano Fab 5 Freddy,  a equipe do ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfica de Cuba), Paulinho da Viola,  o compositor Sergio Ricardo, a equipe do departamento de cinema do Institut Francais,  o ator Leandro Firmino da Hora, entre tantos outros que representam diferentes gerações e ícones do cinema e musica. Atualmente sou um dos curadores, desde o ano passado, do Kilburn Film Festival aqui em Londres,  onde tive e tenho o  privilégio de trabalhar com a cineasta e diretora do festival Anna Bowman,  o que tem sido um grande aprendizado.

 

Como estão os preparativos nos seus diversos aspectos?

 

Toda nossa equipe está trabalhando com muito profissionalismo e entusiasmo para que tudo saia como a planejado. Até agora temos tido grandes sucessos nesta empreitada, sobretudo pelo  apoio e engajamento de todos os voluntários que trabalham neste evento, muitos dos quais no  anonimato. Se  eu tentar falar os  nomes de todos não conseguirei, além do apoio da Universidade de Queen Mary, da CEI, da BUSS e das organizadoras e diretoras do evento a Prof. Else Vieira, de  Elsa Rossi e do curador Oceano Vieira de Melo.

 

Fale-nos sobre o local que foi aberto para projeção de filmes Espíritas e Espiritualistas?

 

O evento será realizado na Queen Mary University of London. que foi essencial para o sucesso do festival, lembrando que a universidade é  uma das mais bem conceituadas de toda a Europa.  Só isto já diz tudo.

 

Tem idéia de quantos participantes poderão comparecer à 1ª. Mostra?

 

Até o presente momento temos mais de 300 pessoas inscritas para o evento. E isto agradecemos a todos os meios de comunicação e voluntários envolvidos, incluindo vocês que nos ajudaram a divulgar o evento. Sendo um evento que discutimos a arte cinematográfica e espiritualidade, ele se encontra aberto ao público em geral. Todos são bem vindos!

 

Serão convidadas pessoas não espíritas da cidade sede?

 

Sim, todos são convidados sem exceção!. E após o final da exibição de cada filme, haverá uma mesa de debate onde contaremos com a presença de cineastas, professores, estudantes, profissionais das mais diversas áreas,  europeus e brasileiros, espíritas e não espíritas, que discutirão o filme baseado na arte cinematográfica e no tema abordado que é a espiritualidade. Tudo isto seguido da interação do público em uma sessão de perguntas e respostas.

 

A Mídia inglesa esta sendo informada acerca da  Mostra? Tem algum retorno a respeito?

 

A Mídia inglesa tem sindo muito acolhedora e tem nos dado um grande suporte para este evento,  inclusive já começando a  ser veiculado nos meios de comunicação  diários da cidade.

 

Acha que Mostra como esta abrirá portas para projeção de filmes como temática espírita?

 

Sem duvida, este é um dos nossos  objetivos além de mostrar ao publico inglês, europeu ou estrangeiro que vive aqui, que os temas abordados na Europa o são  também  no Brasil e nos países de língua portuguesa. Demonstrará o quanto em comum nós temos, mesmo com  uma língua diferente, levando-os a pensar naquilo que  talvez  nunca tivessem pensado,  nas imensas possibilidades  possíveis através da  arte cinematográfica que estamos trabalhando e também na qualidade de outras  obras que existem a respeito.  A arte é sem fronteiras e de infinitas possibilidades.

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Obrigado pelo momento e espero ver a todos durante a mostra. Abraços e até  la!

 

Paulo Rufino com irmãs e primos na Vila Madalena, São Paulo, Brasil

 

Paulo Rufino diante do dólmen de Allan Kardec no

Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França

Paulo Rufino com o pai

Paulo Rufino com as irmãs em São Paulo, Brasil

Paulo Rufino com a mãe Vera

O ator Leandro Firmino, Paulo Rufino e o ator André Ramiro em evento na cidade de São Paulo, Brasil

Cineast Celso Prudente, A diretora do Kilburn Filme Festival em Londres Anna Bowman e o curador Paulo Rufino

o musico norte americano Sheldon Porter e Paulo Rufino em Nova Iorque - Brooklin em 2000

Paulo Rufino com o cantor Paulinho da Viola

 

 

Paulo Rufino, as Casas do Parlamento e o Big Bem, Londres.

O site da Queen Mary University of London divulgando a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos

 

Queen Mary University, Londres. Imagem: http://www.qmul.ac.uk/media/gallery/index.html

Algumas imagens da “Queen Mary  University of  London”. Fonte: http://www.qmul.ac.uk/media/gallery/index.html

 

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP