Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/22-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

A Condição Fundamental

 

                                                                                                           Richard Simonetti

                                                       [email protected]

 

 

                                                                      

 Bem-aventurados os humildes, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mateus, 5:3.)

 

            Muita gente confunde humildade com pobreza. Daí consi­derar-se bem-aventurado o pobre. Dele, segundo Jesus, seria o Reino dos Céus.

Essa ideia levou muitos cristãos, no passado, à renúncia dos bens materiais, chegando ao extremo de cultivarem a indi­gência, no pressuposto de que, quanto mais miseráveis na Terra, mais ricos aportariam no Além.

Um mínimo de bom senso, todavia, é suficiente para per­ceber que o fato de o indivíduo não deter bens materiais em abso­luto significa que as portas do Céu lhe estejam abertas, da mesma forma por que não se pode afirmar que permaneçam cerradas aos detentores de riquezas. Há pobres maus e ricos bons, e vice-versa. O dinheiro é neutro. Tanto pode ser utilizado para o Bem como para o Mal. Com ele compramos o leite que alimenta a criança e o tóxico que compromete o jovem.

Exprimindo uma posição interior, e não uma circunstân­cia exterior, a humildade não pode ser avaliada sob o ponto de vista econômico.

O caminho dessa realização sublime em nós é o reconhe­cimento de nossa pequenez diante do Universo e a consciência plena de que tudo pertence a Deus, o Senhor supremo que somos chamados a servir, acatando-lhe a vontade nas circunstâncias da Vida e respeitando-lhe a obra da Criação, seja na pessoa do semelhante, no animal, na árvore, na flor, no fruto, no inseto, na paisagem que nos cerca.

Somente assim estaremos em condições de ingressar no Reino.     Onde o encontraremos? Na Terra, transformada em pa­raíso, quando o Mal houver sido definitivamente derrotado? Ou se localizará em distante constelação? Será em plano de matéria densa ou em etéreas regiões espirituais?

Nada disso! O Reino – diz Jesus – está dentro de vós!

Compete-nos, pois, localizá-lo em nosso universo interior, essa gloriosa edificação que poderíamos definir como o estado de harmonia perfeita, de inefável tranquilidade, de sintonia plena com as fontes da Vida!

Por que a humildade é indispensável?

A resposta é simples: para ingressar nesse estado de graça é preciso ser livre e, por estranho se afigure, somente o homem humilde desfruta de liberdade plena.

Todos temos aspirações em torno de determinadas reali­zações e empregamos esforços no sentido de concretizar nossos desejos: estabilidade financeira, sucesso na profissão, progresso material, conforto, casa, automóvel, família, filhos...

São temas que constituem nossas motivações mais fre­quentes. Não raro, entretanto, empolgamo-nos em demasia e tudo isso, que deveria ser parte de nossa vida, se transforma em finalidade dela. Então nos escravizamos.

Há, por exemplo, o homem que se empenha no louvável propósito de melhorar sua situação financeira. Monta um estabe­lecimento comercial, prospera... Sempre procurando melhorar, monta outro negócio, prospera... Depois outro e mais outro, pros­perando sempre. Acaba movimentando fortunas imensas, mas já não é dono de si. Não dispõe de tempo para nada mais. Problemas se avolumam e, quanto mais cresce sua fortuna, maiores suas preocupações, mais lacerantes suas tensões, menor sua liberdade.

Pior, talvez, o jugo daqueles que não conseguem realizar as aspirações a que se prendem. O casamento que não se concretiza, o filho que não nasce, o mal que não é debelado, o sucesso que não chega... Estes resvalam facilmente para a frustração e o desâ­nimo que geram infernos de perturbações em suas vidas.

O homem humilde também alimenta aspirações. Afinal, elas representam a mola propulsora do progresso humano. Dis­tingue-se, porém, pelo fato de não se apegar, reconhecendo que o mais importante é definir e cumprir os desígnios divinos, sinteti­zados na aspiração maior – servir a Deus!

Por isso desfruta de liberdade plena para construir o Reino em seu coração.

 

 

File:Bernhard Plockhorst - Good Shephard.jpg

Jesus. O Bom Pastor (Bernhard Plockhorst)

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bernhard_Plockhorst_-_Good_Shephard.jpg

 

 

 

 

Registro. Abertura da 1ª. Mostra de filmes

espíritas e espiritualistas lusófonos. Londres, Reino Unido

 

A abertura do festival, nesta terça-feira, 21/2/2012,  foi um sucesso contando com a participação do cineasta Edson Audi que veio direto do Brasil para prestigiar este evento e a exibição de seu filme “Alan Kardec  - O Educador”.

A recepção do publico neste primeiro dia foi fantástica e positiva, pois houve muito interesse do publico local, formado na sua maioria por estrangeiros.

Abraços,

Paulo Rufino

 

(Informações e fotos recebidas em emails de Paulo Rufino e Elsa Rossi)

 

Debatedores Engenheiro Robert, Cineasta Edson Audi,

escritora Janet Duncan, Prof. Else Viera, e gerente financeiro Christopher Kinghorn

Paulo Rufino, Robert, Christopher Kinghorn. Prof Else Vieira, Salomon, Edson Audi,  Elsa Rossi

 

Debate da noite. Paulo Rufnio, Janet Duncan, Prof. Else Vieira,

Caroline Von Scharten, Edson Audi e Elsa Rossi

 

 

Inline images 1

Inline images 2

Livraria

Inline images 3

Inline images 4

Elsa Rossi e Prof. Else Vieira na livraria

 

 

 

 

 

Palestra com Cristina Neres na “Franciscans Spiritist House”

Rockdale, Austrália

 

(Informações em email de Gloria Collaroy)

 

 

 

 

Primeiro Encontro de Comunicação Social Espírita da União Regional Espírita Metropolitana Oeste de Curitiba. Curitiba, PR

 

 

 

No dia 21 de abril de 2012, haverá o Primeiro Encontro de Comunicação Social Espírita da União Regional Espírita Metropolitana Oeste de Curitiba (URE-MO). Cinco Casas Espíritas, de três Municípios da Regional, compartilharão trabalhos implementados na área de Comunicação em seus Centros, para análise e troca de experiências com colaboradores e frequentadores de Casas Espíritas de todo o Estado e País.

 

Segundo o Manual de Comunicação Social Espírita, lançado pela FEB, “a partir do momento em que uma instituição espírita, independente de seu nível e porte, passa a se comunicar com o público, seja interno ou externo com relação ao movimento espírita, ela passa também a assumir a responsabilidade pelo conteúdo da mensagem e, automaticamente, por toda ordem de consequências que esse ato pode gerar.” Todos os que divulgam o Espiritismo, formal ou informalmente, dentro ou fora da Casa Espírita, fazem Comunicação Social. Por isso, todos nossos colegas de ideal espírita, de todas as UREs e Federativas Regionais, são muito bem-vindos a esse intercâmbio de boas práticas.

 

Serviço:

·        O quê: Primeiro Encontro de Comunicação Social Espírita da URE Oeste.

·        Para quê: intercâmbio de ideias e boas práticas em Comunicação Social Espírita.

·        O que será abordado e por qual Casa Espírita da URE Oeste:

-      Programação de Palestras Públicas (Centro Espírita Fé, Amor e Caridade – Curitiba)

-      Formação e estrutura de um Departamento de Comunicação Social Espírita (Centro Espírita Ildefonso Correia – Curitiba)

-      Construção e manutenção de site da Casa Espírita (Centro Espírita Luz da Caridade – Curitiba)

-      Interação com o público: Internet + sugestões de temas de Palestras Públicas (Grupo Espírita Caminho da Fé – Araucária)

-      Interface da Comunicação com o Grupo de Acolhimento (Casa Espírita João Ghignone – Campo Largo)

·        Quando: 21/04/2012 (sábado), das 15h às 18h.

·        Onde: Centro Espírita Fé, Amor e Caridade (Rua Guararapes, 1210 — Bairro Vila Izabel — Curitiba; mapa de localização disponível em http://uremetropolitanaoeste.blogspot.com/p/mapa-das-casas-espiritas.html).

·        Entrada franca.

·        Maiores informações: através do e-mail [email protected].

 

________________________________________________________
União Regional Espírita Metropolitana Oeste - Federação Espírita do Paraná (FEP)
E-mail: [email protected]
Site: http://uremetropolitanaoeste.blogspot.com/

 

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos e de Hendrio Belfort [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro Estadual de Mediunidade 2012 na USE

São Paulo, SP

 

Encontro Estadual de Mediunidade 2012

Tema Central: A Mediunidade em um mundo em transição - O papel de cada um: Acolher, Consolar e Esclarecer.

Objetivo: Reunir os dirigentes de atividades mediúnicas e das Casas Espíritas para discutir o tema do encontro e assuntos do dia-a-dia, além da confraternização e troca de experiências.

Público-Alvo: Dirigentes das Casas Espíritas e demais interessados também estão convidados!

 

Entidade: União das Sociedades Espíritas de São Paulo – USE

Data: 18 de Março de 2012, domingo, das 8:30 às 12:30 h.

Local: Rua Gabriel Piza, 433 – Santana – São Paulo – CEP: 02036-011

Maiores Informações: www.usesp.org.br - (11) 2950.6554

Como ajudar: Prestigiando e divulgando o evento, trabalhando voluntariamente.

Complementos: Requer-se efetuar inscrição para participação, taxa no valor de R$ 10,00 (para as despesas com Lanches e Café), que serão servidos no intervalo. As inscrições podem ser feitas por correio eletrônico no endereço [email protected] ou pelo telefone: 2950-6554. Vagas limitadas!

 

Fraternalmente.

União das Sociedades Espíritas de São Paulo – U.S.E.

Rua Gabriel Piza, 433 – Santana – São Paulo  - SP
Tel. 2950-6554 - E-Mail [email protected] – Site: www.usesp.org.br

 

“Trabalhar pela Unificação dos órgãos doutrinários do Espiritismo no Brasil é prestar relevante serviço à causa do Evangelho Redentor junto à Humanidade. Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço de indiscutível benemerência porque demanda sacrifício pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação.” Emmanuel (Psicografia de Francisco Cândido Xavier – “Unificação” – Reformador, Outubro/1977

 

(Informações em emails de Martha Rios Guimarães de de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

 

Seminário sobre Ciência e Espiritualidade

Lisboa, Portugal

 

http://www.verdadeluz.com/Bonecos/newsletter/topNews.jpg

 

 

Seminário sobre Ciência e Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 Mar 2012 - Faculdade Medicina Dentária - Lisboa

http://www.VERDADELUZ.com/admin/ImgSiteAdmin/ImagensDetalhe/IMGDET405.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Caros amigos,

A Associação Médico-Espírita de Lisboa (AME LISBOA), vem por este meio convidá-los para assistirem ao Seminário sobre Ciência e Espiritualidade, que terá lugar no próximo dia 10 de Março, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, na Cidade Universitária.

Com um Programa composto por temas muito apelativos e de grande actualidade, o Seminário será ministrado pelo casal constituído pelos médicos Dra. Samira Turconi e Dr. Victório Turconi, este último presidente da Associação Médico-Espírita de Serra Gaúcha (AME SERRA GAÚCHA), Brasil.

Dia: 10 de Março
Horário: 9h00-12h30 e 14h00-18h00.
Entrada: 8 Euros.

Inscrições:
- Através do site
www.verdadeluz.com (inscrição on-line – MasterCard, Visa ou Multibanco), ou
- Por transferência bancária, para o NIB 0010 0000 4109 2730 0017 8, ou
- Na Rua Marcos Portugal, 12-A – 1495-091 ALGÉS ou
- No local do Evento.

Mais Informações: Telefones
214 121 062; 214 123 337; 916 943 625; 962 315 659.

Não deixem de comparecer. Verão que vai valer a pena!

Até lá!

Dr. João Jacinto
Presidente da AME LISBOA

 

 

 

http://www.VERDADELUZ.com/admin/ImgSiteAdmin/ImagensDetalhe/IMGDET408.jpg

 

 

 




Ciência e Espiritualidade
10 de Março de 2012 - Sábado

PROGRAMA DO SEMINÁRIO MÉDICO-ESPÍRITA

 

 


9:30h – Educação para a Morte: Transplantes e doação de órgãos; EQM, Cremação e Desencarnações Coletivas - Dra. Samira José Turconi
10:30h – As crianças do Século XXI- Mediunidade e Obsessão – Dr. Victório Luiz Turconi
11:30h – A culpa e a mágoa como origem de doenças – Dra. Samira José Turconi
12:30 - 14:00h – Intervalo para Almoço
14:00h - Sexualidade na Adolescência - Dr. Victório Luiz Turconi
15:00h – Espíritos Sugadores de energia: os vampiros do mundo espiritual - Dra. Samira
16:00h – Interação Mente-Cérebro-Espírito: Saúde ou Doença: a escolha de cada um - Dr. Victório Luiz Turconi
17:00h - O pensamento e a vontade: recursos do Espírito para a construção da felicidade - Dra. Samira José Turconi

 

 




Dr. Victório Luiz Turconi e Dra. Samira José Turconi
Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha

 

 

 

 

 

 

 





Mais Informações : Clique aqui!

Inscrição Online (MB / VISA / MasterCard): Clique aqui!

Por transferência bancária, para o NIB: 0010 0000 4109 2730 0017 8

TELEFONES PARA INSCRIÇÕES
(2ª a 6ª das 10:00h - 19:00h)

 21 412 10 62

 21 412 33 37

 91 694 36 25

 96 231 56 59

 

 




Marcação de Lugares :

Este ano haverá lugares marcados, mas as marcações serão realizadas apenas no local.

Compreensão das Palestras :

Os oradores utilizam uma linguagem acessível permitindo a todos ouvintes uma boa compreensão dos temas abordados.

Almoços:
O Bar do Auditório estará a funcionar durante o Seminário.

Preço:
€ 8,00

 

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

Seminário “Atendimento Fraterno na Casa Espírita”

São Paulo, SP

 

 

Data: 18 de março de 2012 - das 8 às 13 horas

Local: Fraternidade Espírita Auta de Souza - Rua Loefgreen, 1428 - Vila Clementino (duas quadras atrás do Shopping Metrô Santa Cruz)

Realização: USE Distrital Jabaquara

Público Alvo: Dirigentes e trabalhadores da Casa Espírita

Objetivo: Aprimorar a recepção e atendimento por meio do diálogo aos que chegam na casa espírita, em busca de consolo ou de conhecimento espírita.

 

Programação

8:00 às 08:30 - recepção

8:30 às10:30  - Objetivos do atendimento, organização, entrevistador - requisitos básicos, recepção e entrevista

10:30 às 11:00 - Intervalo para café

11:00 às 13:00 - Diálogo fraterno, orientação doutrinária

 

Facilitadores: Julia Nezu (1ª Vice-presidente da USE do Estado de SP) e equipe

 

 

Inscrições somentepelos e-mails até dia 14/3 ou até término das vagas: Sueli Moretti: [email protected] e  Josy Almeida: [email protected] informações: 11 - 2068-6076 Sueli - Vagas limitadas

 

Taxa de colaboração: 10,00 para as atividades da USE Distrital Jabaquara. Contribuição no dia do evento.

 

Ficha de inscrição para o Seminário "Atendimento Fraterno na Casa Espírita", dia 18 de março de 2012, das 8 às 13 horas. Copiar e colar se necessitar de mais fichas. Caso não possa comparecer favor avisar para abrirmos vaga para outra pessoa.

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

 

(Informações recebidas em email de Julia Nezu)

 

 

 

 

 

Palestra especial com Richard Simonetti no CEAC

Bauru, SP

 

Dia 04 de março (domingo), às 9h, a Reunião Pública do Domingo completará 30 anos de atividades ininterruptas.

 

Para comemorar esse evento Richard Simonetti fará uma Palestra Especial, abordando o tema AS MEDIDAS DA FELICIDADE, com entrada franca.

 

Local: Centro Espírita Amor e Caridade - Rua 7 de Setembro, 8-30 - Bauru/SP

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Mês Espírita de

Itapira, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Feria de la Salud Domingo Febrero 26, 2012

 

http://www.spiritist.com/hwfair2.html 

 

 

I N V I T A C I O N

 

Feria de la Salud y Bienestar en Bezerra de Menezes, desde las 10 AM, pruebas gratis de Colesterol, Glucosa, Osteoporosis, Presion Arterial, Conferencias sobre Nutricion, Salud Mental, Espiritualidad y la Salud.

 

Invitada especial: Gilda Miros

  

En una carrera de sobre cuatro décadas, Gilda Mirós ha aparecido en papeles estelares en cine, teatro y televisión en México, Puerto Rico y Norteamérica. Ella ha transmitido sus programas vivos desde numerosos países de América Latina y ha producido, dirigido y narrado una variedad de documentales; inclusive uno producido durante la guerra de Vietnam.

 

Espejuelos gratis, Productos de Higiene Dental,  Actividades para los niños,  y mucho mas!

 

Le esperamos! entre 10 AM y 3 PM, llegue temprano para que pueda beneficiarse de todos los proveedores.

 

  

 

                    

                                      American Reading Glasses 

 

  

 

(Informações em email de [email protected])

 

 

 

 

Programação de palestras na C.E. Cairbar Schutel

Matão, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; casa da sopa [[email protected]])

 

 

 

 

 

Programação de palestras da ADE-RJ

Rio de Janeiro, RJ

 

Na Cruzada Espírita Paulo de Tarso

 

 

No auditório do QG da PMERJ

 

(Informações recebidas em email de Vitor Hugo S Silva [[email protected]])

 

 

 

 

 

Leia a Newsletter da

Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/problemasdafamilia.html

 

 

 

 

 

 

50 anos do CVV será lembrado na Câmara

São Paulo, SP

 

Clicar aqui para ler o boletim do CVV:

http://boletimdocvv.blogspot.com/2012/02/50-anos-sera-lembrado-camara-municipal.html

 

(Informação recebida em email de Alfredo Zavatte [[email protected]]  visita ao blog)

 

 

 

 

 

Leia o jornal Fraterno

Osasco, SP

 

Meus caros.

 

Sai mais uma edição do Fraterno.

 

Agradecemos a acolhida e a confiabilidade de sempre.

 

Abraços.

 


Eduardo Mendes
Coordenador - JORNAL FRATERNO
www.searadejesusosasco.org.br
Osasco - SP - Link para edições anteriores e atuais www.institutochicoxavier.com

 

 

 

 

 

Almoço do CESAK com deliciosas Lasagnas

Bruxelas, Bélgica

 

Dia 26 de fevereiro de 2012 (Domingo)

Às 12h 30min.

 

Bonjour,

 

Le Cesak vous invite chaleureusement à son repas trimestriel:

Le 26 Fevrier à 12h30

 

Spécial Carnaval, vous pouvez venir déguisé

Venez passer une agréable après midi avec un bon repas à Evere.

Prix: 13 € adultes, 10€ enfants entre 6 et 12 ans, gratuit pour les moins de 5 ans.

Ce prix comprend à volonté: entrée, plat dessert et une boisson.

 

Toute boisson supplémentaire sera payante.

Pas de boissons alcooliques.

Réservation obligatoire

Renseignement et information
Cesak: Rue Louis Hap, 134- Etterbeek
Tél: 02/647-3785 ou 0474 762 894
[email protected]
(Le repas n'est pas à cette adresse, l'adresse se trouve sur l'invitation)

Les fonds récoltés nous permettent de payer une partie de nos frais de fonctionnement (loyer, électricité, chauffage,...)

Anabela

CESAK, asbl

 

(Informações recebidas em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

 

 

Tradicional comida brasileira no Domingão da Joana

Rockdale, Austrália

 

Domingo, 26/2/2012, Almoço

 

(Informações em email de Gloria Collaroy)

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP