Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/28-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Ana Spranger)

 

 

 

 

 

O Perdão

 

Livro Boa Nova, FEB

 

     As primeiras peregrinações do Cristo e de seus discípulos, em torno do lago, haviam alcançado inolvidáveis triunfos. Eram doentes atribulados que agradeciam o alívio buscado ansiosamente; trabalhadores humildes que se enchiam de santas consolações ante as promessas divinas da Boa Nova.
     Aquelas atividades, entretanto, começaram a despertar a reação dos judeus rigoristas, que viam em Jesus um perigoso revolucionário. O amor que o Profeta nazareno pregava vinha quebrar antigos princípios da lei judaica. Os senhores da terra observavam cuidadosamente as palestras dos escravos, que permutavam imenso júbilo, proveniente das esperanças num novo Reino que não chegavam a compreender. Os mais egoístas pretendiam ver no Profeta generoso um conspirador vulgar, que desejava levantar as iras populares contra a dominação de Herodes; outros presumiam na sua figura um feiticeiro incomum, que era preciso evitar.
     Foi assim que a viagem do Mestre a Nazaré redundou numa excursão de grandes dificuldades, provocando de sua parte as observações quase amargas que se encontram no Evangelho, com respeito ao berço daqueles que o deveriam guardar no santuário do coração. Não foram poucos os adversários de suas idéias  renovadoras que o antecederam na cidade minúscula, buscando neutralizar-lhe a ação por meio de falsas notícias e desmoralizá-lo, argumentando com informações mal alinhavadas de alguns nazarenos.
     Jesus sentiu de perto a delicadeza da situação que se lhe criara com a primeira investida dos inimigos gratuitos de sua doutrina,  mas, aproveitou todas as oportunidades para as melhores ilações na esfera do ensinamento.
     No entanto, o mesmo não aconteceu a seus discípulos. Filipe e Simão Pedro chegaram a questionar seriamente com alguns senhores da região, trocando palavras ásperas, em torno das edificações do Messias. As gargalhadas irônicas, as apreciações menos dignas lhes acendiam no ânimo propósitos impulsivos de defesas apaixonadas. Não faltavam os que viam no Senhor um servo ativo do espírito do mal, um inimigo de Moisés, um assecla de príncipes desconhecidos, ou de traidores ao poder político de Ântipas. Tamanhas foram as discussões em Nazaré, que os seus reflexos nocivos se faziam sentir fortemente sobre toda a comunidade dos discípulos. Pedro e André advogavam a causa do Mestre com expressões incisivas e sinceras. Tiago aborrecia-se com a análise dos companheiros. Levi protestava, expressando o desejo de instituir debates públicos, de maneira a evidenciar-se a superioridade dos ensinos do Messias, em confronto com os velhos textos.
     Jesus compreendeu os acontecimentos e, calmamente, ordenou a retirada, afastando-se da cidade com tranqüilo sorriso.

     Não obstante a determinação e apesar do regresso a Cafarnaum, a maioria dos apóstolos prosseguiu em discussão estranhando que o Mestre nada fizesse, reagindo contra as envenenadas insinuações a seu respeito.

***

     Daí a alguns dias, obedecendo às circunstâncias ocorrentes naquela situação, Pedro e Filipe procuraram avistar-se com o Senhor, ansiosos pela claridade dos seus ensinos.
     – Mestre, chamaram-vos servo de Satanás e reagimos prontamente!  - dizia Pedro, com sinceridade ingênua.
     –  Observávamos que por vós mesmo nunca oporíeis a contradita – ajuntava Filipe, convicto de haver prestado excelente serviço ao Mestre bem-amado – e por isso revidamos aos ataques com a maior força de nossas expressões.
     Não obstante o calor daquelas afirmativas, Jesus meditava com uma doce placidez no olhar profundo, enquanto os interlocutores o contemplavam, ansiando pela sua palavra de franqueza e de amor.
     Afinal, saindo de suas reflexões silenciosas, o Mestre interrogou:
     – Acaso poderemos colher uvas nos espinheiros? De modo algum me empenharia em Nazaré numa contradita estéril aos meus opositores. Contudo, procurei ensinar que a melhor réplica é sempre a do nosso próprio trabalho, do esforço útil que nos seja possível. Nesse particular, não deixei de operar na minha esfera de ação, de modo a produzir resultados a nossa excursão à cidade vizinha, tornando-a proveitosa, sem desdenhar as palavras construtivas no instante oportuno. De que serviriam as longas discussões públicas, inçadas de doestos e zombarias? Ao termo de todas elas, teríamos apenas menores probabilidades para o triunfo glorioso do amor e maiores motivos para a separatividade e odiosas dissensões. Só devemos dizer aquilo que o coração pode testificar mediante atos sinceros, porque, de outra forma, as afirmações são simples ruído sonoro de uma caixa vazia.
     – Mestre, atalhou Filipe, quase com mágoa –, a verdade é que a maioria de quantos compareceram às pregações de Nazaré falava mal de vós!
     – Mas não será vaidade exigirmos que toda gente faça de nossa personalidade elevado conceito?  –interrogou Jesus com energia e serenidade. – Nas ilusões que as criaturas da Terra inventaram para a sua própria vida, nem sempre constitui bom atestado da nossa conduta o falarem todos bem de nós, indistintamente. Agradar a todos é marchar pelo caminho largo, onde estão as mentiras da convenção. Servir a Deus é tarefa que deve estar acima de tudo e, por vezes, nesse serviço divino, é natural que desagrademos aos mesquinhos interesses humanos. Filipe, sabes de algum emissário de Deus que fosse bem apreciado no seu tempo? Todos os portadores da Verdade do Céu são incompreendidos de seus contemporâneos. Portanto, é indispensável consideremos que o conceito justo é respeitável, mas, antes dele, necessitamos obter a aprovação legítima da consciência, dentro de nossa lealdade para com Deus.
     –  Mestre – obtemperou Simão Pedro, a quem as explicações da hora calavam profundamente –, nos acontecimentos mais fortes da vida, não deveremos, então, utilizar as palavras enérgicas e justas? *
     –  Em toda circunstância, convém naturalmente que se diga o necessário, porém, é também imprescindível que não se perca tempo.
     Deixando transparecer que as elucidações não lhe satisfaziam plenamente, perguntou Filipe:
     – Senhor, vossos esclarecimentos são indiscutíveis; entretanto, preciso acrescentar que alguns dos companheiros se revelaram insuportáveis nessa viagem a Nazaré: uns me acusaram de brigão e desordeiro; outros, de mau entendedor de vossos ensinamentos. Se os próprios irmãos da comunidade apresentam essas falhas, como há de ser o futuro do Evangelho?
     O Mestre refletiu um momento e retrucou: *
     – Estas são perguntas que cada discípulo deve fazer a si mesmo. Mas, com respeito à comunidade, Filipe, pelo que me compete esclarecer, cumpre-me perguntar-te se já edificaste o Reino de Deus no íntimo do teu espírito.
     – É verdade que ainda não – respondeu, hesitante, o Apóstolo.
     – De dentro dessa realidade, podes observar que, se o nosso colégio fosse constituído de irmãos perfeitos, teria deixado de ser irrepreensível pela adesão de um amigo que ainda não houvesse conquistado a divina edificação.
     Ambos os discípulos compreenderam e se puseram a meditar, enquanto o Cristo continuava:
     – O que é indispensável é nunca perdermos de vista o nosso próprio trabalho, sabendo perdoar com verdadeira espontaneidade de coração. Se nos labores da vida um companheiro nos parece insuportável, é possível que também algumas vezes sejamos considerados assim. Temos que perdoar aos adversários,
trabalhar pelo bem dos nossos inimigos, auxiliar os que zombam da nossa fé.
     Nesse ponto de suas afirmativas, Pedro atalhou-o, dizendo:
     – Mas, para perdoar não deveremos aguardar que o inimigo se arrependa? E que fazer, na hipótese de o malfeitor assumir a atitude dos lobos sob a pele da ovelha?
     – Pedro, o perdão não exclui a necessidade da vigilância, como o amor não prescinde da verdade. A paz é um patrimônio que cada coração está obrigado a defender, para bem trabalhar no serviço divino que lhe foi confiado. Se o nosso irmão se arrepende e procura o nosso auxílio fraterno, amparemo-lo com as energias que possamos despender; mas, em nenhuma circunstância cogites de saber se o teu irmão está arrependido. Esquece o mal o trabalha pelo bem. Quando ensinei que cada homem deve conciliar-se depressa com o adversário, busquei salientar que ninguém pode ir a Deus com um sentimento de odiosidade no coração. Não poderemos saber se o nosso adversário está disposto à conciliação; todavia, podemos garantir que nada se fará sem a nossa boa vontade o pleno esquecimento dos males recebidos. Se o irmão infeliz se arrepender, estejamos sempre dispostos a ampará-lo e, a todo momento, precisamos e devemos olvidar o mal.
     Foi quando, então, fez Simão Pedro a sua célebre pergunta:
     – Senhor, quantas vezes pecará meu irmão contra mim, que lhe hei de perdoar? Será até sete vezes?
     Jesus respondeu-lhe, calmamente:
     – Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

***

     Daí por diante, o Mestre sempre aproveitou as menores oportunidades para ensinar a necessidade do perdão recíproco, entre os homens, na obra sublime da redenção.
     Acusado de feiticeiro, de servo de Satanás, de conspirador, Jesus demonstrou, em todas as ocasiões, o máximo de boa vontade para com os Espíritos mais rasteiros de seu tempo. Sem desprezar a boa palavra, no
instante oportuno, trabalhou a todas as horas pela vitória do amor, com o mais alto idealismo construtivo. E no dia inesquecível do Calvário, em frente dos seus perseguidos e verdugos, revelando aos homens ser
indispensável a imediata conciliação entre o Espírito e a harmonia da vida, foram estas as suas últimas palavras: – “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!...

Do livro Boa Nova, FEB, ditado pelo espírito Humberto de Campos pela psicografia de Francisco Cândido Xavier

Uma das movimentadas ruas de Nazaré, Israel. Ao fundo a Basílica da Anunciação. Foto Ismael Gobbo

Paisagem com rodovia de Nazaré a Caná, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Encontro de Trabalhadores da FEB

Brasília, DF

 

No dia 25 de fevereiro desenvolveu-se o “Encontro de Preparação dos Colaboradores da Área de Estudo Doutrinário”, do Campo Experimental da FEB, em Brasília. O evento contou com quase 200 participantes, como os diretores da FEB, monitores, evangelizadores e demais colaboradores que atuam nos cursos regulares da Doutrina Espírita para a infância, juventude e adultos. Alguns diretores da FEB, radicados no Rio de Janeiro, também participaram do Encontro e, como convidados, representantes das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional que, em seguida, teriam reunião na FEB. Atendendo ao tema central “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar,encontre acabada a obra” (O Espírito de Verdade, ESE), foi objetivo do Encontro: Disponibilizar aos colaboradores que atuam na Área de Estudo Doutrinário do Campo Experimental da FEB, momentos de aprendizado e de análise relacionados: a) ao papel do trabalhador espírita e à sua responsabilidade na formação das novas gerações; b) à importância e à abrangência das ações doutrinárias na construção de um novo mundo. No período da manhã foram desenvolvidas as palestras: “A Missão da FEB e o Trabalhador Espírita”, pelo presidente da FEB Nestor João Masotti, e, “A União e a Unificação na Visão dos Espíritos”, por Antonio Cesar Perri de Carvalho (secretário geral do CFN da FEB). Seguiu-se almoço de confraternização e, à tarde, ocorrerão reuniões específicas das coordenações e colaboradores dos Cursos de Evangelização da Infância e Juventude; Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita; Estudo e Educação da Mediunidade; Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita. Na véspera, 6ª. feira à noite, já houve reunião dos colaboradores e coordenadores dos Cursos sobre Obras Básicas. Informações: [email protected], www.febnet.org.br

 

Participantes do Encontro da FEB. Brasília, 25/2/2012

Apresentação musical no encontro da FEB 25-2-2012

 

 

 

Mesa de abertura dos trabalhos no Encontro da FEB 25-2-2012

Palestra por Nestor Masotti

Encontro na FEB 25-2-2012

Palestra por César Perri

Encontro na FEB 25-2-2012

 

 

 

 

Debate da 1ª. Mostra de Filmes Espiritas/Espiritualistas Lusófonos

Londres, Reino Unido

 

Acessar aqui o debate em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=ODv_PW6y0yg&feature=youtu.be

 

 

Nos informa Elsa Rossi que a Mostra realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2012  foi um grande sucesso. No sábado, último dia, quando foi projetado o filme “Chico Xavier” dirigido por Daniel Filho, ao final os participantes passaram pela Sala de Debates onde se discutiu os resultados da Mostra que já esta inscrita no calendário do próximo ano.  Também naquela  sala  estavam expostos livros editados em vários idiomas como  Russo, Alemão, Italiano, Estônio, Húngaro, Japonês, Espanhol, Inglês, Francês, Esperanto, Sueco, Finlandês, Polonês.

 

(Com informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

 

Conferência com a brasileira Juselma Coelho no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

Dia 29 de Fevereiro de 2012

20 horas

 

Le CESAK a le plaisir de vous inviter cordialement à

la conférence donnée par

Juselma Coelho:

Éducation de la non-violence

Le mercredi 29 février à 20h00 dans le locaux du cesak, 134 rue Louis Hap, 1040 Bruxelles

 

Formée en pédagogie,

Juselma Coelho, brésilienne d'origine, a fait des conférences dans le monde entier (États-unis, Allemagne, Suisse, Portugal,.).

Elle est présidente de la Seman et de la maison d'édition Fonte Viva. Elle coordonne également le travail fait avec la pommade Vovo Pedro (célèbre pommade homéopathique distribuée gratuitement dans le brésil entier).

 

L'entrée est libre et gratuite

Contact  et renseignements: [email protected] ou 02/647 37 85

 

 

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

 

 

Registro. Seminário O Despertar da Consciência foi um sucesso!

Guarulhos, SP

 

Realizado no Domingo (26/02) no Centro Educacional Adamastor no centro da cidade de Guarulhos/SP o Seminário O Despertar da Consciência foi um sucesso, cerca de 350 pessoas lotaram as dependências do salão do Adamastor.

Pesssoas de diversos bairros de Guarulhos, São Paulo e Grande SP (como Poá e Santo André) passaram uma tarde e ínicio de noite de domingo aprendendo com os palestrantes Sebastião Camargo(MS) e Mário Mas(SP).

Na parte artística do evento tivemos a participação das cantoras Andréa Bien(SP) e Monica Albuquerque(Sorocaba/SP).

A apresentação do evento ficou a cargo do Radialista Nando Garcia(SP) e a prece inicial e final ficou por conta do Radialista Paulo Grandi(SP).

Foram momentos de muita emoção e aprendizado e confraternização, a Equipe Do Despertar da Consciência começou muito bem seu trabalho através deste seminário, mais um passo na concretização dos nossos projetos de divulgação do ensino universal dos Espíritos, conclamando a todos a pensarem e refletirem sobre o que é ser um Espírito, e vivenciar estes ensinamentos para sermos um Homem melhor em todos os aspectos!

Foi um grande passo dado por toda nossa equipe!

Agradecemos a todos que estiveram presentes, a Rede Boa Nova de Rádio, Fundação Espírita André Luiz, Mundo Maior Editora que estiveram presente com sua equipe de voluntários fazendo divulgação e vendendo os livros, a Secretaria de Cultura do Município de Guarulhos na pessoa do Sr.Lumeno, ao Sr.Miguel Caliente Jr, a equipe de áudio e imagem do Adamastor, a Prefeitura de Guarulhos, e a todos os integrantes da equipe O Despertar da Consciência.

No final do evento foi feita uma série de perguntas pelo público aos nossos palestrantes e o encerramento com as nossas cantoras e a prece final com Paulo Grandi.

Agradecemos a Espiritualidade Superior e a Força Suprema pelo auxilio e proteção!

Mais seminários acontecerão!

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita

São Paulo, SP

 

A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - USE EM PARCERIA COM O CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO CONVIDAM OS DIRIGENTES E TRABALHADORES DAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PARA O CURSO DE GESTÃO DE CENTRO ESPÍRITA.

DATA DE INÍCIO: Dia 12 de maio de 2012, às 8:30 horas

LOCAL: Sede do CCDPE-ECM - Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista (travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435 - estação do metrô Praça da Árvore) Fone: 11 - 5072.2211 - veja o mapa no site: www.ccdpe.org.br  

Síntese, metodologia e conteúdo programático

OBJETIVO PRINCIPAL - oferecer aos dirigentes e trabalhadores das casas espíritas capacitação para melhorar o seu desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores dos centros espíritas. OBJETIVO ESPECÍFICO: questões básicas que envolvem a administração dos recursos materiais e dos colaboradores que compõem a Casa Espírita;  compreender os processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados com a organização espírita; e obter uma visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados, sejam estes avaliados a curto, médio e longo prazos.

Este curso foi preparado e é coordenado pela Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB e é composto de cinco (5) unidades cujos temas são: 

(I) O Centro Espírita (Estrutura do C.E., aspectos Jurídicos, C.E. e sua sustentabilidade);

(II) O Dirigente de um Centro Espírita ( Papel doutrinário-administrativo do dirigente, trabalho do dirigente, valores direcionais da atuação do dirigente, avaliar e ser avaliado, dirigente como condutor de mudanças e prestar contas hoje e amanhã );

(III) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita ( Movimento espírita - definições e histórico brasileiro, unificação do movimento espírita, trabalho federativo e de estrutura do movimento espírita, órgãos de unificação, missão espiritual do Brasil e Movimento espírita Internacional);

(IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores (a união na casa espírita, conhecimento dos integrantes da equipe, melhoria de relacionamento na equipe, o caráter do servidor do Dirigente, aprendizagem e crescimento da equipe);

(V) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados).

METODOLOGIA

•       Aprendizagem por meio de atividades a distância e momentos presenciais;

•       Realização de trabalhos (individual ou em grupo) durante os módulos a  distância;

•       Realização de auto-avaliação individual ao final de cada módulo a distância.

•       Nos módulos presenciais: aulas expositivas, atividades vivenciais,  individuais ou em grupos de discussão, sempre buscando sistematizar o conhecimento construído pelo participante nos módulos a distância;

A existência de atividades de autodesenvolvimento a distância (fora da sala de aula) permite que o aluno adquira novos conhecimentos de forma ativa, sendo acompanhado em suas dificuldades por uma pessoa (monitor) que irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas;

Estes momentos a distância farão com que o participante compareça nos momentos presenciais com mais conhecimentos e habilidades, sendo estes encontros destinados a um burilamento do que o cursista já aprendeu. 

Público-alvo: Presidentes, diretores e coordenadores de atividades de  Casas Espíritas e potenciais lideranças institucionais.

Quando: A partir de 12 de maionos 2ºs e 4ºs sábados por mês, exceto junho e setembro que as aulas serão no 3ºs sábados, em virtude do feriado prolongado.  Os encontros serão aos sábados (duas vezes por mês), com 4 horas e 15 minutos de duração cada aula. Recepção: 8 horas.

Facilitadores: Geraldo Ribeiro (CCDPE e Batuira), Pedro Nakano (CCDPE e AME-SP), Julia Nezu (USE e CCDPE), Rosana Gaspar (USE) e José Antonio Luiz Balieiro (USE). Coordenação do curso: Julia Nezu.

DATAS:  VEJA O CRONOGRAMA ABAIXO 

12/05 (2ª sábado) - Apresentação do curso, interação e Módulo 1, capítulos1, 2 e 3
26/05 (4º sábado) - Módulo 1 - capítulo 5
16/06 (3º sábado) - Módulo 1 - capítulo 4
23/06 (4º sábado) - Módulo 2 - capítulos 1 e 2 
28/07 (4º sábado) - Módulo 2 - capítulos 3, 4,5 e 6
11/08 (2º sábado) - Módulo 3 - capítulos 1 e 2
25/08 (4º sábado) - Módulo 3 - capítulos 3 e 4
15/09 (3º sábado) - Módulo 4 - capítulos 1, 2, 3 e 4
22/09 (4º sábado) - Módulo 4 - capítulos 5, 6 e 7
13/10 (2º sábado) - Módulo 5 - capítulos 1, 2 e 3
27/10 (4º sábado) - Módulo 5 - capítulos 4 e 5
27/10 (4º sábado) - almoço de confraternização e entrega de certificado de presença para quem comparecer 75% 

Inscrições (vagas limitadas): SOMENTE por E-mail: [email protected] e [email protected]  

Informações pelo telefone:11-5072-2211 (ccdpe-ecm) e 2950.6554 (USE-SP)

Taxa de colaboração no valor de R$20,00 por mês (6 meses), para manutenção do local e lanche nos intervalos. O curso é apostilado e acompanha diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso.

 Visite os sites:

www.ccdpe.org.br 

www.usesp.org.br

(Informações em email de Julia Nezu)

 

 

 

 

Estudos da Doutrina Espírita aberto ao público em geral

no C.E.E. Allan Kardec. Quito, Equador

 

EL CENTRO DE ESTUDIOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC DE QUITO - ECUADOR

 

SIGUIENDO CON SU PROPUESTA DE DIVULGACIÓN DE LA DOCTRINA ESPÍRITA EN LA CIUDAD DE QUITO - ECUADOR

ANUNCIA:

 

EL INICIO DE SUS TALLERES DE ESTUDIO DE LA DOCTRINA ESPÍRITA, ABIERTOS AL PÚBLICO EN GENERAL 

 

 

E INVITA MUY CORDIALMENTE A SUS SIMPATIZANTES Y TODOS QUIENES TENGAN INTERÉS DE CONOCER LA CIENCIA, LA FÍLOSOFÍA Y LA MORAL DE QUE TRATA EL ESPIRITISMO, A SUS REUNIONES SEMANALES DE ESTUDIO DOCTRINARIO QUE SERÁN REALIZADAS TODOS LOS DÍAS MARTES A PARTIR DEL 28 DE FEBRERO 2012

EN EL HORARIO DE 6 A 7:30 PM EN NUESTRA SEDE UBICADA EN LA CALLE SANTA PRISCA OE-327 EDIFICIO VALLADARES TERCER PISO OFICINA 306.

 

LA ENTRADA ES COMPLETAMENTE GRATUITA


Mayores Informes en la dirección electrónica [email protected] o llamando al teléfono 098994983

 

(Informações recebidas em email de Simoni Goidanich [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra e autógrafos com o Jornalista e Escritor Saulo Gomes

Ribeirão Preto, SP

 

A Sociedade Espírita Mariano do Nascimento convida para a Palestra e noite de autógrafos

com o Jornalista e Escritor Saulo Gomes.

 

Data: 18/março/2012

Local: Rua Marechal Mascarenhas de Morais, 901 – Lagoinha – Ribeirão Preto – SP

Telefone: (16) – 3234-3915

 

Autógrafos: das 18:30 às 19:30 horas

 

Palestra : das 20:00  às 21:30 horas

 

Tema:

 

"Chico Xavier e os bastidores das entrevistas que mudaram a história do Espiritismo“

 

Contamos com sua presença.

 

(Informação recebida em email de Ana [[email protected]])

 

 

 

 

Roteiro de palestras com Manolo Quesada

São Paulo, capital e região

 

(Informações em email de Manolo Quesada)

 

 

 

 

 

Convite para assistir defesa de mestrado:

“As Cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica”. Araraquara, SP

 

 

Olá, amigos!

É com muita satisfação que lhes convido para a minha defesa de mestrado, que será realizada no dia 08 de março de 2012 (quinta), às 14h00, no Anfiteatro C da Unesp de Araraquara (câmpus da Faculdade de Ciências e Letras).

A dissertação é intitulada "As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica". Comporão a banca os professores doutores Jean Cristtus Portela (orientador), Renata Maria Facuri Coelho Marchezan (UNESP) e Elizabeth Harkot de-La-Taille (USP).

O endereço da Unesp FCLAr é:


Rod. Araraquara-Jaú Km 1
Bairro: Machados
CEP 14800-901 - Araraquara, SP / Fone: (16)3334-6200


Segue, em anexo, um MAPA com a localização do câmpus, para quem tiver dúvidas sobre como chegar.

Um grande abraço e até mais,

Cintia.

 



(Informação recebida em email de Cintia Alves da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

 

Visite o site Panorama Espírita

Divinópolis, MG

 

Acesse aqui: http://www.panoramaespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Informações das atividades do Grupo Espírita da Fraternidade

Araçatuba, SP

 

O Grupo Espírita da Fraternidade, sucessor do Grupo Espírita Pagan, continua crescendo sobre as sólidas bases lançadas pelo seu patrono Antônio Pagan. Localiza-se na Rua Rintaro Takahashi, 81.

Suas reuniões de estudo sistematizado das obras da Doutrina Espírita distribuem-se pelos vários dias da semana: Mediúnicas privativas, às terças-feiras; cursos de Evangelho e Mediunidade, às quartas-feiras; estudo da Mediunidade COEM, às quintas-feiras; explanação evangélica, fluidoterapia e Evangelização infantil, às sextas-feiras, e, uma vez por mês, visita fraterna ao Sanatório Benedita Fernandes.

Em 1989, foi criado um núcleo de Assistência Social, a Casa de Assistência Fraterna, carinhosamente apelidada de "Casa do Pãozinho" devido à distribuição de pão e leite que ocorria em seus primórdios, localizada no Jardim Iporã, Rua Jean Pierre Brulhart, 450, funcionando todos os sábados a partir das 15h, com Evangelização de adultos e crianças, explanação evangélica, fluidoterapia, Curso Básico de Espiritismo, Informática, Mocidade, distribuição de leite, iogurte, cestas básicas, itens de higiene, e servindo o jantar a todos os presentes, seguindo o lema fundamental do Evangelho: "Fora da caridade não há salvação"

É uma entidade que participa ativamente do movimento unificacionista de Araçatuba e região, através das USE’s Municipal e Regional.

Serviço:
Grupo Espírita da Fraternidade
R. Rintaro Takahashi, 81 - Araçatuba/
Reuniões públicas às sextas as 20h

www.gefraternidade.org.br
twitter: @GEFraternidade

 

(Informações recebidas em email de Juliana Berce [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Lançamento de Livro por João Alberto Teodoro

São Paulo, SP

 

A Editora Mundo Maior Convida

Para o lançamento do livro Um Amor Diferente

Ditado por Augusto Cesar Vanucci e psicografado por João Alberto Teodoro

Na ocasião haverá palestra sobre o tema: Nossas Escolhas

 

 

(Informações recebidas em email de assessoria mundomaior [[email protected]])

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/atritoseconflitos.html

 

 

 

 

 

Instituto Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

SOS Batuíra: Frutas, margarina e suco em pó

 

 Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

 Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

 muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

 Antecipo agradecimentos.

 

 Fraternal abraço,

 

 Sérgio Luís Haas

 3281 0655

 

 *-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 SOS Batuíra: frutas, margarina e suco em pó

 

 O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

 colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de

 frutas, margarina e suco em pó para os mais de 60 pacientes em

 tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

 Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

 diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

 Goiás - Goiânia - GO

 

 Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende

 gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou

 alcoolismo.

 

 Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

 @batuirago

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

 

Os Cristãos verdadeiramente evangélicos e os outros dogmáticos

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

       Os espíritas adotam uma teologia exclusivamente bíblica e evangélica, tanto na teoria como na prática.

         Sem querer fazer sectarismo, eu tenho demonstrado que o espiritismo é a religião cristã mais bíblica e mais evangélica, e que os líderes religiosos de outras crenças cristãs usam a Bíblia, erradamente, para atacarem-no. E assim nada melhor do que nós usarmos também a própria Bíblia para demonstrar-lhes as verdades ignoradas por eles.

        O clero católico, geralmente, não ataca mais o espiritismo. Já os líderes protestantes e evangélicos, em sua maioria, continuam atacando-o. E fazem isso, salvo raras exceções, porque têm medo de perder dizimistas. Mas como ensina o dito, a mentira tem pernas curtas. E assim é que, em 1930, os espíritas eram presos por estarem assistindo a uma palestra num centro espírita. Hoje, cerca de 80% dos católicos de cidades maiores e de porte médio frequentam as casas espíritas. Mas ainda existe uma minoria de católicos e uma maioria de protestantes e evangélicos com mentalidade semelhante à de 1930. Porém, com a evolução, eles ainda vão encontrar também a verdade, se não nesta reencarnação, numa outra, pois a misericórdia de Deus, por ser infinita, não cessa com a morte do homem de barro.  E, como prometeu o excelso Mestre, nada ficará oculto. 

      E vamos aos fatos. “Eu era um bom rapaz, por isso caí num corpo perfeito.” (Sabedoria 8:19 e 20). Aqui são claras a preexistência do espírito, antes da concepção, a lei de causa e efeito ou cármica e a reencarnação. Mas no tumultuado e polêmico Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), por influência do imperador Justiniano e sua esposa Teodora, um dogma condenou a reencarnação, que, até então, era aceito pela Igreja. “Temos dois corpos, um material e outro espiritual, ressuscita o espiritual.” (1 Coríntios 15:44). “Os ressuscitados são iguais a anjos.” (são Mateus 22:30). Ora, anjos não têm corpos. O Espírito Santo, pela Bíblia, é o espírito que somos. “Farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel 13: 45). “Nosso corpo é santuário de um (no original grego é “de um”) Espírito Santo.” (1 Coríntios 6:19). Mas há um dogma que diz que o Espírito Santo seria o da Santíssima Trindade, a partir do Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Entre os teólogos e exegetas sinceros e de bom senso, embora isso seja reservado, não se discute mais que o espírito de Elias é o mesmo de João Batista. (Mateus 11:14; 17:13; e 11: 9 e 10; e Malaquias 3:1; 4:5). Realmente, o espírito de Elias é o mesmo de João Batista e o Precursor de Jesus. E quem negar que Elias é o próprio João Batista, nega também a profecia de Malaquias de que Elias é o Precursor. E quem seria o Precursor de Jesus, se não fosse João Batista o próprio Elias?

       Com o devido respeito, tenho dito que, infelizmente, todo dogma é polêmico, e é polêmico, justamente, porque não tem o apoio bíblico, e quando não é contra a Bíblia.

       Todas as igrejas cristãs vivem mais em torno dos dogmas, sendo, pois, mais dogmáticas do que bíblicas e evangélicas. O espiritismo é a exceção, já que segue a Bíblia e, principalmente, o evangelho, pelo que é a única corrente cristã verdadeiramente evangélica. Daí que ele é furiosamente atacado com todas as armas, inclusive as mentirosas e caluniosas, pelas demais correntes cristãs, exceto, hoje, pela Igreja!

     PS:

     Veja notícias de eventos espíritas, entrando em

 http://ismaelgobbo.blogspot.com/

 

 

    Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

 

(Texto recebido em emails de José Reis Chaves e Regina Bachega)

 

Praça de Sultanahmet (Sultão Ahmet)  em Istambul, antiga Constantinopla, tendo ao fundo a   Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, edifício bizantino construído por ordem do Imperador Justiniano I entre os anos 532 e 537. Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP