Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 02 de janeiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/02-01-2012.htm

 

 

 

 

 

 

 

Os dois livros com maior conteúdo científico

da história da literatura mediúnica

 

Texto publicado originalmente na RIE -

Revista Internacional de Espiritismo,

Editora O Clarim. Janeiro 2012

Washington L. Nogueira Fernandes

[email protected]

 

 

A admirável obra Evolução em Dois Mundos, do Espírito André Luiz, 1958, Ed. FEB/RJ, psicografada pelos médiuns mineiros Chico Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932- ) é considerada dos livros mediúnicos com maior conteúdo científico de todos os tempos, e que até ensejou a obra Elucidário de Evolução em Dois Mundos, José Marques Mesquita, Ed. Culturesp, SP, 1984; esse citado livro rastreou todas as citações científicas do livro do Espírito André Luiz Sabe-se que André Luiz foi médico no Brasil na sua última encarnação (mas sua identidade ainda é cercada por controvérsias). A outra obra que destacamos é À Luz do Espiritismo, do Espírito Manoel Vianna de Carvalho, 1983, Ed. LEAL/BA. Vianna viveu de 1874 a 1926, nascido em Icó/CE, foi engenheiro militar e face às atividades profissionais viajou por todo o Brasil, possibilitando fundar vários núcleos espíritas, em muitas cidades e Estados brasileiros. Ele ditou ao médium baiano Divaldo Franco (1927- ) seis obras mediúnicas. As obras Evolução em Dois Mundos, do Espírito André Luiz, e À Luz do Espiritismo, do Espírito Vianna de Carvalho, representam os dois livros mediúnicos com maior conteúdo científico na história da Literatura Mediúnica. E cada qual tem sua importante peculiaridade. Na obra do Espírito André Luiz verdadeiras profecias científicas foram apresentadas, algumas que ainda estão sendo descobertas, e sendo gradativamente melhor compreendidas pela ciência (algo nunca ocorrido antes na literatura espírita); além dos admiráveis mecanismos descritivos da estrutura científica da vida, foram feitas sutis tentativas para explicar os mecanismos de funcionamento das Leis Espirituais, como jamais fôra entrevisto ou tentado. Por seu turno, a obra do Espírito Vianna é incomparavelmente a mais enciclopédica até hoje publicada (mediúnica), e que apresentou catorze diferentes temáticas culturais, totalizando 1464 citações antropológicas.

EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, ANDRÉ LUIZ

Nesse livro mediúnico constaram 1080 citações culturais, especificamente nas áreas da Medicina, Biologia - Humana e Vegetal-, com respectivos desdobramentos e implicações (patologias, Anatomia, fisiologia, e também Zoologia etc). O Espírito André Luiz ditou outros quinze livros mediúnicos, onde só outros dois possuem conteúdo mais científico (Mecanismos da Mediunidade e Nos Domínios da Mediunidade, e com outros temas), mas com bem menos citações; os outros livros do Espírito André Luiz são histórias descritivas da vida espiritual ou de conteúdo evangélico. Citações de outras temáticas - como Geográficas, Bíblicas, Históricas, Religiosas, Onomásticas etc -, não foram incluídas no livro Elucidário de Evolução em Dois Mundos, de José Marques Mesquita, pois este não era o objetivo da obra, além do que elas foram só esporádicas (pouco mais de uma dezena no total).

À LUZ DO ESPIRITISMO, VIANNA DE CARVALHO

As 1464 citações culturais-históricas* tiveram 14 diferentes Temáticas: Fatos Históricos (559), Onomástico (lista de nomes conhecidos: Presidentes, Imperadores, Imperatriz, Reis, Princesas, religiosos, Faraós, Cientistas, Prêmios Nobel, médiuns, filósofos, heróis épicos antigos, dramaturgos, diplomatas, Bispos, generais, escritores, químicos, poetas, profetas, matemáticos, físicos, ocultista, navegador, psicólogos, astrônomos, economistas, militares, médicos, religiosos, Papa, teólogos, geógrafos, estadistas) (296), Científicas (210), Topônimas (Geográficas - Antiga e Moderna: Países, Aldeias, Cidades, Cidades-Arqueológicas, Províncias, Territórios, Vilarejos, Continentes, Cordilheira, Oceanos, Península, Naturalidade, Sítios Arqueológicos, Civilizações Pré-Mesoamericana e Outros Acidentes Geográficos) (91), Frases históricas (67), Bíblia (49), Teológicas e Religiosas (45), Literárias (33), Fatos Filosóficos (31), Citações de Locais Históricos, Acadêmicos, Religiosos, Edificações Culturais (29), Livros (25), Mitologia (12), Datas (10), em Outros Idiomas (7). A pluralidade de desdobramentos temáticos ocorreu também na área das Ciências exatas e biológicas, nas obras do Espírito Vianna de Carvalho (como Astronomia, Física, Matemática, Biologia etc); aliás, todas as obras do Espírito Vianna através de Divaldo têm muitas citações culturais, muitas vezes com outras temáticas.

Portanto, concluímos que o livro À Luz do Espiritismo apresentou quase 50% mais citações antropológicas (politemáticas) do que a mais reconhecida obra mediúnica, Evolução em Dois Mundos (1464 naquela, contra 1080 nesta); enfatizando que esta obra do Espírito André Luiz se constitui na mais incomparável até hoje publicada, na sua estrutura e proposta.

Enfim, o que mais interessa é reconhecer a grande riqueza cultural da Doutrina Espírita, a benefício dos próprios espíritas...

 

* Quem tiver interesse em tomar conhecimento da discriminação das citações no livro do Espírito Vianna de Carvalho é só escrever para o autor deste artigo que ele as enviará com o maior prazer...

 

(Texto recebido em email de Washington Fernandes)

 

Foto histórica  no Grupo Espírita da Prece,  Uberaba, MG, em outubro de 1977.

Divaldo  Pereira Franco  em  primeiro plano de camisa listrada e Chico Xavier

na    cabeceira   psicografam   ao  mesmo  tempo.  Foto  do  Reformador,     FEB,

12/ 1977,  Escaneada por Leopoldo Zanardi e Rafael A. Franqueira, Bauru,  SP

 

Fotos: Chico Xavier (Arquivo Geraldo Leão)

Divaldo Pereira Franco (Arquivo Ismael Gobbo)

 

Imagem: André Luiz: http://wwwmediuns.blogspot.com/2011/02/andre-luiz.html

Foto:  Viana de Carvalho (Arquivo Washington Fernandes)


 

Éfeso um dos locais citados em A Luz do Espiritismo de Vianna de Carvalho

Na foto a Biblioteca de Celso. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com César Perri no Nosso Lar

Araçatuba, SP

 

Texto Cidinha Michelin Fotos Ismael Gobbo)

 

Na manhã desta domingo Antonio César Perri de Carvalho, de Brasília, DF, proferiu palestra na Instituição Nosso Lar, transmitindo uma otimista mensagem de Ano Novo aos presentes. Ressaltou César que embora se façam previsões catastróficas acerca do futuro da humanidade, tanto ela como os homens melhoraram muito ao longo do tempo e que, ao invés de nos preocuparmos com alguns acontecimentos pontuais, muitas vezes superdimensionados pela mídia,  temos que nos preocupar com a nossa melhora íntima, crescendo  pelo trabalho que edifica e aperfeiçoa e vivenciado a fraternidade em todos os locais por onde palmilhamos. César fez também  uma retrospectiva da história de vida de Dona Emília Santos (1896- 1964), nascida em 1º. de janeiro, um dos grandes vultos do espiritismo araçatubense,  co-fundadora da Instituição Nosso Lar ao lado de Rolando Perri Cefaly (1930-1997) e outros importantes trabalhadores da tradicional casa espírita da cidade.

César  em sua fala tendo ao lado o irmão Paulo Sérgio Perri de Carvalho, Presidente da Instituição Nosso Lar . Foto Ismael Gobbo

Emilia Santos. Arquivo Ismael Gobbo

Foto antiga da Instituição nosso lar com Rolando Perri Cefaly na extrema direita. Arquivo da Instituição Nosso Lar

 

 

 

 

 

Tarde de Confraternização  do  Conselho Espírita Holandês

 

Convite para tarde de confraternização      

 

Ola amigo(a)s,

 

O Conselho Espírita Holandês tem o prazer de convidá-los para participar de uma tarde de confraternização no dia 8 de janeiro de 2012 em Wervershoof próximo a Hoorn - Enkhuizen.

 

Juntos vamos comemorar o Ano Novo que se inicia e desfrutarmos de uma tarde alegre e calorosa entre amigos! Vamos assistir um filme, trocar idéias e buscar novas inspirações para nossas atividades em 2012.

Horário: das 13:00 as 16:30

Endereço: Nieuwe Dijk 28, 1693 NX Wervershoof (Grote pand, de ingang rechts op de hoek)

 

Será servido café, chá e bolo para todos que se inscreverem!

 

Quem tiver algo para a feirinha de bijuterias, por favor, entre contacto com Dalva .

Lembramos que a renda total da feirinha será revertida para o NRSP.


Por gentileza, confirme sua participação por e-mail: [email protected] ou pelos telefones:

06-45267902 (Maria) ou 06-15091659 ( Dalva )

   

 Dica para quem vem de outras cidades:

Se desejar vir com alguém avise-nos através deste e-mail [email protected]

Na medida do possível, nós o colocaremos em contato com outros participantes de sua região!

 

Contamos com sua presença!

 

Em nome do Conselho Espírita Holandês,

Fraternalmente,

 

Maria Moraes

 

Desejamos-lhe uma boa passagem de Ano e

Um 2012 com muita saúde, paz, alegria e realizações no bem!

  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>  

Uitnodiging 

Beste mensen,  

U bent hierbij van harte uitgenodigd om met ons het Nieuwe Jaar te verwelkomen op 8 januari 2012 's middags in Wervershoof  vlakbij  Hoorn - Enkhuizen. 

Onder het genot van een kopie koffie, thee of een glas fris zullen wij genieten van gezellige en warme momenten! Wij gaan kijken naar een film, van ideeën wisselen en ons laten inspireren voor de nieuwe activiteiten voor 2012.

Tijd: van 13:00 tot  16:30

Adres: Nieuwe Dijk 28, 1693 NX Wervershoof (Grote pand, de ingang rechts op de hoek)

 

Laat ons graag per e-mail weten of je deze dag komt via: [email protected] of eventueel per telefoon  06-45267902 of  06-15091659 

 

 

Voor de routebeschrijving zie de sites:

www.routes.tomtom.com  (voor auto)

www.9292ov.nl (voor openbaarvervoer)

 

Namens de NRSP,

 

Met vriendelijke groet,

Maria Moraes

 

Wij wensen u een fijne jaarwisseling en

een voorspoedig nieuwjaar toe!

(Informações recebidas em email de Nederlandse Raad v Spiritisme [email protected] e de Claudia Werdine)

 

Prefeitura de Wervershoof, Holanda

Imagem: http://nl.wikipedia.org/wiki/Bestand:Wervershoof_raadhuis.jpg

 

 

 

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita 01/2012 do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui: http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

 

 

 

Artigo sobre a percepção de médiuns e mudanças de vida

Revista Interinstitucional de Psicologia

 

Informação repassada em email por

Almir Del Prette, UFSCar, São Carlos, SP

 

Acesse aqui:

http://www.fafich.ufmg.br/gerais/index.php/gerais/article/view/148

 

 

Reuniões Mediúnicas Espíritas: Explorando Significados e Efeitos para

seus Participantes (264-275)

Silvia Regina Vergilio, Adriano Furtado Holanda

 

 

 

 

 

 

 

Boletim Informativo da Federação Espírita Portuguesa

 

(Recebido em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

 

 

Leia a revista semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Abaixo uma das colunas de O Consolador

 

 

 

 

 

 

 

Ano Novo

 

 

São esperanças que se renovam, desejos que se criam e se reafirmam, propósitos que aparecem, quando abrimos as portas no calendário material, iniciando um novo curso do ano.

É bom que assim seja!

Embora em alguns casos muitos dos propósitos, dos desejos, das afirmações, não passem dos festejos, muitos outros permanecem e dão oportunidades a melhorias e a novos rumos aos irmãos.

Nestes casos, reacertos são iniciados e acabam gerando nas vidas daqueles irmãos, novos sentidos, cursos diferentes, que acabarão por lhes trazer melhorias e novos sentidos em suas vidas.

Também, ao lado de todas estas festas, espiritualmente recolhemos as energias do bem que ficam condensadas e são utilizadas nos propósitos e serviços de socorro e de atendimento que surgem nos meses que seguem, no curso do ano.

Voltemos nossos pensamentos ao PAI para agradecermos todo o proveito que, para o bem e o consertamento geral, nos é permitido extrair dos festejos Natalinos e da passagem do ano.

Fiquemos com a melhor parte, já que, de resto, procuremos cuidar para que tudo sempre esteja no comando do Mestre JESUS.

Abençoadas as oportunidades e as alegrias que a vida nos possibilita.

                                                ALEXANDRE DE JESUS.

 *Mensagem recebida no CELF – Centro Espírita Luz e Fraternidade, Casa da Sopa “Emília Santos”, dia 26/12/2011, em Araçatuba, psicografia de Vicente B. Battagello

 

(Texto recebido em email de Vicente B. Battagello)

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP