Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 06 de janeiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/06-01-2012.htm

 

 

 

 

 

 

 

É superstição considerar fenômenos espirituais como sobrenaturais

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

       Antes que a humanidade descobrisse Deus, ela conheceu os espíritos. E foi através deles que ela O encontrou. O politeísmo surgiu da confusão que as pessoas fizeram entre Deus e os espíritos desencarnados. Na própria Bíblia, embora seus seguidores creiam num só Deus, os numerosos espíritos manifestantes nela são, muitas vezes, confundidos com o Espírito de Deus. E os próprios autores da Bíblia, às vezes, fazem essa confusão. Se Deus ama seus filhos com amor infinito, Ele não nos discrimina, criando-nos imperfeitos, enquanto cria os anjos já perfeitos. Realmente, seu amor infinito para conosco não poderia comportar tal discriminação! Os anjos são espíritos humanos avançados em sua caminhada evolutiva sempiterna, a qual, entretanto, começou também, como a nossa, lá em baixo. Assim, se eles estão, hoje, no nível de perfeição elevada, foi por mérito, por esforço próprio, exatamente como acontece conosco, pois o reino dos céus é conquistado por esforço. (Mateus 11: 12). A cada um é dado de acordo com suas obras. (Mateus 16: 27). Ademais, o Nazareno nos ensina que tudo o que Ele fez, nós faremos também e até obras maiores do que Ele fez. (João 14: 12). E observemos que o verbo fazer está no futuro (faremos), pois vai depender da nossa evolução espiritual e moral, isto é, quando formos perfeitos à semelhança dos que já são anjos.

     Do lado oposto, temos os demônios (“daimones” em grego), que muitos cristãos consideram erradamente como sendo apenas espíritos maus (anjos maus). Na verdade, como dissemos acima, demônios são espíritos humanos com seus vários níveis diferentes de evolução: demoníacos (muito atrasados); mais ou menos (a maioria de nós); e os já angélicos (já bem evoluídos). A ideia bíblica de que os demônios eram anjos que se rebelaram contra Deus é uma analogia com a metáfora da queda de Adão e Eva, que já tinham inteligência antes de pecarem. A sua inteligência é, pois, causa do pecado, e não efeito como lemos na Bíblia. (Gênesis 3:7). Se o homem pecou antes de ter inteligência, os animais pecariam também! A esses anjos rebeldes o espiritismo chama de espíritos exilados de Capela. (Na Bíblia: Gênesis 6:2). Deus não acaba com os demônios, exatamente porque eles são espíritos humanos, apenas atrasados, e cujo livre-arbítrio Deus respeita. Caso contrário, Deus os aniquilaria, para que vivêssemos em paz, sem suas obsessões e tentações contra nós. E, também, como nos ensina a parábola do joio e do trigo, nós temos que conviver com o joio, que representa esses espíritos atrasados, companheiros nossos de jornada evolutiva, desencarnados e encarnados, que, um dia, como nós, eles serão também espíritos angélicos. Lembramos aqui que o nome do espírito Anjo Gabriel significa “Homem Iluminado”.

      Os fenômenos chamados de sobrenaturais e milagrosos ou de dons espirituais, de são Paulo, têm assombrado (deste verbo vem a palavra assombração) todos os povos, e são provocados por espíritos através de algum médium especial perto.

       Supor que há intervenção de Deus direta neles, por mais fantásticos e deslumbrantes que eles sejam, é superstição, pois são fatos apenas espirituais ou mediúnicos, confirmados por cientistas até de Prêmio Nobel!

       A própria Igreja reluta em aceitar a veracidade desses fatos que o povão vai logo considerando como sendo milagrosos ou sobrenaturais!

         PS:

         Meus livros são encontrados também na UEM, Rua dos Guaranis, 315, centro de BH.

 

(Texto recebido em emails de Justina Ines Valandro [email protected]; Regina Bacgega)

 

Cena da transfiguração de Jesus

Igreja da Transfiguração, Monte Tabor, Israel. Foto Ismael Gobbo   

 

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com lançamento de livro por

Divaldo Pereira Franco. São Paulo, SP

 

Dona Guiomar Albanesi e Divaldo Pereira Franco

 

O evento com o Centro Espírita Perseverança lotado ocorreu na noite desta quarta-feira 4/1/2011. Na oportunidade Divaldo lançou o livro “Liberta-te do Mal”, ditado pelo espírito Joanna de Angelis e por ele psicografado.  Já na noite desta quinta-feira, 5,  Divaldo iniciou seu roteiro na Colômbia proferindo palestra na capital Bogotá.  

 

 

 

 

 

 

O Filme dos Espíritos disponível nas locadoras

DVD e Blu Ray

 

 

Queridos amigos,

 

O Filme dos Espíritos já está disponível nas locadoras em DVD e Blu Ray.

 

Favor divulgar nas listas e redes sociais,vamos incentivar as pessoas a pedir o filme na locadora da sua cidade. 

 

O DVD e Blu Ray estará disponível para venda no final de março, lembrando que parte da renda será destinada a construção dos novos ambulatórios das Casas André Luiz.

 

Abraços e um feliz 2012 a todos!

--

 

Fraternalmente,

Magali Bischoff

Mundo Maior Filmes

Fone (11) 2283-0360 - R: 108

www.redemundomaior.com.br
www.ofilmedosespiritos.com.br

(Informação em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

Allan Vilches e Paula Zamp no aniversário do G.E. Seara de Kardec

Carapicuíba, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Paula Zamp e Allan Vilches

Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Palestra com Francisco Coelho

Mineiros do Tietê, SP

 

amigos Paz ao coração!

Espero estejam bem.

Gostaria de lhes sugerir, com muita ênfase, estar em Mineiros do Tietê

na palestra desta sexta-feira, dia 6. - Rua Municipal, 310 - C.E. Francisco X. Santos

Não poderei estar presente, mas o palestrante é meu amigo pessoal

FRANCISCO COELHO, aqui mesmo de Matão, que abordará o tema

MEMÓRIAS, que são depoimentos e casos relatados pelo Pe. Germano,

que relata as confissões ouvidas das tragédias humanas.

Sem identificar pessoas, seu texto traduz muitos ensinos, de grande

valor moral, de estimulo e orientação.

Trata-se de empolgantes temas de grande significado para todos.

É uma grande oportunidade.

O livro, com prefácio de 1900, é um clássico da literatura espírita.

Mesmo que não possam ir, motivem outras pessoas para conhecerem esse notável trabalho.

grato, meu amigo

com meu abraço

Orson

(Informação recebida em email da Use Regional de Jaú)

 

 

 

 

 

II Feira do Livro Espírita

Pindamonhangaba, SP

 

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

Praça Monsenhor Marcondes. Pindamonhangaba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Palestra de 94 anos do Grêmio Espírita Vicente de Paulo

Santa Branca, SP

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva)

 

 

 

 

 

Veja a retrospectiva 2011 no Portal Luz Espírita

Acesse:

http://espiritismoemmovimento.blogspot.com/2012/01/blog-retrospectiva-2011.html

 

(Colaboração de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Videos sobre Espiritualismo. Em inglês

 

Ola a todos,

Vejam que interessante: uma série postada no Youtube com um documentário da BBC sobre o Espiritualismo.

Há um filme com depoimento de Oliver Lodge sobre sua crença e um depoimento de um relatório da igreja anglicana dizendo que os fenômenos mediúnicos são reais e provocado pelos desencarnados. Esse relatório nunca foi divulgado...

http://www.youtube.com/watch?v=sRMeJJrzEkc&feature=player_embedded#!

http://www.youtube.com/watch?v=qll2VdC-gfQ&feature=player_embedded#!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GU-uXHeWIL8#!

http://www.youtube.com/watch?v=IJ_6-TVRgH4&feature=player_embedded#!

Ademir Xavier
eradoespirito.blogspot.com

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [email protected])

 

 

 

 

 

 

70 anos de Paulo e Estevão

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Francisco Cândido Xavier completou a psicografia de Paulo e Estêvão no dia 8 de julho de 1941, quando Emmanuel assinou “Breve Notícia”, a apresentação da obra. Episódio histórico e curioso é que o citado livro foi psicografado por Chico Xavier numa saleta térrea da casa do Dr. Rômulo Joviano, na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG). 

Por uma deferência do então administrador da fazenda e chefe de Chico Xavier, este foi contemplado com a oportunidade de utilizar a referida sala nos intervalos das refeições, evitando que se deslocasse até sua residência. Este episódio e, pelo fato dessa fazenda ter sido o local de trabalho do então funcionário do Ministério da Agricultura e também pela frequência assídua do médium à reunião semanal do “Evangelho no lar” na residência de Joviano, a Universidade Federal de Minas Gerais – atual responsável pela fazenda – criou o Espaço Cultural Chico Xavier. Contando com as seguintes parcerias: Universidade, FEB e União Espírita Mineira, houve uma remodelação das dependências físicas e a inauguração ocorreu durante as comemorações do Centenário de Chico Xavier. O livro veio a lume no ano seguinte. Antes do lançamento da primeira edição de Paulo e Estêvão, ocorrido em julho de 1942, a revista Reformador já anunciava a obra em artigo de Ismael Gomes Braga: É uma biografia romanceada, do tipo das biografias modernas, mas diferente destas pela sua finalidade. [...]

No livro de Emmanuel os principais personagens nos traçam regras de conduta, abrem roteiro para a humanidade.1 E o articulista vaticina: “Pela beleza da forma e elevação dos ensinos, é sem dúvida uma obra de grande futuro”.1 No mês de lançamento da edição histórica, Alexandre Dias comentava que “as cenas e os cenários bem traçados, como a perfeita carac-prendem a atenção do leitor”.2 Pouco depois,Arnaldo Claro de S. Thiago opinava que “como romance histórico, de cunho realista, é de admirável tessitura; de um sabor clássico que agrada mesmo aos mais exigentes”.3 Passadas sete décadas, o citado romance de Emmanuel é considerado, a obra-prima da psicografia de Chico Xavier e, dentre seus livros mediúnicos, coloca-se entre os mais editados pela FEB! Esse livro traz grande contribuição para o entendimento das movimentações iniciais dos seguidores do Cristo – os “homens do Caminho” –, depois chamados cristãos, fato relatado pelo autor espiritual. 

É uma portentosa obra para se entender a profundidade e a abrangência de Paulo de Tarso, apóstolo indireto, mas inegavelmente o maior discípulo do Cristo e responsável pelo assentamento das bases do Cristianismo em várias localidades do Império e na sua capital – Roma. Em “Breve Notícia”, texto que antecede e prepara o leitor para a obra, Emmanuel esclareceu: 

[...] não é nosso propósito levantar apenas uma biografia romanceada. [...] Nosso melhor e mais sincero desejo é recordar as lutas acerbas e os ásperos testemunhos de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante.4 Estêvão faz juz por aparecer no título do livro, pois “sem Estêvão, não teríamos Paulo de Tarso. [...] 

A contribuição de Estêvão e de outras personagens desta história real vem confirmar a necessidade e a universalidade da lei de cooperação”.4 O autor também revelou: Outra finalidade deste esforço humilde é reconhecer que o Apóstolo não poderia chegar a essa possibilidade, em ação isolada no mundo. [...] sem cooperação, não poderia existir amor; e o amor é a força de Deus, que equilibra o Universo.4 No final, Emmanuel complementa: Oferecendo, pois, este humilde trabalho aos nossos irmãos da Terra, formulamos votos para que o exemplo do Grande Convertido se faça mais claro em nossos corações, a fim de que cada discípulo possa entender quanto lhe compete trabalhar e sofrer, por amor a Jesus-Cristo.4 Em nossos dias há estudos que apontam: “[...] a conversão de Saulo se deu antes da primavera, ou seja, no primeiro trimestre do ano 36 d. C.”.5 Após o alerta do inigualável encontro: “– Saulo!... Saulo!... 

Por que me persegues?”,6 surgiram momentos difíceis e delicados, de intensas lutas interiores e de humilhações, inclusive quando o ex-doutor da Lei procura a igreja do “Caminho” nos arredores de Jerusalém, as definições para os primeiros labores apostólicos, as polêmicas sobre a abrangência do trabalho e da difusão do Cristianismo. Paulo superou as tendências judaizantes de alguns apóstolos e partiu para a disseminação da mensagem e da vivência cristãs junto à gentilidade. 7 Além de ser o fundador e estimulador de centenas de núcleos cristãos, inovou ao redigir as epístolas: – Não te atormentes com as necessidades do serviço. 

É natural que não possas assistir pessoalmente a todos, ao mesmo tempo. [...] – Poderás resolver o problema escrevendo a todos os irmãos em meu nome [...].8 Há muita orientação e aprendizagem na obra e vale o destaque para o roteiro continuado: As assembleias eram dominadas por ascendentes profundos do amor espiritual. A solidariedade estabelecera-se com fundamentos divinos. [...] 

A união de pensamentos em torno de um só objetivo dava ensejo a formosas manifestações de espiritualidade.9 Em outra obra, o autor espiritual esclarece um episódio curioso que o vincula ao apóstolo dos gentios, e a nosso ver, a toda a sua trajetória espiritual: [...] Conheci-o, em Roma, nos seus dias de trabalho mais rude de provações mais acerbas. Vi-o uma vez unicamente, quando um carro de Estado transportava o senador Públio Lêntulus, ao longo da Porta Ápia, mas foi o bastante para nunca mais esquecê-lo. [...] Trocamos algumas palavras que me deram a conhecer a sua inteireza de caráter e a grandeza de sua fé. O fato ocorria pouco depois da trágica desencarnação de Lívia e eu trazia o espírito atormentado.10 

Como já destacavam os primeiros comentaristas de Reformador sobre a obra em foco, o romance é muito significativo. A leitura, estudo e reflexão em torno da obra septuagenária é oportuna em nossos dias. Cabem ilações e até algumas analogias com relação a algumas querelas e polêmicas organizacionais, de práticas de mediunidade e de comunicação da atualidade. 

A experiência de vida do personagem homenageado na obra magistral é muito rica e valorosa.

A inspiração em Paulo é sempre valorizada por Emmanuel: “O convertido de Damasco foi o agricultor humano que conseguiu aclimatar a flor divina do Evangelho sobre o mundo”,10 ou ainda: “O Evangelho não nos diz que Paulo de Tarso fazia maravilhas, mas que Deus operava maravilhas extraordinárias por intermédio das mãos dele”.11 



Referências: 

1BRAGA, Ismael Gomes. Mais um livro para o futuro. In: Reformador, ano 60, n. 5, p. 16(108)-17(109), mai. 1942. 2DIAS, Alexandre. 

Paulo e Estêvão, de Emmanuel. In: Reformador, ano 60, n. 7, p. 24(164), jul. 1942. 

3THIAGO, Arnaldo Claro de S. Paulo e Estêvão. Os mártires da fé. In: Reformador, ano 60, n. 11, p. 22(274), nov. 1942. 

4XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. ed. esp. Rio de Janeiro: FEB, 2002. Cap. Breve notícia, p. 7-10. 

5DIAS, Haroldo Dutra. Cristianismo redivivo: história da era apostólica, a conversão de Saulo. In: Reformador, ano 127, n. 2.160, p. 36(114)-37(115), mar. 2009. 

6XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. ed. esp. Rio de Janeiro: FEB, 2002. P. 1, cap. 10, p. 212.

7______. ______. Cap. 4. 

8______. ______. P. 2, cap. 7, p. 460-461. 

9______. ______. P. 2, cap. 4, p. 342.

10XAVIER, Francisco C. Pelo Espírito Emmanuel. In: TAVARES, Clóvis. Amor e sabedoria de Emmanuel. São Paulo: Ed. Calvário, 1970. Cap. 1, p. 21-23.

11______. Caminho, verdade e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 27. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 74, p. 163-164.

 

 

Reformador

http://www.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/assinatura.php

 

 

 

(Com colaboração de Nuno Emanuel e site FEB)

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP