Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/17-01-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Bebida alcoólica em evento beneficente

promovido por Centro Espírita. Pode isso?

 

Wellington Balbo

 

Era um alcoolista em recuperação e trazia consigo a vontade de superar a dependência química e psicológica que caracteriza aqueles que se embrenharam pelo vício da bebida alcoólica. Alguns amigos espíritas apresentaram-lhe as lições da doutrina codificada por Kardec, e esta caiu como uma luva em seu desanimado coração. E desde então se dedicou de corpo e alma ao estudo do Espiritismo, freqüentando o Centro, assistindo as palestras e também servindo na área de assistencial social.

Todavia, com o organismo ainda intoxicado pelos anos de consumo do álcool, era com freqüência que se via tentando a dar o último gole, que em realidade não seria o último, mas o primeiro de sua recaída.

E no dia 10/10/2006, encontrou-se novamente com o vício, tomando aquele malfadado gole da recaída. Curioso notar que não fez uso da bebida alcoólica em algum bar ou lanchonete, mas sim na festa beneficente promovida pelo Centro Espírita que freqüentava, onde os dirigentes levaram cervejas e vinhos com a desculpa de que se não houvesse bebida alcoólica o evento ficaria às moscas. Sucumbiu justamente no lugar que deveria servir de apoio para sua recuperação.

O Espiritismo tem função sociológica das mais relevantes na sociedade contemporânea. Ao difundir a necessidade de aperfeiçoamento moral e intelectual constante do indivíduo, presta importante colaboração para que se extirpem males sociais que são responsáveis pela infelicidade e desdita de muitos povos e pessoas. E o álcool é um desses males sociais que desagregam famílias, promovendo crimes e facilitando a derrocada moral de muita gente.

A história acima, caro leitor, foi inspirada em um relato feito por um amigo, chateado com a iniciativa de alguns dirigentes espíritas de uma cidade de nosso Brasil, que andam promovendo festas beneficentes regadas a bebida alcoólica, com a desculpa de que se não houver bebida o evento ficará vazio.

Lamentável que isso ocorra. Mas a realidade é que os Centros Espíritas irão sempre refletir as tendências de suas lideranças. Se lideranças saudáveis, baseadas na legítima vontade de difundir os postulados de Kardec, teremos Centros coerentes, atuando com o bom senso ensinado pelo codificador. Contudo, se lideranças com idéias equivocadas, desvirtuando propósitos, teremos Centros Espíritas inabilitados a ensinar o Espiritismo.

Ao proclamar que o verdadeiro espírita é aquele que se esforça por superar suas mazelas morais, Kardec deixou claro que o Espiritismo não pede indivíduos perfeitos, mesmo porque sabe que estes não existem neste planeta, mas sim indivíduos comprometidos com o trabalho de sua melhoria íntima, que redunda em melhoria coletiva. Ou seja, não obstante as nossas limitações inerentes à condição humana, podemos superar nossas más inclinações e tornar o Centro Espírita um local de bênçãos a refletir nosso real compromisso com a renovação.

Em relação a justificativa dos dirigentes de que se não houver bebida alcoólica o evento beneficente ficará às moscas, afirmamos que é desprovida de lógica e bom senso. O Espiritismo não tem compromisso de agradar a gregos e troianos, portanto, não há qualquer vinculo da Doutrina Espírita com bebidas alcoólicas e quantidade de pessoas que haverá em um evento beneficente. O compromisso do Espiritismo é oferecer recursos de esclarecimento para que o ser humano desperte às realidades além da matéria, educando-se a fim de compreender os mecanismos que regem as leis da vida.

O compromisso do Espiritismo é com a sociedade e sua melhoria, tudo que foge ao bom senso e propaga o vício não reflete os ideais da doutrina codificada por Kardec.

 

(Texto recebido em email de Wellington Balbo)

 

Imagem da Internet

http://copos2011.blogspot.com/p/o-alcoolismo-introducao-o-alcool-e-uma.html

 

 

 

 

 

Álcool é mais nocivo que Crack

 

Acesse aqui a matéria publicada no Diário do Nordeste de 14-11-2010

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=885023

 

 

(Colaboração recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Palestra por Roosevelt Andolphato Tiago no CEAC de Bauru será reprisada na Rádio CEAC

Roosevelt Andolphato Tiago no CEAC

Bauru, SP

 

TERAPIA ANTI-QUEIXA

Os ouvintes pediram e nós vamos reprisar:

ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO está de volta na Rádio Ceac.

 

NOVAS REPRISES:

 

QUINTA-FEIRA - DIA 19 DE JANEIRO: ÀS 10 E ÀS 22 HORAS

 

SEXTA-FEIRA - DIA 20 DE JANEIRO: ÀS 10, 16 E 22 HORAS

 

ENTREVISTA E PALESTRA COM

ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO

Terapia Anti-Queixa

www.radioceac.com.br

 

 

DIVULGUE - REPASSE -

UMA MANEIRA FÁCIL DE VOCÊ COLABORAR

COM A DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA:

REPASSE ESTE CONVITE PARA SEUS CONTATOS.

HÁ MUITA GENTE QUE VOCÊ CONHECE

QUE NÓS AINDA NÃO CONHECEMOS.

Através do telefone celular sintonize:

www.radioceac.com.br/mobile/index.php

 

Público presente á palestra de Roosevelt no CEAC de Bauru

Leopoldo Zanardi, o orador Roosevelt e Richard Simonetti

Sidney Francez Fernandes, Roosevelt e Richard Simonetti

 

 

 

 

 

Curso para formação de trabalhadores espíritas

Águas Claras, DF

 

Bom dia!!! Muita paz!

Segue o convite para a nossa Escola de Formação de Trabalhadores Espírita, trata-se de um estudo sistematizado e sequencial da Doutrina Espírita,  visando a formação do trabalhor espírita para os diversos setores do Centro Espírita, bem como a apresentação do Espiritismo aos chegarem à Casa Espírita vindos de outras religiões ou não.

Por gentileza, divulgue para seus contatos.

Se está em outro Estado e há interesse, nos envie uma resposta que lhe indicamos uma Casa Espírita próxima que realize o programa.

Muita paz.
--

 Alexandre Magno
  (61)   9694-4899 (Vivo)

           9116-5051 (Claro)

           8598-3432  (Oi)
           8220-9077 (Tim)
           3401-2653 (FEBOS)
Visite:
www.ocentroespirita.com
www.febos.org

 

(Informações recebidas em email de Alexandre Magno [[email protected]])

 

 

 

 

 

IIa. Feira do Livro Espírita do Shopping Rio Anil

 movimenta férias de São Luis, MA.

   
           Depois do grande sucesso de público e venda, será realizada a II ª Feira do Livro Espírita no Shopping Rio Anil. O evento começa no dia 13 de janeiro e se estende até 21 de fevereiro. Uma opção a mais para quem está de férias ou vai passar o carnaval na capital maranhense e quer ocupar o tempo livre com uma leitura edificante.
           A Federação Espírita do Maranhão vai colocar a venda cerca de 1500 títulos: obras básicas da Doutrina Espírita, romances, livros infantis, DVD´s, CD`s, Apostilas, livros de mensagens e muitos outros. Este ano a feira traz uma novidade. As crianças vão ganhar um espaço para se divertirem e conhecerem os últimos lançamentos de livros infantis. Atividades que prometem despertar nos baixinhos o gosto pela leitura e pelas artes.       
           A feira será realizada no segundo piso do Shopping Rio Anil. O horário de funcionamento é de segunda a sábado de 10h as 22 h. Domingos e Feriados de 14h as 20h. Outras informações na Federação Espírita do Maranhão ou pelo telefone: 3232-1395.

Departamento de Comunicação
Sônia Diniz e Marilia Sffeir

 

Ficheiro:Rio Anil.jpg

Foz do rio Anil em São Luis, MA. Imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Anil

 

 

 

 

 

Encontro: O Espírita nas Redes Sociais

Rio de Janeiro, RJ

 


(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

 

 

 

Palestra com Deusa Samu

Santo André, SP

 

 

(Palestra recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

Ciclo de palestras com Ricardo Melo

Lafaiete, Ouro Branco, Pedra do Sino, Antonio Carlos e Capela Nova

 

 

(Informação recebida em email de Rouach [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra Pública com Dr. Izaías Claro

Rio Claro, SP

 

Izaías Claro. Foto por Ismael Gobbo

 

(Informação recebida em email de Luiz Carlos Pereira Gomes [[email protected]])

 

 

 

 

 

Pelmae – Projeto de Estudos Lítero Musical da Arte Espírita

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley Marques [[email protected]])

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Parlamentares e Políticos Espíritas

São Paulo, SP

Dia 31 de março de 2012

Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo

Comunico aos amigos espíritas, aqueles que tem consciência de que ainda estamos encarnados, que consumimos bens materiais, que dependemos de coisas materiais para a sobrevivência na Terra e que sabem que a administração dos países, dos estados e dos municípios está nas mãos dos políticos, que no próximo dia 31 de março de 2012, durante todo o dia, acontecerá em São Paulo o primeiro encontro nacional de pessoas espíritas que estão envolvidas com a política ou que desejam se candidatar a algum cargo político.

O evento visa discutir a equivocada relação do movimento espírita com a política, a insensata má vontade dos espíritas em relação a outros espíritas que se candidatam, as proibições de políticos candidatos, ou políticos espíritas, de até participarem de trabalhos nas casas espíritas e a lamentável concepção de que toda pessoa que entra na política necessariamente é corrupta, desonesta e está mal intencionada.

Não terá qualquer conotação partidária, posto que o nosso partido é apenas o da moralidade e da decência proposta pelos postulados espíritas, esperando que esses preponderem sobre os compromissos assumidos em relação às diversas bandeiras.

O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil e o Mundo.

Se você conhece algum vereador, deputado, prefeito, governador ou qualquer confrade envolvido com a política em sua cidade e seu estado, passe esta informação para eles e diga que precisamos das suas presenças em São Paulo. Tudo faremos para conseguir melhores viabilidades junto a hotéis, companhias aéreas e infra estrutura para facilitar a vinda de amigos de todo o Brasil.

É a primeira realização, em nível nacional, da DuBEM, Associação Global de Realizações no Bem.

Maiores informações pelo email

[email protected]


--
Claudio Roberto Palermo - Locutor/Produtor –

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

Câmara Municipal de São Paulo. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Palestra no Nhá Chica dom Paulo Witter

Itapira, SP

 

 

CONVITE:  PALESTRA, COM PAULO WITTER, da cidade de Conchal-SP

17 DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA – ÀS 19:00 HORAS

CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA

Rua Teresa Lera Paoletti, nº 348-Jd.Bela Vista-Itapira-SP 

                     

TEMA: "Para uso diário" com base no livro de mesmo nome de Raul Teixeira.

UM GRANDE ABRAÇO

CUNHA

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

 

 

Vídeo de palestra com Nazareno Feitosa

Tema: "Educação dos Filhos à Luz do Evangelho"

 

Palestra realizada no CEAL- Centro Espírita Amor e Luz em

Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=21z5FcG2Gnw&feature=player_embedded

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

 

 

Visite o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse: www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Mensagens psicografas por Chico Xavier para distribuição

São Bernardo do Campo, SP

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP), 16 DE JANEIRO DE 2012.

PREZADO AMIGO E CONFRADE  ISMAEL

MUITA SAÚDE, PAZ E LUZ !!

PEÇO SUA ATENÇÃO E FORÇA  NO SEGUINTE :

ESTAMOS COLOCANDO A DISPOSIÇÃO DE CASAS  ESPÍRITAS OU PARTICULARES UMA GRANDE QUANTIDADE DE MENSAGENS IMPRESSAS RECEBIDAS PELO SAUDOSO MÉDIUM FRANCISCO CÃNDIDO XAVIER DE DIVERSOS ESPÍRITOS E TÍTULOS. AOS INTERESSADOS PEDIMOS O ENVIO DE NO MÍNIMO R$15,00 (QUINZE REAIS EM SELOS...FAVOR NÃO MANDAR DINHEIRO EM ENVELOPE..É CONTRA A LEI E NORMAS DOS CORREIOS) COM ENDEREÇO RESIDENCIAL COMPLETO  (NÃO ENVIE ENDEREÇO DO CENTRO) COM  NOME DO RESPONSÁVEL.

ESTAMOS OFERECENDO - 01 (UM) EXEMPLAR DE LIVRO DE MENSAGENS E CARTAS  PSICOGRAFADAS   POR FRANCISCO CÃNDIDO XAVIER DE DIVERSOS TÍTULOS  - GRATUITAMENTE - BASTANDO PARA RECEBER O SEU EXEMPLAR ENVIAR   12 SELOS DE PORTE NÃO COMERCIAL PARA AS DESPESAS DO ENVIO PELO CORREIO (PEDIMOS QUE NÃO ENVIE DINHEIRO ,,POR FAVOR) .

PARA AS DUAS SITUAÇÕES ESCREVAM PARA:

NORBERTO E FÁTIMA
RUA GINO AMADEI, 290
BAIRRO PAULICÉIA
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
CEP 09690-030

OBS : NÃO VENDEMOS LIVROS OU MENSAGENS

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Imagem do arquivo de Geraldo Lemos Neto, Belo Horizonte, MG

 

 

 

 

 

Mocidade homenageia o patrono Ivan de Albuquerque

Jales, SP

 

 

 

 

A Mocidade Espírita Ivan de Albuquerque

do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores da cidade de Jales, SP, reuniu-se nesta sábado dia 14 de janeiro para um encontro em homenagem ao aniverário do Espírito Ivan de Albuquerque que será nesta segunda dia 16 de janeiro.

 

 

O Espírito Ivan de Albuquerque é o patrono da mocidade e atua também no movimento de mocidade de nossa região, inspirando o trabalho daqueles que desejam promover o jovem, orientando-os na direção de um novo comportamento rumo à nova era que nos aguarda a todos.

 

Foi uma noite muito agradável com sessão de cinema, com o filme: O Filme dos Espíritos; teve também cachorro quente e muita conversa boa.

Esperamos que esta união em torno do pensamento do querido Ivan de Albuqerque, que nos contagia com sua jovialidade e entusiamo produza cada vez mais frutos; através das mensagens contidas, principamente na obra Cantico da Juventude, chamam a juventude à sua realidade diante deste mundo onde cada um tem um dever a cumprir, primeiro diante de si mesmo depois para com o mundo onde habitamos.



veja também outras matérias no nosso blog

www.addavid.blogspot.com

 

muita paz
do irmão menor

www.addavid.blogspot.com

 

(Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

 

 

 

 

Grade da programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

 

Leia o boletim SEI – Serviço Espírita de Informações

 

Acesse aqui: http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=360

 

(Com colaboração de Ricardo Santos [[email protected]])

 

 

 

 

 

Vem de dentro

ADELVAIR DAVID

Adelvair David

 

A expressão nem sempre define a situação.

Muitas pessoas quando narram a respeito de suas vidas, gostariam de se fazer absolutamente entendidas; não estamos falando aqui de expressões verbais e sim de expressões emocionais.

Como seria se a pessoa pudesse sentir o que o outro estivesse sentindo. As palavras na maioria das vezes seriam desnecessárias. O problema é quando nem mesmo nós sabemos o que estamos sentindo. Um amontoado de sensações invadem nosso peito e percebemos a fragilidade que é o nosso entendimento emocional.

Acontece que, se alguém não sabe identificar o que vem de dentro, dificilmente conseguirá compreender o que vai à sua volta, confundindo-se na maioria das vezes, iludindo-se outras, projetando o provável insucesso.

É muito importante aprendamos a realizar a auto análise para que nos tornemos mais objetivos e seguros e, principalmente, evitemos fazer o que não devemos, o que certamente acumularia muitos dissabores.

É urgente educarmos nossas emoções para que elas sejam mais comedidas, mais serenas, mais equilibradas. De nada adiantaria ter um bom conteúdo intelectual e zero emocional; acode-nos o dito popular: “é meter os pés pelas mãos”. Não se pode viver sob a guante dos impulsos sendo subjugados na vontade e nos desejos; necessário entendê-los.

Toda pessoa traz das vidas pretéritas um conteúdo próprio de suas vivências reclamando modificação, solução e aperfeiçoamento. Se alguém, sendo orgulhoso nega o fato de o ser, dificilmente se corrigirá. É assim com todas as nossas mazelas morais, que moram dentro de nossos corações.

O primeiro passo é prestar atenção ao que os impulsos sugerem. Como nos sentimos, por exemplo, em relação ao que vem dos outros?. O que ocorre é que, não importante saber por que os outros nos magoaram, mas sim porque nós nos magoamos com eles. A resposta certamente surgirá em meio aos nossos desculpismos, mas será fundamental para solucionar a maioria dos problemas do relacionamento interpessoal; analisando-nos acuradamente encontraremos sem dúvidas o orgulho, forte, dominador movimentando nossas emoções ruins.

Para a conclusão do raciocínio, necessário considerar que, o único sentimento que pode modificar-nos plenamente em relação à vida ou aos outros é o de compreensão. Cada qual é responsável pelo que cria. Ensinou Jesus: “vigiai e orai, para não cairdes em tentação”. Os hábitos, os comportamentos precisam ser melhores observados e é na prece que encontramos abrigo para a alma; onde a inspiração flui auxiliando-nos a refletir sobre o que brota de nossa natureza; muita vez, fazendo-nos grande mal. Deus nos fortalece para a auto conquista sem que seja necessário nos atrelarmos às questões alheias para sermos felizes.

O QUE VEM DE DENTRO DETERMINA O MUNDO EM QUE SE VIVE POR FORA.

Autor da Mensagem: Adelvair David – publicada no jornal "Folha Noroeste" da cidade de Jales em 14 de janeiro de 2012

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP