Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 21 de janeiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/21-01-2012.htm

 

 

 

 

 

A luta contra o mal

 

 

De todas as ocorrências da tarefa apostólica, os encontros do Mestre com os endemoninhados constituíam os fatos que mais impressionavam os discípulos.

A palavra “diabo” era então compreendida na sua justa acepção. Segundo o sentido exato da expressão, era ele o adversário do bem, simbolizando o termo, dessa forma, todos os maus sentimentos que dificultavam o acesso das almas à aceitação da Boa Nova e todos os homens de vida perversa, que contrariavam os propósitos da existência pura, que deveriam caracterizar as atividades dos adeptos do Evangelho.

Dentre os companheiros do Messias, Tadeu era o que mais se deixava impressionar por aquelas cenas dolorosas. Aguçavam-lhe, sobremaneira, a curiosidade de homem os gritos desesperados dos espíritos malfazejos, que se afastavam de suas vitimas sob a amorosa determinação do Mestre Divino. Quando os pobres obsediados deixavam escapar um suspiro de alívio, Tadeu volvia os olhos para Jesus, maravilhado de seus feitos.

Certo dia em que o Senhor se retirara, com Tiago e João, para os lados de Cesaréia de Filipe, uma pobre

demente lhe foi trazida, a fim de que ele, Tadeu, anulasse a atuação dos Espíritos perturbadores que a subjugavam. Entretanto, apesar de todos os esforços de sua boa vontade, Tadeu não conseguiu modificar a situação. Somente no dia imediato, ao anoitecer, na presença confortadora do Messias, foi possível à infeliz dementada recuperar o senso de si mesma.

Observando o fato, Tadeu caiu em sério e profundo cismar. Por que razão o Mestre não lhes transmitia, automaticamente, o poder de expulsar os demônios malfazejos, para que pudessem dominar os adversários da causa divina? Se era tão fácil a Jesus a cura integral dos endemoninhados, por que motivo não provocava ele de vez a aproximação geral de todos os inimigos da luz, a fim de que, pela sua autoridade, fossem definitivamente convertidos ao reino de Deus? Com o cérebro torturado por graves cogitações e sonhando possibilidades maravilhosas para que cessassem todos os combates entre os ensinamentos do Evangelho e os seus inimigos, o discípulo inquieto procurou avistar-se particularmente com o Senhor, de modo a expor-lhe com humildade suas ideias íntimas.

 

*

Numa noite tranquila, depois de lhe escutar as ponderações, perguntou-lhe Jesus, em tom austero:
 - Tadeu, qual o principal objetivo das atividades de tua vida?

Como se recebesse uma centelha de inspiração superior, respondeu o discípulo com sinceridade:

 -Mestre, estou procurando realizar o reino de Deus no coração.

 -Se procuras semelhante realidade, por que a reclamas no adversário em primeiro lugar? Seria justo esqueceres as tuas próprias necessidades nesse sentido? Se buscamos atingir o infinito da sabedoria e do amor em Nosso Pai, indispensável se faz reconheçamos que todos somos irmãos no mesmo caminho!...

- Senhor, os espíritos do mal são também nossos irmãos?  inquiriu, admirado, o apóstolo.

- Toda a criação é de Deus. Os que vestem a túnica do mal envergarão um dia a da redenção pelo bem. Acaso, poderias duvidar disso? O discípulo do Evangelho não combate propriamente o seu irmão, como Deus nunca entra em luta com seus filhos; aquele apenas combate toda manifestação de ignorância, como o Pai que trabalha incessantemente pela vitória do seu amor, junto da humanidade inteira.

- Mas, não seria justo - ajuntou o discípulo, com certa convicção - convocarmos todos os gênios malfazejos para que se convertessem à verdade dos céus?
O Mestre, sem se surpreender com essa observação, disse:

- Por que motivo não procede Deus assim?... Porventura, teríamos nós uma substância de amor mais sublime e mais forte que a do seu coração paternal? Tadeu, jamais olvidemos o bom combate. Se alguém te convoca ao labor ingrato da má semente, não desdenhes a boa luta pela vitória do bem, encarando qualquer posição difícil como ensejo sagrado para revelares a tua fidelidade a Deus. Abraça sempre o teu irmão. Se o adversário do reino te provoca ao esclarecimento de toda a verdade, não desprezes a hora de trabalhar pela vitória da luz; mas segue o teu caminho no mundo atento aos teus próprios deveres, pois não nos consta que Deus abandonasse as suas atividades divinas para impor a renovação moral dos filhos ingratos, que se rebelaram na sua casa. Se o mundo parece povoar-se de sombras, é preciso reconhecer que as leis de Deus são sempre as mesmas, em todas as latitudes da vida. É indispensável meditar na lição de Nosso Pai e não estacionar a meio do caminho que percorremos. Os inimigos do reino se empenham em batalhas sangrentas? Não olvides o teu próprio trabalho. Padecem no inferno das ambições desmedidas? Caminha para Deus. Lançam a perseguição contra a verdade? Tens contigo a verdade divina que o mundo não te poderá roubar, nunca. Os grandes patrimônios da vida não pertencem às forças da Terra, mas às do Céu. O homem, que dominasse o mundo inteiro com a sua força, teria de quebrar a sua espada sangrenta, ante os direitos inflexíveis da morte. E, além desta vida, ninguém te perguntará pelas obrigações que tocam a Deus, mas, unicamente, pelo mundo interior que te pertence a ti mesmo, sob as vistas amoráveis de Nosso Pai. Que diríamos de um rei justo e sábio que perguntasse a um só de seus súditos pela justiça e pela sabedoria do reino inteiro? Entretanto, é natural que o súdito seja inquirido acerca dos trabalhos que lhe foram confiados, no plano geral, sendo também justo se lhe pergunte pelo que foi feito de seus pais, de sua companheira, de seus filhos e irmãos. Andas assim tão esquecido desses problemas fáceis e singelos? Aceita a luta, sempre que fores julgado digno dela e não te esqueças, em todas as circunstâncias, de que construir é sempre melhor.

Tadeu contemplou o Mestre, tomado de profunda admiração. Seus esclarecimentos lhe caíam no espírito como gotas imensas de uma nova luz.
 -Senhor - disse ele —, vossos raciocínios me iluminam o coração; mas, terei errado externando meus sentimentos de piedade pelos espíritos malfazejos? Não devemos, então, convocá-los ao bom caminho?
 -Toda intenção excelente - redarguiu Jesus - será levada em justa conta no céu, mas precisamos compreender que não se deve tentar a Deus. Tenho aceitado a luta como o Pai ma envia e tenho esclarecido que a cada dia basta o seu trabalho. Nunca reuni o colégio dos meus companheiros para provocar as manifestações dos que se comprazem na treva; reuni-os, em todas as circunstâncias e oportunidades, suplicando para o nosso esforço a inspiração sagrada do Todo Poderoso. O adversário é sempre um necessitado que comparece ao banquete das nossas alegrias e, por isso, embora não o tenha convocado, convidando somente os aflitos, os simples e os de boa vontade, nunca lhe fechei as portas do coração, encarando a sua vinda como uma oportunidade de trabalho, de que Deus nos julga dignos.

O apóstolo humilde sorriu, saciado em sua fome de conhecimento, porém acrescentou, preocupado com a impossibilidade em que se via de atender eficazmente à vítima que o procurara:

 -Senhor, vossas palavras são sempre sábias; entretanto, de que necessitarei para afastar as entidades da sombra, quando o seu império se estabeleça nas almas?!...

- Voltamos, assim, ao início das nossas explicações - retrucou Jesus —, pois, para isso, necessitas da edificação do reino no âmago do teu espírito, sendo este o objetivo de tua vida. Só a luz do amor divino é bastante forte para converter uma alma à verdade. Já viste algum contendor da Terra convencer-se sinceramente tão só pela força das palavras do mundo? As dissertações filosóficas não constituem toda a realização. Elas podem ser um recurso fácil da indiferença ou uma túnica brilhante, acobertando penosas necessidades. O reino de Deus, porém, é a edificação divina da luz. E a luz ilumina, dispensando os longos discursos. Capacita-te de que ninguém pode dar a outrem aquilo que ainda não possua no coração. Vai! Trabalha sem cessar pela tua grande vitória. Zela por ti e ama a teu próximo, sem olvidares que Deus cuida de todos.

*

Tadeu guardou os esclarecimentos de Jesus, para retirar de sua substância o mais elevado proveito no futuro.

No dia seguinte, desejando destacar, perante a comunidade dos seus seguidores, a necessidade de cada qual se atirar ao esforço silencioso pela sua própria edificação evangélica, o Mestre esclareceu aos seus apóstolos singelos, como se encontra dentro da narrativa de Lucas: “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando, e não o achando diz: Voltarei para a casa donde saí; e, ao chegar, acha-a varrida e adornada. Depois, vai e leva mais sete Espíritos piores do que ele, que ali entram e habitam; e o último estado daquele homem fica sendo pior do que o primeiro.”

Então, todos os ouvintes das pregações do lago compreenderam que não bastava ensinar o caminho da verdade e do bem aos Espíritos perturbados e malfazejos; que indispensável era edificasse cada um a fortaleza luminosa e sagrada do reino de Deus, dentro de si mesmo.

 

Humberto de Campos/Chico Xavier

Do livro “BOA NOVA”, FEB.

 

(Texto copiado na internet: http://br.groups.yahoo.com/group/espiritasesimpatizantes/message/18915)

Uma das nascentes do Rio Jordão em Banias ou Panias, com restos de templo pagão escavado na rocha.

Nesta  região do  Monte Hermon, estava Cesaréia de Felipe.  Israel. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Comemoração dos 26 anos do CEHC

São Luis, MA

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

Ficheiro:Palácio dos Leões - São Luis - Maranhão - Brasil.JPG

Palácio dos Leões, sede do Governo Estadual. São Luis, MA

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pal%C3%A1cio_dos_Le%C3%B5es_-_S%C3%A3o_Luis_-_Maranh%C3%A3o_-_Brasil.JPG

 

 

 

 

 

2º. CONJURESP  Congresso Jurídico-Espírita

do Estado de São Paulo-AJE/SP. Campinas, SP

 


        A Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo (AJE-SP), fundada no ano de 2008, tem por objetivo contribuir para o aprimoramento moral e espiritual dos operadores do direito Espíritas e demais interessados, auxiliando-os no progresso individual. Dessa forma, pretende, com a união de ideais voltados para o bem, colaborar para a melhoria da sociedade, incentivando a paz e a reforma íntima.

        Entre os dias 07 a 09.06.2012 (Feriado Prolongado), a AJE-SP promoverá o 2° CONJURESP (Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo), desta vez sob o tema central "Direitos Constitucionais e Espiritismo".

        A primeira edição do evento ocorreu nos dias 22/23 de outubro de 2010, em Ribeirão Preto, contando com cerca de 300 congressistas. De lá para cá, o movimento jurídico-espírita expandiu tanto no âmbito estadual, como no nacional, o que reflete a presença em toda parte de cidadãos interessados em pensar o direito sob o olhar Espírita, assim como em refletir sobre o Espiritismo conforme a perspectiva jurídica.

        Participar deste movimento é importante sob diversos aspectos. Um deles, numa perspectiva individual, permite refletir sobre a participação de cada um na busca do justo. O outro, numa perspectiva coletiva, contribui para o fortalecimento de um grupo social que acredita que uma Justiça mais humana somente será possível com a humanização dos próprios operadores do direito.


Do Local do Evento e das Inscrições

        O evento ocorrerá nas dependências do Hotel Nacional Inn Campinas, o que irá proporcionar espaço de convívio fraterno entre todos os congressistas, juntos em tempo integral, desde o café da manhã, passando pelo almoço e terminando no jantar.

        Assim, a AJE-SP em parceria com o Hotel, bloqueou 100 (cem) apartamentos até o dia 05/03/2012. Para fazer a reserva, basta garantir o depósito de 01(uma) diária, indicando que a mesma é para o Congresso.

        Vale ressaltar que para acompanhar todo o evento, de quinta a sábado, serão necessárias apenas 02(duas) diárias, pois o início está previsto para o dia 07/06/2012 às 15:00h, sendo o término no dia 09/06/2012 às 14:00h.

- Para se inscrever no evento: <http://www.ajesaopaulo.com.br/conjuresp/i_inscricao.asp>
        a) Inscrição para Associados: R$ 80,00   -   R$ 40,00 (estudantes)
        b) Inscrição para não Associados: R$ 160,00   -   R$ 80,00 (estudantes)

- Para a reserva da Hospedagem: Fone: 19 3772-1400, sítio eletrônico: <www.nacional-inn.com.br>
        a) Apartamento Single – R$ 180,00 - a diária
        b) Apartamento Duplo – R$ 250,00 - a diária
        c) Apartamento Triplo – R$ 330,00 - a diária
        Obs: Hospedagem (incluindo café da manhã, almoço e jantar):

        Já estão confirmados os seguintes expositores:

1) ALYSSON LEANDRO MASCARO: Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco). Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Advogado e parecerista. Autor, dentre outros, de "Filosofia do Direito" (Editora Atlas) e "Cristianismo Libertador" (Editora Comenius).

2) DÉCIO IANDOLLI JR.: Médico especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, com doutorado em medicina pela UNIFESP-EPM; Responsável pelo setor de Motilidade do Aparelho Digestivo da Clínica Scope, em Campo Grande-MS; Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP, em Campo Grande-MS; Presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul e colaborador da Associação Médico-Espírita do Brasil e Internacional; Apresentação do programa Ciência e Espiritualidade na TV Mundo Maior (Casas André Luiz – www.tvmundomaior.com.br); Autor de vários livros e capítulos de livros, articulista de publicações espíritas nacionais e internacionais.

3) DORA INCONTRI: Jornalista. Mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação pela USP. Coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Diretora da Editora Comenius. Docente da pós-graduação da Unisanta (Universidade Santa Cecília). Autora de mais de 30 livros sobre Espiritualidade, Educação, Espiritismo, Filosofia, entre outros, A Educação segundo o Espiritismo; Pedagogia Espírita – um projeto brasileiro e suas raízes; Filosofia, construindo o pensar; Todos os jeitos de crer; Pestalozzi, Educação e Ética; Para entender Allan Kardec.

4) EDUARDO FERREIRA VALERIO: Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo – Promotor de Justiça de Direitos Humanos de São Paulo; Expositor espírita; Vice-Presidente de Eventos da AJE-SP.

5) LUCIANO ALENCAR DA CUNHA: Advogado; Especialista em Direito Civil – UNIPAC; Especialista em Direito Processual – UGF; Mestre em Direito – UGF; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais – UMSA; Presidente da AJE-MG; Presidente do Conselho Regional Espírita da 8ª Região – MG; Presidente da Aliança Municipal Espírita de Barbacena – MG; Associado Honorário da Academia Barbacenense de Letras; Membro da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos;

6) MARIA ODETE DUQUE BERTASI: Advogada; Ex-Presidente do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo); Conselheira da AJE-SP.

        Assim, não perca tempo. Garanta sua vaga no Congresso e faça sua reserva para o Hotel, garantindo a participação em tão proveitoso evento!
        O congressista que participar de 70% das atividades receberá certificado, com carga horária de 18 (dezoito) horas/aula.

        Mais Informações: http://www.ajesaopaulo.com.br/conjuresp/


Da Apresentação de Teses

        Os Os congressistas poderão participar do evento, por meio do envio de teses, conforme regulamento abaixo, que, se aprovadas, serão devidamente apresentadas e eventualmente publicadas.
        Informações completas: <http://www.ajesaopaulo.com.br/conjuresp/t_teses.asp>


Da Associação na AJE-SP

       
        Para se tornar Sócio da AJE-SP é fácil: basta acessar o sítio eletrônico <http://www.ajesaopaulo.com.br/> e clicar em <Mensalidades>. O valor anual a vista é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Para contribuir mensalmente, o valor é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
        A mais importante fonte de arrecadação da AJE-SP é a mensalidade. Tal valor auxilia para que cada vez mais eventos possam ocorrer, contribuindo para a manutenção da atual estrutura como o sítio eletrônico, cartazes, banners, produção de DVD’s, livros, etc. ASSOCIE-SE!


        Por fim, solicito que este email seja distribuído livremente, o que auxiliará muito na divulgação.

        Fraternalmente,

        Carlos de Paula
          Coordenador Núcleo Campinas, AJE-SP

 

(Informação recebida em email de Carlos de Paula [[email protected]])

 

Prefeitura Municipal de Campinas. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Programações da “Spiritist Society of Baltimore”

Baltimore, EUA

 

 

Spiritist Talk

 

 

 

 

Saturday, Jan 21 at 6:00pm

Spiritist Talk

 "The Power of Charity"

This will be the 9th topic of the 

12-Step Program on Christ-Conscious Feelings

 

by Vanessa Anseloni

  

SPIRITIST SOCIETY OF BALTIMORE

22 W Padonia Rd.- Padonia 

Plaza Suite  B-321 

Lutherville-Timonium, MD 21093  

Driving Directions   -     Map

-------------------------------------------------------------------------------

Free Admission  Talk followed by Passes*  

*Passes therapy s is a Spiritist technique used

to fosters piritual balance and healing.

----------------------------------------------------------------

* For more information:

e-mail: [email protected]

www.ssbaltimore.org

Sponsored by the
Spiritist Society of Baltimore, Inc.

------------------------------------------------------------------

This event will be LIVE webcast at 6pm Eastern Time US. 

A live stream will be available +/-10 min before the event starts.  To watch it, just click on the following link: 
SSB - 
www.ssbaltimore.org/webcast or TVCEI channel 2

 

 

--------------------------------------------------------------------

Special Lunch and Movie

Sunday, Jan 22, 2012

12:30pm-3:00pm

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------

Kardec Radio

LISTEN TO OUR NEXT  LIVE TALK SHOW

Saturday, Jan 21 @ 11 am (EST)

  

Demystifying Mediumship

with Jose Mussi

Mediumship is a natural faculty of human beings. Get to know more about it and unheard information on worldwide mediums of all times. Kardec Radio interviews Jose Mussi from Toronto, Canada.

 

Jose Mussi is the president and co-founder of the TorontoSpiritist Society. He also holds a Master of Applied Sciences degree in Electrical Engineering from the University of Waterloo.

January 21 - Saturdays at 11am (EST)

http://www.kardecradio.com  

 

 

LISTEN TO  OUR PREVIOUS TALK SHOW!
 

SSB EVENT - Jan 22

 

Come and Join us!

Scalpels 

+++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Talks on Saturdays at 6pm

Jan 21 - Charity by Vanessa
Jan 28 - Duty  by Leonardo

 Feb 04 - Love  by Kirsten

At SSB headquarter

 

Contact Information

 

Spiritist Society of Baltimore

(SSB center)

22 W Padonia Road
Bdg B, Suite 321
Lutherville-Timonium, MD 21093


Website

www.ssbaltimore.org

 

 

 

 Spiritism Online (Media)

 

Find us on Facebook

 

Follow us on Twitter

 

View our videos on YouTube

 

Kardec Radio

 

Spiritist Network

 

e-Spiritism

 

 

 

 

 

The Spiritist Society of Baltimore Inc.

is an educational non-profit organization.

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Emmanuel Cristiano

Albertina, MG

 

Dia : 29 de janeiro (domingo), às 15 horas

Local: Centro Espírita Pátria do Evangelho

Av. Silveira Campos, s/n - Centro – ALBERTINA - MG

Ficaremos felizes com a sua presença !!

 

(O orador Emmanuel Cristiano é da cidade de

Campinas, SP)

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Adriano Marques na AEVV

Araçatuba, SP

 

 

 

Data: 27 de janeiro de 2012

Horário: 20 horas

Local: Aliança Espírita “Varas da Videira”

Endereço: Rua Bernardino de Campos 363, centro

Cidade: Araçatuba, SP

Entrada franca

Tema: “Nosso Lar”. Com base no livro Nosso Lar

             de André Luiz, Psicografado por Francisco

             Cândido Xavier.

          Com utilização de slides do “Projeto Imagem”

 

Adriano Marques  é Produtor e Locutor da Radio Boa Nova e do Programa Roteiro, de segunda a sexta feira das 18 as 20 no www.radioboanova.com.br. Nesse mesmo dia, 27/1/2011, Adriano estará entrevistando trabalhadores da Aliança Espírita “Varas da Videira”, ao vivo, entre 18 e 20 horas. Informações sobre sintonia:

Parabólica analógica - leiloação TV canal do boi polarização horizontal, freqüência 1280 Mhz - alterar o áudio para 6,2 MHz.

Parabólica digital satélite Brasil Sat B1 polarização de descida: horizontal freqüência banda C: 3.964 MHz Symbol rate 1875 MSB/s F.E.C - TV rádio PID 4197

Mais informações no site: www.radioboanova.com.br

 

 

 

 

 

 

Palestra com Dr. Eduardo Meletto

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; casa da sopa [[email protected]])

 

 

 

 

 

Curso na UniEspírito: Saúde Mental de Corpo e Espírito

São Paulo, SP

 

http://www.uniespirito.com.br/bg/logo.png

Nossa programação para 2012:

Curso Presencial:

“Saúde Mental de Corpo e Espírito”

 

 

 

 

 

 

 

Aulas ministradas pelo Professor:

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira

Calendário: 04/Fev – 03/Mar – 14/Abr – 05/Mai – 02/Jun 

07/Jul – 04/Ago – 01/Set – 06/Out – 10/Nov -01/Dez

Horário: Sábado 1 vez ao mês das 14h00min as 18h00min

Investimento: 12 parcelas mensais de R$ 300,00

Público alvo: Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Profissionais de Saúde em geral, Religiosos, estudantes universitários (categoria especial) e interessados.

 80 vagas

Documentos exigidos: CPF - RG e Currículo.

Categoria: Curso Livre

Local: Sede da UNIespirito

Rua Paulo Orozimbo 916 – Aclimação – São Paulo - SP

Tel.: 11 3209.5531 – 3209.5371

www.uniespirito.com.br

[email protected]

 

Curso À Distância:

“Saúde Mental de Corpo e Espírito”

 

 

Aulas ministradas pelo Professor: Dr.Sérgio Felipe de Oliveira

O aluno vai receber o conteúdo das aulas através de:

- Slide Chair

- Podcast

- DVD (da aula presencial, conforme programa abaixo)

- As perguntas são respondidas de acordo com o FAQ  (perguntas mais freqüentes) através do podcast

- O envio do material será mensal, conforme calendário

- Haverá um Workshop presencial dirigido aos alunos do EAD no Dia 02 de Novembro de 2012 das 14hs as 18hs (sexta-feira Feriado de Finados)

Aulas mensais.

Calendário para emissão de Conteúdo Novo:

18/Fev – 17/Mar – 28/Abr – 19/Mai – 16/Jun 

21/Jul – 18/Ago – 15/Set – 20/Out – 24/Nov -15/Dez

Duração: 1 ano (fevereiro a dezembro)

Investimento: 12 parcelas mensais de R$ 300,00

Público alvo: Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Profissionais de Saúde em geral, Religiosos , estudantes universitários ( categoria especial) e interessados.

 80 vagas

Documentos exigidos: CPF - RG  e Currículo.

Categoria: Curso Livre

 

http://www.uniespirito.com.br/icones/space.png

 

Curso Presencial para Médicos:

“Escola de Aperfeiçoamento Médico da Uniespirito”

 

 

 

PROGRAMA:

- Grupo Balint             – Medicina e Psiquiatria psicodinâmica

- Processos de Transferência e contratransferência

- Seminários Temáticos: Epistemologia / Semiologia / Axiologia / Terapêutica

- Reuniões Clínicas: casos paradigmáticos

- Ambulatório didático: conhecendo o paciente - desenvolvendo a clinica, acompanhamento da casuística do Pineal-Mind Instituto de saúde e Protocolo de Medicina e Espiritualidade do HC-FMUSP

- Estudo Dirigido: material em DVD (vide programa 2012)

- Apoio e desenvolvimento pessoal: com a Equipe de Psicologia do Pineal-Mind Instituto de Saúde

 

Aulas semanais as SEXTAS-FEIRAS, DAS 14 AS 18 h.

Duração: 1 ano (março a novembro)

Calendário:

Mar: 02-09-16-23-30

Abr:13-20-27

Mai:04-11-18-25

Jun:01-15-22-29

Jul:06-27

Ago:03-10-17-24-31

Set:14-21-28

Out:05-19-26

Nov:09-23-30

Investimento: 10 parcelas mensais de R$ 350,00

Público alvo: Médicos formados

 10 vagas

Documentos exigidos: CPF - RG - CRM – Diploma (cópias) e Currículo.

Seleção: Entrevista com o Dr. Sérgio Felipe

Categoria: Curso Livre

 

 

Para saber mais informações sobre os cursos, por gentileza, entre em contato comigo respondendo esse email.

 

Atenciosamente,

Márcia Fuga

Assessoria Acadêmica

[email protected]

www.uniespirito.com.br       

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

 

Noticias de Portugal

 

 

Central de Informação

Comunicado N.º 767 | Edição de 19.01.2012

Siga-nos no Facebook

http://www.adeportugal.org/adepnews.jpg

 

 

 

 

Sumário:

1 - JORNADAS ADEP ABRIL 2012
2 - III ENCONTRO ESPÍRITA DO ALGARVE  
3 - AMOR, CASAMENTO E FAMÍLIA
4 - VÍDEO DA ADEP NA TV
5 - COMUNICADOS NOTICIOSOS ANTERIORES

 

 

http://adeportugal.org/newsletter2/admin/de/skins/default/add.png

1 -   JORNADAS ADEP ABRIL 2012

A ADEP (Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal) irá levar a cabo as suas Jornadas de Cultura Espírita, nos dias 21 e 22 de Abril de 2012, no Auditório Municipal “A Casa da Música”, na simpática vila de Óbidos, a 5 Km de Caldas da Rainha.

Nesse sentido, e na sequência da grande adesão que esta iniciativa tem tido nos anos anteriores, escolhemos para tema central destas jornadas, «VIVA ALÉM DA CRISE».
Desdobrado em vários painéis, estarão focadas diversas áreas do nosso quotidiano afectado pela crise social e económica, bem como as respostas que o espiritismo tem para esta conjuntura.

As entradas custam 5 € por pessoa inscrita, com vista a cobrir as despesas deste evento. Por razões que se prendem com a capacidade do auditório, as inscrições estão limitadas ao número de 198 lugares.
Em breve daremos notícia do mecanismo das inscrições bem como do seu início, programa de nitivo e informação logística.

Gratos pela atenção e certos de que não deixarão de estar presentes neste evento que pretendemos seja nacional, vamos todos pugnar pelo seu êxito, procurando assim divulgar a doutrina espírita com a dignidade que ela
merece.

Com amizade e sempre ao dispor, reconhecidos, pela ADEP:
Ulisses Lopes

Já pode consultar o programa no site das jornadas actualizado: http://www.adeportugal.org/jornadas/

Fonte: ADEP (Braga)
 

2 -  III ENCONTRO ESPÍRITA DO ALGARVE 

O Núcleo Familiar Espírita do Mentor Amigo vai realizar o III Encontro Espírita do Algarve que irá decorrer no próximo dia 13 de Maio de 2012 cujo tema será: A Casa Espírita na Sociedade Actual. Oportunamente serão divulgadas mais informações.


Fonte: NFEMA
 

3 - AMOR, CASAMENTO E FAMÍLIA

Na sexta-feira, dia 20 de Janeiro de 2012, pelas 21H00, vai decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema AMOR, CASAMENTO E FAMÍLIA.

Será apresentado a visão da Doutrina Espírita sobre o tema, tendo por base o livro com o mesmo nome de Jaci Regis, psicólogo, escritor e conferencista espírita brasileiro.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

 

4 - VÍDEO DA ADEP NA TV

A TVI, através da apresentadora Fátima Lopes, abordou o tema "ESPIRITISMO, ANTÍDOTO PARA O SUICÍDIO", no programa "A Tarde é Sua", no dia 11 de Janeiro de 2012, pelas 15H30.
Em estúdio estiveram três dirigentes espíritas, sendo um deles da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal. Já pode ver o vídeo aqui: http://www.adeportugal.org/adep/index.php/videos

Fonte: ADEP

 

5 - COMUNICADOS NOTICIOSOS ANTERIORES

Publicamos, gratos, as notícias que nos enviam e oferecemo-las para divulgação a todos os destinatários. Não fazemos censura de qualquer tipo: por isso, a responsabilidade das notícias deriva das fontes e autores. Os comunicados noticiosos enviados (oferecidos), aos periódicos de imprensa catalogados na listagem de e-mails da ADEP podem ser consultados na Internet: http://www.adeportugal.org/, na secção Notícias, se possível com algumas fotografias.

 

 

 

 

Está inscrito nesta newsletter com o e-mail [email protected]
Para deixar de receber esta newsletter clique aqui.
Para divulgar notícias no Comunicado Noticioso clique aqui.
Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal     www.adeportugal.org

 

 

(Informações repassadas em email por Nuno Emanuel)

 

 

 

 

 

Programação de palestras com Agnaldo Paviani

São Paulo, capital e região

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Rádio Ceac [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (123)

Marcos Miranda 

 

 

Marcos Miranda

 

 

 

 

Nosso entrevistado Marcos Miranda é um paulistano residente  em Long Branch, Nova Jérsei, onde, ao lado de outros companheiros de ideal dissemina a Doutrina Espírita em território norte americano. A trajetória de Marcos Miranda é interessante e se soma a de outros trabalhadores espíritas que,  embora nascidos no Brasil e se preparado no meio espirita brasileiro,  acabam emigrando para outras terras para espargir o Espiritismo. Embora nunca achem facilidades no cometimento,  esses trabalhadores prosseguem com altruísmo, incansáveis, felizes e conscientes de que estão cumprindo com as obrigações assumidas perante Jesus, o grande líder do movimento de espiritualização na Terra. Nossos cumprimentos a todos.

 

 

Marcos poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

 

Meu nome é Marcos Miranda, nascido em São Paulo, capital,  em janeiro de 1960. Sou casado há 26 anos com Lourdes Miranda. Meus pais, já desencarnados são Benedito Rodrigues de Miranda e Maria de Lourdes da Silva Miranda. Tenho duas filhas, Carolina e Mariana e um neto, Pedro Henrique.

 

Qual sua formação acadêmica e profissional?

 

Formado em economia pela PUC-SP em 1985, trabalhei nas áreas de Planejamento Financeiro, Tesouraria e Controladoria. Desde 2003 trabalho como sócio em um Escritório de Contabilidade na cidade de Long Branch, Estado de New Jersey,  nos Estados Unidos. Aqui damos acessoria a brasileiros e sulamericanos nos aspectos legais e contábeis.

 

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

 

Minha história com o Espiritismo divide-se em duas partes, a  infância e a maturidade.

Fui levado por minha mãe para participar da Evangelização Infantil na Casa Espírita do bairro onde morava, na Vila Jaguará, na cidade de São Paulo, freqüentando-a  dos 8 aos 10 anos.

Durante minha juventude e primeiros anos de vida adulta estive longe de uma Casa Espírita, porém não longe da doutrina, pois sempre lia as obras de Chico Xavier. Por volta de 1993 incentivei minha esposa a iniciar os estudos na FEESP e,  após 4 anos,  iniciei por minha vez meus estudos na Aliança Espírita de São Paulo.

 

Poderia nos descrever sua trajetória espirita pelo Brasil e Estados Unidos?

 

Tenho uma divida de gratidão para com o “Grupo Fraternidade Cristã” do Parque São Domingos,  em São Paulo, capital, pois lá fiz os cursos de “Aprendizes do Evangelho” e de “Mediunidade”. Durante o tempo em que frequentei a casa procurei sempre manter-me ocupado, tanto no Atendimento Fraterno como nos Passes e nos Estudos. Foram tempos maravilhosos e mesmo hoje, vivendo tão longe, ainda conservo laços de amizade profundos com vários trabalhadores daquela casa.

Quando cheguei em Long Branch, desde o principio procurei uma casa nas redondezas sem grande sucesso no início. As únicas casas que encontrei ficavam em New York (viagem de 1:30 de trem) ou Newark (1:00 de trem) ficando muito dificil uma frequencia mais assídua.

Depois de alguns meses da minha chegada vi em um jornal local da comunidade brasileira um anúncio de uma Casa Espírita na cidade, o  “Caminho da Luz”. Uma alegria imensa me invadiu e na mesma semana travei os primeiros contatos com os trabalhadores da casa e  desde o inicio me integrei totalmente àquele Centro,  tendo tido ativa participação na Equipe de Coordenação administrativa e da  área de estudos.

 

Como surgiu o Grupo Espírita “Caminho da Luz”?

 

O “Caminho da Luz” foi fruto do esforço e persistência de um pequeno grupo de brasileiras e brasileiros apaixonados pela Doutrina. De inicio reuniam-se no porão da casa de uma das participantes do grupo até que o porão ficou pequeno e uma sala teve que ser alugada. Foi nesta ocasião  que me integrei ao grupo.

Naquela época somente havia reuniões onde se fazia a leitura e comentários sobre o Livro dos Espíritos.  De imediato sugeri que implantassemos o Curso de Aprendizes do Evangelho e de lá para cá nunca mais paramos com os Estudos.

Nosso ciclo de estudos básicos são:

            - Catme (Conheça-te a ti mesmo)

            - Aprendizes do Evangelho

            - ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita)

            - ESDE (Em Ingles)

            - Curso de Médiuns

Atualmente temos desenvolvido também o “Projeto Espiritizar” que se resume ao estudo profundo de livros de Alirio Cerqueira que nos leva à reflexão e implementação da Doutrina Espírita como norma de conduta em nossas vidas.

Nosso Grupo Espírita também tem se unido com várias Casa Espiritas dos Estados de New York, New Jersey e Connecticut,  para o criação da “Tristate Spiritist Federation”, o que tem sido um trabalho muito gratificante e que já tem rendido frutos magnificos na região, colaborando para o fortalecimento e expansão do Movimento Espírita nos Estados Unidos.

 

 

Marcos como está o grupo em termos de quantidade de participantes e a sua proporção em relação a nacionalidades?

 

O Americano tem uma postura bem diferente ao do brasileiro quanto ao Espiritismo, apesar da comunicação entre os dois planos ocorrida aqui, através das irmãs Fox. O americano, em geral, somente vê o aspecto do fenômeno, não percebendo o aspecto filosófico ou o religioso. Isto vem sendo  modificado, mas ainda de forma muito lenta.

Nossa casa hoje tem uma frequência média de 40 pessoas, sendo 95% ainda de brasileiros. No geral o americano que vem à nossa casa se trata de esposo(a) de brasileiro(a). Porém nossa postura é de manter um estudo onde somente se fale o Inglês, mesmo que somente frequentado por brasileiros, pois isto nos possibilita o aprimoramento da própria capacidade da falar sobre a Doutrina Espírita em Inglês.

Outro aspecto importante é o de que a Evangelização Infantil é feita em Inglês, já formando a próxima geração de divulgadores da doutrina habilitados a falar nas duas linguas, o que será fundamental para o futuro do Espiritismo nas terras do Tio San.

 

Você tem alguma obra publicada?

 

Na verdade me considero um trabalhador Espírita da segunda linha. Explicando melhor; devo dizer que há aqueles que são os da primeira linha, que geram o material (Chico Xavier, Divaldo Franco, Raul Teixeira, Ivone Pereira, e tantos e tantos outros) e há aqueles da segunda linha, que pegam o material produzido pelos da primeira linha e os espalham, procurando expandir os horizontes desta doutrina de luzes, de modo a que mais e mais pessoas tenham acesso às idéias libertadoras e conheçam a verdade, aquela mesma verdade que nos libertará.

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Gostaria de expressar minha alegria por poder estar aqui nos Estados Unidos, junto à um grupo de pessoas que vem trabalhando muito seriamente para difundir os princípios da Doutrina Espírita em terras americanas, pois, apesar de os primeiros sinais da comunicação entre os dois planos tenha surgido aqui, atraves das Irmãs Fox, a Doutrina Espírita ainda ensaia seus primeiros passos nesta país. É  muito gratificante poder fazer parte deste momento tão especial.

 

 

Suas despedidas dos nossos leitores

 

Primeiro agradecer a oportunidade que voce nos proporciona, pois a divulgação da Doutrina Espírita, por todos os meios à nossa disposição é fundamental. Levar ao público a história dos trabalhadores é importante e serve de incentivo, tanto ao entrevistado como aos trabalhadores em geral, pois como nos ensinou o Mestre: “A Seara é grande e os trabalhadores são poucos”.

E dizer aos leitores que o momento é de grandes oportunidades para todos nós; nestes tempos tão conturbados é que devemos mostrar nossa serenidade, nossa confiança em Deus e em Jesus,  exemplificando a Doutrina em nossos atos, pensamentos e palavras, pois este é o nosso papel.

 

Primeiros Passos

Anos Rebeldes

Família

Grupo Espírita Caminho da Luz

Atividade junto ao Asilo Local (Denny de Palhaço)

 

Márcio, Marcos, Vanessa Anseloni e André Cabral

O grupo com José Raul Teixeira, segundo a partir da esquerda, no ano de 2010

O grupo com o orador Richard Simonetti, de óculos no centro da foto, em 2009

Visita de Divaldo Franco 2011

Visita de Heloisa Pires 2008 (com Themis Tavares, Maura Patricio e André Cabral)

Membros da Tristate Spiritist Federation

 

 

 

File:Long Branch Beach New Jersey by David Shankbone.JPG

Praia em Long Branch, Nova Jérsei, EUA.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Long_Branch_Beach_New_Jersey_by_David_Shankbone.JPG

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP