Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/24-01-2012.htm

 

 

 

 

 

 

O Retorno do Apóstolo Chico Xavier

 

 

Uma rosa para Chico Xavier

Cidália Xavier Carvalho (Pedro Leopoldo,  MG)

A única dos irmãos de Chico Xavier encarnada

Foto Ismael Gobbo

 

Quando mergulhou no corpo físico, para o ministério que deveria desenvolver, tudo eram expectativas e promessas.

Aquinhoado com incomum patrimônio de bênçãos, especialmente na área da mediunidade,

Mensageiros da Luz prometeram inspirá-lo e ampará-lo durante todo o tempo em que se encontrasse na trajetória física, advertindo-o dos perigos da travessia no mar encapelado das paixões bem como das lutas que deveria travar para alcançar o porto de segurança.

Orfandade, perseguições rudes na infância, solidão e amargura estabeleceram o cerco que lhe poderia ter dificultado o avanço, porém, as providências superiores auxiliaram-no a vencer esses desafios mais rudes e a crescer interiormente no rumo do objetivo de iluminação.

Adversários do ontem que se haviam reencarnado também, crivaram-no de aflições e de crueldade durante toda a existência orgânica, mas ele conseguiu amá-los, jamais devolvendo as mesmas farpas, os espículos e o mal que lhe dirigiam.

Experimentou abandono e descrédito, necessidades de toda ordem, tentações incontáveis que lhe rondaram os passos ameaçando-lhe a integridade moral, mas não cedeu ao dinheiro, ao sexo, às projeções enganosas da sociedade, nem aos sentimentos vis.

Sempre se manteve em clima de harmonia, sintonizado com as Fontes Geradoras da Vida, de onde hauria coragem e forças para não desfalecer.

Trabalhando infatigavelmente, alargou o campo da solidariedade, e acendendo o archote da fé racional que distendia através dos incomuns testemunhos mediúnicos, iluminou vidas que se tornaram faróis e amparo para outras tantas existências.

Nunca se exaltou e jamais se entregou ao desânimo, nem mesmo quando sob o metralhar de perversas acusações, permanecendo fiel ao dever, sem apresentar defesas pessoais ou justificativas para os seus atos.

Lentamente, pelo exemplo, pela probidade e pelo esforço de herói cristão, sensibilizou o povo e os seu líderes, que passaram a amá-lo, tornou-se parâmetro do comportamento, transformando-se em pessoa de referência para as informações seguras sobre o Mundo Espiritual e os fenômenos da mediunidade.

Sua palavra doce e ungida de bondade sempre soava ensinando, direcionando e encaminhando as pessoas que o buscavam para a senda do Bem.

Em contínuo contato com o seu Anjo tutelar, nunca o decepcionou, extraviando-se na estrada do dever, mantendo disciplina e fidelidade ao compromisso assumido.

Abandonado por uns e por outros, afetos e amigos, conhecidos ou não, jamais deixou de realizar o seu compromisso para com a Vida, nunca desertando das suas tarefas.

As enfermidades minaram-lhe as energias, mas ele as renovava através da oração e do exercício intérmino da caridade.

A claridade dos olhos diminuiu até quase apagar-se, no entanto a visão interior tornou-se mais poderosa para penetrar nos arcanos da Espiritualidade.

Nunca se escusou a ajudar, mas nunca deu trabalho a ninguém.

Seus silêncios homéricos falaram mais alto do que as discussões perturbadoras e os debates insensatos que aconteciam a sua volta e longe dele, sobre a Doutrina que esposava e os seus sublimes ensinamentos.

Tornou-se a maior antena parapsíquica do seu tempo, conseguindo viajar fora do corpo, quando parcialmente desdobrado pelo sono natural, assim como penetrar em mentes e corações para melhor ajudá-los, tanto quanto tornando- -se maleável aos Espíritos que o utilizaram por quase setenta e cinco anos de devotamento e de re-núncia na mediunidade luminosa.

Por isso mesmo, o seu foi mediumato incomparável.

...E ao desencarnar, suave e docemente, permitindo que o corpo se aquietasse, ascendeu nos rumos do Infinito, sendo recebido por Jesus, que o acolheu com a Sua bondade, asseverando-lhe:

– Descansa, por um pouco, meu filho, a fim de esqueceres as tristezas da Terra e desfrutares das inefáveis alegrias do reino dos Céus.

 

JOANNA DE ÂNGELIS

 

(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, no dia 2 de julho de 2002, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia

 

(Copiado do site: http://portalespirito.com/Reformador/2002/reformador-2002-08ex.pdf)

 

Rua São Sebastião, em Pedro Leopoldo, MG.

À esquerda, em primeiro plano, a casa onde Chico Xavier nasceu

Foto do arquivo Geraldo Leão

Foto de Chico Xavier em “O Globo”  aos 25 anos

Ilustrou reportagem de Clementino de Alencar de 1/5/1935

Foto colhida do livro: Notáveis reportagens com Chico Xavier (IDE,Araras)

 

Francisco Cândido Xavier no Grupo Espírita da Prece, Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Nestor Masotti se reúne com dirigentes de Casas Espíritas da região de

São José do Rio Preto, SP

 

Nestor João Masotti

Foto Ismael Gobbo

(Informação recebida em email de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco no Centenário da S.E. Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados. Ponta Grossa/PR

 

Texto Paulo Salerno

Fotos Jorge Moehlecke

 

Divaldo Pereira Franco

 

Retornando à Ponta Grossa/PR pelo 58º ano consecutivo, Divaldo Pereira Franco esteve na noite do dia 19 de janeiro de 2012 proferindo uma conferência em solenidade alusiva ao centenário da Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, fundada em 20 de janeiro de 1912.

Várias autoridades do Movimento Espírita local e da Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná abrilhantaram esse significativo evento para o movimento espírita ponta-grossense. Em noite agradabilíssima, o Salão Social Arthur João de Maria Ribeiro, do Clube Princesa dos Campos – Verde, engalanou-se, física e espiritualmente, para receber o público que o lotou.

Divaldo Pereira Franco, O Semeador de Estrelas, apresentou uma excelente conferência sobre Jesus, o Suave Cantor da Galileia. Com seu verbo eloquente, esclarecedor e, sobretudo, consolador, Divaldo narrou, a guisa de introdução, as dificuldades enfrentadas pelo maestro George Frideric Handel, um dos maiores compositores de todos os tempos e que superou-as, inclusive as de saúde, após ler e compreender uma frase sobre Jesus – E Ele foi desprezado por todos.

Handel, nesta fase de superação, compôs a ópera Messias, lançada em 13 de abril de 1742, em Dublin, Irlanda. Um coro de 200 vozes, especialmente escolhido e ensaiado por Handel, apresentou este magnífico oratório cujo momento culminante foi o Aleluia, exaltando a glória do Messias que viera à Terra para conduzir a criatura humana aos páramos celestiais. Um sucesso absoluto. O teatro especialmente alugado ficou completamente lotado. George Frideric Handel doou, a partir de então, o resultado de suas exibições ao Hospital Foundling, entidade de assistência à criança abandonada.

Divaldo Franco, dedicado divulgador da Doutrina Espírita, com seu exemplo de amor incondicional ao próximo, exaltou a brilhante história do Messias de Nazaré, o personagem mais notável que a Humanidade já conheceu. Jesus rompeu as páginas da violência através da ternura, foi o primeiro a falar sobre o amor. Ao invés de ser humilhado, fez da cruz duas asas, a da misericórdia e a da abnegação, lançando-as na direção do infinito. É o grande maestro da sinfonia do amor, afirmou o Professor Divaldo Franco.

A partir de Jesus, herói é aquele que vence as próprias paixões, vencedor é aquele que ultrapassa as estreitas fronteiras da sua pequenez superando a enfermidade. Verdadeiramente conquistador é aquele que é capaz de penetrar no âmago de si mesmo e conquistar as províncias sublimes do ego para poder penetrar na grandeza do self divino, lecionou o nobre conferencista baiano.

Toda a doutrina de Jesus pode ser sintetizada em dois postulados: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; não fazer a outrem o que não desejarmos que outrem nos faça. Nesses dois postulados estão contidas todas as mensagens do inolvidável Galileu.

Jesus veio dizer, através dos fatos, que a morte é o passaporte para a vida. Veio dizer que a vida continua e que o sentido psicológico da vida não é o encontro da felicidade, mas o encontro de seu significado. Foi a esse Messias da Humanidade que Handel reverenciou em seu cântico glorioso no momento exuberante do Aleluia.

 

Divaldo destacou a ação do amor nos dias atuais. Apesar das calamidades, da violência, das tragédias, da insensatez, da promiscuidade e de todas as manifestações de primarismo, nunca houve no mundo tanto amor quanto hoje. O mundo está transitando para a regeneração.

Vivemos momentos de transição para melhor. Nada é tão importante como o amor. Apesar dos déspotas da humanidade, houve e há grandes criaturas inteiramente dedicadas ao amor, à caridade, à fraternidade, na mais pura prática dos ensinos do Messias, exaltou o arauto do Evangelho.

Divaldo enalteceu o trabalho profícuo da prática da caridade e do esclarecimento das criaturas levado a efeito pela Instituição Espírita centenária, ora homenageada. Esse é um momento grave e histórico que leva o homem a reflexões profundas, perguntando-se sobre o sentido da vida e o que faz dela.

O sentido magno da presença do Messias é o amor, aliado a compaixão, abraçado a misericórdia, atingindo a sua plenitude no ato da caridade. A lição do Mestre Galileu é a da solidariedade que qualquer um pode exercer. Tudo passa. Transitória é a glória do mundo. É necessário que a glória do homem seja a da imortalidade.

Divaldo Franco, servidor incomparável do Mestre Jesus, sabe, como poucos, dedilhar as cordas da alma, fazendo-as vibrar de tal modo que aqueles que o escutam com atenção inclinem-se a modificar a maneira de pensar e de ser.

Concluindo esta belíssima homenagem a Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados Divaldo foi aplaudido intensamente. Foi o aval do público que, de pé, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo incansável e perseverante Semeador de Estrelas e, também, pelas atividades disponibilizadas pela Instituição Espírita centenária de Ponta Grossa/PR.

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestras com Adriano Marques

Araçatuba, Buritama e José Bonifácio

 

(Informações recebidas em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Registro. Equipe do CECC  convidado para realizar trabalho em

Itabatã, BA

 

 

Itabatã uma casa de Amor!

A equipe do CECC sob a Coordenação de Dr. Claudionor de Carvalho foi convidado a realizar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Centro Espírita Claudionor de Carvalho (há 11 anos) no Grupo Espírita André Luiz no Município de Itabatã.

Fomos recebidos com muito carinho por Laura e sua equipe, onde passaram por lá para o atendimento 98 pessoas de várias Cidades e de outros Estados ( Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo).

Agradecemos a todos pelo recepção tão carinhosa e Parabéns ao Grupo Espírita André Luiz pelo trabalho lindo que vem desenvolvendo.

Que o Menino Jesus ilumine a todos!


Vejam as fotos no BLOG: http://www.ceclau.blogspot.com


Equipe CECC

Equipe CECC e André Luiz

 

VEJA MAIS FOTOS ACESSANDO: http://www.ceclau.blogspot.com/

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Jornada de palestras com André Luiz Rosa

Teodoro Sampaio, Presidente Wenceslau e Dracena, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Andre Luiz Rosa [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com João Tadeu no C.E. Allan Kardec

Carmo do Rio Claro, MG

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC


Rua José de Andrade Lemos - 393
 
DIA 26/01 - QUINTA-FEIRA
 
PALESTRA COM JOÃO TADEU SILVA ( GUAXUPÉ)
 
TemaJESUS – ENERGIA INTELIGENTE 

Compareça! Divulgue

 

(Informações recebidas em email de paulo henrique bueno [[email protected]]



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova diretoria e retorno de atividades do “Centro de Estúdios Espirita Buena Nueva”. Santiago, Chile

 

Estimados Amigos:

 

Con mucha alegría les informamos de la nueva dirección de nuestra Casa Espírita, que es Bernardo Ibáñez 3347 Macul(Ex Nueva Dos). La cual comenzaremos con nuestras actividades normales a partir del dia 30 de Enero del 2012.  

 

Que Dios nos ilumine a todos, ahora y siempre.

 

Los saluda cariñosamente,

 

CENTRO DE ESTUDIOS ESPIRITA BUENA NUEVA

WWW.ESPIRITISMO.CL

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine)

 

 

 

 

 

26ª. Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia. Feira de Santana, BA

 

 

(Informação do site http://feeb.com.br/v2/)

        

 

 

 

 

 

Palestra com Carlos Abranches no C.E. Fé, Amor e Caridade

Taubaté, SP

 

(Informação recebida em email da USE Taubaté repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/aguanafonte.html

 

 

 

 

 

 

 

 

Meu filho, Deus te abençoe

 

Mensagem  de  Francisco  de  Assis para

Divaldo Franco psicografada  por Chico

Xavier.  Pedro Leopoldo, MG, 3/10/1950

 

Estamos a pleno caminho da redenção. Nem os receios do início, nem as revelações do fim.
Trabalhos por todos os lados. Perseverança no bem, como abençoado programa de cada dia, é o nosso lema. Não te iludas,  pois, sobre o repouso, agora. Seria irrisão. Nem nos enganemos quanto a frutos imediatos do trabalho reajustador. Imprescindível caminhar agindo na sementeira sublime do futuro. Defrontados por imensa assembléia de adversários visíveis e invisíveis do pretérito, não nos cabe a desistência. A única renuncia destrutiva, por vazia e inútil, é aquela que nos marca por almas ociosas e enfermiças, quando fugimos à luta. Ontem nos valíamos da inteligência para oprimir e perturbar... Ontem, o poder em nossas mãos apaixonadas e rudes espalhando o temor e muitas vezes o sofrimento... Hoje, contudo, valorizamos os recursos espirituais, nas obras da caridade sem fronteiras e sem limites. E agora buscamos o poder de servir e auxiliar, em nome d`Aquele que é o Amor mesmo, transbordando luz no sacrifício pela humanidade inteira. Não desfaleças. Em cada trecho da estrada, seremos surpreendidos pelas vibrações das nossas próprias obras, que o tempo guardou. É preciso que a esponja do trabalho constante funcione em nossas mãos, ligadas ao nosso coração e à nossa mente, para que os dias para nós, na atualidade, sejam efetivamente marcos redentores. Todos os nossos centros de ação prosseguem ativos e 
inspirados na direção do bem. Se uma nova diretriz nos fosse facultado trazer aos companheiros, rogaríamos ao conjunto mais esforço e mais agilidade na lavoura do cristianismo aplicado, mas não ignoramos, filho meu, que a colheita não vem ao nosso campo, senão por prêmio ao suor e dedicação.
Façamos, de nossa parte, sempre mais. Há centenas de trabalhadores invisíveis em função de auxilio constante ao Caminho e à Caravana, que se transformaram em legitimas assembléias de socorro espiritual, de esclarecimento benéfico, de fraternidade e de amor. Continuemos. Avançar em execução dos Divinos Propósitos é nosso dever. Esperamos que todos os irmãos se mantenham a postos. Não nos achamos reunidos por acaso depois de quatro séculos de civilização baiana e brasileira. Temos compromissos.  Não nos congregamos ali agora  pela primeira vez. O tempo, compassivo agente da infinita bondade, nos aguarda de novo sob a sua custódia,  a fim de nos desdobrarmos com o seu concurso, em ação intensiva na tarefa do esclarecimento e da caridade.

Toda a expressão de amparo aos nossos semelhantes é de nosso apostolado. A escola, o abrigo, o templo da fé, a casa de trabalho, a assistência aos sofredores, o asilo aos inválidos para a luta física e a proteção às criancinhas ao sol do Evangelho são faces do nosso ministério que não podemos esquecer.  Que outros discutam a frente do Cristo, que outros permaneçam no país do entretenimento colhendo flores passageiras para a curiosidade leviana ou insatisfeita. Cada qual se sintoniza com as situações a que confia o próprio coração. Mas que o serviço ao próximo com Jesus por norma sublime seja o nosso motivo de cada hora.
Neste propósito e formulando votos para que nos unamos cada vez mais na obra cristã que o Espiritismo nos descerra, abraça-te com muito carinho o velho companheiro.  Francisco

 

(Texto e vídeo recebidos em emails de Lucas Milagre e Suzi Barboni)

 

Chico Xavier na casa do seu irmão André Luiz

Pedro Leopoldo, 03/1952

Arquivo Geraldo Leão

    Divaldo Pereira Franco no Rio de Janeiro

    Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke

 

Veja o vídeo acessando:

http://www.youtube.com/watch?v=3u-FHgYIHsg

 

 

 

 

 

 

NOTA

 

Por motivo de força maior (viagem)  não será possível enviar o email nesta quarta-feira 25/1/2012.  Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP