Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/30-01-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Chico e Divaldo

                                                                       Antonio Cesar Perri de Carvalho

Anfitrião e amigo de Divaldo Pereira Franco, amigo e constante visitante às tarefas de Chico Xavier, no início dos anos 1970 fomos portador de abraços e de recados de ambas as partes.

      Finalmente, ocorreu o esperado reencontro. Amigos de ambos estavam presentes às primeiras reuniões com Chico Xavier, em Uberaba.

      Entre as memoráveis reuniões com Chico e Divaldo, algumas nos marcaram muito.

      Na tradicional reunião do Grupo Espírita da Prece, aos 14 de fevereiro de 1978, Divaldo proferiu uma bela exposição sobre Florence Nightingale, ao ensejo do estudo da questão no. 876 de O Livro dos Espíritos. Outros, inclusive nós, fizemos uso da palavra. Naquela noite, Chico permaneceu recolhido à câmara de psicografia durante oito horas consecutivas, atendendo ao receituário. Após seu retorno, por volta das duas horas da madrugada, ocorreram as psicografias em público. Chico Xavier psicografou uma página de Emmanuel, sobre os estudos da noite, e uma carta de um jovem desencarnado. Divaldo recebeu uma carta assinada por Lolo (apelido familiar de um tio nosso) e dirigida a mim e à minha esposa, que acompanhávamos a reunião1.

      No dia seguinte, muitos visitantes acompanharam Chico Xavier à "peregrinação" vespertina.  Chico cedeu a Divaldo todo o tempo disponível para a preleção sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo. À noite, no Grupo Espírita da Prece, novamente se repetiram as psicografias. Desta feita, o tema central foi o "dia das mães" e quatro belas mensagens foram recebidas: de Maria Dolores, através de Chico Xavier;  de Amélia Rodrigues, por Divaldo;  de Meimei, por Marlene Rossi Severino Nobre e, de Emmanuel, por intermédio de uma colaboradora do Grupo Espírita da Prece.

      Durante o ano de 1980, Divaldo assumiu um papel muito ativo na campanha para o "Prêmio Nobel da Paz 1981" para Chico Xavier.

      Aos 5 de novembro de 1980 assistimos à cerimônia em que Divaldo Pereira Franco recebeu o título de "cidadão uberabense". Chico Xavier compareceu e usou da palavra na solenidade.  A uberabense Altiva Noronha esmerou-se nos preparativos e na organização do evento.

      Nos últimos dias de julho de 1983 foi lançado em Uberaba o livro "...E o amor continua", contendo mensagens psicografadas por Francisco Cândido Xavier e por Divaldo Pereira Franco2.  No novo livro foram incluídas cartas familiares recebidas por ambos, em reuniões públicas de Uberaba. A propósito, esclareceu Chico Xavier na referida obra: "Este livro é o ponto de junção de dois tarefeiros da mediunidade, expressando o sentimento e a palavra dos comunicantes amigos..." Além das mensagens familiares recebidas pelos dois médiuns, há o estudo para a identificação dos autores espirituais.

      Outro encontro significativo dos dois tarefeiros, que presenciamos, aconteceu nos dias 14  e 15 de fevereiro de 1986. Na oportunidade, Divaldo fez explanação sobre os estudos da noite:  paciência e "bem aventurados os aflitos" e psicografou mensagens de Joanna de Ângelis e cartas familiares. Entre estas, na noite de sábado, recebeu mensagem de Lourival Perri Chefaly, nosso tio. Este se dirigia à nós e a esposa Célia, à irmã Bebé e vários sobrinhos de Araçatuba e de Votuporanga, que acompanhavam as atividades daquele final de semana.  

Notas:

1 – O autor comentou a mensagem na revista Presença Espírita (Salvador, junho de 1978) e incluiu-a no livro Em Louvor à Vida, em pareceria com Divaldo Pereira Franco, Salvador: Ed. LEAL, 1987.

2 – Editora LEAL, Salvador.

(Capítulo transcrição de: Perri de Carvalho, A.C. Chico Xavier. O homem e a obra. 1.ed. São Paulo: Ed.USE, 1997, p. 47-49)

Divaldo Pereira Franco, no centro, recebendo o titulo de Cidadão Uberabense,  em 1980,

Observado por Francisco Cândido Xavier (E)

 

Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco (D)  conversam em  Peregrinação, na cidade de

Uberaba, MG, no ano de 1978. Na foto também aparecem o casal Wealker e Zilda.

Peregrinação em Uberaba, MG,  tendo à frente Divaldo Pereira Franco (E) e

Chico Xavier, no ano de 1978. César Perri ao fundo à esquerda

A partir da esquerda: Doralice Gomes Feitosa, Josefina Perri Cefaly de Carvalho “Bebé”,

Antonio César Perri de Carvalho, Chico Xavier e Célia Carvalho.

Nilson, Lourival Perri Cefaly e Divaldo

Capa do livro “Em Louvor à Vida”

As fotos que ilustram esta matéria pertencem ao acervo particular de Antonio César Perri de Carvalho e só poderão ser utilizadas em outras matérias com sua autorização expressa.

 

 

 

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco

Campo Grande, MS

 

 

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina [[email protected]])

 

 

 

 

 

Registro. Seminários e boa música no C.E. Irmã Angélica

Araçatuba, SP

 

Neste final de semana o C.E. Irmã Angélica recebeu dois conhecidos escritores e oradores espíritas: Orson Peter Carrara e Ismael Batista da Silva. O primeiro desenvolveu o seminário “Planejamento Reencarnatório”, no sábado, 28/12011, e,  Ismael, no domingo, o seminário “Capacitação do Trabalhador Espírita”. Os dois eventos foram abrilhantados pela presença da excelente cantora espírita Margarete Áquila e transmitidos pela Rede Amigo Espírita. (Texto e fotos Ismael Gobbo)

 

Margarete Áquila com sua bela voz

Orson Peter Carrara contando com a participação do público

 

Público

 

Gregório Carlos Rodrigues, Presidente do C.E. Irmã Angélica

Ismael Batista da Silva

Ismael Batista e José Aparecido dos Santos

da Rede Amigo Espírita

Ademir Mendes e a esposa Regina, de Santo André, SP,

presentes aos seminários

 

Um dos lanches servidos aos participantes

Margarete

Orson

Ismael Batista

 

 

 

 

 

Visita da FEB e do CEI a Angola

 

No período entre 27 e 30 de janeiro, o presidente da FEB e secretário geral do CEI Nestor João Masotti, acompanhado por Rogério Ricco, encontram-se em visita à Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola, localizada em Bluanda, onde mantém extenso trabalho social. Informações: www.seaka.org; www.febnet.org.br

 

 

Aqui vemos uma das comunidades de Angola visitada pelo CEI-Conselho Espírita Internacional  no ano de 2010

 

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna

 

 

FEVEREIRO 2012

 

 

Valdeni de Oliveira

Palestras – NEOVE

Cel: 7687-3922

[email protected]

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Registro. Orson em brilhante palestra no  C.E. Casa do Caminho Araçatuba, SP

Orson Peter Carrara

 

Na manhã deste domingo 29/1/2011, tivemos a oportunidade de assistir uma tocante palestra proferida pelo conhecido escritor e orador espírita de Matão, SP, Orson Peter Carrara. Orson relembrou grandes vultos do espiritismo e da humanidade para ilustrar a mensagem de Lázaro, contida em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capitulo XVII,  “O Dever”.  Nossos parabéns ao amigo Orson que mantendo a simplicidade e a coerência doutrinária em Jesus e Kardec   vem se firmando como um dos principais nomes da divulgação  do Espiritismo no Brasil. (Ismael Gobbo).

 

Neusa, a simpática esposa de Orson que o acompanhou no trabalho em Araçatuba

Orson autografando livros para Cláudio

 

Vista parcial do grande público que acompanhou a palestra de Orson na Casa do Caminho em Araçatuba, SP

 

 

 

 

As 8 maiores religiões do mundo

 

Acesse aqui:

http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo/

 

 

(Com colaboração de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Ampliação da Transmissão - Rádio Boa Nova

Rio Grande do Sul e Argentina

 

"Queridos comunicadores e colaboradores, temos boas notícias!

Iniciamos mais um passo importante na divulgação da Doutrina Espírita.

Trata-se da transmissão aberta da Boa Nova para Argentina e Rio Grande do Sul.

O sistema de transmissão (rádio e antena), localizado na Argentina, opera na freqüência 92,1 FM na cidade de Santo Tomé e abrange São Borja e região no Rio Grande do Sul.

Esta ampliação da cobertura se deve à iniciativa de um grupo espírita que há muito colabora com a Rádio Boa Nova e outras ações da FEAL – Fundação Espírita André Luiz. O grupo tem na liderança o companheiro de ideal Pedro Bouchet da cidade de São Borja.

Compartilhamos com vocês, mais este momento de felicidade e tarefa do bem, o qual você faz parte."

Abraço,

Jether Jacomini Filho

(Informação repassada em email por Marlene [[email protected]])

 

 

 

 

Plínio Penteado Jr. e  Paula Zamp no F.E. Irmã Maria

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Jorge  Rezala)

 

 

 

 

 

 

Programa para os dias de Carnaval na FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Elisabete [[email protected]])

 

 

 

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Fevereiro 2012

 

(Informações em emails de Manolo Quesada e Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

Federação Uruguaia comemora Jubileu e lança Curso de Gestão

Montevidéu, Uruguai

 

A Federação Espírita Uruguaia comemora seus 25 anos de fundação no dia 29 de janeiro e lança o Curso “Gestão de Centro Espírita”, que passa a ser o primeiro país a adotar o  curso iniciado pela FEB nas modalidades presencial e a distância. Nestes eventos, em Montevidéu, haverá a participação do diretor da FEB e do CEI Antonio Cesar Perri de Carvalho que também profere palestra no Centro Espírita Hacia La Verdad. Informações: www.espiritismouruguay.com; www.febnet.org.br

 

Site da Federação Espírita Uruguaia

http://www.espiritismouruguay.com/

 

 

 

 

 

 

Curso Introdutório ao Estudo da Psicopictografia e Arte Mediúnica

São Paulo, SP

 

(Informações em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

1º. Encontro Luiz Sérgio de Mocidades Espíritas

São Bernardo do Campo, SP

 

Boa tarde,

 

Sou do centro espírita Lírio Branco em São Bernardo e participante da Organização do 1º Encontro Luiz Sérgio de Mocidades Espíritas de São Bernardo.

 

Por esse motivo estou entrando em contato para convidar os jovens de vossa casa para fazer parte deste lindo encontro.

 

Será no dia 26 de fevereiro de 2012 no Grupo Fraternal Dr. Bezerra de Menezes das 8:00 da manhã até as 18:30 da noite.

 

Poderá participar jovens frequentes na mocidade de sua casa acima de 12 anos, tendo que pagar uma taxa de R$10,00 mais 1Kg de alimento não perecível que doaremos para instituições de combate a drogas.

 

As inscrições só serão aceitas até o dia 19 de fevereiro de 2012

 

O tema do nosso encontro é "OS MIOSÓTIS VOLTAM A FLORIR" do espírito Luiz Sérgio, no qual ele trabalha no plano espiritual com jovens e na dependência terrena e espiritual de tóxicos.

 

Terá muitas atividades como teatro, música, poesia, palestra sobre drogas, comida entre outras coisas.

 

Abaixo segue o site com todas as informações sobre o Encontro e principalmente a história do nosso querido amigo Luiz Sérgio, neste mesmo site você encontrá a ficha de inscrição para entregar aos jovens e também o cartaz para expor em seu centro como divulgação.

 

www.encontroluizsergiosbc.com.br

 

Gostaria que encaminhasse esse e-mail ou no passasse o contato do responsável pela mocidade de sua casa, para poer marcar uma visita e divulgar pessoalmente esse encontro o quanto antes.

 

Mande suas dúvidas para esse e-mail.

 

Muito Obrigado

 

Equipe Encontro Luiz Sérgio


(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Seminário “O Despertar da Consciência”

Guarulhos, SP

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Curso para voluntários do CVV

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Semiramis Alencar [[email protected]])

 

 

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

 

 

 

 

 

Programa A Voz do Espiritismo entrevistou o “Mochileiro Espírita” Adriano Marques. Araçatuba, SP

 

Agora também em vídeo.

Olá, muita paz, o site www.avozdoespiritismo.com.br está atualizado com uma estrevista com Adriano Marques, locutor da Rádio Boa Nova e apresentador do programa Roteiro.
Confira e repasse para seus contatos por favor, abraço fraterno.
Divulgar o espiritismo por todos os meios e modos dignos e ao alcance de todos é tarefa prioritária(Bezerra de Menezes).

(Informação recebida em email de Nelson Custódio da Silva)

 

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

 

 

 

( colaboração em email por Thiago Bernardes [[email protected]];  Nuno Emanuel e Leda Flaborea) 

 

 

 

 

 

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de

Londres

 

 

(Informações em emails de Oceano Vieira de Melo)

 

 

 

 

O Pecado Original e o Purgatório são outros nomes para o Carma

José Reis Chaves

 

A palavra carma significa ação, ação como causa e como efeito, que se torna outra causa para outro efeito, e assim, sucessivamente.

No século dezenove, quase não se falava em carma no Ocidente. Daí que Kardec usava mais a expressão lei de causa e efeito. E lembro o dito latino “Lux ex Oriente” (A luz vem do Oriente). Os cristãos gnósticos foram exterminados pela ala ortodoxa do cristianismo, porque eles pregavam a chegada a Deus pela gnose (conhecimento, luz), doutrina ligada às verdades filosófico-religiosas do Oriente, mas que está presente também no ensino do Nazareno: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” De fato, se Deus é sabedoria, nós como seus filhos criados à sua imagem e semelhança, temos que fazer do conhecimento uma busca constante em nossa vida, pois, é com ele que nós nos vamos tornando, cada vez mais, mais semelhantes a Deus.

Se nós somos espíritos imortais, seria estranho Deus nos ter dado apenas uma vida terrena para a nossa evolução, pois uma vida só não dá nem para começarmos a nossa evolução em busca da sabedoria e da perfeição semelhantes às de Deus. E, se Deus é a Inteligência Suprema, que é uma das grandes verdades que nos ensina a Doutrina dos Espíritos, por que Ele nos criaria imortais, mas como que amarrados, nos obrigando a permanecermos no erro pelas eternidades afora? À proporção que as pessoas vão evoluindo em seus conhecimentos, elas vão acatando a reencarnação, naturalmente. Um exemplo: na década de 1940, apenas 2 % da população brasileira a aceitava. Hoje, são cerca de 90 %. E ela já é crença de quase ¾ da população mundial, independente de religião. É interessante lembrarmos aqui que ela tem o respaldo de vários segmentos da ciência e que ela tem tirado muitas pessoas do materialismo. Os líderes religiosos rejeitam-na, porque eles pregam que, para o fiel ganhar o céu, ele tem que passar por eles. É fácil, pois, entender a sua reação pertinaz contrária à reencarnação, já que eles não são nada bobos e sabem que ela desclassifica, em parte, as suas ações profissionais.

Se houvesse só uma vida terrena, sem novas chances de regeneração do espírito, seria papo furado a misericórdia infinita de Deus! Se a reencarnação dependesse dos pais biológicos, nenhum pai, por menos bondoso que fosse, bloquearia nova vida para um filho seu, deixando-o para sempre no erro e na condenação. E até parece que é porque os teólogos que, geralmente, não têm filhos, que eles imaginaram essa ideia excêntrica atribuída por eles a Deus contra a reencarnação, a qual é uma das maiores verdades bíblicas. Negá-la é praticamente negar também a outra grande verdade de todas as religiões: a da lei de causa e efeito, pois o espírito imortal ficaria praticamente sem condições de colher os frutos da sua semeadura.

A colheita do sofrimento atribuído pelos teólogos ao pecado original é um efeito de uma causa do passado. Também o Purgatório é outro efeito de dor de causas anteriores. E, igualmente, o carma é efeito de causas passadas. E os teólogos de hoje ensinam que não se sabe onde é o Purgatório, o que nos deixa uma brecha para dizermos que ele é aqui mesmo na Terra, pois aqui se faz e aqui se repara. E o mais antigo é o carma, e que, por se ligar à reencarnação e às religiões orientais, os teólogos, em vão, tentaram anulá-lo, substituindo-o pelo pecado original e o Purgatório.

Pode-se dizer, pois, que o pecado original, o Purgatório e o carma são sinônimos!

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

File:Nikodim and Jesus.jpeg

Nicodemus  fala com  Jesus.   Alexander Ivanov, 1850

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nikodim_and_Jesus.jpeg

 

 

Obs: O  Evangelho de João -capitulo 3- registra Jesus falando  sobre reencarnaçao com Nicodemus)

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP