Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 02 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/02-07-2012.htm

 

 

 

 

Participe desta nova seção

 

Estamos abrindo espaços para quem queira colaborar no resgate de lances da história do Espiritismo.  Esta página “Um pouco da história” poderá contemplar a vida e a obra de um vulto espírita já desencarnado (biografia); histórico do movimento espírita de uma cidade, de um estado, de um país; a história de um Centro Espírita; a trajetória de um órgão espírita, de um jornal espírita, de uma revista espírita; etc... Enfim, acreditamos que tudo possa se encaixar no esquema ora proposto que está  aberto para sugestões.  Pedimos aos colaboradores que nos enviem as matérias já revisadas ortográfica e gramaticalmente, prontas para publicação. Isto porque não contamos com revisores e trabalhamos sozinhos na edição do email de Noticias do Movimento Espírita. Como de costume pedimos o envio de fotos, documentos históricos escaneados e outras ilustrações que se ajustem aos textos. Muito grato. Ismael Gobbo.

 

Um pouco da história

 

Do Centro Espírita..................; Do movimento espírita de...............................................; Do trabalhador espírita................................; Do Espiritismo em .................................

 

 

 

 

 

Os espíritos adiantados ou angélicos e os atrasados ou maléficos

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     A crença sobre anjos tem duas teorias. A dogmática de que eles são anjos perfeitos e que assim já foram criados. E a crença universal de que eles são espíritos humanos perfeitos, mas que eram imperfeitos, quando foram criados. Nas duas doutrinas são espíritos, geralmente, bons, evoluídos. Mas há também os anjos maus.

     Sou a favor da segunda teoria espírita de que os anjos são espíritos humanos, que foram criados imperfeitos e que, por evolução, se tornaram perfeitos. Se Deus criou os espíritos humanos imperfeitos, enquanto teria criado os anjos já perfeitos, isso seria uma prova de que Deus amaria mais os anjos do que a nós espíritos humanos. Se isso fosse verdade, o amor de Deus para conosco deixaria de ser infinito. Aliás, existe até uma “fofoca teológica”, se assim posso me expressar, que afirma o contrário, ou seja, que os anjos se revoltaram contra Deus, porque Ele amava mais os seres humanos do que a eles.

           Se fosse verdadeira a doutrina de que os anjos não são espíritos humanos evoluídos, os teólogos não necessitariam tê-la transformado em um dogma. Devemos respeitar todos os dogmas, mas eles são doutrinas polêmicas. Eles não têm o respaldo bíblico, e, às vezes, são flagrantemente contrários à Bíblia. São Pedro fala que os anjos revoltados contra Deus pecaram e foram precipitados para baixo, isto é, a Terra. (2 Carta de Pedro 2: 4).  Em outras palavras, eles vieram reencarnar para se purificarem até pagarem o último centil, pois o nosso mundo é o lugar de provas e expiações e as reencarnações são para o espírito evoluir em busca da perfeição semelhante à de Deus.

       Se anjos podem pecar, é porque eles são mesmo espíritos humanos ou da mesma categoria humana. E isso é mais um motivo para que Deus não os tenha criado mesmo já perfeitos, mas imperfeitos como nós o fomos. E lembro aqui a metáfora de  Adão e Eva, que pecaram exatamente porque não eram perfeitos. E o Pecado Original com o qual nascemos, segundo o dogma cristão-judaico, tem um fundo de verdade, pois trazemos pecados das nossas vidas anteriores. E creio que o pecado de Adão e Eva tenha também certa analogia com o pecado da rebelião dos anjos, o que seria mais uma justificativa de que os anjos são mesmo de natureza humana. Daí se falar também, como já foi dito, em anjo mau, impuro, ainda não purificado.

        A crença dogmática cristã numa vida única terrena levou as pessoas a confundirem o corpo novo de uma criança com a idade do seu espírito, chamando-as, pois, de anjo quando morrem. Mas na verdade, a idade do espírito é diferente da idade do corpo. Este pode ser novo, mas habitado por um espírito velho, pois existe antes do corpo. “Antes que te formaste no ventre de tua mãe, eu já te conhecia.” (Jeremias 1: 5). E Jesus disse que antes que Abrão existisse, Ele já existia, logicamente em Espírito e não em corpo. (João 8: 58).

       Porém atentemos para o fato de que o verdadeiro significado de anjo (“aggelos” em grego, e “angelus” em latim) é enviado, mensageiro, do mundo espiritual. Mas podem vir também anjos maus (espíritos humanos ainda atrasados), inclusive para serem doutrinados, como acontece nas reuniões mediúnicas das casas espíritas. E eis mais um texto bíblico: “...alguns, sem o saber, acolheram anjos”. (Hebreus 13: 2).

      PS:

      Por seu 10º Aniversário, parabéns ao Super Notícias, o jornal de maior tiragem do Brasil e de propriedade de O TEMPO.

 

Estátuas aladas no exterior da Basílica de São Marcos. Veneza, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco. Conferência e homenagens em

Curitiba, PR

 

28/6/2012

 

Fotos: Jorge Moehlecke

Texto: Paulo Salerno

Divaldo Pereira Franco

Curitiba, 28/6/2012

 

Divaldo Franco, tendo chegado às 22h00min de ontem – 27 Jun –, em Salvador/BA, proveniente de um roteiro pelas Capitais do Norte do Brasil, já pela manhã bem cedo do dia 28 se encontrava no aeroporto para viajar até Curitiba/PR, onde realizou uma magnífica conferência no Teatro Positivo.

O evento foi em comemoração aos 90 anos da Sociedade Espírita Capa dos Pobres. Nessa oportunidade Divaldo Franco, orador, médium e educador por excelência recebeu o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, honraria concedida por unanimidade pelos Deputados Estaduais. Divaldo agradeceu a homenagem, transferindo-a ao movimento espírita que lhe tem oportunizado o trabalho em nome de Jesus.

Esparzindo luzes sobre as sombras em que a criatura humana, em geral, ainda se encontra, Divaldo falou sobre os aspectos psicológicos, emocionais e as suas relações consigo mesmo. O encontro se constituiu em momentos harmônicos, de enlevo e congraçamento. A instituição promotora esmerou-se na organização e recepção dos 2.400 presentes que, demonstrando gratidão, aplaudiram de pé e demoradamente o Embaixador da Paz no Mundo.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

PROGRAMA ESPÍRITA NO RÁDIO
Todos os sábados às 10 horas da manhã
Rádio Metrópole AM-1570 khz ou no site
www.radiometropoleam.com
Visite o blog: www.luizalbertoespirita.blogspot.com

Divaldo Pereira Franco em Curitiba. 28/6/2012

Divaldo Pereira Franco em Curitiba. 28/6/2012

Divaldo Pereira Franco em Curitiba. 28/6/2012

Divaldo Pereira Franco em Curitiba. 28/6/2012

 

Divaldo Pereira Franco. Cidadão Honorário do Estado  do Paraná. 28/6/2012

 

 

 

Registro. Jussara Korngold

Palestras em Luxemburgo

 

 

 

Nos dias 27, 28, e 30 de Junho, Jussara Korngold realizou 4 palestras na cidade de Luxemburgo, duas em francês e duas em Português,  para um publico de mais de 50 pessoas. Jussara agora segue para a Escandinavia, onde estará proferindo palestras e seminários até dia 13 de julho.

 

 

Saiba mais sobre Jussara  Korngold acessando:

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/03/focalizando-o-trabalhador-espirita-133.html

 

 

 

 

 

Evento Comemorativo e de lançamentos na FEB

Brasília, DF

                                          

Na manhã do dia 30 de junho houve um evento especial na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, para se assinalar os 10 anos da desencarnação de Francisco Cândido Xavier, os 70 anos de lançamento do livro Paulo e Estêvão, o lançamento da edição especial comemorativa do citado romance histórico, o lançamento da obra “Paulo de Tarso para jovens leitores”, e, a apresentação do novo Portal da FEB (www.febnet.org.br). A mesa de abertura foi integrada pelos vice-presidentes Antonio Cesar Perri de Carvalho, respondendo interinamente pela presidência, Geraldo Campetti e Maria de Lourdes Pereira de Oliveira. Houve o comparecimento de Maria Elisabeth da Silva Barbieri, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, acompanhada de equipe da Federativa; Paulo Maia Costa, vice-presidente da Federação Espírita do Distrito Federal; Ivana Raisky, representando a Federação Espírita do Estado de Goiás, Adeilson Salles, autor do livro citado para jovens, edição em parceria da FERGS e da FEB; dos expositores do Seminário e de diretores da FEB. Na oportunidade ocorreram os lançamentos das obras: edição especial Paulo e Estevão, da obra já citada para jovens, e apresentação do novo Portal da FEB. Houve homenagem ao presidente da FEB, que se encontra licenciado, e à ex vice-presidente Cecília Rocha entregando-se a edição especial da obra de Emmanuel, para serem encaminhadas aos mesmos. Em seguida, desenvolveu-se o Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão", com apresentações de Antonio Cesar Perri de Carvalho, Haroldo Dutra Dias (MG), Célia Maria Rey de Carvalho (FEB) e Wagner Gomes da Paixão (MG). O auditório da FEB esteve lotado e o evento foi transmitido ao vivo pela TVCEI. Informações: www.febnet.org.br

Evento especial na FEB. Mesa de Abertura. Brasília, DF. 30/6/2012

Evento especial na FEB. Público.  Brasília, DF. 30/6/2012

Lançamento edição especial Paulo e Estevão, Lançamento de Paulo e Estevão para jovens leitores;

apresentação do novo portal da FEB; Diretores da FEB, expositores; Diretores da FERGS e Adeilson Salles

 

Evento especial na FEB. Público.  Brasília, DF. 30/6/2012. Palestra César, Palestra Haroldo; Palestra Célia, palestra Wagner.

 

 

 

Programação de palestras na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA,   ARAÇATUBA, SP

Casa da Caridade. Fundada em 3/11/1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  JULHO, DE  2012

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

 

03

 

PALESTRA TEMA LIVRE

 

 

 

WATAL MAIA DA CRUZ

 

10

 

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

 

ESE

CAP. I

 

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

 

17

 

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

 

ESE 

CAP. II

 

JOSÉ SYLVIO NOBRE MÓDENA

 

24

 

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI 

 

ESE

CAP. III

 

MARIA IGNEZ LIA NEIVA

 

31

 

NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

 

ESE

CAP. IV

 

ISMAEL GOBBO

 

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

 

Jésus Gonçalves 

Nasceu em  Borebi, SP aos

12 de julho de 1902

 

(Informações em email de Maderlene de Almeida Yamada)

 

 

 

 

Simpósio “Novos Rumos para a Saúde Integral

Sorocaba, SP

 

(Informações recebidas em email de Jane Módena Bassi)

 

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Estudo do Passe Espírita no G.E. Leon Denis

Mongaguá, SP

 

ESTUDO DO PASSE ESPÍRITA EM MONGAGUÁ / SP

 

Av. Emb.Pedro de Toledo, 382 - Mongaguá / SP
ESTUDO DO PASSE ESPÍRITA

 

 

A PARTIR DE 02 E 04 DE JULHO (2ª E 4ª FEIRA RESPECTIVAMENTE) ESTAREMOS PROMOVENDO MAIS UM ENCONTRO PARA "ESTUDO DO PASSE ESPÍRITA" (FLUIDOTERAPIA), ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS EM ADQUIRIR ESTE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.
O GRUPO DE 2ª FEIRA - INÍCIO DOS ESTUDOS ÀS 20 HORAS.
O GRUPO DE 4ª FEIRA - INÍCIO DOS ESTUDOS ÀS 15:30 HORAS.
 

MAIORES DETALHES, SE NECESSÁRIO, CONTATE-NOS!

(clique na imagem para aumentá-la)


Grupo de Estudos Espírita Léon Denis - GEELD

www.geeld.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

1º. Fórum da Mocidade Espírita da FEESP

São Paulo, SP

 

Acesse a noticia aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/06/1-forum-da-mocidade-espirita-da-feesp.html

 

 

 

 

Espíritas têm os melhores indicadores de educação e renda, revela Censo

Leia a notícia aqui:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/29/espiritas-tem-os-melhores-indicadores-de-educacao-e-de-renda-aponta-pesquisa-do-ibge.htm

 

 

(Colaboração em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Seminário sobre o ESDE- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

São Luis, MA

 

CONVITE

Caros Irmãos de Ideal,

        Temos a alegria de convidar, essa Instituição, para participar de Seminário sobre o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, conforme abaixo:

Objetivo:

Buscar, por meio do diálogo fraterno e compartilhamento de experiências, a superação de desafios referentes a implantação e implementação do ESDE, bem como reforçar a harmonia e coesão do Movimento Espírita estadual em torno da valorização do desenvolvimento desse trabalho. 

   

Público Alvo:

 Atuais coordenadores da Área de Estudos nas Casas Espíritas;

Atuais monitores já com alguma capacitação;

Potenciais coordenadores/ monitores das Casas Espíritas.

 

Local:

Centro Espírita Educacional e Assistencial  Luz, Caridade e Amor

 Rua Medeiros de Albuquerque, 52 - Codozinho -  São Luis (MA)

Fone Contato: 3222-6001

Data: 08/07/2012

Programação:

8:00

Prece e dinâmica para integração

09:00

Exposição do CELCA:  ESDE – Uma história de Permanente   Superação de Desafios

10:00

Intervalo

10:30

Mesa redonda- Compartilhando  Experiências

Implantação e Implementação de ESDE- Frutos desta semeadura

11:30

Dinâmica Reflexiva e Avaliação

12:00

Encerramento

 

 

 

Atenciosamente,

 

Lucia Cristina Ericeira Sousa

Federação Espírita do Maranhão

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Inaugurada Livraria Espírita no Rio Anil Shopping

São Luis, MA

 

Foi inaugurada pela Federação Espírita do Maranhão (Femar), no dia 01 de junho a Livraria Espírita ?Fonte de Luz?. Localizada no Rio Anil Shopping, um dos mais populares da capital, São Luís, a ?Fonte de Luz? reúne cerca de mil títulos. Sua inauguração é um motivo de comemoração para todo movimento espírita do país, pois é mais uma oportunidade de ampliação da divulgação da Doutrina dos Espíritos.

Em um espaço muito bem planejado e agradável, podem ser encontradas obras de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Yvonne A. Pereira, Haroldo Dutra Dias, entre outros, a Livraria oferece também Cd?s e Dvd?s com palestras, congressos e músicas. A Livraria fica aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 22h.

Estrategicamente localizada em um ambiente onde circulam milhares de pessoas diariamente, a ?Fonte de Luz? facilitou o acesso de conteúdo doutrinário para espíritas e comunidade daquela cidade. Sua inauguração é o reflexo de um trabalho sério e compromissado com a divulgação da Doutrina Espírita.

 Haydée Pacheco

Sonia Schmidt

Departamento de Comunicação Social Espírita

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Ciclo de palestras com Lizst Rangel

Saquarema, Araruama, RJ

 

         

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS DE RECIFE

PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO

Liszt Rangel é jornalista, pesquisador de civilizações antigas e escritor. Realiza palestras em todo Brasil e mais recentemente expôs suas pesquisas em Verona, Itália. Inicialmente, ficou conhecido por causa do livro 'Entre o Ciúme e o Amor', onde revelou seu interesse pela Psicologia. É autor de livros como 'Um Mestre em Minha Vida' (Conto) que concorreu ao maior prêmio da Literatura Nacional em 2008, o Prêmio Jabuti, e em 2007 lançou o livro 'Pensando com o Coração – a influência das emoções em sua saúde'que ficou em quinto, no ranque dos livros mais vendidos da Bienal Internacional em Pernambuco.

 

TEMA: PARA COMPREENDER A DEPRESSÃO

05/07/2012 – QUINTA-FEIRA – 20:00H

SELACIS – Sociedade Espírita Laços de Amor e Caridade Irmã Scheilla

End: Travessa Maria Nunes Costa, nº 10 – Raia – Saquarema/RJ

 

TEMA: A ESSÊNCIA DA MENSAGEM DE JESUS

06/07/2012 – SEXTA-FEIRA – 20:00H

CEFA – Centro Espírita Francisco de Assis

End: Av. Frutuoso de Oliveira, nº 94 – Centro – Saquarema/RJ

 

TEMA: AUTOCONHECIMENTO E PAZ ÍNTIMA

09/07/2012 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00H

SER – Sociedade Espírita Renascer

End: Rua Venezuela, nº 385 – Parque Hotel – Araruama/RJ

 

TEMA: PARA COMPREENDER A MEDIUNIDADE

11/07/2012 – QUARTA-FEIRA – 20:00H

CEJE – Centro Espírita João Evangelista

End: Rua Capitão Nunes, nº 236 – Bacaxá – Saquarema/RJ

 

(Informações recebidas em email de Neyde Cardoso Costa [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani

São Paulo, capital e região

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Seminário “Os Mensageiros” no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

Bom dia, Ismael

 

Aprendizado e alegria na tarde de sábado, 30/junho

Seminário do livro Os Mensageiros, André Luiz (espírito), psicografia de Chico Xavier

Evento realizado no Centro Espírita Discípulos de Jesus / Penápolis, promoção CEDJ.

30/06/2019 - Homenagem a Chico Xavier - 10 Anos de Saudade

Expositores: Wellington Balo (Bauru/SP); Francisco Ortolan (Fernandópolis / SP) e Agnaldo Paviani (Votuporanga / SP);

Rafael Zago e Miguela (Birigui / SP), apresentação musical.

 

Abraços

Rita e Tadeu Minghin

 

Miguela e Rafael

Público e oradores no seminário “Os Mensageiros” no C.E. Discípulos de Jesus, Penápolis, SP

 

 

 

Palestras no Light and Peace

Adelaide, Austrália

 

Newsletter da Light and Peace - 1a quinz Jul/12

 

Olá,

Próxima palestras da Light and Peace:

02/07/12 Nascer de Novo (Palestra em inglês) Palestrante: Sue

09/07/12 Renovação Espiritual, O Consolador Palestrante: Luciana

No próximo dia 02 de julho, teremos a palestra em inglês com Sue. Uma ótima oportunidade para participar com familiares e amigos, que não conhecem o idioma português, da mensagem da Doutrina na língua inglesa.

MINUTOS DE SABEDORIA

Se você quiser encontrar paz e alegria neste mundo, espalhe em torno de si otimismo e bondade.

Não se deixe ficar inativo na comodidade que nada produz.

É pelo trabalho em benefício do próximo que armazenamos energias, a fim de vencer os embates da vida.

Não pare jamais, não perca as oportunidades que se apresentam diariamente de fazer o bem, para que o bem venha abundante sobre você.

* * * * * * * * * * * * * * *

Seja perseverante nas boas obras.

Nada conseguiremos na vida sem perseverança.

Para aprender piano, há necessidade de horas seguidas de estudo diário.

O que é o estudo para o pianista, é a perseverança para qualquer outra atividade.

Não se deixe arrastar pelo esmorecimento.

Reaja com todas as forças que encontrar em seu coração, e terá a beleza da vida em redor de si mesmo.

**************************

Com os votos de paz!

Equipe da Light and Peace

 

(Informações recebidas em email de Newsletter da Light and Peace - 1a quinz Jul/12)

 

 

http://www.lightandpeace.org/index.php

 

 

 

 

Palestras públicas no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

PALESTRAS  DO MES  DE  JULHO

 

CENTRO  ESPIRITA  FRANCISCO de  ASSIS

Rua  Tibiriçá nº 522 Avanhandava

Quarta-feira  as 20,00Horas.

 

Dia 04  SOLANGE  HURBNER - PENÁPOLIS

Tema: " LIVRE  "

 

DIA 11 FRANCISCO ORTOLAN - FERNANDÓPOLIS

Tema: " JULGAMENTO - SUBPRODUTO da MEMÓRIA

PROFUNDA  "

 

DIA 18 RITA de CÁSSIA OLIVEIRA das MÊRCES

PENÁPOLIS

Tema: "  O TAREFEIRO no CENTRO ESPIRITA  "

 

DIA 25  MIRELA ABE CASANOVA - PENÁPOLIS

Tema: "  LIVRE  "

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto; MaRIA José de Almeida e Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

 

Próxima reuniçao da SSI  “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

Nest Meeting/Próxima Reunão

 

Dear friends,

We'd like to invite you to our Public Meeting this Sunday 01/07/12 at 11 am.

This week Stevan Bertozzo will talk about the following topc: Am I a medium?

We'll also have our weekly healing session from 11:00 to 11:30 am.

And at the end of the meeting, we'll serve delicious food and hot drinks in our canteen. Our shop will also have books and goods on sale.

We hope to have all of you there.

Our address is 21 Fair View, Dublin 3
(located in front of Fair View Park, beside Tesco Express and Abacus Finance)

It has easy access from the city centre via the following buses: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 and 130 (bus stop number 522)

Just a reminder that we have childminding facilities available, as well as books in our library which can be borrowed.

Kind Regards,

--
Spiritist Society of Ireland

 

___________________________________________________________________

 

Meus queridos,

 

 

Nossa próxima reunião será dia 01/07/2012 as 11:00 da manha.

 

Stevan Bertozzo ira palestrar sobre o seguinte tópico: Eu sou médium?

 

Estamos localizados na 21 Fair View, Dublin 3 (em frente ao Fair View Park, ao lado do Tesco Express e da Abacus Finance).

 

A linhas de ônibus que servem o local são: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 and 130 (bus stop number 522).

 

Somente lembrando que temos no mesmo dia a Evangelização Infantil e a sessão de passes entre 11:00 e 11:30 da manhã.

 

Aguardamos vocês,



--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras no Centro Cultural Espírita

Arujá, SP

 

(Informação recebida em email de Rosangela Pires)

 

 

 

Link importante

Jornais de diversos países

 

Acesse aqui:

http://www.indekx.com/

 

(Colaboração recebida de Norberto Vicente)

 

 

 

Sinfonia do Amor no centenário de

Guaxupé, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Ismael Batista da Siva; Regina Bachega)

 

 

 

Oficina “Promoção Social Espírita” na USE *

São Paulo, SP

 

LOCAL: USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

 

(Informação recebida em email de Jornal Do Livro Espírita [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro “Há dois mil anos”

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Leia o Informativo do Instituto Beneficente Chico Xavier

Itu, SP

 

Acesse aqui:

Instituto Chico Xavier [email protected]

 

 

(Informações do Instituto Chico Xavier e de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Programa TVI com Fátima Lopes “A Tarde é Sua”

Portugal

 

"Encontrei as respostas no Espiritismo" (programa TVI completo d´hoje)

 

"Encontrei as respostas no Espiritismo"  no programa da TVI Fátima Lopes, "A Tarde é Sua".

Entrevistas com querido amigo João Xavier de Almeida, ex-presidente da FEP e presidente da mesa da Assembleia-Geral da ADEP e ainda Luís Vilhena, espírita setubalense

1ª parte http://videos.sapo.pt/PhofAbZqeYCSFVBqvM9H

2ª Parte http://videos.sapo.pt/0ocIhNaj6zhaOOtuHze9

 

 

 

TVI - A Tarde é Sua - Encontrei as respostas no Espiritismo

http://4.bp.blogspot.com/-QJSAtopg1Ww/T-ycmZszEuI/AAAAAAAAANw/btRu-J2osG0/s320/513+(1).jpg





No dia 27 de Junho, Quarta-Feira, o tema  "Encontrei as respostas no Espiritismo" foi abordado no programa da jornalista Fátima Lopes, "A Tarde é Sua".
João Xavier de Almeida, ex-presidente da FEP e presidente da mesa da Assembleia-Geral da ADEP e ainda Luís Vilhena, em representação da espírita setubalense estiveram á conversa com a apresentadora.
Os convidados abordaram a importância do Espiritismo nas suas vidas, e a forma como a doutrina lhes desvendou questões há muito colocadas pela humanidade, proporcionando uma maior compreensão sobre o sofrimento humano.

Aqui ficam os parabéns aos 2 convidados deste programa, e um reconhecido agradecimento pela promoção e divulgação da Doutrina Espírita ao publico português.

Para aqueles que não puderam acompanhar o programa, aqui fica o mesmo dividido em 2 partes:

 

 

Divulgando o Espiritismo

http://1.bp.blogspot.com/-EJAh2Mf4dFs/T-tkAAv0S-I/AAAAAAAAFXQ/VxSFuVOF_Go/s200/2012-06-25+22.04.48.jpgPasseava ontem um dos membros do Blog de Espiritismo por um centro comercial da cadeia Continente e viu numa livraria algumas obras espíritas à venda.  E até tirou a foto que vemos ao lado. As lokas Book-it do Continente também vendem o Jornal de Espiritismo, aliás. Hoje tivemos oportunidade de ver João Xavier de Almeida e Luís Vilhena no programa "A Tarde é Sua", da TVI, magnificamente conduzido por Fátima Lopes. Como disse um leitor e amigo do nosso blog, o Espiritismo em Portugal não é uma "mercearia" que abriu noutro dia.  O Espiritismo já teve uma pujança enorme no nosso país. Depois veio a I Grande Guerra e o Estado Novo. Durante a Guerra toda a actividade cultural teve que esperar. Duranto o Estado Novo, o regime fortemente autoritário não deixava espaço para outras formas de pensar que não a filosofia e a religião oficiais. Relativamente ao Espiritismo, houve mesmo a proibição expressa e a sede e os bens da Federação Espírita Portuguesa foram confiscados (e ainda não devolvidos, 38 anos após o 25 de Abril de 1974, que se propôs restaurar a Liberdade).

 

Em consequência desse período de proibição e de perseguição, criaram-se muitos mal-entendidos acerca do Espiritismo. Existe ainda o estigma de que se trata de alguma coisa de subversivo, que vai contra o que está estabelecido.

Nada mais errado. O Espiritismo não combate nenhuma crença. Se o Espiritismo combate alguma coisa, é a descrença, que leva à perda de valores, ao desânimo e ao egoísmo, que é raiz de todos os males.

 

Como ficou bem expresso na participação de João Xavier de Almeida e de Luís Vilhena, o Espiritismo não se dirige a quem tem uma crença e está plenamente satisfeito com ela. Aí o Espiritismo só pode regozijar-se, respeitar e apoiar. O Espiritismo dirige-se a quem não encontrou respostas em outras religiões ou filosofias e eventualmente as possa encontrar aqui.

 

Foi o que foram contar, com simplicidade, os dois convidados de Fátima Lopes. O objectivo do Espiritismo não é fazer adeptos, não é engrandecer-se materialmente. O Espiritismo não admite profissionalização, nem ninguém aufere qualquer tipo de lucro material em ser espírita. O que nos faz correr é apenas o desejo de sermos úteis a quem possa precisar de nós. Divulgando o Espiritismo. Apenas isso.

 

A presença do Espiritismo na sociedade portuguesa vai-se consolidando, com pequeninos passos como estes. Para muita gente, conhecer o Espiritismo é nascer de novo.

 

Recusamos por completo a ideia de um Deus caprichoso, que só ame, dentre os habitantes deste pequeno planeta, apenas os que professem um dos largos milhares de religiões que aqui existem. Cremos que Deus é infinitamente superior a essa visão acanhada e mesquinha.

 

http://blog-espiritismo.blogspot.com.br/

 

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Leia a Revista Semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o informativo “Semente de Luz”

Holambra, SP

 

Acesse aqui:

http://us4.campaign-archive1.com/?u=3cf0e61d5cfa3c00c23d96344&id=cdf2dd54dc&e=35e03ea932

 

 

 

 

Leia a Folha Espírita Francisco Caixeta Edição no. 44

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol44.pdf

 

 

 

 

 

Leia a 23ª.  edição do Jornal de Estudos Psicológicos

Londres, Reino Unido

 

Acesse aqui:

http://www.spiritistps.org/br/

 

 

 

 

 

Leia o Informativo ESDE da Instituição Espírita Tarefeiros do Bem

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://ietb.dominiotemporario.com/doc/Info6.pdf

 

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

Sobre as  parábolas de Jesus

 

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP~

 

O que é uma parábola?

 

        Parábola é uma narração alegórica que encerra doutrina moral. É uma história simbólica , comparativa, sob a qual se esconde uma verdade importante e que conclui por um preceito moral  ou regra de conduta a ser seguida num  caso determinado.

        Nela, a comparação pode fazer-se por meio de palavras semelhantes ou pela ideia contida na parábola... (1)

        As primeiras oito parábolas foram proferidas por Jesus num mesmo dia e à beira do mar da Galiléia, dando as noções iniciais sobre a natureza do "reino dos céus", ou seja , sobre a vida espiritual. 

 

    1) Do Semeador (Mt 13:1-23,  Mc 4:1-9 e Lc 8:4-8)

     Sentido:

      -- Jesus é o semedor da mensagem divina, e cada criatura um tipo de solo que renderá ou não frutos, conforme sua disposição para receber essa semente.

    2) Do Trigo e do Joio (Mt 13:24-30 e 36-43)

     Sentido:

     -  A ignorância e a maldade poderão semear ideias inferiores, se não formos viglilantes ( servos dormindo) sendo necessário algum tempo para que os resultados venham e então , sem nenhuma dúvida, possamos definir, pelos frutos, a qualidade das ideias que foram aceitas.

     3) Do Grão de Mostarda ( Mt  13:31-32, Mc 4:30-32 e Lc 13:18-19) 

     4) Do Fermento (Mt 13:33 e Lc 13:20-21)

     5) Da Semente ( Mc   4:26-29 )

    Sentido:

-- uma ideia parece insignificante ( como um grão de mostarda), ou até inexistente( como o fermento da massa). mas tem grande poder germinativo (como a semente) e seu impulso transformador ( como o do fermento) se colocado em ação( semeado, lançado na massa), produz extraordinários resultados.

     6) Do Tesouro escondido (Mt. 13: 44)

     7) Da Pérola (Mt 13: 45-46)

     Sentido:

      -- ainda não nos demos conta da nossa vida espiritual ( oculta para nós);

      -- mas seu valor é muito grande ( como tesouro ou pérola excelente);

      -- quem descobre isso, de bom grado se desfaz dos valores do mundo para adquirir espiritualidade.

     8) Da Rede (Mt 13: 47-49)

      Sentido:

      -- haverá uma seleção das criaturas conforme as ideias e sentimentos que as animem. Essa seleção será feita em época determinada por Deus, pelos Espíritos já evoluídos, após a desencarnação("rede" que apanha os "peixes" no "mar" da vida).

      -- portanto, devemos vigiar nosso campo mental, evitando as ideias más e acolhendo a mensagem cristã, procurando reproduzi-la o mais possível em atos bons, para sermos dignos de habitar planos superiores de vida.

Ao fim desta série de parábolas Jesus indagou aos discípulos:

  " -- "Entendestes todas estas coisas?

     -- Sim, responderam.

     -- Por isso todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira de seu depósito coisas novas e coisas velhas."

        Jesus quer dizer que, quem entende da vida espiritual tem armazenadas verdades novas para revelar e verdades antigas para confirmar. Era o que ele acabara de fazer.

 

  

Parábola da boa semente

 

Kardec registra em O Evangelho  Segundo o Espiritismo a PARÁBOLA DA SEMENTE

 

        Naquele mesmo dia Jesus tendo saido da casa, sentou-se perto do mar, - e se reuniu ao redor dele uma grande multidão de povo, por isso, ele subiu num barco, onde se sentou, todo o povo estando na margem; e lhes disse muitas coisas por parábolas, falando-lhes desta maneira:

        Aquele que semeia, saiu a semear;- e enquanto semeava, uma parte da semente caiu ao longo do caminho, e vindo os pássaros do céu a comeram.

        Uma outra caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; e logo nasceu porque a terra onde estava não tinha. profundidade- Mas o sol tendo se erguido em seguida, a queimou ; e, como não tinha raizes, ela secou.

        Uma outra, caiu nos espinheiros, e os espinhos, vindo a crescer; a sufocaram.

        Uma outra , enfim, caiu na boa terra, e deu frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta e outros trinta.

        Que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir; São Mateus, 13: 1 -9).

        Escutai pois, vos outros, a parábola daquele que semeia.

        Todo aquele que escuta a palavra do reino e não lhe dá atenção, o Espírito maligno vem e arrebata o que havia sido semeado em seu coração; é aquele que recebeu a semente ao longo do caminho.

        Aquele que recebeu a semente no meio das pedras é o que escuta a palavra, e que a recebe na hora mesmo com alegria; mas ele não tem em si raizes, e não está senão por um tempo; e quando sobrevêm os obstáculos e as perseguições por causa da palavra, a toma logo como um objeto de escândalo e de queda.

        Aquele que recebe a semente entre os espinhos é o que ouve a palavra; mas, em seguida, os cuidados deste século e a ilusão das riquezas sufocam em si essa palavra e a tornam infrutifera.

        Mas aquele que recebe a semente numa boa terra é aquele que escuta a palavra, que lhe presta atenção e que dá fruto, e rende cento, ou sessenta, ou trinta por um. (São Mateus, 13:18-23)

        A parábola da semente representa com perfeição as diferenças que existem na maneira de aproveitar os ensinamentos do Evangelho. Quantas pessoas há , com efeito, para as quais eles não são senão uma letra morta que, semelhante  à semente caida sobre a rocha, não produzem nenhum fruto!

        Ela encontra uma aplicação, não menos justa, nas diferentes categorias de espíritas. Não é o emblema daqueles que não se apegam senão  aos fenômenos materiais, e deles não tiram nenhuma consequência porque não veem neles senão um objeto de curiosidade? Daqueles que não procuram senão o brilho nas comunicações dos Espíritos, e não se interessam por elas senão quando satisfazem a sua imaginação, mas que, depois de terem ouvido, são tão frios e indiferentes quanto antes? Que acham muito bons os conselhos e os admiram, mas deles fazem aplicação nos outros e não a si mesmos? Dos que, enfim, para quem essas instruções são como a semente caída na boa terra e produzem frutos?

 

1)      Editora Boa Nova. Com nova tradução e revisão de Salvador Gentile. 6a edição, páginas 178/ 179.

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP