Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 04 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/04-07-2012.htm

 

 

 

 

 

A Porta do Coração

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Agrada a Deus a prece?

A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, pois, para ele, a intenção é tudo. Assim, preferível lhe é a prece do íntimo à prece lida, por muito bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o coração. Agrada-lhe a prece, quando dita com fé, com fervor e sinceridade. Mas, não creais que o toque a do homem fútil, orgulhoso e egoísta, a menos que signifique, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.

Questão 658, Livro dos Espíritos.

 

Oração é sentimento. Podemos, com as palavras, exprimir o que vai em nosso íntimo. Mas, se nos limitamos a pronunciá-las ou repeti-las em meras fórmulas verbais, caímos no mecanicismo estéril em que os lábios movimentam-se divorciados do coração.

Esse engano é cometido por muitos profitentes religiosos que decoram orações usando-as como recursos mágicos para solução de seus problemas, cuja eficiência estaria subordinada à quantidade de repetições. Isso ocorre particularmente com o sublime pai-nosso ensinado por Jesus, precioso roteiro da oração confundido com inócua reza.

Havia um preto velho que era escravo. Trata-se, sem dúvida, da mais degradante condição social a que se possa submeter alguém. O infeliz não detém a posse de si mesmo. Há um senhor que pode dispor de seu corpo, de seu trabalho, de suas horas e até de seu corpo. Não obstante ele vivia relativamente feliz, porquanto era alguém profundamente ligado a Deus.

Diariamente, em plena madrugada, dirigia-se à gleba de terra sob seus cuidados e, antes de iniciar o trabalho do dia, tirava o chapéu, erguia o olhar para o céu, levava a mão direita ao peito e dizia, humilde:

– Sinhô! Preto veio tá qui!

Apenas isso. Ele era analfabeto e não conhecia muitas palavras, mas fazia o essencial: exercitava o sentimento, com o impulso do filho de Deus que não quer iniciar seu dia sem pedir a bênção do pai.

O que importa, portanto, na prece, não é sua duração, a repetição, a sofisticação das expressões. Fundamental, indispensável é a presença do sentimento.

 

                                               ***

 

Há pessoas que, atormentadas por complicadas perturbações, submetem-se durante longos períodos ao tratamento psicanalítico. Falam, em numerosas sessões de terapia, de sua vida pregressa. Enunciam seus anseios, seus receios, os problemas existenciais, enquanto o médico, anotando aquela enxurrada de informações, tenta pôr um pouco de ordem em sua casa mental, ajudando-as a superar suas angústias.

Embora o respeito que merecem os profissionais que se dedicam a esse tipo de atividade, dificilmente conseguirão penetrar os socavões da individualidade humana, definindo com exatidão a natureza dos males que afligem os pacientes, mesmo porque a origem perde-se, geralmente, no passado remoto, representando apenas o substrato de lamentáveis comprometimentos com as Leis Divinas.

Resultados mais amplos e eficientes alcançariam os próprios consulentes se, sem abdicarem dos benefícios da Medicina, conversassem com Jesus, o médico das Almas, falando-lhe de seus anseios e receios, sempre com a orientação de um sentimento profundo de contrição, com o reconhecimento das próprias mazelas, sem o que a prece poucos resultados produzirá. Inconcebível orar retendo mágoas e rancores, invejas e irritações. É o que explicam, na questão n° 660-a, os Espíritos que assistem Kardec:

 

O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.

 

Aqueles que colocam na prece os ingredientes da humildade e da sinceridade, dispostos a reconhecer suas mazelas, no propósito da própria renovação, têm suas dificuldades dissolvidas pelos mananciais de bênçãos que se derramam sobre suas cabeças, emanados do Criador.

 

                                               ***

 

O alcoolismo situa-se como um dos mais graves males humanos. É considerado doença grave, quase incurável. Frequentemente, após passar meses em hospital especializado, desintoxicando-se, o viciado, de retorno ao lar, entra no primeiro bar para um trago apenas, que se faz seguido por muitos outros, sustentando o círculo vicioso de recuperação precária e recaída certa.

Só há uma terapia definitiva para o alcoolismo: a oração. Se o alcoólatra, reconhecendo sua miséria moral e física, dispuser-se a conversar com o Cristo, expondo-lhe suas limitações, fatalmente receberá o apoio espiritual que lhe permitirá vencer o vício.

No quadro A Luz do Mundo o pintor Holan Hunt mostra Jesus num jardim, à noite, segurando na mão esquerda uma lanterna, e com a direita batendo numa porta. Ao ver o quadro um crítico de arte observou:

– Senhor Hunt, esta obra não está acabada. Falta pintar a maçaneta da porta.

– Engano seu. – explicou o artista – Esta porta simboliza o coração humano. Só pode ser aberto pelo lado de dentro.

A ajuda do Céu chega invariavelmente, em todas as situações desde que nos disponhamos a abrir o coração.

 

 

 

 

File:Hunt Light of the World.jpg

A Luz do Mundo de Holan Hunt

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hunt_Light_of_the_World.jpg

 

 

 

 

Registro. Seminário Lítero-Musical "Paulo e Estêvão" em

Belo Horizonte, MG

 

Nas noites dos dias 1o. e 2 de julho, foi realizado em Belo Horizonte o Seminário Lítero-Musical "Paulo e Estêvão", promovido pelo Instituto Ser, e em comemoração pelos 70 anos da obra "Paulo e Estêvão" (FEB). O evento ocorreu no SESC Palladium e contou com a presença de numeroso público e representantes de várias entidades federativas estaduais e de entidades espíritas do exterior. Houve o lançamento do livro "Paulo e Estêvão em Sonetos", de autoria de Gladston Lage, editado pelo SER. Na abertura, na noite do domingo, a Cia. Espírita Laboro apresentou a peça teatral "Sonetos", alusiva à obra de Gladston. Em seguida, desenvolveu-se a mesa redonda sobre a obra septuagenária "Paulo e Estêvão", coordenada por Haroldo Dutra Dias (dirigente do SER) e com a participação de: Antonio Cesar Perri de Carvalho, vice-presidente na interinidade da presidência da FEB; Afonso Chagas, da União Espírita Mineira; Gladston Lage, autor do novo livro, já citado; Adeilson Sales, autor do livro "Paulo e Estêvão para jovens leitores" (edição FERGS/FEB); Wagner Gomes Paixão (MG); e, Oceano Vieira de Melo (da Ed. Versátil). Informações: www.febnet.org.br; www.portalser.org; www.pauloeestevao.com.br

 

Seminário Litero-musical “Paulo e Estêvão”, Belo Horizonte, MG. Público

Seminário Litero-musical “Paulo e Estêvão”, Belo Horizonte, MG. Mesa Redonda. Apresentação de livro de

poemas; fala de César Perri,  aspecto da mesa redonda coordenada por Haroldo Dutra Dias

 

 

 

 

15º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Amélia Rodrigues, BA

 

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)

 

 

 

 

 

Palestra com Maria Moraes no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Espiritismo é tema do “Mais Você” da TV Globo

Ana Maria Braga entrevista Prof. César Reis

 

Acesse aqui:

http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/videos/t/editorias/v/ana-maria-ouve-presidente-do-instituto-espirita-o-seu-programa-e-uma-convocacao-para-o/2020986/

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Serviço Espírita de Informações [[email protected]])

 

 

 

 

Programa de atividades da APES – Associação Parisiense de Estudos Espíritas. julho de 2012.  Paris, França

 

 

Madame, Monsieur,
 
Nous avons le plaisir de vous présenter le programme d'activité de notre association spirite pour le mois de JUILLET 2012.
Ce mois nous ouvrons nos portes pour accueillir Carlos Roberto OLIVEIRA, médecin et conférencier spirite, que présentera un exposé sur le thème :
"La Glande pinéal et son importance dans la pratique médiumnique"
+ INFOS : se reporter aux affiches ci-jointes.
 
Nous vous attendons nombreux.
 
Cordialement
 
Anita BECQUEREL
Présidente de l'APES


A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
- Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes

chaque vendredi soir de 19h30 à 22H30
chaque deuxième samedi du mois de 10H30 et 13H
chaque deuxième et dernier samedi du mois de 14h30 à 17H30
sauf jours fériés.

Ouverture au public de la bibliothèque de l'APES
Chaque deuxième dimanche de chaque mois de 15H à 19H

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]] e de Rose Moliterno)

Rio Sena, Ponte Royal e Museu Dorsay. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

XXVI Encontro Fraterno com Divaldo Franco

Santo André, SP


Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Rose Moliterno, Santos, SP)

 

 

 

 

Palestras Públicas na Aliança Espírita “Varas da Videira”

Araçatuba, SP

 

ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  JULHO DE  2012

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

06

 

(6ª. F)

PALESTRA

“PENSAMENTO-ATRIBUTO DO ESPÍRITO”

 

TEMA LIVRE

MARIA IGNES LIA NEIVA

 

 

 

13

 

(6ª. F)

PEDI E OBTEREIS

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP. XXVII

 

PREG. 147

MARIA DA GRAÇA GALETTI

ISMÊNIA GASPARINI

20

 

(6ª. F)

COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

E.S.E. CAP. XXVIII

 

PERG. 148(1º e 2º parágrafos até animais ferozes)

LUIÍS CARLOS ROCHA

 

 

 LEILA G. ROCHA

27

 

(6ª. F)

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

E.S.E. CAP. I

 

PERG. 148 (3º, 4º e 5º parágrafos)

 

ISMAEL GOBBO

 

LUIZ CARLOS ROCHA

 

 

Busto de Cairbar  Schutel  na  praça central de Matão, SP.

Aos 15 de julho de 1905,  naquela cidade, Cairbar fundou o

Centro Espírita  Amantes da Pobreza.  Foto Ismael Gobbo

 

 

(Informações recebidas em email de João Elias do Rego e Silva)

 

 

 

 

Palestras com Dra. Marlene Nobre

Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ricardo Anjos Grafica Sumaré [[email protected]])

 

 

 

 

VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais

Belo Horizonte, MG

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

 

VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais

 

 

 

 

Inscrições no site da Amemg: www.amemg.com.br 

mais informações em: (31)3332-5293

 

 

 

 



 

 

Programação completa do Congresso:

 

31/08/2012 (Sexta-feira):

19:30 às 20:00h -Abertura

20:00  Apresentação musical -Cacau,Júlio Adriano e Cássio Fajardo

20:30 às 21:45h:- Conferência  -Jesus e o evangelho o terapeuta e a

terapêutica -Haroldo Dutra Dias

21:45 às 22:00h -Música

 

01/09/2012 (Sábado):

 

08:30 às 09:00h -Abertura musical -verbos e versos

09:00 às 10:45h Mesas redondas

 

Sala 1- Doenças ou transtornos espirituais

1 -Dos transtornos espirituais às patologias -Divaldo Franco

2 -Doenças infecciosas e perispírito -Osvaldo Hely Moreira

3- Renovação interior caminho para a cura -Eric Vinícius Ávila Pires

 

Sala 2 -O Homem Sadio

1 -Rebeldia:doença fundamental -Jaider Rodrigues de Paulo

2 -Saúde como real conexão criatura criador -Alcione Reis Albuquerque

3 -O terapeuta como guia a Deus -Valéria santana

 

Sala 3 -Cura e autocura -uma visão médico-espírita

1 -A caridade como força curativa da alma -Marcus Ribeiro

2 -Pensamento e saúde -Décio Iandoli

3 -A oração como instrumento de cura -Andrei Moreira

10:45 às 11:15h -Intervalo

11:15 às 13:00h -Mesas redondas

 

Sala 1 -Sexualidade e saúde mental

1 -Energia sexual:força criativa da alma -Lenice Aparecida

2 -Sexualidade e saúde mental -Roberto Lúcio Vieira de Souza

3 -Sexualidade,doença mental e obsessão -Divaldo Franco

 

Sala 2 -Saúde -trilha da transformação -uma jornada com o paciente de câncer

1 -Câncer:etiopatologia espiritual -Décio Iandoli

2 -Psicooncologia e espiritualidade:uma jornada com paciente de câncer -Joana Parreiras de

Paulo

3 -Como acompanhar o paciente no processo da morte e do morrer -Ana Paula Abranches

 

Sala 3 -Porque Adoecemos

1 -A estrutura do perispírito e sua repercussão na saúde- Martinho de Meneses

2 -Psicoses e vivências passadas -Jaider Rodrigues de Paulo

3 -Neuroses e histerias:visão psico-espiritual -Lígia Dutra

13:00 às 14:00h -Almoço

14:00 às 14:30h -Apresentação musical -Coral João Nunes Maia

14:30 às 16:15h -Mesas redondas

 

Sala 1 -Dependências e co-dependências

1 -Dependência química e compulsões -Fabrício Oliveira

2 -Dependências emotivo-afetivo sexual e co-dependência -Rosimeire Simões

3 -As potências da alma -libertação interior -Afonso Chagas

 

Sala 2 -Saúde e espiritualidade

1 -Saúde e espiritualidade na universidade -Lídia Maria Gonçalves

2 -Saúde e espiritualidade na pesquisa científica -Alexander Moreira

3 -Saúde e espiritualidade na prática clínica -Gilson Freire

 

Sala 3 -Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal

1 -A homossexualidade à luz da ciência -Ricardo Côrtes

2 -A homossexualidade à luz da psicologia - Olinta Fraga

3 -A homossexualidade à luz da reencarnação -Andrei Moreira

16:15 às 16:45h -Intervalo

16:45 às 18:00h Conferência:A reencarnação como lei biológica -Décio Iandoli

18:00 ás 19:00h -Apresentação artística -Cia Espírita Laboro

02/09/2012 (Domingo)

08:30 às 09:00h -Apresentação artística -Grupo sol de arte Espírita

09:00 às 10:45h -Mesas redondas

 

Sala 1 -Autoamor e outras potências da alma

1 -Autoamor versus egoísmo -Higor Dino

2 -O autoamor,fonte da vida -Andrei Moreira

3 -O amor como cura e alimento para a alma -Divaldo Franco

 

Sala 2 -Depressão:abordagem médico-espírita

1 -Depressão -abordagem médico espírita -Carlos Sobreira Maciel

2 -Recursos psicoterápicos no tratamento da depressão -

Cristiane Wajtershan

3 -A cura da depressão- Roberto Lúcio Vieira de Souza

 

Sala 3 -Ser médico,ser humano

1 -A humanização na formação do estudante -Rodolfo Furlan

2 -O cuidado humanizado do paciente -Martinho de Meneses

3 -A humanização da medicina -Décio Iandoli

10:45 às 11:15h -Intervalo

11:15 Cerimônia de encerramento

11:15 às 11:45h -Música Tim e Vanessa

11:45 às 13:00h -Conferência -Jesus:médico de homens e de almas -Divaldo Franco

13:00h Encerramento

 

 

 

 

 

 

 

Associação Médico Espírita de Minas Gerais
R.Cons.Joaquim Caetano, 1160
Belo Horizonte, MG 30431-320

 

 

 

 

 

(Informação recebida em emails de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]]; de Giovana Campos e de Rose Moliterno)

 

 

 

 

5º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier

Votuporanga, SP

 

 

 

(Informação em emails de Jhon Harley Marques e de VENDAS - EDITORA DIDIER [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com André Luiz Cabral de Oliveira no

C.E. Capitão Vendramini. Três Corações, MG

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de palestras do Centro Espírita Antonio de Pádua

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Eventos de lançamento do livro de Alosio Silva “Por Entre as Dores”

Guarapari, ES

 

 

 

(Informações em email de Aloisio Silva)

 

 

 

 

Palestras com Cassio Branco de Araújo

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Otávio Cunha)

 

 

 

 

Kardec Radio completa um ano de existência

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Registro. Lar “Uma Nova Esperança”

esteve presente na Festa da Familia. Limeira, SP

 

No dia 30/06/2012 o Lar esteve presente

na "Festa da Família" no

Descrição: http://www.umanovaesperanca.com.br/imagens/colegio_jandyra.jpg

com uma barraca de lanche de pernil, e outra com mini-pizza.
A renda será revertida para as obras do Lar
Ao Colégio Jandyra fica registrado o nosso muito obrigado.

Descrição: http://www.umanovaesperanca.com.br/imagens/jandira2012/1.JPG

Descrição: http://www.umanovaesperanca.com.br/imagens/jandira2012/2.JPG

Descrição: http://www.umanovaesperanca.com.br/imagens/jandira2012/3.JPG

Descrição: http://www.umanovaesperanca.com.br/imagens/jandira2012/4.JPG

 

 

 

 

 

Mário de Araújo

Descrição: http://www.mdasoftware.com.br/images/email.jpg

Email: [email protected]

F.:(19) 8156.3733

http://www.umanovaesperanca.com.br

 

Lar Uma Nova Esperança

Missão: Acolher e Amparar a Maternidade Solitária

Descrição: log_email

 

 

 

 

Teatro: Mais Vivo do que Nunca

Duque de Caxias, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Feijoada Fraterna Mar de Amor

Itabuna, BA

 

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)

 

 

 

 

Um pouco da história

O Antigo Egito

 

A partir da próxima segunda-feira 9/7/2012 e pelas 21 seguintes estaremos publicando 22 textos sobre o Antigo Egito buscando relembrar algumas facetas daquela extraordinária civilização. Embora não sejamos especialista no assunto buscaremos legar nossa modesta contribuição como incentivo a que os leitores se aprofundem na temática. Estaremos nos utilizando de materiais fotográficos diversos para ilustrar cada um dos textos. As colaborações que possibilitem a melhoria do trabalho serão de extrema valia.                                                                                                                                          (Ismael Gobbo).

 

Pirâmide de Quéfren em Gizé, região do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

A si mesmo

 

É importante? Somente a maturidade e o conhecimento de cada um poderá responder.

Toda vez que o homem se justifica com falsos argumentos confundindo e convencendo a outrem, não poderá fazê-lo em relação a si mesmo; tudo se desfaz diante das reais razões que o levou praticar o ato, sendo estas do seu total conhecimento, portanto, uma questão consciencial.

A momentânea satisfação do convencimento não pode prolongar-se por muito tempo, nem perpetuar-se, pois somente a verdade é imutável. Disse Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Quem quer que aja em desacordo com a verdade sabendo o que faz, é refém da mentira que o sufocará até que resolva optar pelos atos nobres.

A doutrina Espírita assevera que existe uma lei perfeita, a Lei de Deus, e ela contém um dispositivo chamado Causa e Efeito a que todo ser humano está sujeito. Para toda ação existe uma reação de magnitude correspondente, conseqüência boa ou má dos atos praticados. Neste sentido, para irmos mais longe no campo das responsabilidades, foi perguntado aos espíritos venerandos se o homem é responsável pelos seus pensamentos, ao que eles responderam:  Ele é responsável perante Deus[...].

Trazendo este entendimento para os contatos e convivências, é importante e prudente que cada um procure buscar conhecimentos e vivências espirituais, principalmente aquelas baseadas na moral do evangelho, para reorientar os rumos existenciais. Informou Jesus que ninguém deixará a Terra até que recolha o último ceitil do que deva; o ranger de dentes prometido aos transgressores da Lei de Deus, são as reencarnações penosas a que o espírito tem que se submeter a fim de colher onde plantou os frutos do seu descaso, sem a possibilidade de livrar-se delas enquanto não plantar as novas sementes do amor e da fraternidade, muita vez regando-as com as próprias lágrimas.

Deve o homem a si mesmo a urgência em retomar o controle da sua vida buscando tratar as doenças da alma que para uns é moral e para outros, material, não raro para a maioria são os dois. Negar os defeitos é abrir mão da possibilidade de corrigi-los, prolongando os seus funestos efeitos.

PODE O HOMEM FAZER GRANDE BEM A SI MESMO QUANDO BUSCA A VERDADE, E A VIVE SEM ESMORECER.

 

Autor: Adelvair David(Jales, SP)

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP