Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira-feira, 06 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/06-07-2012.htm

 

 

 

 

 

Sabia Recomendação de Emmanuel

 

Vanessa Anseloni

Baltimore, EUA


Companheiros de Seara,
Nesta data tão feliz da Independência dos EUA, ficamos a refletir no planejamento de Nosso Divino Mestre para com o trabalho de regeneração de nossas almas e o quanto ele conta com os EUA como cérebro da Nova
Civilização.
Como poderemos então melhor servir a Jesus em seu Divino Papel de Governador, enquanto vivendo ou visitando os EUA?
Em preces, observamos que a beneficência material é importante, mas a caridade espiritual é fundamental!
E nos EUA, não ha nada mais importante que vivenciar e divulgar o Espiritismo em inglês dentro e fora das casas espíritas.
"Espiritas, amigos! Atendamos a caridade que suprime a penúria do corpo, mas não menosprezemos o socorro as necessidades da alma!
Divulguemos a luz da Doutrina Espirita!
Auxiliemos o próximo a discernir e pensar."
(Livro Ceifa de Luz, por Emmanuel, via psicografia de Chico Xavier, pagina 139, capitulo 37)
Prossigamos avante nesta jornada longa, mas gloriosa!
Abraços e saudações,
Vanessa Cristina Anseloni

Leia mais sobre Vanessa Anseloni aqui:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2009/12/focalizando-o-trabalhador-espirita_26.html

 

Ficheiro:Fourth of July fireworks behind the Washington Monument, 1986.jpg

4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos

Queima de fogos atrás do Monumento à Washington. Foto de 1986.  

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fourth_of_July_fireworks_behind_the_Washington_Monument,_1986.jpg  

 

 

 

 

Registro. IX  Encontro Espírita da Familia

Trumbull, Connecticut, EUA

 

O IX Family Spiritist Retreat aconteceu no dia 24 de junho de 2012 no Old Mine Park, na cidade de Trumbull, no estado de Connecticut.

Este ano o tema foi "Nosso Lar, uma experiência em familia" e faltando apenas 6 dias para o aniversario de morte do querido discípulo de Jesus, Chico Xavier, eu particularmente acredito que ele se fez presente,  

enviando um raio de seu pensamento até nós, como o deve ter feito em toda parte onde ele foi lembrado. 

A razão dessa sensação é que a psicosfera, que todo ano é muito agradável, esse ano teve um quê de diferente para melhor.

A alegria cristã e a fraternidade tomaram conta de todos em um grau maior.          

O encontro reuniu os centros espíritas dos estados de Massachussets, Connecticut, Nova Iorque, Nova Jersey, Maryland e Virgínia, todos estados do nordeste americano, ou seja,  a parte mais antiga do pais, onde se situavam as 13 colônias que deram origem ao que hoje conhecemos como os Estados Unidos da America. A doutora Vanessa Anseloni, presidente Spiritist Society of Baltimore, lembrou no programa da Kardec Radio, que festejou seu primeiro aniversario no dia 4 de julho (independência americana), que o fato de o encontro acontecer em Connecticut é significativo, se lembrarmos do livro Renuncia, de Emamnuel / Chico Xavier, onde as personagens principais apos deixarem para trás a Irlanda, aportam nesse estado. 

O encontro, que é o maior evento espirita do pais, com mais de 100 trabalhadores de várias casas diferentes e mais cerca de 200 participantes, conta com uma coordenação geral, com membros de NY, NJ e MA, um departamento de educação, responsável pelos estudos e dinâmicas do encontro (todos os estados), departamento de alimentação (NY, CT), departamento de manutenção (CT), secretaria e tesouraria (MA), departamento de saúde (CT), decoração (NY) e  segurança (NY).

O encontro nasceu em 2004 com o grupo que realizava o "Encontro de Educadores Espiritas do Nordeste dos EUA". 

Inspirados nos encontros da juventude espirita dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, os idealizadores o transformaram em encontro da familia devido as dificuldades legais para se fazer um encontro de jovens, menores de idade, ou um encontro de vários dias com dormitórios etc...  

O encontro acontece em três línguas: inglês, espanhol e português, atendendo as necessidades do movimento espirita local.

Se você pretende viajar aos Estados Unidos entre junho e julho de 2013, não deixe de participar desse banquete espiritual e confraternize com os "Irmãos de Outras Terras". Nosso site é 

www.familyspiritistretreat.org  

 
Edu

Eduardo Guimarães

(Informações e fotos recebidas em email de EDUARDO GUIMARAES [[email protected]])

 

 

Acima  algumas fotos do encontro da familia.

A barraca branca em forma de estrelas de 6 pontas é o predio da governadoria

e as cadeiras foram dispostas em triângulos formando os diversos ministérios.

Tem uma foto do mura da cidade, das dinâmicas, e da comida.

A foto em que as pessoas de camisas azul caminham dentro de um elo com pedras nas mãos

  são os que os samaritanos  resgataram do umbral em uma das dinâmicas.

 

 

 

 

Homenagem a Jésus Gonçalves

 

Divaldo Pereira Franco relembra a benfeitora Zaira Pitt

 

                  

Conheci D. Zaira Pitt no ano de 1951, quando em visita a Salvador, a fim de conhecer a família dr. Carneiro Ribeiro, intelectual baiano, que se comunicava em S. Paulo e realizou uma cirurgia espiritual, liberando-a de um câncer. Na ocasião esteve em visita ao nosso Centro Espírita.

Naquele mesmo dia, eu tivera mantido um contato espiritual com Jésus Gonçalves, que me apareceu ao entardecer, enquanto eu orava no quintal da residência em que morava.

Vi um Espírito assinalado por muitas marcas deformantes e fiquei assustado, pensando tratar-se de uma Entidade obsessora. Ele, porém, captando o meu pensamento, informou-me: - Não sou um obsessor. Chamei-me, na Terra, na última existência Jésus Gonçalves e desencarnei na Colônia de hansenianos em Pirapitinguí, em São Paulo. Sou teu irmão. Conhecemo-nos desde há alguns séculos... Receberás hoje algumas pessoas amigas, que nos são muito caras. Elas te irão ensinar como deves proceder, a fim de visitar os nossos irmãos que se encontram internados na Colônia de Àguas Claras, nesta cidade. (Eram hansenianos.)

Tomado de espanto, eu lhe redarguí: - Tenho tanto horror da lepra, que não irei lá nunca.

Ao que ele respondeu-me: - Tu preferes ir lá, ou ires para lá?

Eu concordei, que era melhor ir lá.

Realmente, naquela noite, recebemos a visita de três senhoras muito bonitas e bem vestidas que se diziam residentes em São Paulo.

Eu narrei a ocorrência e as três, sorrindo, confirmaram que haviam sido amigas do mesmo, enquanto na Terra. Contaram-me os seus labores em São  Paulo, na seara espírita.

Elucidaram-me como deveria fazer, a fim de visitar a comunidade dos irmãos sofredores vitimados pela hanseníase.

A partir dali, tomamos a iniciativa de procurar o Setor próprio na secretaria de Saúde do Estado, em tentativa de conseguir autorização para a visita.

As circunstâncias da época eram muito perversas. A comunidade era dividia em 3 setores: o dos sadios, o intermediário, onde se encontrava o ambulatório de atendimento dos enfermos e o dos doentes, onde tinham suas residências.

Era mesmo proibido o contato direto ou próximo com os pacientes.

Tivemos que lutar por meses consecutivos até conseguir a visita, em dezembro do mesmo ano, ao Sol de 10 da manhã em praça aberta na Colônia.

A partir de então, passamos a fazê-lo até há quatro anos quando foram desativadas as comunidades, recebendo somente pacientes temporários, para atendimentos pré e pós-cirúrgicos...

Nesse ínterim, recebemos a visita do sr. José Gonçalves Pereira, espírita nobre, graças à recomendação das senhoras, uma das quais, a dama respeitável e bela era D. Zaira Pitt.

Por correspondência, a nova amiga insistia para que eu fosse a S. Paulo, hospedando-me no seu lar e podendo realizar uma programação de divulgação doutrinária na capital.

Por fim, no dia 31 de dezembro, viajei à grande urbe, indo hospedar-me na residência dos Srs. Oswaldo e Zaira Pitt.

D. Zaira fazia reuniões no lar, à tarde, as quais tinham como participantes senhoras de destaque na sociedade, que não podiam estar presentes às noites, em razão das exigências dos maridos, alguns industriais, que lhes exigiam companhia para jantares e outras atividades sociais.

No dia 1º de janeiro de 1952, viajamos a Araras, onde conhecemos os irmãos Joaquim Alves, o Jô, a quem Chico dirigirá a carta de 1962, muito nosso amigo, dr. Lauro Michielin e o casal Mercatelli, que realizavam no lar, reuniões de tiptologia, com uma veracidade impressionante e de que participamos por primeira vez.

Dr. Lauro e o casal Mercatelli estavam empenhados em campanhas para a construção do Hospital Antônio Sayão (hoje Clínica Sayão), de psiquiatria, que se tornou um dos mais respeitáveis do país na sua especialidade.

Posteriormente, visitamos a Colônia de Pirapitingui.

Recordo-me que D. Zaira levou conosco uma dama viúva de uma destacada família paulistana, a fim de que a mesma a ajudasse a mobiliar o pavilhão que havia erguido em favor dos hansenianos e tuberculosos...

Quando chegamos à Colônia, vieram receber-nos algumas pessoas trazendo uma senhora cega, que de imediato me descreveu e à viúva, dando-lhe uma mensagem profunda do seu esposo desencarnado, que lhe pedia que retirasse o luto... A médium era Ninita, viúva de Jésus, auxiliada por um dos seus filhos e outros amigos...

Fomos conduzidos ao Centro fundado por Jesús Gonçalves, denominado S. Agostinho.

Era uma recordação inconsciente de quanto Jésus havia sido Alarico no séculos IV e V, quando tentando invadir Roma, foi expulso pelo nobre bispo de Hipona.

A partir dali, visitei São Paulo várias vezes, sob os auspícios de D. Zaira.

Foi ela quem solicitou ao Vinícius (Prof. Pedro de Camargo) para que me apresentasse na reunião que ele fazia na Federação Espírita do Estado de S. Paulo, num domingo de manhã. Ele assim o fez, e proferi a primeira palestra naquela Instituição.

D. Zaira que havia-se reencarnado na  cidade de Alfenas, em Minas Gerais, teve e deixou uma filha por nome Célia..

Foi, na Terra, uma missionária do Bem, trabalhadora infatigável de Jesus, dedicada totalmente à caridade.

O seu lar reunia senhoras que se envolviam em atividades socorristas sob o seu comando.

 

Alarico I, Rei dos Visigodos

Ilha de Peuce, atual Romênia 375/ Cosenza, Itália 410

Imagem: http://alaricomodelismo.blogspot.com.br/p/alarico-i.html

Jésus Gonçalves

Borebi, SP 12-7-1902/ (Pirapitingui) Itu, SP 16-2-1947

 

Jésus Gonçalves em Pirapitingui já com as seqüelas da Hanseniase. Imagem cedida por Jaime Prado

Jésus Gonçalves com sua última companheira Ninita, médium espírita e  também  portadora de Hanseníase,  no Asilo-colônia de Pirapitingui (Itu, SP). Imagem: http://www.jesusgoncalves.org.br/biografia.htm

 

 

 

Asilo-Colônia de Pirapitingui (Itu, SP)

Jésus Gonçalves sentado

dona Ninita, companheira de Jésus Gonçalves, um visitante,

Zaíra Junqueira Pitt e Julinha Thekla Kobleisen

Foto do Livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves

USE/Madras- Eduardo Carvalho Monteiro

Zaíra Pitt, construindo obra espírita à Rua Augusta, 487,  em São Paulo, tendo a seu lado Divaldo Pereira Franco,

de terno branco, no centro da foto,  no ano de 1951.

Imagem do livro “A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves”

Divaldo P. Franco no ano de 1956

Foto cedida por Jorge Moehlecke

 

Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho. Jésus Gonçalves é o quarto da direita

para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945)

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras

 

 

 

Versátil vai lançar em DVD

Instruções Psicofônicas & Vozes do Grande Além

 

 

 

 

 

Psicografia de Chico Xavier: Efemérides de julho

 

O mês de julho assinala registros importantes no calendário da obra psicográfica de Francisco Cândido Xavier. No dia 8 de julho de 1927, Chico psicografou pela primeira vez, iniciando uma longa tarefa de intermediário para abrangente projeto de iluminação espiritual. Cinco anos depois, a FEB editava seu primeiro livro: Parnaso de Além Túmulo. Em julho de 1942, a FEB lançou o romance Paulo e Estêvão, de autoria de Emmanuel. A Federação Espírita Brasileira tem promovido seminários sobre o romance histórico citado e acaba de editar uma versão comemorativa dos 70 anos de Paulo e Estêvão, e, em parceria com a FERGS lançou também Paulo e Estêvão para Jovens Leitores.  As efemérides citadas estão disponíveis em Suplemento Especial da revista Reformador, edição de julho de 2012:

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb/suplemento_paulo_estevao/

Veja também notícias em: www.febnet.org.br; www.100anoschicoxavier.com.br

 

 

 

Mini Seminário com Divaldo Pereira Franco “Psicologia da Gratidão”. Novo Hamburgo, RS

 

 

(Informação recebida em emails de Jorge Moehlecke e de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Inscrições para Cursos no IEEF-

Instituto Espírita de Estudos Filosóficos. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Palestras espíritas e apresentações musicais

Suzano, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Programação da Casa da Fraternidade na comemoração dos 61 anos

Aracajú, SE

 

O Centro Espírita Casa da Fraternidade completa 61 anos de existência nesta sexta-feira, 6. Na programação do mês, as palestras estão centradas em propagar a fraternidade como norma de vida e atitude para quem busca a transformação moral. Na quinta-feira, 5, o palestrante foi Joel Silva e nesta sexta-feira, 6, Luduvice José destaca com exemplos de encarnados e desencarnados, a trajetória da Casa por onde já passaram confrades que já foram ou estão como presidentes de diversas instituições sergipanas.

Durante o decorrer do mês as palestras se sucederão às segundas e quintas-feiras, sempre às 20 horas. Nesta segunda, 9, o radialista João Batista Cabral, falará sobre “61 ANOS DE AMOR FRATERNO”, relatando inclusive sua passagem por aquele Centro Espírita. Cabral é presidente do Centro Espírita Chico Xavier e preside a Associação de Divulgadores Espíritas em Sergipe (ADE/SE). Cabral foi Presidente da Federação Espírita de Sergipe, com destacada administração..

O Juiz Manoel Costa Neto, será o palestrante da segunda-feira, dia 16, no Centro Espírita Casa da Fraternidade. Ele dá um enfoque calcado em pesquisa ao tema: “Casamento e Divórcio na Visão do Espiritismo”. Como integrante da Magistratura sergipana, estudioso e pesquisador da Doutrina Espírita tem pontificado como palestrante pela clareza de informações, estribando-se na lógica e no raciocínio. A palestra terá início às 20 horas, à Rua Porto da Folha, 1236, bairro Cirurgia, Aracaju.

O Teólogo Carlos Rocha(foto), estará na quinta-feira, 19, no Centro Espírita Casa da Fraternidade, quando discorrerá sobre “O Orgulho e a Humildade”. Tribuno de destaque, alia o conhecimento da teologia à profundidade do estudo da Doutrina Espírita de foram imparcial, tornando-se destacado palestrante pela incisiva e equilibrada fluência e conhecimento. A palestra terá início às 20 horas, à rua Porto da Folha, 1236, Bairro Cirurgia, em Aracaju.

A psiquiatra Norma Oliveira(foto) integra as comemorações dos 61 anos do Centro Espírita Casa da Fraternidade, e profere palestra na segunda-feira, 23, a partir das 20 horas. Ela tecerá um roteiro à luz da Doutrina sobre “Fraternidade Material e Fraternidade Espiritual”, mostrando a necessidade do exercício diário para a formação de um hábito saudável na romagem física, como preparo para a vida na espiritualidade. Como ocorre em todas as ocasiões a palestra é aberta ao público, à rua Porto da Folha, 1236, Bairro Cirurgia, em Aracaju.

IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE

O professor e escritor Fernando Dantas também se soma às comemorações de aniversário do Centro Espírita Casa da Fraternidade e profere palestra na última segunda-feira do mês, 30, dando um destaque especial ao símbolo revolucionário da França. Ele fala a partir das 20 horas sobre “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”, registrando a unicidade do trinômio e necessidade do seu cultivo a partir da consciência do livre arbítrio, para a construção de atitudes. A Casa da Fraternidade funciona à Rua Porto da Folha, 1236, Bairro Cirurgia, em Aracaju.

(Informações recebidas em email de Luduvice José [[email protected]])

 

 

 

 

 

3ª. Feira do Livro da Comunhão Espírita Bezerra de Menezes de

Campo Limpo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Silvia - EBM Editora [[email protected]])

 

 

 

 

XIII Semana Espírita de

Lauro Freitas, BA

 

 

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)

 

 

 

 

Palestra musicada com Wanyr Caccia

Lorena, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e  de Otávio Cunha)

 

 

 

 

V Semana Espírita Paraisense

São Sebastião do Paraíso, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Ismael Batista e de Otávio Cunha)

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

 Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

 muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

 Antecipo agradecimentos.

 

 Fraternal abraço,

 

 Sérgio Luís Haas

 3281 0655

 

 *-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 SOS Batuíra: frutas, suco em pó, ovos, chás, sandálias, shampoo e

 toalhas de banho

 

 O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

 colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de

 frutas, suco em pó, ovos, chás, sandálias, shampoo e toalhas de banho

 para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno

 mental ou alcoolismo.

 

 Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

 diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

 Goiás - Goiânia - GO

 

 Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende

 gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou

 alcoolismo.

 

 Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

 @batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Fonte de Vida

http://www.momento.com.br

 

Fonte de vida

 

Jesus ensinou que a caridade é o caminho que devemos seguir para promover a evolução espiritual e alcançar a verdadeira felicidade.

 

No entanto, compreender o sentido real dessa virtude ainda é um desafio, até mesmo para os cristãos.

 

A caridade tem muitas nuances e pode se manifestar de diversas maneiras.

 

Vai desde a doação de bens materiais, que tenham importância para quem os recebe, até um simples olhar livre de qualquer tipo de julgamento.

 

Quando compreendermos que a caridade é a atitude de amor em favor do outro, através de uma ação construtiva e útil, perceberemos que é possível praticá-la em todos os momentos, lugares e situações.

 

Mas, para que nossas ações possam ser consideradas caridosas, temos que refletir se elas estão sendo úteis.

 

Elas devem ter utilidade para a sociedade, para todos aqueles que atravessam nosso caminho, para o mundo ou para a natureza.

 

Os ensinamentos trazidos por Jesus têm o objetivo de promover o crescimento espiritual e fazem com que aqueles interessados no melhoramento íntimo, busquem novas maneiras de viver.

 

Na proporção em que assimilamos as verdades espirituais, vamos deixando de lado valores supérfluos.

*  *  *

 

Na medida em que Jesus ia revelando a beleza da Boa Nova, os Seus seguidores passavam a questionar a própria conduta.

 

Certa vez João, Seu discípulo, no auge da curiosidade juvenil, perguntou a Jesus qual a maneira mais adequada de se portar diante do próximo, no sentido de ajudar aos semelhantes.

 

Com voz clara e firme, o Divino amigo lhe respondeu:

 

João, se procuras uma regra de auxiliar os outros, beneficiando a ti mesmo, não te esqueças de amar o companheiro de jornada terrestre, tanto quanto desejas ser querido e amparado por ele.

 

A pretexto de cultivar a verdade, não transformes a própria existência numa batalha em que teus pés atravessem o mundo, qual furioso combatente do deserto.

 

Recorda que a maioria dos enfermos conhece, de algum modo, a moléstia que lhe é própria, reclamando amizade e entendimento, acima da medicação.

 

Lembra-te de que não há corações na Terra sem problemas difíceis a resolver; em razão disso, aprende a cortesia fraternal para com todos.

 

Acolhe o irmão do caminho, não somente com a saudação recomendada pelos imperativos da polidez, mas também com o calor do teu sincero propósito de servir.

 

*  *  *

 

Para nos tornarmos pessoas de bem, temos que abraçar as oportunidades de servir com boa vontade e disposição.

 

A caridade é fonte de vida.

 

Envolvamo-nos nessa abençoada tarefa e sejamos trabalhadores na seara do Cristo.

 

Deixemos que o amor de Deus tome nossos corações em favor do próximo, pois é um recurso que temos à nossa disposição a todo o momento.

 

Façamos, sobretudo, o melhor que pudermos, na felicidade e na elevação de todos os que nos cercam, não somente aqui, mas em qualquer parte; não apenas hoje, mas sempre.

 

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 30, do livro
Jesus no lar, pelo Espírito Neio Lucio, psicografia de Francisco
Cândido Xavier, ed. Feb.
Em 26.6.2012.

                                                                       


A  Federação Espírita do Paraná é detentora dos direitos patrimoniais de uso e gozo da marca nominativa MOMENTO ESPÍRITA, conforme  a Lei de Propriedade Industrial nº 9279/96). As mensagens do Momento Espírita também estão disponíveis em cd's e livros, em www.livrariamundoespirita.com.br.

 

(Colaboração recebida em email de Adriano dos Reis Barroso [[email protected]])

 

Ficheiro:Good shepherd 02.jpg

 

Jesus, O Bom Pastor. Pintura do III Século na Catacumba de São Calixto, Roma, Itália.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Good_shepherd_02.jpg

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

Nosso trabalho é gratuito e não conta com patrocinadores.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP