Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 09 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/09-07-2012.htm

 

 

 

 

Explicação

 

Conforme noticiamos, estamos dando inicio à publicação de 22 textos ilustrados, às segundas feiras, contando um pouco da história do Egito. Esses artigos, já publicados em jornais,  não são  Espíritas, todavia, algumas informações sobre a extraordinária civilização egípcia podem suscitar aos caros leitores estudos mais aprofundados e fazerem essa correlação do Egito com o Espiritismo. Desde já, convidamos os leitores que tenham artigos fazendo esse paralelo que  nos facultem as  publicações.  Também quem possua álbuns fotográficos documentando suas viagens ao Egito e queiram que publiquemos as imagens podem nos enviar  em JPG,  uma a uma, como anexos,  com a respectiva legenda, crédito das fotos, data da viagem, etc. Será uma forma de realizarmos um trabalho de ampla participação, com conteúdo cultural, religioso, etc, O nosso objetivo é para que venhamos realizar uma atividade interessante  e proveitosa para a qual muitos poderão contribuir. Ismael Gobbo

 

Máscara mortuária do faraó Tutancâmon

Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Um pouco da história

 

O Antigo Egito

I – A Redescoberta

 

     O Egito abrigou na antiguidade uma das mais avançadas e admiradas civilizações que a humanidade conheceu.

     Sua técnica construtiva; a curiosa grafia dos hieróglifos; a religião pautada na crença da imortalidade; as artes retratadas nos papiros, murais, sarcófagos, estátuas e jóias; as tradições; a forma de vida; os governantes; o Nilo; enfim, tudo o que diz respeito ao território dos faraós fascinou os estudiosos antigos e continua sendo objeto de reiteradas pesquisas pelos especialistas modernos, seja pelas escavações naquele território, como pelo estudo dos acervos espalhados pelo mundo nos grandes museus, galerias de arte e coleções particulares.

 

O grande enigma

 

     Durante séculos, historiadores procuraram conhecer o “modus vivendi” dos egípcios e alguns aspectos do dia a dia foram transmitidos à posteridade por testemunhas oculares. Heródoto (século V a.C),  autor da célebre legenda – “O Egito é uma dádiva do Nilo” – é o mais famoso.

     Essas informações, embora de grande valor, infelizmente não ofereceram nenhum referencial que permitisse decifrar a mais antiga escrita dos egípcios, hieróglifa, abandonada em passado remoto e que grafava os seus antigos textos.

     Com a falta de parâmetros com outras línguas antigas conhecidas, todas aquelas informações passariam á posteridade como incógnitas.

     A descoberta sempre foi um desafio aos historiadores e arqueólogos, que viam nos hieróglifos interpretados a chave do conhecimento da precisa cronologia da história dos faraós e suas dinastias; o aclaramento das concepções religiosas e informações mais completas da literatura, direito, astronomia, matemática e medicina.

     Caso contrário, as obras faraônicas, ainda que belas, continuariam mudas.

     Felizmente ao século XIX estaria reservada a resposta para tais indagações.

 

As Expedições Napoleônicas  

 

     Em 1798, Napoleão Bonaparte (1769 – 1821) empreende campanha ao Egito. Parte de Toulon, em março daquele ano, à frente de 38.000 homens conduzidos por 48 navios de guerra e 280 de transporte.

     O objetivo da expedição era acabar com o poderio inglês no Oriente, substituindo-o pela influência francesa.

     Além do aparato bélico, Napoleão impressionou por organizar uma extraordinária missão científica de 175 componentes, tendo  como uma das metas o estudo das ruínas arqueológicas.

     Fez-se acompanhar de especialistas em arqueologia, astronomia, química, física, historiadores, geógrafos e artistas.

     Tudo deveria ser registrado e, quem sabe, os mais recônditos segredos da milenar civilização seriam revelados.

     Atestando inegável interesse pela cultura egípcia, em agosto de 1798, funda, no Cairo, o Instituto do Egito, que começa a publicar os primeiros resultados dos trabalhos levados a efeito por aqueles sábios.

     Em julho de 1799, na pequena cidade de Roseta, situada na embocadura do Nilo com o Mediterrâneo, o capitão de artilharia Bouchard recebe das mãos de operários que trabalhavam na edificação de um forte um fragmento de basalto negro, medindo aproximadamente 1 metro de comprimento por 70 centímetros de largura, coberto por inscrições que denotavam três textos de grafias diferentes, separados por espaços horizontais entre si. O achado foi amplamente comemorado.

     Ainda que, de momento não pudessem  aquilatar exatamente o integral conteúdo da curiosa lápide, os especialistas não tiveram dúvidas de que se encontravam diante de um importante tesouro.

     A partir daquele instante, a batizada “Pedra de Roseta” viria aguçar ainda mais o espírito dos especialistas que, durante três décadas, sobre ela se debruçaram a fim de descobrir seus segredos e darem por inaugurada a moderna egiptologia.

 

Próximo artigo, dia 16-07-2012:  II - O Mestre Champollion

 

File:Leon Cogniet - L Expedition D Egypte Sous Les Ordres De Bonaparte.jpg

Expedição ao Egito,  sob as ordens de Napoleão Bonaparte.

Pintura por  León Cogniet. Museu do  Louvre, Paris.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Leon_Cogniet_-_L_Expedition_D_Egypte_Sous_Les_Ordres_De_Bonaparte.jpg

Ficheiro:Jean-Léon Gérôme 003.jpg

Napoleão diante da Esfinge (Gizé, Egito). Pintura de Jean-Léon Gérôme

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me_003.jpg

Esfinge e Pirâmide de Quéfren. Gizé, Egito. Foto Ismael Gobbo

Papiro da tumba do arquiteto  Kha e da sua mulher Merit. Aqui cena do Livro dos Mortos com  ambos adorando ao  deus Osíris.  De Deir El-Medina XVIII Dinastia.  Foto gentilmente cedida pelo Museu Egípcio de Turim, Itália. Acervo de  Ismael Gobbo

Rio Nilo passando pela antiga Tebas,  atual Luxor, Egito. Foto Ismael Gobbo

Esfinge de Alabastro. Mênfis (Região do Cairo), Egito. Ismael Gobbo

Ficheiro:Egito pt.svg

Mapa do Antigo Egito

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Egito_pt.svg

 

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

70 anos do romance histórico – Por quê Paulo e Estevão?

 

À guisa de apresentação, em “Breve Notícia”, assinada por Emmanuel no dia 8 de julho de 1941, há o esclarecimento das razões da obra Paulo e Estêvão, lançada pela FEB no mesmo mês, em 1942:

“[...] nos propomos, transferindo ao papel humano, com os recursos possíveis, alguma coisa das tradições do plano espiritual acerca do dos trabalhos confiados ao grande amigo dos gentios. [...] Nosso melhor e mais sincero desejo é recordar as lutas acerbas e os ásperos testemunhos de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante. [...] Sem Estêvão, não teríamos Paulo de Tarso. O grande mártir do Cristianismo nascente alcançou influência muito mais vasta na experiência paulina, do que poderíamos imaginar tão só pelos textos conhecidos nos estudos terrestres. [...] Oferecendo, pois este humilde trabalho aos nossos irmãos da Terra, formulamos votos para que o exemplo do grande convertido se faça mais claro em nossos corações...”

A Federação Espírita Brasileira tem assinalado os 70 anos da obra de Emmanuel, pelo médium Francisco Cândido Xavier, com a realização do seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão", o lançamento da edição comemorativa da obra, artigos e Suplemento Especial em Reformador. Informações: [email protected]; http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb/suplemento_paulo_estevao/; www.febnet.org.br;

 

 

 

Registro.  Casa de Chico Xavier vira atração turística e cultural em

Pedro Leopoldo, MG

 

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo preserva memória do maior médium de todos os tempos com equipamento de alta tecnologia para acesso do público


Mesa multitoque possui software de navegação desenvolvido especialmente para a Casa de Chico Xavier.

 

Já está em operação, na Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, a mesa com tecnologia de tela sensível ao toque, de 42 polegadas, com resolução FULL HD, para acesso a todos os visitantes do mais completo centro de referência na cidade natal de Chico Xavier. 

A mesa possui software de navegação desenvolvido especialmente para a Casa de Chico Xavier, rodando em um computador de última geração. Além da biografia do maior médium de todos os tempos,  a mesa disponibiliza fotografias e fac-símiles de documentos e cartas em imagens manipuláveis, vídeos sobre a vida e a obra de Chico, relação atualizada das 466 obras de sua lavra mediúnica e psicografias.

 


O equipamento apresenta tecnologia de tela sensível ao toque, de 42 polegadas, com resolução FULL HD.

 

A iniciativa, de Geraldo Lemos Neto, mantenedor da Casa de Chico Xavier, da Vinha de Luz Editora, e presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, também de Pedro Leopoldo, contou com a parceria de Bráulio Christi, da Loucomov, que desenvolveu e implantou o projeto, em funcionamento desde o último dia 22 de junho.
O equipamento possibilita ao visitante interagir com o acervo da Casa de Chico Xavier, que já recebeu mais de 100.000 pessoas, do Brasil e do exterior, desde a sua inauguração, em 2 de junho de 2006.

Para saber mais sobre a Casa de Chico Xavier, acesse www.casadechicoxavier.com.br.


(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Registro. Eventos do CEI em

Havana, Cuba

 

No dia 30 de junho teve início um trabalho de difusão do Espiritismo em Cuba, promovido pelo Conselho Espírita Internacional. Uma série de palestras e seminários para sensibilizar e motivar a população para o 7º Congresso Espírita Mundial (www.7cem.org) que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março de 2013, em Havana. O trabalho iniciou-se na capital Havana, com a presença de mais de 150 pessoas, na Sociedad Amor y Caridad Universal, que utilizou o espaço de uma Loja Maçônica. Os temas abordados foram: Educação do Espírito, pela vice-presidente da FEB Marta Antunes de Moura; e Reuniões Mediúnicas, pelo diretor da FEB Roberto Versiani; e Movimento Espírita, por Manuel de La Cruz, Assessor de CEI em Cuba e um dos Organizadores do Congresso.  Em um segundo encontro, no dia 1º de julho, na cidade de Holguin, com a presença de mais de 70 pessoas, na Sociedad Espírita Alan Kardec, foram abordados os temas: União Fraternal (Roberto Versiani); Movimento Espírita Cubano (Manuel de La Cruz), Movimento Espírita e Unidade Doutrinária (Marta Antunes de Moura). Após o almoço foi realizado um encontro com mais de 40 dirigentes espíritas da região, onde foi possível esclarecer-se várias dúvidas sobre o trabalho do CEI, sobre os materiais doutrinário e administrativo que o CEI tem disponível em espanhol para utilização pelos espíritas de Cuba, bem como se falou da importância da participação dos cubanos no Congresso. Em seguida houve visita a grupos da região oriental de Cuba, região da Sierra Maestra. Informações: [email protected]; www.intercei.com; www.7cem.org

 

 

 

 

Registro. Projeto Manoel Philomeno de Miranda

Tramandaí, RS

 

07 de julho

 

Fotos:Jorge Moehlecke

Texto: Paulo Salerno

 

A Equipe Mansão do Caminho, composta por José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, responsável pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda, esteve no dia 07 de julho de 2012 Tramandaí/RS, realizando um magnífico seminário sobre a Qualidade na Prática Mediúnica.

O Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi criado no mês de maio de 1990, em Salvador/BA, com a finalidade de dar apoio e treinamento aos trabalhadores da Área Mediúnica dos Centros Espíritas, através de seminários, encontros e outras atividades correlatas.

O seminário foi promovido pela União Intermunicipal Espírita – UNIME e pelo Conselho Regional Espírita da 10ª Região da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. As duas entidades do movimento espírita gaúcho se esmeraram em bem planejar, executar e receber todos os participantes, dedicando especial atenção aos três expositores baianos.

O 1º módulo – Qualidade e Espiritismo – apresentou a visão de qualidade de Allan Kardec e foi desdobrado com estudos sobre as seguintes qualidades: de objetivos; de pessoas; de organização; de direção e resultados; e finalizado com a apresentação da Trilogia de Joanna de Ângelis, ou seja, espiritizar, qualificar e humanizar.

A Qualidade no Desempenho Funcional foi o título do 2º módulo. Foram apresentados os aspectos que envolvem o doutrinador/dirigente da reunião mediúnica, o médium e o assistente participante.

O 3º módulo foi dedicado ao estudo sobre a qualidade de resultados, visando avaliar os resultados obtidos durante as reuniões mediúnicas. Os aspectos enfocados se destinam a obtenção de níveis mais elevados de qualidade na tarefa de intercâmbio com as entidades espirituais.

O seminário, que teve início nas instalações do Auditório do Centro de Cultura da Prefeitura do Município de Tramandaí/RS, foi concluído, no período da tarde, na Sociedade Espírita Fé, Amor e Caridade, na mesma cidade, devido a uma pane no sistema elétrico do Centro de Cultura.

Destaca-se qualidade e o grande número de perguntas que foram formuladas, o que ensejou ao trio de expositores aclararem e ampliarem alguns pontos que o público, sempre muito atento, entendeu ser necessário um maior aprofundamento ou desdobramento.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

PROGRAMA ESPÍRITA NO RÁDIO
Todos os sábados às 10 horas da manhã
Rádio Metrópole AM-1570 khz ou no site
www.radiometropoleam.com
Visite o blog: www.luizalbertoespirita.blogspot.com

Vamos divulgar a doutrina espírita!

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Roteiro de palestras com Aloisio Silva na Europa

Portugal, Itália, Suíça

 

Aloisio Silva

11/07 às 19h – Leiria, Portugal. Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

12/07 às 19h – Milão. Itália. Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

13/07 as 19h30 – Chur, Suiça no GEECX – Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

14/07 às 19h30 – ST Gallen, Suiça no CEEFA – Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

15/07 às 10h30 – Winterthur, Suiça no CEEAK – Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

16/07 às 19h – Basel, Suiça no NEACL – Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

17/07 às 19h – Zurique, Suiça no AFFA – Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

18/07 às 19h – Badem, Suiça no GEEM – Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

19/07 às 19h – Lisboa, Portugal. Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

20/07 às 19h – Lisboa, Portugal. Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.

 

21/07 às 19h – Lisboa, Portugal. Palestra e lançamento do Livro POR ENTRE AS DORES. Dedicatória e Autógrafos no final da palestra.


--

 Atenciosamente

Aloisio Silva
http://www.aloisiosilva.com.br  

http://palestrantealoisio.blogspot.com.br  
27.8839.1035/27.9764.4131

 

(Informações em email de Aloisio Silva)

 

 

 

 

Registro. Homenagens para Chico Xavier

Uberaba, MG

 

Prezado Ismael

Seguem algumas fotos realizadas no Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, onde estivemos nos dias 29 e 30 de junho passado, quando dos 10 anos de desencarnação do nosso querido Chico. São imagens do jantar oferecido todas as semanas a cerca de 400 pessoas, a distribuição que há toda semana no Assistencial Chico Xavier (antigo abacateiro), mausoléu do Chico e a reunião no Grupo Espírita da Prece, com representantes de Outros Estados do Brasil e até do Canadá.

Um grande abraço,

Yeda

 

 

(Informações e fotos recebidas de Yeda Hungria, Niterói, RJ)

 

 

 

Registro. Fotos do 1º. Brechó do GETAL

Santos, SP

 

O PRÓXIMO SERÁ DIA 21/07 DAS 9HS AS 17 HS

NÃO PERCAM

VEJA TODAS FOTOS DO 1º BRECHÓ BENEFICENTE DO GETALImagem inline 1 OU ENTRE NO ENDEREÇO:
 https://picasaweb.google.com/118243878049587031847/BRECHONOGETAL
#

Imagem inline 2Imagem inline 3

Imagem inline 4

VEJA TODAS FOTOS DO 1º BRECHÓ BENEFICENTE DO GETAL Imagem inline 1OU ENTRE NO ENDEREÇO:

 

https://picasaweb.google.com/118243878049587031847/BRECHONOGETAL#

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Roteiro de Palestras com Pedro Camilo: São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Lindóia, Itapira, Mogi Mirim, Socorro, Guaxupé

 

 

PEDRO CAMILO (SALVADOR-BA), JORNADA EM JULHO/2012

21/07 – SÁBADO, às 20hs: SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP – Sociedade de Estudos Espírita João Batista, Rua Oscar Jazon, nº 34-Centro, TEMA: “Mediunidade – Oportunidade de Transformação”, contato: Antonio Romão, email: [email protected].

 

22/07 – DOMINGO, POÇOS DE CALDAS-MG, às 14:00 hs (SEMINÁRIO), tema: “Cuidados com a saúde da Mente”, e às 19hs (PALESTRA): Centro Espirita Uniao Fraternal Raul Cury, Rua Paraíba, 295-Centro, TEMA: “Escolhas erradas: traumas e reencontros”, contato: Sonira, email: [email protected].

 

23/07 – SEGUNDA, às 20hs: LINDÓIA-SP – Grupo de Estudos Espíritas Kardecista Amor e Luz , Avenida Rio do Peixe, nº 120-Casa A-Centro, tema: “Mediunidade: para entender e refletir”, contato: Marilda, fones: 19-38982131 / 92792744, email: [email protected].

 

24/07 – TERÇA, às 19h30: ITAPIRA-SP – CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA, Rua Teresa Lera Paoletti, 348-Jd.Bela Vista, TEMA: “Mediunidade e Obsessão – A Sintonia pelos Sentimentos”, contato: Otávio Cunha, fones: 19-38635682 / 92760247, email: [email protected].

 

25/07 – QUARTA, às 19h30: MOGI MIRIM-SP – CENTRO ESPÍRITA FÉ E CARIDADE, Rua Ministro Cunha Canto, 550-Centro, TEMA: “Mediunidade e Obsessão – A Sintonia pelos Sentimentos”, CONTATO: Lúcia, fones: 19-38621833-38628855 / 92868929, email: [email protected].

 

26/07 – QUINTA, às 20hs: SOCORRO-SP – Grupo de Estudos Espírita Nosso Lar, Rua Antonio Leopoldino, 245-Centro, TEMA: “Escolhas erradas: traumas e reencontros”, contato: Lúcia, fone: 19-38953387 / 91201266 ou Mariângela, email: [email protected].

 

28/07 – SÁBADO: GUAXUPÉ-MG – 4º ENCONTRO CHICO XAVIER, contato: Ismael Batista da Silva, fone: 035-88225557, email: [email protected].

 

Pedro Camilo de Figueirêdo Neto, advogado e professor universitário. Escritor e expositor espírita, é trabalhador do Núcleo Espírita Teles de Menezes, de Salvador-BA. Já publicou os livros Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa e Devassando a mediunidade, organizou a obra Pelos caminhos da mediunidade serena, pela mesma editora, e foi médium da obra Mente Aberta, pela Editora Sintonia, que contém reflexões do Espírito Bento José. Seu mais novo lançamento é Mediunidade: para entender e refletir, pela Editora Mente Aberta.

 

(Informações em emails de Otavio Cunha e de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário: Dependência Química e Espiritismo

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

 Tarde de Autógrafos do livro
ALCOOLISMO E DROGAS
CAMINHOS DE SUPERAÇÃO

Participação:
Prof.Dr. Luiz Carlos Formiga

 Dr. Jorge Pacheco

Coordenação: Equipe  MAP - Jacarepaguá

Dia 21 de JULHO – Das 14:30 às 18:00h
Local:
Bananal - Ilha do Governador
Rua Olímpio Machado, 201 - Bananal - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21911-040
Tel: (21) 3396-0841
  - RJ

 

 

         Imagem inline 3


(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

Inauguração da sede própria do C.E. Aprendizes do Evangelho

Sabino, SP

 

CONVIDAMOS PARA A INAUGURAÇÃO
Para:

“O SONHO REALIZADO”

CONVIDAMOS VOCÊ.

PODE? VENHA.....!

NÃO PODE? VIBRE, ORE POR NÓS.....!

DIA 11 DE JULHO DE 2012 – QUARTA FEIRA – 19 AS 21:30 HORAS

SABINO – ESTADO DE SÃO PAULO

INAUGURAÇÃO DA SEDE PRÓPRIA

CENTRO ESPÍRITA APRENDIZES DO EVANGELHO

RUA D. PEDRO I, 946, JARDIM IMPERIAL

PROGRAMAÇÃO

19 e 21:10 h – apresentação musical: tenor Rafael Zago e Grupo Vitta (Birigui/SP)

19:50 h – Prece de Abertura e Palavra da Casa

20 h – palestra: Agnaldo Paviani (Votuporanga/SP

Tema: “Viver com sabedoria”

21 h – Prece de Encerramento

21:10 h – Confraternização

CONTATO: DECIO (14) 9744 02 47 / LUZIA (14) 9632 9794

[email protected]

“veja no arquivo Jornal Elo Fraterno comemorativo”

 

ITINERÁRIO: APÓS PASSAGEM DA PONTE DE ENTRADA DA CIDADE SOBE A AVENIDA 7 DE SETEMBRO – NA ESQUINA DA PADARIA GURY ENTRA A DIREITA E VAI ATÉ  AO FINAL DA RUA MARECHAL DEODORO  

 

(Informações recebidas em emails de Decio Bressanin; João Marchesi Neto; Otavio Cunha, Regina Bachega)

 

 

 

5º. Humanizar. Encontro de Espiritismo e Humanização

São José do Rio Preto, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras com Alexandre Moraes no

Estado do Rio de Janeiro, RJ

 

Alexandre Moraes.jpg

CICLO DE PALESTRAS ALEXANDRE MORAES.

CENTRO ESPIRITA MARIA DE PAULA BRANDÃO-ES.

PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO.

 

24/08/2012-SEXTA-FEIRA -17:00H-CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

END: R: MEIRA JR, 90-BAIRRO UNIÃO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: EM BUSCA DE JESUS.

 

25/08/2012-SÁBADO-18:00H-CASA DO CAMINHO-LAR ESP.IRMÃO ESTEVÃO.

END: R: MARIA CECÍLIA,08-ALTO DA BOA VISTA-SASA-A. BÚZIOS.

TEMA: EM BUSCA DE JESUS.

 

25/08/2012-SÁBADO-20:00H-CASA DE LUZ E ESPERANÇA.

END: R: SILVA JARDIM, 180-CAMPO REDONDO-S.P.ALDEIA-RJ.

TEMA: DESAFIOS EXISTENCIAIS.

 

26/09/2012-DOMINGO-18;00H-CENTRO ESPÍRITA TRABALHADORES DE JESUS.

END: R: TEIXEIRA DE GOUVEIA, 448-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: O MEDO DA MORTE.

 

27/09/2012-SEGUNDA FEIRA-20:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: VENEZUELA, 385-P. HOTEL-ARARUAMA-RJ.

TEMA: EM BUSCA DE JESUS.

 

Contato: 022 [email protected]

WWW.radioriodejaneiro.am.br-Rádio Rio de Janeiro-uma emissora espírita

Participe do Clube da Fraternidade e ajude a mate-la no ar.

 

2ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA MACAENSE-OUTUBRO DE 2012

UMA SEMANA DE PALESTRAS, SEMINÁRIOS E LIVROS.

 

O PERDÃO É UM PODEROSO INSTRUMENTO DE CURA-HAMED

 

(Informação recebida em emails  de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com José Carlos Florido no

Estado do Rio de Janeiro

CICLO DE PALESTRAS JOSE CARLOS FIORIDO-ES.

NÚCLEO ESPÍRITA IRMÃO MAURICIO.

PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO.

 

31/08/2012-SEXTA-FEIRA -17:00H-CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

END: R: MEIRA JR, 90-BAIRRO UNIÃO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: A FAMILIA NA CASA ESPIRITA.

 

01/09/2012-SÁBADO-20:00H-CASA DO CAMINHO-LAR ESP. IRMÃO ESTEVÃO.

TEMA: DIMENSÕES ESPIRITUAIS DA CASA ESPÍRITA.

 

01/09/2012-SÁBADO-20:00H-CASA DE LUZ E ESPERANÇA.

END: R: SILVA JARDIM, 180-CAMPO REDONDO-S. P.ALDEIA-RJ.

TEMA: A INDIFERENÇA.

 

02/09/2012-DOMINGO-18;00H-CENTRO ESPÍRITA TRABALHADORES DE JESUS.

END: R: TEIXEIRA DE GOUVEIA, 448-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: A INDIFERENÇA.

 

TEMA: 03/09/2012-SEGUNDA FEIRA-20:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: VENEZUELA, 385-P. HOTEL-ARARUAMA-RJ.

TEMA: A INDIFERENÇA.

 

Contato: 022 [email protected]

 

WWW.radioriodejaneiro.am.br-uma emissora Espírita.

Participe do Clube da Fraternidade e ajude a mante-la no ar.

 

2ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA  MACAENSE.

OUTUBRO-UMA SEMANA DE SEMINÁRIOS, PALESTRAS E LIVROS.

 

Os humildes aprenderam, com a introspecção, a fazer de si mesmo”um canal transcendente”, por onde flui silenciosamente a Inteligência Universal-Hamed.

 

(Informações em emails  de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras publicas no G.E.P.E.H.P

Guarulhos, SP

 

Julho-2012

 

(Informações recebidas em email de Onivaldo Jose da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

3º. Simpósio Doutrinário do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

Lançamento “Isabel”

Pedro Leopoldo e Votuporanga, SP

 

 

 

 

 

Vídeo com a palestra “Terapia Anti-Queixa. Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse clicando:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Leia o boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/julho_2012.html

 

 

 

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

Acesse:

www.radioceac.com.br

 

 

 

 

 

Boletim eletrônico semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Leia as noticias da Abrarte

Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse aqui:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

Colheita

 

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP.

 

O livro ROSA IMORTAL ditado pelo espírito Um Jardineiro à saudosa médium Dolores Bacelar, que muito contribuiu com seus livros para a difusão da doutrina, em sua página 14 da terceira edição nos traz flores como esta:

 

 -- Sabes o que é plantar, homem que cultiva?

 -- Sim... É confiar a semente à Terra.

 -- E colheita?

 -- É o resultado da sementeira.

 -- Que plantaste em tua seara? Rosas? Jasmins? Violetas?

 -- Não sou jardineiro.

 -- E fruteiras?

 -- Não dão lucros, as aves e os ladrões roubam-nos os frutos.

 -- Que plantastes, então?

 -- Cicuta.

 -- Que colheste?

 -- Veneno

   ____

 

 OUTRAS FLORES

 

A seguir, outras preciosas frases do mesmo livro:

 

 MUITO DIFÍCIL

  

 -- Qual a melhor maneira de ensinar Caridade?

 -- Exemplificá-la.

 

 CONTABILIDADE

  

 -- Quais os postulados do Espírito?

 -- Três: Caridade, Amor e Verdade.

 -- Quantas são as finalidades da Alma, neste mundo?

 -- Quatro: querer a Deus, servir ao próximo, aprofundar-se no Saber, implantar a Paz.

 

 

 VERDADE

  

 -- Pode-se encobrir a Verdade?

 -- Encobre-se, mas, como o sol, ela sempre aparece. E como fulgura, então!

 

 

GRANDEZA

 

 -- Qual o maior homem da Terra?

 -- É aquele que se fizer pequenino diante de Deus.

 

 

 O "MOUEDDIN'

 

 -- Deus é grande! – dizes tu, cinco vezes no Dia, ó "moueddin", fitando o céu do alto do teu minarete. E de tanto o repetires, este teu brado não tem mais sentido. E nós o que somos, ó "moueddin"?

 -- Menos que os vermes, se não temos ainda o SENTIDO da Grandeza de Deus.

 

 

 HUMILDADE

  

 -- Então?

 -- A Rosa, com desdém, desprezava a Violeta, por ser aquela trigueira e pequenina.

 -- E daí?

 -- Disse-lhe o Girassol: Se és bela, feres com teus espinhos quem de ti se aproxima, enquanto a Violeta é só perfume e doçura. 

 

 

 NÃO BASTA DAR

 

 -- Eu sei, não negues. Deste esmola e silenciaste... Fizeste um Bem, és um justo.

 -- Eu não disse a ninguém. Como o soubeste?!

 -- Quem fala pelo justo não é ele e sim suas boas ações...

 -- Eu dei muito mais que este a quem chamas de justo. Sou muito bom. Se ele é justo, e só fez um Bem, que serei eu que tanto beneficiei?

 -- És um vaidoso.

 

 INSATISFAÇÃO

 

 -- Continua, Jardineiro, a tua história...

 -- Está no final. Assim, a nuvem desejava ser o orvalho para beijar as pétalas das flores, na terra; e o orvalho sonhava ser a nuvem para estar pertinho do céu.

 

 EGOÍSMO

 

 -- Oras apenas por ti?

 -- Sim, unicamente.

 -- És atendido?

 -- Não

 -- Falta-te algo?

 -- Tudo.

 

 

 ALTRUÍSMO

 

 -- E tu, por quem oras?

 -- Pelo próximo.

 -- Que te falta?

 -- Nada.

 

 -- ORGULHO

 

 -- Enoja-me a plebe, a promiscuidade daqueles que vêm estigmatizados na Vida, trazendo a noite na pele, a ignorância na Alma e trapos como vestes...

 -- Oh! Não te orgulhes do Presente... Sabes, por acaso, o que foste no Passado e o que serás no Futuro?

 

 QUEDA

 

 -- Que mais te entristece, Jardineiro: ver um réptil arrastando-se na lama ou um lírio caído sobre o pó?

 -- Entristece-me muito mais ver um lírio arrastado pelo pó, colhido pelo vento das Paixões. 

  

 _______

 

Livro ROSA IMORTAL, pelo espírito UM JARDINEIRO, médium Dolores Bacelar. Ed. Correio Fraterno. www.correiofraterno.com.br.

 

Templo e Jardins  Bahai, Haifa, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP