Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 16 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/16-07-2012.htm

 

 

 

 

A Luta pela Vida Continua!

Neide A. Fonseca

 

Mais do que dizer não ao aborto é preciso ter atitude para não se deixar o mal consumar.

Fui alertada para isso pelo amigo Ismael Gobbo. Você precisa escrever mais sobre o tema, manter a tocha pela vida acessa.

Ele tem razão. Aqueles que são favoráveis ao aborto continuam unidos, com estratégias definidas para conseguirem seus intentos.

Passos firmemente articulados vem sendo dados para a legalização do aborto no Brasil.

Se 82% da população brasileira, conforme o Data Folha, é contra o aborto como pode os que o defendem avançarem tão destemidamente? Onde esses 82% que não aparecem fazendo prevalecer a vontade da maioria?

Desde 2010, quando o governo brasileiro comprometeu-se com a Organização das Nações Unidas, através do documento “Consenso de Brasília” a dar apoio total e irrestrito a pratica do aborto, a estratégia abortista vem ganhando espaço:

1.a - Recentemente, servidores do Ministério da Saúde, realizaram viagens ao exterior com o objetivo de acompanhar e/ou estudar projetos e programas sobre o aborto seguro.

2.a - Termos de Cooperação e Convênios destinados a estudos e pesquisas sobre aborto e descriminalização do aborto no Brasil vem sendo realizado rotineiramente.

3.a – Em completa dissonância ao caput do artigo 5º da Constituição, que trata do princípio constitucional da inviolabilidade da vida humana, em uma manobra sensacional, contornando a competência do Congresso Nacional, os abortistas lograram aprovar, em abril ultimo, via STF o “abortamento terapêutico, na hipótese de fetos portadores de anencefalia”. Essa manobra evitou o debate publico através dos representantes eleitos pelo povo.

4.a – Na calada da noite, como se costuma dizer, quando algo esta sendo feito sem o devido debate com a população, a Reforma do Código Penal Brasileiro por uma comissão de juristas, traz a proposta do aborto sem restrições e também da eutanásia.

Realmente temos muito com que nos preocupar, a luta em prol da vida se faz necessária desde o ventre materno e em todos os seus aspectos. Aprovar o Estatuto do Nascituro deve ser a meta de todas as pessoas que crêem que a vida humana começa na concepção, no exato momento do contato do espermatozóide com o óvulo.

Como explica a Doutrina Espírita: O ser espiritual que somos se insere na estrutura celular na concepção e se completa por ocasião do nascimento.

Assim proteger a organização física que nos recebe para a jornada evolutiva é demonstrar no mínimo gratidão para com essa estrutura que um dia fenecera enquanto o Espírito brilhara por toda a eternidade.

Mobilizemo-nos pela aprovação do Estatuto do Nascituro.

Avante espíritas e espiritualistas a luta pela vida continua!

 

Neide A. Fonseca – Especialista em Direito Constitucional e Político. É Espírita militante da Associação Espírita Kardecista Raio Luz. Participante da Equipe do EFE (Projeto Estudos Filosóficos Espíritas) e do VER (Projeto Visão Espírita da Religiosidade).

 

 

 

Um pouco da história

 

O Antigo Egito

II–  O Mestre Champollion

 

     A divulgação do encontro da Pedra de Roseta foi feita por Lancret, membro do Instituto do Cairo, no dia 19 de julho de 1799.

     Dizia-se que a lápide continha inscrições dispostas em três faixas horizontais, separadas entre si; a inferior trazia várias linhas de caracteres gregos; a do meio, caracteres desconhecidos; e a superior, hieróglifos.

     O “Currier de l”Egypte”, jornal do corpo expedicionário, de 15 de setembro de 1799, anunciou que o achado seria utilizado para a leitura dos hieróglifos.

     Muitas cópias foram extraídas e enviadas para a França com tal finalidade.

 

O momento oportuno

 

     O desvendar da antiga escrita egípcia foi possibilitado pela somatória de pelos menos três grandes fatores concorrentes que se articularam espetacularmente: o primeiro, pela existência da própria Pedra de Roseta, que trazia o texto de grafia tríplice passível de comparação; o segundo, porque já encarnara entre os homens aquela que seria a maior autoridade em egiptologia de todos os tempos, o obstinado Jean François Champollion; terceiro, pela vontade política de Napoleão Bonaparte, que, não obstante o espírito belicista, era culto, nunca escondera  seu fascínio pelo Egito e estava decidido a estudá-lo com todo o rigor científico.

     A essas gratas “coincidências”, juntaram-se  uma plêiade de sábios precursores e contemporâneos, além de alguns mecenas que possibilitaram a arrancada decisiva à elucidação do milenar enigma.

 

A formação do sábio Champollion

 

      Para uma grande causa, um grande mestre. Jean François Champollion viveu apenas 42 anos, quase todos dedicados ao estudo das civilizações orientais, em geral, e ao Egito, em particular.

     Nasceu em Figeac, França, em 1790, filho de pai livreiro e mãe que pertencia à pequena burguesia local.

     Recebeu as primeiras lições do irmão mais velho, Jacques Joseph, que o acompanharia por toda a existência, muitas vezes abrindo-lhe caminhos junto aos especialistas e políticos.

     Após breve passagem pela escola primária, foi confiado a Dom Calmels, que o acompanhou em seus estudos de línguas.

     De inicio, estudou o latim, o grego e o hebreu. Em 1801, com dez anos, parte para Grenoble, onde, na escola de Dussert, aprendeu o árabe, o siríaco e o caldeu.

     Em 1804, entre para o Liceu Imperial, atual Liceu Stendhal, no qual permaneceu por três anos. O menino hipersensível, de saúde frágil, suportou com dificuldades o regime quase militar do estabelecimento.

     Em 1806, à frente de Fourier, prefeito de Isére e presidente da Comissão do Egito, faz um comentário das sagradas escrituras em hebreu.

     Inicia-se no copta e, optando pelo estudo da civilização egípcia, promete decifrar os hieróglifos.

     Em 1807, com 16 anos, chega a Paris para aperfeiçoar seus conhecimentos das línguas orientais mortas e vivas no Collége de France. Seu irmão o apresenta a vários cientistas, como Millin, conservador do Gabinete das Medalhas e da Biblioteca Imperial, onde fez um curso de Arqueologia; a B.J. Dacier, Secretário Perpétuo da Academia das Inscrições e Belas Artes; ao famoso arqueólogo L.J.J. Dubois; a E. Jomard, Secretário da Comissão do Egito e aos mais renomados professores orientalistas.

     Em 1809, retorna a Grenoble e, com dezoito anos, torna-se professor de história adjunto da faculdade criada por Napoleão Bonaparte, recebendo, por decreto imperial, o doutorado. Junto a Jacques Joseph, é igualmente ligado à biblioteca da cidade, que comportava um museu e, coincidentemente, possuía uma Múmia em seu acervo.

     É também jornalista junto ao “Annales de l”Isere”.

     Em 1811, aos vinte anos, publica a introdução de sua primeira obra: “L”Egypte sous Le pharaons”, estudo geográfico do antigo Egito, calcado na comparação dos topônimos em copta e em árabe. A obra completa sairia em 1814.

     Quando Napoleão retorna da ilha de Elba, muito promete aos irmãos Jacques Joseph e Jean François.

     O primeiro torna-se secretário particular do imperador, que acena com a possibilidade de fazer publicar as obras do segundo.

     Porém, em 1815, com as conturbações políticas, surgem as tenazes apurações, nas quais, sendo os irmãos considerados suspeitos, ficam exilados em Figeac.

     Em 1817, Jacques Joseph retorna a Paris e Jean François se fixa em Grenoble, onde cria escolas, como já fizera em Figeac, e retoma suas pesquisas em egiptologia.

Em 1820, novos problemas políticos surgem e os dois irmãos retornam a Paris. Na capital, Jean François mergulha de vez em suas pesquisas. Ele vale-se de toda a documentação existente, objetos com inscrições, desenhos elaborados pelos viajantes, como Caillaud e o arquiteto Huyot, que se faziam acompanhar da comitiva de Forbin ao Oriente e faz análises comparativas com os conhecimentos que já havia somado em todos os anos de extenuantes estudos.

Enfim, o ano de 1822 prenuncia grandes avanços e promete ser o marco de uma nova era da egiptologia. 

       

Próximo artigo, na próxima semana: III – Os Hieróglifos Decifrados

 

Ficheiro:Napoleon y sus Generales en Egipto.jpg

Napoleão Bonaparte em sua campanha ao Egito. Quadro de Jean Léon Gérôme(1824–1904)

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Napoleon_y_sus_Generales_en_Egipto.jpg

Arquivo: Fourier2.jpg

Joseph Fourier (1768- 1830). Presidente da Comissão do Egito

Imagem: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Fourier

 

Inscrições em hieróglifos no

Obelisco de Luxor que se encontra

na Praça da Concórdia, em Paris, França.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 Pedra de Roseta. Um  texto em três grafias diferentes. Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

 

Coluna em forma de Papiro aberto  (Papiriforme) com figuras e

escritos hieróglifos no Templo de Carnac, Egito.

Foto Ismael Gobbo

Estátua de Champollion no pátio interno do Collége de France, Paris.

Obra executada em mármore por Frédéric Auguste Bartholdi

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Jean-francois_champollion_bartholdi_statue.jpg

File:Place des ecritures Figeac.jpg

Replica gigante da Pedra de Rosetta em Figeac, cidade natal de Champollion.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Place_des_ecritures_Figeac.jpg

 

 

 

Encontro Anual  Cairbar Schutel  2012

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Orson Peter Carrara)

 

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendradimini com Maria Morais

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Novo lançamento da FEB Editora

 

 

Anna Prado, a mulher que falava com os mortos foi a mais recente obra lançada pela FEB Editora. De autoria de Samuel Magalhães, foi autografada na noite do dia 11 de julho no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília. Confira mais sobre a obra que relata a vida da primeira médium de efeitos físicos do Brasil, que viveu no Amazonas e Pará no início do século XX. Informações: www.feblivraria.com.br; www.febnet.org.br

 

 

 

 

 

Oficina para Expositores

Ribeirão Pires, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

2º. Fórum Nacional de Paranormalidade & Mediunidade

Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de Dr. Ricardo di Bernardi)

 

 

 

 

 

Sinfonia do Amor nas festividades co centenário de

Guaxupé, MG

 

 

(Informação recebida em email de Roosevelt A. Tiago)

 

 

 

XII Encontro Fluminense da Doutrina Espírita com o Direito

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de [email protected])

 

 

 

Palestra pública no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

 

SEGUNDA FEIRA - DIA 16/07/12.

ÀS 20:00 HORAS.

 

DR. LUIZ WASHINGTON BOZZO NASCIMENTO FILHO.

(DA CIDADE DE PENAPOLIS).

 

TEMA:-

 

“ESPÍRITOS AMIGOS”.

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DE PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestras com Estevão Camolesi

São Paulo, capital e região

 

 

15 de outubro de 2012 às 19:00h e às 20:30h. - Segunda-feira

Centro Espírita A Caminho da Luz

Avenida Sapopemba,648 - Água Rasa - São Paulo;

 

18 de outubro de 2012 às 20:30h. - Quinta-feira

Grupo Socorrista Maria de Bethânia

Avenida Ministro Petrônio Portela,1637 - Freguesia do Ó - São Paulo;

 

19 de outubro de 2012 às 20:00h. - Sexta-feria

Grupo Espírita Manoel Bento

Rua Alfredo Pujol, 77 - Santana - São Paulo;

 

20 de outubro de 2012 às 17:00h. - Sábado

Grupo Socorrista Maria de Magdala

Rua Iquiririm,316 - Vila Indiana - Butantã - São Paulo;

 

21 de outubro de 2012 à 09:30h. - Domingo

Joanna de Ângelis

Rua Coronel P.M. Celestino Henrique Fernandes, 420 - Jardim Sol - Santo André;

 

23 de outubro de 2012 às 20:00h. - Terça-feira

Bezerra de Menezes

Rua Omachá, 182 - Penha - São Paulo;

 

27 de outubro de 2012 às 20:00h. - Sábado

Associação Espírita Discípulos do Evangelho

Rua Francisco Foot, 01 - Jardim Tranquilidade - Guarulhos - SP;

 

28 de outubro de 2012 às 09:30h. - Domingo

Instituição Espírita Seara Bendita

Rua Demóstenes, 834 - Campo Belo - São Paulo;

 

09 de novembro de 2012 às 21:00h. - Sexta-feira

Benção e Paz

Rua Lutécia, 661 - Vila Carrão - São Paulo;

 

11 de novembro de 2012 às 10:00h. - Domingo

Casa do Caminho

Estrada Municipal Piratuba, km 03 - Piratuba - Ibiúna - São Paulo;

 

(Informações recebidas em email de Estevão Camolesi [[email protected]])

 

 

 

Curso Mediunidade e Espiritismo no G.E. Bezerra de Menezes

São Paulo, SP

 

Marilusa Moreira Vasconcellos

Dia 17/07/1012, o Grupo Espiritia Bezerra de Menezes,
 fará das14 às 16 horas um módulo do Curso de
MEDIUNIDADE E ESPIRITISMO com a médium
Marilusa Moreira Vasconcellos, no Espaço Moreira.
O Espaço Moreira fica na R. Moreira e Costa 66
Bairro do Ipiranga, S.Paulo.

 

(Informação recebida em email de Mariluza Moreira Vasconcellos)

 

 

 

Seminário Passe e Magnetismo com Jacob Melo

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Noite Espírita com José Tadeu (de Araxá, MG)

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com o orador Emanuel Cristiano

Americana, SP

 

Emanuel Cristiano

Imagem Internet

DIA: 17 DE JULHO DE 2012                       

TERÇA-FEIRA

 HORÁRIO:              19H:45M

LOCAL:             CENTRO ESPÍRITA “PAZ  E  AMOR

R: LUIZ DELBEN N.O 30 – V. MEDON – AMERICANA – SP

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

Programação de palestras co Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Maria José de Almeida [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Semana da Cultura Espírita de

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de erika_silveira [[email protected]])

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

Acesse:

www.radioceac.com.br

 

 

 

 

Grupo Teatral Mensageiros de Luz

Blumenau, SC

 

(Informação recebida em email de Marcelo Niess)

 

 

 

 

Leia o boletim Caminheiros da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui|:

http://www.caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Leia O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Almoço Beneficente em prol das atividades da Fundação Joana de Cusa

Sydney, Austrália

 

 

(Informação recebida em email de Gloria Collaroy)

 

 

 

 

Admiradores de Chico Xavier visitam os lugares onde o espírita passou últimos dias de vida

Acesse aqui:

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/bom-dia-mg/t/edicoes/v/admiradores-de-chico-xavier-visitam-os-lugares-onde-o-espirita-passou-ultimos-dias-de-vida/2028076/

 

 

 

 

 

Registro. Uma breve visita a

Pedro Leopoldo, MG

 

Na última sexta-feira 13/7/2012,  tivemos a oportunidade de rever a  cidade natal de Chico Xavier, Pedro Leopoldo, MG, onde pudemos abraçar alguns amigos  e reviver lances da história de Chico em locais onde ele por muitos anos palmilhou em sua trajetória gloriosa.   De inicio fomos à Praça Chico Xavier onde na banca do livro pudemos bater um papo com o Sr. Toninho (Antonio Cardoso de Resende). Passamos pelo Centro Espírita Luiz Gonzaga e dali para a  Fazenda Modelo onde vislumbramos o  cenário comovente onde Francisco Cândido Xavier viveu seus dias gloriosos como funcionário e nas horas de folga como médium espírita. Ali está a casa onde morava o Dr. Rômulo Joviano e onde Chico recepcionou mediunicamente o livro Paulo e Estevão. A casa totalmente restaurada mantém a dependência onde Chico trabalhou recebendo aquele livro e  um salão muito bem montado  para público de 200 participantes. Depois na Casa de Chico Xavier fomos recebido pelos companheiros Hélcio e Jhon Harley que nos falaram sobre as inúmeras atividades desenvolvidas pela casa, tanto no campo doutrinário como assistencial e promocional. Aquele reduto onde Chico Xavier residiu até o ano de 1959 se converteu em local agradabilíssimo, com atendimento fraterno o dia todo e  onde estão expostos inúmeros objetos pertences ao ilustre morador,  além dos livros de sua lavra mediúnica, vários  títulos que recebeu, e um moderno sistema digital em mesa especial  onde o visitante com toques na tela  vai visualizando fotos, vídeos, textos de uma forma muito fácil e agradável. Por fim estivemos onde esta sendo construído o Memorial Chico Xavier nas proximidades do Açude do Capão. Aos amigos os nossos agradecimentos. (Ismael Gobbo)

Busto de Chico Xavier na praça que leva o seu nome em Pedro Leopoldo, MG. Ao fundo a Banca do Livro Espírita da Aliança Municipal Espírita. Foto Ismael Gobbo

Centro Espírita Luiz Gonzaga. Pedro Leopoldo, MG. Foto Ismael Gobbo

Fazenda Modelo com a casa onde morava Dr. Rômulo Joviano  e onde Chico Xavier  psicografou

o livro Paulo e Estevão. Foto Ismael Gobbo

 

A casa onde morou  Dr. Rômulo Joviano na Fazenda Modelo. Aqui Chico Xavier psicografou o livro Paulo e Estevão em um cômodo na parte de baixo da  casa.  Abriga atualmente o Espaço Cultural Chico Xavier. Foto Ismael Gobbo

 

Dependência da  casa de Dr. Rômulo Joviano na Fazenda Modelo onde Chico Xavier recebeu o livro Paulo e Estêvão

no ano de 1941.  O local conta com uma funcionária que presta excelentes  informações aos visitantes.

 

Casa onde Dr. Rômulo Joviano passou a residir após o  ano de 1948 e onde eram realizadas reuniões

espíritas das quais Chico Xavier participava.  Foto Ismael Gobbo

Casa onde Chico Xavier residiu até o ano de 1959 em Pedro Leopoldo, MG. Foto Ismael Gobbo

Hélcio mostra a mesa  que possibilita uma visita virtual à vida e á obra de Chico Xavier, instalada na casa  onde ele residiu

em Pedro Leopoldo, MG,  até o ano de 1959.  Foto Ismael Gobbo

A estrada de ferro, o Açude e o memorial Chico Xavier,  no alto, ora em construção.  Pedro Leopoldo, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP