Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 19 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/19-07-2012.htm

 

 

 

 

 

"Divaldo Pereira Franco, o Paulo de Tarso dos dias atuais, peregrina pela Europa"

 

MAIO/JUNHO 2012

 

 

 

Revista  "A  REENCARNAÇÃO" - FERGS

1º Semestre de 2012 - Ano LXXIX - Nº 443

Título do Artigo: "Divaldo Pereira Franco, o PAULO  DE  TARSO dos dias atuais, peregrina pela Europa"

Páginas : 63 a 67

Texto e Fotos   /   PAULO  SALERNO  (Trabalhador espírita  da  1ª  Região  Federativa)

 

Divaldo Pereira Franco, o PAULO DE TARSO dos dias atuais, peregrina pela Europa

Partindo de Salvador/BA, no dia 7 de maio, Divaldo Pereira Franco chegou a Lisboa, Portugal, logo em seguida já estava em Londres/Inglaterra. Diversas situações enfrenta o Semeador de Estrelas, algumas de caráter adverso, cancelamento de voo, cansaço físico que aumenta com a questão do fuso horário, desgaste emocional, inúmeros procedimentos nas aduanas, preocupação com horários de conexões aéreas, a solidão nos hotéis, as barreiras linguísticas, o fardo das bagagens, sempre pesadas devido às necessidades para atender a um longo período.

Por outro lado, a felicidade de reencontrar os amigos, rever as pessoas queridas que se encontram envolvidas em bem divulgar a Doutrina Espírita, gratifica-o, dando-lhe a certeza de que seu esforço está sendo plenamente correspondido. Exulta de alegria, o que lhe constitui motivo de felicidade, saber que este ou aquele grupo espírita se encontra melhor estruturado, que as pessoas envolvidas estão motivadas, que outros se agregaram ao trabalho espírita, que as famílias estão bem, que o público que frequenta os estudos ou atividades doutrinárias responde positivamente à proposta do amor fraternal.

Divulgador incansável da Doutrina Espírita, em seu mais puro sentido e fidelidade aos princípios codificados por Allan Kardec, Divaldo desdobra-se para bem atender a todos, orientando quanto ao estudo e a prática doutrinária, a estruturação do movimento espírita, levando sempre em consideração a particularidade de cada cidade, cada país.  Nestes cinquenta anos de divulgação doutrinária espírita no Exterior, o incansável conferencista de Feira de Santana/BA tornou-se fundador ou cofundador de inúmeros centros espíritas nos sessenta e cinco países que já visitou.

Para aqueles que estão lendo esta pequena panorâmica sobre as viagens de Divaldo Franco, e que não estão familiarizados com viagens internacionais, com um trabalho minuciosamente planejado, incluindo-se as reservas de hotéis, a aquisição de passagens, tudo antecipadamente, a atenção aos diversos horários a serem respeitados em diferentes lugares a cada dia, não conseguem aquilatar, com precisão, o nível de desgaste físico, emocional e mental em uma atividade de tamanha envergadura.

Leitor amigo, imagine-se possuindo 85 anos de idade e desenvolvendo um trabalho durante 38 dias em 26 cidades de 14 países, com hábitos, culturas e climas diferentes, viajando de carro, de trem ou avião, atendendo a interesses doutrinários diversos, temas específicos, seminários com duração de um dia, preocupações consigo e com os outros, sem desligar-se de suas obrigações para com a instituição a que esteja vinculado.

Outro ponto de relevante destaque é o seu trabalho de psicografia de mensagens e livros, realizado à noite, às vezes na madrugada, e que não sofre solução de continuidade durante suas viagens. Incansável, Divaldo é essa verdadeira legenda do movimento espírita, levando a mensagem de Jesus a tantos quantos desejam empreender sua ascensão espiritual. Neste particular, inúmeras vezes recebe a gratidão de pessoas que testemunham o auxílio que lhes foi dispensado pelos Benfeitores Espirituais durante as conferências e seminários realizados.

Pois bem, Divaldo é o protagonista dessa façanha. Com 85 anos, possuidor de vigor físico e emocional em alto grau, consegue resistir e assimilar as diversas situações que se apresentam em uma viagem de tal porte. Nos aeroportos e estações de trens, de proporções gigantescas, se comparadas aos maiores do Brasil, Divaldo, carregando sua própria bagagem, caminha célere, não raro mais de 20 minutos até as salas de embarque, significando um quilômetro, às vezes mais.

Peregrinando pelas terras europeias, sempre levando as imorredouras mensagens de Mestre de Nazaré, falando aos corações cheios de esperança em um porvir de plenitude, auxiliando a criatura a conquistar a felicidade, Divaldo atendeu de forma magistral a cada um que se lhe acercou, estimulando-os a prosseguirem no caminho traçado por Jesus. O Semeador de Estrelas abordou a questão da transição planetária, afirmando que Espíritos de outras dimensões estão encarnando na Terra, contribuindo para que a humanidade que a habita alcance a categoria de mundo de regeneração. Nessa transição há um processo de transformação biológica, onde o corpo humano alcançará um aperfeiçoamento, visando debelar as doenças degenerativas, disse o Arauto do Evangelho. O mundo velho, perverso, de iniquidades vai cedendo lugar ao mundo de regeneração.

O Paulo de Tarso dos dias atuais esteve presente, em Stuttgart/Alemanha, no 3º Congresso Espírita Alemão. O Movimento Você a Paz foi realizado em Londres/Inglaterra e em Zurique/Suíça. Na Finlândia, em Helsinque, protagonizou o lançado de O Livro dos Médiuns em finlandês, – Meedioiden Kirja -, traduzido por Pekka Kaarakainen, juntando-se aos já traduzidos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.

Na jornada atual foram 21 conferências, em media com duas horas de duração cada, 05 seminários de 6 horas, 11 minisseminários entre 3 e 4 horas. Para que tudo isso pudesse ser realizado foi necessário um planejamento cuidadoso e que se iniciou com seis meses de antecedência. O exercício de uma disciplina férrea para seguir o planejado, a atividade psicográfica que não é interrompida, atender seu trabalho em Salvador, cuidar da correspondência diariamente, telefonemas para dar continuidade e controlar a execução das atividades da Mansão do Caminho, foram diligentemente executados, pois que nada pode sofrer solução de continuidade.

A tarefa doutrinária na Europa sagrou-se de sucesso ímpar. O público participante foi o maior desde o distante ano de 1967, quando Divaldo iniciou seu trabalho na Europa. São quase quarenta e cinco anos de labor doutrinário, levando o conhecimento contido nas Obras Básicas da Doutrina Espírita, as mensagens cristãs de fraternidade, de solidariedade e de amor.

Incentivador nato, ombreou com os trabalhadores do Cristo, muitos deles brasileiros radicados na Europa, a perseverarem no estudo, na divulgação, no atendimento aos necessitados de consolação, na constituição de núcleos visando a fundação de instituições espíritas. Podemos afirmar categoricamente que os objetivos iniciais estão consolidados, quase todos, e produzindo ricos e enobrecedores resultados.

A força e a dedicação de Divaldo são inusitadas. Atravessando fronteiras geográficas e linguísticas, vencendo o tempo, o clima, superando o desgaste físico e mental para estar integrado com nossos irmãos de ideal espírita e simpatizantes. Reflitamos sobre o nosso esforço em vencer pequenas dificuldades, sejam materiais ou de relacionamentos interpessoais.

Exuberante em seus 85 anos de idade, com 65 anos de experiência no campo da oratória, profundo conhecedor da Doutrina Espírita, Divaldo Pereira Franco é reconhecido, nacional e internacionalmente, como um grande espírita. Sua obra, no campo da psicografia, da mediunidade, da oratória e da caridade, conforme atesta a atividade desenvolvida na Mansão do Caminho em Salvador/BA, torna-o digno de louvor.

Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo é o semeador de sentimentos nobres nas mentes e corações humanos. Neste longo trabalho doutrinário, realizado recentemente na Europa, o Peregrino de Jesus teve a oportunidade de constatar que sua dedicação e seu esforço de quase 45 anos em terras europeias, juntamente com a colaboração de inúmeras pessoas lá radicadas ou nativas, está produzindo resultados alvissareiros.

Paulo Salerno

 

 

 (Texto e fotos recebidos em email de Paulo Salerno)

Divaldo com grupo de espíritas escandinavos

Divaldo e homenageados no Você e a Paz, de Zurique;  Divaldo em Sankt Johann-Áustria, pela 1ª vez; Divaldo no 3º Congresso Espírita Alemão; O Livro dos Médiuns em finlandês.

 

 

 

Informações da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Infância e Juventude

“Prossigo para o alvo” (Paulo, Filipenses, 3:14) será o tema do 6º Encontro Nacional de Diretores de DIJ que ocorrerá de 20 a 22 de julho com promoção da Federação Espírita Brasileira. A FEB receberá o evento em sua sede, em Brasília e contará com dirigentes da Área de Infância e Juventude das Entidades Federativas Estaduais que integram o Conselho Federativo Nacional. Entre os objetivos específicos do Encontro estão o de promover o compartilhamento das experiências vivenciadas pela Área de Infância e Juventude das Entidades Federativas Estaduais na implantação dos projetos dinamizadores e qualificadores da Evangelização e elaborar o Plano de Trabalho para a Área de Infância e Juventude, em articulação com o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (CFN/FEB). No link abaixo poderão ser acessadas informações sobre a tarefa de Evangelização de infância e juventude: http://www.febnet.org.br/blog/topico/geral/estudos/dij/#72; Contatos: [email protected]

Lançamento na FEB: DVDs com psicofonias de Chico Xavier

A Federação Espírita Brasileira será o local do lançamento de DVD inédito: Instruções Psicofônicas & Vozes do Grande Além, produzido pela Versátil Vídeo Spirite. O evento ocorrerá no dia 20 de julho, às 18h30, no final das atividades do dia do Encontro Nacional do DIJ, no auditório do prédio Unificação, contando com a presença do produtor Oceano Vieira Melo e de Arnaldo Rocha, que foi fundador juntamente com Chico Xavier do Grupo Espírita Meimei em Pedro Leopoldo (MG) e dirigente das reuniões gravadas entre 1954 e 1956. Posteriormente foram transcritas nos livros Instruções Psicofônicas eVozes do Grande Além, ambos editados pela FEB. Informações: www.febnet.org.brhttp://www.dvdversatil.com.br/instrucoes-psicofonicas-vozes-do-grande-alem-3-dvds-em-agosto/

 

 

 

 

7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba

 

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

Registro. Realizado o 4º. Encontro Paulista de Monitores do ESDE

Bauru, SP

 

 

Acesse as fotos aqui:

https://picasaweb.google.com/100669855455944862077/ESDE4EncontroPaulistaDeMonitoresSabado#
https://picasaweb.google.com/100669855455944862077/ESDE4EncontroPaulistaDeMonitoresDomingo#

 

Foi realizado na cidade de Bauru/SP, nos dias 14 e 15 de Julho o 4º ENCONTRO PAULISTA DE MONITORES DO ESDE, nas amplas dependências do Centro Espírita Chico Xavier, Rua Inconfidência, 1-08.
Objetivo:- reunir monitores de grupos de ESDE, para a troca de experiências, estudos e aprendizado sobre os princípios e dinâmica deste programa de estudos.

 

Após um ano de preparação, nosso encontro foi realizado com sucesso!!!
Contamos com a presença de companheiros de Araraquara, Pitangueiras, Ribeirão Preto, Ourinhos, Sorocaba, Guarulhos, Santo André, São Paulo, Cotia, Piracicaba, Pirajuí, Macatuba, Bonfim Paulista, Porto Feliz, Guarulhos, Bariri, Mineiros do Tietê, Itaberá, Itapeva, Sorocaba, Marília, Matão,  e duas representantes interestaduais:- Vera Lúcia ( Rio de Janeiro) e Jane Ribeiro (Uberaba/MG).

 

Num total 170 inscristos e a valiosa presença das equipes de trabalho.

 

A Equipe Organizadora agradece a presença e todos os companheiros que estiveram presentes especialmente aos voluntários que trabalharam para a realização deste encontro.

 

Que a Paz do Mestre Jesus esteja sempre presente em nossos corações e que possamos estar cada vez mais fortalecidos para divulgação e aprendizado deste novo método de estudo, como disse o expositor na noite do dia 14/07 (sábado), Nazil Canarin Jr:-

 

"LER, ENTENDER, COMPREENDER"

Realização da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo,

com o apoio da USE Intermunicipal de Bauru.

 

(Informações recebidas em email de Fátima Antunes)

 

 

 

XXII Feirão Beneficente Pró-Mansão do Caminho

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Ana Maria Spranger Luiz [[email protected]])

 

 

 

 

Simpósio Mediunidade: Caminho Para Ser Feliz

Recife,  PE

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Imagem inline 1

 

Convidamos para a palestra "A Nova Era na Visão Espírita", com João Luiz Pessoa.
O expositor é Presidente do Centro Espírita Regeneração (CER) e da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis (SEJA), ambos em São Gonçalo (RJ).
Autor do livro "O estudo da Doutrina Espírita: de Allan Kardec aos nossos dias" - Editora SEJA, João Luiz desempenha suas atividades profissionais como cirurgião-dentista.

O evento faz parte do Ciclo Mensal de Palestras e será realizado no dia 29 de julho, domingo, às 17h.

Maiores informações pelo site nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

Fraternalmente.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dr. Sérgio Lopes

Santana do Livramento, RS

 

PALESTRA ESPÍRITA

IMPACTO DA ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE

 

DR. SÉRGIO LOPES

Médico Psiquiatra

 

Dia 20 de julho

às 20 h.

 

Ginásio Guanabara

 

Entrada franca

 

Promove: União Municipal Espírita de Santana do Livramento

 

(Informação recebida em email de Nery de Lima Pereira [[email protected]])

Divisa Internacional:   Santana do Livramento (Brasil)  - Rivera (Uruguai)

 

 

 

 

I Simpósio da AME

Nova Friburgo, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestra Espírita com Leonísio Antonio da Silva

Wenceslau Braz, PR

 

(Informação recebida em email  de Regina Bachega)

 

 

 

 

VI  Encontro de Medicina e Espiritualidade de Alagoas

Maceió, AL

 

Data: 17 e 18 de agosto de 2012

Local: Auditório do CESMAC, Rua Cônego Machado, 918, Maceió/AL

Hora: às 20h

Valor: R$ 30,00 - Estudante: R$ 15,00

Inscrições:

Ótica Rio Branco (Shopping Maceió)

Federação Espírita do Estado de Alagoas, Rua Barão de Maceió, 212, Centro, Maceió/AL

 

AME-AL promove o VI Encontro de Medicina e Espiritualidade e o I Encontro de Psicologia e Espiritualidade de Alagoas em parceria com o Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). O evento será realizado no Auditório do CESMAC e contará com a participação de eminentes conferencistas e convidados de outros estados tendo como tema central:

Psicologia, a Ciência da Alma.

O Encontro é aberto ao público em geral tendo como público alvo Psicólogos, acadêmicos e demais profissionais da área de saúde.

MAIORES INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI.

http://www.amealagoas.com.br/destaques-principais/vi-encontro-de-medicina-e-o-i-encontro-de-psicologia-e-espiritualidade-de-alagoas/

(Informação recebida em email de Gioavana Campos e site)

 

 

 

Federação Espírita Portuguesa

 Projeto: Coro e Orquestra Eletroacústica. Lisboa

 

(Informação recebida em emails de FEP-Departamento Informação [[email protected]] e de Nuno Emanuel)

 

 

 

Palestra com José Carlos de Lucca

Campinas, SP

 

Amigos:
A Instituição Dias da Cruz estará recebendo o escritor e palestrante espírita JOSÈ CARLOS DE LUCCA,

autor de inúmeros livros, Já proferiu mais de 2.000 palestras a respeito dos temas desenvolvidos em seus livros.
Solicito a colaboração de todos para divulgarmos esse evento em Campinas.
JOSÉ CARLOS DE LUCCA - CURA E LIBERTAÇÃO
DATA - 11 DE AGOSTO DE 2012
HORA - 16 HORAS
LOCAL - INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL DIAS DA CRUZ
RUA JOÃO RODRIGUES SERRA 451
JD EULINA
CAMPINAS - SP
FONE - (19) 3241-9393
EMAIL - [email protected]
O evento é gratuito e os lugares são limitados ao número de assentos disponíveis no local.
Cartaz em anexo para detalhes.
Obrigada.
Valéria Bilharinho
Instituição DIas da Cruz


(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Palestras programadas para o Núcleo de Assistência  Social de Conduta Espírita Rivail – NASCER. São Paulo, SP 

 

RUA PEDRO LUIS DE SOUZA, N.º 35 - JARDIM BRASÍLIA. TELEFONE PARA CONTATO: (11) 2958.0550 - E-MAIL: [email protected]

 

1º)  DIA 09/08 - PALESTRA COM O SENHOR ALCIR LUIZ TONOLI COM O TEMA: VAMPIRO DE ALMAS - HORÁRIO DAS 20:00 AS 21:20
                        HS QUINTA FEIRA

2º) DIA 16/08 - PALESTRA COM A SENHORA SUELY CALDAS SCHUBERT COM O TEMA: INFLUÊNCIAS DOS ESPÍRITOS EM NOSSA
                      VIDA - HORÁRIO DAS 20 AS 22:00 HS QUINTA FEIRA

3º) DIA 25/08 - PALESTRA COM O SENHOR LUIZ AUGUSTO MACEDO COM O TEMA: O BOM SAMARITANO - HORÁRIO DAS 18:00 AS
                      20:00 HS. SÁBADO

4º) DIA 13/09 - PALESTRA COM O SENHOR LUIZ MARCELO LOBATO: AINDA NÃO NOS PASSOU O TEMA. - HORÁRIO DAS 20:00 AS
                      21:30 HS QUINTA FEIRA

5º) DIA 17/10 - PALESTRA COM O SENHOR ISMAEL BATISTA COM O TEMA: NOS BASTIDORES DE UMA REUNIÃO ESPÍRITA. 20:00
                          AS 22:00 HS. QUARTA FEIRA

6º) DIA 27/10 - PALESTRA COM O SENHOR IVAN RICARDO ROGÉRIO COM O TEMA: O PRINCÍPIO ESPIRITUAL NOS DIVERSOS
                      REINOS DA NATUREZA - HORÁRIO DAS 18:00 AS 20:00 HS. - SÁBADO

7º) DIA 08/11 - PALESTRA COM O SENHOR FÁBIO FADEL COM O TEMA: MEDIUNIDADE EM TODAS AS EPÓCAS. HORÁRIO DAS 20:00
                      AS 21:30 HS - QUINTA

8º) DIA 25/11 - SEMINÁRIO COM O SENHOR AMÉRICO SUCENA: FALANDO COM OS ESPÍRITOS. HORÁRIO DAS 9:00 AS 12:00 HS
                           DOMINGO

9º) DIA 01/12 - 1ª PARTE SEMINÁRIO COM OS SENHORES VERA LÚCIA E WALTER BIANCHI: TEMA REENCARNAÇÕES DE EURÍPEDES BARSANULFO - HORÁRIO 
                      DAS  18:00 AS 2100 HORAS

10º) DIA 06/12 - 2ª PARTE SEMINÁRIO COM OS SENHORES VERA LÚCIA E WALTER BIANCHI: TEMA VIDA E OBRA DE EURÍDES BARSANULFO - HORÁRIO DAS 18:00 
                       AS 2100 HORAS

(Informações recebidas em email de angela7 [[email protected]])

 

 

 

8º. Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – ENLIHPE 2012

 São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Marco Milani; [email protected]; em nome de; Msn [[email protected]]; [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Bruno Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

XIV Encontro para Estudo da Ciência Espírita

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de DIRCEU SANT ANA [[email protected]])

 

 

 

XIV Noite Portuguesa

Araçatuba, SP

 

(Informação do site www.avozdoespiritismo.com.br)

 

 

 

 

Feijoada Beneficente da USE Intermunicipal de Santos

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Programação Especial de Aniversário de 35 anos da Creche Meimei

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informação recebida em emails  de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

 

 

 

9º. Caruru do Centro Espírita Claudionor de Carvalho

Itabuna, BA

Queridos Irmãos,
Segue em anexo o Cartaz do 9° Caruru que será realizado:
Data: 21/07/2012 - Sábado
HORÁRIO: 19:00H
INVESTIMENTO: R$15,00
LOCAL: Centro Espírita Claudionor de Carvalho
ENDEREÇO: Av. José Monstans - Nº858 - Bairro Santo Antonio - Itabuna - BA
Tel.: (73)3617-3001/9196-8109/8818-0779
Não deixe de participar e ajudar com a divulgação, para que possamos da continuidade na construção e nas atividades da Casa.

Grata,

Equipe CECC

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

 

As Casas Espíritas e o Aborto

 

Neide A. Fonseca

 

 

As casas espíritas por sua vocação, tal qual a Casa do Caminho a época do cristianismo primitivo, deve abrigar; amparar a todos os necessitados do corpo e da alma. Deve esclarecer os ensinamentos de Jesus, com uma linguagem adequada aos novos tempos, porem, com o mesmo conteúdo amoroso e cheio de esperança.

 

Na Casa do Caminho, assim como Jesus, os apóstolos ensinavam e praticavam, espalhando o consolo e o esclarecimento do Evangelho. Na atualidade nós – os espiritistas, que pretendemos reviver o cristianismo em sua pureza, precisamos rever algumas ações, notadamente no que se refere ao aborto.

 

Aprendemos, conforme questão 358 do O Livro dos Espíritos, que aborto é crime, logo, quem comete tal ato é criminoso. A partir daí mal falamos sobre o assunto seja para esclarecer amorosamente, seja consolar uma irmã em Cristo que tenha praticado o ato.

 

Raríssimas vezes o Atendimento Fraterno das Casas Espíritas tem atendido mulheres que pensam em praticar ou tenham praticado o abortamento. Por ser um tema difícil, não se sentem à vontade para ‘abrir’ o coração com medo de serem condenadas, saindo muitas vezes pior do que quando entraram, sem uma palavra de consolo e de esperança.

 

Se Jesus não condenou a ninguém, quem somos nos para condenar? A mulher que fez um abortamento deve sair da Casa Espírita com esperança, com desejo de refazer o caminho, confiante de que não será apedrejada em praça publica porque ninguém a condenara.

 

Outra dificuldade das Casas Espíritas são as palestras publicas sobre o tema, que na maioria das vezes, também não são esclarecedoras e consoladoras, ao contrario, falam de perseguição espiritual; obsessão; umbral; ate criaram o tal vale dos abortados. Atemorizam, desanimam!

 

Por obvio que a reparação à lei imutável terá de ser feita, porem não com o sentimento de culpa, que paralisa a criatura, mas com o sentimento consciente de quem entendeu o valor da vida no corpo físico, e que Deus em sua infinita sabedoria não condena nem absolve ninguém, tudo esta na nossa consciência. E é ela quem nos cobra e nos impulsiona a reparar o erro e a nos harmonizarmos com o Universo.

 

É papel das Casas Espíritas auxiliar na reeducação das criaturas com base no Evangelho, principalmente nesse período que a humanidade atravessa, em tempos de acirramento do materialismo.

 

Como ensina André Luiz[1], “Temos no Plano Terrestre cada povo com seu código penal apropriado à evolução em que se encontra.... Uma existência pode estar repleta de acertos e desacertos, méritos e deméritos e a Misericórdia do Senhor preceitua, não que o delinqüente seja flagelado, com extensão indiscriminada de dor expiatória, o que seria volúpia de castigar nos tribunais do destino, invariavelmente regidos pela Equidade Soberana, mas sim que o mal seja suprimido de suas vítimas, com a possível redução de sofrimento......”.

Nesse momento em que no Brasil a mudança do Código Penal esta em discussão, as Casas Espíritas tem o dever de esclarecer em suas palestras o significado real da vida.

Se por ventura, o Congresso Nacional aprovar a proposta da comissão de juristas responsáveis pelas mudanças no Código Penal, teremos a ampliação de possibilidades do aborto legal.

 

Embora no novo texto, a pratica do aborto continuar sendo crime nas duas situações já existentes, ampliam-se as possibilidades da pratica de abortamento legal, no caso de anencefalia e outras doenças que segundo o entendimento deles possam impedir a vida extra-uterina.

Também deixará de ser crime o aborto por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação (3º.  mês de gestação), quando o médico ou psicólogo constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas de arcar com a maternidade.

 

Os abortistas consideram estar dando um passo significativo na liberdade da mulher sobre seu próprio corpo.  É um ganho, segundo essas pessoas, para a autonomia sexual e reprodutiva das mulheres. Porem, afirmam ainda que a proposta não é a ideal, porque não traz a autonomia da mulher como principio, ou seja, não é a mulher quem decide, mas sim um especialista.

Os que defendem tanto os “avanços” como os que querem mais, se articulam e estão tentando influenciar ao máximo o Congresso para verem seus objetivos alcançados.

 

O Parlamento é a Casa do Povo. Deste modo, podemos e devemos participar desse debate expondo nossas idéias, nosso conhecimento teórico e pratico a respeito.

Devemos fazer de cada Casa Espírita um front na luta pela vida. Esclarecendo a todos que freqüentam nossas palestras publicas e a população do entorno.

 

A defesa da vida tem que ser pauta constante dos palestrantes.

Campanhas de rua devem ser feitas, sempre levando mensagens esclarecedoras em prol da vida.

Não haverá mundo de regeneração se não houver o fim do abortamento.

 

Para dizer não ao anteprojeto do Código Penal - PLS 236/2012, é preciso mais do que o uso pelos militantes da causa, de camisetas dizendo não ao aborto. E preciso mostrar para as pessoas que: Quando qualquer crime seja tornado um comportamento legal, jamais se enquadrará nos processos morais das Leis Soberanas que sustentam o Universo em nome de Deus[2]....”.

 

Espíritas unamo-nos pela vida contra o aborto. Esse é o momento de mostrarmos nossa fidelidade a Jesus e não negá-lo por três ou mais vezes como outrora já o fizemos. Que nossas Casas Espíritas sejam como a Casa do Caminho de priscas eras!

 

 

Neide A. Fonseca – Especialista em Direito Constitucional e Político. É Espírita militante da Associação Espírita Kardecista Raio Luz. Participante da Equipe do EFE (Projeto Estudos Filosóficos Espíritas) e do VER (Projeto Visão Espírita da Religiosidade).

 

 

Ficheiro:Nicolas Poussin 008.jpg

Cristo e a Adúltera, de  Nicolas Poussin

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nicolas_Poussin_008.jpg

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

 



[1] Xavier, Francisco Candido; Vieira, Waldo, pelo Espírito André Luiz. – Evolução em dois mundos – FEB.

[2] FRANCO, Divaldo Pereira. Alerta. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL