Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 23 de julho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/23-07-2012.htm

 

 

 

 

 

Um pouco da história

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

III–  Os hieróglifos decifrados

 

 

     A pesquisa desenvolvida por Champollion para revelar o conteúdo dos hieróglifos assemelhou-se a um verdadeiro quebra-cabeças.

     Reconheceu a impossibilidade de cada hieróglifo isoladamente significar sempre uma letra de alfabeto ou uma palavra.

     A dedução era lógica: sendo os sinais em número superior a setecentos, mostravam-se excessivos para comportar a primeira hipótese, e insuficientes para a segunda.

     A experiência acumulada no estudo das antigas línguas orientais lhe direcionou para a possibilidade daqueles elementos representarem fonogramas, ou seja, cada sinal ou grupo de sinais representarem determinado som.

     Esse hipótese, que já havia sido aventada por alguns estudiosos, só com Champollion obteve comprovação científica.

     A publicação de suas conclusões se deu na famosa “Lettre à M. Dacier”, datada de 22 de setembro de 1822, e comunicada cinco dias após, a 27 de setembro.

     Nesta carta e em outras duas obras posteriores, “Le Précis Du systéme Hiéroglyphique dês Anciens Egyptiens” (1824) e “Les Príncipes généraux de la langue égyptienne” (óbra póstuma), o insigne mestre desvendou o segredo dos hieróglifos, como prometera a Fourier, em 1806, aos dezesseis anos, tornando o conhecimento daquela escrita tão fácil e exato como o de qualquer outra língua morta conhecida, estudada e constante dos currículos acadêmicos.  

 

     Síntese da grande descoberta

 

     A Pedra de Roseta, com seu texto de grafia tríplice, era o material que faltava a Champollion, o sábio preparado para interpretá-la.

     O mestre, conhecedor do grego, leu o texto naquela língua sem dificuldades.

     Até ai,  nenhuma novidade, porquanto desde a descoberta da curiosa lápide os especialistas conhecedores do grego já haviam feito a constatação de que fora grafada à época dos Ptolomeus.

     Aliás, o seu irmão Jacques Joseph, já havia feito a tradução integral do texto grego. Mas, e o resto? Que estaria escrito nos dois outros textos de grafias tão estranhas e consideradas desconhecidas?

     Champolion dominava amplamente o copta, uma escrita que os egípcios utilizaram entre os séculos II e VII dC.

     Analisando o texto intermediário da pedra, verificou que o texto trazia alguns caracteres não muito distantes do copta.

     Passou então fazer comparações entre o grego, o copta, o texto intermediário e o hieróglifo em busca dos fonogramas correspondentes.

     Centrou inicialmente sua atenção nos nomes próprios e encontrou os de Cleópatra e Ptolomeu no texto intermediário.

     Em seguida, foi ao primeiro texto, grafado em hieróglifos, e igualmente identificou aqueles nomes próprios, notando uma particularidade: os nomes reais ou dos faraós tinham uma moldura a circundá-los, peculiaridade que os franceses batizaram de “cartouche”.      

     Essa descoberta confirmou sua intuição: os hieróglifos representavam fonogramas (sons). Porém, não representavam apenas sons.

     Aprofundando-se nas pesquisas, verificou que alguns sinais eram ideográficos (exprimiam idéias); outros, alfabéticos, e alguns, mudos ou determinativos para distinção dos homófonos. Comprovou que os textos da Pedra de Roseta na realidade era um texto único em grafias diferentes: hieróglifo, demótico e grego.

     Mas isso foi só o começo. Descobriu que os egípcios, segundo a época, ora escreviam de cima para baixo, como de baixo para cima, ou da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita, além das características próprias dos textos sagrados, muito mais complexos que os textos simples.

     Enfim, uma tarefa de fôlego, que dele exigiu trabalho diuturno ao lado dos fiéis colaboradores.

     Graças à sua descoberta é que a civilização egípcia, a partir de 1822, ano da publicidade de suas conclusões, realmente passou a ser conhecida pela  possibilidade de leitura de todos os seus escritos.

     Sem o estudo preciso e conclusivo de Champollion, autor algum, antigo ou contemporâneo, teria condições  de escrever as obras sobre o Egito que hoje se usam nos bancos escolares; arqueólogo algum, como interpretar o que acha; e museu algum, como explicar o significado dos tesouros egípcios que enriquecem suas galerias.

     A partir de Champollion, é que se pôde estabelecer com maior precisão a cronologia da civilização egípcia, conhecer seus governantes, apreciar sua literatura e os seus usos e costumes.

     Assim, não obstante a civilização egípcia ser das mais antigas que se conhece, o conhecimento de sua verdadeira história ainda não completou dois séculos.

 

A obra continua

 

     Champollion sacode o mundo.

     Depois da descoberta, partiu para Turim, a fim de estudar a importantíssima coleção de Drovetti, com a ajuda de seu mecenas, o Conde de Blacas.

     Ali, conheceu as estátuas colossais e uma infinidade de documentos, que analisou e catalogou, dando publicidade periódica ao resultado de suas pesquisas.

    Acrescentou dezenas de nomes reais em sua relação.

    Percorreu a Itália, especialmente as cidades de Roma, Nápoles, Florença e Livorno, para estudar seus monumentos, acervos arqueológicos e formas de organização de museus.

     Em 17 de maio de 1826, o rei da França faz criar a segunda secção do Museu de Antiguidades do Louvre, consagrado aos monumentos egípcios e orientais, dando a chefia a Champollion, que se revela um museólogo revolucionário para a época.

     Somente em 1828, concretizou seu acalentado sonho de conhecer pessoalmente o Egito, dirigindo uma importante expedição.

     Lá, vislumbra com os próprios olhos tudo aquilo que já vira retratado nas infinidades de desenhos e apontamentos, sobre os quais de debruçara durante tantos anos.

     Morreu em 1832, aos 42 anos; sepultado no famoso cemitério Père Lachaise, em Paris, seu túmulo figura entre os mais visitados, onde também estão os de figuras eminentes como Allan Kardec, Balzac, Delacroix, Marcel Proust, Bellini, Rossini, Apollinaire, Gabriel Delanne, Jean Pierre Leymarie, dentre muitos outros.

 

     Próximo artigo, na próxima semana: IV – O Nilo e suas inundações

 

Réplica da Pedra de Roseta entre canhões em Rashid (Rosetta)

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Historical_cannons_in_Rosetta.JPG

Tabela de Champollion contendo os sinais fonéticos em grafia Hieróglifa e Demótica na carta a Dacier.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Piedra_de_Rosetta

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hier%C3%B3glifo

File:Lettre à M. Dacier (1822).jpg

Carta a Dacier

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lettre_%C3%A0_M._Dacier_(1822).jpg

O templo de Luxor e o Rio Nilo,  Egito.  Do outro lado do rio ficam as necrópoles dos Reis e da Rainhas. Foto Ismael Gobbo

Museu Egípcio de Turim. Foto gentilmente cedida pelo museu. Acervo particular Ismael Gobbo

 

 File:Rosetta Stone International Congress of Orientalists ILN 1874.jpg

Experts analisam a Pedra de Roseta durante o Congresso Internacional de Orientalistas no ano de 1874.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rosetta_Stone_International_Congress_of_Orientalists_ILN_1874.jpg

Túmulo de Jean François Champollion “O Jovem” em forma de obelisco egípcio

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

O Rio Nilo atravessando a cidade do Cairo, Egito.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

FEB: Lançamento de DVD com psicofonias de Chico Xavier

Brasília, DF

 

No dia 20 de julho, a Federação Espírita Brasileira foi o local para o primeiro lançamento do DVD Instruções Psicofônicas e Vozes do Grande Além, editado pela Versátil Vídeo Spirite. Reúne mensagens psicofônicas recebidas pelo médium Chico Xavier, em reuniões do Grupo Espírita Meimei, em Pedro Leopoldo (MG) e que posteriormente foram transcritas nos livros Instruções Psicofônicas e Vozes do Grande Além, ambos editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Usaram da palavra o presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, o editor do DVD Oceano Vieira Melo e Arnaldo Rocha, então dirigente da reunião, fundador do Grupo Meimei e organizador dos livros. No lançamento foi apresentada gravação de mensagem de Meimei, pela psicofonia de Chico Xavier. O lançamento ocorreu após um dia de trabalho do VI Encontro Nacional de Diretores de Departamento de Infância e Juventude, e, houve também momento de autógrafos do DVD histórico. O visitante Arnaldo Rocha também participou de gravações na FEB de videoaulas e entrevista , dentro da série "Estudos do Evangelho à Luz do Espiritismo", que tem sido veiculada pela TVCEI.

Informações: www.febnet.org.br; www.tvcei.com; http://www.dvdversatil.com.br/instrucoes-psicofonicas-vozes-do-grande-alem-3-dvds-em-agosto/

 

 

Lançamento de DVD com psicofonias de Chico Xavier. Nas fotos César Perri, Oceano Vieira de Melo, Arnaldo Rocha e Oceano autografando.

Gravação Série Estudos do Evangelho; gravação entrevista série Estudos do Evangelho.

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no

XIV Congresso Espírita Colombiano. Ibagué, Colômbia

 

Atendendo ao nosso pedido o conferencista Divaldo Pereira Franco gentilmente nos enviou uma nota acerca de sua participação do XIV Congresso Espírita Colombiano que abaixo reproduzimos.

 

 

 

 

Querido Ismael:

sempre em paz.

Encontro-me em Ibagué, na Colômbia, há dois dias, participando do XIV Congresso Espírita Colombiano.

A programação está excelente e as atividades transcorrem em grande clima de paz e de  fidelidade à Codificação.

O Auditório do Centro de Convenções da Cidade tem sido insuficiente para atender a multidão que tem acorrido aos labores. São 600 lugares e, desde o primeiro dia, tem estado superlotado. Amanhã será encerrado.

Encontro-me programado para atividades nos 4 dias, havendo proferido a conferência inaugural, e também, além de duas outras, ontem e hoje, a de encerramento amanhã.

Aqui estive, nos primórdios do movimento, com o casal Martínez, ela uma grande trabalhadora, a senhora Colômbia Montoya de Martínez, desencarnada, há apenas dois meses.

E confortador ver o movimento espírita crescer, enriquecendo vidas que são libertadas pelo conhecimento da imortalidade  e confortando corações.

Abraços,

Divaldo 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de sábado,  21/7/2012)

Divaldo Pereira Franco, Colombia de Martinez e Gonzalo Fernandes,

ambos do Circulo “Fuerzas Amigas”, Bogotá Colômbia.

Foto do Anuário Espírita, Ide, Araras, SP, 1974

 

 

 

 

Atividades programadas com  Dra. Marlene Nobre em

Araçatuba, SP

 

 

 

 

Encontro Anual Cairbar Schutel EAC 2012

 Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de use matao [[email protected]])

Parque Ecológico em Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

I Mostra de Cinema Espiritualista

Holambra, SP

 

(Informação recebida em email de Marisa Cajado)

 

 

 

 

O Centro Espírita em Foco. Palestras Especiais todos

os últimos sábados de cada mês. Carapicuíba, SP

 
TEMAS DIVERSOS DIRECIONADOS PARA TRABALHADORES, COLABORADORES, DIRIGENTES E FRENQUENTADORES

 
 Dia 28/07 - Tema: O Funcionamento do Casa Espírita - Palestrante: Nelson Fantagucci  
 


 
TEMAS JÁ DESENVOLVIDOS
 
"MELINDRES NO CENTRO ESPÍRITA"
 
"CONVIVÊNCIA NA CASA ESPÍRITA"
 
"OS TRABALHADORES DA ULTIMA HORA"
 

“Os grupos são indivíduos coletivos que devem viver em paz como os indivíduos, se realmente são espíritas. Eles são os batalhões da grande falange. Ora, o que será feito de uma falange cujos batalhões se dividirem?”


“ O que digo das dissidências entre grupos vale, igualmente, para as que possam haver entre os indivíduos. Em semelhante circunstância, a opinião das pessoas imparciais é sempre favorável àquele que dá provas de maior grandeza e de generosidade. Aqui na Terra, onde ninguém é infalível, a indulgência recíproca é uma conseqüência do princípio da caridade que nos leva a agir para com os outros como quereríamos que os outros agissem para conosco.” (Allan Kardec – Viagem Espírita de 1862)  
 
LOCAL: NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER    HORÁRIO: 20:.00 HORAS
 
RUA ANTONIO CALIXTO FILHO, 17
 
VILA DIRCE - CARAPICUÍBA
 
ATRÁS DO MERCADO TODO DIA - ROTATÓRIA DA AVENIDA INOCÊNCIO SERÁFICO
 
ESPERAMOS TODOS COM ALEGRIA 
 
DIVULGUEM!

 

(Informação recebida em email de ROGERIO FERNANDO SILVA [[email protected]])

 

 

 

Fotos do 2º. Brechó Beneficente do Getal

Santos, SP

 

FOTOS DO 2º BRECHÓ BENEFICENTE NO GETAL DO DIA 21/07/2012

OS VOLUNTÁRIOS COMO SEMPRE COM MUITA ALEGRIA EM PARTICIPAR DO BRECHÓ EM BENEFICIO DAS OBRAS ASSISTENCIAS DO GRUPO ESP.TRABALHO AMOR E LUZ.

PARA VISUALIZAR TODAS AS FOTOS Imagem inline 1 OU ENTRE NO ENDEREÇO : https://picasaweb.google.com/118243878049587031847/2BRECHODOGETALDODIA21072012#

 

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

II Encontro de Arte e Cultura do CR2  no C.E. Obreiros do Bem

Cachoeira Paulista, SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

I Encontro de Pais &  Educadores Ave Cristo

Birigui, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Adriana Andozia [[email protected]] e de Fábio Ramos)

 

 

 

Programação de palestras da Instituição Espírita Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de guamalher [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Robson Frederico Cunha no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

PALESTRA.

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

SEGUNDA FEIRA - DIA 23/07/12.

ÀS 20:00 HORAS.

 

 ROBSON FREDERICO DA CUNHA.

(DA CIDADE DE ARAÇATUBA).

 

TEMA:-

“A NOVA ERA”.

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DE PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Ciclo de palestras com o orador Dr. Francisco Cajazeiras em cidades do

Estado de São Paulo

 

 

Imagem inline 1

 

DIA - 21/07/2012

Tema: "2012 e a Transição Planetária"

Local: IDE - Instituto de Difusão Espírita

Rua: Emilio Ferreira, 177 - Centro - Araras/SP - tel (19) 3541-3747 / (19)9785-7102

 

DIA: 22/07/2012

Tema: Transtornos Mentais na Visão Espírita

Local: Centro de Estudos Espíirtas "Nosso Lar"

Rua: Luiz Silvério, nº 120 - Vila Marieta - Campinas/SP

Contato: Emmanuel Cristiano

 

DIA: 23/07/2012

Tema: Desenvolvendo a Autoconsciência

Local: Graça Martins, 680 - Centro (Entrada pela AV.Tiradentes,fundos) Santa Barbara D'Oeste/SP

contato: Izabel (19) 3454-0269 / (19) 9789-8371

 

DIA: 24/07/2012

Tema: Cérebro: Hardware do Espírito

Local: Sede da USE Intermunicipal de Rio Claro - Rua 14, nº 240 - Bairro:São Benedito - Rio Claro/SP

contato: Sanches (19) 3534-7179

 

DIA: 25/07/2012

Tema: Depressão: A Doença da alma (as causas espirituais da depressão)

Local: União Espírita Jundaiense - Rua Joaquim Nabuco, 52 - Jundiaí/SP

Contato: Felicio (11) 4607-7471

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Encontro de Dirigentes Espíritas

Nova Andradina, MS

 

(Informação recebida em email de URE Nova Andradina)

Obelisco em rotatória de avenida na cidade de Nova Andradina, MS

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

1º. Encontro com a Cultura Espírita

Rádio Boa Nova

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Jantar Beneficente do G.E. Beneficente Maria Dolores

Jales, SP

 

 


CAROS AMIGOS E IRMÃOS

Convidamos a todos para um Jantar no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Será no dia 28 de julho de 2012, das 20 as 22 horas

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP

Pratos: frango crocante, arroz sírio, creme de abóbora com carne seca, farofa, salada alem mar, salada colorida

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE DE CONFRATERNIZAR EM NOSSO RECANTO DO CORAÇÃO

SEJA BEM VINDO

informações: fone 17- 3632.9983 (Jane) ou pelo e-mail: [email protected]

(se desejar reserve seu convite e retire no local)


Postado por ADELVAIR DAVID no DAVID em 7/22/2012 06:58:00 PM

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

 

Leia a Revista Eletrônica Semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Acesse o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse a Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Médium Mineiro Celso Almeida Afonso -  Dia-a-dia Buscando plena recuperação, Uberaba, MG

 

Querido irmão Ismael   

 Estou enviando matéria sobre o estado de saúde de médium Celso Almeida Afonso.

Se encontra também  em nosso site  e a família autorizou a publicação

 abraços Luizinho

 

--------------------

 

O médium Celso Almeida Afonso segue em tratamento contra um câncer que o abateu e passou por delicada cirurgia no dia 23 de fevereiro do corrente ano. O seu tratamento segue no  Hospital do Câncer, em Uberaba (MG). 

Após a delicada operação, o médium  ficou em recuperação por algum tempo, para a seguir iniciar as sessões de quimioterapia,  que levou três meses;  nesta segunda feira, 16 de julho, Celso Almeida começou o tratamento de radioterapia, que ao todo serão 25 sessões de segunda a sexta-feira,  atendido prontamente por eficiente equipe formada por três médicos.

Segundo informações do hospital especializado de Uberaba, o atendimento é prestado 24 horas por dia, com equipe médica, enfermagem e auxiliares, dando a ele total cobertura humanitária e pessoal.

História de muito amor e dedicação à causa espírita -Celso Almeida Afonso, médium psicógrafo, trabalhador do Centro Espírita Aurélio Agostinho, em Uberaba, tem um trabalho de luz prestado ao Brasil, em especial a Três Lagoas. “Seus laços   foram de amizade e atendimento; sempre que foi convidado aqui, esteve presente numa cruzada altamente produtiva”, lembra o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho (Luizinho), que diz  mais: “Pelo bem da Humanidade sempre esteve, desde 1987, e em todos os anos veio ininterruptamente, a nosso convite”.

Ainda nas lembranças, “a presença marcante do médium em nossa cidade sempre foi marcada por luz e alívio aos corações que sofrem na perda de entes queridos”, diz Luizinho. E lembra mais  que “o último trabalho em Três Lagoas foi em Junho de 2010;  foi nessa época que ele adoeceu e não pôde mais viajar”.

 “Estive pessoalmente, acompanhado de minha esposa Elzi, no dia de seu último trabalho de psicografia no Centro Espírita Aurélio Agostinho, na cidade de Uberaba, em 16 de dezembro de 2011”, - lembra o jornalista Luiz Corrêa -  “para nossa alegria, nossa querida filha Heleyne enviou  uma linda mensagem, na noite em que Celso recebeu várias mensagens consoladoras”.

Em abril do corrente ano Luizinho visitou  o grande médium,  mantendo constantemente contatos com seus familiares, recebendo informações que lhe têm trazido conforto ao saber que se encontra em constante restabelecimento. Ele diz que “em breve deverei retornar a Uberaba para outra visita, pois grande é a saudade”, diz Luizinho.

Adelino de Carvalho é o seu Mentor - “O Mentor Espiritual de Celso Almeida Afonso é o grande benfeitor da humanidade, Adelino de Carvalho,  sendo ele quem dirige todo o trabalho de Celso”, conta Luizinho, emocionado. E lembra mais que “Celso homenageou seu Adelino com uma linda música e ela faz parte de um de seus CDs;  temos certeza de que Seu Adelino está guiando todo o tratamento de Celso, na continuidade de milhares de tratamentos já executados por ambos em toda as suas vidas”, finalizou Luizinho.

 

(Na foto o médium Celso no trabalho de psicografia auxiliado pela sua esposa Silvia Almeida)

 

(Informações recebidas em emails de Jornalista Luiz corrêa [[email protected]])

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP