Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  11 de junho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/11-06-2012.htm

 

 

 

 

Entrevista de Leonor Santos a "Visió Espírita" de Barcelona

 

http://palavraluz.wordpress.com/2012/04/22/geeak-coimbra-entrevista-de-leonor-santos-a-visio-espirita-de-barcelona/

 

 

GEEAK – Coimbra / Entrevista de Leonor Santos a “Visió Espírita” de Barcelona

Publicado em 22/04/2012 por palavra luz

http://palavraluz.files.wordpress.com/2012/05/leo-2b.jpg?w=640

Leonor Santos, fundadora e dirigente do GEEAK – Coimbra

Entrevista feita por Jordi Santandreu a Leonor Santos, fundadora e dirigente do Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK, de Coimbra, e publicada na “Visió Espírita” revista de Setº/Outº de 2011 do Centre Espírita Amalia Domingo Soler – CEADS, de Barcelona. 

.

 

Visió Espírita: 15 anos e uma obra fantástica: como é possível?

.

Leonor Santos: Vai-se conseguindo com o tempo. Iniciámos o trabalho depois de um convite dos Espíritos, através dos quais recebi a mensagem de dar início a este projecto. Nesse momento não acreditava estar à altura, mas senti-me amparada por eles e a sua presença fortalecia-me.
Nunca pensei que as coisas iriam evoluir como realmente aconteceu: começámos há 15 anos numa pequena garagem e a partir daí as coisas desenvolveram-se rapidamente. No final do primeiro ano éramos umas cinquenta pessoas, e não paravam de vir mais e mais para nos conhecer. Não sabia como nos encontravam, porque não fazíamos publicidade. O espaço rapidamente se tornou obsoleto e tivemos que alargá-lo com a ocupação de uma área anexa.
Pouco tempo depois conseguimos alugar um sítio no qual ainda realizamos a maior parte das reuniões públicas às quais acorrem entre 120 a 130 pessoas, em média.
Finalmente, há três anos, comprámos um terreno fora da cidade de Coimbra, no qual estamos a construir umas novas instalações em ambiente rural e sossegado.

.

Visió Espírita: Qual significado que isso tem para si, pessoalmente?

.

Leonor Santos: Sinto uma grande responsabilidade porque o nosso trabalho alcançou o respeito e o apreço de muitas pessoas, incluindo o das instituições da cidade, nomeadamente do presidente da Câmara Municipal de Coimbra e dos serviços médicos da Segurança Social. Alguns médicos orientam para nós os seus doentes de forma a complementar os tratamentos ali recebidos. Tivemos também autorização da Direcção Hospitalar de Coimbra de acompanhar com tratamento de fluidoterapia certos doentes internados.
Quando olho para trás pergunto-me como foi possível e como foi tão grande o número de pessoas a acudir com as suas pequenas contribuições. Actualmente colaboram connosco entre 40 e 45 pessoas. Para tratamento recebemos famílias de variadas localidades do nosso país, do Algarve, da Guarda, de Viseu e até de além-fronteiras. Em certos casos ficam alojadas em Coimbra durante uma ou duas semanas para completar tratamentos de fluidoterapia.
Noutros casos somos nós próprios convidados. Há pouco tempo fomos ao Norte de Itália para colaborar com Regina Zanella e o seu grupo, para trabalhos de fluidoterapia. Foram dias maravilhosos. Realmente quando a tarefa nos é transmitido do além, não tem limites. Sinto-me com isso muito realizada e disposta a continuar.

.

Visió Espírita: E a sua vida familiar?

.

Leonor Santos: Compatibilizo bem o trabalho no Centro com a minha família, posto que sou respeitada no caminho que resolvi tomar e mesmo o meu marido Fernando e a minha filha mais nova, Tirsa, são membros muito activos do grupo. Este facto fortalece-nos muito. Não faço contas às horas que dedico ao Centro, tantas são as coisas que há para fazer. Não há praticamente tempo para descansar, nem Sábados, nem Domingos, nem feriados. Todos os dias são bons para o trabalho e poucas horas restam para descansar. É raro deitar-me antes das três da madrugada e às oito já estou a pé.
Para conseguir harmonizar bem os diferentes aspectos da jornada temos que nos organizar e programar bem todas as coisas. A minha casa é grande, cuido de minha mãe, de 85 anos, que vive connosco e procuro ter tudo devidamente orientado. Assim vou equilibrando as coisas embora, por vezes, nem sei bem como. Quanto ao meu trabalho, tenho a sorte de ser empresária, o que me permite gerir o tempo de forma autónoma.

.

Visió Espírita: Quais as pessoas que mais fortemente a influenciaram?

.

Leonor Santos: Em primeiro lugar devo mencionar Fernando Pereira Baltazar. Foi a pessoa que me ajudou a dar os primeiros passos e a equilibrar-me interiormente nesses tão delicados momentos. Em segundo lugar, Divaldo Pereira Franco. É uma pessoa que estimo muito, que respeito muito e a quem nunca vi desperdiçar um segundo na vida para ensinar e dar exemplo. Peço-lhe conselho muitas vezes. Outra pessoa importante é João Xavier de Almeida, antigo presidente da Federação Espírita Portuguesa, amigo generoso e bom conselheiro.

.

http://palavraluz.files.wordpress.com/2012/05/leo-01b.jpg?w=640

Setembre – Octubre 2011 Visió Espírita 20

 

(Contribuição recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

V Simpósio Espírita Nacional

Sevilha, Espanha

 

(Informações do site

 

 

Palestras e Seminário com César Perri

Três Lagoas, Andradina e Ilha Solteira, SP

 

César e Célia

Vamos agora divulgar os próximos eventos promovidos pelo Movimento de Unificação Regional que são as  palestras e o seminário que o Antonio Cesar Perri de Carvalho, Secretário Geral da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita Internacional fará em nossa região, relacionados a seguir:

16 de Junho - Sábado - 19 h (de MS) – Palestra: 70 Anos de Paulo e Estêvão.
G. F. E. José Xavier - Três Lagoas – Rua Zuleide Peres Tabox, 751 – Três Lagoas

 

17 de Junho - Domingo - 8:30 – Seminário: Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão.

C. E. Allan Kardec (anexo à Creche Nana Nenê) – Rua Rio de Janeiro, 1478 - Andradina.

Obs. Este seminário será ministrado em conjunto com a Célia Maria Rey de Carvalho, esposa do Cesar.

17 de Junho - Domingo - 19:30 - Palestra: Solidariedade e Simplicidade.

C. E. Cairbar Schutel - Ilha Solteira – Passeio Santos, 222 – Ilha Solteira

Forte abraço. Muita paz!!!
Cido

(Informação recebida em email de Flavio Soares)

 

 

1º Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Divinópolis, MG

 

O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis terá como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”. O objetivo do evento é apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade. Poderão participar profissionais inseridos nos vários campos da saúde em geral, educadores, estudantes universitários, espíritas e simpatizantes das áreas temáticas ministradas. O evento será realizado no período de 15 a 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua do Cobre, 57, Bairro Niterói. As inscrições serão aceitas até o dia 11 de maio. O investimento é de R$80,00. O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário em nome de A.M.E. – Aliança Municipal Espírita, na Caixa Econômica Federal, agência 3221, conta corrente 279-2-Op. 003. Encaminhar junto com o comprovante de depósito original a ficha de inscrição para Rua Guaraci Carlos de Freitas, 603, Bairro Santa Clara, Divinópolis, MG, CEP: 35500-074 ou pelo e-mail [email protected]. Assista ao filme publicitário no link http://www.youtube.com/watch?v=dGiGOTIAABE. Informações com Lucas Milagre pelo telefone (37)8410-1025 , no site www.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mail [email protected].

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no

Centro Espírita “Antonio de Pádua”. Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fatima Antunes)

 

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. e

harmonização musical com Paula Zamp. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Programação Semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

(Informação em emails de Leopoldo Zanardi e Otavio Cunha)

 

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

 

 

 

 

Revista semanal eletrônica O Consolador

Londrina, PR

 

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

RELATÓRIO GERAL DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UNIÃO

DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

No último final de semana, 3/6/2012, foi realizada a Assembléia Geral da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, onde foi eleita a nova Diretoria Executiva que dirigirá o órgão nos próximos 3 (três) anos. Este informativo divulgou na segunda-feira (4) noticias da assembléia. O presidente que deixou o cargo, José Antonio Luiz Balieiro, nos enviou o Relatório Geral que apresentou naquele evento, cuja primeira parte divulgamos no último sábado (9). Hoje concluímos o envio do documento. (Ismael Gobbo)

 

USE – TRIÊNIO 2009 / 2012

 

 

X – Demonstrativos e Relatórios Financeiros

Estão sendo apresentados em anexos.

 

Encerramento – Reconhecimento e gratidão

 

Registramos o nosso agradecimento a todos os que estando juntos contribuíram para que este relatório além da formalidade fosse um rol de atividades reais que planejamos, vivemos e executamos com responsabilidade e alegria.

Firmamos a admiração aos companheiros da Diretoria Executiva que com disposição enfrentaram as dificuldades do dia a dia para a dedicação ao trabalho de unificação espírita, mesmo diante de barreiras e intempéries que foram ultrapassadas com galhardia.

Destacamos e agradecemos pela atividade preponderante dos responsáveis pelos departamentos, assessorias e áreas de trabalho que representam a prestação de serviço, o movimento, a alma de um órgão de unificação como é a USE.

Ao Mestre Jesus, constantemente no leme, ao sempre presente patrono do trabalho de unificação Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, aos Benfeitores Espirituais, que sob os desígnios de Deus nos orientaram e apoiaram, o nosso agradecimento pelas oportunidades e o pedido de bênção no trabalho que não cessa.

 

“E agora, por que te deténs?! Prossigo...”

 

Ribeirão Preto, 03 de junho de 2012.

José Antônio Luiz Balieiro

Presidente da Diretoria Executiva

Neyde Schneider

Secretária Geral da Diretoria Executiva

Rosana Amado Gaspar

Primeira Tesoureira da Diretoria Executiva

 

 

 

 

      

 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PERÍODO

 

2011

 

01 a 05/12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saldo Anterior:

 

          364,89

 

      20.176,05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECEITA

 

 

 

 

 

 

 

Livros Recebidos

 

     75.715,02

 

      50.909,88

 

 

 

Contrib.Social/Cooperad.

 

     92.107,26

 

      76.065,84

 

 

 

Jornal

 

     20.558,02

 

        3.765,01

 

 

 

Doações Reforma

 

     38.862,29

 

        5.488,60

 

 

 

Rend Aplic

 

       1.330,69

 

                     -  

 

 

 

Congresso 2012

 

     24.400,00

 

      42.183,00

 

 

 

Outras Receitas

 

     16.482,04

 

        6.920,44

 

 

 

 

 

   269.455,32

 

    185.332,77

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESPESAS

 

 

 

 

 

 

 

Administrativas/Sociais

 

     43.566,36

 

      23.311,93

 

 

 

Pessoal/Parcel.INSS

 

     47.270,67

 

        3.961,07

 

 

 

Jornal/Divulgação

 

     28.574,26

 

        5.969,07

 

 

 

Pgto de Livros/Parcel FEB

 

     48.620,96

 

      28.909,83

 

 

 

Móveis e Equipamentos

 

       2.322,36

 

        4.378,95

 

 

 

Reforma

 

     73.338,59

 

        4.312,71

 

 

 

Congresso 2012

 

          680,00

 

      32.659,66

 

 

 

Financeiras

 

       5.270,96

 

        2.918,72

 

 

 

 

 

   249.644,16

 

    106.421,94

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saldo Final

 

     20.176,05

 

      99.086,88

 (¹)(²)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Notas Explicativas:

 

 

 

 

 

 

 

 (¹) Vr.aplicado: R$ 93.898,31

 

 

 

 

 

 

 

 (²) Congresso:  R$     643,34

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

Contas a Pagar

 

 

 

 

 

 

 

Reforma (06/12)

 

          125,00

 

 

 

 

 

Fornecedores (Incl. Congresso)

 

     38.475,19

 

 

 

 

 

Transp.e Diagramação

 

          700,00

 

 

 

 

 

INSS 103x 300,87(*)

       30.989,61

 

 

 

 

 

 

Ag. Consolidação(*)

       30.989,61

     39.300,19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Antonio Luiz Balieiro

       Rosana Amado Gaspar            Adonay F. de Andrade

 

 

 

          Presidente

              1ª Tesoureira

       2º Tesoureiro

 

 

 

 

 

           

         

 

Federação Espírita Brasileira

  Conselho Federativo Nacionalorte, Q. 603, Conj. F, Brasília-DF – Brasil, CEP 70830-030 Fone (61) 2101-6188.

REUNIÃO DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PERÍODO: NOVEMBRO DE 2010 a

OUTUBRO DE 2011

 

1. IDENTIFICAÇÃO

NOME DA FEDERATIVA : USE SP – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

ENDEREÇO: Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – São Paulo – SP – CEP. 02036.011

E-MAILS / WEB: [email protected] 

                             http://www.usesp.org.br

      TELEFONES / CELULAR / FAX:   (011)-2950.6554

 

 

2. ATUAL DIRETORIA

- Presidente                       José Antônio Luiz Balieiro

- 1º. Vice Presidente         Júlia Nezu Oliveira

- 2º. Vice Presidente          Neli Del Nery Prado  

- Secretário Geral               Neyde Schneider

- 1º. Secretário                    Aparecido José Orlando

- 2º. Secretário                    Hélio Alves Correa

- 3º. Secretário                   João Thiago Garcia

- 1º. Tesoureiro                   Rosana Amado Gaspar

- 2º. Tesoureiro                   Adonay Fernandes de Andrade

- Diretor de Patrimônio      Ortiz Fraga

 

Obs. Mandato até junho/2012.

 

 

3. INSTITUIÇÕES

 

- Instituições Unidas      1.400 (hum mil e quatrocentas) – atualizado em 2011

- Instituições Não-Unidas (estimativa) 800 - (oitocentas) - (somadas a estas as unidas, mantemos contato rotineiro com 2.200 associações espíritas).

Observação: de acordo com listagem do CNPJ há no estado aproximadamente 4.400 entidades cadastradas como espíritas, todavia esta lista merece análise.

 

4. ATIVIDADES FEDERATIVAS

 

- Nível Nacional (participação em congressos, cursos, seminários, etc.)

Participamos da reunião do CFN em novembro de 2010;  da Assembléia Geral da Rebrates em São Paulo, onde somos conselheiros – também de todas as reuniões ordinárias administrativas e do seminário ECA – 21anos; em abril, da reunião ordinária  da Comissão Regional Sul do CFN, realizada no Rio de Janeiro sob o patrocínio do CEERJ; em julho,participação do Congresso da FEESP; em OUTUBRO, 6º. Congresso Espírita do  Rio Grande do Sul, em Gramado – RS -; participação em vários eventos estaduais para divulgação da campanha O Evangelho no Lar e no Coração, tais como Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul; participação do evento comemorativo aos 150 anos de O Livro dos Médiuns, em julho, no Rio de Janeiro, sede histórica da FEB, sob os auspícios do CFN; várias participações de diretores em eventos estaduais atendendo à solicitações de seminários e conferências.

 

 

- Nível Regional (participação em Comissões Regionais, congressos, cursos, seminários, da Região) - Várias participações de diretores em eventos estaduais atendendo à solicitações de seminários e conferências; participação em vários eventos estaduais para divulgação da campanha O Evangelho no Lar e no Coração, tais como Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul,  Mato Grosso do Sul; contatos freqüentes com os estados vizinhos para troca de informações e orientações sobre o trabalho doutrinário e de unificação; inúmeros compromissos  atendendo a convites pessoais onde os nossos diretores realizaram visitas à entidades espíritas e casas federativas de outros estados

 

 

 

- Nível Estadual (promoção de eventos regionais ou estaduais) - Promovemos no período (dezembro de 2010 e outubro de 2011): duas reuniões do Conselho Deliberativo Estadual (é o Conselho Federativo do Estado - formado por 96 USE´s intermunicipais, municipais e distritais) , respectivamente, ambas na cidade de São Paulo; quatro reuniões do Conselho de Administração (é o órgãos formado pelas USE´s regionais, em número de vinte e quatro), todas na cidade de São Paulo; dois encontros regionais de unificação nos meses de março e agosto (homenagem a Allan Kardec, o primeiro e o segundo  ao Dr. Bezerra de Menezes) nas cidades de: Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Santos, Araçatuba, São Paulo e Limeira – eventos que propiciaram a divulgação do Congresso Estadual, o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro e os livros que orientam ações na casa espírita e nos órgãos de unificação, além da confraternização e troca de experiências..

______________________________________________________________________________

 

- Nível Social (Eventos Públicos, ações com a sociedade, campanhas, feiras do livro, etc.) – Estivemos representados em eventos da área de cidadania em várias câmaras e instituições; participamos de atividades da  campanha Em Defesa da Vida; realizamos através das USE´s na capital e interior aproximadamente várias feiras do livro espírita em locais públicos; realização da Feira Amor, nos meses de novembro e dezembro de 2010  em Bauru e Ribeirão Preto; foram  realizados seminários, simpósios através dos órgãos em várias cidades envolvendo as comunidades;  conferências e seminários com Divaldo Pereira Franco no estado sob o patrocínio de órgãos; conferências e seminários com José Raul Teixeira; trabalhos com Wagner Gomes da Paixão na capital e  interior do estado;  acompanhamento das atividades da Rede Brasileira do Terceiro Setor (Rebrates); acompanhamos ações da AJE (Associação  Jurídico Espírita do Estado de São Paulo) e AME (Associação Médico Espírita); Abrape (Associação dos Psicólogos),  em várias ocasiões e cidades do estado.

 

 

5. ATIVIDADES QUE FORAM IMPLEMENTADAS NAS ÁREAS A SEGUIR:

 

 Estudo da Doutrina Espírita, ESDE (e Campanha):

Temos três pólos  no estado para coordenação do ESDE: Ribeirão Preto, São Paulo e Bauru. No período o trabalho  cresceu em todos os pólos. Houve sensível crescimento de atividades em todo o Estado. Vários cursos, preparação de monitores e implantação do trabalho foram realizados, com destaque para Araraquara, Araçatuba, Marília, Assis, Serra Negra, Vale do Paraíba, etc. Já atingimos a proporção de 350 salas de ESDE no estado, com cerca de 3000 alunos.  As coordenadorias se reúnem  periodicamente, foram programados encontros regionais, e foi realizado Encontro Estadual da área, em julho, na cidade de Sorocaba, sob o patrocínio da USE Intermunicipal de Sorocaba e participação de Maria Túlia  Bertoni, presidente da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul..

Voltamos a registrar que o ESDE a partir de junho de 2009 é departamento na USE, estrategicamente esta ação facilitou a sua implantação. O ESDE é o programa de estudo oficial da USE, como tal assunto de todas as reuniões administrativas.

 

- Estudo e Educação da Mediunidade:

 

Foram realizados no período dois encontros estaduais, em março e agosto de 2011, tratando de itens do Orientação ao Centro Espírita. A área se representou no encontro comemorativo aos 150 anos de O Livro dos Médiuns, na sede da FEB com dezesseis trabalhadores. Atendeu durante o ano vários pedidos de cursos e seminários na capital e interior, contando com isso com a participação de Paulo Ribeiro, Vicente Calderon, Hélio Correa, Júlia Nezu de Oliveira e outros companheiros.

 

- Atendimento Espiritual:

 

Também esta área passa a ter status de departamento da USE, com o desmembramento do setor de doutrina. A pesquisa realizada no estado, recolhendo informações, facilitou a tarefa da área, possibilitando nesse período visitas a várias localidades. Os encontros foram localizados em confraternizações regionais e reuniões de áreas das USE´s regionais..

 

- Serviço de Assistência e Promoção Social:

 

Atuamos junto à Rebrates para  manter os órgãos informados sobre as atividades da área, adequações as novas leis e providências a serem tomadas para que haja segurança para o trabalho. Para facilitar a tarefa há também acompanhamento das orientações do Brasil Espírita. Foi organizada pesquisa para levantamento da situação do estado no setor e estabelecido o planejamento a nível regional para divulgação e realização de atividades da área. Foram visitadas várias regionais no período, entre elas Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba, Araraquara etc. A área divulga as orientações do CFN colocadas no opúsculo que trata do setor.

 

- Infância e Juventude (e Campanha):

 

A USE atua no estado de modo distinto  em dois segmentes: Mocidade e Infância.

Mocidade: o departamento atua junto aos órgãos, estimulando a ação juvenil nos mesmos moldes do movimento adulto, fomentando estudo e prática doutrinária. Estiveram atentos para a Orientação ao Centro Espírita.  Em 2010 e início de 2011 foi realizado intenso trabalho para a preparação da Comjesp.

Infância : o departamento mantém permanente orientação ao setor, mantendo as práticas didáticas e pedagógicas, através de oficinas dando subsídios para a formação de orientadores e educadores da infância. Foram realizados cursos  na capital e no interior.. O setor atende às solicitações do estado, mantendo campo de apoio e equipe de trabalho no Centro Espírita Gabriel Ferreira em São Paulo.

 

 

 

Confraternização Estadual de Mocidades e Juventudes Espíritas – Foi realizada no mês de abril de 2011, a 9ª.Comjesp, com a presença de 920 jovens, entre eles, representantes de  seis estados brasileiros, desenvolvendo o tema central “ O essencial é invisível aos olhos”.

 

- Comunicação Social Espírita:

 

A Diretoria Executiva, com o apoio de Martha Rios Guimarães, Merhy Seba, João Thiago Garcia, foi responsável pelas seis edições de Dirigente Espírita o jornal bimestral da USE; finalizou o desenvolvimento do projeto da  internet; revitalizou campanhas apoiadas pela USE: Comece pelo Começo; Evangelho no Lar e o Coração; Família, Vida e Paz e Divulgação do Espiritismo, Viver em Família; edita campanha institucional da USE veiculada na Revista Internacional do Espiritismo e Dirigente Espírita; veiculou  peças institucionais e comunicados orientadores sobre o trabalho, ensino e prática espíritas..

 

- Assessoria Jurídica:

 

Acompanha e orienta nas reuniões administrativas o trabalho federativo,  se manifestando  e orientando sobre as leis que regem atividades em organizações sociais; têm acompanhado as tarefas da capacitação administrativa na área jurídica. Tem prestado assistência na reformulação de regimentos e estatutos de órgãos e associações.. Tem dado apoio incisivo em questão relacionada a possível comodato entre a USE e uma casa espírita em São Paulo, a ser avaliado no primeiro semestre de 2012.

 

- Apoio aos Centros Espíritas:

Seguimos divulgando e apresentando o roteiro da obra  “Orientação ao Centro Espírita”. A tarefa é desenvolvida pelos órgãos de unificação. É trabalho descentralizado, atividade permanente.  Trocas de experiência na  prática do celeiro facilita o trabalho. Ele é pautado nas reuniões de órgãos. O mesmo vem acontecendo nesse ultimo período envolvendo o Orientação aos Órgãos de Unificação e aos opúsculos sobre as áreas de Comunicação  Social e o SAPS.

 

- Divulgação do  livro / projeto “Orientação ao Centro Espírita”:

Continua o trabalho de sua divulgação. É meta de nosso Plano Geral de Trabalho.

 

- Capacitação administrativa do trabalhador de Centro Espírita:

Em parceria com o CCPE Eduardo Carvalho Monteiro continuamos com os  cursos na capital.. Várias cidades do interior se envolvem com o trabalho favorecendo a cidade e região, entre elas Araraquara., Limeira, Bauru, Sorocaba etc., A USE indicou para facilitar o trabalho dos cursos pela internet os diretores Neli Del Nery Prado, Hélio Corrêa,  há mais tempo já participa do projeto Julia Nezu de Oliveira.

 

- Implementação do “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro”:

Já estamos em fase de preparo do Plano para o próximo  qüinqüênio.

O Plano de Trabalho já faz parte das práticas e procedimentos. Atualmente ele aparece nas reuniões na indicação de trabalhos projetados e ou realizados, mas sempre apontado como peça fundamental de planejamento. A USE  estadual tem o seu plano, a maioria dos órgãos também. Incentiva-se muito a prática, com resultados que apontam número crescente de usuários.

 

- Biblioteca e Livraria: Situação inalterada,  prossegue o trabalho. Salas foram reformadas e melhoradas. Biblioteca - Funciona na sede social da USE a Biblioteca. Funciona para consultas e empréstimos. Temos acervo de 4.000 livros aproximadamente. Trabalha também na divulgação de jornais,  revistas e mensagens. Presta também assistência à casas filantrópicas e à penitenciárias.

Livraria – em fase de transição, preparando mudança geral.

 

Assuntos Sazonais – os 100 anos de Chico Xavier ainda foram ventilados, como apoio à divulgação doutrinária, bem como o apoio e divulgação dos filmes com temas espíritas que foram lançados no período. Houve no período o devido cuidado para não haver prejuízo para as tarefas cotidianas e habituais da casa espírita. No tema, inclui-se ação com relação ao filme “Nosso Lar”.

 

- Campanhas Família, Vida e Paz:

Continua pautada, sem ser foco principal. Há prioridade para as campanhas da USE no estado, envolvendo mais a casa espírita e menos a sociedade.

 

-  Outras:

 

Celeiro;-  O Celeiro é o espaço onde as práticas compartilhadas, as experiências exitosas são vivenciadas e oferecidas para multiplicação. É espaço de convivência aberto para sementes, orientado pelo respeito e pela fraternidade. As oportunidades acontecem em todas as reuniões da USE, é processo que envolve os órgãos no desejo de atender sempre adequadamente as casas espíritas, representando programa permanente de ação.

 

 

 

 

6. AS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO IMPLEMENTADAS

 

EDITORIAL: (publicação de livros, folhetos, etc.):

Lançamos folhinha permanente, homenageando os 100 anos de Chico Xavier e os 150 anos de O Livro dos Médiuns. Houve boa aceitação por parte do público e órgãos.

Foram criados no período cartazes e folhetos sobre as nossas campanhas permanentes, alguns com novos motivos.

 

       RÁDIO (programas e entrevistas):

 

       A USE mantém semanalmente, aos domingos, das 12 às 13 horas programa radiofônico na Rede Boa Nova de Rádio, em Guarulhos, sendo transmitido por Guarulhos e Sorocaba, e via satélite para o interior. O programa é voltado ao movimento de unificação, interativo com os ouvintes, dedicado à difusão doutrinária e a veiculação de nossas campanhas e eventos.

        Os órgãos da USE mantém em diversas cidades do interior  programas radiofônicos.

 

TELEVISÃO: (programas e entrevistas):

A USE não possui programa próprio de televisão, seus dirigentes participam de programas          sempre que solicitados. A USE divulga as atividades televisivas e programações produzidas através o CEI e a  FEB. Em Ribeirão Preto há participação quinzenal em programa do canal 9, fechado.

 

INTERNET: (páginas web, portais, grupos virtuais):

A USE já finalizou o trabalho de implantação de seu site. Os órgãos também possuem recursos eletrônicos para divulgar as suas realizações.

 

 

 

REVISTAS, BOLETINS, PERIÓDICOS:

 

.  Os órgãos da USE  editam jornais, boletins, informativos. A responsabilidade pela edição destes jornais e boletins é dos órgãos, temos no estado informativos que veiculam por todo o Brasil e até mesmo no exterior. Dirigente Espírita é bimensal, é o órgão oficial de divulgação do pensar e dos trabalhos da USE.

 

OUTROS: (propagandas, Cd, DVD, etc.)

Alguns órgãos editam CD, DVD, criam propagandas e folhetos próprios que atendem a peculiaridades e particularidades regionais, a USE toma conhecimento e divulga o material. Este universo é de difícil acompanhamento e ordenação do que foi realizado.

 

7. PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESAFIOS DO MOVIMENTO ESPIRITA DO ESTADO

> convivência  com instituições que no estado executam trabalhos concorrentes ao da USE;

> reestruturar a livraria;

> adequação do estatuto para facilitar administração; regular o funcionamento de órgãos;

> continuar a  implantação do ESDE;

> atualizar, manter e dar continuidade ao processo de conscientizar o estado sobre a infiltração de movimentos e práticas estranhas à Doutrina Espírita, por meio de literatura e apresentações inadequadas, mas envolventes;

> alerta e manutenção do estudo da Codificação Espírita;

       >  trabalhar pela fraternidade e solidariedade no movimento espírita

 

8. ATIVIDADES DO MOVIMENTO ESPÍRITA DO ESTADO PARA DESTACAR

 

 

Ação Permanente

Unificação como processo gerado na fraternidade, respeitando diversidade e liberdade de manifestação, visando convivência solidária e plural no movimento espírita.

 

 

Celeiro

O Celeiro é o espaço onde as práticas compartilhadas, as experiências exitosas são vivenciadas e oferecidas para multiplicação. É um espaço de convivência aberto para sementes, orientado pelo respeito e pela fraternidade. As oportunidades acontecem em todas as reuniões da USE, é processo que envolve os órgãos no desejo de atender sempre adequadamente as casas espíritas, representando programa permanente de ação.

 

 

Educação e Família

Esta área departamental está novamente ativada não apenas como assessoria, o que vinha acontecendo, mas como meio facilitador de ações departamentais.

 

 Observação:- os possíveis destaques específicos foram apontados dentro de suas áreas e setores.

 

9. ATIVIDADES FUTURAS E PROJETOS

> Estudamos no momento comodato para sede social em São Paulo.

> A Livraria da USE requer mudança e reajuste. Mudanças acontecerão a partir de janeiro de 2012.

> Revisão geral do quadro de funcionários.

> Consolidação das áreas de trabalho na USE, de acordo com a prática ora exercitada, inspirada na organização das comissões regionais do CFN.

10. NOME E CARGO DO RESPONSÁVEL PELO RELATÓRIO

José Antônio Luiz Balieiro

[email protected]

Presidente da Diretoria Executiva da USE

São Paulo, 25 de outubro de 2011.-

jalb/*Enviada para [email protected]

 

 

 

José Antonio Luiz Balieiro transmitiu o cargo para a

presidente eleita Júlia Nezu

Foto: Marco Ribeiro

 

 

 

Deus, imutável que é, não fica maior e menos ainda se torna menor

José Reis Chaves

 

      Quero deixar claro que nunca tenho interesse de agredir a Igreja Católica e nenhuma das outras igrejas cristãs ou qualquer outra religião. O que acontece é que defendo a teologia espírita, que é bíblica e, automaticamente, ela se opõe às teologias das outras crenças cristãs, que são mais baseadas em dogmas e não tanto na Bíblia, embora muitas pessoas não saibam disso.

       E vamos à Bíblia, que é monoteísta, e para a qual Jesus não é Deus. “No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. (João 1: 1). O princípio aqui é da Terra e não do Universo. Verbo é Fala e a Fala estava com Deus. Ora quem está com Deus é um, e Deus é outro. Jesus é a Fala de Deus para nós, sendo também, pois, figuradamente ou de certo modo, Deus. Mas na verdade, como foi dito acima, a fala de um ser não é bem o ser que fala. O Verbo é a fala (porta-voz) de Deus para nós.

       Jesus disse, simbolicamente: Quem me vê, vê o Pai. (João 10: 30). Parece que os dois são apenas um. Mas será que João assim o entendeu? Não, e aqui concordamos com os teólogos dogmáticos, que também aceitam que o Pai é um e o Filho é outro. O que Jesus quis dizer foi que o Pai e Ele estão em total sintonia.  E o próprio Jesus mostra que Eles são diferentes: “Eu sou a videira, meu Pai o avicultor”. (João 15: 1); “Falo como o Pai me ensinou”. (João 8: 28); “Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17); “O Pai é maior do que eu”. (João 14: 28); De fato, Deus, o Pai, é um e Jesus, o Filho, é outro. E eis o que ensina são Paulo: “Há um só Deus verdadeiro e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”. (1 Timóteo 2: 5). Jesus e nós somos deuses, mas relativos: “Vós sois deuses”. (João 10: 34). Jesus é o nosso Irmão Maior, pois é o ser humano mais perfeito que já houve na Terra. É nesse sentido que Ele é o Unigênito do Pai. “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só, que é Deus”. (Marcos 10: 18); “Para nós há um só Deus, o Pai”. (1 Coríntios 8: 6); “Um só Deus e Pai de todos”. Efésios 4: 6); “Um só é o vosso Pai”. (Mateus 23: 9). E eis o próprio Jesus se definindo: “Sou Filho de Deus”. (João 10: 36).

      Deus não pode criar outro Deus absoluto igual a Ele, pois esse novo Deus não seria sempiterno, já que seria criatura e teria tido começo, e Deus é incriado. Deus não poderia criar outro Deus inferior a Ele, pois, Deus seria imperfeito, por estar criando um novo Deus inferior. E não poderia criar outro Deus superior a Ele, pois o efeito não pode ser maior do que a causa. Ademais, como já foi dito, nenhum ser, que é criado, pode ser Deus verdadeiro ou absoluto, pois Deus é sempiterno e incriado! Logo Jesus é Deus, sim, mas relativo e não absoluto, pois é criatura e não é sempiterno.

      Ademais, Deus é imutável. E, se Jesus fosse Deus mesmo, além de Deus se ter modificado, ao se tornar homem, esse Deus se teria tornado também inferior, o que seria uma aberração teológica!

       PS:

      1) 5. Deutscher Kongress für Psychomedizin  (5º Congresso Alemão de Medicina da Alma), de 3 a 4 de novembro de 2012, em Bonn-Röttgen.Contato:[email protected]   http://www.kongress-psychomedizin.com/ 

       2) VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais, da   Associação Médico-Espírita de MG (AMENG) e VIII Congresso do Departamento Acadêmico da AME-Brasil. Tema: “Caminhos para a Cura do Corpo e da Alma”, de 31-8 a 2-9-2012, em Belo Horizonte (MG). Inscrições: Patrícia (31) 3332-5293. www.ameng.com.br

 

 

 

 

Em viagem

 

A existência terrestre é uma viagem educativa.

Começa na meninice, avança pelos caminhos claros da plenitude física, e altera-se na noite da enfermidade ou da velhice,para renovar-se, além da morte.

Reparemos, pois, como seguimos.

Não nos agarremos aos bens materiais, senão no estritamente necessário para que nos façamos valioso irmão no concurso aos companheiros de jornada e útil a nós mesmos.

Há muitos viajores que sucumbem na caminhada sob pesados madeiros de ouro a que se atam, desorientados.

Não reclamemos devotamento do próximo, e, sim, amemos e auxiliemos a todos os que se aproximem de nós, para que nosso amor não desça do Alto aos tenebrosos despenhadeiros do exclusivismo.

Não prossigamos viagem guardando ressentimento, para que não aconteça de nos prendermos impensadamente aos labirintos do ódio.

Muitos viajantes, a pretexto de fazerem justiça, tombam, insensatos, em escuras armadilhas da crueldade e da intriga, com incalculáveis prejuízos no tempo.

Recordemos que iniciamos a excursão terrestre sem qualquer patrimônio e encontramos carinhosos braços de mãe que nos embalaram, amparando-nos, em nome do Eterno.

Lembremo-nos de que nada possuímos, à frente do Pai Celestial, senão nossa própria alma e, por isso mesmo, só emnossa alma amealharemos o tesouro que a ferrugem não consome e que as traças não roem.

Prazer e dor, simplicidade e complexidade, escassez e abastança, beleza da forma ou tortura do corpo físico, são simplesmente lições.

O caminho do mundo, que atravessamos cada dia, é apenas escola.

Nossos afetos mais doces são companheiros com tarefas diferentes das nossas.

Sigamos sem imposição, sem preguiça, sem queixa nem exigência.

O corpo é nosso veículo santo.

Não lhe desrespeitemos a harmonia.

A experiência é nossa instrutora.

Não lhe menosprezemos o ensinamento.

*   *   *

Estamos todos em viagem.

Sabemos quando chegamos, mas não conhecemos a data de nossa partida.

Todo tempo aqui deve ser muito bem aproveitado.

Toda companhia, agradável ao coração ou não, merece nosso respeito e atenção, pois não está ali por acaso.

Como viajor que sabe aproveitar as belezas do novo país que conhece, saibamos aprender com a vida, estudá-la em suas mais sutis lições de amor.

Não percamos tempo com implicâncias injustificadas, ódios gratuitos e prazeres efêmeros. A existência é muito maior do que isso.

*   *   *

Mensagens singelas como esta, num programa de rádio diário, são alertas aos nossos corações. São recados da Espiritualidade Superior que se importa com nossas vidas, e nos deseja ver retornar ao mundo essencial, vitoriosos.

Pensemos nisso.

Pensemos em nossa encarnação todos os dias.

Encontremo-nos todos os dias.

Encontremos o Criador todas as manhãs e noites, e viveremos mais felizes.

Colecionemos momentos de alegria durante a viagem, construídos pelo amor que cresce em nossa alma aprendiz.

 

Redação do Momento Espírita com base

no cap. 8, do livro Caridade, pelo Espírito Emmanuel,

psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Ide.

Em 04.06.2012.

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP