Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira,  13 de junho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/13-06-2012.htm

 

 

 

 

A PIEDADE

 

 

17. A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos; é a irmã da caridade, que vos conduz a Deus. Ah! deixai que o vosso coração se enterneça ante o espetáculo das

misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes. Vossas lágrimas são um bálsamo que lhes derramais nas feridas e, quando, por bondosa simpatia, chegais a lhes proporcionar

a esperança e a resignação, que encanto não experimentais! Tem um certo amargor, é certo, esse encanto, porque nasce ao lado da desgraça; mas, não tendo o sabor acre dos gozos mundanos, também não traz as pungentes decepções do vazio que estes últimos deixam após si. Envolve-o penetrante suavidade que enche de júbilo a alma. A piedade, a piedade bem sentida é amor; amor é devotamento; devotamento é o olvido de si mesmo e esse olvido, essa abnegação em favor dos desgraçados, é a virtude por excelência, a que em toda a sua vida praticou o divino Messias e ensinou na sua doutrina tão santa e tão sublime.

Quando esta doutrina for restabelecida na sua pureza primitiva, quando todos os povos se lhe submeterem, ela tornará feliz a Terra, fazendo que reinem aí a concórdia, a paz e o amor.

O sentimento mais apropriado a fazer que progridais, domando em vós o egoísmo e o orgulho, aquele que dispõe vossa alma à humildade, à beneficência e ao amor do próximo,

é a piedade! piedade que vos comove até às entranhas à vista dos sofrimentos de vossos irmãos, que vos impele a lhes estender a mão para socorrê-los e vos arranca lágrimas de simpatia. Nunca, portanto, abafeis nos vossos corações essas emoções celestes; não procedais como esses egoístas endurecidos que se afastam dos aflitos, porque o espetáculo de suas misérias lhes perturbaria por instantes a existência álacre. Temei conservar-vos indiferentes, quando puderdes ser úteis. A tranqüilidade comprada à custa de uma indiferença culposa é a tranqüilidade do mar Morto, no fundo de cujas águas se escondem a vasa fétida e a corrupção.

Quão longe, no entanto, se acha a piedade de causar o distúrbio e o aborrecimento de que se arreceia o egoísta! Sem dúvida, ao contacto da desgraça de outrem, a alma, voltando-se para si mesma, experimenta um confrangimento natural e profundo, que põe em vibração todo o ser e o abala penosamente. Grande, porém, é a compensação, quando chegais a dar coragem e esperança a um irmão infeliz que se enternece ao aperto de uma mão amiga e cujo olhar, úmido, por vezes, de emoção e de reconhecimento, para vós se dirige docemente, antes de se fixar no Céu em agradecimento por lhe ter enviado um consolador, um amparo. A piedade é o melancólico, mas celeste precursor da caridade, primeira das virtudes que a tem por irmã e cujos benefícios

ela prepara e enobrece. – Miguel. (Bordéus, 1862.)

 

Capitulo XIII, 17, O Evangelho Segundo o Espiritismo. www.febnet.com.br

 

Ficheiro:Eustache Le Sueur 003.jpg

Cristo curando o homem cego. Pintura em óleo sobre madeira de Eustache Le Sueur (1617- 1655)

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eustache_Le_Sueur_003.jpg

 

 

 

Registro. Conferência com Divaldo Pereira Franco

Bratislava, República Eslava

 

11 de junho 2012

 

E-MAIL RECEBIDO DE PAULO SALERNO,

EM VIAGEM PELA EUROPA COM DIVALDO FRANCO

 Abraços; Jorge Moehlecke

Saindo de Viena no meio da tarde, Divaldo Franco, o Paladino Moderno do Evangelho, viajou até Bratislava, capital da república Eslovaca, para proferir uma conferência sobre Mediunidade: Desafios e Bênçãos, às 18h00min. O evento foi realizado no Cultus Ružinov, Ružinovská 28/ sál č. 275, Bratislava, das 18h00min às 21h00min. O intérprete para o idioma eslovaco foi Josef Jackulak, brilhante como sempre.

O Grupo de Estudos Espíritas Amigos de Allan Kardec, de Bratislava/República Eslovaca e a Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec, de Viena/Áustria, promoveram o evento que contou com a presença de 48 pessoas. Divaldo, que visita Bratislava há mais de vinte anos, reencontrou amigos e conhecidos em uma confraternização espiritual que a todos contagiou. O Sublime Peregrino de Jesus, citando Cícero, o grande filósofo latino, que dizia que a história é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade, chamou a atenção para os fatos históricos que apresentaria no decorrer de seu trabalho.

 

A mediunidade está em toda a parte. O espiritismo veio para dar dignidade à mediunidade, que deve ser exercida gratuitamente, que não é uma profissão, é consoladora. A mediunidade com Jesus está vinculada profundamente ao Espiritismo. Onde está a criatura humana aí estão suas virtudes e suas imperfeições. Jesus está acima de todos os filósofos e pensadores por ter posto em prática tudo o que Ele falou. Foi o único a falar sobre o amor, vivenciando-o e dizendo que há um deus interno em cada criatura. Jesus é o amor de Deus em nós.

Encerrada sua conferência, Divaldo respondeu a várias questões, oportunidade que teve para aprofundar alguns pontos, aclarar outros. Vale a pena amar. Feliz é aquele que ama. Quando a criatura humana ama consegue decifrar todas as equações do mundo. Com esses pensamentos o nobre orador agradeceu a oportunidade do trabalho, recebendo a gratidão do público em forma de aplausos e de um ramalhete de flores.

 

 

 

 

Palestras e Seminários no Encontro Regional em

Belém, PA

 

Em Belém, durante a  Reunião da Comissão Regional Norte do Conselho Federativo Nacional da FEB, nos dias 7 a 10 de junho, na sede da União Espírita Paraense, compareceram as equipes dos seis Estados. Além das reuniões das várias Áreas e dos dirigentes, na 5a. feira a UEP promoveu palestra por Alberto Almeida. Na 6a. feira, durante a abertura da Reunião, os vice-presidentes da FEB desenvolveram a palestra “Missão do Brasil” (Marta Antunes de Moura e Antonio Cesar Perri de Carvalho) e, leitura de poema do espírito Castro Alves, psicografado por Chico Xavier (Geraldo Campetti). Na tarde do sábado houve o “Seminário Integrado: Ações de Acolhimento, Consolo e Esclarecimento no Centro Espírita” (com a equipe da Secretaria Geral e das Áreas do CFN), incluindo estudo em grupo sobre casos. Na manhã do domingo, foi promovido pela UEP o Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão" – 70 anos da obra de Emmanuel, com atuação de Cesar Perri, Célia Maria Rey de Carvalho e Roberto Fuina Versiani, e contando com a presença dos espíritas locais. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

Encontro CR-Norte. Seminário Paulo e Estevão, Belém, Pará

 

 

 

1º. Fórum da Mocidade Espírita na FEESP

São Paulo, SP

 

 

Informações e inscrição: http://fmecs.wordpress.com/

 

 

(Com colaboração de Raymundo R. Espelho)

 

 

 

Seminário: “Diálogo com os Espíritos”

São Luis,  MA

 

 

Queridos Irmãos,
Muita Paz!

Segue programação  do seminário sobre mediunidade.

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO MARANHÃO

Rua das Paparaúbas, Q 20, casa 25 ? São Francisco

Fone/Fax: 3232-1395  www.femar.org.br/[email protected]

CEP: 65010-580 ? São Luís ? MA

DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES MEDIÚNICAS

SEMINÁRIO SOBRE MEDIUNIDADE

TEMA CENTRAL: DIÁLOGO COM OS ESPÍRITOS

DATA: 16 e 17 de Junho de  2012

LOCAL: Centro Espírita Bezerra de Menezes  São Luis/MA

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 16/06/2012  Sábado: HORÁRIO:  8h30min às 12h30min

 

·        8h30min às 8h45min - Abertura / Prece

 

·        8h45min às 10h15min - SEMINÁRIO: Tema: O Papel do Dirigente

 

·        10h15min às 10h30min -  Intervalo

 

·        10h30min às 12h  -  SEMINÁRIO: Tema: As Características do Diálogo

 

·        12h às 12h30min -   DEBATES

 

·        12h30min - ENCERRAMENTO

 

Dia 17/06/2012 -  Domingo: HORÁRIO: 8h30min às 12h30min

 

·        8h30min às 8h45min  Abertura / Prece

 

·        8h45min às 10h15min  SEMINÁRIO: Tema: Os Espíritos Comunicantes

 

·        10h15min às 10h30min - Intervalo

 

·        10h30min às 12h  SEMINÁRIO: Análises e êxitos de um diálogo

 

·        12h às 12h30min   Avaliação / Encerramento

Para os companheiros que não sabem onde fica o Centro Espírita Bezerra de Menezes, Favor notarem o endereço com ponto de referencia.


Local: Centro Educacional e Assistencial Espírita "Bezerra de Menezes"
Rua 02, 923 - Lagoa Da Jansen - São Francisco
Cep: 65.076-340 – São Luís- MA 
Fone/Fax: (98) 231-1565 / 8806-7553 / 8113-5347

Ponto de refêrencia: Entrando na rua da TVN

Abraços Fraternos

Odinéa Pinheiro

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Humberto de Campos)

 

 

 

Palestra com Mara Sucena  na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

São Paulo, SP

 

Mara Sucena

4ª-F. 13/JUNHO

MARA  SUCENA

 

Tema: VOLTEI    -   Com projeção de slides.

História central do livro “Voltei”, de Irmão Jacob, psicografia de Chico Xavier

que conta as suas próprias experiências durante e depois do seu desencarne.

 

MARA SUCENA se dedica de longa data ao trabalho de divulgação da doutrina espírita que

teve início com a evangelização infantil. Atualmente divulga o Projeto Imagem, fazendo palestras

que foram elaboradas com base nas obras de André Luiz e Emmanuel.

Também coopera com resumos dos livros que serão ilustrados.

É casada com o escritor e orador Américo Sucena.

Participa da Associação Espírita Mãos Unidas desde sua fundação em 1980.

 

O tema VOLTEI é sobre o livro psicografado por Chico Xavier.

A palestra será apresentada toda em slides, conforme figura abaixo,

onde o personagem real, foi diretor da FEB e espírita atuante.

Prometeu escrever do além tão logo lá chegasse.

Quando encarnado, acreditava que a morte era uma mera libertação do espírito

e que seguiria para as esferas de julgamento de onde voltaria a reencarnar,

caso não se transferisse aos Mundos Felizes. Mas, conforme seu depoimento,

o que aconteceu após o seu desencarne não foi bem assim.

 

A palestra aborda sobre o desencarne, o desligamento do cordão fluídico, o auxílio

dos Benfeitores Espirituais, o que ocorre durante o velório, a trajetória para o Plano Espiritual...

 

Veja alguns detalhes da palestra no youtube abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=f6qO4WmJdJw

 

Desenhos: Mozart Couto       Projeto Imagem

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

Informações com Luceli = 3976-3990 / 9626-9178

 

 

 

 

Reunião Lítero Musical Doutrinária

Uberaba, MG

 

(Informação recebida em emails de Luiz Carlos de Souza e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Nilva dos Reis Verri Tozeto

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

 

 Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Para assistirem a palestra  que será realizada quarta-feira dia 13/06/2012

às 20,00   com

 

NILVA dos REIS VERRI TOZETO

da

Cidade  de Penápolis

Tema:

"  REENCARNAÇÃO  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

 

Valdelice Salum em sessão de pintura mediúnica no CCDPE-ECM

São Paulo, SP

 

 

 SESSÃO DE PINTURA MEDIÚNICA NO CCDPE-ECM

 

CONVITE

 

A conhecida médium Valdelice Salum realizará uma sessão de pintura mediúnica

na sede do CCDPE-ECM dia 21 de Julho de 2012, SÁBADO,  a partir das 15 horas.

 

Visite o site da Valdelice: www.pinturamediunica.com.br

 

LOCAL: Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (altura do n° 1435 da Av. Indianópolis)

Estação de metrô Praça da Árvore

 

REALIZAÇÃO: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro

 

Convite 10,00 com direito a coffee break e 1 livro. Adquira na entrada. Haverá venda de quadros pintados no local.

 

Informações pelo e-mail: [email protected] e [email protected] Fone: 5072.2211

 

 

            

 

 (Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

 

 

IX Encontro Espírita da Família do

Nordeste dos Estados Unidos. Trumbull, CT, EUA

 

Caro Ismael

Como vai?

No dia 24 de junho de 2012 acontecera o IX Encontro Espirita da Familia do Nordeste dos EUA.

O encontro é um dos maiores eventos do movimento espirita americano reunindo a cada ano entre 250 e 300 participantes.

Ele nasceu da necessidade de reunirmos os jovens da região, já que os centros eram muito pequenos e os jovens muito poucos em cada centro.

Baseados nas experiências dos encontros de jovens do RJ e de MG, iniciamos esse trabalho que reúne não só os jovens , mas toda a familia.

O encontro reúne os estados de Masschussets, Connecticut, Nova Iorque, Nova Jersey, Pensylvania, Maryland e Virginia.

Esse ano o tema será "Nosso lar - Uma Experiência em Familia". Buscaremos refletir sobre a vida no mundo espiritual e a importância

das relações entre o mundo material e o espiritual para nosso progresso.

Um grande abraço e obrigado!
 Eduardo Guimarães


OBS:

se alguém estiver vindo passear nos EUA nessa data e quiser participar pode se inscrever no nosso site www.familyspiritistretreat.org La tem ficha de inscrição em português também. Obrigado! Edu

 

Abaixo algumas fotos de Encontro anterior mostram a grandiosidade e beleza do evento

 

(Informações e fotos em email de EDUARDO GUIMARAES [[email protected]] e  email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

9º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Izaias Claro

Mineiros do Tiete, SP

 

(Informação recebida da USE/Jaú)

 

 

 

Jornalista vai apresentar palestra

“Três Lagoas no coração do espiritismo”. Três Lagoas, MS

 

O jornalista Altamirando Carneiro

 

 

Será realizada no dia 15 de junho, às 19h, no Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, localizado na Rua Francisco Cândido Xavier, esquina com a Rua Allan Kardec, Vila Haro, a palestra “Três Lagoas no coração do espiritismo”, que será ministrada pelo jornalista Altamirando Carneiro.

 

A palestra faz parte do calendário de aniversário de 97 anos de Três Lagoas. O evento será abrilhantado pelo Coral Vozes da Fraternidade, regido pela maestrina Solange.

 

O fotógrafo profissional dos cartões postais Maurício Cardim de Sete Lagoas – MG participa da visita, junto a Altamirando Carneiro

 

PALESTRANTE

Altamirando Carneiro é jornalista espírita,  escritor, poeta, palestrante, declamador e presidente da Arte Poética Castro Alves, que está realizando, neste ano, o 22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita, cujo regulamento está registrado no seu blog: http://altamirandocarneiro1.multiply.com/

        Tem quatro livros publicados, todos esgotados, sendo que dois deles sairão, brevemente: Castro Alves, Letras ao Coração, pelas Edições FEESP  e As Marcas do Espírito – da escravatura â libertação, pela Editora  Aliança.

 

Da redação

 

(Informação recebida do jornalista Luiz corrêia da silveira filho [[email protected]])

 

 

 

II Mês Espírita e XI Feira do Livro Espírita do CEFA

São José do Rio Preto, SP

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

Federação Espírita Portuguesa

Lisboa, Portugal

 

Veja

Informações e imagens sobre as atividades

http://www.feportuguesa.pt/site/?p=318

 

 

(Com colaboração de Nuno Emanuel)

 

 

 

Almoço com Churrasco à moda brasileira do NEECAFLA E CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

Grand Barbecue Brésilien du Neecafla et du CESAK ASBLs

 

 

Invitation au Grand Barbecue Brésilien

du Neecafla et du CESAK ASBLs

Chers amis, 

Le 17 juin prochain faisons ensemble une super belle fête autour d’un joyeux Barbecue à la Mode Brésilienne au « De Kriekelaar » à Schaarbeek*.

De 12h à 17h les bénévoles du Neecafla et du Cesak vous accueilleront avec des délices de la cuisine brésilienne pour des prix très conviviaux, de la musique et de l’animation brésiliennes, des jeux et des activités pour les enfants et une tombola avec une « Wii » comme gros lot !!

Le droit d’entrée est à 5 euros dont 3 euros sont à utiliser dans la fête. Vous pouvez acheter vos entrées avec les bénévoles du CESAK ou du NEECAFLA.

Nous vous y attendons très nombreux !!

(*adresse complète vous sera envoyée lors de votre réservation)

 

La rente de cet événement aidera ces deux associations à continuer leurs activités gratuites d’assistance. Aidez-nous à aider !

 

Pour plus d'info, vous pouvez visiter nos site web sur http://www.neecafla.com ou http://bruxelles.cesak.org

 

 

* Si vous ne voulez plus recevoir notre agenda par e-mail, il suffit de nous signaler.



 Anabela

CESAK, asbl
 
Naître, mourir, renaître encore et progresser sans cesse, telle est la loi...
(Allan Kardec)
Nascer, morrer, renascer novamente e progredir sem cessar, esta é a lei....
(Allan Kardec)

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com
www.spirite.be

 Anabela

CESAK, asbl
 
Naître, mourir, renaître encore et progresser sans cesse, telle est la loi...
(Allan Kardec)
Nascer, morrer, renascer novamente e progredir sem cessar, esta é a lei....
(Allan Kardec)

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com
www.spirite.be

 

 

 

Festival do Sorvete no Batuira

Goiânia, GO

Festival de Sorvete no Batuíra neste domingo, dia 17 de junho

 

 Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

 Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

 muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

 Você também é nosso convidado para prestigiar mais um evento social no

 Batuíra neste domingo, dia 17 de junho, das 15 as 17 horas.

 Traga sua família. Convide seus amigos. Divulgue o evento para seus

 contatos.

 Estamos precisando de padrinhos para os potes de sorvete. Cada pote

 custa R$ 40,00.

 

 Convites individuais ao preço de R$ 6,00 podem ser adquiridos na

 recepção.

 

 Antecipo agradecimentos.

 

 Fraternal abraço,

 

 Sérgio Luís Haas

 3281 0655

 

 *-*-*-*-*

 

 Batuíra convida para seu Festival de Sorvete neste domingo, dia 17 de

 junho

 

 O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental convida toda a sociedade

 para mais um evento beneficente em prol da Entidade.

 

 Traga a sua família e venha degustar mais um delicioso sorvete e ainda

 colaborar com o Batuíra.

 

 Será neste domingo, dia 17 de junho, das 15 horas às 17 horas nas

 dependências da Entidade.

 

 No mesmo local e horário acontecerá mais um bazar beneficente com itens

 a partir de R$ 2,00.

 

 Marque na sua agenda:

 

 Dia: 17 de junho das 15 h às 17 h

 Local: Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental

 Endereço: Avenida Eurico Viana, Quadra 44, Setor Jardim Goiás, próximo

 ao Flamboyant Shopping Center

 Convite no local: R$ 6,00

 

 Informações: www.batuira.org.br ou 3281 0655 ou twitter: @BatuiraGO

 

 Prestigie e colabore com mais essa importante iniciativa. A renda será

 revertida para a construção da lavanderia.

 

 Com R$ 40,00 você pode colaborar apadrinhando potes de sorvete.

 

 Contas bancárias para ajudar:

 

 Banco do Brasil, Agência 1610-1 Conta Corrente 115747-7

 Caixa Econômica Federal, Agência 1575 Conta Corrente 75600-2

 

 

 

Veja mais fotos aqui:

https://plus.google.com/photos/115622663673894808977/albums/5752890391706634817?authkey=COaQtYTE6-bLtAE

 

 

 

Noite do Caldo Quente no C.E. União e Caridade

Taubaté, SP

 

Imagem inline 2

 

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

Leia o Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

 

Acesse aqui:

http://www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP