Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 18 de junho de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/18-06-2012.htm

 

 

 

 

Se com tua fé semeias brigas, à colheita de aflições te obrigas

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

        Há uma lei moral universal de todas as escrituras sagradas e que nos ensina que colhemos o que semeamos. É a lei cármica ou de causa e efeito. A Igreja a chama de purgatório. E os teólogos de hoje dizem que não sabem onde ele fica, o que deixa uma brecha para se pensar que ele é aqui mesmo na Terra, o “vale de lágrimas” da “Salve Rainha”. De fato, como diz o dito popular: “Aqui se faz, aqui se paga”, o que, por sua vez, nos faz pensar na reencarnação. E lembremo-nos de outro dito popular: “A voz do povo é a voz de Deus.”

        E somos nós mesmos que manipulamos a lei de causa e efeito. Deus é amor. Tento explicar isso. Dizemos que democracia é liberdade de imprensa. São palavras de sentidos diferentes, mas são inseparáveis uma da outra, pois onde há democracia, há liberdade de imprensa.  A imprensa livre é inerente à democracia e procede dela. Assim também, Deus é amor no sentido de que o amor é inerente a Deus e procede Dele. Mas a democracia pode ser imperfeita e, consequentemente, ter uma imprensa não perfeitamente livre. Deus, porém, por ser infinitamente perfeito, Dele só pode emanar o amor, infinitamente também perfeito. E, se o amor de Deus é infinitamente perfeito, jamais Deus pode ser vingativo e jamais pode castigar alguém. Aliás, o substantivo castigo, de acordo com sua etimologia (do verbo latino “castigare”), significa purificação. O que, pois, acontece com a lei de causa e efeito é que ela é uma lei divina, criada por Deus ou por um ou mais espíritos em nome Dele, já que Deus tem seus espíritos trabalhando no seu projeto. (Hebreus 1:14). E os espíritos criadores de leis ou fatos divinos tanto podem ser encarnados como desencarnados. Por exemplo, na Bíblia há muitos espíritos trazendo mensagens de Deus (do mundo espiritual) para nós. Eles são chamados de anjos (“aggelos” em grego, e “angelus” em latim), que significam mensageiros, enviados ou “office-boys” de Deus, trazendo mensagens para nós. Esqueçamo-nos, pois, da ideia errada mitológica de que anjo é uma figura humana com asas, que só está certa no sentido de que os anjos são mesmo espíritos humanos puros, angélicos ou purificados, que já pagaram tudo até o último centavo. (Mateus 5: 26; e Lucas 12: 59). E essa ideia de anjo é universal, com exceção para alguns cada vez mais reduzidos segmentos judaico-cristãos. É que as mudanças na teologia cristã estão evoluindo agora mais dos leigos para as autoridades religiosas.

        As religiões, na sua essência, nos ensinam a vivência do amor a Deus e ao nosso semelhante, isto é, como empregarmos corretamente o nosso livre-arbítrio, para que a lei cármica se torne para nós um meio de nos levar à libertação do sofrimento.

       E é lamentável e mesmo um absurdo que haja pessoas que fazem da sua própria religião um instrumento de desarmonia entre elas e seus parentes, amigos conhecidos e até com seus líderes religiosos!

      Isso porque, de acordo com o ensino do excelso Mestre, quem dos irmãos se afasta, semeando a discórdia, automaticamente também de Deus se afasta, obrigando-se, pois, à colheita futura de dores e aflições!

     PS:

1)         XI Congresso da Divina Misericórdia, de 16 a 18 de novembro de 2012, no Santuário da Divina Misericórdia - Curitiba (PR). Tema: “O Tesouro da Santa Fé” - Diário de 1215. Contato: (41) 3348-5043 – www.misericordia.org.com

2)          Farei palestras em 28-7-2012, em Boa Esperança (MG) e, em 29-7-2012, em Lavras (MG). Informações com as casas espíritas locais

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

 

Roteiro de palestras com Jussara Korngold

Europa 2012

 

 

Saiba mais sobre a oradora e escritora

Jussara Korngold de Nova Iorque, EUA:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/03/focalizando-o-trabalhador-espirita-133.html

 

 

Assista interessante entrevista que Jussara Korngold  concedeu  ao  Espiritismo BH

falando do espiritismo nos Estados Unidos e em Nova Iorque onde ela está radicada.

Acesse aqui:

http://www.espiritismobh.com.br/

 

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Belém, PA

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra com Ana Jaicy Guimarães no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

Imagem inline 1

 

O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), na edição de junho do Ciclo Mensal de Palestra, receberá Ana Jaicy Guimarães.

A expositora é professora, Diretora do Centro Espírita Caminho da Esperança (RJ), realiza palestras, conferências e seminários no Brasil, Estados Unidos e Índia.

O evento será realizado em 24 de junho, domingo, às 17h.

Maiores informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

Prestigie e divulgue.

Fraternalmente.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

Niterói, RJ.  Estação das barcas. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Mini Seminário - "A Convivência na Casa Espírita"

Novo Hamburgo, RS

 

Na manhã desse sábado dia 16 de junho de 2012 a União Municipal Espírita de Novo Hamburgo em parceria com o Centro Espírita Fé, Luz e Caridade, promoveu o Mini Seminário “A Convivência na Casa Espírita”, com o expositor e escritor Jerri Roberto Almeida, de Osório/RS.

Num clima de serenidade, fraternidade e descontração, Jerri discorreu sobre as relações humanas nos grupamentos espíritas, focando sobre a qualidade dessas convivências, recordando-nos valiosas instruções do Codificador do Espiritismo. Temas como o melindre, ressentimentos, dissidências e o papel dos dirigentes espíritas foram abordados pelo expositor que falou a um público de estudantes e trabalhadores da Seara Espírita, deixando-nos a todos recursos para a nossa própria transformação moral.

Abraço fraterno,

Rodrigo R. Koller

 

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Seminário sobre Depressão com Andrei Moreira

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Seminário Espírita com Dr. Lacordaire Abrão Faiad

Ijuí, RS

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Aconteceu o 19º. EMERJ

Jales, SP

 

Neste domingo, 17 de junho de 2012, das 9h as 15h, aconteceu o 19º EMERJ – Encontro de Mocidades Espíritas da Região de Jales, SP.

O evento é do Departamento de Mocidades da USE Jales, e se deu nas dependências do Grupo Espírita Caminho da Esperança de Jales, em frente ao Pronto Socorro.

O tema, SEXUALIDADE  & ESPIRITUALIDADE, foi desenvolvido pela pesquisadora e oradora ANETE GUIMARÃES da cidade do Rio de Janeiro.

Nossa querida ANETE abordou o tema em duas partes.  Os aspectos científicos e filosófico-espirituais-espirituais da sexualidade foram acompanhados por todos com muito interesse. ANETE tem um conhecimento incomum e fala com grande fundamentação que fez com que os presentes se mantivessem cativados o tempo todo.

Sendo de grande relevância, em especial para a juventude que está fazendo suas primeiras escolhas como enfatizou ela, e precisam conhecer a sexualidade nos seus verdadeiros aspectos para não caírem nas armadilhas da entrega antecipada ao sexo desregrado e que nenhum prazer traz, e também conhecendo as implicações obsessivas, parasitárias que esta prática tem quando sem a responsabilidade e compromisso.

Como ela mesma concluiu: SEXO SEM AMOR NÃO SÓ NÃO DÁ PRAZER COMO FAZ MAL.

Estiveram presentar mocidades das cidades de: Santa Fé do Sul, Jales, Ilha Solteira, Barretos, São José do Rio Preto, Aparecida D´Oeste, Votuporanga, São Francisco e São Joaquim da Barra.

A transmissão do encontro ao vivo pelas: REDE AMIGO ESPÍRITA (www.redeamigoespirita.com.br) ; WEBRÁDIO FRATERNIDADE (www.radiofraternidade.com.br ) e RADIO PORTAL DA LUZ (www.radioportaldaluz.com ).

 

 

 

 

Seminário com João Luiz Pessoa “Lutas pelo Espiritismo”

São Gonçalo, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra por Célia Vitória Cardoso Furlan vai abordar “O Medo”

Curitiba, PR

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

6ª. Semana Espírita “Chico Xavier” de

Fortaleza, CE

6ª Semana Chico Xavier lembra os 10 anos da partida do médium mineiro

Em 30 de junho de 2002, o médium e pacifista mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002) deixou a Terra, no mesmo dia em que o Brasil conquistou o penta na Copa do Mundo de Futebol. Chico sempre dizia a amigos que desejava partir “em um dia em que o País estivesse em festa”. Dez anos depois, o médium espírita, admirado por famosos e anônimos das mais diversas crenças religiosas, permanece vivo na memória do País. No Ceará, a Estação da Luz preparou homenagens a ele na 6ª Semana Chico Xavier.

No período de 19 a 30 de junho fica em cartaz a exposição “Um homem chamado amor”, no Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica), em Fortaleza. No dia 28 de junho, às 19h30min, o público terá a oportunidade de assistir à palestra “Chico Xavier - Mandato de Amor”, que será proferida por um amigo muito próximo de Chico, o escritor e médium Geraldo Lemos. Ele é também o presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, de Pedro Leopoldo (MG).
 
Logo após a palestra, que será na Livraria Saraiva - Iguatemi, haverá o lançamento de três livros. São eles:  “Chico Xavier – A aurora de uma vida entre o céu e a terra”, “Isabel – A mulher que reinou com o coração” e “Lições para Angelita”, psicografado por Chico pelo espírito João de Deus.
 
Além da programação acima será exibido o Filme as Mães de Chico Xavier no Presídio Feminino.

A Estação da Luz realiza a 6ª Semana Chico Xavier com apoio da Servis Segurança, Porto D’Aldeia Resort, Movimento em Favor da Vida, Movimento Brasil sem Aborto, Shopping Benfica, Federação Espírita do Estado do Ceará e Grupo Espírita Paulo e Estêvão.

Mais informações: Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140)

Fonte: Agência da Boa Notícia - (85 3224 5509)

Simone Ivo de Sousa

CCSE/FEEC

Imagem inline 1

--
Simone Ivo de Sousa

85 3290.5783

85 8793.2668

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques; Nuno Emanuel, Leopoldo Zanardi)

 

 

Seminário da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Bento Gonçalves, RS

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

IV Seminário da AME-ABC

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Heloisa [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, capital e região

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Comemoração dos 60 anos da Associação Espírita Nosso Lar

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de João Carlos de souza [[email protected]])

 

 

 

1766º. Encontro Fraterno Auta de Souza

Cotia, SP

 

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

III Seminário “O Despertar da Consciência”

São Gotardo, MG

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Izaías Claro

Franca, SP

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; UseFranca [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita  Irmão X com Aldeniz Leite da Silva Jr.

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

1ª. Reunião da nova diretoria da Use Intermunicipal de

Botucatu, SP

 

Caros Irmãos

 

No dia 23/06/12 teremos nossa primeira reunião da USEI Botucatu, Gestão 2012/2015, no Centro Espírita Fraternidade às 10h:00, cito à rua Galvão Severino, 362 - Botucatu/SP

 

Teremos como assunto em pauta a organização de eventos:

 

Feira do Livro Espírita;

Curso de Gestão da Casa Espírita;

Formação de Palestrantes

Cursos e Seminários Doutrinários


Todos são convidados, independente de suas tarefas ou vínculos as sociedades unidas.

 

Att,


Maurílio Eduardo Meneguin  
Presidente USE Intermunicipal Botucatu

Júnior Apdo Garavello 
Vice-Presidente USE Intermunicipal Botucatu

(Informação recebida em email de Presidência USE Botucatu [[email protected]])

 

 

 

Capacitação de Trabalhadores do Atendimento Espiritual e da Mediunidade. Bataguassu,MS

 

(Informação recebida em email da Ure Nova Andradina)

 

 

 

Chá da Tarde com Paula Zamp

São Paulo, SP

 

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

Leia o boletim semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Boa tarde.

Comunicamos-lhe que já está postada na internet a edição 265 da revista "O Consolador", cujos principais destaques vão abaixo relacionados.

Um ótimo final de semana e um especial abraço. (Astolfo O. de Oliveira Filho)

Destaques da edição 265 da revista O Consolador

Veja o índice geral e as principais matérias desta semana da revista O Consolador. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/principal.html

 

Agressão e calúnia denotam enfermo em estado grave, eis o título do nosso editorial. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/editorial.html

 

Saulo de Tarso F. Netto, editor do jornal Correio Espírita, é o nosso entrevistado. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/entrevista.html

 

Na entrevista, Saulo fala, entre outros assuntos, sobre o papel da imprensa espírita. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/entrevista.html

 

O tema do Especial, de José Carlos Monteiro de Moura, é o Direito, a Justiça e a Moral. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/especial.html

 

Divaldo Franco vai à Noruega, na sequência do seu ciclo de conferências na Europa. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/especial2.html

 

No dia 7, em Helsinque, ele assistiu ao lançamento d´O Livro dos Médiuns em finlandês. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/especial2.html

 

Com o título “Meedioiden Kirja”, a tradução foi feita pelo confrade Pekka Kaarakainen. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/especial2.html

 

As roupas usadas pelos Espíritos são cópias das terrestres? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/empk.html

 

Na psicografia, quais são as principais variedades e as suas diferenças? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/oespiritismoresponde.html

 

É o perispírito que preside no corpo físico às atividades nervosas? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/estudandoaserieandreluiz.html

 

Por que na Casa Espírita não devem ter lugar a leviandade e a zombaria? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/estudandomanoelphilomeno.html

 

Estamos aproveitando a chance reencarnatória que temos? Fomos nós que a pedimos. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/waldenir_cuin.html

 

Todos os Espíritos sabem como se produzem os objetos que usam? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/empk.html

 

Existem animais no mundo espiritual? Se existem, quem são eles? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/cartas.html

 

Pode o Benchmarking ser aplicado dentro de um Centro Espírita? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/wellington_balbo.html

 

O verdadeiro amor – que ninguém duvide –  sobrevive à morte. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/altamirando_carneiro.html

 

Como se obtém a água magnetizada, chamada também de água fluidificada? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/empk.html

 

No caso Rafael-Lisandra, a hanseníase era uma enfermidade cármica? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/estudandomanoelphilomeno.html

 

O objetivo da escola é ensinar e não punir – e tal é o objetivo da escola-Terra. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/orson_carrara.html

 

No futuro, a atividade econômica terá por objetivo o bem-estar de todos os seres. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/jose_lucas.html

 

De que trata o artigo “A alma de uma morta que não tem repouso”? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/classicosdoespiritismo.html

 

Chico Xavier e a conta de luz que seu falecido irmão deixou de pagar. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/umminutocomchico.html

 

O reino de Deus, na visão do filósofo Herculano Pires. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/maria_paiva.html

 

As nossas tendências nos dão notícias do que fomos nas existências passadas. http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/rogerio_coelho.html

 

Os objetos usados pelos Espíritos em suas aparições são reais? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/empk.html

 

Há relação entre o córtex encefálico e o centro cerebral do psicossoma? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/estudandoaserieandreluiz.html

 

Qual dos itens é o mais importante no tríplice aspecto do Espiritismo? http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/fernando_patrocinio.html

 

Quando lhe for possível, leia por favor os últimos textos que postamos no Blog Espiritismo Século XXI - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

E-mail: [email protected]

Londrina, PR

 

(Informação recebida em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

 

Programação diária da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Jornada de Estudos “Transição Planetária”

Franca, SP

 

(Informação recebida em email da USE Franca)

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Leia o Boletim Caminheiros da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui:

http://caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Leia o informe Portal Luz Espírita

 

Acesse:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP