Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 23 de junho de,  de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/23-06-2012.htm

 

 

 

 

Mensagem de Chico Xavier a Bauru

 02 de julho de 1977

Chico Xavier em foto de 1956 no Açude do Capão,

Pedro Leopoldo, MG, batida pela familia Previdello, de Bauru, SP

Foto do acervo particular de Leopoldo Zanardi

 

“Estamos aqui em Uberaba, no Grupo Espírita da Prece com a visita da União Municipal Espírita de Bauru, representada na pessoa dos nossos caros amigos: Herminio Carlos Silva, Clélio Adonai e Aldire Guedes. E, por intermédio deles, estamos enviando não somente aos nossos companheiros da União Municipal Espírita de Bauru, o nosso abraço de respeito e fraternidade, como também a todos os companheiros da Doutrina Espírita naquela grande cidade paulista. Como todo mundo sinto-me no dever de visitar Bauru, não só pelo prazer de realizar um antigo sonho nosso, mas também para cumprir o meu dever de receber ali, o título de cidadania, que nos foi conferido pela generosidade da comunidade bauruense. Compreendo que este título pertence aos espíritas de Bauru e não a mim, porque tão somente a eles se deve o respeito e a consideração que a Doutrina Espírita deve, a todos aqueles que partilham a felicidade de habitar naquela terra generosa e privilegiada. Entretanto, apesar do meu dever de comparecer em Bauru como um pequenino servidor da Casa Espírita, para receber um patrimônio dessa natureza - que pertence aos companheiros espíritas e não a mim - até hoje esta alegria ainda não me foi permitida pela bondade do Senhor, eis que circunstancias diversas tem impedido a minha viagem até lá. Ultimamente, por circunstancias imperiosas de tratamento de minha própria saúde. Mas, espero  em Deus, ainda muito em breve, ou tão breve quanto for possível, ir até Bauru para receber este título que tanto nos honra, a todos nós da comunidade espírita; e para entregá-lo simbolicamente aos meus queridos irmãos espíritas cristãos bauruenses. A todos eles, na pessoa do nosso Hermínio, do nosso Clélio e do nosso Aldire, nós enviamos o nosso abraço de muito carinho e de muito apreço e dado tudo de nós para enviar aos amigos queridos de Bauru, tomamos a liberdade de oferecer-lhes a poesia/mensagem de nossa Irmã e benfeitora espiritual, Maria Dolores, como sendo nossa homenagem àquela cidade progressista na qual saudamos, não somente os espíritas cristãos, mas também nossos irmãos católicos, aos nossos irmãos evangélicos, aos nossos irmãos materialistas, quaisquer outros que partilhem com filosofias ou outros princípios religiosos; porque todo bauruense é nosso irmão e nosso benfeitor pelo coração, tão grandes manifestações de carinho, ternura e felicidade. A poesia que oferecemos aos nossos irmãos de Bauru é a seguinte:

 Bendita sejas sempre

Bendita sejas sempre, mão fraterna, que distribuis caminho afora, a segurança, o teto, a proteção e a mesa para sanar a dor da penúria que chora.

 

Bendita sejas, pelo pano amigo que entreteces ou limpas, a contento, suprimindo a nudez de quem vai pela estrada, ante a injuria do pó sob os golpes do vento.

 

Bendita sejas, no desprendimento, com que dás a moeda, em sentido profundo. No louvor ao trabalho e no apoio à bondade, reduzindo a aflição e a tristeza do mundo.

 

Bendita sejas, na abnegação, sem que louros quaisquer busques ou vises, quando estendes a benção da esperança aos irmãos fatigados e infelizes.

 

Bendita sejas, pelo reconforto na generosidade doce e franca, quando leva consolo e lenitivo aqueles que a doença humilha e espanca.

 

Bendita sejas, na fidelidade com que te santificas no amor puro, em resguardando a infância desprezada, edificando as bases do futuro.

 

Bendita sejas, pela idéia nobre, com que gravas o Bem, na frase que te encerra, iluminando o verbo, onde o verbo se inscreva para a sublimação de toda a Terra.

 

Bendita sejas sempre, mão criadora, em Ti, a caridade, atingida apogeus, Revela, em toda a parte, o Sol do entendimento, a grandeza da Vida e a Presença de Deus.

 

Maria Dolores.

 Nesta poesia, sentimos a presença de Bauru entre nós como sendo mão criadora de bondade, cultura, trabalho e progresso, aos nossos amigos de lá. Mais uma vez, os nossos agradecimentos e o nosso pedido de uma prece em nosso favor, rogando a Deus, a todos nos proteja e nos abençoe.”

Chico Xavier

 

Explicação:

 

Chico Xavier não pode comparecer em Bauru para receber esse título de Cidadania, outorgado pela nossa Câmara Municipal, mas em 9 de abril de 2010, o vereador Moisés Rossi, em nome da comunidade bauruense, entregou a honraria (in memoriam) ao sr. Edgar Miguel, então presidente da USE Intermunicipal Bauru. O belíssimo diploma foi encaminhado à Casa de Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, MG.  (Leopoldo Zanardi)

Legenda: Foto 1 - Público presente à solenidade de entrega ao título de cidadania (in memoriam) ao médium Francisco Cândido Xavier.  Foto 2 - Presidente da USE/Bauru, Edgar Miguel, Leopoldo Zanardi e o vereador Moisés Rossi. Foto 3 - Leopoldo Zanardi, Moisés Rossi e esposa. Foto 4 - Família de Silvano Navarro (propositor do título, na década de 70), com Amair Zanardi (2a. à esquerda) e irmão Leopoldo Zanardi. Foto 5 - O belíssimo diploma foi encaminhado à Casa de Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, MG.

 

 

 

Diversas homenagens para Chico Xavier

Fortaleza, CE

 

Caro (a) Amigo(a)

Em homenagem aos 10 anos de desencarnação do médium mineiro Chico Xavier, estão sendo feitas algumas ações, tais como a Semana Chico Xavier que conta  com a exposição de objetos pessoais, videos e imagens do médium, no Shopping Benfica em Fortaleza.
Além disso, haverá dia 28 deste, na Assembléia Legislativa às 15h uma Sessão Solene em homenagem ao nosso querido Chico.
À noite, às 19:30h na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Geraldo Lemos fará o lançamento de um livro seguido de palestra.
No dia 29 de junho, às 19:30h ele fará uma nova palestra na Federação Espírita do Estado do Ceará.
Programe-se, participe, divulgue.

No próximo domingo, 24 de junho, o Jornal Diário do Nordeste estará com um encarte especial de 12 páginas coloridas com um excelente material sobre a Semana Chico Xavier, o Memorial Bezerra de Menezes, notícias sobre o movimento contra o aborto (CHAMA), o lançamento do Filme "E a Vida Continua" e a palestra sobre Chico Xavier na FEEC.
Está simplesmente imperdível, portanto, espalhe a noticia para sua lista de contatos e vamos divulgar as propostas do Bem e da Imortalidade da Alma e vamos adquirir o nosso exemplar!


Grande Abraço

--
Simone Ivo de Sousa
CCSE/FEEC

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Chico Xavier e Geraldo Lemos Neto. Uberaba, MG

 

 

 

Na Rede Amigo Espírita em PPS

Divaldo Pereira Franco- Europa 2012. 3ª. e 4ª. partes.

 

Acesse aqui 3ª, parte:

http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/resumo-do-roteiro-na-europa-2012-de-divaldo-franco-3o-parte

 

 

Acesse aqui 4ª. parte:

http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/roteiro-2012-de-divaldo-franco-na-europa-4oparte

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco faz conferência para cerca de 12 mil pessoas

Belém, Pará

 

 

Acesse a matéria do jornal O Liberal:

Amor ajuda a transformar o planeta, afirma médium

http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=596486

 

Conferência por Divaldo Pereira Franco. Belém, Pará, 21/6/2012.

 

Fotos recebidas em email de Decom Uep [[email protected]].

 

No próximo email enviaremos mais informações e fotos do grandioso evento.

 

 

 

 

Seminário “Compromisso Mediúnico”

Alumínio, SP

 

(Informação recebida em email de Nilo Calazans  [[email protected]])

 

 

 

Tarde de Autógrafos com Gerson Simões Monteiro

Rio de Janeiro, RJ

 

Materializações de Chico Xavier e Outras Recordações

Materializações de Chico Xavier e Outras Recordações

Autor: Gerson Simões Monteiro

Editora: Novo Ser Editora e Distribuidora Ltda

 

Para quem só ouviu falar ou para aqueles que estiveram frente a frente com Chico Xavier e sentem imensa saudade do médium espírita, Gerson Simões Monteiro vem contribuir com suas memórias, trazendo fatos vividos por ele mesmo ao lado do querido Chico. Fatos que remetem a assuntos de grande interesse nos grupos de estudo mediúnico, tais como o fenômeno de bicorporeidade e a psicografia; fatos que são verdadeiras lições de amor e gratidão à Chico.
A obra trata ainda da projeção na mídia da obra mediúnica de Chico Xavier e da importância que a Grafoscopia tem para o Espiritismo...

 

Aceli,

Tarde de Autógrafos dia 11 de julho, às 16 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Tijuca

 

Abraços,

 

Gerson Monteiro

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Próxima reunião da Sociedade Espírita da Irlanda

Dublin, Irlanda

 

Next Meeting/Próxima Reunião

 

Dear friends,

We'd like to invite you to our Public Meeting this Sunday 24/06/12 at 11 am.

This week Marcia Costa & Livia Di Batista will talk about the chapter 25 of The Gospel According to Spiritism "Seek and you will find".

We'll also have our weekly healing session from 11:00 to 11:30 am.

And at the end of the meeting, we'll serve delicious food and hot drinks in our canteen. Our shop will also have books and goods on sale.

We hope to have all of you there.

Our address is 21 Fair View, Dublin 3
(located in front of Fair View Park, beside Tesco Express and Abacus Finance)

It has easy access from the city centre via the following buses: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 and 130 (bus stop number 522)

Just a reminder that we have childminding facilities available, as well as books in our library which can be borrowed.

Kind Regards,

--
Spiritist Society of Ireland

 

___________________________________________________________________

 

Meus queridos,

  

Nossa próxima reunião será dia 24/06/2012 as 11:00 da manha.

 

Marcia Costa e Livia Di Batista irão palestras sobre o capitulo XXV do Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

Estamos localizados na 21 Fair View, Dublin 3 (em frente ao Fair View Park, ao lado do Tesco Express e da Abacus Finance).

 

A linhas de ônibus que servem o local são: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 and 130 (bus stop number 522).

 

Somente lembrando que temos no mesmo dia a Evangelização Infantil e a sessão de passes entre 11:00 e 11:30 da manhã.

 

Aguardamos  vocês,

 

--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

 

 

 

Palestra espírita com Célia Diniz no SELUZ

Barbacena, MG

 

 

Olá a todos,

A SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) convida a todos para uma palestra com o tema " Doutrina Espírita - Uma doutrina consoladora " com Célia Diniz, de Pedro Leopoldo / MG. O evento ocorrerá na noite de 17/07/12, terça-feira, às 19:30 horas na sede da SELUZ (Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro do Campo - Barbacena / MG)

Célia Diniz é Presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo.  Ela é uma das mães citadas no filme " As mães de Chico Xavier"    (mãe do Rangel, aquele garoto que caiu da bicicleta quando passeava com a empregada, vindo a desencarnar).

Abraços fraternos.

Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

(Informação recebida em email de Adriano dos Reis Barroso [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Anete Guimarães

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações em emails de Regina Bachega e Ademir Mendes; Adriano dos Reis Barroso [[email protected]])

 

 

Palestra com Nazil Canarim Junior no C.E. Chico Xavier

Bauru, SP

 

Nazil Canarim Júnior

 

 

NAZIL CANARIM JUNIOR falará  sobre Chico Xavier no CENTRO ESPÍRITA CHICO XAVIER de Bauru Dia 27 de Junho de 2012, quarta feira.
Haverá participação do Coral Amor e Luz, do Centro Espírita Amor e Caridade

Endereço: Rua Inconfidência, Quadra 1 - 8 (Próximo à Estação Rodoviária), Bauru/SP

 

(Informação em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

]Seminário com Jacob Melo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário com Rosângela Pires

Jales, SP

 

 

CAROS AMIGOS E IRMÃOS

Convidamos a todos para assistirem a um seminário neste sábado dia 23 de junho nas dependências do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores.

com a oradora escritora ROSANGELA PIRES da cidade de São Paulo

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP

Horário: as 15h

O Assunto é EDUCAÇÃO, portanto, de interesse de TODOS NÓS

SEJA BEM VINDO AO NOSSO CONVÍVIO, a tua presença é muito importante para nós

informações: 17- 3632.9983 (Jane) ou pelo e-mail: [email protected]


(Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

 

Palestras programadas para o Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra musicada com Margarete Áquila

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Teatro “Vida Após a Morte: O Espiritismo Esclarece”

Domingos Martins, ES

 

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

Grupo de Teatro Luminus

 

Grupo Musical “Ergue-te e Caminha” e Grupo Vocal “Irmão Amadeu”

 

 

 

 

Lançamento do livro “Chico Xavier – A aurora de uma vida ente o Céu e a Terra”

 

CONVITE

 

A Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo através da Vinha de Luz Editora, em lembrança aos 

85 anos do início da psicografia de Francisco Cândido Xavier, ocorrida em 8 de Julho de 1927, resgata para a história do Espiritismo a coleção das primeiras de suas produções espirituais, enviadas pelo médium ao Jornal Aurora do Rio de Janeiro entre 1928 e 1933 , contendo também seus próprios comentários sobre os postulados espíritas. Este extraordinário acervo, fruto das pesquisas do jornalista carioca João Marcos Weguelin, transforma-se agora no 465º livro 

da lavra mediúnica de Chico Xavier que a Vinha de Luz tem a alegria de apresentar ao público :

CHICO XAVIER - A AURORA DE UMA VIDA ENTRE O CÉU E A TERRA.

 

(Informações em emails de Geraldo Lemos Neto; Leopoldo Zanardi; Jhon Harley M. Marques; Suzuko Hashizume; Regina Bachega)

 

 

 

 

I Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas em

Araçatuba, SP

 

Fotos CAPS 13ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS

CAPS ad II Benedita Fernandes

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Prefeitura Municipal de Araçatuba

      Rua Bastos Cordeiro, 1051 -  Araçatuba – SP Fone: 3621-3463

 

 

 

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

 

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA

 

DIA: 29/06/2012

 

TEMA: FÉ NA PREVENÇÃO

 

 

                                    Pela presente, vem convidar, de forma efetiva, para participar da

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS EM ARAÇATUBA. 

 

                                   O Amor-Exigente e a Associação das Senhoras Cristãs (Hospital Benedita Fernandes e CAPS ad) pretendem reunir, nesta Conferência, diversos segmentos da comunidade: líderes religiosos, clubes de serviço, saúde, educação, justiça, ação social e empresas, para que, juntos, possam discutir e definir rumos da prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas em nossa sociedade.

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

Inscrição: 8h às 8h30min

Café: 8h30min às 9h

Palestra: 9h- O Caminho da Prevenção- Dra Cibele T. Cesco Garcia

Almoço:  11h às 13h

Apresentação dos Serviços: 13h

 

·         Amor-Exigente, CAPS ad, Fundação Casa, CR, Policia Militar,

Comunidade Terapêutica    e de Grupo de Apoio.

·        Mesa redonda: 14h30min

·        Apresentação das Propostas: 16h

·        Encerramento: 17h

                           Salientamos que toda a contribuição será bem-vinda e, desde já, agradecemos o apoio, fundamental para o sucesso deste trabalho.

 

·         Inscrições  pelo telefone: (18) 3623.6604- Amor-Exigente

                                                 e-mail: [email protected]

 

    Maiores informações:  (18) 3623.6604 Amor-Exigente

                                         (18) 3621.3463  CAPSad

                                         (18) 3636-7825 Hospital Benedita Fernandes

 

(Informação recebida em email de COMDICA Aracatuba [[email protected]])

 

 

 

Lançamento de “A Empregada Feia”

Therezinha Oliveira

 

Therezinha Oliveira

Também para crianças!

“A Empregada Feia”

Uma linda obra para os pequenos que você conhece!!

 

 

"A Empregada  Feia"

“O objetivo desta história é mostrar que

nos enganamos se avaliamos as pessoas

por sua aparência ou segundo o que nos interessa,

em vez de valorizá-las por suas qualidades.”

Therezinha Oliveira

 

(Informações em email de Ana [[email protected]] e de Otavio Cunha)

 

 

 

Festa junina “Arraia do C.E. Caminheiros do Amor”

São Paulo, SP

 

(Informações recebida s em email de GotasDePaz [[email protected]])

 

 

 

 

Hoje. Programação na Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Having trouble viewing this email? Click here

 

 

Next LIVE talk show: June 23 @ 11am (EST) 

 

Transcending the Titanic

 

Kardec Radio interviews Michael Tymn the author of the book Transcending the Titanic and several articles and books. 

Michael is a long-time journalist whose articles have appeared in more than 40 publications. His articles on the paranormal have appeared in Psychic News, Fate, Mysteries, Nexus, Atlantis Rising, Two Worlds, Vital Signs, Venture Inward, Christian Parapsychologist, Dark Lore, Alternatives, Alternate Perceptions, Signs of Life, The Summit, and The Honolulu Advertiser. He is the author of The Articulate Dead and the editor of The Searchlight, a quarterly publication of the Academy of Spirituality and Paranormal Studies, Inc., based in the United States.

LISTEN HERE

(to set a reminder for this show, click on the clock icon)

 

Missed our previous show? No problem.

 

Click here to listen to Sleep & Dreams

 

UPCOMING

TALK SHOW

  

Reestructing Previous Lifes

 

  June 30, 11am (EST)

 

 

 

    Join Our Mailing List!

 

Gray

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

Acesse aqui: www.radioceac.com.br

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

1º Programa de Rádio - "Juventude Espírita" - 23/06/2012

Rádio Aruanã. Barra do Garças, MT

 

Olá prezados amigos e companheiros de lida Espírita, convidamos todos vocês para Sintonizarem o Programa de Inauguração da Mocidade Espírita do Médio Araguaia - MEMA. Neste Sábado às 10 horas da manhã na Rádio Aruanã sintonia AM 560. PARTICIPE POR TELEFONE E GANHE BRINDES!

 

www.radioaruana.com.br

Fone: (66) 3401-1345

 

Repasse também para seus contatos.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

Vaga de Emprego no Batuíra

Goiânia, GO

 

 

 Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

 Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

 muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

 Antecipo agradecimentos.

 

 Fraternal abraço,

 

 Sérgio Luís Haas

 3281 0655

 

 *-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 Vaga de Emprego Batuíra

 

 O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está com as seguintes

 vagas:

 

 2 Técnico em Enfermagem (ambos os sexos)

 1 Médico plantonista (ambos os sexos)

 

 Currículo podem ser enviados para o email [email protected] ou

 entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 -

 Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

 Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende

 gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou

 alcoolismo.

 

 Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

 @batuirago

 

(Informação recebida em email de batuí[email protected])

 

 

 

Leia as noticias da ABRARTE

Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse aqui:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (147)

Aloísio Silva

 

Aloisio Silva

 

 Hoje focalizamos o orador e escritor Aloisio Silva, mineiro de Muriaé residente em Guarapari, no Espírito Santo.  Aloisio é fundador e atual presidente da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas, já atuou em outras casas espíritas e tem participado do movimento de unificação. Escreveu vários livros,  desenvolve palestras e seminários pelo Brasil e já tem programação organizada para países da Europa e Estados Unidos.

 

 

Caro confrade Alosio Silva, pode nos fazer sua apresentação?

Ismael, sou nascido em Muriaé-MG,  aos, 00h40min de 21 de Janeiro, filho de 1964, se nascesse 1 hora antes me chamaria Sebastião. Meus pais são Joaquim Luiz da Silva, Pedreiro, hoje aposentado e Alice Dilma da Silva, lavadeira de roupas, hoje também aposentada tive os irmãos: André Luiz da Silva (Contador e Advogado, Rosely Maria da Silva Pires (Mestra em Educação, Professora da Universidade Federal), Heloisa Ivone da silva Carvalho (Pedagoga e Mestra em Educação Física), Joaquim Luiz da silva Filho (Psicólogo), Oldair José da Silva (Bacharel em Direito) e Dejair Paulo da Silva (Bacharel em Artes Plásticas pela UFES), meus pais são semi-analfabetos porem com a visão que a doutrina espírita lhes proporcionou conseguiram formar sete filhos em curso superior, sendo três destes com mestrado. Sou casado com Jailza da silva Pereira, Professora de Biologia, Fisioterapeuta e graduanda em Pedagogia, é também Coordenadora da Evangelização do DIJ Departamento de Infancia e Juventude da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas, e tenho cinco filhos Viviane Oliveira Ribeiro (filha adotiva) Pedagoga, Barbaralice Santos Silva, (Ambas estão com 25 anos), Sócrates Pereira Silva, (19 anos, Estudante de Serviço Social pela UFES), Victor Hugo Pereira Silva (15 anos) e a caçula Ana Luiza Pereira Silva (12 anos). Minha família é o meu maior tesouro.

 Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Mestre em Educação e professor de Psicologia e Filosofia na Faculdade Pitágoras na cidade de Guarapari ES.

 Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sou de família espírita, minha avó Barbara, era católica fervorosa, tornou-se espírita em 1950, levando com ela os filhos, entre eles o meu pai. Meus avós maternos também eram espíritas, enfim não havia como escapar desta maravilhosa doutrina.

 

A qual casa espírita você esta vinculado presentemente?

Sou fundador e atual presidente da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas.  Alem da direção geral da SGEE, sou Coordenador do Departamento Doutrinário, participo como médium de Psicografia nas Palestras Públicas. Trabalhador da Reunião mediúnica. Eu, minha esposa e o meu filho Sócrates somos responsável pela faxina da SGEE uma vez por mês (quem faz a faxina dirige a palestra). Sou um dos coordenadores dos Encontros (Depressão, Mediunidade e Vida a Dois) que realizamos todos os anos em nossa instituição.

Quais os livros de sua autoria espíritas e não espíritas? De que tratam eles?

1º Livro: Cultura de Guarapari (Dissertação de Mestrado), 2º Educação Saúde e Cidadania (Cientifico), 3º Cultura e Turismo (Cientifico), 4º Eu Posso Ser Feliz (Espírita), 5º Terapêutica do Perdão (Espírita), 6º Por entre as Dores (Espírita, será lançado na Europa entre os dias 11/07 e 22/07/2012 e 26/07/2012 na 54ª Semana Espírita do Noroeste Fluminense RJ), 7º In”Quietações” Do Espírito Giordano Bruno (Psicológico/Espírita Psicografado) que está em fase de conclusão.

Aloisio, faça-nos por favor uma síntese de sua atuação no movimento espirita durante todos esses anos.

Bom comecei a trabalhar no Grupo Espírita Allan Kardec em 1989 ajudando a organizar o informativo da casa espírita, depois passei a coordenar grupo de estudos, pois a filosofia sempre foi o que mais me encantou no espiritismo. Meu primeiro cargo de diretoria era como vice-coordenador do Departamento de Patrimônio, cuja atribuição era limpar as janelas da casa espírita por fora, já que a coordenadora não podia subir em escadas tão altas por ser idosa. Fui presidente do Grupo Espírita Allan Kardec de 1992 a 1996. Em 1995 eu e um grupo de companheiros fundamos o Grupo Espírita Bezerra de Menezes que se localiza na Praia do Morro em Guarapari.

E no movimento de unificação tem atuado junto a algum órgão?

Fui presidente do 6º Conselho Regional Espírita por dois mandatos, os últimos diretores da Federação Espírita do Espírito Santo, eram em sua maioria membros desta regional. Atualmente sou trabalhador da vice-presidência de Unificação da Federação Espírita do ES e do Departamento de comunicação da FEEES.  

Como tem sido sua atuação na tribuna espírita?

Realizo palestras e seminários desde 1989, já realizei mais de 1000 palestras e seminários por vários estados do Brasil, conheço pessoalmente todos os Centros Espíritas do Espírito Santo.  De 11/07/2012 a 22/07/2012 será lançado o livro por entre as Dores em Portugal, Itália e Suíça, onde farei 14 Conferencias e Seminários. Em janeiro de 2013 o mesmo livro será lançado nos Estados Unidos.

Quais os temas de suas palestras e os mais requisitados?

Perdão, Relacionamento a Dois, Laços Emocionais, mediunidade, Sonhos, Orientação ao Centro Espírita, Organização de Reunião mediúnicas entre outros.

Como fazer o agendamento?

Hoje a melhor forma de Comunicação é por email, pois abro e respondo meus emails todos os dias, pois por telefone pode haver desencontros, email: [email protected] ou 27.3361.5285 ou 27.9764.4131 algumas palestras estão disponíveis no site: www.aloisiosilva.com.br  e palestrantealoisio.blogspot.com.br

Como esta enxergando o nosso movimento espírita de uma maneira geral?

O movimento Espírita é a maior organização do espiritismo no mundo, portanto para mim o movimento espírita organizado tem duas funções fundamentais: Primeira promover a unificação do Espiritismo, para que em qualquer lugar do Brasil e do mundo se fale a mensagem Codificada por Allan Kardec. Em segundo lugar tem a função de promover, orientar e trabalhar pela divulgação do consolador prometido. Acho que o movimento organizado precisa se dedicar um pouco mais a sua segunda função.

E particularmente no seu estado e na sua cidade?

Como trabalhador da Vice Presidência de Unificação da FEEES, tenho estimulado a troca de experiências com expositores espíritas de todos os estados do Brasil. Fui Presidente do 6º Conselho Regional Espírita por dois mandatos (1992 a 1998) e tenho me dedicado a esta bandeira desde então. Eu e meu irmão Joaquim Luiz da silva filho fundamos a Semana Espírita de Guarapari, que já recebeu pessoas solenes como Divaldo Franco, José Raul Teixeira, Jorge Andrea, Clóvis Nunes, Richard Simonetti, Francisco do Espírito Santo Neto, Carlos Bacelli entre outros. Acho que o aspecto mais belo da Doutrina Espírita é a filosofia por isso invisto com a minha vida a divulgação desta filosofia.

Algo mais que queira acrescentar?

Quero agradecer pela oportunidade.

As suas despedidas dos nossos leitores.

Quando fui convidado a escrever em um jornal pela primeira vez. Disse ao Jornalista amigo, gostaria de escrever com a profundidade do Hermínio Correa de Miranda e a leveza do Richard Simonetti ao que ele me respondeu: Escreva como você fala. É o que tenho feito desde então. Espero que gostem das minhas palestras que estão postadas no meu site e nos livros disponíveis nas melhores livrarias da cidade e na livraria da casa espírita mais próxima de você, você pode adquirir pelos sites http://www.lojasolidum.com.br  , http://www.solidumeditora.com.br  e 08007702200

 

A esposa Jailza e meus filhos Victor Hugo e Ana Luiz na Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas.

 

O casal Jailza e Aloísio ladeando Oldair na formatura de Direito (último dos irmãos a concluir o curso superior).

Aloísio, a esposa Jailza e quase todos os filhos, só faltou a Vivi que estava trabalhando.

Ana Luiza e Jailza, na famosa praça do Rádium Hotel (famoso na época das areias monazíticas)

 Aloisio, comemorando aniversário de um trabalhador da SGEE

Aloisio Silva no lançamento do livro Terapêutica  na Casa Espírita Maria Franc em Campos dos Goitacazes.

Aloisio autografando durante o lanche do seminário Terapêutica do Perdão em Campos dos Goytacazes

Aloisio com a jornalista do A Noticia de Muriaé, RJ homenageado como um dos escritores da cidade de Muriaé.

Aloisio proferindo palestra em Petrópolis, RJ, em palestra no evento Internacional Praça Florida de livros de Petrópolis 

Aloisio Silva e a oradora Ana Jaicy Guimarães na comemoração do 7º aniversário da SGEE.

Aloísio em Jacareí, SP, com dirigentes da USE após realizar seminário durante a Semana da Família.

Aloisio, na extrema direita, com trabalhadores e o orador José Raul Teixeira nas comemorações dos 30 anos de COJEL. Leopoldina MG.

 OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP