Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 04 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/04-05-2012.htm

 

 

 

 

O tempo sem tempo de Divaldo Franco

 

Suely Caldas Schubert

 

            O dia 05 de maio de 2012, amanhece.

            Na Mansão do Caminho, na cidade de Salvador, o sol vence as sombras da madrugada e, lentamente, preenche todos os espaços, com o seu brilho habitual.

            Divaldo Franco, no silêncio de seu gabinete de trabalho, reflete.  Mal amanheceu e ele está desperto, após uma noite quase insone. Desde a véspera que as lembranças assomaram à sua mente. Afinal está completando 85 anos de sua atual reencarnação, e mais que nunca, quase por um automatismo, vê diante de si, na tela mental, cenas e mais cenas de sua vida, como num caleidoscópio , cujo início o traz de volta ao lar paterno.

            E aqui estou eu, que escrevo este artigo, criando, na minha imaginação, o amanhecer dessa data tão especial para todos nós, o aniversário de uma pessoa tão querida e amada pelos amigos que granjeou, em muito mais do que nos 65 países que percorreu, levando a sua palavra plena de paz, de sabedoria  e de amor, pregando o evangelho do Cristo e a Doutrina dos Espíritos. Ali está o baiano Divaldo Pereira Franco, enquanto as cenas se desenrolam em sua mente.

É uma viagem notável, iniciada na infância, quando a mediunidade despontou em sua vida atual . As dificuldades que se foram somando, em meio às vivências familiares, culminando com a desencarnação de sua irmã Nair e de outras dolorosas provações que os pais, D. Ana e Francisco Franco, enfrentaram com fé em Deus e a certeza de sua misericórdia.  Em meio às ocorrências familiares, o menino Divaldo ia experimentando os primeiros indícios da mediunidade.

Um salto no tempo e eis Divaldo, já adulto, tendo sido orientado quando ainda no aconchego familiar, por pessoas que o conduziram pelos caminhos da sua iniciação ao Espiritismo e à prática equilibrada da mediunidade. Ele se  vê no trabalho profissional, às voltas com a dupla vista, que lhe sendo tão natural é algo estranho para os demais. Um desfile de amigos especiais, companheiros das primeiras horas que ali estão , e ao revê-los, no painel da mente, um sentimento de saudade o envolve,  convocados que foram, à época, para colaborar no processo de construção da obra missionária de Divaldo. Neste momento preciso, chega também, Nilson de Souza Pereira, o amigo das eras longínquas, pelas mãos da própria Joanna de Ângelis.

Em suas reminiscências Divaldo retorna à emoção vivida no  dia 05 de  dezembro de 1945, quando a mentora Joanna de Ângelis, que, anteriormente, ele não identificara, se apresenta, e  por primeira  vez, ele a vê, conscientemente, em sua beleza radiosa , ela que o acompanha e orienta desde os tempos imemoriais, tanto quanto a imensa família espiritual que ela vem agregando através das eras.

Em breve fundam o Centro Espírita Caminho da Redenção, no dia 07 de setembro de 1947. Meses antes o jovem baiano, então com 20 anos, inicia a sua trajetória como orador. São  65 anos transcorridos, que perpassam vivos em sua memória, quando hesitante e inseguro, diante de um público que aguardava o seu pronunciamento,  ouviu uma voz a lhe dizer:   – “Fala! Falaremos por ti e contigo! Era o dia 27 de março de 1947, na cidade de Aracaju (SE)  e ali estava o espírito Humberto de Campos, convidando-o a iniciar a sua missão de pregar o Espiritismo e o Evangelho de Jesus. Ele se levantou e falou! E nunca mais parou. Muitas vezes, nestes 55 anos de nosso abençoado  convívio, ouvi Divaldo mencionar que, acima de tudo, queria falar de Jesus para as pessoas. Estava traçado, portanto, o mapa-mundi das palestras de Divaldo, que já pregou em 65 países nos cinco continentes.

Ele revê os detalhes de todas as programações, sempre antecipadamente  preparadas, sob a égide de Joanna de Ângelis, que  convida, inclusive, os Espíritos protetores de cada país, ensejando um  tempo para que transmitam mensagens, que Divaldo psicografa nos hotéis ou lares onde se hospeda, nos intervalos dos compromissos e atividades. Porque a missão transcende o plano físico e adentra o espaço espiritual de cada país.

            De repente, no rio das recordações, surge a Mansão do Caminho, e Divaldo sente, como outrora, a emoção do instante em que teve a visão extraordinária da obra, que seria um marco em sua vida. Ali estava ele, na vidência psíquica, idoso, cercado de crianças, vivendo por  antecipação o trabalho que deveria realizar, numa projeção mental realmente notável, que Joanna de Ângelis lhe proporcionou. Pouco tempo depois da visão, atendendo ao chamado, surge a Mansão do Caminho, no bairro Pau da Lima, na cidade do Salvador. O calendário assinala  o dia 15 de agosto de 1952.

            As cenas mentais que o fio da memória rebobinava, começam agora a se sobrepor e se misturam: viagens, países, livros psicografados, pessoas, público, auditórios superlotados; milhares de crianças na Mansão, que estudam, que crescem,  crianças que  nascem na Mansão e cujo primeiro choro é música celestial;  trabalhos dia e noite, reuniões mediúnicas, entrevistas, passes em enfermos, estudos contínuos, amigos, muitos amigos, multidão de amigos, conversas em várias línguas nas ruas do mundo, enquanto passa, qual cometa luminoso e itinerante; milhares de pessoas, milhões de pessoas, livros e livros, compromissos, Espíritos que desfilam através de sua mediunidade, dores que sua palavra aliviou, curas espirituais; Espíritos nobres que o cercam, movimento espírita, Dr. Bezerra de Menezes, Manoel  Philomeno de Miranda, Amélia Rodrigues – Joanna de Ângelis! E muito mais.

Divaldo se enternece. Olha através da janela os jardins floridos, o recanto de Joanna com suas frondosas árvores, as salas de aula, o ginásio de esportes, o ambulatório, onde médicos, dentistas e enfermeiros atendem ao bairro, a padaria, a creche A Manjedoura, o lar das idosas, a gráfica, as construções que foram surgindo, o Centro Espírita Caminho da Redenção, onde Nilson assinalou o pórtico  com o símbolo que relembra as mãos em oração, a lanchonete, a livraria, a enorme cozinha e todas as suas dependências, o lindo refeitório onde se reúnem os trabalhadores, as centenas de voluntários, o memorial, a campanha Auta de Souza, salas e mais salas para a administração desse imenso complexo que alguém denominou ( e realmente é) de A Mansão do Amor  e, por fim, e por enquanto, a Casa de Parto!... Pelas alamedas floridas, pelas ruas da Mansão paira a certeza de que é possível criar aqui na Terra um recanto de paz e fraternidade, no qual o pensamento de Jesus e sua mensagem de amor  estejam sendo vividos ali, a cada dia.

Parabéns, Divaldo Franco! Você faz aniversário mas quem recebe os presentes somos nós. Você vem e  entrega a cada um o mimo especial da sua presença, da sua palavra plena de sabedoria e amor,  sempre amiga e afetuosa  e dessa alegria irradiante que a todos contagia.  Quando você se despede e se vai para cumprir outros compromissos, o seu psiquismo perdura, numa vibração superior, deixando  em todos a sensação de um novo tempo, que começa agora.

 No tempo sem tempo, Divaldo caminha, semeando estrelas, que brilham, que cintilam no seu rastro.

 

Suely Caldas Schubert e Divaldo Pereira Franco

 

 

 

1º. Seminário Jurídico-Espírita de

Uberaba, MG

 

(Informação recebida em email  de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago

São Carlos, SP

 

(Informação recebida em email de Obreiros do Bem -  São Carlos [[email protected]])

 

 

 

Palestra com lançamento de livro por Célia Xavier Camargo no CEAC

Bauru, SP

 

DIA 6 DE MAIO - DOMINGO -  9H

 

PALESTRA & LANÇAMENTO DO LIVRO "É PRECISO RECOMEÇAR"

 

COM CÉLIA XAVIER DE CAMARGO, DE ROLÂNDIA/PR

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA "AMOR E CARIDADE"

 

ENDEREÇO: RUA 7 DE SETEMBRO, 8-30 ~BAURU/SP

 

ENTRADA FRANCA

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

XVI Semana Espírita de

Nanuque, MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

Programação do Centro Espírita “Chico Xavier”

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

 

 

Seminário “Construindo um Casamento Saudável”

Sorocaba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ercilia Zilli)

 

 

 

Programação de palestras com o orador

Izaías Claro

(Informações recebidas em email de Otávio Cunha)

 

 

 

Palestra com Oduvaldo Mansani de Mello na AME-Paraná

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Laércio Furlan [[email protected]])

 

 

 

Seminário. Ansiedade – Depressão – Espiritualidade

 no C.E. AllanKardec. Campinas, SP

 

 

(Informação em email de Otávio Cunha)

 

 

 

46º. Bazar da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Guaraci Epifanio [[email protected]])

 

                       

 

Rodízio de Pizzas do F.E. “O Bom Samaritano”

Águas Claras, DF

 

 

(Informação recebida em email de Alexandre Magno [[email protected]])

 

 

 

 

13ª. FESTAC. Festa do “Amor e Caridade”

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Informações da “Spiritist Society of Baltimore”

Baltimore, EUA

 

Reminder for May 05 - Spiritist Talk at SSB

 

Spiritist Talk

 

 

 

Saturday, May 05 at 6:00pm
 Spiritist Talk

 

Parents' Oversight Today,
Children's Challenges Tomorrow

by Vanessa Anseloni

 

SPIRITIST SOCIETY OF BALTIMORE

22 W Padonia Rd.- Padonia

Plaza Suite  B-321

Lutherville-Timonium, MD 21093 

Driving Directions

-------------------------------------------------------------------------------

Free Admission  Talk followed by Passes* 

*Passes therapy s is a Spiritist technique used

to fosters piritual balance and healing.

----------------------------------------------------------------

* For more information:

e-mail: [email protected]

www.ssbaltimore.org
Sponsored by the
Spiritist Society of Baltimore, Inc.
------------------------------------------------------------------

This event will be LIVE webcast at 6pm Eastern Time US.  A live stream will be available +/-10 min before the event starts.  To watch it, just click on the following link:  
 SSB - 
www.ssbaltimore.org/webcast or TVCEI channel 2

 

 

  

 

 

-----------------------------------------------------------------

SSB - Weekly activities 

 Mondays
 
Fraternal Counseling, 6:15pm - 6:50pm
Spiritual Treatment, 7:00pm - 7:50pm
Mediumship Meetings (private), 8:00pm - 10:00 pm

 Thursdays
 Study Group - 7:00pm - 8:30pm

 Saturdays
 Spiritist Talks and Workshops - 6pm - 7:30pm
 

Talk followed by Passes.
 
Passes therapy s is a Spiritist technique used to fosters

piritual balance and healing.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------

Kardec Radio

LISTEN TO OUR NEXT  LIVE TALK SHOW

Saturday, May 05 @ 11 am (EST)

 

 

May 05 - Saturdays at 11am (EST)

http://www.kardecradio.com  

 

      LISTEN TO  OUR PREVIOUS TALK SHOW!


 

 

---------------------------------------------------------------------

May 12, 2012

ATLANTA, GA

More info at www.spiritistsymposium.org

 

Campaign

 

I Honor My Parents
 
 

Send your message on how you have

honored your parents and receive

a wristband. Click here

 

SpiritistNews

 

April 2012 

 

Children & Youth

 

 

Check Schedule

 

Contact Information

 

Spiritist Society of Baltimore

(SSB center)

22 W Padonia Road
Bdg B, Suite 321
Lutherville-Timonium, MD 21093


Website

www.ssbaltimore.org

 

 

 

 Spiritism Online (Media)

 

Find us on Facebook

 

Follow us on Twitter

 

View our videos on YouTube

 

Kardec Radio

 

Spiritist Network

 

e-Spiritism

 

 

 

 

 

The Spiritist Society of Baltimore Inc.

is an educational non-profit organization.

 

 

 

 

 

 

Instituto Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

Antecipo agradecimentos.

Fraternal abraço,

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

 *-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de

 frutas, shampoo, desodorante spray e toalhas de banho para os mais de 60  pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues  diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim  Goiás - Goiânia - GO

 

 Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende  gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou  alcoolismo.

 

 Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

 @batuirago

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Entrevista com D. Jandyra Gonçalves da Silva

 

Jésus Gonçalves

Exemplo de Superação

 

Publicada no jornal Folha Espírita

Edição  d e maio/2012.  página 12.

 

Jandyra Gonçalves da Silva, é a única dos filhos de Jésus Gonçalves

 ainda encarnada. Bauru, SP. Foto Ismael Gobbo

Ismael Gobbo

 

Prestes a completar 88 anos em 22 de maio, Jandyra Gonçalves da Silva é a única filha encarnada de Jésus Gonçalves, o ex-ateu que se converteu numa das mais reverenciadas figuras do Movimento Espírita do Brasil, e que deu título ao livro do historiador Eduardo Carvalho Monteiro A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves.

Nascida em Itapetininga e moradora de Bauru, Jandyra conta que o pai nasceu em Borebi, a 12 de julho de 1902, filho de João Gonçalves e de Josepha Mendes. Quando a mãe dele desencarnou, Jésus tinha apenas 3 anos de idade. E, como o pai era pobre e levava vida dura na roça, precisou ser tutelado pelo tio Antonio Arruda, na cidade de Agudos, com o qual viveu parte de sua infância. Aos 14 anos, já morando em Borebi, trabalhou em serviço braçal em fazenda, até que, aos 17, mudou-se para Bauru, onde chegou a ser importante figura da sociedade local, trabalhando como tesoureiro da prefeitura.

Diagnosticado com hanseníase, porém, Jésus viu-se diante de um drama. Abandonado pelas pessoas que antes o assediavam, agarrou-se ao amor da família e ao Espiritismo, para superar a dor e o sofrimento, num exemplo de resignação e fé. “Foi ingressando no Espiritismo que meu pai encontrou a paz”, resume Jandyra, nesta entrevista à Folha Espírita.

 

Folha Espírita – Como foi a vida de Jésus em Bauru?

Jandyra Gonçalves da Silva – Por ser criança e ter tido pouca convivência com ele, não me lembro de quase nada. O que sei é que, embora de origem humilde, foi bem-sucedido profissionalmente e chegou a ter um emprego importante na Prefeitura de Bauru, onde foi tesoureiro até se aposentar por causa da doença que o levaria para o Asilo-Colônia Aimorés.

 

FE – Deve ter sido muito sofrido para ele se ver diagnosticado com hanseníase, não?

Jandyra – Meu pai sofreu demais quando a doença foi descoberta em plena juventude. Ele era muito bonito. No começo, revoltou-se, porque era pessoa muito benquista na sociedade, participava dos eventos e, de repente, a notícia desagradável mudou muito a situação. O preconceito, o medo, o desconhecimento da causa, tudo fazia com que as pessoas se afastassem de um doente naquelas condições.

 

FE – Ele não encontrou nenhuma solidariedade?

Jandyra – Da família, sim. E também do seu compadre João Martins Coube, do qual era amigo e que lhe queria muito bem. Quando foi constatada a doença, e na iminência de meu pai ir para o isolamento, ele lhe arrumou uma pequena chácara onde pudesse viver. Mas chegou um momento que não teve mais jeito e papai foi encaminhado para o asilo-colônia. As pessoas com hanseníase eram muito discriminadas e essa rejeição deixava meu pai muito triste.

 

FE – A senhora fazia visitas a ele?

Jandyra – Eu o visitei várias vezes. Recordo que existia um murão no local chamado de parlatório. De um lado ficavam os doentes; do outro, os visitantes. As pessoas não podiam se tocar, uma coisa muito triste. Eu cantava para papai, que ficava muito contente e chamava os amigos para me ouvir.

 

FE – As deformações no corpo de Jésus já apareciam quando estava no Aimorés?

Jandyra – Não, ali ele não tinha nenhuma deformação. Só em Pirapitingui, para onde foi transferido, é que as sequelas começaram a aparecer. A lesão no nariz deixou meu pai muito abatido, até revoltado, porque de uma pessoa bonita ele se viu transformado.

 

FE – Fale-nos um pouco de dona Anita na vida de Jésus Gonçalves.

Jandyra – Papai, que ficou viúvo de minha mãe, Theodomira, quando eu tinha 3 anos, conheceu e viveu com uma companheira muito especial chamada Anita Vilela. Ela não era doente de hanseníase e foi sua companheira em Aimorés. A luta foi enorme junto às autoridades para que ela conseguisse a permissão para viver com ele num leprosário sem ser leprosa. Ela mudou a vida dele, deu provas de seu amor e o levou para o Espiritismo.

 

FE – E o Espiritismo na vida dele?

Jandyra – Foi ingressando no Espiritismo que ele encontrou a paz e foi aceitando a doença com mais resignação. Embora ele ainda permanecesse triste e desapontado, já começava a enxergar o sofrimento de outra maneira.

 

FE – E como foi essa conversão de Jésus, que se dizia ateu, ao Espiritismo?

Jandyra – O acontecimento deu-se no dia do velório de Anita, em 1943. Uma pessoa presente transmitiu uma mensagem psicofônica dela ao meu pai, que a identificou pela forma carinhosa com que ela pedia para ele não mais duvidar da existência de Deus.

 

FE – E dona Ninita?

Jandyra – Ninita foi sua terceira mulher e alguém que o ajudou muito. Ela era portadora de hanseníase e foi sua companheira no asilo. Ninita conhecia o Espiritismo, era médium e foi quem muito ajudou meu pai a se firmar na Doutrina. Viveu ao lado dele até quando desencarnou.

 

FE – A senhora foi ao enterro dele?

Jandyra – Sim. Ele morava numa casinha nos fundos do centro espírita construído pelos adeptos da Doutrina, em Pirapitingui. Recebia muitas visitas, inclusive de caravanas que chegavam de todo o Brasil para visitar os doentes e para vê-lo, pois ele já se tornara um grande nome do Espiritismo.

 

Abaixo outras fotos não constantes da publicação.

 

www.folhaespirita.com.br

 

 

 

 

 

Jésus Gonçalves e a primeira esposa, d. Theodomira, em foto com dedicatória datada de 1926

Foto do acervo particular de Jandyra Gonçalves da Silva

 

Jandyra Gonçalves da Silva, Ismael Gobbo e José Carlos Gonçalves da Silva, filho de Jandyra e neto de Jésus Gonçalves, segurando o quadro do avô quando este tinha aproximadamente dezoito anos.  Foto Arquivo Ismael Gobbo

 

 

 

 

Jésus Gonçalves

João Martins Coube, compadre e mecenas de Jésus Gonçalves

Imagem cedida por Jaime Prado

 

Jandyra (E) com a tia e madrinha Luiza Trindade, irmã de Jésus Gonçalves,  que a criou. Imagem do acervo particular de

Jandyra Gonçalves da Silva, Bauru, SP.

 

Asilo Colônia-Aimorés (Bauru, SP)

Jésus Gonçalves ficou internado neste leprosário

de 1933 à 1937 (Foto arquivo de Jaime Prado)

 

Jésus Gonçalves em Pirapitingui já com as seqüelas da Hanseniase.

Imagem cedida por Jaime Prado

 

 

 

Tumulo de Jésus Gonçalves em Pirapitingui (Itu, SP)

Imagem cedida por Jaime Prado

Alarico I, Rei dos Visigodos

Ilha de Peuce, atual Romênia 375/ Cosenza, Itália 410

Imagem:http://alaricomodelismo.blogspot.com.br/p/alarico-i.html

Segundo o espírito Jésus Gonçalves, em comunicação através de Chico Xavier, ele fora Alarico I, ao tempo dos Visigodos.

Jésus Gonçalves, na extrema esquerda com a clarineta, na Jazz Band Aimorés, em 1934. Foto do acervo de Jaime Prado

 

Asilo colônia  de Pirapitingui. Imagem cedida por Jaime Prado 

 

                                                                      

Focalizando o Trabalhador Espírita (140)

Sonia Maria Barsante Santos

Sonia Barsante

 

 

 

Entrevistamos  neste   sábado a educadora  Sonia  Barsante,

da cidade  de  Uberaba, MG, conhecida e atuante   trabalha-

dora do movimento   espírita do Triângulo   Mineiro.   Filha

de pais espíritas, Sonia  conhece o Espiritismo desde tempos

que freqüentava as aulas de Evangelização infantil e da Mo-

cidade Espírita na cidade de Araxá, MG, onde residiam.

Teve uma longa convivência com Francisco Cândido Xavier

e até hoje freqüenta o Grupo    Espírita da Prece onde a seu

lado trabalhou.

 

 

Entrevistamos neste sábado a oradora e evangelizadora

 

Sonia, por favor faça-nos sua autoapresentaçao.

 

Nasci na cidade de Araxá, Minas Gerais. Meus pais Christiano Barsante Santos, promotor e inspetor   Seccional vinculado ao Mec federal, na época e, professora Sylvia de Almeida Barsante,  amiga de Chico Xavier há mais de 50 anos.
Tenho 6 irmãos, todos espíritas; Christiano Fausto, Lucilia, Sylvia Regina, Angela , Germano e Cássio,  desencarnado em 1994.
Sou viúva de  Ariovaldo Santos , uberabense, neto  de Professor Chaves, pioneiro do Espiritismo em Uberaba.
Tenho 5 filhos : Sylvia Maria, Joaõ Augusto , Estevão Marcos , Christiana. Adriana e  5 netos: Lucas , Clara, Gabriela, João Victor, Felipe. Todos também estão na abençoada Doutrina Espírita.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Formei-me em Magistério e Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar. Trabalhei 30 anos no serviço público, estadual e,  municipal por algum tempo, aposentado-me  logo após.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sou de familia espírita. Cresci dentro do Centro Espírita “Caminheiros do Bem” de Araxá, mais tarde dirigido pela minha mãe. que ali permaneceu 40 anos. Meus avós maternos e bisavós maternos eram espíritas. Minha avó,  Anna,  foi aluna de Eurípedes Barsanulfo e meu bisavô Candido Pinto Vallada, pioneiro do Espiritismo em Ribeirão Preto. Aos 10 anos conheci Chico Xavier quando visitava Sacramento, por ocasião do aniversário de nascimento de Eurípedes. Lembro-me sempre  deste encontro que  muito me marcou.

Que casa espirita esta freqüentando?

Presentemente estou vinculada Ao Centro Espirita Uberabense e ao Grupo Espirita da Prece de Chico Xavier.

Poderia nos descrever a sua trajetória no movimento espírita durante esses anos?


Frequentando a Mocidade Espírita "Jesus Cristo" do Centro espírita “Caminheiros do Bem" em Araxá, fui eleita presidente , cargo que ocupei por 7 anos, quando mudei para Uberaba, ao casar-me. Em Araxá já éramos ligada ao Movimento de Unificação, trabalhando na área de Evangelização da Criança, realizando Encontros
de Preparação de Evangelizadores. Em Uberaba, a convite do presidente da AME - Aliança Municipal espírita,   Jarbas Varanda, assumimos o Departamento de Evangelização da Criança, que foi integrado com a Juventude, hoje DIJ - Departamento de Infância e Juventude, cargo que ocupamos até o ano passado.
No Centro Espírita Uberabense, convidada pelo seu então presidente Emmanoel Martins Chaves para desenvolver o Evangelho às segundas feiras, ali permanecemos até hoje com muita alegria, embora reconhecendo nossa pequenez espiritual frente às  tarefas que nos são confiadas por acréscimo da Misericórdia Divina.
Fui secretária e hoje estou na Presidência, que tem o Sanatório Espírita de Uberaba, como seu Departamento.
Aos sábados  participamos do Grupo Assistencial Chico Xavier  e    á noite     comentamos o Evangelho juntamente com outros companheiros  que fazem parte  da mesa de trabalhos,
no Grupo Espírita da Prece,  que ali continuam a ser desenvolvidos como Chico Xavier     sempre o fez, a convite de Dr. Eurípedes Higino das Reis. Atualmente estamos na presidência da Ame de Uberaba,,  

Fale-nos de sua experiência de trabalho ao lado de Chico Xavier.


Em 1969, ano em que me casei, passei a frequentar a Comunhão Espírita Cristã, juntamente com meu esposo que também era amigo do nosso amado Chico Xavier.
Acompanhei -o quando se transferiu  para o Grupo Espírita da Prece.
Consideramos a nossa convivência com Chico Xavier uma bênção de Deus em nossa vida, mas principalmente uma grande responsabilidade, pois o que presenciamos com este Apóstolo De Jesus na Terra, só poderá ser dimensionado  em alguns séculos , por todos nós que tivemos  esta oportunidade. Chico, dotado de uma sensibilidade mediúnica única, de um coração evangelizado, de  extrema inteligência , proporcionava-nos a todos lições  em todas as ocasiões possíveis.
Nunca perdeu tempo, estava sempre a postos , com disciplina férrea, que se impôs, desde seu encontro com Emmanuel, em Pedro Leopoldo. Representante legitimo de Jesus na Terra, confortava, estimulava, ensinava e aceitava-nos com nossas fraquezas.

Dentre os episódios que presenciou junto ao Chico qual o que mais lhe marcou?

São muitos esses episódios mas os que mais me marcaram foram com as mães que buscavam mensagens de seus filhos.
Certa vez uma mãe que estava na fila aguardando sua vez de falar com Chico, entrou na sala trazendo ao peito  fotos de 2 filhos. Ela os segurava com se carregasse
um tesouro e tinha os  olhos   marcados por dor profunda. Aproximando-se do Chico não conseguia falar  .
Ele se levantou e ela finalmente disse: “Meus dois únicos filhos foram assassinados”.  Chico, chorando junto a ela abraçou-a por alguns minutos, emocionando-nos a todos.
Lembrei-me do que ele dizia: “A dor das mães penetra-me a  alma toda”.

Como caminha o Grupo Espírita da Prece sem a presença do Chico?

A rotina dos trabalhos do Grupo Espírita da Prece continua a mesma, excetuando-se claro,  o trabalho de psicografia que foi encerrado com a desencarnação do nosso amado Chico Xavier. Dr. Eurípedes Higino das Reis vem desempenhando com muito amor e devotamento os trabalhos do Grupo Espírita  da Prece , do qual é presidente, tarefa esta que lhe foi confiada pelo nosso benfeitor Chico Xavier.

Ainda é grande o público que freqüenta o Grupo Espírita da Prece?

A afluência do público é grande, pois querem ver, participar dos trabalhos que o Chico nos deixou  , pois plantou amor nos corações de todos nós. Dai o chamarem de Missionário do Amor.

Como esta composta a diretoria do Grupo Espírita da Prece?

A atual direção do GEP é composta por: Presidente, Dr Eurípedes Higino dos Reis;
Vice presidente, Maria Elisa Dias; 1o. Secretário, Sandra Ottaiano; 2o. Secretário, Silma Alves Borges; 1o. Tesoureiro,  Monica Madalena dos Santos e, 2o. Tesoureiro, Lilian Beatriz dos Santos

Que visão tem do movimento espirita atual? Vai bem ou enxerga algum ponto que mereça reparo?

O Movimento Espirita atual tem evoluído bastante. Lembrando o que nos ensina Bezerra de Menezes  que o trabalho de Unificação  é serviço urgente, mas não apressado, precisamos manter a vigilância, o amor à Causa do Evangelho Redentor , do Espiritismo no Brasil, entrelaçando pensamentos e ações dentro do espirito de fraternidade   e fidelidade aos princípios que a Doutrina Espírita nos   ensina.
Emmanuel através da mediunidade missionária de Chico Xavier nos diz; "A tarefa é bem complexa, bem o sabemos, o ministério exige lealdade e decisão. Todavia, sem o suor do servo fiel, a casa pereceria sem pão. Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço  de indiscutível benemerência,  porque demanda sacrifício  pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação."
Roguemos à Deus, ao nosso Mestre Jesus, ao benfeitor Chico Xavier que exemplificou na Terra o Evangelho  de Jesus , nos fortaleça para que não transformemos nosso abençoado trabalho na Unificação em manifestações de personalismo, de elitização, tendo sempre em vista  a fraternidade , respeito  e amor ao próximo, junto ao povo, como Jesus nos ensinou  e Allan Kardec colocou no frontispício da Doutrina Espírita:  “Fora da caridade não há salvação".

As suas despedidas aos nossos leitores

Agradeço ao nosso confrade Ismael Gobbo, pela oportunidade que nos oferece de tecermos comentários da nossa pequena contribuição nas   tarefas de nossa amada Doutrina, rogando á Deus o abençõe e ilumine sempre nesta grandiosa tarefa de divulgação  do Consolador prometido por Jesus.

 

Foto da Folha Espírita Francisco Caixeta (Araxá, MG nov/dez.2011)

Chico Xavier (E) no casamento de Sonia Barsante com Ariovaldo Santos

Sonia Barsante e Sylvia de Almeida Barsante

Sonia Barsante e Chico Xavier

Sonia Barsante (D) conversando com Yeda Hungria (E) e Donda (de costas). IV Encontro Amigos de Chico Xavier. Belo Horizonte 2011

 

 

 

 

Sonia Barsante em uma entrevista

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP