Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 07 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/07-05-2012.htm

 

 

 

 

Ser pequeno

http://www.momento.com.br

 

 

Naquela tarde quente, quando os Apóstolos chegaram à casa de Simão Pedro, o pescador, estavam suados.

Olhando-os, Jesus perguntou com serenidade: O que é que vocês discutiam pelo caminho?

A pergunta permaneceu no ar, sem resposta. Eles se deram conta da pouca importância da questão do debate. Ao mesmo tempo, constatavam mais uma vez o poder de penetração do Mestre em seus pensamentos e atos.

Finalmente, um deles falou:

Nós estávamos discutindo em torno de quem de nós era o maior, o mais amado, o mais importante.

Todos sabemos que João é distinguido pelo vosso amor. Pedro é merecedor de vossa confiança. E os demais? Que papel desempenhamos no grupo? Afinal, qual de nós é o maior?

Jesus tinha por eles uma grande ternura. Sabia das suas dificuldades interiores. Chamara-os para o ministério, reconhecendo todos os seus problemas emocionais e suas fraquezas morais. Envolveu-os com Seu olhar de compaixão e respondeu:

O grão de mostarda, menor que qualquer outra semente, reverdece com o mesmo tom a terra abençoada pelo trigo vigoroso.

A bolota de carvalho desenvolve a árvore grandiosa que nela se encerra. O pólen, quase invisível, de todas as flores se encarrega de transmitir beleza e perpetuar a espécie em outras plantas.

Todos são importantes na paisagem terrestre.

O grão de areia se anula perante outro grão de areia para construírem a praia imensa que recebe o movimento carinhoso das ondas do mar.

Uma gota d’água se une a outras tantas para formar a imensa massa líquida dos rios, lagos e mares.

Tudo é importante diante de Deus, não pela grandeza, mas pelo significado que cada coisa tem para a utilidade da vida.

Entre os homens, o maior é sempre aquele que se esquece de si mesmo. É aquele que se torna servidor. Aquele que não se cansa de ajudar, que se encontra sempre disposto a cooperar e servir.

Quem se apaga para que o outro brilhe, torna-se combustível daquele e sem ele, a luminosidade do outro desaparece.

Há uma grande importância em ser pequeno.

E concluiu, estendendo o olhar para todos eles:

Aquele que, dentre vós, desejar ser o maior, o mais importante, o mais amado, torne-se o melhor servidor. Seja o mais atento amigo, sempre vigilante para ajudar e desculpar, porque esse, sim, fará falta, será notado quando ausente, se tornará alicerce para a construção do edifício do bem.

*   *   *

Se você almeja se tornar alicerce do mundo novo, comece hoje mesmo.

Seja o ombro terno no qual alguém possa chorar suavemente.

Torne-se um poço de águas cristalinas para matar a sede de quem necessita.

Seja a mão que retira da escuridão quem nela se encontra.

Seja amigo, irmão, companheiro, um aliado do bem.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 04.05.2012.

 

 

Área onde ficava a cidade de Cafarnaum à margem do  Mar da Galiléia, ou Lago de Tiberíades,  em Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Sobre o “Anencéfalo”

 

Irvênia Prada

 

 

 

 

 

O STF - Supremo Tribunal Federal acaba de legalizar o abortamento intencional do “anencéfalo”. Dezenas de hospitais em todo o território nacional serão credenciados para cumprirem esse procedimento, com treinamento de médicos e outros profissionais da área da saúde. Tanto investimento... para se executar a morte de seres indefesos! Entramos perigosamente em uma era em que mesmo na linha de produção da vida, não se toleram imperfeições. Apresentou algum defeito? Vai para o descarte!

Como entender o que está acontecendo? Vamos por partes!

 

O que se entende por  anencéfalo?

 

A Terminologia Anatômica Internacional (lista oficial de termos anatômicos) considera como encéfalo, a porção do sistema nervoso que se aloja dentro da cavidade craniana, sendo composta pelo tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e cérebro (hemisférios cerebrais). Portanto, os termos cérebro e encéfalo não são sinônimos, apesar de serem utilizados vulgarmente como tal. Considerando-se que as partículas “a” e “an” utilizadas como prefixo indicam ausência, supressão, negação, a rigor anencéfalo seria o indivíduo sem encéfalo, isto é, com a cavidade craniana totalmente oca, vazia, o que em absoluto, não é o caso desses fetos. Eles são chamados de “anencéfalos”, mas não são  anencéfalos.  O correto seria dizer que eles são portadores de “malformação encefálica” e por vezes, também de “malformação craniana”, quando não se completa o fechamento superior da cavidade óssea.

 

Como se caracteriza o encéfalo de um “anencéfalo”?

 

Cada caso é um caso, mas uma coisa é certa: todo feto (chamado de) “anencéfalo” que se desenvolve de maneira organizada no útero materno, formando um corpinho com características humanas, com batimentos cardíacos e outras funções viscerais, tem preservada, pelo menos, a porção mais profunda do encéfalo, que o neurocientista Wilder Penfield nomeia de “tronco cerebral alto”, e que incluiria o tronco, o cerebelo, o diencéfalo e a base dos hemisférios cerebrais. Esse tronco cerebral alto, que todo anencéfalo tem, sustenta os mecanismos neurofuncionais da respiração, do rítmo circadiano de sono/vigília, dos batimentos cardíacos, do peristaltismo gastrointestinal, do controle de temperatura orgânica, do controle vasomotor, do controle de motoneurônios e de “gates” nas vias neurais da dor.

O que geralmente falta é a porção mais superficial dos hemisférios cerebrais, isto é, partes maiores ou menores do córtex cerebral, que é a camada de substância cinzenta que reveste externamente os hemisférios cerebrais.

 

Os “anencéfalos”  têm espírito?

 

O conceito equivocado de que o “anencéfalo” não tem cérebro, leva muita gente do meio espírita a concluir, também equivocadamente, que “não tendo cérebro, não deve ter espírito”, o que poderia justificar a indicação do aborto. A Dra. Marlene Nobre, em artigo na Folha Espírita, no. 368, esclarece: “...os corpos para os quais poderíamos afirmar que nenhum espírito estaria destinado seriam os dos fetos teratológicos, monstruosos, que não tem nenhuma aparência humana, nem órgãos em funcionamento”. Portanto, este não é o caso dos “anencéfalos”. A questão 356 b de O Livro dos Espíritos também é bastante elucidativa. Pergunta-se: “Toda criança que sobrevive tem necessariamente, um espírito encarnado?” Resposta : “Que seria ela, sem o espírito? Não seria um ser humano”.

Como nos esclarece a literatura espírita, a ligação da  consciência com o corpo físico se faz com a implicação de estruturas integrantes do tronco cerebral alto, que todo “anencéfalo” tem (inclusive a glândula pineal), conforme se lê nas obras de André Luiz “Evolução em Dois Mundos”, capítulos IX e XIII, “Entre a Terra e o Céu”, capítulo XX e Missionários da Luz, capítulo 2.

É importante que se tenha em mente: todo feto que se desenvolve no útero materno, formando um corpinho com características humanas, com batimentos cardíacos e outras funções viscerais, mesmo sendo portador de malformação encefálica, é um espírito reencarnante na vigência de difícil prova, necessitando mais do que nunca, da misericórdia e do amor de todos nós.

 

Os “anencéfalos”  podem sobreviver?

 

            Segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica, em mais de 50% dos casos, a morte do feto se dá ainda durante a gestação. Alguns vivem por horas, semanas, meses ou alguns anos, após o nascimento. Existem na mídia, relatos emocionantes de vários casos de “anencéfalos” que vivem por períodos mais dilatados, cercados pelo amor dos pais e outros familiares e assim vão vencendo as suas dificuldades reencarnatórias.

Especialmente para nós, que nos dizemos espíritas, o tempo de vida que se supõe para uma criança, não pode representar critério para se decidir quem deve viver e quem deve morrer. Por vezes uma curta gestação é o tempo de que o espírito precisa para se recompor de algum problema em seu perispírito. Além do mais, não fomos nós que criamos a vida, nem sequer a dos nossos próprios filhos. Ela é um bem outorgado. Cada novo ser que se forma a partir da célula ovo (zigoto) é único no universo e a sua vida não pertence à família, ao estado, ao médico e nem aos ministros do STF, mas somente a ele mesmo e Àquele que o criou.

 

A mãe que  gesta um  “anencéfalo” corre riscos em sua saúde ?

 

           Estudos realizados na Universidade Federal de São Paulo indicam que metade das mulheres com gestação de “anencéfalos” apresenta variações no líquido amniótico. Como esses fetos de modo geral têm dificuldades de deglutir esse líquido, ele se acumula em quantidade maior na bolsa amniótica. Os cuidados médicos são portanto necessários, como em qualquer gestação, pois são muitas as situações, além desta de que estamos tratando, em que os riscos para as mães, podem ser maiores.

 

Pode haver conseqüências negativas para a mãe que aborta?

 

          O Dr. Gilson Luis Roberto, presidente da Associação Medico-Espírita do Rio Grande do Sul, autor de um dos capítulos do livro “A Vida do Anencéfalo. Aspectos científicos, religiosos e jurídicos” (AME – BR, 2009)”, chama a atenção para o fato de que hoje há muitas pesquisas indicando o pulso inconsciente do chamado “luto incluso”, ou seja, de um luto que não foi efetivamente vivenciado, uma vez que o feto abortado não é sepultado, pois ele é incinerado juntamente com outros “resíduos hospitalares”. Esse luto que foi negado permanece no sub-consciente da mãe gerando, a médio prazo, perturbações mentais alicerçadas no sentimento de culpa, no remorso e, como sabemos, nos processos obsessivos que normalmente aí se instalam. Nenhum de nós, continua o Dr. Gilson, que defende a vida do feto, está alheio ao sofrimento da mãe e da família. Mas, o aborto intencional está longe de ser a solução. É imperativo o amparo estatal e a fraternidade de familiares e amigos no cuidado de ambos, mãe e filho, pois mais do que ninguém, nós espíritas sabemos da necessidade dos reajustes reencarnatórios e do aprendizado de novas lições, que atinge a todos nós.

 

     O que dizem os favoráveis ao abortamento

 

             Mesmo em se considerando apenas aspectos científicos no caso dos “anencéfalos”, muitas são as opiniões equivocadas que circulam pela mídia – “esse feto sem cérebro não tem condições de viver”; “já é um feto morto”; “é um computador sem processador”; “a mãe carrega em seu útero um cadáver”... Infelizmente, também não encontram fundamento algum dentro da Neurociência e da Psiquiatria, segundo meu entendimento, os textos correspondentes aos votos dos oito ministros do STF que se pronunciaram favoravelmente ao abortamento intencional do “anencéfalo”, conforme matéria da Folha de São Paulo – C1, de 13 de abril/12: “O feto anencéfalo é incompatível com a vida” (Ministro Marco Aurélio Mello – relator); ”Não há interesse em se tutelar uma vida que não vai se desenvolver socialmente” (Ministra Rosa Weber); “O feto anencéfalo não tem viabilidade de desenvolver uma vida extrauterina” (Ministra Cármen Lúcia); “O feto anencéfalo não está vivo e sua morte não decorre de práticas abortivas” (Ministro Celso de Mello); “O aborto neste caso, zela pela saúde psíquica da mulher” (Ministro Gilmar Mendes).

           Pelo contrário, senhores ministros, tudo o que hoje sabemos dos “anencéfalos” somente vem a favor de uma firme postura contra seu abortamento intencional e sua eventual disponibilidade como doadores de órgãos. Como nós, ele também são seres humanos e merecem todo o nosso respeito, até porque se encontram fragilizados e precisam de amor, de muito amor, e não de uma sentença de morte.

               Como é difícil convencer os abortistas, mesmo através de  argumentos apenas “científicos”, uma vez que por premissa eles se mostram refratários a posturas religiosas. A Dra. Marlene Nobre – presidente da AME (Associação Medico-Espírita) do Brasil e eu estivemos presentes em uma audiência pública em que se discutiu a questão do abortamento do “anencéfalo”, no STF em Brasília, em setembro de 2008 e lá tivemos oportunidade de expor aos senhores ministros e aos participantes, todos os argumentos possíveis, em favor da vida desses pequenos seres indefesos. Quando nos retirávamos do recinto, uma pessoa da mídia nos abordou, elogiou nosso esforço, mas nos alertou para o fato já conhecido, de que na cabeça petrificada “deles” não entraria  mais nada... e foi o que aconteceu!

 

    Preocupações que surgem

 

           A decisão favorável do STF pela interrupção da gestação de “anencéfalos”, com o tempo pode se ampliar para outros casos, pois existem várias anomalias congênitas graves, como a agenesia renal bilateral (ausência de formação dos rins), a holoprosencefalia (ausência de formação do lobo frontal do cérebro) e malformações cardíacas e cerebrais múltiplas, alem de aberrações cromossômicas. Quem vai conseguir limitar o grau de abertura dessa lamentável decisão?  

 

Concluindo...

 

            Dos dez ministros do STF que votaram em relação ao abortamento do “anencéfalo”, houve apenas dois votos contrários, o do Ministro Ricardo Lewandowski e o do Ministro Cézar Peluso. O primeiro alegou razões de ordem, referindo que a decisão do assunto não cabia ao STF, mas sim ao Congresso Nacional, enquanto o segundo votou pelo mérito da questão, declarando: “O feto anencéfalo está vivo. Assim, a interrupção da gestação é crime tipificado como aborto”. Parabéns, Senhor Ministro, por ter apreendido o verdadeiro sentido da questão e por ter tido, solitário, coragem de respeitar a vida cumprindo assim, com dignidade, o papel que lhe foi outorgado, de executor da verdadeira justiça.

            Sou atuante nos movimentos de defesa e proteção dos animais e tantas vezes me peguei entristecida pela maneira como eles são (mal) tratados por seres humanos insensíveis.

Agora, pergunto como qualificar esse sentimento que me invade, frente à “coisificação” de um pequenino ser humano completamente fragilizado e indefeso, em formação dentro do útero de sua mãe! “Coisa” que se resolve descartar porque incomoda, fere a “dignidade da mulher”, como postulam os defensores do aborto. Aliás, eles não gostam que se chame o procedimento que recomendam, de “aborto”, mas sim de “antecipação do parto”! Como bem referiu Lenise Garcia, do “Movimento Brasil sem Aborto”, “Já temos um problema concreto: a criança nasce viva, mas está juridicamente morta, segundo o STF. Ela vai ter certidão de nascimento ou de morte?”

A Madre Tereza (de Calcutá) tinha razão ao dizer: - “O aborto provocado é uma das minhas maiores cruzes; é a barbárie contra a paz do mundo, porque se uma mãe é capaz de matar o seu filho, o que pode evitar que nos matemos uns aos outros?”

  _________________________________________

      Irvênia Prada é médica veterinária, Professora Titular  Emérita (aposentada) da Faculdade de Medicina Veterinária  da USP, com especialização em Neuroanatomia. Membro da Associação Medico-Espírita do Brasil, atuante na divulgação da Doutrina Espírita.

 

 

Queridos amigos e familiares

Escrevi  este artigo para O Seareiro, jornal da Seara Bendita - Instituição Espírita

aqui de SP, e dada a importância do tema, repasso para conhecimento.

Gde abraço,

Irvenia

 

 

 

(Texto recebido em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Conferências com Divaldo Pereira Franco – 2012

Paris, França

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

Programação de atividades da

“Association Parisienne d’Etudes Spirites“ . Paris, França

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

Arco do Triunfo, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Aniversário de Divaldo Pereira Franco comemorado na

“Franciscans Spiritist House”. Sydney, Austrália

 

A festa de aniversário na data em que Divaldo Pereira Franco completou 85 anos aconteceu em Sydney, Austrália, organizada pela Franciscans Spiritist House, na noite deste sábado,  5 de maio de 2012. Enquanto Divaldo recebia os parabéns em Salvador, BA, onde reside, os irmãos australianos estavam enviando suas vibrações e os seus parabéns a você ao querido aniversariante desde Sydney a capital do país.

(Fotos recebidas de Glória Collaroy)

 

 

Convite para a festa de aniversário á distância de Divaldo em Sydney

O bolo de aniversário de 85 anos para Divaldo em Sydney, Austrália

Os trabalhadores da Franciscans Spiritist House compareceram para festejar o aniversário de Divaldo Pereira Franco

Glória Collaroy uma das organizadoras da festa para Divaldo

Festejando os 85 anos de Divaldo em Sydney

Festejando os 85 anos de Divaldo em Sydney, Austrália

 

 

 

Conferência Pública com Diana Lucia Valencia no Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec. Quito, Equador

 

 

(Informação recebida em email de Espiritismo Quito [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Rose Moliterno e o

XV Congresso Estadual de Espiritismo realizado em Franca, SP

 

 Com metodologia participativa, o XV Congresso Estadual de Espiritismo, realizado em Franca, SP, neste abril/maio de 2012,  com o tema “Solidariedade uma outra forma de conhecer”, abordou-se a construção de possibilidades de atuação a partir do tema.
Percebeu-se que, nas Casas Espíritas encontramos um ambiente plural e propício para a formação pessoal e especializado. Porém, a sociedade contemporânea, marcada pelo capitalismo, individualismo e a exclusão, nos desafia como espíritas comprometidos. Eis alguns dos desafios emanados do Congresso: Criar espaços de articulação, onde se possa partilhar, trocar experiências e construir projetos comuns, como alternativa de contraposição ao modelo atual de sociedade;  Buscar novas formas para a vivência e ação evangelizadora na sociedade em geral e ser agentes multiplicadores no meio em que se vive. Para isso, faz-se necessária a articulação e novas linguagens pelo uso das novas tecnologias, sempre de forma a ser compreendidos por todos os públicos alvo;- Maior consciência de envolver-se em espaços públicos e da responsabilidade ecológica Para isso, necessita-se de uma espiritualidade forte e encarnada, fruto da descoberta e opção por Jesus Cristo;  crescer na consciência crítica e abertura ao novo; superar o individualismo em vista do coletivo; que o conhecimento adquirido possa estar a serviço da construção do bem comum e que a fé possa iluminar a vida e estar em constante diálogo com a razão
Com a realização do Congresso, abriu-se a possibilidade de continuar a reflexão articulada. Ficou definido que o 16º Congresso Espírita,  em 2015,  será em Santos. Ficou a convicção de que vale a pena apostar no jovem como protagonista de uma nova sociedade e construtor de uma Doutrina Espírita viva e comprometida.

Multipliquemos essa experiência, propiciemos mais espaço, voz e vez ao jovem espírita como agente de transformação.

Enfim, foi um encontro muito lindo e realmente presenciei a convivência solidária entre as  pessoas que conheci e ainda dos que comigo partilharam dessa viagem. A mensagem de solidariedade do Congresso já estava instalada no cotidiano da maioria, o que confirmei nas ações e gestos das pessoas que encontrei e conheci nesses dias. Realmente há sempre a necessidade dessa confraternização, desse encontro e reencontro, e tudo isso envolto nas vibrações dos companheiros espirituais,  desses nossos amigos palestrantes e dos anônimos trabalhadores amorosos dessa doutrina amada e esclarecedora deixada para nós por Jesus e espíritos benfeitores que estavam amparando-nos nestes dias.

Espero-o em 2015 aqui em Santos, ou, antes disso.

Estamos desde já em preces para que essa dádiva direcionada para nossa cidade a envolva em clima de muita paz, de vibrações positivas, de muita luz.

Obrigada pelo carinho

Rose Moliterno

 

(Texto e fotos de Rose Moliterno)

 

Público presente ao XV Congresso Estadual de Espiritismo, Franca, SP, abril/maio de 2012

Divaldo Pereira Franco. Conferência de abertura do XV Congresso Estadual de Espiritismo, Franca, SP, 2012

Haroldo Dutra Filho no XV Congresso Estadual de Espiritismo em Franca, SP, 2012

César Perri no XV Congresso Estadual de Espiritismo em Franca, SP, 2012

André Luiz Peixinho no XV Congresso Estadual de Espiritismo em Franca, SP, abril/maio 2012.

 

 

 

 

Balieiro, Presidente da Use e Rose Moliterno no

Congresso Estadual de Espiritismo, em Franca, 2012

 

 

 

Participantes de São Vicente e de Santos no XV Congresso Estadual de Espiritismo em Franca, SP. 2012

 

 

 

Seminários e palestras com Adenáuer Novaes

Bauru e Agudos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras Espíritas com Ditinha Calixto

Jales e região

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

 

II Simpósio Medido-Jurídico Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Eleita diretoria da USE Intermunicipal de Marília

Marilia, SP

 

rede logo.jpg

 

 

Olá, amigos.

 

Na quarta-feira 25 de abril, 20 horas, na sede da União Espírita João de Camargo, foi eleita a 

diretoria da USE Marília para o triênio 2012/2015. 

 

Estiveram presentes representantes de 7 casas espíritas.

 

A nova diretoria ficou assim constituída:

 

Presidente - Mara Virgínia M. Rocha Vanin

Vice-Presidente - Donizete Ap. Pinheiro da Silveira

1ª Secretária - Alessandra Cristina Damazo

1º Tesoureiro - Dorival Isidoro Gonçalves

2º Tesoureiro - Geni Aquilera de Souza

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

===========================================================

 

Veja foto das pessoas que compareceram à assembléia

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Palestra e Seminário com Suely Caldas Schubert

São Bernardo do Campo  e Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Tiago - EBM Editora [[email protected]])

 

 

 

 

Tarde Espírita com Tadeu de Araxá

Guarujá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

XXIII Semana Espírita de

Osasco, SP

 

 

(Informações recebidas em email  de  e de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [mailto:[email protected]] repassado por [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras do Centro Espírita “Semeadura de Jesus”

Guarulhos, SP

 

 

Olá, Amigos

Abaixo a programação de palestras do mês de MAIO/2012,

do Centro Espírita Semeadura de Jesus em Guarulhos (SP)

 

Estamos aguardando a sua visita

Todos os amigos são e serão sempre MUITO BEM-VINDOS!!!

 

Até lá

Grande Abraço

Edson

 


 

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192   -   Guarulhos  (SP)    

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS – MAIO/2012

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

07/05/12

Spério Faccione

Morte e Vida

14/05/12

Luiz Antonio Vianna

Assistência Espiritual

21/05/12

José Carlos Marcondes Arantes

Dependência Química em uma visão espiritual

28/05/12

Patrícia Regina Alves

Relacionamento, Afetividade e Compromisso"

                  Todas as Sextas-feiras das 19:45 às 21:15 horas                                                Grupos de Estudo da Doutrina Espírita

O Livro dos Espíritos / O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Médiuns,             além da Infância Espírita.

         Todos são BEM-VINDOS!!             

Não é necessária inscrição, basta comparecer.

  

 

Caso não queira continuar recebendo e-mails com convites/informações sobre eventos espíritas, responda com: REMOVER DA LISTA.

(Informações recebidas em email de Edson Hamazaki)

 

 

 

Mês Espírita de Saquarema ano 2012

Saquarema, RJ

 

(Informação recebida em emails de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]] e de Nelio Luzze)

 

 

 

Seminário com Nazareno Feitosa

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]] e de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Palestra na Associação Baiana de Medicina com Dr. Fernando Santos

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Programação de palestras no Centro Espírita “Allan Kardec”

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Oficina “Atendimento Fraterno na Casa Espírita”

São Paulo, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Martha Rios Guimarães [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário: Mediunidade em tempo de transição – o papel de cada um: acolher, consolar e esclarecer.  São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Martha Rios Guimarães [[email protected]])

 

 

 

 

Agenda de apresentações do Grupo “Chaves da Luz”

São Paulo, SP

 

 

MAIO 2012

 

Dia 7 de Maio - segunda-feira - 20h
Congregação Espírita Maria Benta
Música: Chaves da Luz 
Rua Vieira Portuense, 341- Jabaquara  - São Paulo

 

Dia 16 de maio - quarta-feira - 20h
Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas
Rua Edgard Tinel, 51 - Pirituba

 

Dia 18 de maio - sexta-feira - 20h
Harmonização musical palestra com Fernando Alves
Centro Espirita Luiza de Abreu
Rua São Serapião 657 - Vila Ré  - São Paulo

 

Dia 19 de maio - Sábado - 19h
Casa Espírita Joaquim Alves
Avenida Gustavo Adolfo, 1856 - Vila Medeiros  - São Paulo

 

Dia 20 de maio - domingo - 10h
Casa Espírita Reencontro
Rua Comandaí, 87 - Vila Penteado - São Paulo

 

 

O grupo Chaves da Luz combina as batidas do rock com a suavidade da música clássica em músicas que falam sobre amor e espiritualidade. Entre no site e saiba mais sobre o grupo http://www.chavesdaluz.com.br

 

(Informações recebidas em  email de Amanda Silveira Carbone [[email protected]])

 

 

 

 

Almoço Beneficente no Frateceb

Taboão da Serra, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

 

 

 

 

Leia o boletim da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/maio_2012.html

 

 

 

 

 

Leia a Folha Espírita “Francisco Caixeta”

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

 

 

 

 

 

 

“Camino de Luz” em edição especial  homenageia os

85 anos de Divaldo Pereira Franco.  La Paz, Bolívia

 

(Colaboração recebida em email de Eduardo Nanni eduardo [[email protected]])

 

 

 

 

Leia a Revista Semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Leia o jornal “O Imortal”

Cambé, PR

 

Acesse aqui:

http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/oimortal/principal.html

 

 

 

 

 

 

 

Visite o site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Visite o site “Light and Peace”

Adelaide, Austrália

 

Acessar aqui: http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

 

Leia o Informativo “Semente de Luz”

Holambra, SP

 

Acesse aqui:

http://dl.dropbox.com/u/56141941/Informativo_38_CESL_MAI.2012.pdf

 

 

 

 

Prática do Bem

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 –          Os espíritas revivem o trabalho da primitiva comunidade cristã, dedicando-se a obras assistenciais. Não é pouco para a edificação de uma sociedade melhor?

Sem dúvida, mas é um começo. Podemos não resolver os problemas sociais, mas estamos ajudando a criar uma mentalidade participativa, em que as pessoas disponham-se a fazer algo em favor do próximo.

 

2 –          Jesus, há dois mil anos, já ensinava que devemos fazer ao semelhante todo o Bem que gostaríamos nos fosse feito. Suas palavras têm motivado muita gente, ao longo dos milênios, mas o apelo da Doutrina Espírita parece ser bem maior, porquanto, embora numa minoria em nosso país, os espíritas realizam significativo trabalho nesse campo. A que atribuir esse comportamento?

Jesus nos convidava ao Bem. O Espiritismo, com a ampla visão das realidades espirituais que nos oferece, demonstra ser indispensável que exercitemos a bondade ou incorreremos em crimes de omissão e indiferença, pelos quais responderemos.

 

3 -           Não há aí uma ameaça velada, inspirando a adesão pelo medo?

Absolutamente. O Espiritismo é a doutrina da consciência livre. Não ameaça com o inferno nem promete o Céu. Apenas confirma claramente que, conforme ensinava Jesus, o Céu e o inferno são estados de consciência. E enfatiza que o empenho de servir é a porta de acesso a estados de consciência que nos situam em paraíso interior.

 

4 -           O jeito é irmos todos para a periferia socorrer os pobres?

Seria muito pouco. Não basta determinado compromisso – a visita a enfermos ou à favela, por exemplo. O exercício da caridade é uma postura diante da vida, com a convicção de que, onde estivermos poderemos fazer algo em favor de alguém.

 

5 -           Poderia citar alguns exemplos?

São incontáveis – a atenção ao familiar; o empenho de preservar a paz no ambiente doméstico; o perdão diante das ofensas; a palavra branda contrapondo-se à agressividade; a oração por alguém em dificuldade; o silêncio diante de fofocas que denigrem reputações; a cooperação ativa no ambiente profissional; o esforço por preservar a ordem e a limpeza no logradouro público; a participação em mutirões que visam realizar determinada obra comunitária…

 

6 – Considerando assim, sempre haverá algo de bom a fazer, mesmo que enfrentemos limitações?

Lembro-me de uma senhora paralítica que eu visitava juntamente com outros companheiros, prestando-lhe assistência material e espiritual. Com todas as suas limitações , ela mais nos dava do que recebia, oferecendo eloquente exemplo de coragem e otimismo.  Enfrentava sua provação sempre alegre, risonha e corajosa. Quando nos despedíamos, seu Deus os abençoe iluminava nosso dia.

 

7 –          No fundo ela fazia bem a si mesma?

Exatamente. Não estava apenas resgatando o passado. Com sua atitude construía um glorioso futuro. Não apenas depurava o Espírito. Dava-lhe brilho e luz.

 

8 -           Também podemos exercitar o Bem em favor de nosso corpo?

É imperioso que o façamos. O corpo é uma máquina que Deus nos empresta para as experiências na carne. Responderemos por todos os prejuízos que lhe causarmos. Geralmente julgamos que a enfermidade é um problema cármico. Raramente isso ocorre. Os problemas do corpo são decorrentes de mau uso, ausência de exercícios, comportamento indisciplinado, vícios, gula e, sobretudo, a pressão violenta que exercemos sobre ele quando nos deixamos dominar por irritação, ressentimento, mágoa, rancor, impaciência e outros sentimentos próprios de nossa imaturidade.

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP