Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 10 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/10-05-2012.htm

 

 

 

 

João Xavier de Almeida (Vila Nova de Gaia, Portugal)

 

Divaldo Pereira Franco

85 anos duma vida missionária

[email protected]

 

 

De raro em raro, vê-se ironizar a ideia de Divaldo Franco ser um infatigável Paulo de Tarso no nosso tempo, a difundir (e dignificar) o Espiritismo pelo Mundo. Não me lembro porém de alguma vez sentir a segurança da convicção ou a pureza de corrigir, orientar, edificar, nessas ironias. E benfazeja, fecunda (como elas não podem ser), a obra colossal do médium-orador baiano vem prosseguindo sem se deter. “Pelos frutos conhecereis a árvore”.

Conheci Divaldo em 19 de Agosto de 1971, ao fim da noite, no aeroporto de Luanda. Voando do Brasil via Joanesburgo, ele chegava de Moçambique, também colônia portuguesa, que acabara de visitar. Na ampla sala de desembarque, vestido desportivamente, sem hesitar encaminhou-se risonho para o grupo de espíritas luandenses que o aguardavam. Nunca nos tínhamos visto antes. Com naturalidade, saudou-nos afavelmente numa atmosfera cordial, tratando cada um pelo seu nome: detalhe em que nem reparamos no momento. Muitas horas mais tarde, reunidos em casa de Maria Cleofé, contava-nos ele que algumas semanas antes, no Brasil, os mentores espirituais que tutelavam a viagem, em desdobramento tinham-nos juntado com ele e feito as apresentações.

Quase dez anos depois, em Lisboa, no fim duma sessão de boas vindas que lhe dedicara a Federação Espírita Portuguesa na sua sede (então à Rua Maestro Pedro de Freitas Branco, 24-B), Divaldo perguntava-me à parte: “João, lembra-se do que pensou em Luanda, quando nos vimos pela primeira vez?” Enquanto procurava lembrar-me, acrescentou: “ficou contente por eu estar sem casaco nem gravata”. Recordei então que em vésperas de o receber (aquele tempo era muito mais formal do que hoje) me apoquentava a ideia de envergar casaco e gravata com o desagradável calor de Luanda, para o acompanhar durante a visita; vê-lo trajado à vontade, no aeroporto, fora um alívio imenso.

A providencial estadia de Divaldo Franco marcou Angola vivamente, sensibilizando-a para um acolhimento nunca antes concedido ao Espiritismo.

Até 1971, a palavra espiritismo era ali socialmente proscrita, ninguém ousava proferi-la senão por troça ou desdém; em público, por alguma espécie de pudor, não se lia nem ouvia tal palavra. Mas a primeira conferência espírita de Divaldo em Luanda, a 20 de Agosto, na Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (Provas científicas da existência de Deus), constituiu enorme sucesso e foi um marco de viragem. No Lobito e no Lubango, o magnetismo delicioso da sua oratória e da sua presença, renovou o sucesso, empolgando sempre a assistência. Regressado a Luanda, foi entrevistado no “Café da Noite”, o popularíssimo programa radiofônico de Sebastião Coelho, prestigioso radialista luandense. 

Divaldo partiu em 30 de Agosto para o Brasil, deixando atrás de si um entusiasmo enorme pelo Espiritismo. E no rasto da sua passagem luminosa, uma série de acontecimentos incomuns deu ao vocábulo espiritismo cidadania para começar a frequentar a imprensa.

Editada em Luanda com tiragem modestíssima, a revista Semana Ilustrada colheu em setembro ou outubro desse ano um sucesso enorme com a publicação duma impressionante reportagem sobre as famosas curas espirituais do também famoso Padre Lima, na Igreja de Longonjo, povoação do planalto central, no Huambo. Procurado sofregamente a partir daí, o semanário multiplicou enormemente as tiragens.

Por feliz coincidência, ainda no mesmo ano veio a ocorrer o muito publicitado exorcismo que o bispo de Benguela, D. Armando Santos, efetuou com êxito a Inês Soares, menina de onze anos violentamente possessa e ocasionando aparatosos fenômenos de efeitos físicos. O caso ganhou enorme repercussão porque os pais da menina em vão a tinham levado a vários médicos, incluindo o Prof. Miller Guerra, em Portugal (que proferiu a respeito, a frase então célebre: “quando a crise vem não há exorcismo que valha!”). O bispo de Benguela, dada a notoriedade pública do caso, prevenindo equívocos e mal-entendidos leu solenemente na sé de Benguela o relato oficial do exorcismo, autorizando a sua reprodução apenas na íntegra e com menção da fonte. Constou na altura que a Academia de Ciências Soviética se interessara pelo caso, solicitando informações à diocese benguelense.

Também coincidiu circular clandestinamente em Luanda a tradução duma destacada reportagem da afamada jornalista Oriana Fallaci na revista italiana TEMPO, salvo erro de Novembro de 1971, acerca de Toni Agpoa e outros curandeiros filipinos, a cujas fantásticas cirurgias mediúnicas a própria jornalista quisera submeter-se.

A sucessão destes acontecimentos não propriamente espíritas, logo após a frutuosa visita de Divaldo Franco, contribuiu significativamente para franquear muito mais a opinião pública ao Espiritismo. Pouco depois, essa receptividade saiu reforçada com a exibição em Angola de O Exorcista, o impactante filme de William Friedkin baseado em acontecimentos verídicos, documentados clinicamente.

É certo que em Fevereiro ou Março de 1972 a PIDE (polícia política) interditou a Divaldo Franco a entrada em Portugal e colônias, depois de apreender nos Correios a revista espírita REFORMADOR, salvo erro de Dezembro/71; esta publicava uma bela e profética mensagem (amargamente confirmada pelo tempo) de Monsenhor Manuel Alves da Cunha (espírito), conceituadíssimo Vigário-geral da arquidiocese de Luanda falecido em 1946. Com inúmeras expressões em quimbundo, dialeto angolano (traduzidas), fora recebida psicograficamente por Divaldo durante a estadia em Luanda. O seu nobre teor, fanaticamente tomado pela Pide como subversivo e hostil a Portugal, enfureceu os zelosos guardiães da defesa do Estado, gerando enorme celeuma em Luanda, com interrogatórios e intimidações da Pide.

Mas a atmosfera social, em Angola, já amadurecera o suficiente para dedicar ao Espiritismo a saudável curiosidade de inúmeros adeptos novos, por todo o território, como também sucedera em Moçambique, após a fecunda presença de Divaldo.

Entretanto amanheceu o revolucionário dia 25 de Abril de l974, que derrubou a ditadura em Portugal, com as suas tirânicas proibições e interdições extensivas às colônias. A convite do autor em nome dos espíritas luandenses, Divaldo Franco visitou de novo Angola em 1975, de 26 de Fevereiro a 10 de Março, com auditórios maiores e sem obstruções estatais. Foi até possível obter das autoridades o privilégio de o acolhermos como passageiro vip, no aeroporto de Luanda. O devotado orador e médium fez palestras de grande êxito espiritual nas cidades de Luanda, Novo Redondo, Lobito, Benguela, Lubango, Huambo, Dalatando e novamente Luanda, empolgando invariavelmente os auditórios, fomentando a cultura espírita nos ouvintes.

A abundante sementeira de Divaldo Franco em Angola e Moçambique, nos anos de 1971 e 1975, é peculiar ao seu apostolado de seis décadas pelo Mundo. À sua disciplina pessoal rigorosa, à mediunidade exuberante e educada, alia-se o   encanto suave  das grandes almas habituadas a excursionar psiquicamente por faixas energéticas de elevadíssima  frequência, donde lhes provém uma alta produtividade espiritual e apostolar.

Sem dúvida, tal como Paulo escrevia a Timóteo quando se aproximava da meta,   também Divaldo, valoroso atleta do evangelho, também rejubilará um dia ao dizer com os seus botões: “combati o bom combate… guardei a fé”.

 

 

 

João Xavier de Almeida (E) com o dirigente espírita José Galvão, obtendo um autógrafo de Divaldo Franco, em 2009, na  Escola de Beneficência Caridade Espírita, em São João-de-Ver, Portugal

 

Imagem do Anuário Espírita, 1972, pág. 113

 

 

 

 

Um pouco da história da RIE-Revista Internacional de Espiritismo

 

Asylo Colonia Pirapitinguy

 

 

Publicação da RIE

Edição de agosto de 1934, pag 226

 

 

 

Visite o site da Casa Editora O Clarim

www.oclarim.com.br

 

 

 

Foto do Asilo-colônia de Pirapitingui fornecida pelo historiados Jaime Prado, de Bauru, SP

 

 

 

Jésus Gonçalves, grande vulto do Espiritismo que

 esteve internado em Pirapitingui de 1937 até sua desencarnação no dia 16 de fevereiro de 1947  

 

Jésus Gonçalves com sua última companheira Ninita, médium espírita

e  também  portadora de Hanseníase,  no Asilo-colônia de

Pirapitingui (Itu, SP). Imagem: http://www.jesusgoncalves.org.br/biografia.htm

 

 

 

 

IX Encontro Espírita da Família

Bethel, EUA

 

Allan Kardec Spiritist Center / Centro Espírita A Caminho Da Luz
145D Grassy Plain Street - Bethel, CT 06801 - USA
www.akscdanbury.org
[email protected]

IX Encontro Espírita da Família

“Nosso Lar, uma Experiência em Família”
Domindo, 24 de junho – 09h00 às 16h00
Local: Old Mine Park, 121 Old Mine Road, Trumbull, CT, 06611-USA

“Em caso de chuva no dia 24/06, o encontro passa para o dia 01 de julho”

 

 

(Informação recebida em email de Roberta [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro de Trabalhadores da Área de Mediunidade

Aracajú, SE

 

(Informação recebida em email de Adriana L [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário “Educação Espírita” Com Heloisa Pires

Feira de Santana, BA

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Nota sobre o cancelamento da conferência programada para o dia 8 de maio no C.E.E. Allan Kardec. Quito, Equador

 

El Centro de Estudios Espíritas 
"Allan Kardec" de Quito - Ecuador

www.espiritismoquito.blogspot.com

 

PEDIMOS MIL DISCULPAS AL PUBLICO EN GENERAL Y ESPECIALMENTE AL QUE ASISTIÓ A LA CASA DE LA CULTURA ECUATORIANA PARA LA CONFERENCIA ESPIRITA PROGRAMADA PARA EL DIA DE HOY, 8 DE MAYO, YA QUE POR RAZONES AJENAS A NUESTRA VOLUNTAD NOS VIMOS EN LA PENOSA NECESIDAD DE CANCELAR EL EVENTO, EL MISMO QUE SERÁ REPROGRAMADO PARA EL DÍA MARTES 5 DE JUNIO DE 2012 EN EL MISMO HORARIO EN LA SALA JORGE ICAZA DE LA CASA DE LA CULTURA ECUATORIANA.

 

EL CENTRO DE ESTUDIOS ESPIRITAS ALLAN KARDEC AGRADECE SU COMPRENSIÓN Y ESPERAMOS CONTAR CON SU DISTINGUIDA PRESENCIA EN LA FECHA MENCIONADA.

 

UN SALUDO FRATERNO.

 

ATENTAMENTE

 

CENTRO DE ESTUDIOS ESPIRITAS ALLAN KARDEC DE QUITO - ECUADOR

 

(Informação recebida em email de Espiritismo Quito [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Carlos Abranches no C.E. Caminho de Luz

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Wellerson Santos

Ervália, MG

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

Mensagem de Francisco de Assis

endereçada para Divaldo Pereira Franco

na voz de Wellerson Santos

http://www.youtube.com/watch?v=3u-FHgYIHsg

 

 

 

 

 

1º. Seminário Espírita para Evangelizadores

 Centro Espírita “Bezerra de Menezes”. Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Agenda de palestras musicadas com Wanyr Caccia

Maio 2012

 

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Izaías Claro

Ciclo de Palestras 2012. Circuito das Águas e Região Bragantina

 

 

Expositor de temas doutrinários e de auto ajuda como depressão, ansiedade, medo,

estresse,casamento

Presidente e fundador da Comunidade Espírita Joana

de Angelis, em Oswaldo Cruz – SP

Promotor de Justiça

Autor de vários livros, vídeos e CD’s

Participante de Comunidade Espírita “Eusébio de

Oliveira Brandão”, em Andradina - SP

 

 

26/05 – Sábado 20:00 Hrs

Palestra – Acerte Mais e Viva Melhor

TEMPLO ESPIRITA DA FRATERNIDADE

Rua Quintino Bocaiúva, 393

Amparo – SP

Contato: Mauricio – 9772-3605 – Tadeu – 3807.4030

[email protected]

 

 

27/05 – Domingo 10:00 Hrs

Palestra – Como Superar a Ansiedade

ENTIDADE ASSISTENCIAL VANDIR JUSTINO DA COSTA DIAS

Rua Arthur Nogueira, 511 – Jd. Alice

Jaguariúna – SP

Contato: Soraya Marion (19) 9774-5724 ou 3867-1852

Ronaldo Mantovani (19) 3867-2349

[email protected]

 

 

28/03 – Segunda Feira 20:00 Hrs

Palestra – Perdão: Condição para a Felicidade

FRATERNIDADE ESPIRITA DE ESTUDOS KARDECISTAS AMOR E LUZ

CENTRO EDUCACIONAL

Rua Cel. Estevão Franco, Nº 262 - Centro

Lindóia – SP

Contato: Marilda 19 3898.2131

[email protected]

 

 

29/03 – Terça Feira 19:00

Palestra – Viva Mais! Vença e Previna a Depressão 

CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA

Rua Teresa Lera Paoletti, 348 – Jd. Bela Vista - I

Itapira – SP

Contato: Otavio F. Cunha - 19-92760247

[email protected]

 

30/05 – Quarta Feira – 20:00

Palestra – O Sermão da Montanha: Roteiro de Felicidade

LAR ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Av. Monte Sião, 709

Águas de Lindóia – SP

Contato: Ricardo 19 9166-9349

[email protected]

 

 

31/05 – Quinta Feira 20:00 Hrs

Palestra – Como Conquistar a Paz

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS PAULO E ESTEVÃO

Rua Juscelino K. de Oliveira, 1275

Monte Sião – MG

Contato: José Luiz 35 3465-1409

[email protected]

[email protected]

 

 

01/06 – Sexta Feira 19:30 Hrs

Palestra – Perdão: Condição para a Felicidade

SOCIEDADE ESPÍRITA DE BRAGANÇA PAULISTA.

Av. Euzébio Savaio, 995 - Vila Santa Libânia, (Casa da Bênção)

Bragança Paulista – SP

Contato: Márcia (11) 7244-6834 (vivo) / (11) 7068-2793 (claro).

[email protected]

 

 

02/06 – Sábado 20:00 Hrs

Palestra - Viva Mais! Vença e Previna a Depressão 

CENTRO ESPÍRITA JOANA D’ARC

Rua Allan Kardec, 53 – Centro

Serra Negra – SP

Contato: Bragatto 3892-1333

bragatto@bragattoimóveis.com.br

 

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Palestra com Otaciro Rangel Nascimento no SECVV

São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

Palestra neste sábado 12/05/12 ás 18h30min.Palestrante: Otaciro Rangel Nascimento 

Tema: TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

 

Venha estudar Espiritismo conosco...  Comece agora!...

Segundas... 19h30min Estudos: Livro Nosso Lar

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo

Sexta.......... 19h30min Estamos no inicio dos estudos do livro: VOLTEI

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Seminário – Início da Vida  na Visão Médico Espírita - AME Sorocaba, SP

 

 

(Informação em email de Doutora Marlene Nobre)

 

 

 

 

O Filme dos Espíritos - KIT Especial Dia das Mães

 colabore com essa obra de amor

 

Prezados amigos,

Lançamento do Kit Especial de O Filme dos Espíritos, com preço mais que especial para o Dia das Mães.
 
O Livro dos Espíritos edição especial do filme , tem o prefácio de Hermínio de Miranda, a trilha sonora é composta pelo Maestro Corciolli e o DVD contém extras inéditos das gravações, a série "Mudou a minha vida" , o making off, e o trabalho realizado pelas Casas André Luiz .

Lembrando que a renda será revertida para o novo ambulatório das Casas André Luiz em Santana.
http://www.andreluiz.org.br/site_ambulatorio/santana_ambulatorio_casas_andre_luiz.php

Colabore com essa obra de amor, nos ajude a ajudá-los!!

http://mundomaior.lojavirtualfc.com.br/prod,idloja,12389,idproduto,3419767,romance-mundo-maior-kit-livro-dos-espiritos-ed--especial---dvd-filme-dos-espiritos---cd-filme-dos-espiritos

 

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

Curso Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenil

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em emails  de Cida Vayda [[email protected]] e de Rosana [[email protected]])

 

 

 

Seminários e Palestras Espíritas na região do 15º. CRE – MG

Turmalina, Angelândia e Capelinha, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Izaias LLanness [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra Espírita com Izaias Lobo Lannes

Pirapora, MG

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

Defenda a Vida na audiência pública no RJ para elaboração do código penal.Rio de Janeiro, RJ

 

Leia matéria no Boletim SEI

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/05/audiencia-publica-no-rj-para-elaboracao.html

 

 

 

 

Seminário Espírita com Sônia Menezes Jacome da UEM

Três Marias, MG

 

 

(Informação recebida em email de Izaias LLanness [[email protected]])

 

 

 

 

VI Congresso de Saúde e Espiritualidade de MG

Belo Horizonte, MG

 

(Informações recebidas em email de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

Palestra comemorativa do desencarna da patrona da casa

 Joana D’Arc. Taubaté, SP

 

Dia : 30/05/12 (4ª feira)

 

Horário: 20:00 hrs

 

Palestrante: Guilherme Soares Azeredo

 

Tema: Livre

 

Parte Artística : Seresteiros do Evangelho

 

Loca: Rua do Colégio, 151

          Bom Conselho,  Taubaté - SP

 

(Informação em email de USE Taubate <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

Estátua eqüestre dourada de Joana D’Arc na Praça das Pirâmides,

em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

3ª. Feira do Livro Espírita de Felixlândia

Felixlândia, MG

 

 

(Informação recebida em email de Izaias LLanness [[email protected]])

 

 

 

 

1ª. Mostra Cultural com Lançamento de Livro

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Leia os informativos do

Grupo Espírita Beneficente “Maria Dolores”. Jales, SP

 

Exemplares 109, 110 e 111.

 

http://www.madoespirita.org.br/blog/informativo-mensal-no-109

http://www.madoespirita.org.br/blog/informativo-mensal-no-110

http://www.madoespirita.org.br/blog/informativo-mensal-no-111

 

 (Informação em email de Adelvair David)

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP