Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 16 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/16-05-2012.htm

 

 

 

 

Nota

Explicando a ausência

 

Estivemos no último final de semana na cidade do Rio de Janeiro objetivando algumas pesquisas e reciclagens necessárias ao nosso trabalho. Tivemos a oportunidade de participar da prece na sede da Federação Espírita Brasileira na tarde desta terça-feira, 15/5/2012,  dirigida pela voluntária do Atendimento Fraterno, Sra Maria. Pudemos visitar a bela exposição alusiva ao centenário do prédio histórico  da sede da FEB/Rio  que completou 100 anos em 2011 e conhecer pessoalmente os irmãos e amigos Eloy Carvalho Villela, editor, e, Flávio Olive, da redação do boletim SEI- Serviço Espírita de Informações, cuja sede funciona no prédio da Avenida Passos, 30. A todos o nosso reconhecimento pela acolhida permeadas por alegria e fraternidade. (Ismael Gobbo)

 

O histórico edifício da FEB, de cor ocre à esquerda,  no Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

Exposição do centenário da sede histórica da FEB no Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

Praça Paris, Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Transtornos com a Família

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 – O suicídio é sempre um transtorno para os familiares. As angústias e sofrimentos decorrentes podem ser tomados à conta de um carma?

                   Conviver com uma pessoa cheia de problemas, no âmbito familiar, pode ser carma, algo relacionado com o passado. Imperioso, porém, não incluir por compromisso cármico o suicídio. Seria um despropósito.  

 

2 – Então os sofrimentos da família, em face do suicídio de um de seus membros, não foram programados? Não tinham que passar por isso?

                  Ninguém está destinado a enfrentar o suicídio de um ente querido, mesmo porque, obviamente, nenhum Espírito reencarna com o carma do auto-aniquilamento.  O suicídio é sempre um desvio de rota, jamais um programa existencial. É um desatino, nunca um destino!

 

3 – Se é assim, o suicida também se responsabilizará pelos sofrimentos impostos à família?

                  Será responsável não apenas pela dor que os familiares sentirão naquele momento, mas, sobretudo, pelos traumas que repercutirão em suas emoções pelo resto da vida. Infelizmente, o suicida está tão empolgado por seus problemas, envolve-se tanto com o seu ego, que não abre espaço em sua mente para avaliar o mal que está fazendo a outras pessoas, com repercussões funestas em seu próprio destino.

 

4 – Há algo mais, além da responsabilidade pelo trauma na família?

                  Ele será co-responsável nos desajustes de comportamento e nas dificuldades que os familiares venham a enfrentar, em decorrência de sua ausência voluntária, na fuga desatinada.

 

5 – Por exemplo?

                  Digamos que ele seja arrimo de família, o chefe da casa. Com o suicídio, esposa e filhos poderão ficar em situação precária, passando por dificuldades e privações. Imaginemos algo pior: uma filha envolver-se com a prostituição, ou um filho a mergulhar na delinqüência… Tudo isso lhe será debitado, ampliando a carga de seus compromissos e recrudescendo suas angústias.

 

6 – E se os filhos vierem a transviar-se por iniciativa própria, em face de suas fraquezas?

                  Não terá sido justamente para ajudá-los a superar suas limitações e fraquezas, evitando que se transviassem, que o suicida assumiu os compromissos da paternidade? Não é essa a missão dos pais? Com a fuga deixou-os entregues à própria sorte e responderá por isso.

 

7 – O suicida tem conhecimento disso tudo?

                  Em princípio, não. Segregado em regiões de sofrimento, purgatórios espirituais, não há espaço em sua mente para cogitar de algo além de seus próprios tormentos, empolgado por desajustes e sofrimentos superlativos, sem similar na Terra.

 

8 – Mas haverá um momento em que tomará esse conhecimento?

                  Fatalmente! Amparado em instituições socorristas, será chamado a avaliar suas experiências e informar-se da situação dos familiares. Pior do que os tormentos em que mergulhou com o gesto tresloucado, será sua angústia, caso eles tenham entrado por desvios de comportamento, o que não é raro acontecer.

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Londres, Reino Unido

 

Londres/Inglaterra – 11 de maio

Em um encontro com os Grupos Espíritas da Inglaterra, na sede do British Union of Spiritist Societies - BUSS, Divaldo foi homenageado pelo trabalho que tem desempenhado ao longo de muitos anos, recebendo a gratidão dos espíritas ingleses ou radicados. Em sua conferência, tendo por intérprete Anne Sinclair, O Semeador de Estrelas abordou a questão da transição planetária, afirmando que Espíritos de outras dimensões estão encarnando na Terra, contribuindo para que alcance a categoria de mundo de regeneração. Nessa transição há um processo de transformação biológica, onde o corpo humano alcançará um aperfeiçoamento, visando debelar as doenças degenerativas.

 

Manter a alegria de viver, adquirir a sabedoria, a certeza na imortalidade, não perder tempo com o que não possui valor espiritual, foram outros aspectos desenvolvidos pelo nobre conferencista. Seguiu-se, como em Dublin, uma série de perguntas quando Divaldo teve a oportunidade de discorrer com maior profundidade sobre diversos aspectos de sua conferência. A quantidade de perguntas e sua justeza e profundidade, deram certeza de que a mensagem apresentada foi muito bem assimilada.

 

FOTOS E TEXTO: PAULO SALERNO.

 

Abraços,

Jorge Moehlecke

Público. Conferência com Divaldo Franco. Londres, 11/5/2012

Divaldo Pereira Franco. Londres, 11/5/2012

Elsa Rossi, Londres, 11/5/2012

Divaldo autografando. Londres, 11/5/2012

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Paris, França

 

Paris-França-12 maio 2012

 

Em uma tarde/noite agradabilíssima em Paris, Divaldo Franco proferiu mais uma conferência atendendo aos seus compromissos doutrinários que se estenderão até o dia 13 de junho. O público presente, em número de 100 pessoas, escutou Divaldo falar sobre a Vida: Desafios e Soluções. O Paulo de Tarso dos dias atuais falou brevemente sobre a vida segundo a ótica da filosofia, da psicologia e da biologia, adentrando-se, após, pelas emoções denominadas medo, ira e amor. Descreveu a criatura humana segundo a análise de Pedro Ouspenski que classificava os indivíduos em duas categorias, os fisiológicos e os psicológicos.

O objetivo da vida, a felicidade, o amor como solução para os desafios da vida foram amplamente apresentados. O evento foi realizado no FIAP-Jean Monnet – Foyer International de Accueil de Paris e contou com a eficiente intérprete Sophie Giusti.

 

FOTOS E TEXTO: PAULO SALERNO

 

Abraços,

Jorge Moehlecke

 

Público na conferência com Divaldo Pereira Franco, em Paris, França, 12/5/2012.

Divaldo Pereira Franco e a intérprete Sophie Giusti. Paris. 12/5/2012

Divaldo Pereira Franco. Conferência em Paris. 12/5/2012

Equipe do livro. Conferência com Divaldo P. Franco. Paris. 12/5/2012

Divaldo autografando. Paris, França, 12/5/2012.

 

 

 

Palestra com Richard Simonetti

Vinhedo, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Divaldo Pereira Franco- 3º. Seminário Espiritualidade e Saúde

Praga, República Tcheca

 

(Informação recebida em email de Skupina Allan Kardec - Praha [[email protected]])

 

 

 

1º. Seminário Ciência, Saúde e Espiritualidade

Teresina, PI

 

Praça do Liceu = Praça Landri Sales, n° 620, Centro, Teresina, PI

 

 

 

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

Ame- Associação Médico Espírita. Palestras da Semana

Belém, Ribeirão Preto, Santo André, Rio de Janeiro

 

17/05 – AME-Pará (PA) – Palestra Família Homoafetiva, com dr. Alberto Almeida, às 19h30,no Auditório da União Espírita Paraense- Trav. Castelo Branco, 1272, Belém (PA).

18/05 – AME-Ribeirão Preto (SP) – Palestra Mecanismos da Mediunidade, com Dra Solange Bataglion, às 20h, no Grupo Espírita União Fraterna, Praça Antonino Carosella, 65, Jardim Botânico – Ribeirão Preto (SP).

19/05 – AME-ABC (SP) – II Jornada da AME-ABC – Saúde Mental e Espiritualidade, a partir das 9h, no Anfiteatro do Hospital Mário Covas, à rua dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso – Santo André (SP).

19/05 – AME-Ribeirão Preto (SP) - II Simpósio Médico-Jurídico Espírita de Ribeirão Preto, às 13h, no Teatro CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB, à rua Abrahão Issa Halack , 980 – Ribeirão Preto (SP).

19/05 – AME-Nova Friburgo (RJ) – palestra Experiências de Iluminação: Rejubilar-se, às 13h30, com Dr. José Henrique R. de Carvalho, no Instituto de Cultura Espírita(ICEB), à Rua Voluntários da Pátria - Centro - Rio de janeiro (RJ).

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

Registro. Mais um grupo espírita fundado na Escandinávia

Copenhague, Dinamarca

 

Queridos irmãos de ideal Espírita,

 

Estamos muito felizes em anunciar que mais um grupo espírita foi criado na Escandinávia.

Envolta pelo amor fraternal e pela inspiração da primavera européia, a SESD – Spiritist Educational Society Denmark – foi fundada em 30 de abril de 2012, tendo o objetivo primordial de estudar profundamente, aplicar os ensinamentos e divulgar a Doutrina Espírita na Dinamarca.

Nossas reuniões abertas ao público ocorrem todas as segundas-feiras (exceto a última de cada mês), das 18:00 às 19:30h na nossa sede em Copenhague. Durante as reuniões estudamos e discutimos o conteúdo das obras O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de conduzirmos uma pequena palestra com tema edificante e baseado no princípio do contínuo melhoramento moral e da reforma íntima, encerrando a reunião com o passe. Durante nossas reuniões oferecemos também o atendimento fraterno àqueles que necessitarem.

As últimas segundas-feiras do mês são dedicadas às reuniões de Estudo da Mediunidade fechadas ao público em geral.

Nossos trabalhos são conduzidos atualmente apenas em língua portuguesa ou eventualmente em língua inglesa, mas estamos nos preparando para conduzi-los também em língua dinamarquesa num futuro próximo.

Em constante ampliação, nossa biblioteca conta com um acervo de livros, revistas, CDs de música e audio-palestras e DVDs de filmes, palestras e seminários. O material está disponível para empréstimo nos idiomas português, inglês, dinamarquês, sueco e alemão. Parte do material também está disponível para venda.

Aproveitamos a oportunidade para comunicar a diretoria eleita para o biênio 2012/2013

Dirigente: Flávia Christina Ladwig Robles

Vice-Dirigente: Marilucia Martins da Silva

Tesoureiro: Emmanuelle Schild Goldschmidt

Secretário: Ronaldo César Cordeiro de Camargo

Primeiro-Suplente: Gerusa Sueli Pereira da Silva Ømann

Segundo-Suplente: Vera Lúcia Borges Palmgren

Segue o endereço de nossa sede, o mesmo a ser usado quando enviar-nos correspondência, além de outros contatos.

SESD – Spiritist Educational Society Denmark

Nørregade 28D, 1.sal.

1165 – København K

Danmark

 

Nossos contatos:

[email protected]

skype: S.E.S.D. ou [email protected]

Flavia: +45 3079 9348 (celular)

Malu: +45 6019 0075 (celular)

www.sesd.dk

Curta-nos no facebook: www.facebook.com/SESD.spiritism.dk

 

Por fim gostaríamos de compartilhar com todos o nosso desejo de que haja muita luz e energia positiva no caminho do nosso grupo para transpor os inevitáveis, mas não por isso menos motivantes, desafios que surgirão futuramente.

 

Com muito amor no coração de todos e votos de paz,

 

 

SESD

Corpo Diretivo

em nome dos membros fundadores

 

”A razão diz que um efeito inteligente deve ter como causa uma força inteligente…”

O Livro dos Espíritos – capítulo ’Princípios Básicos’, de Allan Kardec

 

SESD. Integrantes do grupo celebrando a fundação no dia 30/4/2012

 

(Informações recebidas em emails de [email protected] e de Elsa Rossi)

 

 

 

 

Comemoração dos 100 anos dos cursos de Esperanto na Federação Espírita Brasileira. Brasília, DF

 

 

 

 

Brasília,  10 de maio de  2012

Prezados Amigos,

Três anos após a publicação do primeiro artigo sobre o Esperanto, em o número de 15 de fevereiro de 1909 de seu órgão oficial, a revista Reformador, a Federação Espírita Brasileira – FEB instituiu, em 3 de maio de 1912, em sua Sede no Rio de Janeiro, o primeiro curso gratuito do Idioma da Fraternidade, iniciativa que se disseminou por todo o Movimento Espírita brasileiro e que, no corrente ano, se faz centenária.

Para a comemoração de tão significativa data, realizaremos em 20 de maio próximo, nas dependências de nossa Sede Central, em Brasília, um evento comemorativo, cujo caráter não será exclusivamente espírita, considerando o fato de que os cursos de Esperanto constituem atividade essencialmente neutra, comum a todas as organizações  que o servem e dele se servem, tanto para a difusão de seus respectivos ideais como para a construção da justiça e fraternidade entre os povos.

Nesse sentido, entendemos que um tal evento deve ser compartilhado por toda a família esperantista do Brasil, cujos membros, espíritas e não espíritas, gostaríamos de acolher em nossa Sede de Brasília, abraçando-os fraternalmente como irmãos nossos que, na feliz expressão de Emmanuel em sua mensagem A Missão do Esperanto, psicografada por Chico Xavier em 1940, integram o exército de operários do futuro, como se fossem construtores de um mundo novo, dispersos nas estradas terrestres, mas procurando ajustar suas diretrizes.

Finalizamos, formulando-lhes o convite da Federação Espírita Brasileira a que participem conosco das comemorações dos 100 anos dos cursos de Esperanto, nela instituídos em 1912.

Solicitamos o especial obséquio de nos confirmarem a presença de seu(s) representante(s) no evento.

Com votos de paz e sucesso em suas iniciativas no campo do BEM, firmamo-nos, fraternalmente,

Nestor João Masotti

Presidente

 

Braziljo, Majo de 2012

 

Estimataj Amikoj,

 

Tri jarojn post la publikigo, en 1909, de la unua artikolo pri Esperanto, en februara numero de sia oficiala organo Reformador, la Brazila Spiritisma Federacio – BSF fondis, en la 3ª de Majo de 1912, en sia Sidejo en Rio de Ĵanejro, la unuan senpagan kurson de la Idiomo de Frateco, iniciato, kiu dissemiĝis tra la tuta brazila Spiritisma Movado kaj kiu centjariĝas en la kuranta jaro.

Por memorfesti tiel signifan daton, ni efektivigos en la proksima 20ª de Majo, de la 9h ĝis la 13h, en la Centra Sidejo de BSF en Braziljo (Aŭditorio de la Konstruaĵo Unuigo), eventon kies karaktero ne estos ekskluzive spiritisma konsidere al la fakto, ke la kursoj de Esperanto konstituas esence neŭtralan aktivecon, komunan al ĉiuj organizaĵoj kiuj al ĝi servas kaj ĝin servigas, tiel al la disvastigo de siaj respektivaj idealoj, kiel ankaŭ al la starigo de justeco kaj frateco inter la popoloj.

Ĉi-konforme, ni opinias, ke unu tian eventon devas partopreni ja la tuta brazila esperantista familio, kies membrojn, spiritistojn kaj ne-spiritistojn, ni deziras frate akcepti en nia Brazilja Sidejo, por ilin ĉiujn brakumi kiel homojn, kiuj, laŭ la bela esprimo de Emmanuel, en ties mesaĝo La Misio de Esperanto, mediume skribita de Chico Xavier en 1940, apartenas al tiuj armeoj da laboristoj por la konstruaĵoj de l´ estonteco, kvazaŭ konstruantoj de nova mondo, dissemitaj sur la teraj vojoj, sed klopodantaj por rektigi iliajn direktojn.

Tiucele, kaj por fini, ni formulas la inviton de la Brazila Spiritisma Federacio, ke vi ĉiuj partoprenu kun ni en la memorfesto pri la Centjariĝo de la Kursoj de Esperanto, kiujn la BSF iniciatis en 1912.

Ni vin petas bonvole konfirmi la ĉeeston de via(j) reprezentanto(j) en la evento.

Dezirante al vi pacon kaj sukceson en viaj iniciatoj sur la kampo de BONO, ni vin kore salutas kaj ĉi leteron subskribas, amike, frate kaj samideane,

 

Nestor João Masotti

Prezidanto

 

 

 

(Informação recebida em email de Editora Lorenz [[email protected]])

 

 

Luiz Lázaro Zamenhof, criador da lingua Esperanto

Busto de Zamenhof na Praça da República, em São Paulo, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Programações Espíritas em

Aracaju, SE

 

QUEM É MINHA MÃE QUEM SÃO MEUS IRMÃOS

O Teólogo Carlos Rocha estará na quinta-feira, 17, no Centro Espírita Casa da Fraternidade. A partir das 20 horas falará sobre “Quem é Minha Mãe e Quem são Meus Irmãos”, trecho elucidativo do Evangelho que, pelo estudo e fluência do palestrante tornar-se-á uma lição sobre relacionamentos consanguíneos, mostrando as ligações e afinidades da parentela corporal e da parentela espiritual. A palestra é aberta ao público que pode interagir com o palestrante visando esclarecer dúvidas. A instituição fica situada à rua Porto da folha, 1236, bairro Cirurgia, em Aracaju.

PLURALIDADE DOS MUNDOS

Lastreado pelo Evangelho de Jesus sobre as diversas moradas da Casa do Pai, o palestrante Fernando Dantas estará na segunda-feira, 21, no Centro Espírita Casa da Fraternidade, dissecando o tema “Pluralidade dos Mundos”. A palestra tem início às 20 horas, ensejo para que, de forma raciocinada, sejam expostos conceitos que tipifiquem as escalas e estágios que compõem as variantes faixas no mundo espiritual, de acordo com as escolhas feitas durante a vida terreal. Fernando Dantas é um estudioso, tendo recentemente publicado um livro com profundas pesquisas. Como todas as que acontecem na Casa da Fraternidade, a palestra é aberta ao público, à rua Porto da Folha, 1236, bairro Cirurgia, em Aracaju.

 
PRÁTICA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL(foto 004)

O Juiz Manoel Costa Neto volta a proferir palestra no Centro Espírita Casa da Fraternidade na quinta-feira, 24, a partir das 20 horas. Desta feita enfocará o tema “Contribuição do Espiritismo para a Prática da Inteligência Emocional”, um destaque às facetas corroboradas pela ciência sobre a abrangência dos ensinamentos da Doutrina, possibilitando pelo uso do livre arbítrio, a inferência no processo de desenvolvimento da inteligência emocional. O palestrante utiliza recursos visuais, tornando a sua prédica, mesmo com a pressuposta complexidade, bastante acessível aos variados públicos. A Casa da Fraternidade fica situada á Rua Porto da folha, 1236, bairro Cirurgia, em Aracaju.

 

DESENCARNE PREMATURO

Inquirições sempre acontecem quando da perda de entes queridos, particularmente quando considerada a pouca idade de quem desencarna. Trata-se de um fato que tem criado muita dor, entre familiares e amigos, mas que tem se acentuado entre crianças e jovens. Visando promover um melhor esclarecimento sobre a questão, o Centro Espírita Casa da Fraternidade, coma sua característica ecumênica, convidou a médium Betânia Leite Costa para no dia 31 de maio, uma quinta-feira, a partir das 20 horas, falar sobre “Desencarne Prematuro”, esclarecendo sobre a continuidade da vida após o túmulo e quanto aos acontecimentos que delineiam as partidas consideradas precoces ou prematuras. A palestra é aberta ao público, à Rua Porto da Folha, 1236, bairro Cirurgia, em Aracaju.

(Informações recebidas em email de Luduvice José [[email protected]])

 

 

 

Registro. Espíritas promovem a festa das Mães

Três Lagoas, MS

 

        Centenas de mães tiveram seu dia comemorado pelo Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, situado na Rua Francisco Cândido Xavier esquina com Allan kardec, em Três Lagoas, MS.

As comemorações começaram na sexta-feira,11 de maio às 19 horas, com a palestra, Oswaldo Branquinho proferiu a palestra abordando o tema  Expiação.

Durante a reunião todas as mães receberam vários presentes, como flores, brindes, biscoitos... Várias mães foram homenageadas pela suas atividades de trabalho e amor no centro espírita... Teve farta distribuição de biscoitos todos os membros da casa ajudaram e colaboraram no evento. Destacamos: Floriso, Oswaldo Branquinho, Maria José Ojeda;e outros.

 

EMCERRAMENTO COM MAIS HOMENAGENS

 

         Encerrando as festividades do dia das mães, o jornalista Luiz Correa Filho (Luizinho) e esposa Elzi, levaram em diversas residências de mães carentes nos bairros de Três Lagoas, no sábado dia 12, grande quantidade de presentes, biscoitos; a festa foi encerrada ao lado de muitas mães carentes.

        O Jornalista Luiz Correa aproveitou para agradecer a todos que ajudaram e ajudam nessas tão nobres ocasiões. Disse ele: “São as mãos de Deus distribuindo graças, e dando forças a tantos amigos e nos ajudar nesta missão”, e finalizou dizendo que “foi mais um momento de alegria e sentimento do dever cumprido.

 

Luiz Correa Filho (Luizinho     9231  1966    3521 0808!!!!

 

Mães e filhos homenageados. Três Lagoas, MS

 

(Informações e fotos recebidas em email de Luizinho correia da silva filho [[email protected]])

 

 

 

 

Vídeos de algumas palestras do XV Congresso Estadual de Espiritismo

Franca, SP

 

Fonte: Rede Amigo Espírita

 

Abaixo seguem os links para o acesso aos vídeos de algumas palestras.

 


Divaldo Pereira Franco, Solidariedade: uma outra forma de conhecer, 28-04-12
http://www.youtube.com/watch?v=v_GGkdAhK1Y


Haroldo Dutra Dias, Sistemas - um modelo de solidariedade, 29-04-12 22
http://www.youtube.com/watch?v=4qFeSTznH0E&feature=relmfu

André Luiz Peixinho, Mente e corpo, relações solidárias, 30-04-12
http://www.youtube.com/watch?v=7kC3rAeecg4&feature=relmfu


Alberto_Almeida, Evangelho - facilitador de aprendizagens solidárias, 29-04-12
http://www.youtube.com/watch?v=C_tq6jaNoMQ&feature=relmfu


Heloisa Pires, Espiritismo - Estudo e prática, 30-04-12
http://www.youtube.com/watch?v=4PBVepA459w&feature=relmfu

Encerramento do 15º Congresso Estadual de Espiritismo em Franca/SP
http://www.youtube.com/watch?v=BvR2Slywp1o&feature=related

 

 

 

 

 

Pedido de contatos espíritas em Cabo Verde e Guiné

 

 

Olá Companheiros Espíritas!

Reencaminho abaixo pedido de Frederico Dionísio q tem dinamizado o movimento espírita em África

Pedimos q cada um faça a sua parte divulgando para a sua lista de contactos, sites, blogs, facebook

De forma que a mensagem de Jesus chegue a mais irmãos

Obrigado Abraço

(podem encaminhar respostas para e-mail de Frederico por favor)

[email protected]

 

Bom dia Nuno,

Espero que esteja tudo bem contigo. Por aqui tá tudo bem e com bastante trabalho no campo Espírita.
Preciso, caso possível da tua parte, de contactos espíritas em Cabo Verde e Guiné.
Dentro dos teus contactos de Portugal, ou outros, poderias fazer-me esse favor.
Nós estamos a elaborar uma tarefa, chamada "Rota Paulo de Tarso" dentro dos moldes que o Apóstolo Paulo realizava, ou seja, viajando até a determinado local e procurando por quem simpatize com o Evangelho. Inicialmente temos como objectivo a implementação do Culto do Evangelho no Lar e com as subsequentes visitas vamos "alimentando" esse grupo para começarem a criar cursos de noções básicas, etc, etc, etc.
Aguardo uma resposta tua.

Abraços Fraternos.

Frederico Dionísio

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Leia Newsletter da Folha Espírita

 

Acesse aqui:

http://www.folhaespirita.com.br/news/05_12/05_12.html

 

 

 

 

Leia o Boletim do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://www.spiritist.com/bezerranrews%20192012

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o informativo do Instituto Chico Xavier

Itu, SP

 

Acesse aqui:

http://www.institutochicoxavier.com/informativo/informativo26/index.html

 

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal O Consolador

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Leia o boletim do C.E. Caminheiros da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui:

http://caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

 

 

Abalado está o ateísmo, pois avança com a Ciência o Espiritismo

José Reis Chaves

 

 

        Comparo o espírito com a antimatéria. E o espiritualista é também, de certo modo, materialista, pois aceita igualmente a realidade da matéria e da energia. Mas é capenga o cientista materialista por admitir só a realidade da matéria, quando o espiritualista admite também o seu oposto. Fica bem aqui o que disse Einstein: “A religião sem ciência é cega, e a ciência sem religião é aleijada.”

       Para a física quântica, as coisas invisíveis são mais importantes do que as visíveis. E o espírito é invisível. Enquanto encarnado, ele se manifesta através de seu corpo. Desencarnado, ele precisa do corpo de um médium para se comunicar conosco. Mas o espírito do médium tem que vibrar na sintonia da do espírito comunicante. E os espíritos se atraem reciprocamente por serem semelhantes entre si em evolução. Em outras palavras, são da mesma sintonia.

       Na verdade, a comunicação é feita de períspirito para períspirito, palavra criada por Kardec e que tem similares em todas as culturas da História da Humanidade. Orígenes, do 3º século, denominou-o de aura. Sua matéria é de quinta-essência, isto é, muito sutil. São Paulo o chamou de corpo espiritual. Os cientistas russos descobriram-no em 1945 e denominaram-no corpo bioplasmático. Ele liga o espirito ao corpo. E é o corpo do espírito desencarnado. É ele que se materializa nos chamados fenômenos de materializações (ectoplasmia, teleplastia, aparições tangíveis), como aconteceu com Jesus depois de sua morte. E essa materialização de um ser de matéria quintaessenciada é diferente da de um ser de matéria comum.  Ele, para materializar-se, usa o ectoplasma do médium, de outras pessoas e dos elementos da natureza próximos do fenômeno.

       O físico inglês Crokes é um dos cientistas mais famosos da história. Mas justamente por ter sido espírita, ele foi perseguido e tem seu nome ainda desonrado por cientistas materialistas. E pressionaram para que ele não recebesse seus vários títulos honoríficos. Daí uma polêmica sobre se ele ganhou ou não o Prêmio Nobel de Física em 1919, ano em que desencarnou. (Teria conquistado esse prêmio, mas não o recebeu?). Muitos autores afirmam que ele ganhou esse título. Exemplo: Décio Iandoli Jr, “A Reencarnação como Lei Biológica”, página 20, Editora FE Jornalística, SP, 2005. Décio tem doutorado de medicina em cirurgia e é catedrático da Universidade Federal Paulista (UNIFESP-EPM). Mas é aceito sem polêmicas que Croques ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1907. E ele pesquisou e comprovou a realidade dos fenômenos espíritas. Os cientistas materialistas do passado incomodavam-se muito com a Igreja. Os de hoje se preocupam mais é com o espiritismo, por ser ele uma religião científica. Os espíritas são como os israelenses, que representam um país pequeno em área e população, mas com um invejável avanço tecnológico-científico de primeiro mundo. Não é, pois, por acaso, que têm surgido muitos ateus fanáticos contra a doutrina codificada por Kardec, “o bom senso encarnado”. E não é surpreendente que esta coluna, principalmente na Internet, tem incomodado muita gente.

      Ela é atacada pelos grupos religiosos tradicionais e pelos cientistas materialistas, cujas teses têm-se tornado desacreditadas, porque, como disse Huberto Rohden, o materialismo agoniza por escassez de matéria!

     PS:

    1) Veja entrevista de Reis Chaves na TV Mundo Maior,  Programa Repensar, no link abaixo:

     http://www.youtube.com/watch?v=Uw_its1r460

 

   2) Parabéns à médium psicógrafa Dra Marlene Saes, de São Paulo (SP), pelo seu novo livro “Nas Águas do Mar da Vida”, pelo espírito Luizinho, Editora InteLitera, São Paulo (SP).

 

       Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP