Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 25 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/25-05-2012.htm

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Berna, Suíça

 

23 de maio 2012

 

Divaldo Pereira Franco em Berna, Suiça

 

O dia 23 de maio foi de grande movimentação. Divaldo saiu às 08h00min de Munique e percorreu uma distância de 600 km entre Munique, Berna e Zurique. Após a conferência em Berna, Divaldo retornou para Zurique no início da noite, onde já havia estado para lanchar ao meio-dia. Os sinais de cansaço eram visíveis nos rostos dos que participaram da viagem. A conferência foi promovida pelo Centro de Desenvolvimento Espiritual Estesia, dirigido por Nelly Berchtold, que recepcionou todos os 61 participantes deste evento que foi realizado em agradável sala, na Rua Museumsstrasse 10.

O tema Transição Planetária e o Mundo Novo foi desenvolvido com uma análise psicológica e sociológica do ser humano. Divaldo apresentou e discorreu sobre cada uma das as três emoções básicas, o medo, a ira e o amor. O medo dá início ao desenvolvimento psicológico da criatura humana e é a emoção predominante. O medo, por sua vez, dá origem ao surgimento da segunda emoção, a ira que produzirá consequências fisiológicas. A terceira emoção a surgir foi o amor.

Esta grande transição já começou. Espíritos nobres estão reencarnando. Alguns estão encarnando, pois que são provenientes de outros planetas. Grandes filósofos do passado, os que são considerados santos, artistas, cientistas. Todos vêm para colaborar e operar a transformação moral do Planeta Terra.

 

Texto e Fotos: Paulo Salerno

Abraços: Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco em Berna, Suíça, 23/5/2012

 

 

 

Palestras no Grupo Espírita "Sentieri dello Spirito" de

Milão, Itália

 

Vários eventos ocorreram na Itália durante o mês de maio: palestras no Grupo Espírita Sentieri dello Spirito (Milão), dirigido por Regina Zanella: por Andrei Moreira, sobre "Homossexualidade sob a ótica do Espiritismo", Wagner Gomes da P:aixão, sobre "Mediunidade com Jesus",  e,  Antonio Cesar Perri de Carvalho (vice-presidente da FEB), sobre o tema  "A obra Paulo e Estêvão". Antecedendo as palestras  ocorreram comentários preparatórios por  Hermeson Xaxá e Célia Maria Rey de Carvalho. Ocorreram perguntas e respostas após as palestras e manifestação espiritual pelo Wagner. Informações: www.sentieridellospirito.it

Sentieri dello spirito, Milão Itália. Palestra com César Perri, Palestra com Wagner Paixão, contando com a intérprete

Regina Zanella. Célia e Xaxá na preparação

 

 

 

Registro. Dr. Andrei Moreira na Universidade de Helsinki

Finlândia

 

Pekka e Dr. Andrei Moreira (D) na Universidade de Helsinki

 

Após sua gratificante visita a Madrid, o incansável divulgador do Espiritismo,  Dr. Andrei Moreira seguiu bem cedo para a Finlândia, onde novas atividades o aguardavam.

Chegando a Helsinki, capital da Finlândia, foi carinhosamente recepcionado pelo nosso querido amigo e trabalhador dedicado, Pekka  Olavi Kaarakainen . Pekka é engenheiro, natural da Finlândia, onde reside e tradutor dos livros espiritas para o finlandês. Espírita desde 2004, tomou contato com o Espiritismo quando morava no Brasil. Muito cético com relação à existência dos Espíritos, foi graças à sua esposa que passou a conhecer a doutrina espírita, fato que hoje agradece a Deus, por se constituir numa verdadeira bênção em sua vida.

Dr. Andrei Moreira e Pekka seguiram então para a Universidade de Helsinki, onde um publico ansioso aguardava a palestra sobre o tema “Saúde e Adoecimento na Visão Espirita”.

A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Pekka que, após agradecer a presença de todos, apresentou os Princípios Básicos da Doutrina Espírita. Dando continuidade, Dr. Andrei desenvolveu com segurança e conhecimento o tema referido anteriormente.

Para a vibrante alegria de Pekka, que trabalha incessantemente para a divulgação do Espiritismo na Finlândia, estiveram presentes 30 finlandeses e 1 brasileira, sendo que todos se mostraram entusiasmados com a palestra, anotando os pontos principais, fazendo muitas perguntas e comprando os livros espiritas já traduzidos ao finlandês.

Vale ressaltar que, após o termino das atividades, uma psicóloga que estava presente ao evento, professora da Universidade, solicitou autorização para publicar trechos da palestra em seu blog.

Após as muitas emoções do dia, nosso querido amigo e Pekka seguiram para o merecido descanso, já que no dia seguinte nova palestra seria proferida na referida Universidade.

Mais uma vez um publico muito atento se fez presente e, para nossa alegria, quase todos os finlandeses da palestra do dia anterior retornaram com o anseio de aprender um pouco mais.

Ficamos impressionados com o interesse dos presentes, com seus bloquinhos de anotações abertos todo o tempo. Foram vendidos 20 livros Uma maravilha!!!

 “...Voltamos para casa com o coração repleto de gratidão”, nos relata Dr. Andrei Moreira. E, completando, nos informa Pekka: “... não podia ser melhor...” 

Antes de finalizarmos, gostaríamos de apresentar um pouco do Movimento Espirita Finlandês, nas palavras de Pekka, na entrevista publicada em O Consolador (31.01.2010):

“... O movimento espírita na Finlândia está ainda muito limitado... Para difundir a doutrina é indispensável conhecer a cultura e a forma de pensar da população. O finlandês gosta de estudar, avaliar e criar sua opinião sozinho. Ele tem uma aversão muito grande quando acha que alguém está tentando convertê-lo. Essa impressão pode ser facilmente interpretada, se não escolhermos a maneira certa de apresentar o Espiritismo. Além disso, o finlandês, no meu ponto de vista, segue mais a razão que a emoção. Se alguma ideia tem lógica e é racional, ele apoia essa ideia. Isso é um fator muito positivo que deve ser aproveitado na difusão do Espiritismo na Finlândia.

... Criamos uma página na internet em finlandês - http://www.spiritismi.fi/ - levando em consideração esse fator. Assim, os finlandeses têm acesso às informações e podem acessá-las, avaliá-las e refleti-las, sem a possibilidade de pensar que alguém os está pressionando. A página tem trechos das obras básicas de Kardec traduzidos para o finlandês. Temos normalmente mais de 20 pessoas visitando a página por dia. Assim sendo, inevitavelmente a cada dia alguns finlandeses estão recebendo o conhecimento espírita...

...Uma voluntária espírita brasileira, que mora na Finlândia, está enviando mensagens semanais via e-mail citando alguns livros espíritas para amigos. Esse sistema é útil e funcional, especialmente entre os amigos. Tenho fé que o futuro reserva muitas coisas que nos ajudarão a difundir a doutrina espírita. Cada passo que damos deve ser dado cuidadosamente, com autovigilância, orando e confiando que, se fizermos o nosso melhor, Deus na sua misericórdia vai conceder-nos Sua ajuda também.

 

(Texto e fotos recebidos de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

Pekka  Olavi Kaarakainen, abertura inicial na palestra com Dr. Andrei Moreira. Helsinki, Finlândia

Pekka e Andrei Moreira na Universidade de Helsinki, Finlândia.

Venda de livros espíritas na Universidade de Helsinki em palestra de Andrei Moreira

 

 

 

 

Palestra com Ana Jaicy Guimarães

São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 26/05/12 ás 18h30min. 

Palestrante: Ana Jaicy Guimarães (Do Rio de Janeiro)  Você vai encantar-se com seus poemas e emocionar-se ao ouvi-la falar de Jesus - Ana Jaicy Guimarães é médium e oradora espírita, das mais requisitadas no Brasil e exterior.

Tema: AMOR ALIMENTO DAS ALMAS

 

Seminário neste domingo 27/05/12 ás 15:00h

Por: Ana Jaicy Guimarães

Tema: JESUS O MÉDICO DAS NOSSAS ALMAS  (IMPERDÍVEL)

 

(Informação recebida em emails de [email protected] e de Otavio Cunha)

 

 

 

 

 

Palestra com Ana Jaicy Guimarães

Matão, SP

 

 

DOMINGO, 27/5/2012,  ÀS 20 HORAS NO CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC.
Av. Trolezzi 2349, Vila Buscardi.

PALESTRA COM ANA JAICY GUIMARÃES, DO RIO DE JANEIRO.

Ana Jaicy Guimarães é professora, médium e oradora espírita ha mais de 30 anos, tendo realizado palestras, seminários e conferências em todo Brasil, Índia e Estados Unidos, dentre outros.

VALENTIM FERNANDES.

(Informação recebida em email de valentimfer [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras e Seminário com Anete Guimarães

Jales, SP

 

(Informações recebidas em emails de Adelvair David e Jane Maiolo)

 

 

 

VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha- AME-SG

Caxias do Sul, RS

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestras Espíritas com Rosangela Pires

Jales, Palmeira D’Oeste e Votuporanga, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Adelvair David e Jane Maiolo)

 

 

 

Palestra Musicada com Ana Ariel no Seara de Kardec

Carapicuíba, SP

 

GESK - Grupo Espírita Seara de Kardec.

Av. Amazonas, 55, Cohab II Carapicuíba

 

(Informação recebida em emails Regina Bachega e  de guamalher [[email protected]])

 

 

1766o Encontro Fraterno Auta de Souza

Cotia, SP

 

 

1766o Encontro Fraterno Auta de Souza

Tema Central: A Missão dos Espíritas

23 e 24 de Junho - Cotia - SP

 

Temas para adultos:

Dep.Quimica, Imprensa Espírita, Desobsessão por Corrente Magnética, Fundação e Direção de Mocidade, Formação de Evangelizadores da infância, Posto de Assistência Espírita e Campanha de Fraternidade Auta de Souza, Campanha de esclarecimento Humberto de Campos

 

Temas para jovens:

O Jovem e o sexo, a rede social e o jovem

 

Tema para crianças:

Cursos para crianças

 

Local:

Centro Educacional Allan Kardec

Estrada do Tabuleiro Verde, 1000 - Tijuco Preto - Cotia/SP

 

Informações e inscrições: (11)4148.1853 ou [email protected]

 

Realização: Centro Espírita Wantuil de Freitas - Deus, Cristo e Caridade

 

Apoio: Centro Educacional Allan Kardec , Rede Mundo Maior de Televisão , Rede Boa Nova de Rádio

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Eventos Espíritas programados para a cidade de

Uberaba, MG

 

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

PALESTRA: PAULO E ESTEVÃO

Palestrante: Carlos Luís Melo Bichuetti (Uberaba-MG)

Programação: Apresentações Musicais; Palestra; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 26 de maio de 2012 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

VEM AÍ O XI FEMEU-FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

        A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba estará realizando o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 29 de setembro de 2012, às 19h, no Teatro Sesiminas, em Uberaba-MG, com entrada franca.

        O XI FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional.

        Para a realização do XI FEMEU, a UMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e  A Flama Espírita.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 01 de agosto de 2012 até às 12h do dia 01 de setembro de 2012, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Uberaba-MG – CEP. 38010-020 – Telefone: [34] 3312-8327).

Mais informações poderão ser obtidas com Luiz Carlos de Souza, coordenador do XI FEMEU e Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (34) 9969-7191.

Para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores do FEMEU:

Acesse o Canal FEMEU: http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Acesse o blog: http://femeu.blogspot.com/

Luiz Carlos de Souza

Coordenador do XI FEMEU

Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

E-mail; [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

Leia o Boletim do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://www.spiritist.com/bezerranrews%20212012

 

 

 

 

Noite da Pizza no Anita Briza

São Paulo, SP

 

(Informação em emails  de Ademir Mendes e de Alvaro [[email protected]])

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP