Notícias do Movimento Espírita Araçatuba, SP, quarta-feira, 30 de maio de 2012 Compiladas por Ismael Gobbo |
Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email |
Nota 1 |
Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. |
Nota 2 |
Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/30-05-2012.htm
|
Justiça e discurso |
As pessoas costumam discursar a respeito da justiça. Em geral, o que não agrada é tido como injusto. Esse hábito em muito se assemelha à forma pela qual as crianças veem o mundo. O discurso infantil é centrado no atendimento dos próprios desejos. Qualquer obstáculo é visto como indevido. Essa infantilidade no modo de perceber o mundo se reflete nos mais variados contextos. No trabalho, o designado para desempenhar uma tarefa árdua ou dar uma notícia desagradável sente-se injustiçado. Dentre os filhos, se um precisa devotar mais tempo a pais velhos ou enfermos, a percepção costuma ser essa. Esse sentir focado no egoísmo também assume outros contornos. Ganha importância na sociedade a cultura da indenização. Ao menor transtorno, busca-se responsabilizar o pretenso causador. Em face de desentendimentos, procura-se colocar tudo em pratos limpos. É como se ninguém estivesse disposto a compreender, a contemporizar e a perdoar. Contudo, o discurso da busca de justiça muitas vezes disfarça o sentimento de vingança. No mundo, muitos crimes se praticam sob a justificativa de se estar fazendo ou buscando justiça. Para quem se afirma cristão, é imperioso refletir um pouco antes de trilhar esse caminho. Jesus sempre se posicionou com bastante firmeza. Defendeu a mulher adúltera, em face de quem queria apedrejá-la. Sustentou com vigor que o templo fosse utilizado de forma santa, em vez de se converter em um mercado. Ele se mantinha vigilante em todos os atos alusivos à justiça para com os outros. Nunca lhe faltou coragem e nem capacidade de argumentação. Contudo, quando encaminhado à cruz, não clamou pela justiça dos homens. Ao assim agir, sinalizou a grandeza que existe em abdicar das próprias razões, em prol de um objetivo maior. Por certo, tal atitude não implicou desconsideração para com o trabalho dos juízes honestos no mundo. Mas estabeleceu um padrão de prudência para todos os discípulos de seu evangelho. Quando em pauta interesses alheios, é importante atentar para o estrito cumprimento dos imperativos legais. Entretanto, quando os assuntos difíceis e dolorosos envolvem o eu, convém moderar os impulsos de reivindicação. A visão humana é incompleta para perceber a extensão dos dramas que se apresentam. Muitas vezes, a aparente injustiça que se vive representa o resgate de graves equívocos do passado. É difícil ter certeza quanto à própria posição perante a vida, considerada nos termos mais vastos de várias encarnações. Na dúvida, a abstenção de reclamos é uma medida a ser considerada. Antes de discursar contra qualquer injustiça pessoal, pense nisso.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. 18, do livro Missionários da luz, pelo Espírito André Luiz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. FEB. Em 24.05.2012.
|
Estátua “A Justiça” Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
Registro. Seminário “A Psicologia da Gratidão” com Divaldo Pereira Franco Zurique, Suíça |
27 de maio 2012
Divaldo Pereira Franco e a intérprete Edith Burkhard Seminário em Zurique, Suíça, 27/5/2012.
Dando continuidade ao seminário sobre A Psicologia da Gratidão, Divaldo trabalhou as questões do mito, que segundo Carl Gustav Jung faz parte da vida do ser humano e está presente em toda a história evolutiva dos indivíduos. Os mitos estão no inconsciente e fazem parte da vida. Jean-Martin Charcot, médico e cientista francês, professor no Hospital da Salpêtrière, em Paris/França, através de suas experiências hipnóticas, juntamente com Pierre Janet, psicólogo e neurologista francês, escreveram a primeira tese sobre o subconsciente. É a primeira tese materialista contra a mediunidade, informou Divaldo. Carl Gustav Jung descobre que a criatura humana possui dois inconscientes: o individual e o coletivo. A consciência é somente 5%, os demais 95% se constituem no inconsciente. Jung encontra a palavra arquétipo para designar as impressões antigas, as heranças que governam a vida. Classificou, também, o Ego como sendo a aparência e o Self a realidade, ou Deus, que é o arquétipo primordial. E Vai explicando a teoria de Jung dos arquétipos. A sombra, ou a ignorância, é o arquétipo que vige no ser humano.
O seminário A Psicologia da Gratidão, realizado em dois dias, contou com uma dinâmica sobre a gratidão. Em um local identificado como o Muro da Gratidão, cada um poderia escrever o seu sentimento de gratidão. Em momento próprio Divaldo selecionou alguns destes agradecimentos para uma breve análise. A intérprete Edith Burkhard realizou um trabalho eficiente e de qualidade.
Texto e Fotos por Paulo Salerno Repassados em email por Jorge Moehlecke
|
|
|
|
Registro. Conferência com Divaldo Pereira Franco em Zurique, Suíça |
|
REPASSANDO E-MAIL DE PAULO SALERNO, QUE COM UM GRUPO DE GAÚCHOS ESTÁ ACOMPANHANDO O ROTEIRO EUROPA 2012 DE DIVALDO FRANCO Abraços; Jorge Moehlecke Zurique/Suíça – 28 de maio A conferência sobre Vida e Mediunidade desenvolvida no G19, na manhã do feriado de Pentecostes, teve como intérprete a dinâmica Edith Burkhard. O experiente médium e orador espírita Divaldo Franco apresentou uma síntese sobre a vida da criatura Humana que se constitui em um complexo psicológico. Alguns seguimentos científicos classificam o indivíduo diferentemente. Para o psicólogo a vida é emoção; para o psiquiatra a vida é a mente; para o filósofo é o ideal; para o artista a vida é a imaginação. No entanto ela transcende a essas definições e de sua forma biológica. A criatura humana se apresenta portadora de características que a difere dos animas. Ela possui personalidade, conhecimento, identificação com os semelhantes, e consciência. Com relação à consciência ela é estudada e classificada sob sete níveis. 1º – a consciência de sono; 2º - a consciência desperta; 3º – a consciência de si mesmo; 4º – consciência objetiva ou cósmica; 5 – consciência transcendente, presente em toda a história evolutiva do homem.
Em se tratando das influências espirituais, o experiente médium e orador espírita aconselhou a viver de tal forma, no campo moral, que as de caráter negativo possam ser anuladas, ou pelo menos diminuídas em intensidade. O sentido psicológico da vida, disse, pode ser sintetizado no amor, pois que o amor faz com que a criatura humana avance rumo ao infinito. Deu claras indicações de como se deve proceder para a educação da mediunidade. Ao final da conferência, Divaldo agradeceu a recepção fraternal, a acolhida e o carinho com que a direção do G19 e demais instituições o acolheu. Externou sua gratidão aos participantes de todos os eventos, bem como a todas as demais pessoas envolvidas nos diversos programas realizados na Suíça. Inúmeras pessoas foram citadas. Dentre essas destacamos Andrea Bernhard e Theres Studer, viúva do idealizador da instituição, Gorete Newton, Beatrice Wiesli e Valdemir Hass . Todos, sem nenhuma exceção, comentou Divaldo, foram de uma capacidade inigualável, dedicando-se com carinho e afeto, durante a sua permanência na Suíça, dizendo que a gratidão é uma dívida que se deve carregar por toda a vida. |
|
|
|
|
Estados do Centro do País se reúnem na Reunião da Comissão Regional Centro do CFN da FEB. Goiânia, GO |
|
|
|
Goiânia CR Centro: Abertura; Reunião Dirigentes; Área Atendimento Espiritual; Área Comunicação Social. |
|
Goiânia CR Centro: Área ESDE, Área Infância e Juventude: Área Sapse; Área Mediunidade. |
|
Goiânia, GO. Reunião da CR Centro CFN/FEB. Encerramento. |
VII Semana Espírita de Foz do Iguaçu, PR |
Queridos amigos: Muita Paz e Luz!
Temos a alegria de divulgar um magno evento espírita regional que acontecerá em Foz do Iguaçu/PR: a VII Semana Espírita, que começará neste sábado, 2 de Junho, às 20h, e que se estenderá até o outro sábado, 09/06/12. 1) A Semana comemorará os 90 ANOS DE ESPIRITISMO EM FOZ DO IGUAÇU, movimento que teve o seu início em 6 de Janeiro de 1922, com a fundação do CEPAC - Centro Espírita Paz, Amor e Caridade, uma das Casas Espíritas pioneiras que também sediará o evento. 2) O Cine-Teatro Boulevard (Avenida das Cataratas, 1118 - Vila Iolanda/Foz) receberá igualmente a dois importantes conferencistas de renome estadual e nacional, quais o Dr. Clayton Reis (sábado, 2/6) e a Sra. Suely Caldas Schubert (quarta-feira, 06/06), às 20h. 3) Os demais dias, horários, locais e expositores do evento são detalhados no cartaz anexo, sendo que todas as palestras terão entrada franca e contarão com a exposição e venda de livros espíritas. 4) Somente as palestras dos dias 04/06 (no CEAK) e 07/06 (no CEAL) começarão às 20h30. Sejam todos muito bem-vindos ao nosso magno evento regional, que tem o apoio da centenária FEP - Federação Espírita do Paraná e que conta com a realização da 13ª URE - União Regional Espírita, que é a união de 11 Centros Espíritas, sediados em Foz, Sta. Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Sta. Helena/PR.
Enrique E. Baldovino Deptº. difusão da 13ª URE
(Informação recebida em emails de Enrique Eliseo Baldovino; Claudia Werdine; Regina Bachega; Magali Bischoff) |
Palestra com Danilo Villela nos 111 anos do GPELA Rio de Janeiro, RJ |
(Informações recebidas em email de Ana Maria Spranger Luiz) |
Baia de Guanabara e cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
I Simpósio da AME Nova Friburgo Nova Friburgo, RJ |
(Informação recebida em email de Giovana Campos) |
Marcos Leão fala sobre Divaldo Franco no GFRATER- Grupo Espírita da Fraternidade Albino Teixeira. Belo Horizonte, MG |
(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]]) |
Registro. Um Sucesso o III Congresso Espírita Alemão Stuttgart, Alemanha |
|
Divaldo Franco e Maria Gekeler. Divaldo recebe homenagem em forma de troféu/cristal. |
|
III Congresso Espírita Alemão em Stuttgart, 2012 Divaldo Franco e Maria Gekeler; cantor e compositor Ulrich Wilke; Christina Renner(esquerda/fundo), secretária da União Espírita Alemã para assuntos em alemão, Maria Gekeler (direita/fundo), presidente da União Espírita Alemã; Maria Gekeler junto com os palestrantes, Claudia Tetens, Dagobert Göbel, Lucia Urban-Jamnik |
|
III Congresso Espírita Alemão em Stuttgart, 2012. O público e o Schlossplatz em Stuttgart. |
|
Crédito das fotos: Mariley Stoll, André Stoll e Anoa Sampaio Texto e fotos recebidos em emails de Karina Santana Rogalla [[email protected]] |
Seminário com Dr. Andrei Moreira “Depressão – Uma Perspectiva Médico Espírita. Campinas, SP |
(Informação recebida em emails de Valéria Bilharinho e de Otavio Cunha) |
Palestra no C.E. Francisco de Assis com Sérgio Savron Avanhandava, SP |
CONVITE de PALESTRA Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava Rua Tibiriçá nº 522 Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 30/05/2012 às 20,00 com
SÉRGIO SAVRON da Cidade de PROMISSÃO Tema: " A PEDÁGOGIA da FELICIDADE "
(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e João Marchesi Neto) |
Palestra com Dra. Miriam Marino “Homeopatia e Energia” Nova Friburgo, RJ |
(Informação recebida em email de Giovana Campos) |
X Seminário Doenças e Doentes Ribeirão Preto, SP |
Estimados
Rua Rodrigues Alves, 588 Ribeirão Preto – SP
(Informação recebida em email de CENTRO ESPIRITA BATUIRA - DIVULGACAO [[email protected]])
|
XXIV Conrespu Confraternização Regional Espírita de Urubupungá. Três Lagoas, MS |
Oradores do Evento:
Domingo - 3 de Junho - 8h às 12h (MS) Grupo de Fraternidade Espírita “José Xavier” Rua Zuleide Peres Tabox, 751 – Três Lagoas
Promoção: G. F. E. “José Xavier” URE Três Lagoas e USE e USE Regional Ilha Solteira.
Obs. Será cobrada uma taxa de R$ 8,00 dos que forem almoçar.
CONFRATERNIZAÇÃO REGIONAL ESPÍRITA DE URUBUPUNGÁ
Domingo - 3 de Junho - 8h às 12h (MS)
8:00 - Harmonização Musical (horário de MS) Abertura
8:30 - Missão do Espiritismo na Nova Era Nazareno Feitosa
9:45 - Intervalo - Café
10:10 - Buscar o Amanhã Richard Simonetti
11:25 - Pinga Fogo
12:00 - Encerramento. Almoço.
Informações sobre o evento: Flavio: (67) 3524-9544 Cido: (18) 3742-3107 Data máxima para confirmar que irá almoçar: 30 de maio
(Informações recebidas em emails de Maria Shirley T. Nascimento, Flávio Soares, |
Registro. Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago no C.E. Discípulos de Jesus. Penápolis, SP |
|
28/5/2012
O Palestrante Roosevelt Thiago esteve no Centro Espírita Discípulos de Jesus, em Penápolis, neste 28/05/2012 e abordando o tema "Se não houver vento...reme", também título de um de seus livros, obteve total atenção da plenária que divertiu-se com sua exposição, ao mesmo tempo que pode realizar muitas reflexões acerca de remos principais que devemos utilizar para favorecer melhor navegação de nossas vidas: inteligência, vontade e fé. Fundamental crermos que somos dotados destes três itens e que de nós depende sua utilização e desenvolvimento, para efetivarmos nosso auto-conhecimento e buscarmos mais efetivamente nossa melhoria interior, enfrentando as vicissitudes da vida, com bom ânimo, coragem, resignação, e por que não dizer bom humor, conscientes que elas são necessárias para nossa evolução espiritual.
(Informações e fotos recebidas em email de Maria José de Almeida [[email protected]])
|
|
|
|
|
|
Seminário com Agnaldo Paviani Cubatão, SP |
(Informação recebida em email de Regina Bachega) |
Programação de palestras no NEOVE- Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna. Carapicuíba, SP |
(Informações recebidas em email de Regina Bachega) |
XIII Encontro Espírita de Cassilândia, MS |
(Informação recebida em email de Regina Bachega) |
Noite Especial com Allan Vilches Carapicuíba, SP |
Olá, boa tarde!
Em virtude do adiamento da NOITE ESPECIAL COM ALLAN VILCHES, no último dia 18 de maio, devido a imprevistos em sua agenda, foi confirmado nova apresentação para o próximo dia 08 DE JUNHO, sexta-feira, as 20h00, na Rua Praia Grande, 411 - Carapicuiba, São Paulo
****************************************************************** N O I T E E S P E C I A L Com o Tenor Allan Vilches
>> Entrada Franca <<
08 DE JUNHO das 20h00 as 21h00
LOCAL
(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de guamalher [[email protected]]) |
Palestra com Guilherme Soares Azeredo Taubaté, SP |
(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]]) |
Chá Beneficente da Casa do Jô São Paulo, SP |
Casa Espírita Joaquim Alves (“Jô”) Av. Gustavo Adolfo, 1856 - Vila Medeiros São Paulo - SP - CEP: 02209-001
(Informação recebida em emails de Fábio Trombetti [[email protected]]; [email protected]]; [email protected]) |
|
Noite da Pizza no Núcleo Assistencial Anita Briza São Paulo, SP |
(Informações recebidas em email de Otavio Cunha) |
Festa Junina: Escola Cáritas e Lar Uma Nova Esperança Limeira, SP |
(Informação recebida em email de Mário de Araújo - Lar Uma Nova Esperança [[email protected]]) |
Festa Junina do GETAL-Grupo Espírita Trabalho, Amor e Luz Santos, SP |
(Informação recebida em email de Rose Moliterno) |
Filhos diferentes |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro Encontro Marcado. Lição nº 34. Página 109. Tema: Filhos em desarmonia com o lar.
Provavelmente, conhecê-lo-ás no mais íntimo da alma: os filhos diferentes. Conseguiste instruir os outros. Encaminhá-los para o bem com facilidade. Mas encontraste aquele que não se afina com os teus ideais. É um filho que não se erige à altura do padrão doméstico a que te elevaste, ou uma filha que te desmente a esperança. É possível hajas verificado a desvantagem quando já existe enorme distância do ente querido à harmonia familiar. Percebeste-lhe as falhas com a surpresa do cultivador, quando identifica uma planta de bela aparência que a praga carcome, ou com o desencanto de quem vê repentinamente comprometida a empresa levantada à custa de sonhos e canseiras de muitos anos. Quanto te observes perante um filho diferente, não te permitas inclinar o coração ao desespero ou à amargura. Ora e pede luz para o entendimento. O Senhor te fará reconhecer-te à frente do companheiro ou da companheira de outras existências terrestres, que o tempo ocultou e que a Lei te oferece de novo à presença para que a tua obra de amor seja devidamente complementada. Jamais ergas a voz para acusar o filho-problema, conquanto nem sempre lhe possas elogiar a conduta. Longe ou perto dele, segundo as circunstâncias do plano físico, ampara-o com tua prece, estendendo-lhe apoio e inspiração pelas vias da alma. Embora no dever de corrigi-lo, ainda mesmo quando te não compreenda ou te evite o passo, abençoa-o tantas vezes quanto te fizerem precisas, ensinando-lhe outra vez o caminho da retidão e da obediência, selecionando para isso as melhores palavras que as lutas da vida te hajam gravado no sentimento. Ninguém te pode penetrar a angústia e o enternecimento de pai e mãe, junto dos filhos que se fizeram enigmas; à vista disso, é natural que muitas vezes o teu procedimento diante deles assuma aspecto de exceção. Auxilia-os sempre e, mesmo nos dias em que a saraivada de críticas humanas te assedie a cabeça, conchega-os mais brandamente ao regaço do teu espírito; sem que o verbo humano consiga expressar as sensações de teu amor ou de tua dor, ante um filho diferente, sabes, no imo da alma, que ele significa o mais alto encontro marcado entre a tua esperança e a bondade de Deus.
(Texto recebido em email de Oswaldo Castro [[email protected]]) |
Pintura em parede, Casa da Caridadem Araçatuba, SP. Artista Maria Tereza Braga |
Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no |
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected] |
Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP |