Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 30 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/30-05-2012.htm

 

 

 

 

Justiça e discurso

 

As pessoas costumam discursar a respeito da justiça.

Em geral, o que não agrada é tido como injusto.

Esse hábito em muito se assemelha à forma pela qual as crianças veem o mundo.

O discurso infantil é centrado no atendimento dos próprios desejos.

Qualquer obstáculo é visto como indevido.

Essa infantilidade no modo de perceber o mundo se reflete nos mais variados contextos.

No trabalho, o designado para desempenhar uma tarefa árdua ou dar uma notícia desagradável sente-se injustiçado.

Dentre os filhos, se um precisa devotar mais tempo a pais velhos ou enfermos, a percepção costuma ser essa.

Esse sentir focado no egoísmo também assume outros contornos.

Ganha importância na sociedade a cultura da indenização.

Ao menor transtorno, busca-se responsabilizar o pretenso causador.

Em face de desentendimentos, procura-se colocar tudo em pratos limpos.

É como se ninguém estivesse disposto a compreender, a contemporizar e a perdoar.

Contudo, o discurso da busca de justiça muitas vezes disfarça o sentimento de vingança.

No mundo, muitos crimes se praticam sob a justificativa de se estar fazendo ou buscando justiça.

Para quem se afirma cristão, é imperioso refletir um pouco antes de trilhar esse caminho.

Jesus sempre se posicionou com bastante firmeza.

Defendeu a mulher adúltera, em face de quem queria apedrejá-la.

Sustentou com vigor que o templo fosse utilizado de forma santa, em vez de se converter em um mercado.

Ele se mantinha vigilante em todos os atos alusivos à justiça para com os outros.

Nunca lhe faltou coragem e nem capacidade de argumentação.

Contudo, quando encaminhado à cruz, não clamou pela justiça dos homens.

Ao assim agir, sinalizou a grandeza que existe em abdicar das próprias razões, em prol de um objetivo maior.

Por certo, tal atitude não implicou desconsideração para com o trabalho dos juízes honestos no mundo.

Mas estabeleceu um padrão de prudência para todos os discípulos de seu evangelho.

Quando em pauta interesses alheios, é importante atentar para o estrito cumprimento dos imperativos legais.

Entretanto, quando os assuntos difíceis e dolorosos envolvem o eu, convém moderar os impulsos de reivindicação.

A visão humana é incompleta para perceber a extensão dos dramas que se apresentam.

Muitas vezes, a aparente injustiça que se vive representa o resgate de graves equívocos do passado.

É difícil ter certeza quanto à própria posição perante a vida, considerada nos termos mais vastos de várias encarnações.

Na dúvida, a abstenção de reclamos é uma medida a ser considerada.

Antes de discursar contra qualquer injustiça pessoal, pense nisso.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 18, do

livro Missionários da luz, pelo Espírito André Luiz, pela psicografia de

Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.

Em 24.05.2012.

 

Estátua “A Justiça”

Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Seminário “A Psicologia da Gratidão”

 com Divaldo Pereira Franco Zurique, Suíça

 

27 de maio 2012

 

Divaldo Pereira Franco e a intérprete Edith Burkhard

Seminário em Zurique, Suíça, 27/5/2012.

 

Dando continuidade ao seminário sobre A Psicologia da Gratidão, Divaldo trabalhou as questões do mito, que segundo Carl Gustav Jung faz parte da vida do ser humano e está presente em toda a história evolutiva dos indivíduos. Os mitos estão no inconsciente e fazem parte da vida. Jean-Martin Charcot, médico e cientista francês, professor no Hospital da Salpêtrière, em Paris/França, através de suas experiências hipnóticas, juntamente com Pierre Janet, psicólogo e neurologista francês, escreveram a primeira tese sobre o subconsciente. É a primeira tese materialista contra a mediunidade, informou Divaldo.

Carl Gustav Jung descobre que a criatura humana possui dois inconscientes: o individual e o coletivo. A consciência é somente 5%, os demais 95% se constituem no inconsciente. Jung encontra a palavra arquétipo para designar as impressões antigas, as heranças que governam a vida. Classificou, também, o Ego como sendo a aparência e o Self a realidade, ou Deus, que é o arquétipo primordial. E Vai explicando a teoria de Jung dos arquétipos. A sombra, ou a ignorância, é o arquétipo que vige no ser humano.

 

O seminário A Psicologia da Gratidão, realizado em dois dias, contou com uma dinâmica sobre a gratidão. Em um local identificado como o Muro da Gratidão, cada um poderia escrever o seu sentimento de gratidão. Em momento próprio Divaldo selecionou alguns destes agradecimentos para uma breve análise. A intérprete Edith Burkhard realizou um trabalho eficiente e de qualidade.

 

Texto e Fotos por Paulo Salerno

Repassados em email por Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Registro. Conferência com Divaldo Pereira Franco em

Zurique, Suíça

 

REPASSANDO E-MAIL DE PAULO SALERNO, QUE COM UM GRUPO DE GAÚCHOS ESTÁ ACOMPANHANDO O ROTEIRO EUROPA 2012 DE DIVALDO FRANCO

Abraços; Jorge Moehlecke

Zurique/Suíça – 28 de maio

A conferência sobre Vida e Mediunidade desenvolvida no G19, na manhã do feriado de Pentecostes, teve como intérprete a dinâmica Edith Burkhard.

O experiente médium e orador espírita Divaldo Franco apresentou uma síntese sobre a vida da criatura Humana que se constitui em um complexo psicológico. Alguns seguimentos científicos classificam o indivíduo diferentemente. Para o psicólogo a vida é emoção; para o psiquiatra a vida é a mente; para o filósofo é o ideal; para o artista a vida é a imaginação. No entanto ela transcende a essas definições e de sua forma biológica.

A criatura humana se apresenta portadora de características que a difere dos animas. Ela possui personalidade, conhecimento, identificação com os semelhantes, e consciência. Com relação à consciência ela é estudada e classificada sob sete níveis. 1º – a consciência de sono; 2º - a consciência desperta; 3º – a consciência de si mesmo; 4º – consciência objetiva ou cósmica; 5 – consciência transcendente, presente em toda a história evolutiva do homem.

 

Em se tratando das influências espirituais, o experiente médium e orador espírita aconselhou a viver de tal forma, no campo moral, que as de caráter negativo possam ser anuladas, ou pelo menos diminuídas em intensidade. O sentido psicológico da vida, disse, pode ser sintetizado no amor, pois que o amor faz com que a criatura humana avance rumo ao infinito. Deu claras indicações de como se deve proceder para a educação da mediunidade.

Ao final da conferência, Divaldo agradeceu a recepção fraternal, a acolhida e o carinho com que a direção do G19 e demais instituições o acolheu. Externou sua gratidão aos participantes de todos os eventos, bem como a todas as demais pessoas envolvidas nos diversos programas realizados na Suíça. Inúmeras pessoas foram citadas. Dentre essas destacamos Andrea Bernhard e Theres Studer, viúva do idealizador da instituição, Gorete Newton, Beatrice Wiesli e Valdemir Hass . Todos, sem nenhuma exceção, comentou Divaldo, foram de uma capacidade inigualável, dedicando-se com carinho e afeto, durante a sua permanência na Suíça, dizendo que a gratidão é uma dívida que se deve carregar por toda a vida.

 

 

 

 

 

 

Estados do Centro do País se reúnem na Reunião da Comissão Regional Centro do CFN da FEB. Goiânia, GO

 

 

Em ambiente de harmonia e fraternidade, nos dias 25, 26 e 27 de maio a Federação Espírita do Estado de Goiás foi a anfitriã da Reunião da Comissão Regional Centro do Conselho Federativo Nacional da FEB. O evento se desenvolveu na sede da própria FEEGO, em Goiânia, e contou com a presença de numerosa equipe local e de presidentes e equipes das Federativas visitantes: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Vários dirigentes da FEB compareceram e o secretário geral do CFN Antonio Cesar Perri de Carvalho representou o presidente da FEB. A reunião contou com atuação do secretário da Comissão Regional Centro Aston Brian Leão e com a visita dos secretários das Comissões Regionais Sul e do Norte. Houve reunião dos dirigentes das seis Entidades Federativas Estaduais, tratando do tema “Sustentabilidade financeira das Entidades Federativas”; preparativos para a instalação das Comissões previstas no Regimento Interno do CFN; definição de que Belo Horizonte sediará a Seção Centro do 4º Congresso Espírita Brasileiro (2014) e houve levantamento de sugestões de temas para este evento sobre o Sesquicentenário de O Evangelho Segundo o Espiritismo; também coleta de sugestões para o “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro”, para o próximo qüinqüênio, e, informações gerais. Ocorreram reuniões das Áreas: Atendimento Espiritual no Centro Espírita, Atividade Mediúnica, Comunicação Social Espírita, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Infância e Juventude e Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita. Na noite do sábado foi desenvolvida a palestra “Missão do Brasil”, pelos vice-presidentes da FEB Marta Antunes de Moura e Antonio Cesar Perri de Carvalho. Na manhã do último dia foi desenvolvido o “Seminário Integrado: Ações de Acolhimento, Consolo e Esclarecimento no Centro Espírita” (com a equipe da SG e das Áreas do CFN). No final da tarde e início da noite, foi promovido pela FEEGO o Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão" – 70 anos da obra de Emmanuel (com a equipe da SG do CFN), e contando com a presença dos espíritas locais. Ocorreram refeições de confraternização e apresentações de Corais, nas sedes do Lar Francisca de Lima e da Irradiação Espírita Cristã. A cidade de Palmas (Tocantins) sediará a Reunião da Comissão Regional Centro em maio de 2013. Logo mais serão informadas as atividades de palestras e seminários. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

 

Goiânia CR Centro: Abertura; Reunião Dirigentes;  Área Atendimento Espiritual; Área Comunicação Social.

Goiânia CR Centro: Área ESDE, Área Infância e Juventude: Área Sapse; Área Mediunidade.

Goiânia, GO. Reunião da CR Centro CFN/FEB. Encerramento.

 

 

 

VII Semana Espírita de

Foz do Iguaçu, PR

 

Queridos amigos:

Muita Paz e Luz!

 

    Temos a alegria de divulgar um magno evento espírita regional que acontecerá em Foz do Iguaçu/PR: a VII Semana Espírita, que começará neste sábado, 2 de Junho, às 20h, e que se estenderá até o outro sábado, 09/06/12.

     1) A Semana comemorará os 90 ANOS DE ESPIRITISMO EM FOZ DO IGUAÇU, movimento que teve o seu início em 6 de Janeiro de 1922, com a fundação do CEPAC - Centro Espírita Paz, Amor e Caridade, uma das Casas Espíritas pioneiras que também sediará o evento.

     2) O Cine-Teatro Boulevard (Avenida das Cataratas, 1118 - Vila Iolanda/Foz) receberá igualmente a dois importantes conferencistas de renome estadual e nacional, quais o Dr. Clayton Reis (sábado, 2/6) e a Sra. Suely Caldas Schubert (quarta-feira, 06/06), às 20h.

     3) Os demais dias, horários, locais e expositores do evento são detalhados no cartaz anexo, sendo que todas as palestras terão entrada franca e contarão com a exposição e venda de livros espíritas.

     4) Somente as palestras dos dias 04/06 (no CEAK) e 07/06 (no CEAL) começarão às 20h30.

     Sejam todos muito bem-vindos ao nosso magno evento regional, que tem o apoio da centenária FEP - Federação Espírita do Paraná e que conta com a realização da 13ª URE - União Regional Espírita, que é a união de 11 Centros Espíritas, sediados em Foz, Sta. Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Sta. Helena/PR.

 

       Enrique E. Baldovino

  Deptº. difusão da 13ª URE

 

 

(Informação recebida em emails de Enrique Eliseo Baldovino; Claudia Werdine;  Regina Bachega; Magali Bischoff)

 

 

 

Palestra com Danilo Villela nos 111 anos do GPELA

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informações recebidas em email de Ana Maria Spranger Luiz)

 

Baia de Guanabara e cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

I Simpósio da AME Nova Friburgo

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Marcos Leão fala sobre Divaldo Franco no GFRATER- Grupo Espírita da Fraternidade Albino Teixeira. Belo Horizonte, MG

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Um Sucesso o III Congresso Espírita Alemão

Stuttgart, Alemanha

 

 

 

 

 

 

Promovido pelo DSV Deutsche Spiritistiche Vereinigung – U.E.A União Espírita Alemã, e CEI- Conselho Espírita Internacional em conjunto, o evento reuniu representantes dos diversos Grupos Espíritas Alemães e convidados da Áustria, Suíça, França, Bélgica, Espanha e Luxemburgo.

No solo Alemão, ambiente de muita história e berço de nomes que deram grande contribuição aos estudos espíritas, como Friedrich Anton Mesmer, Johan Carl Friedrich Zölner,  Justinus Kerner, entre outros, aconteceu no dia 19 de maio do corrente ano, o III. DEUTSCHER SPIRITISTISCHER KONGRESS - III. Congresso Espírita Alemão, organizado pelo DSV Deutsche Spiritistiche Vereiningung, União Espírita Alemã – U.E.A, que tem como Presidente a Sra. Maria gekeler, também fundadora e dirigente do Gruppe SEELE em Stuttgart.

O evento ocorreu na cidade de Stuttgart

Fundada em 950 a.C., Stuttgart e atualmente com 600 mil habitantes, tornou-se cidade somente no século 14, tendo um haras dado origem à cidade, que se tornou primeiro a capital do ducado e, em seguida capital, a capital do Estado Baden-Württemberg.

Mais do que qualquer atração histórica ou natural, Stuttgart é a sede da Bosch, além das cobiçadas montadoras Porsche e Daimler-Benz. É hoje uma das maiores e mais importantes cidades da Alemanha. Situada entre colinas, constitui importante centro industrial e cultural, com famosa companhia de balet, orquestra de câmara e belos acervos de arte. O evento aconteceu no auditório do Commundo Tagungshotel, que fica nas instalações da Universidade de Stuttgart.

Stuttgart, é também a cidade que abriga há mais de dez anos o primeiro Grupo Espírita oficializado/registrado na Alemanha: O Grupo SEELE, tendo como fundadora e dirigente desde então a Sra. Maria Gekeler.

Foi num clima de ansiedade e repleto de expectativas que espíritas de diversos estados da Alemanha e de outros países da Europa aguardavam o tão esperado Congresso. 

O dia estava ensolarado, com uma temperatura agradável, bem típica da estação primaveril aqui na Europa. Fomos recepcionados com muito carinho pela Sra. Christina Renner que também é Secretária para assuntos alemães da UEA. O Congresso foi traduzido simultaneamente e transmitido ao vivo pela TV CEI e pela RÁDIO FRATERNIDADE.

Os apresentadores do evento, com uma intensa programação, foram o Sr. Ozanan Rocha, vice-presidente da UEA e integrante da comitiva do Grupo Fraterno de Estudos Espíritas Irmã Scheila de Hamburgo, nos idiomas Português e Alemão. A Sra. Christina Renner fez a apresentação em Alemão. A anfitriã, Sra.Maria Gekeler, abriu o evento com um discurso de abertura e boas vindas e saudações aos seguintes palestrantes: Sra. Cláudia Tetens do Grupo SAJA de  Berlin, Sr. Dagoberto Göbel, do Grupo ALKASTAR de Northeim,  Sra. Luciana Urban-Jamnik do Grupo SEELE de Stuttgart, Sr. Kai Kreuzfeldt do Grupo Allan Kardec em Colônia. Os músicos convidados foram o Sr. Warren Richardson, norte-americano, cantor artista, músico; e o Sr. Ulrich Wilke, músico alemão, compositor, cantor de músicas espirituais, professsor de música.

 

Foi recebido com muito carinho, o convidado de honra e homenageado Divaldo Pereira Franco do Brasil, e a Sra. Edith Burkhard, sua tradutora. Maria Gekeler fez um emocionado discurso de gratidão a Divaldo Franco e a todos pela realização do Congresso.

 

Inicialmente ouvimos e acompanhamos, através de uma projeção em telão, a canção com a bela letra de Jonh Lennon, imagine, levando os participantes a um momento de emoção e reflexão. A letra desta música inspira-nos o lado espiritual, nos fazendo entender que só a paz e o amor pode unir a todos.

 

Em seguida fomos surpreendidos com apresentação de uma melodia tirada dos delicados sons da Harpa do Sr. Ulrich Wilke. Ainda encantados com a belíssima apresentação ouvimos com muita emoção o lindo Pai Nosso Espírita de Emmanuel no idioma alemão, em homenagem a Chico Xavier, que nos concitou a uma introspecção muito profunda.

Com extrema alegria e surpresa, contabilizamos a participação de mais de 180 pessoas, entre brasileiros, alemães, portugueses, e pessoas vindas de diversos países.

O Congresso teve por tema principal: AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO.

 

 

O evento teve como convidado de honra o ilustre orador, fundadador da Mansão do Caminho, uma instituição que assiste a mais de 3.000 crianças em Salvador-BA, médium e divulgador da Doutrina Espírita em diversos continentes, DIVALDO PEREIRA FRANCO.  Divaldo fez a abertura do Congresso com a palestra: “Autoconhecimento”, discorrendo sobre a importância de nos autoconhecermos para o nosso crescimento espiritual. Ele teve por intérprete a Sra. Edith Burkhard, e apresentou o seu tema fazendo uma análise sobre o Filósofo Sócrates, a sua vida, seu método, e as lições  que deixou sobre o autoconhecimento. Disse-nos Divaldo ainda: “A criatura humana foi criada para viver em sociedade, uns necessitando dos outros para viver e para sobreviver”. Divaldo salientou que o amor deixou de ser uma questão teológica e que Jesus foi o primeiro vulto histórico a falar sobre o amor.

Cláudia Tetens, do Grupo SAJA de Berlim deu prosseguimento às atividades com o tema: “Wer bin Ich, woher komme ich, wohin gehe ich?” „Quem sou eu, de onde venho e para onde onde eu vou?” Ressaltando a importância de questionarmos o porque da nossa existência, o que fazemos aqui e para onde vamos depois de desencarnarmos.

 

De 12:20h às 14:00h aconteceu o grande momento de confraternização, onde todos os Grupos de diversos estados Alemães puderam se reunir, reencontrar antigos amigos e companheiros de Doutrina; foi a pausa para almoço no restaurante do Commundo Tagungshotel.

Com o tema: “Der Einfluss der Geister auf das materielle Leben” - “A influência do espírito sobre a vida material“, foi proferida a palestra pelo Sr. Dagobert Göbel, que é formado em Engenharia Eletrotécnica no Instituto de Ensino Físico-Técnico em Hamburgo. Ele desenvolveu, em intensa cooperação com o investigador científico Dr. Hernani Guimarães Andrade, aparelhos eletro-magnéticos para demonstrar os princípios do Modelo de Organização Biológica – BOM - com relação aos efeitos da psique sobre o corpo físico. Dagobert é também co-fundador do Grupo de Estudos Espíritas “Alkastar”,  na cidade de Northeim.

 

Dando continuidade às atividades, o congresso teve como terceira palestrante  a Sra. Luciana Urban-Jamnik- integrante do Grupo SEELE, que apresentou  o tema: “Spiritismus und Quantenphysik ein wissenschaflicher Beweis des Geisterlebens” -  “Espiritismo e Física Quântica, uma prova científica da existência do espírito”.

 

Às 15:40h tivemos uma pausa para um café, onde mais uma vez desfrutamos de um excelente momento de convívio saudável e alegre com companheiros de cidades distantes.

 

No retorno, o Sr. Kai Kreutzfeld, do Grupo Allan Kardec da cidade de Köln, deu prosseguimento às atividades apresentando o tema: “Moralische Gesetze des Lebens”-  “Leis Morais da Vida”, discorrendo de forma  agradável e clara sobre o tema. Kai Kreutzfeld é formado em Psicoterapia Médico-Alternativa, tradutor e  professor  do idioma alemão.

 

Tivemos ainda 45 minutos para perguntas e respostas a Divaldo e aos outros palestrantes.

No encerramento das atividades do III Congresso Espírita Alemão, Divaldo Franco aprofundou o tema autoconhecimento, apresentando os quatro níveis de consciência em que cada criatura se encontra e por fim nos presenteou com a sua “sabedoria” trazendo-nos lições através das experiências vividas ao longo de sua vida. Momento de total descontração, pois Divaldo Franco como espírito sábio que é, sabe da importância do aprendizado, através dos exemplos, conduzindo sempre suas lições com muito humor.  Citou ainda as seguintes célebres frases:

-“Duas coisas me encantam: a grandeza do cosmo lá fora e a lei moral dentro de mim”. “Quem não se ama, não ama ninguém.” Immanuel Kannt (Filósofo alemão)

-“O momento da consciência  é aquele que o ego toma consciência dos conteúdos psíquicos e os incorpora, momento em que criamos a capacidade de discernir e de agir. Todos possuímos consciência em níveis diferenciados.”  Karl Gustav Jung (Médico e Pensador Suíço)

“-O autoconhecimento é libertador” Viktor Frankl,   Psiquiatra austríaco, pai da Logoterapia.

 

DIVALDO FRANCO RECEBE AS HOMENAGENS E A NOSSA GRATIDÃO!

Momento especial quando a anfitriã e organizadora do evento, fez um discurso de encerramento do Congresso agradecendo a todos pela presença e uma bonita homenagem a Divaldo Franco, agradecendo pelo seu apoio, carinho e dedicação, que vem dando a todos os Grupos aqui na Alemanha, desde que os mesmos foram fundados. Sem dúvida, Divaldo sempre esteve presente durante duas décadas, plantando aqui as sementinhas, aconselhando, orientando, apoiando pelo lado espiritual todo o movimento espírita aqui na Alemanha e Europa onde é muito querido e respeitado. -“Nós somos suas sementes, as sementes que você plantou com muito carinho-,” disse Maria Gekeler a Divaldo Franco, bastante emocionada no seu discurso, passando para ele um belo Cristal em forma de estrela, com o título: Divaldo Semeador do Espiritismo na Alemanha , e um livro de recordações com a história e fotos de todos os Grupos Espíritas registrados no DSV aqui na Alemanha; foi um momento de muitos aplausos. Mais uma vez Divaldo foi homenageado com uma música cantada por Warren Richardson, uma das canções preferidas de Divaldo, entitulada “Edelweiss”.

A apresentação feita por Ulrich Wilke com a seu violão foi belíssima e emocionou a todos!

 

Para finalizar esse dia tão especial tivemos um momento de rara beleza no encerramento do Congresso, com mais uma apresentação de uma bela canção “Wir sind Engel” – “Nós somos anjos”, onde todos os presentes cantaram em uníssono e abraçados. Foi um momento de muita emoção e confraternização!

 

As sementes estão sendo  plantadas, no solo alemão, Pátria que gentilmente abriga cidadãos de todas as partes do mundo, uma nação multicultural, de um povo pacífico que, como qualquer outra nação, tem seus costumes que devem ser observados e respeitados.

 

Foi um dia repleto de atividades produtivas, parabéns a equipe Da UEA e ao CEI – Conselho Espírita Internacional pelo belíssimo trabalho e excelente organização do evento!

 

Redação>Márcia Prata

 

Divaldo Franco e Maria Gekeler. Divaldo recebe homenagem em forma de troféu/cristal.

III Congresso Espírita Alemão em Stuttgart, 2012

Divaldo Franco e Maria Gekeler;  cantor e compositor Ulrich Wilke; Christina Renner(esquerda/fundo), secretária da União Espírita Alemã para assuntos em alemão,  Maria Gekeler (direita/fundo), presidente da União Espírita Alemã; Maria Gekeler junto com os palestrantes, Claudia Tetens, Dagobert Göbel, Lucia Urban-Jamnik

III Congresso Espírita Alemão em Stuttgart, 2012. O público e o Schlossplatz em  Stuttgart.

Crédito das fotos: Mariley Stoll, André Stoll e Anoa Sampaio

Texto e fotos recebidos em emails de Karina Santana Rogalla [[email protected]]

 

 

 

Seminário com Dr. Andrei Moreira

“Depressão – Uma Perspectiva Médico Espírita. Campinas, SP

 

(Informação recebida em emails de Valéria Bilharinho e  de Otavio Cunha)

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis com Sérgio Savron

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Para assistirem a palestra  que será realizada quarta-feira dia 30/05/2012

às 20,00   com

 

SÉRGIO  SAVRON

da Cidade  de PROMISSÃO

Tema:

" A  PEDÁGOGIA   da  FELICIDADE  "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e João Marchesi Neto)

 

 

Palestra com Dra. Miriam Marino “Homeopatia e Energia”

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

X Seminário Doenças e Doentes

Ribeirão Preto, SP

 

Estimados


Devido a grande aceitação do Seminário  DOENÇAS E DOENTES - INFLUÊNCIA NA MEDIUNIDADE  vamos repeti-lo dia  17/06/12 com recepção das 7h30 às 8h20 e estudos a partir das  8h30 às 17h30, estudaremos porque e quando adoecemos, quem são os doentes, doenças psicossomáticas  e a influência na mediunidade.
Segue em anexo o cartaz.
Por motivo de espaço as vagas são limitadas para 100 pessoas.
Local de inscrição:
Centro Espírita Batuira: na livraria nos horários dos estudos
Banca Espírita Verdade e Luz
Por e-mail, depositando R$ 20,00 no Banco 033 Santander- agência 0289 conta 
13-001960-9 

Sua presença é muito importante para nós.

Por favor divulgue nosso evento para sua lista de contatos.

Muita Paz,
Gracinda
Depto. Orientação Doutrinária
CENTRO ESPÍRITA BATUIRA

Rua Rodrigues Alves, 588

Ribeirão Preto – SP

 

(Informação recebida em email de CENTRO ESPIRITA BATUIRA - DIVULGACAO [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

XXIV Conrespu

Confraternização Regional Espírita de Urubupungá. Três Lagoas, MS

 

Oradores do Evento:

"Missão do Espiritismo na Nova Era"             "Buscar o Amanhã"Richard Simonetti

Domingo - 3 de Junho - 8h às 12h (MS)

Grupo de Fraternidade Espírita “José Xavier”

Rua Zuleide Peres Tabox, 751 – Três Lagoas

 

Promoção:  G. F. E.  “José Xavier” 

                    URE Três Lagoas e USE e USE Regional Ilha Solteira.                     

   

Obs.  Será cobrada uma taxa de R$ 8,00 dos que forem almoçar.

 

XXIV CONRESPU

 

CONFRATERNIZAÇÃO REGIONAL ESPÍRITA DE URUBUPUNGÁ

 

      Domingo - 3 de Junho - 8h às 12h (MS)

 

      8:00  -       Harmonização Musical   (horário de MS)

                        Abertura 

 

      8:30 -        Missão do Espiritismo na Nova Era

                        Nazareno Feitosa

    

     9:45 -         Intervalo - Café

    

    10:10 -        Buscar o Amanhã

                        Richard Simonetti

    

    11:25 -        Pinga Fogo

   

    12:00 -        Encerramento. Almoço.

 

 

    Informações sobre o evento:  Flavio: (67) 3524-9544

                                          Cido:   (18) 3742-3107

Data máxima para confirmar que irá almoçar: 30 de maio

 

(Informações recebidas em emails de Maria Shirley T. Nascimento, Flávio Soares,

 

 

 

Registro. Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago no C.E. Discípulos de Jesus. Penápolis, SP

 

28/5/2012

 

O Palestrante Roosevelt Thiago esteve no Centro Espírita Discípulos de Jesus, em Penápolis, neste 28/05/2012 e abordando o tema "Se não houver vento...reme", também título de um de seus livros, obteve total atenção da plenária que divertiu-se com sua exposição, ao mesmo tempo que pode realizar muitas reflexões acerca de remos principais que devemos utilizar para favorecer melhor navegação de nossas vidas: inteligência, vontade e fé.

Fundamental crermos que somos dotados destes três itens e que de nós depende sua utilização e desenvolvimento, para efetivarmos nosso auto-conhecimento e buscarmos mais efetivamente nossa melhoria interior,  enfrentando as vicissitudes da vida, com bom ânimo, coragem, resignação, e por que não dizer bom humor, conscientes que elas são necessárias para nossa evolução espiritual.

 

(Informações e fotos recebidas em email de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Seminário com Agnaldo Paviani

Cubatão, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação de palestras no

NEOVE- Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna. Carapicuíba, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

XIII Encontro Espírita de

Cassilândia, MS

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Noite Especial com Allan Vilches

Carapicuíba, SP

 

Olá, boa tarde!

 

Em virtude do adiamento da NOITE ESPECIAL COM ALLAN VILCHES,

no último dia 18 de maio, devido a imprevistos em sua agenda, foi confirmado

nova apresentação para o próximo dia 08 DE JUNHO, sexta-feira, as 20h00,

 na Rua Praia Grande, 411 - Carapicuiba, São Paulo

  

******************************************************************

N O I T E   E S P E C I A L

Com o Tenor Allan Vilches 

  

>> Entrada Franca <<

  

08 DE JUNHO

das 20h00 as 21h00

  

LOCAL

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de guamalher [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Guilherme Soares Azeredo

Taubaté, SP

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

Chá Beneficente da Casa do Jô

São Paulo, SP

 

 

Casa Espírita Joaquim Alves (“Jô”)

Av. Gustavo Adolfo, 1856 - Vila Medeiros

São Paulo - SP - CEP: 02209-001

 

(Informação recebida em emails de Fábio Trombetti [[email protected]]; [email protected]]; [email protected])

 

 

 

 

 

 

Noite da Pizza no Núcleo Assistencial Anita Briza

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Festa Junina: Escola Cáritas e Lar Uma Nova Esperança

Limeira, SP

 

(Informação recebida em email de Mário de Araújo - Lar Uma Nova Esperança [[email protected]])

 

 

 

Festa Junina do GETAL-Grupo Espírita Trabalho, Amor e Luz

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Filhos diferentes

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Encontro Marcado. Lição nº 34. Página 109.

Tema: Filhos em desarmonia com o lar.

 

Provavelmente, conhecê-lo-ás no mais íntimo da alma: os filhos diferentes.

Conseguiste instruir os outros. Encaminhá-los para o bem com facilidade.

Mas encontraste aquele que não se afina com os teus ideais. É um filho que não se erige à altura do padrão doméstico a que te elevaste, ou uma filha que te desmente a esperança.

É possível hajas verificado a desvantagem quando já existe enorme distância do ente querido à harmonia familiar.

Percebeste-lhe as falhas com a surpresa do cultivador, quando identifica uma planta de bela aparência que a praga carcome, ou com o desencanto de quem vê repentinamente comprometida a empresa levantada à custa de sonhos e canseiras de muitos anos.

Quanto te observes perante um filho diferente, não te permitas inclinar o coração ao desespero ou à amargura.

Ora e pede luz para o entendimento.

O Senhor te fará reconhecer-te à frente do companheiro ou da companheira de outras existências terrestres, que o tempo ocultou e que a Lei te oferece de novo à presença para que a tua obra de amor seja devidamente complementada.

Jamais ergas a voz para acusar o filho-problema, conquanto nem sempre lhe possas elogiar a conduta.

Longe ou perto dele, segundo as circunstâncias do plano físico, ampara-o com tua prece, estendendo-lhe apoio e inspiração pelas vias da alma.

Embora no dever de corrigi-lo, ainda mesmo quando te não compreenda ou te evite o passo, abençoa-o tantas vezes quanto te fizerem precisas, ensinando-lhe outra vez o caminho da retidão e da obediência, selecionando para isso as melhores palavras que as lutas da vida te hajam gravado no sentimento.

Ninguém te pode penetrar a angústia e o enternecimento de pai e mãe, junto dos filhos que se fizeram enigmas; à vista disso, é natural que muitas vezes o teu procedimento diante deles assuma aspecto de exceção.

Auxilia-os sempre e, mesmo nos dias em que a saraivada de críticas humanas te assedie a cabeça, conchega-os mais brandamente ao regaço do teu espírito; sem que o verbo humano consiga expressar as sensações de teu amor ou de tua dor, ante um filho diferente, sabes, no imo da alma, que ele significa o mais alto encontro marcado entre a tua esperança e a bondade de Deus.

 

(Texto recebido em email de Oswaldo Castro [[email protected]])

Pintura em parede, Casa da Caridadem Araçatuba, SP. Artista Maria Tereza Braga

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP