Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 31 de maio de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/31-05-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Parabéns ao aniversariante Dr. Hernani Guimarães Andrade

O mais notável cientista espírita do Brasil

 

Hernani Guimarães Andrade

Araguari, MG 31/5/1913  Bauru, SP 25/4/2003

 

 

Neste 3l de maio de 2012 lembramos com emoção a data reencarnatória do nosso saudoso e ilustre cientista brasileiro, que dedicou toda a sua existência ao estudo e pesquisa dos fenômenos paranormais, bem como deixou um direcionamento em sua teoria inédita e importante, para possibilitar a pesquisa laboratorial do espírito.

 

Seus livros: A Teoria Corpuscular do Espírito (1958) e Novos Rumos à Experimentação Espirítica (1960) que foram reeditados pela Casa Editora Espírita “Pierre-Paul Didier” de Votuporanga, SP, respectivamente em outubro de 2007 e junho de 2009 contem toda informação para os cientistas que desejarem dar prosseguimento ao estudo e pesquisa da natureza espiritual do homem.

 

Para que o leitor deste útil e importante informativo do nosso caro Ismael Gobbo, possa conhecer um pouco deste inesquecível amigo, lembrando o seu renascimento aqui na Terra, nesta data, permito-me reproduzir um trecho da carta do ilustre jurista brasileiro, Dr. Zalmino Zimmermann, de Campinas, SP,  datada de 19 de junho de 1995, falando carinhosamente da personalidade de Hernani Guimarães Andrade:

 

“Meu caro Professor Hernani:

Sensibilizado com a imerecida atenção de que fui alvo, quando de minha estada em seu magnífico Instituto é a presente para agradecer-lhe de coração, fraterna recepção e as extraordinárias lições recebidas nas curtas horas em que pude desfrutar de seu convívio.

 

A sabedoria estampada em suas ponderações, a lógica de seu raciocínio, o ardor de seu ideal, a serenidade de espírito, as qualidades, enfim, que se projetam de sua personalidade e de sua maneira de ser e construir, cimenta o surgimento da Psicobiofísica e permitem que esta nova ciência – pela marca que traz de seu emérito fundador – para ser aceita, indubitavelmente, como referencial dos mais importantes no complexo quadro dos conhecimentos humanos. Sobretudo, muito contribuirá – tenho certeza – para que, via experimental, no que lhe diz respeito, abrir-se-á  para ampla janela para a realidade do Espírito, desvendada pela Codificação.

 

Deus esteja consigo, meu nobre Amigo e Irmão. E que sua romagem terrestre prolongue-se, em benefício dos que buscam pelos longos e frutuosos anos.”

 

 

Hernani Guimarães Andrade recebendo o prémio por pesquisa do CBM- Campo Biomagnético

da AME-Brasil (Associação Médico Espírita do Brasil)

Capas de livros de Hernani Guimarães Andrade; Hernani manuseando modelos experimentais;

no IBPP-Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas e recebendo o médium Chico Xavier no IBPP

Hernani Guimarães Andrade, no centro, ladeado pelo pesquisador

Carlos Eduardo N. Luz e Dr. Zalmino Zimmermann

 

 

 

Profilaxia da doença

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Dentre as inúmeras arestas que infelicitam o homem, destaca--se a indolência, pela soma de males que ocasiona.

De um modo geral, somos todos mais ou menos indo­lentes, característica própria do estágio evolutivo em que nos encontramos.

Atendemos nossas responsabilidades de serviço, seja no lar, nos estudos escolares ou nas atividades profissionais, apenas o estritamente necessário, e costumamos considerar como mais felizes as horas em que não há obrigações a cumprir e podemos buscar diversões, conversar despreocupadamente, ou, simples­mente, não fazer nada.

Entretanto, se analisarmos nossa conduta nesses momen­tos, verificaremos que, com raras exceções, nossos comentários tenderão para assuntos mundanos, vazios de significado, ou res­valarão para a queixa e a maledicência, enquanto a nossa mente estará povoada por estranhos pensamentos.

É que a inatividade física e mental enseja livre curso ao mal que habita nosso coração, fruto de milenários gestos de rebeldia.  

Com semelhante procedimento, não só turvamos a harmo­nia íntima, em processo de auto envenenamento espiritual, como somos facilmente envolvidos por Espíritos interessados em nos precipitar no vício ou na perturbação.

Por isso, se alguém nos perguntar qual o melhor recurso para restabelecer ou preservar o equilíbrio, físico ou psíquico, responderemos sem hesitar:

Trabalhe e trabalhe! Não perca a bênção das horas, tesou­ro de valor inestimável que o Senhor nos concede para edificação de nossas almas.

Revele interesse pelas tarefas que lhe foram confiadas; realize pequenos serviços no lar; escreva aos amigos; consagre-se à leitura nobre; estude as obras espíritas; consulte o Evangelho.

Integre-se no serviço do Bem, movimentando as pernas na visita ao enfermo; os braços no labor da Fraternidade; os lábios na exaltação do otimismo e da tolerância; a mente no cultivo da pre­ce e da meditação; o coração na prática do Amor e da Caridade.

O trabalho, com perfeito equilíbrio entre suas expressões materiais e espirituais, é indispensável fator de bem-estar e ale­gria. Considerá-lo simples obrigação, a ser adiada ou evitada sempre que possível, é favorecer o desajuste.

Muitos se entregam à apatia, forma mórbida de indolência, em virtude de acontecimentos inesperados e dolorosos ou de si­tuações difíceis que parecem não ter fim.

A estes repetiríamos com ênfase:

Trabalhem e trabalhem!

Não parem, porque pior que a luta é deixar de lutar.

Pior que a dor é entregar-se ao desalento.

Pior que a provação é considerá-la uma desgraça.

Quem resolve parar retarda a chegada.

Quem permanece sentado atrofia as pernas.

Quem renuncia à razão arrisca-se ao desequilíbrio.

Para os que desejam o melhor, não há outra escolha que a de continuarem a jornada, sem jamais se deixarem abater pelas asperezas do caminho.

Manter a disposição para a boa luta, perseverar no serviço, revertendo em benefício do próximo todas as aquisições mate­riais e espirituais, é despertar em nosso íntimo as potencialidades mais nobres da personalidade humana, ensejando clima propício para o desabrochar das virtudes evangélicas, último degrau de humanidade, primeiro degrau da angelitude.

 

 

 

 

Registro. Conferência por Divaldo Pereira Franco

Milão, Itália

 

29-05-2012

Divaldo Pereira Franco

Milão, 29/5/2012

 

REENCAMINHANDO, E-MAIL DE PAULO SALERNO E COMITIVA DE GAÚCHOS QUE ACOMPANHAM DIVALDO FRANCO NA EUROPA.

Abraços; Jorge Moehlecke

 

Após empreender uma viagem de trem, com duração de quatro horas, Divaldo Franco, O Paulo de Tarso dos Dias Atuais, saindo de Zurique/Suíça, chegou a Milão/Itália. Tão logo chegou, deixou sua bagagem no hotel e meia hora depois já estava visitando a Associazione Sentieri dello Spirito, Milano, fundada em 1996. Recebido com grande júbilo, manteve contato fraternal com os colaboradores da Associação, percorrendo as instalações.

Antes da conferência Divaldo concedeu uma entrevista para o Jornal Libero, de Milão. Divaldo solicitou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto ocorrido no norte da Itália, ocorrido na manhã do dia 29 de maio. Tendo como intérprete ao idioma italiano a dedicada e ativa Regina Zanella, o Embaixador da Paz discorreu sobre o sentimento de culpa. É um arquétipo herdado da desobediência à Lei Divina com base na mitologia do pecado cometido por Adão e Eva. O ser humano além de desenvolver o sentimento de culpa individual, desenvolveu também a culpa coletiva.

O Sermão Profético, narrado por Lucas, Cap. 13, foi analisado pelo conferencista que apresentou os fatos resultantes daquelas profecias de há dois mil anos. Todas se realizaram com absoluta fidedignidade. O Espiritismo, com seus postulados, foi objeto de explanação. A evolução dos mundos, o atual estágio científico e tecnológico, ainda não foi o suficiente para que o homem despertasse para realizar a sua maior viagem, a interior, conhecendo-se verdadeiramente, dissipando a sombra que ainda vige em o ser humano.

 

Solidão, medo e ansiedade, emoções dissolventes que podem ser trabalhadas à luz dos conceitos filosóficos, éticos e morais preconizados pelo espiritismo codificado por Allan Kardec. A conduta moral inferior, ainda praticada pela criatura humana, irá desaparecer, e por conseguinte o mundo de provas e expiação, dando lugar a um mundo de regeneração, conforme ensina Allan Kardec. O amor é o caminho mais suave para a realização dessa atual transição planetária. Os aplausos irromperam com entusiasmo e o público de pé demonstrou imensa gratidão ao divulgador incansável de o Evangelho de Jesus.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

Divaldo Pereira Franco e público na conferência em Milão, Itália 29/05/2012

Divaldo Pereira Franco em sua fala na conferência realizada em Milão, Itália,  em 29/05/2012, ao lado da intérprete Regina Zanella

Divaldo autografando. Conferência em Milão, Itália, em 29/05/2012

 

 

 

Seminários inovadores, palestras e confraternização no Centro do País

Goiânia, GO

 

 

Durante a reunião da Comissão Regional Centro do Conselho Federativo Nacional da FEB, realizada em Goiânia, com a presença de equipes de seis Entidades Federativas Estaduais, conforme já foi divulgado em notícia preliminar, além da pauta dos dirigentes e das Áreas, ocorreram várias atividades. Antes da abertura do evento, os representantes da infância e juventude se reuniram para preparar uma Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas - Regional Centro, para o ano de 2013. Na noite do dia 26 de maio foi desenvolvida a palestra “Missão do Brasil”, com base no livro Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho (Humberto de Campos/FCX) pelos vice-presidentes da FEB Marta Antunes de Moura e Antonio Cesar Perri de Carvalho. No dia 27, domingo, houve o desenvolvimento do “Seminário Integrado: Ações de Acolhimento, Consolo e Esclarecimento no Centro Espírita”, com apresentações de Cesar Perri, Roberto Fuina Versiani, Célia Maria Rey de Carvalho e Maria Euny H. Masotti, seguidas de estudo em grupo de casos, e conclusões com comentários dos coordenadores de Áreas do CFN. No final da tarde, foi promovido pela FEEGO o Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão", em comemoração pelos 70 anos da obra de Emmanuel (FCX). Houve apresentação sobre o histórico do romance histórico, vida de Saulo/Paulo e casos da obra, por  Cesar Perri, Roberto Fuina Versiani e Célia Maria Rey de Carvalho. O primeiro, também proferiu palestra pública sobre a obra citada, na mesma noite, na sede da FEEGO, contando com a presença dos espíritas locais. Num ambiente de descontração e de fraternidade ocorreram refeições de confraternização e apresentações de Corais, nas sedes do Lar Francisca de Lima e da Irradiação Espírita Cristã. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

Seminário “Paulo e Estevão”, Goiânia, GO. Recepção, Irradiação.

Reunião da Comissão Regional Centro CFN/FEB. expositores: Missão do Brasil; Seminário Integrado: apresentação César Perri; idem Roberto Versiani; idem Célia Carvalho.

Reunião da Comissão Regional Centro CFN/FEB. Seminário Integrado, apresentação de Maria Euny; Conclusões Áreas; Seminário: “Paulo e Estevão”, idem  encerramento, César Perri.

 

 

 

Palestra com Claudia Werdine “Nossa responsabilidade perante a educaçao da nova geraçao”. Rotterdam,  Holanda

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

Seminário AJE. Decisões Judiciais à  Luz do Espiritismo”

Franca, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 

Ouça entrevista com Dra. Marlene Nobre para o programa “Momentos de Luz”. Veja as informações abaixo

 

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SERGIPE COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA SUBCOORDENADORIA DO RÁDIO

PROGRAMA:  "MOMENTOS DE LUZ”

 

DATA: 02/06/12 (SÁBADO)  -  HORÁRIO: 18H

                               

ENTREVISTADA: DRA. MARLENE NOBRE - SP

 

ABORDAGENS: ATIVIDADES DAS AMEs  –  ANENCÉFALOS,   QUEM SÃO?     DECISÃO DO STF  PELO

ABORTAMENTO DELES–A  CON- TRIBUIÇÃO  DE  CHICO  XAVIER PARA UM NOVO MODELO DE SAÚDE - DE QUE MODO  A CIÊNCIA DITA OFICIAL TEM VISTO OS CONCEITOS ESPÍRITAS NA ATUALIDADE?  A VISÃO ESPÍRITA DO HOMEM INTEGRAL PODE CONTRIBUIR PARA QUE A CIÊNCIA POSSA MUDAR OS OS SEUS CONCEITOS MAIS RAPIDAMENTE?  DENTRE OUTRAS

RÁDIO:  APERIPÊ  AM  630 KHZ

INTERNET: www.aperipe.se.gov.br  /// ou                   http://www.ideastek.net/aperipeam/

                    www.fees.org.br

 

IMPERDÍVEL -  DIVULGUEM JUNTO AOS SEUS CONTATOS

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

 

Seminário “Psicologia da Gratidão” com Armando Falconi Filho

Santos Dumont, MG

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Seminário “Espiritismo em defesa da vida” com Jaime Ferreira Lopes

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro “A Paz, Você e o Mundo” com Miltes Bonna

Catanduva, SP

 

COM TRANSMISSÃO AO VIVO

 

 

(Informação recebida em email de José Antonio [[email protected]])

 

 

 

Feira do Livro 2012- NABEN com manhã de autógrafos e palestra com Dra. Irvênia Prada. São Paulo, SP

 

NABEM - CONVIDA - FEIRA DO LIVRO -

FEIRA:  .... Próximo domingo dia 03/06 a partir das 9:00h Feira do Livro.

PALESTRA: ....  IRVÊNIA PRADA - Domingo dia 03/06 às 10:00hs no NABEM -
 - “A Questão Espiritual dos Animais” profunda conhecedora dessa temática, a questão espiritual dos animais.

Imagem inline 1

MARCADOR volante 2012

 (Informação recebida em email de Elizeth Corona)

 

 

 

 

Leia:

A arte espírita e os novos tempos!

 

Acesse aqui:

http://www.feego.org.br/index.php/menu-noticias-raiz/menu-ultimas-noticias-a-arte-espirita-e-os-novos-tempos

 

Texto de Lucas de Pádua:

 


Lucas de Pádua é Produtor Audiovisual e Diretor de Comunicação Social Espírita, da Federação Espírita do Estado de Goiás, Membro-fundador do NAVE - Núcleo de Audiovisual Espírita, Coordenador da Mostra de Cinema e Vídeo Espírita (Goiânia-GO), e do Festival de Cinema Transcendental (Brasília - DF e Fortaleza - CE). 
Membro associado da ABRARTE - Associação Brasileira de Artistas Espíritas.

 

(Informação do site: http://www.feego.org.br)

 

 

 

 

1º. Encontro de Arte e Estudo Espírita na UFMG

Belo Horizonte, MG

 

(Informação recebida em email de Elizeth Corona)

 

 

 

4º. Encontro Paulista de Monitores do Esde

Bauru, SP

 

 

(Informações recebidas em email de ESDE - Bauru [[email protected]])

 

 

 

Acesse o Blog do SEI – Serviço Espírita de Informações

Noticias importantes. Rio de Janeiro, RJ

 

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/05/iniciativas-pro-vida-serem-apoiadas.html 

Serviço Espírita de Informações

Este Blog

Link daqui

A web

 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Iniciativas pró-vida a serem apoiadas

 

1) Seminário "Espiritismo em defesa da Vida" - 02/06/2012 - 9h às 13h - CEERJ

Inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dFFNZmt6dlExZ0UydjkzWEJId3h3dFE6MA



2) Plenária Estadual Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto - RJ - 03/06/2012 - 14h às 18h - CAPEMISA. Inscrição: [email protected]

 

3) 3º Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro - "O que é a vida para você?" - 12 a 14/10/2012 - Clube Monte Líbano. Inscrição: http://congressoespiritarj.com.br

 

4) Abaixo-assinado pelo Estatuto do Nascituro

http://www.ipetitions.com/petition/estatutodonascituro

 

 

 

 

59ª. Semana Espírita de

Taubaté, SP

 

 

(Informações da USE Taubaté repassadas por Regina Bachega)

 

 

 

Palestra, lançamento  com Sessão de Autógrafos

“Ansiedade no mundo moderno”. Porto Alegre, RS

 

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

Registro. Palestra com Izaias Claro na Casa Espírita Nhá Chica.

Itapira-SP

Proferiu palestra no dia 29 de maio de 2012, na Casa Espírita Nhá Chica, em Itapira, SP, Izaias Claro, de Oswaldo Cruz, SP, abordando o tema: “Viva mais, vença e previna a depressão”. Por mais de uma hora o orador explicou vários pontos em que o ser humano se envolve negativamente a ponto de desaguar num processo depressivo. Mencionou a desatenção dos indivíduos em sua própria conduta na vida cotidiana, acumulando situações negativas, como bem  representou através de um copo em que vamos enchendo de gota em gota, até que o mesmo transborda e a água se derrama chegando ao ponto em que a pessoa acaba dependente e necessitando da ajuda de outras pessoas. De negativo, alem dos aspectos psicológicos e espirituais, podem surgir às doenças do corpo, a falta de otimismo, a falta de alegria e de esperança. Na  segunda parte da palestra o orador alinhou os aspectos doutrinários, enfatizando que vivência dos postulados da doutrina espírita à luz do Evangelho de Jesus, são amparos fundamentais a que alcancemos um bom aproveitamento da nossa existência corpórea, onde estaremos sempre  fortalecidos pela fé,  coragem e indispensável  discernimento para alcançarmos objetivos que nos elevam no processo de elevação espiritual. Após a palestra houve sorteio de livros e autógrafos nos CD’s  e livros de Izaias, que também abriu espaço para bate-papo.

 

(Texto e fotos recebidos e Otavio Cunha)

 

Palestra com Izaias Claro no Nhá Chica. Itapira, SP. Vista parcial do público

Palestra com Izaias Claro no Nhá Chica, Itapira, SP. Otávio Cunha na abertura;

 Izaias Claro em sua fala; recepção a Izaias Claro; Marta, Nádia, Izaias Claro e Nivaldo.

 

 

 

Seminário “Um bom passo para ser feliz”

Recife, PE

 

Descrição: Descrição: http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/534499_282386661841649_100002109514569_693697_1392857445_n.jpg

(Informação repassada pela lista [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Registro. Bazar Beneficente em prol do Lar “Uma Nova Esperança”

Limeira, SP

 

Na Manhã do dia 19/05/2012 fizemos mais um Bazar beneficente (roupas e petiscos) na

praça Luciano Esteves (Matriz) – Limeira em prol das obras do “Lar Uma Nova Esperança”.

Descrição: http://www.umanovaesperanca.com.br/imagens/bazar20120519pequena.jpg

 

 

Mário de Araújo

Descrição: http://www.mdasoftware.com.br/images/email.jpg

Email: [email protected]

F.:(19) 8156.3733

http://www.umanovaesperanca.com.br

 

Lar Uma Nova Esperança

Missão: Acolher e Amparar a Maternidade Solitária

Descrição: log_email

 

(Informação recebida em email de Mário de Araújo - Lar Uma Nova Esperança [[email protected]])

 

 

 

Palestra musical com Ana Ariel

Carapicuíba, SP

 

Local: GESK - Grupo Espírita Seara de Kardec- Carapicuiba
Avenida Amazonas, 57 bairro Cohab II - Carapicuiba - SP

Ana é cantora, palestrante e apresentadora do programa jovem

Quem SOU EU na Rede Boa de Nova de Rádio.

 

(Informação recebida em email de Amanda Silveira Carbone [[email protected]])

 

 

 

Informações do Recanto Irmã Scheilla

Ribeirão Pires, SP

 

RECANTO DE LUZ – PRONTO SOCORRO ESPIRITUAL IRMÃ SCHEILLA

 - INFORMATIVO DAS ATIVIDADES EM JUNHO 2012 -

__________________________________________________

Endereço

Recanto de Luz - Irmã Scheilla 

Telefones: 4268.0445 (Sonia) ou 4823.4707 (Daiana)

Rua Áustria, 57 (Jardim Alvorada) - ao lado do Hospital São Lucas – Ribeirão Pires

CEP 09402-080 - Ribeirão Pires (SP)

Campanhas em andamento

Do alimento não perecível

Das Notas Fiscais

Adote um trabalho na Casa (Certificados de Parcerias)

 

Eventos no Irmã Scheilla

1.Bazar Beneficente

   Dias: 14 e 28/06 - Horário: das 9 às 13 horas

2. SOS CIDADÃO

Ambulatório Médico atendimento á população menos favorecida.

Datas e horários: quintas e sextas-feiras

 

3. SHOW DO BEM

    Apresentação de dança das Academias de Ribeirão Pires

    Dia:17 de junho  -  Horário das 19h ás 21hs.

    Teatro Municipal – Euclides Menato   -   $7,00

    Verba revertida para obras assistenciais da Instituição.

4. FESTA JUNINA

    Dia:30/06    Horários:das 18h ás 22h.

 

 Eventos nos próximos meses

Junho:

Dia 2 – Feijoada para viagem – das 11 às 14 horas

Dia 30 – festa junina – das 18 às 22 horas

Julho:

Dia 5 – Chá beneficente –– a partir das 15 horas

Dia 7 – Feijoada das 11 às 14 horas

Dia 12 e 26 – Bazar  – das 9 às 13 horas

Dia 14 – Noite da sopa – a partir das 19 horas

 

Agosto:

Dia 4 - feijoada -  das 11 às 14 horas

Dia 9 e 23 bazar -– das 9 às 13 horas

Dia 25 – Café COLONIAL – a partir das 18 horas

Setembro:

Dia 1 – feijoada das 11 às 14 horas

Dia 6 e 20 – Bazar – das 9 às 13 horas

Dia 13 – Chá beneficente - a partir das 15 horas

Dia 22 – Psicografia pública

 

REUNIÕES DE CURA ESPIRITUAL

Centro Espírita Allan Kardec (Mauá – SP)

Sábado (02.06.2012): consulta, cirurgia e retorno (chegar as 06:30)

Rua Santo André, 284 (Jardim Haydee) - Telefone: (11) 4513.8701

 

Recanto de Luz - Irmã Scheilla (Ribeirão Pires) – Fone: 4268.0445 (Sonia Machado)

Todas as quartas-feiras – Consulta (chegar as 18:30)

Sábado (16.06.2012): Cirurgia espiritual e retornos (chegar as 06:30)

Rua Áustria, 57 (Jardim Alvorada) - ao lado do Hospital São Lucas – Ribeirão Pires

 

Reuniões Públicas de Estudos – Recanto de luz Irmã Scheilla

Todas as segundas-feiras - 20:00 as 22:00

 

Passes no Irmã Scheilla

Segundas, quartas e sextas-feiras: 19hs00min às 19h45min

 

Orientação Espiritual

Quartas-feiras: 19hs00min às 19h45min.

 

Livraria / Biblioteca circulante

Todas as quartas: das 18h30 às 20hs

Terceiro sábado do mês: das 7h até o término dos trabalhos de cura.

 

Programa Rádio Mundial (FM 95.7 e AM 660)

Todas as sextas-feiras, as 16:00

Com o médium Edson Barbosa de Souza e Elizabeth Lemos

 

Informativo Rádio Pérola da serra (FM 87.5)

Este informativo, do Irmã Scheilla, será anunciado todos os dias

 

Cursos:

Emprego Esperança - Turma 2012

Sábado (15hs – 18hs)

Início: 12 de Maio - Término: 22 de Setembro

Matrícula: [Telefone: 4268.0445 (Sonia) ou 4823.4707] ou no local

 

Artesanato e Artes Manuais

Horário: 14hs – 16hs – Terças e Quintas

Matrículas com Rosa (4828.1086) ou no Irmã Scheilla

 

Informática

Horário:Terças das 19hs às 21hs

 

Cozinha

Inicio: Junho (matrículas no local)

 

Corte e Costura

Início: Junho (matrículas no local)

 

Site do PSE Irmã Scheilla

Site para informações: www.irmascheilla.org.br

Caixa Postal

PSE Irmã Scheilla - Caixa Postal 17 - Cep: 09400-970 Ribeirão Pires (SP).

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Visite o blog do Centro Espírita “Discípulos de Jesus”

Penápolis, SP

 

Acesse aqui:

http://www.cendjesus.blogspot.com.br/

 

 

 

 

Festa junina na Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

 


Venham almoçar conosco e se divertir num ambiente familiar e descontraído.
Até lá!!!

(Informação repassada em email por Lucia Cominatto)

 

 

 

Leia o jornal “Momento Espírita” do CEAC

Bauru, SP

 

Edição junho 2012

Acessar aqui:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

Um pouco mais de namoro ao mundo...

 

Wellington Balbo

Bauru, SP

 

Quem nunca namorou um dia que atire a primeira pedra. Junho, mês dedicado aos namorados, ou, como queiramos, ao namoro. Fase doce, de paixão, descobertas, emoções intensas. Quem nunca amou que atire a primeira pedra, não é mesmo? Quase todos já sentiram aquele frio na barriga, ansiedade e intensa vontade de ver o ente eleito pelo coração. Tempo de conhecimento, planos, quem sabe projeto para formação de uma família. O namoro, aliás, quase sempre precede a família. Porém, em alguns casos o namoro vai a falência depois da formação da família. Em algumas ocasiões a evolução de namoro para casamento com o passar dos anos torna-se uma involução. Ou seja, declina o interesse, o desejo, a vontade de namorar o outrora eleito. No entanto, não precisava ser assim, não mesmo. Fôssemos mais cuidadosos e não deixássemos de namorar nosso cônjuge e certamente viveríamos mais felizes. Dirão alguns que os anos tratam de esfriar a relação. Outros acrescentarão que o desgaste é natural e faz parte de qualquer relacionamento. Reservo-me o direito de discordar. Os anos não precisam ser cruéis com os antigos namorados. Ao contrário, o passar do tempo deveria servir para o crescimento da admiração e o aumento do amor. Algumas pessoas baseadas em pesquisas dirão que a paixão tem um prazo de validade. Tudo acaba, tudo! Ai eu pergunto: Mas que pesquisa é essa? Conheço vários casais que não dão bola para essas pesquisas e seguem apaixonados, amando-se... pode ser que tenham perdido a intensidade, mas em contrapartida ganharam em qualidade. Amam-se muito mais, sentem-se muito mais, enfim, completam-se...

Os Espíritos amigos são claros em afirmar que o afrouxamento dos laços de família equivale ao recrudescimento do egoísmo. Penso, então, que o cultivo do namoro entre os casais equivale a apertar os laços de família e, conseqüentemente, aumentar o altruísmo.

Falta um pouco de namoro ao nosso mundo, falta um pouco de paixão... um amor apaixonado que ultrapasse as barreiras do tempo e do espaço. Um amor que se estenda e que seja eterno. Os mais pessimistas afirmarão enfaticamente que um amor desse tipo é impossível aqui na Terra. Reservo-me novamente o direito de discordar. Conheço um casal que cultivou esse namoro, ou melhor, ainda cultiva. A mulher inválida há mais de 27 anos e o eterno namorado ainda a chama de paixão... Aliás, faz até festa no dia que se comemora o aniversário de casamento. A esposa já nem fala, não articula uma única palavra. O que importa? Ora, não são os corpos que se amam, mas, sim, as almas. E as almas entendem-se com o olhar. Enfim, aquelas almas se amam. Obviamente que não são almas gêmeas, porém, certamente, almas afins.

Desejo um pouco mais de namoro na vida de todos nós. E quem não tem namorada ou namorado? Não tem problema. Namore um ideal, um projeto, namore o mundo, a vida, as pessoas, mas não deixe de namorar. Nosso mundo precisa de namoro.

 

Casal de namorados na Praia de Tarros,  Sardegna, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homenagem a Jésus Gonçalves

 

Júlia Thekla Kohleisen (Stig Roland Ibsen)

 

Jésus Gonçalves

com aproximadamente 18 anos

1902- 1947

(Foto do acervo da familia, Bauru, SP)

 

DO LIVRO “FLORES DE OUTONO”

 

Neste “Flores de Outono”, o leitor atento encontrará algumas poesias dedicadas à Julinha, tais como: “Versos para Julinha” e “Um Anjo”; e indagará,  Quem será esta Julinha?

Ela ainda, hoje, vive e chama-se Júlia Thekla Kohleisen, declamadora, concertista (piano e sanfona), nascida em Piracicaba e, ainda muito jovem, em 1945, visitava os leprosários, tendo contribuído com a sua arte para a construção de Centros Espíritas nos locais de Pirapitingui, Cocais, Casa Branca, Gopouva e Santo Ângelo; ou incentivado as caravanas e o meio espírita para esse fim, isto com a espontaneidade que caracteriza as almas autênticas.

No entanto, à falta de espaço, nesta 3ª. edição, nos obriga a limitar suas informações, fixando-nos nas mensagens por ela recebidas, relativas às tarefas que ainda aguardam mais colaboradores.

Em 15 de Fevereiro de 1949, em Pedro Leopoldo, surgiu uma mensagem para Julinha, através do médium Chico Xavier, onde Jésus Gonçalves esclarece:

“... eles (os hansenianos) merecem, realmente, o apoio de todos os corações dedicados ao bem. Para os doentes, todos devem olhar com respeito e ternura, com fraternidade e humildade, partilhando com tais sofredores o percurso de suas jornadas, na romagem dolorosa em que se encontram. São os grandes orgulhosos do passado em resgates nobilitadores. Trabalhar, pois, para tais instituições é dever das almas alcandoradas como a tua, Julinha!”

Há outra mensagem, também recebida pelo Chico Xavier, em 03 de Dezembro de 1958, assinada por Ivan Albuquerque, já desencarnado, um jovem dedicado tanto quanto ela ao serviço assistencial aos hansenianos, assim redigida:

 

OUTRA MENSAGEM

 

Julinha, minha querida irmã.

A morte do corpo, quando procuramos a luz, é libertação e, quando buscamos essa mesma luz, a vida na carne é serviço para libertar.

Por isso mesmo, continuamos juntos.

Concluem-se as provas no educandário, mas o trabalho continua.

Não desfaleça na sementeira em que nos empenhamos.

Sabemos que todos os obstáculos na Terra conspiram contra o esforço do semeador que vive acordado para os objetivos mais altos da Vida, entretanto, minha irmã, é preciso marchar assim mesmo, devotados à meta que nos propomos atingir.

Prossigamos sem desânimo, sem cansaço, sem negação.

A humanidade é a nossa grande família e, dentro de nosso lar que é o mundo inteiro, os sofredores e os necessitados são nossos irmãos mais próximos, a quem devemos a maior quota de nosso amor.

Estamos em sua companhia no serviço da fraternidade de que não podemos descurar.

Pirapitingui, Cocais, Casa Branca, Gopouva, Santo Angelo e outros setores de nossa tarefa constituem abençoados refúgios da nossa sede de Vida Superior. Aí, minha querida irmã, o nosso cântico de esperança se expande cada vez mais vivo, nossa luta se dilata na direção dos cimos da vida e podemos ensaiar a solidariedade legítima e a sublime compreensão.

Quando você experimentar a travessia dos túneis de sombra que, muitas vezes, nos surpreendem na jornada terrestre, recorde a nossa presença ao seu lado...

Desculpemos as pedras e os espinhos da senda, esqueçamos ofensas e discórdias para fixar a mente e o coração na luz, que a noite da ignorância espera de nossas mãos. Em verdade, o Mestre poderá cercar-nos de dons e talentos, auxiliando-nos a penetrar o castelo de nossa felicidade, mas não podemos olvidar que o Mestre forma discípulos, para o trabalho divino de perfeição a que se consagra, contando com os aprendizes para a obra do aprimoramento geral.

Onde se instale o ódio, elevemos o nosso cântico de amor e onde a tristeza se concentre, espalhemos a claridade da alegria santificante que a Boa Nova nos deu a plantar no chão ainda escuro da Terra.

Julinha, todas as nuvens se desfazem, todas as dores desaparecem. A vida é uma herança gloriosa de luz e felicidade.

Em nossas lições de agora: sacrifício é progresso, renunciação é subida, luta é melhora, sofrimento é benção, dificuldade é ascensão e serviço incessante ao próximo é a nossa própria elevação para Deus.

Amontoe os tesouros que a traça não roe e continue acendendo a lâmpada do entendimento fraterno e da bondade constante, para o grande roteiro que o Senhor nos oferece, atualmente, ao Espírito.

E, felizes por merecer a graça da provação purificadora e a oportunidade de ajudar aos nossos semelhantes, rendamos louvor a Jesus pelos favores que nos concede, pedindo ao seu coração amigo e afetuoso receber todo o carinho e todo o reconhecimento do irmão saudoso e agradecido. IVAN

 

(Psicografada em 3 de dezembro de 1951, às 23,30 horas, em Pedro Leopoldo, MG)  

 

 

Jésus Gonçalves sentado e

a jovem Julinha na extrema direita.

Asilo-colônia de Pirapitingui (Itu, SP)

 

Ainda temos este soneto, de Jésus Gonçalves, “Recordação Paternal”, dedicado como homenagem à radiosa espiritualidade de Júlia Thekla Kohleisen:

 

Minha filha querida, continua

Lavrando o chão de nossas velhas dores,

Suportando os espinhos redentores

Entre o pranto e o cansaço da charrua...

 

Guarda contigo a fé que não recua

E esquecendo tormentos e amargores,

Inflama o teu caminho em esplendores

Na pobreza da Terra ingrata e nua.

 

Planta lírios e rosas sobre a lama,

Do carvão triste e seco nasce a chama

Que alenta e aquece a vida transitória.

 

Louva, com Cristo, a luta em que te esmagas,

Nossas cruzes de angústia, sombras e chagas

São roteiros de luz da eterna glória.

 

(Psicografia de Chico Xavier)

 

Extraído do livro “Flores de Outono”. Jésus Gonçalves/Francisco Cândido Xavier

LAKE, 4ª. edição, pags. 31 a 34

 

 

Leia a biografia de Ivan Santos de Albuquerque por César Perri acessando:

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/ivan_santos_albuquerque.htm

Ivan Albuquerque

1918- 1946

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP