Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 05 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/05-03-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Biografia de Benedita Fernandes

“Dama da Caridade”

 

Benedita Fernandes

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Benedita Fernandes nasceu aos 27/6/1883 em Campos Novos de ­Cunha (SP) e desencarnou em Araçatuba aos 9/10/1947.

O ingresso de Benedita Fernandes nas ações espíritas foi muito pecu­liar. Portadora de atroz obsessão, autêntica subjugação, Benedita perdeu o contacto com a família e perambulava sem rumo.

Certa feita, causava tantos incômodos à população que foi recolhida à Cadeia Pública da cidade de Penápolis. Àquela época não existiam hospitais ou atendimentos para tal fim. O carcereiro Padial e depois o sr. Marcheze deram assistência à mulher doente, principalmente com passes. Ela recobrou a consciência e resolveu rumar para Araçatuba.

Como gratidão pelo benefício, a mulher simples, negra e semi-analfabeta, juntamente com outras lavadeiras começou a erguer casinhas de madeira no então Bairro Dona Ida (hoje Santana), nos idos de 1927.

Benedita transformou-se em pioneira da assistência social espírita em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo, ao fundar a Associação das Senhoras Cristãs, aos 6/3/1932, em Araçatuba. Como esta obra originou o Sanatório; ela é também, provavelmente, uma das pioneiras dos Hospitais Psiquiátricos Espíritas.

A reunião para fundação da Associação ocorreu nas dependências do Centro Espírita “Paz, Amor e Caridade”, no mesmo bairro. Entre os presentes, destacamos o pioneiro do movimento espírita araçatubense, o sr. Gedeão Fernandes de Miranda.

A ação assistencial se desdobrou com inauguração do prédio próprio em 1933. Por exigência dos órgãos governamentais, o trabalho foi desdobrado em duas ações específicas, de atendimento a doentes mentais e a crianças órfãs e carenciadas. Assim, surgia a “Casa da Criança” e o Asilo “Dr.Jaime de Oliveira”. Estas instituições foram, respectivamente, desativada e transformado em Sanatório que homenageia Benedita, nos anos 50, após a desencarnação da fundadora.

Benedita Fernandes também oferecia uma classe de aula em convênio com a Prefeitura Municipal e mantinha um albergue noturno.

Além da obra assistencial atuou como médium, principalmente passista, e deixou muitos exemplos nobilitantes. Inclusive Benedita Fernandes atendeu, com passes, a nossa bisavó materna.

Benedita Fernandes tornou-se igualmente uma das pioneiras do atual movimento de unificação dos espíritas quando fundou aos 30/8/1940 a União Espírita Regional da Noroeste, sendo eleita sua presidente. Todavia, este movimento, na realidade, somente vicejou com a fundação da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em 1947.

Assim, Benedita atuava no movimento espírita da cidade, fazia visitas e campanhas na região. Mantinha correspondência com Cairbar Schutel, que sempre publicava notícias sobre o trabalho dela no histórico jornal “O Clarim”. Era visitada por lideranças expressivas como João Leão Pitta e por Leopoldo Machado. Inclusive a este acompanhou até uma histórica confraternização espírita na cidade de Cruzeiro, SP. O pioneiro dr. Tomaz Novelino (de Franca, SP) também se refere a reunião que participou com Benedita, a propósito de doentes mentais.

Emília Santos, igualmente biografada, e muitos líderes da época foram colaboradores de Benedita. Ela contava com o apoio de autoridades municipais e estaduais, dos espíritas, da maçonaria e do povo em geral.

Há muitos episódios enobrecedores sobre sua dedicação à causa do bem, entremeados da interação com a comunidade.

Atualmente, suas antigas obras restringem-se ao Sanatório “Benedita Fernandes”. Como homenagem, a rua do Sanatório, no Bairro Santana, também tem seu nome. Temos localizado inúmeras instituições espíritas de São Paulo e de outros Estados que têm seu nome designando instituições espíritas ou departamento delas.

Um fato que contribuiu para divulgar o trabalho de Benedita Fernandes, foi uma mensagem psicografada por Francisco Xavier, intitulada “Num Domingo de Calor”, assinada por Hilário Silva, e publicada pelo “Anuário Espírita 1964” (IDE).

Comentamos essa mensagem nos nossos livros “Dama da Caridade” e “Chico Xavier – o homem e a obra”:

“Benedita Fernandes, abnegada fundadora da Associação das Senhoras Espíritas Cristãs, de Araçatuba, no Estado de São Paulo, foi convidada para uma reunião de damas consagradas à caridade, para exame de vários problemas ligados a obras de assistência. E porque se dedicava, particularmente, aos obsidiados e doentes mentais, não pode esquivar-se.

Entretanto, a presença da conhecida missionária causava espécie.

O domingo era de imenso calor e Benedita ostentava compacto mantô de lã, apenas compreensível em tempo de frio.

– Mania! – cochichava alguém, à pequena distância.

– De tanto lidar com malucos, a pobre espírita enlouqueceu... – dizia elegante senhora à companheira de poltrona, em tom confidencial.

– Isso é pura vaidade, – falou outra – ela quer parecer diferente.

– Caso de obsessão! – certa amiga lembrou em voz baixa.

– Benedita, porém, opinava nos temas propostos, cheia de compreensão e de amor.

Em meio aos trabalhos, contudo, por notar agitações na assembléia, a presidente alegou que Benedita suava por todos os poros, e, em razão disso, rogou a ela que tirasse o mantô por gentileza.

Benedita Fernandes, embora constrangida, obedeceu com humildade e só aí as damas presentes puderam ver que a mulher admirável, que sustentava em Araçatuba dezenas de enfermos, com o suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes.

Hilário Silva

(Página inédita, recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da noite de 27/7/63).

Nos anos 70 e 80, Divaldo Pereira Franco psicografou várias mensagens de autoria de Benedita Fernandes. Algumas foram psicografadas por Divaldo, durante visita a Araçatuba. Estas estão incluídas em livros do mesmo médium.

Por ocasião do cinqüentenário de suas obras lançamos um livro sobre Benedita – “Dama da Caridade”, inicialmente editado pela então União Municipal Espírita de Araçatuba, onde reunimos informações sobre a vida e a obra da notável obreira, bem como as mensagens espirituais dela ou alusivas a ela.

 

 

Do livro Obra de Vultos I, editado pela USE Regional de Araçatuba.

Texto copiado da Internet e do site http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/benedita_fernandes.htm

 

 

 

 

 

Comemoração dos 80 anos de existência do Hospital Benedita Fernandes terá presença de Ana Jaicy Guimarães. Araçatuba, SP

 

(Informação em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

Registro. Segundo Seminário da Federação Espírita da  Flórida. Hallandale Beach, Flórida

 

Second Spiritist Federation of Florida Seminar

 

Este é o segundo seminário realizado pela Federação Espirita da Florida, presidida por Marcelo Neto.  O foco dos trabalhos girou em torno de temas acerca da familia.

A diretoria de eventos Andréia Marshal proferiu a prece de abertura.

Foram dois dias de palestras realizadas por Divaldo Franco, Cesar Reis , Alberto Almeida e Alirio Cerqueira Junior. Contando também com a participação de Mauricio Cisneiros e Jussara Korngold, apresentando os trabalhos do United States Spiritist Council e do Conselho Espirita Internacional.

Representantes de outros países também estiveram presentes.  Sandra e Jose Mussi do Canadá, Jorge Berrio da Colômbia, alem de vários representantes do Brasil.

Love and Light

Jussara Korngold

 

(Informações e fotos recebidos em emails de Jussara Korngold  [email protected])

Coral

Alírio Cerqueira, César Reis e Marcelo Neto

Alirio Cerqueira

Alberto Almeida

Divaldo Pereira Franco

Marcelo Neto. Presidente da FEF

 

 

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Nova Iorque, EUA

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

 

2º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

 

 

 

II Congresso Espírita do DF

 

Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães

Objetivo Específico: Sensibilizar a sociedade sobre o processo de transição planetária para o mundo de regeneração, sob diversos aspectos espirituais e sociais bem como o papel de cada um neste processo.

Palestrantes Convidados:

  • Afonso Soares
  • Alberto Almeida
  • André Luiz Peixinho
  • Elaine Lopes
  • Haroldo Dutra Dias
  • Mayse Braga
  • Moacyr Camargo
  • Sandra Maria Borba Pereira
  • Wagner Gomes da Paixão

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Registro. Palestra no Centro Espírita “Amor e Luz”

Santo Antonio do Aracanguá, SP

 

Na noite deste sábado 3/3/2012, estivemos proferindo palestra no C.E. Amor e Luz, onde falamos acerca do tema “Conhecer Kardec para entender Jesus”. Agradecemos a oportunidade do convite que também  nos possibilitou rever e abraçar os amigos. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra com Psicografia

Feira de Santana, BA

 

Caro Irmão (a)

Contamos com sua presença nos dias 09 e 10 de março/12

para recebermos o casal Marli Hansini e Rogerio H Leite.

informações no anexo

Paz e Luz

(Informações recebidas em email de Maura Lúcia [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de palestras para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

Rua Tibiriçá nº 522

Horário às 20 Horas

AVANHANDAVA

 

PALESTRAS  DO  MÊS DE MARÇO

Dia 07 Gilberto Pardim Milla - Penápolis

Tema:" Auto Controle "

Dia 14 Coral Canto de Luz - Penápolis  

Tema:" Musical "

Dia 21 Suzel Valente - Penápolis         

Tema: " Obsessão "

Dia 28 Benedita Helena Calixto ( Ditinha)

José Bonifácio

Tema:" Livre "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Dr. Izaias Claro

Socorro, SP

 

Socorro, março de 2012.

Queridos amigos,

O Grupo de Estudos Espíritas Nosso Lar tem o prazer de convidá-los para a palestra que será ministrada pelo orador Izaías Claro.

DIA: 08 de março (quinta-feira) às 20h;

LOCAL: Grupo de Estudos Espíritas Nosso Lar

Endereço: R: Antônio Leopoldino, 245 – centro.

Será com muito prazer e alegria que receberemos a todos vocês!

Sem mais para o momento, despedimo-nos.

Fraternalmente,

GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITA NOSSO LAR

 

(Informação recebida em email de Otávio Cunha)

 

 

 

 

 

Almoço em homenagem a Mulher no Ginásio da SEEDE

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Zeferino P. Sachet [[email protected]])

 

 

 

 

 

II Mostra Cultural Espírita

Arujá, SP

 

(Informação recebida em email de Rosangela Pires)

 

 

 

 

 

Registro. Seminário com Jacob Melo

Arujá, SP

 

Dia 03/03/12 encerramos em Arujá/São Paulo o Seminário sobre Passe e Magnetismo com Jacob Melo, referência internacional no assunto e autor de várias obras publicadas. Com didática e alegria apresentou-nos um trabalho de base sólida fundamentado em Kardec. 

      Tivemos a participação de Casas Espíritas de várias localidades: Guarulhos, Arujá, Taubaté, Cambui/MG, Itapeva, Bragança Paulista, Ribeirão Pires, ABCD entre outras.

      Agradecemos a todos pela participação, foi muito bom recebê-los em nossa Casa. Agradecemos aos trabalhadores da Casa pela dedicação e a Rádio Boa Nova na pessoa de Damião que muito nos auxiliou na divulgação do evento.

     Foram 03 dias maravilhosos de confraternização, união e novos conhecimentos a luz de Kardec.

     O Centro Cultural Espírita agradece a presença de Jacob Melo. Que Jesus seja com você Jacob na multiplicação de conhecimentos. Conte com nossas vibrações em teu favor.

     E sob as bênçãos divinas sigamos em frente compromissados e confiantes a semear a luz do bem e da esperança.

     

Rosangela Pires

 

 

 

 

 

 

Palestra espírita musicada com Allan Vilches

Boituva, SP

 

ALLAN VILCHES

(TENOR)

 

TEMA – CANTANDO POR UM MUNDO MELHOR

 

DIA 14/03/2012 – 4ª FEIRA ÀS 20:00 HORAS

 

LOCAL – GRUPO SOCORRISTA MARIA DE NAZARÉ

 

RUA JULIO PRIMO LABRONICI Nº 10 – JD OREANA – BOITUVA / SP

 

AO LADO DA GRÁFICA BOITUVA / PRÓXIMO A SABESP

 

ENTRADA FRANCA

OBS- HAVERÁ VENDA DE CDS NO LOCAL

 

www.allanvilches.com.br

 

(Informação recebida em email de didipelegrini [[email protected]])

 

 

 

 

 

Informações do ICEB- Instituto de Cultura Espírita do Brasil

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

 

 

 

MARÇO DE 2012

 

Informativo 0004
Videos inéditos e Programação MAR/ABR - 2012

 

 

 

 

 

TV ICEB

Vinculada ao Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), que tem a missão de “Constituir-se, por meio do estudo integrado e da pesquisa institucionalizada, como referência nacional e internacional para a cultura espírita”, A TV ICEB foi criada para socializar e democratizar o acesso da população ao conhecimento espírita.

VÍDEOS INÉDITOS - Boletm Digital - Entrevistas  

Divaldo Pereira Franco - Transição Planetária

Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO http://feego.org.br
Produção: TV ICEB - http://tviceb.com
Divaldo Pereira Franco - Transição Planetária
Local:  Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, 1400, Centro - Goiânia - GO
Data: 20 de fevereiro de 2012

Acesse pela tviceb.com ou pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=4sVWVa1N9_o

Divaldo Pereira Franco - Transição Planetária

Haroldo Dutra Dias - Parábolas de Jesus: ensinos para o mundo de regeneração

Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO http://feego.org.br
Produção: TV ICEB - http://tviceb.com
Haroldo Dutra Dias - Parábolas de Jesus: ensinos para o mundo de regeneração
Local:  Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, 1400, Centro - Goiânia - GO
Data: 20 de fevereiro de 2012

Acesse pela tviceb.com ou pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=Uiw5TV2Apxk

Haroldo Dutra Dias - Parábolas de Jesus: ensinos para o mundo de regeneração

Vilson Disposti - Drogas - O amor adoeceu, e agora?

Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO http://feego.org.br
Produção: TV ICEB - http://tviceb.com
Vilson Disposti - Drogas - O amor adoeceu, e agora?
Local:  Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, 1400, Centro - Goiânia - GO
Data: 20 de fevereiro de 2012

Acesse pela tviceb.com ou pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=xtmcp6iAS6M

Vilson Disposti - Drogas - O amor adoeceu, e agora?

Alberto Almeida - Relações Interpessoais e Mudanças de Comportamento

Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO http://feego.org.br
Produção: TV ICEB - http://tviceb.com
Alberto Almeida - Relações Interpessoais e Mudanças de Comportamento
Local:  Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, 1400, Centro - Goiânia - GO
Data: 20 de fevereiro de 2012

Acesse pela tviceb.com ou pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=YEFK02l13yE

http://www.youtube.com/watch?v=oH7bTkPGRiY

Alberto Almeida - Relações Interpessoais e Mudanças de Comportamento - parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=oH7bTkPGRiY

Irvênia Prada - A humanidade e o futuro

Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO http://feego.org.br
Produção: TV ICEB - http://tviceb.com
Estrevista: Irvênia Prada - A humanidade e o futuro
Local:  Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, 1400, Centro - Goiânia - GO
Data: 19 de fevereiro de 2012.

Acesse pela tviceb.com ou pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=L8P1P9E8rG8

 Irvênia Prada - A humanidade e o futuro

Simão Pedro Lima - A contribuição do Espiritismo para um mundo melhor

Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO http://feego.org.br
Produção: TV ICEB - http://tviceb.com
Estrevista: Simão Pedro Lima - A contribuição do Espiritismo para um mundo melhor
Local:  Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, 1400, Centro - Goiânia - GO
Data: 19 de fevereiro de 2012.

Acesse pela tviceb.com ou pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=P-9n3iC6BN0

 Simão Pedro Lima - A contribuição do Espiritismo para um mundo melhor

 

 

 

Prezado(a) Sr(a) ISMAEL.

O Instituto de Cultura Espírita do Brasil está com uma programação imperdível no ano de 2012. Para a aula inaugural, teremos SÉRGIO THIESEN versando sobre o tema: Espiritismo e Medicina: um novo paradigma para o milênio - Reflexões e estudo de casos. Às 14h haverá uma apresentação musical com Anatasha Meckenna e Roberto do Teclado.
Abaixo, o programa das aulas dos meses de março e abril de 2012.

PROGRAMAÇÃO - MARÇO E ABRIL/2012

Dia

Tema

Expositor

MARÇO

03

Espiritismo e Medicina: um novo paradigma para o milênio. Reflexões e estudo de casos

Sérgio Thiesen

10

DOUTRINA ESPÍRITA
Princípios Basilares
Imortalidade da Alma
Comunicação entre Planos
Revista Espírita 1858

Cesar Reis

 

 

 

17

FILOSOFIA  ESPÍRITA
Um Novo Modelo Mental
Autonomia e Independência
Revista Espírita 1858

Jorge Cerqueira

24

CIÊNCIA ESPÍRITA
O Totem Humano
Cartografia Humana
Revista Espírita 1858

Rosa Martins

31

RELIGIÃO ESPÍRITA
Código de Conduta
Fé Raciocinada
Revista Espírita 1858

Zita Flora Almeida

ABRIL

14

FILOSOFIA  ESPÍRITA
Um Novo Modelo Mental
Empatia e Alfabetização emocional
Revista Espírita 1858

Jorge Cerqueira

28

RELIGIÃO ESPÍRITA
Código de conduta
Amor ao Próximo
Revista Espírita 1858

Zita Flora Almeida

CURSOS
3º  e 4º  Sábados do mês de 13h30 às 14h45           
Pensamento de Joanna de Angelis
Prof. Coord. Jorge Andréa dos Santos
Convidados: Luzia Mathias e José H. Rubim

2º Sábado do mês de 13h30 às 14h45
Obra de André Luis 
Luiz Eduardo Barreira Brandão

1º Sábado do mês de 13h30 às 14h45
Obra de André Luis: Libertação
Maria Amélia Serrano palestras


Transmissão ao vivo aos sábados, das 13h30  às 17h, com um intervalo para o lanche. Acesse: tviceb.com


CARTÃO EXCLUSIVO DO BEM! Para que o bem faça mais e se apresente melhor para todos!

Acesse o site: cartaodecreditoobem.com.br

CESAR SOARES DOS REIS
Diretor Presidente do ICEB


 

 

ICEB
portaliceb.org.br

 


Instituto de Cultura Espírita do Brasil - Rua dos Inválidos, 182 - Prédio da CEERJ - Tel.:2224.1060 / Fax: 2224.0736
[email protected]
[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande Mutirão na Casa do Cristo Redentor e Campanha de Prevenção de Câncer de Mama no Hospital Santa Marcelina. São Paulo

 

Próximo sábado 10.03.2012

(Ambos em Itaquera)

A Casa do Cristo Redentor, através de seus amigos, voluntários, colaboradores, funcionários e apoiadores realizará  GRANDE MUTIRÃO 

DATA: 10/03/2012 (sábado)

HORÁRIO: a partir das 8h30

ATIVIDADES: organização, jardinagem, limpeza, manutenção, pintura e muito mais.

LOCAIS: Biblioteca, Bosque, Cozinha, Teatro etc.

INSCRIÇÕES com Bruna ou Natália, tel. 2523-6222 ou pessoalmente na Casa do Cristo,
                    de 2as. a 6as. feiras: 8h às 17h  e  Sábados: 8h às 12h.

Haverá almoço para os participantes.

ATENÇÃO: A inscrição é necessária para a previsão da quantidade de almoços,
                 também preparados por uma equipe de voluntários.

Venha participar! 

Traga seus amigos e familiares!

 

Se quiser ver um vídeo mostrando alguns eventos de voluntariado como este que estamos convidando, basta acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=UTGrWxVwnMg

Mas, atenção: E importante que você se inscreva por e-mail, informando os seguintes dados:

 

 DADOS PARA CADASTRO DE  VOLUNTÁRIOS PARA OS TRABALHOS DO DIA 10.03.2012

NOME

E-MAIL

SETOR PRETENDIDO para trabalhar (Bosque, cozinha ou limpeza)

FONE FIXO

FONE CELULAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Documentários sobre o médium espírita Peixotinho

 

Depoimentos de filhos, parentes e amigos, contemporâneos do grande médium, além de registros mediúnicos das materializações luminosas, fenômeno raro na ectoplasmia, fazem dessa "fita" um  documento histórico imperdível do centenário de Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, como era conhecido, um dos maiores médiuns da  humanidade. Produzido pelo Clube de Arte.
 Peixotinho: Grande médium de materialização (efeitos físicos), por seu intermédio se realizaram diversas sessões, que ficaram conhecidas como  "materializações luminosas".

Acessem  aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=inSwo2NRNXE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=GlLqYLsrWF4&feature=email

 

(Informação recebida em email de Alcione Peixoto)

 

 

 

 

 

2º. Bazar Beneficente no Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

(Informação recebida em email de guamalher [[email protected]])

 

 

 

 

Almoço Beneficente em Prol da Creche “Joana D’Arc”

Taubaté, SP

(Informações recebidas em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

 

Feijoada Beneficente do

CECC- Centro Espírita Claudionor de Carvalho. Itabuna, BA

Queridos irmãos,
Estaremos realizando no dia 31/03/2012 à partir das 12:00h a 1ª Feijoada do CECC, a renda do evento será para darmos continuidade a construção da Instituição.
Participem e divulguem!
Que Jesus abençõe a todos.
Abraços,
 
Equipe CECC

Visitem o nosso BLOG: http://ceclau.blogspot.com

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

 

 

Acesse o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Clicar aqui: www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

Visite o site de O Consolador

Londrina, PR

 

Acessar: www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Leia a Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse o site:

http://www.espiritacaixeta.org.br/

 

 

 

 

 

Leia as noticias da ABRARTE

 

Acesse aqui:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

 

 

 

 

 

Ainda o Clube do Livro Espírita

 

Originalmente publicado na

RIE- Revista Internacional de Espiritismo

Editora O Clarim, Matão, 03/2012

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

 

1 – Considerada sua experiência como divulgador do Clube do Livro Espírita, o que dizer do fato de seus dirigentes priorizarem romances em seus lançamentos?

É uma visão mercantilista. Romance é a literatura mais aceita no meio espírita. Daí a preferência. O problema é o conteúdo doutrinário. O foco do romance é a história, com leves pinceladas sobre reencarnação, lei de causa e efeito,  vida espiritual, sem maior profundidade. Pouco acrescentam em termos de cultura espírita.

 

2 –  Forçoso reconhecer que outros gêneros literários não são bem aceitos.

Durante 24 anos fui diretor do CLE de Bauru. Tínhamos 1200 associados, alternando romances, crônicas, histórias, estudos… Se o livro é bem selecionado, com conteúdo doutrinário, exposição clara e objetiva, há boa aceitação. Meus livros mais vendidos, Quem Tem Medo da Morte? (235.000 exemplares) e Uma razão para viver (158.000 exemplares), não são romances. Ainda hoje, há CLEs que os incluem em sua seleção mensal.

 

3 –  Reclamam os dirigentes que perdem associados quando não oferecem romances.

O problema geralmente é de motivação. O livro do mês deve ser entregue ao associado com um boletim de informações que ofereça uma resenha apresentando o autor, o assunto, ressaltando o conteúdo e destacando o contexto doutrinário. O associado deve ser informado quanto à importância de ler o texto que lhe é apresentado.

 

4 –  E se, definitivamente, o associado só quer romances?

Que se ofereça a ele a opção de trocar o livro do mês por outro de seu agrado. O ideal, para tanto, é que o CLE funcione como atividade de um departamento de divulgação, no Centro Espírita, que inclua uma livraria espírita, onde existam várias opções.

 

5 –  E se o Centro não comportar uma livraria?

Essa hipótese só seria aceitável se o Centro fosse frequentado apenas por Espíritos desencarnados. Por menor que seja o seu movimento, é fundamental, indispensável, que tenha uma livraria. O livro é o recurso maior de disseminação dos princípios espíritas.

 

6 –  Um problema grave que afeta muitos CLEs é o esvaziamento do quadro associativo. Começa bem, com razoável número de associados e aos poucos vai minguando.

Se isso afeta muitos CLEs, mas não todos, seria interessante consultar aqueles que não sofrem esse esvaziamento. Posso adiantar que o recurso maior, nesse particular, são as campanhas permanentes, envolvendo o movimento espírita da cidade. O ditado “a propaganda é a alma do negócio” aplica-se muito bem ao CLE. É preciso divulgar sempre, envolvendo todos os Centros Espíritas da cidade ou região onde está instalado.

 

7 –  Aqui esbarramos no problema da participação. Nem sempre os Centros Espíritas estão dispostos a colaborar.

É fácil solucionar. Basta mudar o enfoque colaborar por participar. Os Centros Espíritas devem ser participantes do CLE, divulgando o serviço e incluindo associados, mediante uma comissão sobre o valor arrecadado, na ordem de 20% a 30%. Quanto maior a divulgação feita pelo Centro, quanto maior o número de associados que inscrever, maior será sua comissão, que poderá ser revertida integralmente na instalação de uma livraria ou de uma biblioteca.

 

8 –  A seu ver, o que seria o mais importante para que o CLE cumpra sua missão de divulgar a Doutrina Espírita?

Que os espíritas vistam essa camisa. Se a diretoria de um Centro Espírita tem dez membros, é o suficiente para começar um CLE. Se cada diretor se dispuser a incluir dois associados, serão trinta. Se esses trinta estiverem motivados para incluir dois associados, serão noventa. Isso pode ser uma progressão permanente. Para tanto, os responsáveis pelo CLE devem enfatizar, em reuniões, palestras, entrevistas, panfletos, cartazes, que a maior caridade que fazemos em relação à Doutrina Espírita, como diz Emmanuel, é a sua divulgação. E a melhor maneira de divulgar a Doutrina Espírita é o livro, esse ginete de pensamentos, arauto da grande luz, como destaca Castro Alves no seu poema imortal.

 

 

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP