Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 08 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/08-03-2012.htm

 

 

 

 

 

8 de março. Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as mulheres do Mundo no seu dia

 

Que Maria,  Mãe de Jesus, envolva a todas em seu inesgotável e sublime amor.

 

Gruta do Leite. Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

80 anos da obra de Benedita Fernandes

 

Benedita Fernandes

 

Benedita Fernandes, uma mulher simples e sem cultura, notabilizou-se pela sua dedicação ao próximo e se transformou numa das referências históricas e de repercussão de Araçatuba. No dia 6 de março de 1932 fundou a Associação das Senhoras Cristãs, que originou o atual hospital. Esta instituição, a primeira obra assistencial espírita da cidade e região é um dos marcos históricos do movimento espírita.

Durante sua profícua atuação assistencial e espírita, inclusive como médium, desde 1927, e até sua partida para o mundo espiritual, em 1947, Benedita Fernandes manteve uma casa da criança, o asilo Dr. Jaime de Oliveira, albergue noturno e escolas mistas, todos esses núcleos funcionando na então rua Newton Prado, no bairro Santana, próximos ao local onde hoje funciona o hospital.

Era a caridade em ação, dentro de um dinamismo e boa vontade exemplares. Em função disso é que conquistou o respeito e admiração do povo e das autoridades. Após sua desencarnação, as instituições referidas se resumiram apenas ao hospital e houve uma fase de distanciamento dos espíritas.

No contexto de nossa família ocorreu caso de atendimento domiciliar de Benedita à nossa bisavó materna, em 1939 e, em seguida, alguns contatos com outros familiares. Espírita desde criança e acompanhando nossa genitora Bebé, tio Rolandinho e Emília Santos, ainda no final dos anos 1950 nós presenciamos fatos inusitados, como a instituição fundada por Benedita Fernandes não receber ofertas de Natal propiciadas por grupos de espíritas.

Na década seguinte, nos entusiasmamos com a psicografia de Chico Xavier, do ano de 1963, intitulada Num Domingo de Calor, assinada pelo espírito Hilário Silva e referente à dona Benedita. E passamos a providenciar a impressão e distribuição.

Desde 1967 propusemos eventos alusivos ao vulto local, como a comemoração dos 20 anos de sua desencarnação. Situação em princípio estranha, mas definidora de rumos, ocorreu em 1971, como presidente recém- eleito da então União Municipal Espírita de Araçatuba (UMEA). Após a publicação de uma coluna espírita no jornal Tribuna da Noroeste, em que enaltecemos o trabalho de Benedita e transcrevemos a mensagem Num Domingo de Calor, houve uma réplica da direção do então sanatório, levantando discordâncias irrelevantes.

Na semana seguinte publicamos a tréplica, esclarecendo os fatos. Pouco tempo depois teve início o processo de aproximação com a direção. O processo de confraternização culminou com a realização do evento Semana Benedita Fernandes, pela UMEA, em março de 1982, com palestras alusivas ao Jubileu de Ouro da obra da homenageada, nas dependências do sanatório, centros espíritas da cidade e oferta de painel alusivo à obra de Benedita ao museu local. Na oportunidade, lançamos o nosso livro Dama da Caridade, biografia dela.

Na obra, comentamos fatos pitorescos sobre Benedita, incluímos a mensagem psicográfica de Chico Xavier já citada, textos ditados por seu espírito a Divaldo Pereira Franco e relacionamos os logradouros e instituições espíritas de várias partes do País que a homenageiam. Com a circulação do livro, o vulto araçatubense tornou-se mais conhecido.

Temos a felicidade de ouvir referências sobre sua atuação espiritual e de conhecer novas instituições que a homenageiam, como em Cuiabá (MT), São Gabriel do Oeste (MS) e Belém (PA). São locais onde já comparecemos para falar sobre a vida e obra dela.

Benedita Fernandes, que se notabilizou por ser amiga de todos, sem distinção de faixa religiosa, à época admirada pelo povo, por prefeitos da cidade e governadores do Estado, e reverenciada pelos espíritas de muitos locais do País é um marco de Araçatuba!

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho foi dirigente espírita em Araçatuba, é diretor da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita Internacional. Descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região.

 

(Publicado no Jornal Folha da Região, Araçatuba, SP, quarta-feira, 7/3/2012, página A2)

 

 

Benedita Fernandes, no centro da foto, com crianças em viagem a Mato Grosso, no ano de 1940

Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

 

 

 

Registro. Homenagens a Benedita Fernandes na comemoração dos 80 anos do hospital que leva seu nome. Araçatuba, SP (*)

 

A bela solenidade aconteceu no próprio Hospital Benedita Fernandes na noite deste terça-feira, 6 de março de 2012, data exata da efeméride comemorada. Compareceram ao evento autoridades,  representantes de entidades espíritas e não espíritas e um excelente público que lotou o  salão da TO.  Depois da fala de autoridades e da apresentação do Coral “Vozes da Esperança”  tivemos uma magnífica palestra pela oradora do Rio de Janeiro, Ana Jaicy Guimarães  que relembrou facetas da vida e da obra da “Dama da Caridade”  Benedita Fernandes. Ao final uma festinha de congraçamento foi oferecida aos participantes. (Ismael Gobbo)

 

(* ) Em breve  nos sites

      Rede Amigo Espírita e A Voz do Espiritismo

 

José Carlos Teixeira. Presidente do Conselho Deliberativo

da Associação das Senhoras Cristãs (Hospital Benedita Fernandes)

A mesa dos trabalhos e a fala da primeira dama e Secretária da Ação Social Cidinha Lacerda

Coral “Vozes da Esperança” regido por Eliana Okada. Composto por pacientes, voluntários e funcionários

Do Hospital Benedita Fernandes

Nelson Custódio da Silva dirigiu o cerimonial

A saudação do prefeito de Araçatuba,  Cido Serio

A Câmara Municipal de Araçatuba prestou  sua homenagem entregue pelos vereadores Joaquim Pereira de Castilho (E) e Aparecido Saraiva da Rocha  (Presidente), ao Presidente do Conselho Deliberativo do HBF José Carlos Teixeira (C).

 

Luiz Carlos Barros Costa faz a apresentação da

Oradora Ana Jaicy Guimarães

A oradora Ana Jaicy Guimarães

Ana Jaicy sendo entrevistada pelo SBT

Público. Comemoração dos 80 anos dos Hospital Benedita Fernandes, Araçatuba, SP

Funcionários, voluntários e diretoria do Hospital Benedita Fernandes na solenidade dos 80 anos

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco profere conferência na ONU

Nova Iorque, EUA

 

Divaldo Franco apresentou-se ontem para um público de mais de 400 pessoas na ONU. Sua palestra deixou um rastro de luz por toda Manhattan, e mais além. Na ocasiao Divaldo Franco recebeu uma homenagem dos dirigentes do Tri-State Spiritist Federation. Recebeu um diploma com o registro da ONU e também um troféu com o símbolo das Nações Unidas.

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jussara Korngold)

 

Divaldo em sua fala e público

Jussara Korngold e o filho Gabriel  ladeando Divaldo  Franco

Na ONU.  Rosely Saad, uma das organizadoras do evento, junto com Norma Guimarães entregam Diploma a Divaldo P. Franco

 

 

 

Medalha Chico Xavier – Comenda da Paz

 

Na noite do dia 2 de março ocorreu a solenidade de entrega da Medalha Chico Xavier – Comenda da Paz, em Uberaba (MG). Pela FEB, seu presidente Nestor João Masotti recebeu a homenagem. Entre personalidades do Movimento Espírita também receberam a Comenda: Saulo Gomes (SP) e Neusa Aparecida de Assis - Donda (MG). Informações: www.100anoschicoxavier.com.br

 

(Texto recebido em email de César Perri e fotos

em email de Saulo Gomes)

 

Neusa Aparecida de Assis- Donda, na extrema esquerda

Saulo Gomes e Nestor Masotti

Saulo Gomes

 

 

 

 

2º. Conjuresp da AJE/SP

Campinas, SP

 

 

Ficheiro:Bittencourt Sampaio.jpg

Bittencourt Sampaio. Advogado, poeta, jornalista, politico e espírita brasileiro

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bittencourt_Sampaio.jpg

 

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Registro. Palestra com Paulo Sérgio Manhães Peixoto

Toronto, Canadá

 

Olá Ismael,

Foi com alegria que o TSS - Toronto Spiritist Society recebeu o orador espírita de Niterói, Paulo Sergio Manhães Peixoto.

Sandra

 

(Informações de Sandra Mussi e Fotos de Fábio Minati)

 

José Mussi, Presidente do TSS, apresentando o orador

Grupo de participantes e o orador Paulo César Manhães Peixoto em sua fala

 

 

 

 

Programa Ação 2000- A Visão Espírita da Notícia- ADE/SP

São Paulo

 

 

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 7 DE MARÇO DE 2012

Release

BULLYING – A escritora americana Rosalind Wiseman, especialista em bullying, diz que crianças e adolescentes que agridem e humilham colegas são acobertados em casa – e que as escolas em geral se omitem. Entrevista de Mônica Weinberg para a revista VEJA, publicada em março de 2012.

O tema acima será analisado e discutido pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 10 de Março de 2012 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP Mercedes Marin, Leonardo Kurcis, Tarcízio Bazílio, Ivan Franzolim e Éder Fávaro

                                            Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Assessoria de Imprensa

www.adesaopaulo.org.br  

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Seminário “Noções de Psicologia no Atendimento Fraterno”- FEM

São Luis, MA

Ercilia Zilli

“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e perispirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal, que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.”

Joanna de Ângelis

Estão abertas as inscrições para o Seminário sobre Noções de Psicologia no Atendimento Fraterno . O curso será ministrado pela Mestra em Psicologia, Ercília Pereira Zilli Tolesano, nos dias 24 e 25/03/2012. O curso é dirigido a espíritas, psicólogos, terapeutas, psicanalistas, psiquiatras e estudantes. 

Sábado, dia 24/03  das  08:30 às 12:00

ATENDIMENTO FRATERNO E PSICOLOGIA

·        O que é Atendimento Fraterno,

·        como a Psicologia pode colaborar,

·        Atendimento Fraterno e Psicoterapia são atendimentos diferentes,

·        O sigilo

 

INTEGRANDO PARA MELHOR SERVIR

·        Os tratamentos espirituais,

·        A psicoterapia como facilitador para a reforma íntima,

·        A importância do tratamento multidisciplinar e

·        Quando a Ciência e a Religião se encontram.

 

Sábado, dia 24/03 das 13:30 às 17:30

 

 TRANSTORNOS MENTAIS

·        Depressão,

·        Transtorno Bipolar,

·        Transtorno Obsessivo Compulsivo,

·        Síndrome do Pânico,

·        Esquizofrenia e

·         medicação.

Domingo, dia 25 das 08:30 às 11:30.

A ORIENTAÇÃO ESPÍRITA PARA A FAMÍLIA

·        Organização de origem divina,

·        Sexualidade,

·        Adultério,

·        Falta de diálogo,  

·        Drogas e

·        Os laços de gratidão em família.

 

O Seminário será realizado no Pouso Obras Sociais, que fica na Avenida Henrique Leal nº100, Bairro COHAB .

Palestrante:

Ercília Pereira Zilli Tolesano: Psicóloga Clínica, Mestra pelo Programa de Ciências da Religião – PUC, Pósgraduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas, Presidente da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas, Membro da Associação Americana de Aconselhamento (ACA), Membro da Associação dos Valores Espirituais, Éticos e Religiosos em Aconselhamento (ASERVIC), Membro da Associação Internacional dos Profissionais de Gerenciamento de Carreira (IACMP) nos EUA. Apresentadora do programa “Novos Rumos” da ABRAPE, Rede Boa Nova – AM 1450 e escritora.

Inscrições :

As inscrições custam R$ 30,00 (almoço de sábado incluso) e podem ser feitas na Federação Espírita do Maranhão, que fica na Rua das Paparaúbas, Quadra 20, Casa 25, Bairro São Francisco ou na II Feira do Livro Espírita, que funciona no segundo piso do Shopping Rio Anil.

Outras informações na FEMAR, ou pelo telefone: 3232-9907.

Departamento de Comunicação

Sônia Diniz e Marilia Sffeir

 

(Informações recebidas em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Curso sobre Passe na S.E. Espíritas Ismael

São Luis, MA

 

DIA 10/03/2012 (SÁBADO)
HORÁRIO: 08h30min às 12h30min
LOCAL: SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ISMAEL
RUA DE SANTANINHA,112 - CENTRO
EXPOSITOR: ANA LUIZA NAZARENO

 

(Informações recebidas em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra “O Pensamento de Joanna de Angelis

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Pintura Mediúnica no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

Palestra musicada com Allan Vilches

Boituva, SP

 

ALLAN VILCHES

(TENOR)

 

TEMA – CANTANDO POR UM MUNDO MELHOR

 

DIA 14/03/2012 – 4ª FEIRA ÀS 20:00 HORAS

 

LOCAL – GRUPO SOCORRISTA MARIA DE NAZARÉ

 

RUA JULIO PRIMO LABRONICI Nº 10 – JD OREANA – BOITUVA / SP

 

AO LADO DA GRÁFICA BOITUVA / PRÓXIMO A SABESP

 

ENTRADA FRANCA

OBS- HAVERÁ VENDA DE CDS NO LOCAL

 

www.allanvilches.com.br

 

(Informações recebidas em email de didipelegrini [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

Prezados amigos,

 

Dia 06/03/2012 recebemos a visita do Palestrante de Cambuquira Paulo Mello. Visitem nosso blog,

www. cevendramini.blogspot.com,

e vejam as fotos dessa noite que foi de muito aprendizado.

 

 

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para as palestras: 

 

    • Dia 11/03   - às 19 horas -  Milton - Palestrante de Varginha
    • Dia 20/03 - às 20 horas - Sidney - Palestrante de Bauru
    • Dia 25/03  - às 19 horas - Cristiane Caiafa - Palestrante de Varginha.

 

Contamos com a presença de todos.

 

Pitida

Centro Espírita Capitão Vendramini

www;cevendramini.blogspot.com

www.iarcadenoe.blogspot.com

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro Espírita de Casais no Centro Espírita “Educandário de Luz”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

1º. Sarau de Arte Espírita da M.E. Francisco Jerônimo Pacheco

Macaé, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Leia o Informativo Semente de Luz

 

Acesse aqui:

http://dl.dropbox.com/u/56141941/Informativo_36_CESL_MAR.2012.pdf

 

 

 

 

 

 

Peça Teatral “Deus”  do Grupo Lema no Teatro José de Alencar

Fortaleza, CE

 

 

Imagem inline 1

O Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado apresenta o espetáculo Deus, próximo Domingo, 18 de março, às 19h, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE).
O espetáculo, que estreou com grande repercussão em 2007, na Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, será apresentado em prol do 1º Encontro Nacional de Arte Espírita.
As entradas antecipadas, a preço promocional de R$ 10,00, podem ser adquiridas na Feec ou diretamente com os integrantes do grupo.

Informações e Inscrições: (85) 8805.9318 ou 8846.7455 ou 3212-1092
FEEC - R. Princesa Isabel, 255 - Centro - Fortaleza/CE - www.feec.org.br

Conheça a página do Grupo Lema:
http://grupolema.blogspot.com

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

Almoço Beneficente em prol da Casa do Caminho

Ibiúna, SP

 

CONVITE DR. RESENDE E D. DARCY

 

 

Imagem inline 5 
VAMOS ALMOÇAR ... E AJUDAR!

ALMOÇO BENEFICIENTE -   CONVITE  -  "CASA DO CAMINHO - AEKI - IBIÚNA SP. ...  NO DIA - 15/04/2012 - DOMINGO
ÀS 10:00HS PALESTRA E 12:00HS ALMOÇO.


» CONVITE MAIS AS RIFAS DE PREMIOS QUE SERÃO SORTEADOS  R$ 25,00


MELHORIAS  NO ESPAÇO QUE ATENDE OS ASSISTIDOS DA CASA
Imagem inline 6Imagem inline 8Imagem inline 7

LOCALIZAÇÃO CLIQUE AQUI

 

http://www.casadocaminhoaeki.com.br/localizacao.htm 

 

 

(Informação recebida em email de ..-'ELIZETH CORONA'-.. [[email protected]])

 

 

 

 

 

Noite Árabe da Instituição Beneficente Nosso Lar

São Paulo, SP

 

A Instituição Beneficente Nosso Lar promoverá a "NOITE ÁRABE", conforme convite abaixo.

Por favor, é possível divulgar no Notícias do Movimento Espírita? Obrigada. Anete

 

RUA MESQUITA No. 789 JARDIM DA GLÓRIA

SÃO PAULO, CAPITAL

 

 

Um convite irrecusável!

Venha participar da “Noite Árabe” da Instituição Beneficente Nosso Lar

Que será uma festa maravilhosa como os contos das mil e uma noites de Sherazade.

 

CONVITES LIMITADOS COM VENDA ANTECIPADA PELO TELEFONE (11)2066.1680



Mapa Google

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

 

Vicios

Richard Simonetti

[email protected]

 

1 –       Há algum componente espiritual em vícios como o álcool, o fumo, as drogas?

Potencialmente, sim. Os viciados de lá sempre procuram viciados de cá para se satisfazerem.

 

2 –       O viciado desencarnado continua sob o domínio do vício?

O vício atinge também o corpo espiritual, o perispírito. Como no Além não há as substâncias de que é dependente, o viciado desencarnado liga-se aos viciados encarnados, a fim de que, por um processo de associação psíquica, possa satisfazer-se.

 

3 -        O encarnado atuaria como um médium para satisfazer o Espírito?

Exatamente. Seria um transe mediúnico às avessas. Ao invés de o médium captar as impressões do Espírito, este capta as sensações do viciado. Em perfeita simbiose, fumam, bebem, consomem drogas…

 

4 -        Considerando essa pressão, podemos dizer que há indivíduos que caem no vício em virtude de assédio espiritual?

Os Espíritos não impõem o vício. Apenas exploram o viciado.

 

5 -        A experiência demonstra que poucos vencem o vício. Isso não seria decorrente da pressão espiritual?

Ela é apenas um dos fatores. O problema maior é que raramente o viciado reconhece que está se comprometendo.  Engana a si próprio e acaba regressando ao plano espiritual na condição de suicida inconsciente, alguém que nunca tomou consciência de que estava se matando.

 

6 -        Vai ser outro obsessor?

É possível. Isso apenas ampliará seus comprometimentos diante das Leis Divinas, o que resultará  em penosas experiências de resgate e reajuste.

 

7 -        Como será?

Poderá reencarnar com graves limitações físicas e mentais, reflexos dos comprometimentos perispirituais provocados pelo vício. Atuarão como elementos de reajuste e, ao mesmo tempo, o impedirão de reincidir nos mesmos desvios.

 

8 -        O que deve fazer um alcoólatra que deseja livrar-se do vício?

Em primeiro lugar, não se isolar. Reconhecer que precisa de ajuda. No Centro Espírita há recursos importantes, em reuniões de atendimento fraterno, fluidoterapia, esclarecimento, desobsessão... Participar de grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos, benemérita organização internacional que oferece inestimável ajuda aos dependentes do álcool. Evitar a ociosidade. A compulsão para o vício chega mais forte na hora vazia. Trabalhar em favor do semelhante. Quando nos empenhamos no Bem, as sugestões do mal não nos atingem. E dispor-se a enfrentar com coragem e fé as primeiras semanas de abstenção, as mais difíceis e decisivas.

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP