Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 19 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/19-03-2012.htm

 

 

 

 

Quando a hora chegar

 

Wilson Garcia

Recife, PE

 

 

Dei “ordens” para minha mulher, sob  o testemunho de minha filha, de 13 anos. Quis deixar as coisas claras, sem discussão, pois o diálogo nesse caso teria um desfecho desfavorável: duas contra um. Diálogo é fundamental, mas peraí...

Ela quis saber, imediatamente, a razão “fundamental” das minhas determinações.

Simples, disse-lhe: desde quando conheci o espiritismo que o tema da morte ronda-me a vida. Rondava antes, mas eu não ligava. Atenção, mesmo, só depois do espiritismo.

Fui colecionando experiências, teorias, informações.

Primeiro, foi o choque do Livro dos Espíritos. Sim, choque! Forte, cento e vinte volts, sei lá. Funcionou, despertei. Mas era só o começo. Tinha muita coisa pela frente.

Tomei conhecimento de que morte e vida fazem parte de uma única realidade: a vida. Ou seja, morreremos, mas não perderemos a vida. A morte virá, mas a vida vencerá. Flutuaremos, despertaremos, seremos.

Até aí, tudo bem. Pensava em luto, tristeza, perda, separação, tudo aquilo que acontece com quem fica depois da partida de alguém. E ainda tinha os negativistas, os niilistas, os céticos, a me infernizarem com suas ladainhas do fim e do nada.

Eu teria tempo, precisaria de tempo para superar a ideia do luto, já que seria preciso fazer uma mudança cultural inevitável, pois ninguém de bom-senso vai negar que um dos maiores problemas nossos com os preconceitos e os falsos conceitos tem origem cultural, resultado da consciência sociológica que desenvolvemos. Eu disse consciência.

Fácil: a palavra sociológica é morte; a palavra espírita é desencarne. Ficamos séculos pensando no morrer, na sua representação negra. Acho até que, de tanto experimentar, fixou-se o sentimento no DNA de cada um dos ocidentais. Espero que não, para não precisar interferir aí.

Depois, veio André Luiz. Foi rápido, um pulo. Li-o, sofregamente; tudo o que pude, duas, três, muitas vezes. Imagens, imagens, imagens.

André Luiz narra desencarnes, liga-os ao espaço e ao tempo, mostra as pessoas em situações felizes e infelizes. Vi o “céu” no Nosso Lar e o “inferno” no Umbral. Durou tempo, muito tempo para perceber as diferenças entre um coisa e outra, pois há uma sutilidade presente que o espírito não percebe de imediato. Por isso, para muitos, céu e Nosso Lar, inferno e Umbral parecem a mesma coisa.

O choque provocado pelo Livro dos Espíritos se ampliou com os livros de André Luiz. Vi duas coisas: era preciso prosseguir, mas era preciso ajuste também. As novas ideias trazem em si um perigo: a desestabilização. Por isso, é preciso dar tempo para as mudanças culturais e emocionais.

Daí para frente foi uma desordem no caos. Li tudo, sem cronologia, mas li. Deparei-me com o fabuloso Ernesto Bozzano e seu “A crise da morte”. Colige documentos, analisa comunicações mediúnicas, sintetiza magistralmente as ocorrências da morte, o instante, o filme final, as preocupações do espírito e os desdobramentos delas.

O forte teor da narrativa de Camilo Castelo Branco sobre o suicídio combina com as informações de André Luiz, mas André Luiz vai um pouco além ao tratar de si mesmo como exemplo de suicídios involuntários. Aumenta, assim, o compromisso com a vida, a responsabilidade com o viver.

O anedotário insurgente dos velórios assustou-me quando revelados os seus desdobramentos espirituais. O corpo ali estendido, o ritual, as lamentações, os elogios repletos de uma falsa moral e as chacotas perturbadoras, toda uma realidade dura, doída, e ao mesmo tempo reincidente.

Mas ri, também, com alguns “testamentos” deixados em vida, a respeito do morrer e do viver. Um deles marcou-me profundamente. Era de Militão Pacheco, um médico homeopata respeitado.

Militão percebeu a proximidade da morte e preocupou-se mais com seus familiares. Resolveu deixar clara em seu “testamento” a vontade de dispensar todos os rituais, os séquitos, a ideia de dor e tristeza. “Ordenou” a alegria serena, fixou sua convicção no espírito, na sua sobrevivência, na sua individualidade. Uma peça marcante, enfim, obedecida quando finou-se.

Há tempo para plantar e para colher, diz Saulo, latinizado Paulo. Não serei ingênuo afirmando que o choque do Livro dos Espíritos desapareceu por completo depois de tanto tempo. Continuo sob seus efeitos, cada vez mais brandos, é verdade, mas ainda assim presentes.

Saber da existência, sobrevivência e imortalidade desta individualidade denominada alma, agora mais fortemente entendida por espírito, é valioso; incorporar essa verdade ao dia-a-dia, aprendi que demora.

Mas, sinto-me suficientemente forte para elaborar o meu próprio “testamento”, certo de que será cumprido.

Ei-lo.

Quando eu morrer, não quero luto. Minha cor não é o preto nem o roxo, é o branco alvo e luzidio de um espaço sem fim.

Não quero choro, vela, velório. Permita que meu corpo vazio de espírito se ajuste e mande-o para o crematório. Deixo a você decidir o que fazer com as cinzas.

Não quero tristeza maior do que aquela de alguém que sai em viagem, sem dia certo para retornar. Leve e afetiva como uma pluma solta no ar.

Não quero homenagens formais e imerecidas. Se alguma coisa valho, olhe-me na imagem de sua alma e diga ternamente: até breve.

Não quero despedidas definitivas. Em algum momento voltarei e mesmo que demore, estarei próximo do seu coração.

Não quero saudades doloridas, revividas nos objetos guardados. Dá tudo que usei e os momentos inapagáveis, mantenha-os pelo prazer do prazer.

Não quero biografias mitificadoras. Se tiverem que escrever sobre mim, façam-no com franqueza, lealdade e muita sinceridade. Digam o que fui e o que fiz, para servir de exemplo, e o que não fiz, também. Saibam que os fracassos, às vezes, são mais valiosos.

Não quero disputa alguma sobre herança. Parto como vim, em espírito. Meu único espólio consiste de carinho, ternura e coração, patrimônio que mais se multiplica quanto mais se divide.

Não quero comunicados fúnebres. Eles não fazem sentido para o espírito imortal. Diz apenas:

“Partiu hoje, de retorno ao seu lar de origem, o espírito do meu esposo. Ele viveu por aqui durante X anos. Reencarnou cheio de esperanças, de sonhos e me garantiu que mesmo tendo realizado apenas os que pôde, retorna ao espaço com mais sonhos e esperanças. Obrigado a todos por partilharem comigo este momento sublime”.

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco na abertura da

XIV Conferência Estadual Espírita da FEP. Pinhais, PR

 

Pinhais/PR – 16 de março de 2012

A XIV Conferência Estadual Espírita da Federação Espírita do Paraná – FEP - teve sua abertura oficial na noite do dia 16 de março de 2012, nas excelentes instalações da Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba/PR. Transição Planetária foi tema central da XIV Conferência.

O Maestro Plínio Oliveira, com seus músicos da Orquestra da Paz, apresentou agradável e envolvente momento musical, preparando os corações e mentes para a conferência de abertura com Divaldo Pereira Franco. Estava presente, entre outras autoridades, o Prefeito de Curitiba Luciano Duti, dirigentes da FEP, expositores convidados e mais de 10.000 participantes deste magnífico evento.

Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, abordou o tema O Suave Cantor da Galileia, onde destacou a brilhante história do Messias de Nazaré, a repercussão de suas mensagens de amor a transformar as atitudes das criaturas que as acolheram com sentimentos de libertação. Toda a doutrina de Jesus pode ser sintetizada em dois postulados: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; e não fazer a outrem o que não desejarmos que outrem nos faça. Nesses dois postulados estão contidas todas as mensagens do inolvidável Galileu.

TEXTO: Paulo Salerno

Abraços,

Jorge Moehlecke

 

Na foto Divaldo falando para o grande publico, trabalhadores,  Divaldo com os outros oradores e organização da XIV Conferência Estadual

 

 

 

 

 

Registro. A “Toronto Spiritist Society” inaugura sua nova sede

Toronto, Canadá

 

Querido Ismael,

Foi com alegria que hoje inauguramos a nossa nova sede. Estamos agora no 261 Gerrard St.E. Toronto.

Para aqueles que vierem visitar Toronto estaremos felizes em recebe-los.

Hoje tivemos a nossa palestra pública semanal seguida do nosso Lunch and Learn mensal.

Abaixo fotos desse dia muito feliz para todos nós!

Abraços fraterno com carinho,

Sandra Mussi

 

We have a new home!

Welcome to our new home.
The Toronto Spiritist Society is now officially in its new location at 261 Gerrard St, E.
I would like to thank all those who volunteered over the last week to make our move possible.
Without your help, none of this would be possible.
Today we have our first event at the new office. It is our monthly lunch-and-learn and we invite everyone to come and visit us.
José Mussi
TSS - President

 

(Informações e fotos recebidas em email de Sandra Mussi)

 

José Mussi em sua fala

O grupo feliz com a nova sede. No centro da foto Sandra e José Mussi

 

 

 

Palestras com Gorete Newtom

Londres, Reino Unido

 

(Informação em email de Elsa Rossi)

 

 

 

Registro. Realizado o 1º. Seminário Médico-Jurídico-Espírita

Santana do Livramento, RS

 

Com o tema, DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ESPIRITUALIDADE – DESAFIO E SUPERAÇÃO, o evento foi realizado neste sábado,  17março 2012, com o seguinte desenvolvimento:

SEMINÁRIO

13h30min - Abertura e Música

14h - Palestra “As Drogas e a Abordagem Espírita”   (Rogério Antônio Hermes – Carazinho/Bacharelando em Filosofia e expositor espírita)

15h -  Palestra  “Modelos de Tratamento da Dependência Química”  (Rafael Kochhan – Porto Alegre/ Acadêmico de Psicologia da UFCSPA e expositor espírita)

16h - Espaço para perguntas e intervalo

16h30min - Palestra “As Redes Sociais e as Relações Familiares ante a problemática da Dependência Química” (João Paulo Bittencourt Cardozo – Sarandi/ Promotor de Justiça, Presidente da Sociedade Espírita Joanna de Angelis, Vice-Presidente Administrativo da Associação Jurídico-Espírita do RS – AJE-RS e expositor espírita

20H – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

“Dependência Química e Espiritualidade” (Dr. Edson Cardoso – Santo Ângelo/ Médico Psiquiatra) 

 

(Texto e fotos recebidos de Nery de Lima Pereira)

 

Nery de Lima Pereira apresentando os convidados: a esquerda Rogério Antonio Hermes/Bacharelando em Filosofia ; a direita Rafael Kochhan/Acadêmico de Psicologia ; Mirta Cal/Pres. Federação Espírita Uruguaia ; Nilsa Martinez/Pres.

União Departamental Espírita (Rivera) ; João Paulo Bittencourt/Promotor.

Mais de ‎500 pessoas ..! A tarde no 1º Seminário Médico-Jurídico -Espírita....só temos a agradecer..!

Grupo Vocal da " Casa Capitão Maurício"...regido por Tânia Gisler que abrilhantou e emocionou a

todos com a harmonia das vozes...! 

Palestrante Rafael Kochhan (Psicólogo) fazendo alongamento com o público e a Moderadora Médica Dra Maria Cristina Fervenza

Palestrante João Paulo Bittencourt/Promotor e a Moderadora Advogada Dra. Cynthia Godinho

 A noite o  encerramento  com o Palestrante Edson Cardoso, psiquiatra e o Moderador Médico Dr Marco Aurélio Vasconcelos...

Encerramento maravilhoso a noite do 1º Seminário Medico Jurídico Espírita...sala cheia com energia elevada....

Quando a " Boa vontade" esta presente em nossas mentes e registrado em nossos corações, o trabalho é leve e se pratica com alegria....

Fim da jornada !!

Sala vazia.... cadeiras guardadas enfileiradas... palestrantes e companheiros de jornadas, todos encerram com sorriso no rosto e a felicidade registrada na alma com a certeza de haver doado um pouquinho de si em pró do seu irmão...

 

 

 

Charles Kempf: “Jovens, Drogas e Álcool- Desafios e Possibilidades

na  “Fraternity Spiritist Society”. Londres, Reino Unido

 

(Informação em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

 

USE/SP- Encontro Fraterno

Marilia, SP

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Repasso convite para o Encontro Fraterno promovido pela USE São Paulo, na cidade de 

Marília, para a participação de dirigentes das casas espíritas das regiões de Marília e

Assis.

 

Abraços,

 

Donizete

 

--------------------------------------------

 

USE - UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

USES REGIONAIS DE MARÍLIA E ASSIS

"Encontro Fraterno de Unificação em Marília” 
 
Dia: 24 de março de 2012
 
Das 15:00hs às 18:00 hs no (sábado)
 
Local:
União Espírita João de Camargo
Rua José Alberto Gonçalves, nº 120, bairro de Tangará, Marília - SP
(Ponto de referência: ao lado do Esmeralda Shopping)

 

Temário para o Encontro:

 

1 – Gestão. Ouvindo as sugestões a respeito;
2 - Eleições como tema em geral, para que as pessoas entendam o processo democrático da USE.
3 - Congresso Estadual de Espiritismo.

 

Participantes:

USE Regional de Marília e USE Regional de Assis

 

Contato: Mara (14) 3433-5614 ou (14) 9709-8835

 

Emails:     Mara - [email protected]

 

                    Miguel - [email protected]      

 

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra com Luiz Pessoa Guimarães no Maria Benta

São Paulo, SP

 

(Informações em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Informações sobre a Comenoesp a ser realizada em

Marilia, SP

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Repasso e-mail enviado por Mara Vanin, presidente da USE Intermunicipal de Marília, referente

aos preparativos da Confraternização de Mocidades Espíritas que será realizada em abril,

em Marília

 

Abraços,

 

Donizete

 

--------------------------------------------

 

Olá, amigos.

 

Vamos colaborar com nossos jovens, pois a COMENOESP já está chegando...

 

O Departamento de Mocidade está angariando material de limpeza (desinfetante, detergente e papel higiênico) e alguns produtos alimentícios (óleo, farinha NITA, café).

 

Nossos jovens também estão precisando de voluntários para auxiliar no preparo das refeições e

passistas para atendimento dos jovens que precisarem durante o Encontro.

 

Por favor, divulgue este pedido e se você pode colaborar, envie  seu nome e telefone para[email protected] e ele entrará em contato .

 

Sua ajuda pode fazer a diferença.

 

Muito Obrigada!

 

mara vanin 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra com Lourenço Barros

Recife, PE

 

SEMINÁRIO

Equilíbrio Mente/Corpo

 

Lourenço Barros

Local: UNILUZ – União Espírita Caminho da Luz

Data: 31 de março de 2012

Horário: 08:30 às 12:00h

 

União Espírita Caminho da Luz - UNILUZ
Rua  Sá e Souza, 1415, Boa Viagem
Recife-PE CEP - 51.130-030
Fone: (81) 3462.3847
VISITE e DIVULGUE A NOSSA HOME PAGE: www.uniluzpe.org.br

 

(Informação recebida em email da lista [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Teatro. A Morte é uma Piada

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

(Informação recebida em email de Luiz Roberto Invernizzi [[email protected]])

 

 

 

Show Backyardgans Beneficente

São Paulo, SP

 

Caro Ismael,

Solicito sua gentileza em divulgar o evento abaixo, cuja renda é destina à construção da sede própria que está em andamento.

Quem não conhece os bonecos BACKYARDGANS, veja no Youtube:http://www.youtube.com/watch?v=IrTjZdvNxys&feature=related

Fraternal abraço

Sander

 

(Informação em email de Sander Salles Leite)

 

 

 

Boletim do SEI -  Serviço Espírita de Informações

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/03/ato-publico-em-favor-da-cpi-da-verdade.html

 

 

 

Visite o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

Direção e apresentação Nelson Custódio da Silva

 

 

 

Leia  a Revista eletrônica semanal eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui: www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Leia o boletim da FeDF

 

Acesse aqui:

http://www.boletimfedf.blogspot.com.br/

 

 

 

 

A força do Amor!

 

Wellington Balbo

Bauru, SP

 

Cabelo em desalinho, roupa suja e mal cheirosa, olhar triste e perdido demonstravam o infeliz estado  de espírito daquele homem.

Havia abandonado a família há 5 anos depois de ter conhecido a falência de sua empresa, envergonhado, deixou esposa, filhos e dívidas para trás...

Desiludido com tudo resolveu perambular pelo mundo.

Certo dia entrou em uma lanchonete e desabou a chorar.

O dono do estabelecimento, compadecido daquela pobre criatura, foi oferecer auxílio.

O andarilho pediu apenas uma refeição, no que foi prontamente atendido.

Viu  na pessoa que o atendera alguém com quem poderia conversar, precisava mesmo desabafar, contar sua história, pedir um norte, uma direção ...

Foi o que fez, confidenciou sua vida para aquele homem que lhe oferecera apoio.

O homem não o censurou, não criticou, entretanto,  deu-lhe o seguinte conselho:

 - Meu amigo, não duvide da força do amor, sua família lhe ama, volte, abra seu coração, fale os motivos de sua fuga, diga-lhes sobre suas dúvidas, seus receios...

O andarilho nada disse, apenas agradeceu e foi embora.

Passados 2 anos do ocorrido, certa vez adentrou naquela mesma lanchonete uma pessoa, cabelos cortados e bem alinhados, olhar feliz e seguro, sorriso doce nos lábios.

Perguntou ao dono do estabelecimento o preço de uma refeição.

Depositou o valor no balcão, olhou para  ele e pediu-lhe um abraço.

O dono da lanchonete estranhou, não conhecia aquele sujeito, qual  seria a razão de tudo aquilo?

Logo ficou sabendo que aquele homem era o mesmo que anos antes adentrara seu recinto com o coração dilacerado e muitas dúvidas na bagagem.

Ficou feliz em vê-lo bem, disposto e trabalhando.

Era agora uma outra criatura.

O outrora desanimado andarilho contou-lhe que resolveu acreditar na força do amor a que o homem se referira anos atrás.

Voltou para a família, e esta o recebera de braços abertos.

O amor é tonificante da alma, quando nele acreditamos temos força para transpor qualquer obstáculo.

Quando nele nos apoiamos não cogitamos desertar dos compromissos que assumimos.

O amor é clarão que ilumina o caminhar de todos que dele experimentam.

Benevolente, o amor oferece oportunidades de retificação dos equívocos, o amor não cobra, não se insensibiliza.

O amor constrói, o amor apóia, o amor compreende, o amor liberta.

O amor não machuca, não fere, é sutil como a brisa, e eterno como o tempo!

Ah, o amor...

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP