Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 20 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/20-03-2012.htm

 

 

 

 

Guimarães Rosa

A Paranormalidade em sua obra

 

“Às vezes, quase sempre,

um livro é maior que a gente.”

– Guimarães Rosa

 

                                   

Por Paulo R. Santos *

 

“Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituânio, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do tcheco, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito a compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração.”   (Comentário de Guimarães Rosa a uma prima numa entrevista).

 

 

Ao longo da história humana são muitos os autores que reconhecem uma participação estranha a eles próprios na produção de seus trabalhos. Na arte e na cultura em geral, seja escultura, teatro, pintura, literatura, muitos relatam sentir, sonhar, intuir, imaginar, estar em um estado alterado de consciência enquanto produzem. Com Guimarães Rosa, considerado por muitos críticos o maior escritor brasileiro da segunda metade do século 20, não foi diferente.

 

Ao iniciar sua carreira como médico, em Itaguara, MG, pequena cidade às margens da atual rodovia Fernão Dias, o escritor conheceu um espírita que de algum modo o influenciou para o resto de sua vida. Esse amigo é citado várias vezes em sua consagrada obra Grande sertão: Veredas como uma espécie de conselheiro distante. É o personagem Riobaldo, quem diz algumas de suas reflexões muito interessantes sobre vida e morte. (É o compadre Quelemém, que é de Cardeq, escrito assim mesmo no livro).

João Guimarães Rosa, nasceu em Cordisburgo, MG, em 27 de junho de 1908 e ficar encantado’ (expressão usada por ele no lugar de morrer) em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro. Em 1938, foi nomeado cônsul adjunto em Hamburgo, e seguiu para a Europa, lá conhecendo Aracy Moebius de Carvalho (Ara), que viria a ser sua segunda mulher. A superstição e o misticismo acompanhariam o escritor por toda a vida. Ele acreditava na força da Lua, respeitava curandeiros, feiticeiros, a umbanda, a quimbanda e o ‘kardecismo’. Dizia que pessoas, casas e cidades possuíam fluidos positivos e negativos, que influíam nas emoções, nos sentimentos e na saúde de seres humanos e animais. Aconselhava os filhos a terem cautela e a fugirem de qualquer pessoa ou lugar que lhes causasse algum tipo de mal-estar.

Mas, é no livro Tutameia (Ed. Nova Fronteira) que vemos a sua paranormalidade, em suas próprias palavras, cujos trechos transcrevemos aqui:

 

“ – Minha vida sempre e cedo se teceu de sutil gênero de fatos. Sonhos premonitórios, telepatia, intuições, séries encadeadas fortuitas, toda sorte de avisos e pressentimentos.”

“ – Talvez seja correto eu confessar como tem sido que as estórias que apanho diferem entre si no modo de surgir. “À Buriti” (Noites do sertão), por exemplo, quase inteira ‘assisti’, em 1948, num sonho duas noites repetido.”

“ – Conversa de bois” (Sagarana), recebi-a, em amanhecer de sábado, substituindo-se a penosa versão diversa, apenas também sobre viagem de carro-de-bois e que eu considerava como definitiva ao ir dormir na sexta.”

“ – Quanto ao Grande sertão: Veredas, forte coisa e comprida demais seria tentar fazer crer como foi ditado, sustentado, protegido – por forças ou correntes muito estranhas.”

 

Pode ser que não seja fácil para as gerações futuras lerem Guimarães Rosa, com seus escritos num 'mineirês' arcaico, embora ainda conhecido por quem mora nos sertões das Gerais. Com o correr do tempo, num mundo cada vez mais globalizado, é mais que provável que esse regionalismo se perca com o retorno à vida espiritual daqueles que ainda o conhecem. E com essa perda, talvez se perca também um modo único de ver e sentir a vida. Mas, como escreveu Guimarães Rosa “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente.” (idem)

Apesar de ambientadas no sertão de Minas, as histórias ou estórias de Guimarães Rosa, têm contéudo universal. Não por acaso o ex-jagunço Riobaldo diz ao seu interlocutor, no Grande sertão: Veredas, que 'o sertão está em toda parte'. Este livro em particular apresenta uma forma nova de ver e sentir o amor. E a história de amor entre Riobaldo e Diadorim ainda vai render muita conversa!

---------------------

* Paulo Santos é articulista, professor na cidade de Divinópolis, MG.

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

Divaldo Pereira Franco na XIV Conferência Estadual Espírita da FEP

Pinhais, PR

 

Pinhais/PR – 17 de março de 2012

A XIV Conferência Estadual Espírita da Federação Espírita do Paraná – FEP - teve sua continuidade no dia 17 de março de 2012. A Expotrade – Convention Center, em Pinhais/PR já pela manhã bem cedo, encontrava-se engalanada para receber os sedentos de conhecimento, ou seja todos nós.

Os conferencistas Sandra Della Pola, gaúcha, abordou o tema Transição Planetária: por que te deténs? e Haroldo Dutra Dias, mineiro, discorreu sobre A Alvorada Cristã e a Transição Planetária – Profecias Bíblicas e o mundo de regeneração.

Na parte da tarde os expositores foram, Suely Caldas Schubert, com o tema Espiritismo, uma nova era para a humanidade; Sandra Borba Pereira apresentou o Papel libertador da educação no processo de transição planetária; e Divaldo Pereira Franco, com o Seminário Transição Planetária.

No período noturno o conferencista foi Alberto Almeida que desenvolveu o tema Transição Planetária – Você em suas mãos!

Destacamos do seminário apresentado por Divaldo Franco, Transição Planetária, os seus comentários sobre as ocorrências sísmicas/vulcâneas ocorridas nessa primeira década do Século XXI, as profecias de Jesus para a humanidade e o convite de Jesus e da Doutrina Espírita ao amor, a paz, a fraternidade. O exercício do amor supera, como sempre, a idiotice, o egoísmo a perfídia ainda estabelecidos em a criatura humana.

TEXTO: Paulo Salerno

Abraços;

Jorge Moehlecke

 

Divaldo Pereira Franco

Suely Caldas Shubert

Divaldo Pereira Franco e o  numeroso público que compareceu ao XIV Conferência Estadual Espírita da FEP

O orador Alberto Almeida

O orador Haroldo Dutra Dias

 

 

 

Palestra com Richard Simonetti no SEOB

São Carlos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Obreiros do Bem -  São Carlos [[email protected])

 

 

 

XXI Congresso Espírita Pan-Americano

Santos, SP

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Cynthya MMichelin [[email protected]] e de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

Seminário sobre Dependência Química no C.E. “A Caminho da Luz”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. II Mostra Cultura Espírita

Arujá, SP

 

No dia 17/03/12 o Centro Cultural Espírita Reflorescer realizou  a II Mostra Cultural Espírita na APAE  Arujá/SP, espaço  gentilmente cedido por Maria José e pelo qual somos gratos.

Agradecemos a participação de: ADÃO NONATO, VANSAN, DECK ROCK, LUIZ CLÁUDIO com o Evangelho no Lar e os representantes dos  ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. Grandes nomes que abrilhantaram o nosso encontro trazendo luz e esclarecimento. Nosso muito obrigado.

Os trabalhadores do Centro Cultural Espírita Reflorescer mais uma vez contribuíram  com alegria, amor e gratidão para que o evento acontecesse. O trabalho em equipe foi essencial, foi dez, parabéns! Divertimo-nos doando o que de melhor temos em favor da propagação do Espiritismo.

Recebam todos um super abraço de gratidão e até 2013 com a III Mostra Cultural Espírita.

Rosangela Pires

Adão Nonato

Vansan

 

 

 

 

 

 

Palestras programadas para o Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Imagem inline 1

O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para a palestra JESUS FALA AO SEU CORAÇÃO com Leonardo Meirelles.

O expositor é Presidente do Grupo Espírita da Fé (GEFE).

O evento faz parte do Ciclo Mensal de Palestras e será realizado no dia 25 de março, domingo, às 18h.

Maiores informações pelo site http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

Prestigie e divulgue.

Fraternalmente.

 

(Informações recebidas em email de Marcio Hungria)

 

 

 

Palestra com João Alberto Teodoro no CECC Maria Dolores

São Paulo, SP

 

Amigos,

 

Convido à  todos a participarem  da nossa palestra publica do dia 31/03/2012 sábado às 15hs

com o nosso ilustre e querido amigo João Alberto Teodoro, que está lançando seu livro

Um Amor Diferente – “Nossas Escolhas” pelo Espirito Augusto Cesar Vanucci.

Na palestra , João,  explanará sobre o livro. vale a pena conferir !!

*Haverá exemplares do livro á venda no local*

 

OBS ... o livro é fantástico ... eu só não vou falar mais senão ..rsrsr..perde a graça !!rsrs

 

Conto com a presença de todos !!!

CECC MARIA DOLORES

Rua Vicente Melro, 36 – Imirim / São Paulo

 

 

Muita Paz e Muita Luz !!!

Grata. Ludmilla

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Programação do 3º. Simpósio 2012

Bragança Paulista, SP

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Eventos espíritas programados para

Curvelo, MG

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Palestra comemorativa de 22 anos do G.E. Paulo de Tarso

Taubaté, SP

 

                                 

GRUPO ESPÍRITA PAULO DE TARSO

 

EM COMEMORAÇÃO DOS SEUS 22 ANOS

CONVIDA A UMA PALESTRA

 

LOCAL: Av. Dr. César Costa, 139

Bairro Morumbi–Taubaté/SP

Orador: ISMAEL DA SILVA COSTA

Tema: Apóstolo Paulo de Tarso

Data: 28/03/2012 às 20:00 hs.

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Agenda de palestras musicadas com Margarete Áquila

Março 2012

 

Margarete Áquila

Foto Ismael Gobbo

 

18/03 DOMINGO AS 9H30M RIO PRETO -C. E. ALLAN KARDEC- ROSALINA,  A CONFIRMAR,

18/03 DOMINGO AS 20H15M SANTA FÉ DO SUL DOUGLAS,  C. E. ALLAN KARDEC

19/03 SEGUNDA AS 20 H FERNANDOPOLIS- TERESA, C. E. ABRIGO AOS AFLITOS

20/03  TERÇA    AS 20H  VOTUPORANGA -  LUIS  G.E.MARIA DE NAZARÉ

21/03  QUARTA  AS  20H  AURIFLAMA - BERNADETE, C.E. AMOR E CARIDADE

22/03  QUINTQ  AS   20H CATANDUVA - ROBERTO -C. E. JOANNA DE ANGELIS

23/03  SEXTA    AS   20H  POPULINA -   MARIA ROBLES, NO ALBERGURE, CENTRO AO LADO

24/03;12 RETORNO PARA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,  PARA PORTO ALEGRE.

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Bruno Rodrigues no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 


Imagem inline 1

 

 

 

Nesta terça dia 20 de março às 19h30m, vamos receber nosso grande amigo Bruno Rodrigues, que estará conosco para trazer a palestra "Autodescobrimento... Um olhar para dentro!!!", quem o conhece sabe muito bem do seu carisma. Venha juntar-se a nós e desfrutar desse bom momento que o Bruno com certeza nos proporcionará.

 

(Informações recebidas em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

Visite o site Kardec ponto com

João Pessoa, PB

 

ISMAEL,
 
Divulgue a nossa revistinha eletrônica, por favor.
Os links de acesso para leitura já estão postados
em nosso blog KARDEC PONTO COM.

http://amigoshansenianos.blogspot.com/
 
Basta clicar nas capas.
Muito obrigada, mais uma vez, amigo!
 
CARMEM BARROS,
Coordenadora do Grupo de Estudos Espíritas
e Evangelho no Lar - Amigos Hansenianos e
do blog KARDEC PONTO COM.

 

 

(Informações em email de Carmem Barros e do Blog Kardec Ponto Com)

 

 

 

Teatro: peça “Há dois mil anos”

Valinhos, SP

 

Cena de Há dos Mil Anos

Públio e Lívia

 

MEUS AMIGOS:

 

Chega a Valinhos a produção de teatro “HÁ DOIS MIL ANOS”, espetáculo de 120 minutos, apresentando uma nova versão do clássico do Espírito Emmanuel, psicografado pelo médium Chico Xavier, e que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos.

 

Venha se emocionar com o Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, num cenário inesquecível da Roma Antiga.

São 16 atores interpretando mais de 40 personagens numa produção requintada, e com músicas cantadas ao vivo. Efeitos especiais não faltam.


Elenco

ALCESTE MADELLA            Senador Flamínio
ALMIR MACUL                     Simeão
ANDRÉA COSTA                  Sêmele
EVAN HALEGAM                 Pôncio Pilatos
FABÍOLA QUAGLIETTA      Flávia
FERNANDO LIMA                Sulpício
JOSÉ JUNIOR                        Saul e Marcos
JOSÉ RAMOS                        João Evangelista
LUCIANO ROCHA                André de Gioras
MIRELLA KHAYAT              Fúlvia
REGINA CATELLANI           Cláudia
RENATO CRUZ                     Plínio
TÂNIA GIMÊNEZ                  Calpúrnia
TATIANA MONTAGNOLLI  Lívia
WENDEL PINHEIRO             Públio Lêntulus

SERVIÇO:


Data: 31 de março de 2012 - sábado - 21 h
Peça: "HÁ DOIS MIL ANOS" - Uma história de amor e esperança
Adaptação e Direção: Gabriel Veiga Catellani
Tempo de duração:120 minutos
Faixa Etária Sugerida: A partir de 12 anos
Ingressos - Inteira R$ 40,00 - Idosos e Estudantes - 20,00 - Promocional antecipado - R$ 30,00
Local – Auditório Municipal de Valinhos – Rua 21 de Dezembro, 66 – Centro

Censura – 10 anos

Veja onde adquirir os ingressos antecipadamente:

 

Casa de Caridade Irmã Vera Cruz - Márcia Ladeira

Centro Espírita Amor e Caridade - Anete

Grupo Fraterno Foco de Luz - Selminha

Casa do Caminho - Arlete

ICEAC - Emilia

Grupo Luz e Esperança - Celina

Morada de Luz - Marcel

Casa de Pedro - Bene

Grupo Espírita Os Peregrinos - Rose e Cláudia

Ou pelo telefone:  9178 3333 – 3869 4643 - Fale com André, Isabela ou Cláudia.

Ou reserve por este e-mail. É só clicar.

Espero o seu contato e veja o anexo

André Luiz Rosa

Teatro: Há dois mil anos

(Informações em email recebido de Otavio Cunha)

 

 

 

Chá Beneficente no “A Caminho da Luz”

São Paulo, SP

 

 

 

OLÁ PESSOAL!

VAMOS COLABORAR COM A AQUISIÇÃO DE CONVITES PARA O CHÁ BENEFICENTE NO CENLEP.

PRESENTEIE SUA MÃE, AVÓ, TIA.... ELAS IRÃO ADORAR!

AS PRENDAS PARA OS SORTEIOS SÃO MARAVILHOSAS.

SERÁ UMA TARDE AGRADÁVEL E ESTARÁ AJUDANDO AOS 110 IDOSOS DO RECANTO DO IDOSO NOSSO LAR.

CONTAMOS COM VOCÊ!

ADIQUIRA NA SECRETARIA DO C. E. A CAMINHO DA LUZ

AV.SAPOPEMBA, 648 - ÁGUA RASA/SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Boletim da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

 

Festival de Cinema Transcendental

O segundo Festival de Cinema Transcendental ocorre em Brasília de 26 a 29 de março e em Fortaleza de 9 a 12 de abril com organização da produtora Estação da Luz.

mais [+]

Evangelho e Atualidade   

A cidade história de Ouro Preto (MG) sediará nos dias 30 e 31 de março o "Seminário Espírita da Região dos Inconfidentes – SERI", promovido pelo CRE da União Espírita Mineira, tendo como tema central "O Evangelho e a Atualidade".

mais [+]

 

Comissões Regionais do CFN com novidades

Em abril iniciam-se as Reuniões das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB: Nordeste em Maceió (dias 13, 14 e 15), e, Sul em Florianópolis (dias 20, 21 e 22).

mais [+]

2ª Mostra de Vídeos Espíritas 

A 2ª edição da Mostra de Vídeos Espíritas TVCEI ocorre de 13 a 15 de abril, durante o 2º Congresso Espírita do DF, no Centro de Convenções Uysses Guimarães.  

mais [+]

 

 

 

Facebook

Twitter

Orkut

 

 

 

 

Congresso Espírita do DF

Aproxima-se a 2ª edição do Congresso Espírita do Distrito Federal. De 13 a 15 de abril, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães receberá uma série de palestrantes em torno da abordagem do tema "Terra: a hora da regeneração". 

mais [+]

Ponto de Encontro de divulgadores

A Federação Espírita do Distrito Federal realiza o Ponto de Encontro dos divulgadores espíritas 2012. Os encontros ocorrem no 1º e 3º domingo do mês na sede da Federação. Na pauta do próximo encontro, o tema "Arte poética na imprensa espírita e na palestra espírita"...  

mais [+]

 

Reformador em tablets!

Você assinante do Reformador que possui em mãos a oportunidade de estudar, aprofundar-se nos conhecimentos doutrinários e atualizar-se com artigos e notícias sobre o Espiritismo, tem agora mais uma novidade em mãos! 

mais [+]

Congresso Mundial em Cuba

A capital cubana Havana será a sede do 7º. Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, de 22 a 24 de março de 2012. "A educação e a caridade na construção de um mundo de paz"...  

mais [+]

 

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/reclamacoesamargas.html

 

 

 

 

 

Leia o Boletim do CEBM

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse: www.bezerramenezes.org.br

 

Estamos enviando  O BOLETIM de MARÇO DE 2012 com mensagens de harmonia e esperança.

Desejamos uma boa leitura.

Muita paz    

Sempre comunique mudanças de email para que seu cadastro não seja excluído.

Para visualizar o Boletim Online em PDF, é necessário ter instalado o ADOBE ACROBAT READER, que pode ser baixado GRATUITAMENTE em:

http://get.adobe.com/br/reader/

Fraternalmente, cumprimentam os amigos da

Área de Divulgação

Centro Espírita Bezerra de Menezes

 

 

 

 

 

 

 

Auto Confronto

 

Adelvair David

Jales, SP

 

O Espiritismo apresenta como necessidade maior para o ser humano, a reforma íntima, a modificação interior dos valores agasalhados na intimidade.

 

Este processo é o reconhecimento das imperfeições, e não é tarefa simples. O homem sempre altera o curso das novas propostas, em favor do desejo de permanecer como é aguardando melhor momento para a realização de suas mudanças.

 

A reforma íntima não só exige o ato de isolar a mazela para transformá-la minimizando-lhe a influência, como a determinação em realizar o auto confronto. Ficar frente a frente consigo mesmo e desafiar-se a viver uma nova vida; batalha a que nem todos estão dispostos, por exigir grande dispêndio de forças morais, sempre escassas em qualquer que necessite mudar. A vontade aguardará sempre o exercício na academia do bem.

 

O bem que fará aos outros com o novo comportamento fica em segundo plano em face do que poderá proporcionar a si mesmo, evitando o mal e as quedas a que deixa de estar suscetível; transformando-se em um verdadeiro distribuidor de bons valores. Neste sentido é necessário observar o ato de amealhar recursos visando o exercício da caridade; os meios devem ser sempre nobres para que não se corrompa doador e recebedor, pois que se assim for, o primeiro deixará de se beneficiar.

 

Muita gente tem sido ludibriada por alguns e pelas próprias crenças a esse respeito, quando acreditam que, para se tornar melhor basta adotar medidas pueris, realizar ações simplórias, tarefas sem comprometimento com a dignidade e com a vigilância; desejam a modificação automática de uma realidade íntima ruim para outra mais satisfatória sem esforço maior.

 

Necessário o auto confronto, se realmente o desejo é reformar a própria natureza. Comprometimento sério e sem desculpas com uma nova forma de sentir, pensar e agir; afinal, disse o Senhor Jesus: “brilhe a vossa luz”; a luz, disse Ele, não a treva de um passado obscuro e cheio de vícios, objetivando enganar a própria consciência.

 

Toda atitude, tarefa, atividade que vise auxiliar os outros, mas, não estimula a modificação de quem a está executando é falseada no seu princípio, mantendo desnorteados quem conduz e quem serve.

 

Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, disse Ele; bom lembrar que é como Ele amou; com respeito e devoção ao bem real, que não coaduna com nenhuma postura equivocada e mundana, mas sim, estimula em primeiro plano o crescimento de quem faz.

 

CONFRONTA-TE, NÃO TE PERMITAS CONDUZIR SEM JESUS, TENDO CORAGEM DE MUDAR PARA SER FELIZ.




 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP