Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 21 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/21-03-2012.htm

 

 

 

 

Desde sempre

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Quando Allan Kardec pergunta, na questão 683, de O Livro dos Espíritos, qual o limite do trabalho, responde o mentor espiritual que o assiste:

O das forças.

A esse respeito Deus deixa inteiramente livre o Homem.

Estaríamos diante de um representante do Sindicato dos Patrões?

Trabalhar até o limite das forças?!

            Desavisado estudante de sociologia certamente verá aqui algo do famigerado capitalismo selvagem, a exploração do Homem pelo Homem, conforme o conceito marxista. O favorecimento de alguns em detrimento de muitos.

            No início da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, havia a jornada de quatorze horas diárias, literalmente no limite das forças do pobre operário, em favor da prosperidade do patrão.

 Restavam-lhe dez para o repouso, das quais eram subtraídas as destinadas à alimentação, higiene pessoal, transporte, contato familiar, saúde…

                                                                       ***

            Obviamente, caro leitor, o Espírito que respondeu a Kardec não estava apoiando esse regime escravocrata.

Consideremos que não se referia exclusivamente ao trabalho profissional. Este é apenas parte do esforço a que somos convocados. 

O que ele sugere é que devemos estar sempre ativos, evitando a inércia, que contraria o dínamo-psiquismo próprio da natureza humana .

            Experimente parar de pensar por um minuto apenas.

Não conseguirá.

Nossa mente não cessa de trabalhar, nem mesmo quando dormimos. Sonhos são registros esmaecidos do que pensamos ou fazemos afastados do corpo, enquanto este se abriga nos braços de Morfeu.

 Ininterruptamente, emitimos energias, formando imagens que se expandem ao nosso redor, sustentando nossos estados de ânimo e as condições físicas e psíquicas que nos são próprias.

É o que caracteriza nossa condição de Espíritos, seres pensantes, distinguindo-nos dos seres inferiores, dentre os quais estagiamos em tempos remotos, na condição de princípio espiritual destituído da capacidade de pensar e decidir, custodiado pelo instinto.

 Agora nos cumpre seguir em frente, rumo à perfeição, a partir de nossa própria iniciativa, exercitando a razão.

O problema é que ainda estamos perto da animalidade, distanciados da angelitude. Prevalecem em nós impulsos instintivos que colidem com a razão.

Um exemplo típico, amigo leitor, está no exercício da sexualidade, algo inerente aos seres vivos, favorecendo a perpetuação das espécies.

 Nos seres inferiores a atividade sexual é inteiramente controlada pela Natureza, no chamado cio em que os parceiros são irresistivelmente atraídos ao acasalamento.

Com o ser humano é diferente. O exercício do sexo fica subordinado aos seus desejos. E em grande parte do tempo, principalmente no verdor da juventude, a mente indisciplinada povoa-se de fantasias de ordem sexual, disparando, não raro, envolvimentos passionais, que trazem prazer em princípio, tédio e preocupação depois...

Dizia São Jerônimo:

Trabalha em algo para que o diabo te encontre sempre ocupado.

No mesmo sentido o ditado popular:

Mente vazia é forja do demônio.

As tentações, não apenas no terreno da sexualidade, chegam sempre quando não temos o que fazer, quando não ocupamos a mente com o trabalho.

Peço-lhe licença, amigo leitor, para outra citação, desta feita do grande Voltaire:

O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.

O tédio, que nasce da falta de serviço, é porta aberta para o vício, que sempre resulta na incapacidade de prover às necessidades.

O jeito, portanto, é sempre ter o que fazer.

                                               ***

Quando falo em trabalho, amigo leitor, não me refiro apenas à atividade profissional, importante, sem dúvida, indispensável à subsistência.

Ocorre que essa atividade tenderá a ocupar cada vez menos nosso esforço, ante o desenvolvimento dos recursos tecnológicos.

Vão longe os tempos em que um operário trabalhava quatorze horas diárias. Em países desenvolvidos há uma tendência para a jornada de trabalho de apenas seis horas, cinco dias por semana.

Podemos considerar, à luz da questão 683, que é importante manter a mente ocupada, exercitando atividade, no trabalho profissional, nos cuidados com a família, no atendimento das necessidades de higiene e alimentação.

Não esquecendo nunca, porém, dois tipos de trabalho, fundamentais ao nosso crescimento como filhos de Deus:

 

·         Em características de Eternidade

            Somos imortais. Já vivíamos antes do berço e continuaremos a viver depois do túmulo.

      Não estamos na Terra em jornada de férias, nem simplesmente para resgatar dívidas relacionadas com escabroso passado.

      A finalidade principal da jornada humana chama-se evolução.

      Estamos aqui para superar mazelas e imperfeições, para desenvolver potencialidades espirituais, morais e intelectuais, a caminho da perfeição.

Por isso, é preciso investir nossas disponibilidades de tempo em favor do Espírito que viverá para sempre, muito além das exigências do homem que desaparecerá no túmulo.

Isso implica permanente esforço de aprendizado e renovação para sair daqui melhores do que quando chegamos.

 

·         Em características de Universalidade.

            A felicidade, como pleno cumprimento dos objetivos da Vida, como plena integração nos ritmos da harmonia universal, concretiza-se a partir de nossa participação em atividades que visam o Bem, no lar, na sociedade, na profissão, na atividade religiosa…

Por isso, a melhor iniciativa, no propósito de sustentar nosso equilíbrio, é a disposição de servir.

Onde quer que estejamos sempre há o ensejo de fazer algo em favor do próximo. 

                                                           ***

            O homem comum aprecia o lazer, dentro do dolce far niente, o doce não fazer nada.

            Assimilando noções mais amplas a respeito de nossas potencialidades, compreendemos que nada há mais gratificante e produtivo que o trabalho em características de eternidade e universalidade, que nos realiza como filhos de Deus.

            E o Criador, como ensina Jesus, trabalha desde sempre.

            Seremos felizes e realizados se nos dispusermos a imitá-lo, desde agora.

Para finalizar, um pensamento de Charles Schulz:

 

O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.

 

                                   Recado ao dirigente espírita.

            Enfatize, diante dos companheiros e frequentadores, a necessidade de exercitarem o trabalho em características de eternidade e universalidade, aprendendo e servindo sempre.

            Centro Espírita distraído dessa orientação é escola de alfabetização sem abecedário.

 

 

 

XXV Encontro de Evangelizadores Espíritas em

 Lorena, SP

 

Use   Regional    de

Cachoeira Paulista

(Informações em emails de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Encontro Fraterno conjunto das regionais da USE Jaú e Bauru

Jaú, SP

 

(Informação em email da Use Regional de Jaú)

 

 

A USE-SP tem no plano de trabalho para 2012 um ENCONTRO FRATERNO programado para o dia 25 de março – domingo.

 

Essa atividade é conjunta da Regional Jaú e Bauru e estava programada para outra cidade que não pode viabilizar o evento e foi solicitada a realização  em Jaú.

 

Vamos então realizar esse encontro no Centro Espírita  Verdade e Luz em Jaú, que está localizado à Rua General Izidoro, 453 – sala da USE.

 

A reunião será no domingo de manhã,

dia 25 de marco, das 9:00h ás 12:00h

Tópicos da Reunião:

 

- Ouvir a Região em relação a esta Gestão da USE. O que foi feito, o que pode ser melhorado, Pontos Negativos e Positivos a serem destacados;

- Esclarecimentos Gerais sobre o processo de Eleições da USE (Intermunicipais, Regionais, Estadual);

- Posicionamento aos Órgãos sobre o 15º Congresso Estadual de Espiritismo que acontecerá em Abril, na cidade de Franca.

 

FICA O NOSSO CONVITE A TODOS OS DIRIGENTES ESPÍRITAS

 

JUNTOS,  PODEMOS FAZER MAIS

 

 

UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

XIII Seminário “No Mundo Maior”

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra vai abordar “Espiritismo e Criminalidade”

Aracajú, SE

 

O Juiz Manoel Costa Neto estará proferindo palestra no Centro Espírita Casa da Fraternidade. Será na quinta-feira, 22, a partir das 20 horas, enfocando o tema: "Espiritismo e Criminalidade", destacando inclusive mensagens psicográficas aceitas em tribunais, elucidando circunstâncias, isentando de culpa acusados de crime. A palestra é aberta ao público, à Rua Porto da Folha, 1236, no Bairro Cirurgia, em Aracaju.

(Informação recebida em email de Luduvice José [[email protected]])

 

 

 

II Simpósio de Ciência e Espiritualidade de Mato Grosso do Sul

Campo Grande, MS

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário sobre “Casamentos e separações na Visão Espírita”

Brasilia, DF

 

Prezados Irmãos,

Neste domingo, 25/3/2012, teremos um seminário com o tema:

Casamentos e Separações na Visão Espírita

Serão abordadas as questões da vida em família, do celibato, obstáculos à reprodução, aborto, entre outros.

Dois palestrantes, ambos trabalhadores da FEB, ministrarão o seminário: Carlos Campetti e Geraldo Campetti.

O evento será das 8:30 às 12:30 com um pequeno intervalo de 20 minutos para um cafezinho.

Local: GFEIE - Grupo Fraternidade Espírita Irmão Estevão situado na quadra 911 norte

Se possível, repassem este convite a outras pessoas.

Durante todo evento os participantes poderão fazer perguntas acerca do assunto abordado. Teremos voluntários para tomar conta das crianças.

Um abraço fraterno.

Melhores informações: Claudionor - 81911662

(Informações recebidas em email de Lucy  Vogel [[email protected]])

 

 

 

Conversa com Geraldo Lemos Neto e música com Sérgio Santos

São José dos Campos, SP

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Palestras musicadas com Vansan

Uberlândia e Ituiutaba, MG

 

 

Finalmente vamos receber pela segunda vez, em Uberlândia, o nosso querido amigo Vansan, expositor espírita, de palestras musicadas.

 

Ele é natural de Mogi das Cruzes – SP (Brasil), onde reside. É músico profissional com vários CDs gravados e um DVD.

 

Vansan, apresenta-se como músico nos grandes clubes de São Paulo e outras capitais, feiras e exposições.

 

É formado em Comunicação Social e Artes e pós-graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes.

 

É espírita e trabalha como médium no Nucleo Espírita Caminho da Luz, em Mogi das Cruzes - SP. 

Realiza palestras utilizando a música, pelo Brasil e exterior.

 

Na sua palestra intitulada "Terapia Musical do amor”, utiliza como material doutrinário os ensinamentos da Doutrina Espírita, extraídos do Evangelho Segundo o Espiritismo, das obras de André Luiz e Emmanuel e da sua própria vivência na doutrina, que são ilustrados com músicas ricas em conteúdo e melodia, que levam os presentes a uma profunda reflexão sobre a importância da vida e das pessoas.

Consegue com seu empenho e entusiasmo fazer com que seus assistentes elevem o padrão vibratório através da música, deixando aflorar os sentimentos de paz e harmonia possibilitando um verdadeiro tratamento espiritual que representa para ele o maior objetivo a ser alcançado por seu trabalho realizado com muito amor e carinho conforme suas próprias palavras.

Compositor virtuoso, com excelente domínio do violão, transmite muita alegria com suas melodias edificantes.

Sua bela voz nos leva aos encantos da música celeste, que é praticada nas esferas espirituais elevadas, como sendo “ tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber”.

Elevando a vibração através da música e deixando aflorar as emoções, os sentimentos que se modificam possibilitando um verdadeiro tratamento espiritual..

Esperamos ter nossas alegrias renovadas, com a sua presença, pela segunda vez em nossa cidade de Uberlândia, trazendo-nos, uma vez mais, aquele banquete de luz espiritual para o deleite de nossos corações.

 

PROGRAMAÇÃO VANSAN, EM UBERLÂNDIA E REGIÃO - MARÇO DE 2012:

 

DIA 26-03 - 2ª FEIRA - 20 HORAS - CE A CAMINHO DA LUZ - ITUIUTABA-MG

                                                             Av 31, 381 - Centro.

 

DIA 27-03 - 3ª FEIRA - 20 HORAS - CE PAULO DE TARSO - UBERLÂNDIA

                                                                                          Av. Mário Nunes, 174 - Roosevelt

   

DIA 28-03 - 4ª FEIRA - 20 HORAS - CE FÉ E AMOR - UBERLÂNDIA

                                                                                           Rua Melo Viana, 876, Osvaldo.   

                                                                                                    

DIA 29-03 - 5ª FEIRA - 20 HORAS - CE PAULO APÓSTOLO - UBERLÂNDIA

                                                                                            Travessa José Camim, 170 - Centro.

 

DIA 30-03 - 6ª FEIRA - 20 HORAS - CE ALFREDO JÚLIO FERNANDES -    UBERLÂNDIA - Rua Bernardo Cupertino, 1877 - Daniel Fonseca. 

                                                                                 

Atenciosamente.,

 

Hélio Dias

 

34 9125 5222

[email protected]

Skype: espirita.helio

 

(Informação em emails de [email protected] repassado por Vansan)

 

 

 

Convite para Cursos de Esperanto, em

São Paulo, SP

 

INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

O Ccdpe-Ecm - CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO, promove: 

 

Cursos de Esperanto Básicos e Avançado

 

Começam nos meses de março e maio de 2012, cursos da língua internacional Esperanto, na sede do CCDPE-ECM, à Alameda dos Guaiases, 16, na Capital de São Paulo, com o objetivo de trabalhar a compreensão e pronúncia em nível pleno e conversação em nível intermediário, assim como oferecer conhecimentos de história da língua e desenvolver nele habilidades e competências de multiplicador.

 

A duração dos Cursos Básicos será de 103 horas e do Curso Avançado, de 130 horas, com duração de dois semestres. O curso básico terá duas opções de horário: às terças e quintas das 20 às 22 h ou aos sábados das 13:30 às 18h. Haverá aulas teóricas e de conversação, assim como atividades culturais para melhor assimilação do conteúdo. Veja horário completo abaixo.

 

Inscrições (vagas limitadas): Somente pelo e-mail: [email protected]

Informações pelo telefone: (11)5072-2211 (ccdpe-ecm) ou 11 - 3926-0500 com Pérola.

 

Taxa de inscrição R$35,00 no 1° dia de aula e mensalidade R$35,00 (no 2° sábado do mês), para despesas de manutenção da casa e coffee break's. Obs. o curso, embora de alto nível é gratuito, apenas se solicita a colaboração acima para as despesas de luz, água, limpeza, faxineira, etc e cafés nos intervalos. Os professores doam as suas aulas.

(Informações resumidas de email de recebido de Regina Bachega)

 

 

 

Lançamento por André Trigueiro do livro Mundo Sustentável 2

Brasília, DF

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Palestra com lançamento de livro por Marco Antonio Maiuri

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Os povos do passado eram não só racistas, mas também escravistas

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

        No passado, tanto a filosofia como a teologia e a própria ciência eram como que cegas diante de muitas coisas tidas como certas e morais, e que são absurdos para nós, hoje, do Terceiro Milênio. 

         Exemplificando, as civilizações antiga, medieval e mesmo moderna da raça branca tinham preconceitos de toda espécie contra as pessoas de outras raças, principalmente contra as dos negros e dos indígenas. As religiões não só toleravam os absurdos preconceitos raciais, mas até os apoiavam,  abertamente. E houve a lamentável escravidão da raça negra, em vários países ocidentais até o século 19, inclusive no Brasil. Assim, muitos dos avós de nossos irmãos negros de hoje foram lamentavelmente escravos. 

          O napolitano santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista, proibiu o ingresso de negros na sua Congregação. Justificou isso, dizendo que era para evitar que, quando um padre negro fosse visto pregando missão por um não católico, este fizesse chacotas gritando: cala a boca urubu!  O grande santo Afonso, o maior moralista da Igreja, hoje, não cometeria tal erro. Aliás, os Redentoristas, há muito que não seguem essa norma do seu fundador, sem dúvida, um grande santo.

         Dom Silvério Pimenta foi arcebispo de Mariana (MG), entre o final do século 19 e princípios do século 20. Era negro, muito inteligente e membro da Academia Brasileira de Letras. Participou do Concílio Ecumênico Vaticano I (1870). Com tal brilho ele discursou em latim numa assembleia dos bispos, arcebispos e cardeais desse concílio, que uma dessas autoridades eclesiásticas, referindo-se a ele, proferiu a famosa e histórica frase latina: “Niger sed sapiens” (Negro, mas sábio). Essa frase é racista, pois dá a entender que era estranho um negro ser assim tão inteligente como dom Silvério era, quando se sabe, hoje, que a inteligência nada tem a ver com a raça, mas com o espírito.

          E Kardec, em sua época ainda muita atrasada em antropologia, recebeu também essas influências racistas erradas, como se vê em matéria de sua Revista Espírita. Mas ele mesmo disse que, se no futuro houvesse alguma contradição entre um ensino da doutrina espírita e a ciência, que se seguisse a ciência. Ademais, os Espíritos Superiores e ele próprio foram rigorosos contra a escravidão dos negros, e defenderam a igualdade de todos os povos. (“Livro dos Espíritos”, questões 54, 831 e 9l8; e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. 17, item 3). 

        Realmente, houve muitos erros graves por causa do atraso evolucional da humanidade do passado, os quais, hoje, seriam tidos como imorais e até criminosos em, praticamente, todo o mundo civilizado. Havia até escravidão, embora não fosse só por motivos raciais. E o próprio são Paulo via a escravidão com naturalidade, como no caso do escravo Onésimo. (Carta a Filemom, em seu único capítulo).         

         A culpa, pois, dos preconceitos raciais e da escravidão do passado não é bem das pessoas, mas do baixo nível evolucional moral e cultural de outrora! 

 

           PS:

1)       Na minha coluna “Os cristãos verdadeiramente evangélicos e os outros dogmáticos”, de 27-2-2012, corrigir Daniel 5:5 para Daniel 13: 45, da Bíblia Católica.

2)       Na de 5-3-2012, “A fé cega é incoerente, e hão de fracassar ela e a conveniente”, eu lembro que os cristãos de fé cega deveriam pensar que eles não são um rebanho de quadrúpedes. E isso é chamá-los de inteligentes e não de quadrúpedes, como alguém assim entendeu!

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP