Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 30 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/30-03-2012.htm

 

 

 

 

Depoimento de Germana (Brasília, DF): Eu assisti Área Q

“Filme Brasileiro com jeito de produção norte-americana!

 

Veja as fotos:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.312737902125943.76264.278495788883488&type=1

 

 

 

 

Irmãos,

 

Quando assisti o filme 3D animado RIO, sai do cinema com o pensamento: - Filme norte americano com jeito de Brasil!

 

Dia 26/03, assisti no Festival de Cinema Transcendental em Brasília, o filme Área Q. 

Sai da exibição com o pensamento: - Filme Brasileiro com jeito de produção norte-americana!

 

Incrível!

Gerson Sanginitto e Halder Gomes conseguiram fazer um filme que no decorrer dele, é preciso focar a mente no pensamento de que o filme foi feito por Brasileiros. Se não focar, chegamos aos créditos acreditando se tratar de uma produção integralmente norte-americana.

 

Não se sabe direito se foi como Gerson e Halder conduziram o roteiro, as tomadas, os diálogos ou  pela acertada escolha de ter no casting um ator norte americano.

 

Que importa?

O tempero acertou em cheio.

 

Sem  nenhum demérito às nossas produções nacionais, que estão cada ano mais formidáveis e ganhando o respeito do exigente povo Brasileiro e críticos internacionais. Na verdade, fazer filme como os primos do norte da América é o mesmo que pedi para um gringo acertar o passo gingado de nosso maravilhoso samba. É possível, mas difícil!

 

Cada um no seu quadrado.. Cada País com seu estilo.

 

Mas...porém...contudo......sobretudo....Gerson Sanginitto e Halder Gomes preservando o que há de excelente em nossas produções nacionais e numa matemática muito bem aplicada, conseguiram fazer uma bela interseção de estilos, somando em Área Q, o jeito norte americano de fazer filmes

 

Durante toda a exibição do filme, persistiu a impressão de estar assistindo uma produção norte-americana, legítima, com inserções, na medida precisa, dos traços regionais do nordeste brasileiro.

 

Suprema costura!


Área Q pelo enredo que se desenrola numa pacata cidade do interior do Ceará, tinha tudo para ser monótono e arrastado.

 

Ao contrário, o roteiro inteligente, rico de detalhes, sem ser maçante, vai conduzindo seus personagens de forma leve, temperada de mistério já conhecido, porém intrigante, sem exagero forçado, numa linguagem simples e enxuta,

 

O filme tem argumentos fortes para decolar com sucesso a partir de sua estréia no dia 13 de abril:

 

Primeiro argumento:

Elogios mil para a escolha do nome do filme.

A conjuntura inserida no título Área Q, remete o interessado à atmosfera do famoso filme Homens de Preto!

O Verdadeiro sentido do nome do filme, alavanca o filme logo no início, não saindo mais do ranking atenção total durante toda a projeção.

Momento de muito interação com o público.

 

Segundo argumento:

Sem sombra de dúvidas, garantindo o sucesso da película, a admirável e acertada escolha do ator norte-americano: Isiah Washington.

A atuação dele é impecável, sem retoque.

Pelo contrário: Arrebatadora!

Quanta expressividade facial.

Quando ele se expressava no filme, adivinhávamos antecipadamente o que ele falaria, pois a mensagem já se fizera entender através da expressividade tremenda de seu olhar, nos trejeitos faciais, corporais, emocionais, enfim, maravilhoso!

 

Tenho certeza que Murilo Rosa, Tania Khalil e Ricardo Conti turbinaram suas atuações ao contracenarem com este admirável ator.

Dá gosto ir ao cinema, assistir este ator a altura de uma premiação como Melhor Ator do Ano.

 

Isiah Washington, deve ser exemplo para muitos atores.

 

O Terceiro argumento ancorando o provável sucesso de Área Q é o Roteiro.


Quem não foi ao cinema por atribuir ao filme, tema repetitivo, já muito explorado sobre aparições de extraterrestres, objetos não identificados, OVINIs, acertou. Nada de novo. O velho e surrado argumento do filme ET, era o prato do dia.

 

Feliz daquele que repete a fórmula e consegue fazer igual ou melhor!

 

Área Q fez melhor!

 

Sai de lá sem saber direito se o filme é declaradamente uma ficção cientifica, baseada em denúncias das presenças de extraterrestres em diversos lugares do mundo ou se o filme foi feito porque no Ceará eles realmente estão por lá a tanto tempo, que foi preciso contar a história daquela Àrea Q no Cinema, evidenciando o fato!


Esse impasse valoriza o filme, sobremaneira.

Não concluir e deixar o público desenhar seu próprio fim é no mínimo, genial!

Assunto para rodas de amigos nas reuniões sociais: É ficção ou enfatiza uma verdade?

O roteiro não se decidiu. Não defendeu bandeiras. Nem forçou barra alguma em favor da idolatria aos OVINIs.

 

Cada um com sua própria conclusão.

Quer acreditar que alguém pode ser abduzido? Que seja....

Quer acreditar que se criou uma ficção cientifica em torno de um romance entre pai e filho? Também pode.

Quer acreditar que no Ceará na Área Q tem OVINIs? Fique a vontade....

 

Quarto argumento a destacar é o encontro de duas culturas tão diferentes - Nordeste do Brasil e Norte Americana - numa conexão perfeita os personagens Thomas e Eliosvaldo (Isiah e Ricardo) arrancaram do público presente, em vários momentos do filme, inúmeras gargalhadas, cada um com seu jeito Brasileiro e Americano de ser.

 

Este encontro onde grassou a  lealdade de cada personagem à sua própria cultura, fez a diferença durante o drama.

 

Quinto argumento de sucesso é a leveza em que o tema OVINIs foi tratado.

Sem idolatria ou caráter aficionado aos extraterrestres.

Tudo muito light e ponto final!

 

A leveza de um tema que já fanatizou e fanatiza, ainda, a tantos, ficou registrada com glamour, quase no final do filme, quando Eliosvaldo, nativo da Área Q, se mostra tranquilo e sem afetação alguma, diante do representante de um pais considerado de primeiro mundo, onde a pesquisa cientifica não encontra obstáculos para se desenvolver e tornar seu povo mais lúcido e racional.

 

Fantásticas, na despedida dos dois, a interpretação ajustadíssima e a resposta simples e profunda de Eliosvaldo, ao então renomado jornalista norte americano, Thomaz Matheus, a princípio cético e descrente dos fatos. Toque de Mestre do Roteirista. Sintetizou o núcleo temático. Cada um busca e encontra na Área Q o que necessita, sem mais delongas, nem alardes.

 

Não posso deixar de citar a cena final.

Qualquer filme, tendo um ator genial capaz de transbordar para a tela a emoção mais pura, sentida, coerente com o momento, não tem como deixar de envolver o público e fazer um Gran Finale. Gerson sabia disto quando fez aquele belo close na estrela do firmamento Área Q.

 

Enfim, Área Q, é um exemplo de como fazer um bom filme.

Em poucas tomadas das mesmas paisagens contruiram uma história intrigante e de final surpreendente..

 

Para os Espíritas, o filme é recheado de princípios espiritistas.

 

Ao meu lado, sentou-se uma senhora de quase oitenta anos, fundadora de Centro Espírita, notável médium, portadora de um curriculum respeitável de quase 50 anos de trabalhos incansáveis na seara espírita.

 

A cada cena em que um princípio espiritista era sugerido, ela exclamava: Comunicação com os Espíritos, desdobramento. Noutra cena falava da mediunidade, vidência, noutra, reencarnação. Evidente, que não tive dificuldades em saber os pontos de contato que Área Q tem com o Espiritismo.

 

Falar de extraterrestre com um Espírita, causa lhe estranheza, se exagero permear a conversa.

 

Como diz Allan Kardec, explicando Jesus:

"O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."....."Há muitas Moradas na Casa do Pai".

 

Temos inúmeros Espíritos vindo de outras constelações a nos visitarem sempre.

A migração entre os mundos é uma dádiva de Deus.

Os povos interplanetários se autoajudam por ordenação Divina em prol da construção da Paz Universal.

 

Vão e vêm numa ordenação sistemática e contínua, respeitando o movimento natural da vida, assim como no encadeamento das estações do ano (verão, outono, inverno, primavera).

 

Então, não entendo porquê os aficionados teimam e querem, porque querem, transformá-los em Deuses?

São gente como a gente!

 

Já estiveram entre nós, ou ainda estão, os Espíritos oriundos de Capela, muito bem esclarecido pelo Mentor Emmanuel (livro: A Caminho da Luz) de Francisco Cândido Xavier, conhecidos por Capelinos. Hoje temos os imigrantes de Alcione conforme nos informa o livro Transição de Divaldo Pereira Franco.

 

Os Espíritos reencarnados na Terra também migram para outros Orbes.

Devem ser chamados por lá de ExtraSaturno, ExtraMarte, ExtraPlutão, ExtraJúpiter...rs...

 

Que importa a dimensão? Migrar entre as várias moradas é lei universal.

 

Evidente que com os temperos de mistério, abduções, aura do maravilhoso, do extraordinário, o tema torna-se bem mais excitante e garante muita adrenalina no sangue. Enfim, cada um no seu quadrado....

 

O Espírita sabe qual é o seu.

 

Para os Espíritas ou para os que professam outras religiões, seitas ou mesmo os amantes do cinema, o filme Área Q atenderá o gosto e preferência de quem se dignar ir aos cinemas a partir do dia 13/04.

 

Recomendo para todos!

A mensagem do filme é construtiva e nobre.

 

Quem resistirá assistir a dedicação de um pai amoroso e afetivo?

Acredito que ninguém....

 

Até quem já foi abduzido irá...rs...rs

 

Parabéns Gerson, Halder, Girão e Estação da Luz pela bela produção, com seu jeitão carismático Brasil-América!

 

Abrilhantou com louvor a abertura do II Festival de Cinema Transcendental em nossa cidade - Brasília.

 

Germana

Comunhão Espírita Brasília

 

(Informação repassada em email por Magali Bischoff, SP)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

São José, SC

 

27 de março de 2012

 

Visita à Federação Espírita Catarinense

Na manhã de 27 de março, Divaldo Franco visitou, a convite, a nova sede da Federação Espírita Catarinense, na rua Frei Fabiano de Cristo, 200, Bairro Monte Cristo, em Florianópolis/SC. Após percorrer as modernas e funcionais instalações, Divaldo foi entrevistado, falando sobre educação, disciplina, assiduidade, mediunidade, entre outros assuntos.

Conferência


No período noturno, a atividade do Semeador de Estrelas, Divaldo Franco, foi proferir uma conferência no Centro de Eventos São José, em São José/SC, na Grande Florianópolis.

Há exatos 65 anos Divaldo Franco iniciou sua tarefa na área da oratória espírita. Esta é uma data especial, - 27 de março de 2012 -, dando testemunho de sua fé e sabedor dos efeitos que o trabalho honrado produz, principalmente aquele que liberta a criatura de seus atavismos, encontramos o Arauto do Evangelho em plena atividade, proferindo mais uma conferência, a exemplo daquela que havia proferido em Aracaju/SE, no recuado 27 de março de 1947.

Nesta oportunidade, Divaldo apresentou a história verídica ocorrida com o Bispo Anglicano James Pike, seu filho toxicômano e os reflexos das ações de ambos, bem como a mediunidade a serviço do esclarecimento e consolo.

Homenageado pela Federação Espírita Catarinense, Divaldo Franco recebeu das mãos de seu Presidente Olenir Teixeira uma significativa placa, materializando e marcando o transcurso dos 65 anos de oratória espírita deste expoente divulgador da Doutrina Espírita.

 

TEXTO: Paulo Salerno FOTOS: Jorge Moehlecke

 

 (Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Divaldo visitou a nova sede da FEC. Florianópolis, SC

Divaldo na nova sede da FEC. Florianópolis, SC

Divaldo Pereira Franco em São José, SC

O numeroso público que compareceu ao Centro de Eventos São José

No dia em que se comemorou os seus 65 anos na tribuna espírita

Divaldo e equipe do livro em São José, SC

Divaldo autografando em São José, SC

Homenagem para Divaldo Pereira Franco pelos 65 anos de atividades na tribuna espírita

Aracajú, SE 27-3-1947/ São José, SC 27-3-2012

 

 

 

Divaldo Pereira Franco em sua primeira viagem a Porto Alegre, RS

Conferência no Instituto de Belas Artes

 

O evento aconteceu no dia 22 de setembro de 1956

 

Divaldo Pereira Franco no Instituto de Belas Artes,  em Porto Alegre, RS,  em  22 de setembro de 1956.

Foto do acervo de Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Eventos espíritas programados para

Uberaba, MG

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

PALESTRA: E O SINAL DOS TEMPOS

Palestrante: Manoel Tiburcio Nogueira – Ituiutaba-MG

Programação: Apresentações Musicais; Palestra; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 31 de março de 2012 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

Evento: HOMENAGEM A ALLAN KARDEC E CHICO XAVIER – ESTUDO REALIZADO POR CESAR CARNEIRO DE SOUZA

Data: 30 de março de 2012 – sexta-feira

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Aurélio Agostinho (Av. Lucas Borges nº 61 – Fabrício – Uberaba-MG)

 

CONVITE: 2 DE ABRIL, ANIVERSÁRIO DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

O Grupo Espírita da Prece “de Chico Xavier” e a Aliança Municipal Espírita – AME de Uberaba, têm o prazer de convidar V. Sa. e família para, juntos, comemorarmos o aniversário  de nosso querido irmão

Francisco Cândido Xavier

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 30 de março – sexta-feira – Palestra de Pedro Romero (de Recife)

Grupo Espírita da Prece “de Chico Xavier” – 19h30min

(Rua João XXIII, 1.495 – Pq das Américas)

Dia: 31 de março – Confraternização

Grupo de Voluntários do “Assistencial Chico Xavier” – 14h

(Av. João XXIII, 2.246 – Pq. das Américas)

Dia: 31 de março – Roda de Prosa com os convidados

Grupo Espírita da Prece “de Chico Xavier” – 19h30min

(Rua João XXIII, 1.495 – Pq das Américas)

 

(Informações em email de Luiz Carlos de Souza)

 

Francisco Cândido Xavier no Grupo Espírita da Prece

Foto Ismael Gobbo

Cidália Xavier Carvalho (Pedro Leopoldo, MG). Foto Ismael Gobbo

Dos irmãos de Chico Xavier d. Cidália é a única encarnada

 

 

 

 

Palestra com Richard Simonetti

Londres, Reino Unido

 

(Informação recebida em email de Alan Page [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com José Reis Chaves

São Paulo, capital e região

José Reis Chaves

 

 Abril de 2012

 

 Dia 19 – Belenzinho – Centro Espírita Nova Era –

     Rua Martim Afonso,78 – Casa 6 - Belém

     Tema : A FACE OCULTA DAS RELIGIOES

 

 Dia 20, no Manoel Bento, Bairro Santana

 

 Dia 21 – Guarulhos – C.E. Discipulos do         Evangelho

     Discipulos do Evangelho – Rua Francisco Foot, 1 –

     Guarulho, SP

     Tema: Presença Espírita na Bíblia

     50 minutos

 

 Dia 22 – 18:30 – Nucleo de Assistencia Social Casa  

      da  Esperança – Itaim – Presença Espírita na Bíblia.    5) Dia 22 – 9 horas da manhã – C.E. A Caminho da

      Luz 40 minutos – “  

      Avenida Sapopemba, 662  - Água Rasa, São Paulo

 

 

 Dia 23 – 09:30 Entrevista na Radio Boa Nova

 

 Dia 23 – 19 horas e depois uma segunda palestra as

    20:30 – As duas no mesmo centro do Domingo pela  

    manhã – A Caminho da luz

 

    Em 31 de Março de 2012, no Instituto de Estudos Espíritas de Itu, a partir das 19h, com autógrafos para meus    livros, Itu (SP).

    

Saiba mais sobre o orador José Reis Chaves

Acesse: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/01/focalizando-o-trabalhador-espirita-124.html

 

 

 

 

Seminário com Albucacys Mauricio

Barra do Piraí, RJ

 

(Informações recebidas em email de Eduardo e Vanessa [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital  e região

 

(Informações recebias em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Carlos Alberto Braga Costa no CEFA

São José do Rio Preto, SP

 

Carlos Alberto Braga Costa (Belo Horizonte/MG)

Escritor, Expositor e Médium espírita,

autor dos livros: Chico, Diálogos e Recordações - Editora UEM,

Para o Reino de Deus - no prelo,

Prefácios e Sabedoria de Emmanuel - no prelo.

Nasceu em 14 de Setembro de 1966, na cidade de Belo Horizonte MG.
Iniciou no Espiritismo 1987, através da frequência ao Grupo Scheilla, em Belo Horizonte, onde viu aflorar sua mediunidade. Trabalhou nesta Casa de Bênçãos por 10 anos. Durante treze anos trabalhou no Grupo da Fraternidade Irmão Wernner. 

Já no ano de 1995 foi convidado a integrar o quadro de trabalhadores da União Espírita Mineira, Federativa Estadual, através da exposição do Espiritismo e da preparação de facilitadores para a divulgação da Doutrina Espírita em âmbito estadual.
No ano de 2008, junto a um grupo de amigos fundou a FEEAK -

Fraternidade de Estudos Espíritas Allan Kardec.

 

PALESTRA NO CEFA 

 CARLOS ALBERTO BRAGA 

BELO HORIZONTE/MG

DIA - 30 DE MARÇO DE 2012 - SEXTA-FEIRA

 

HORÁRIO: 20 HS

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS - CEFA

RUA BENEDICTO GUAGLIARDI, Nº 291

BAIRRO ROMANO CALIL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP

informações (17) 9722.7556 - Vera

(Informações em emails de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

VII Fórum CEPA

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Cynthya Michelin [[email protected]])

 

 

 

Pinga Fogo com Richard Simonetti no Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

 

DE BAURU – SP

RICHARD SIMONETTI

Expositor espírita tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal…

 

Articulou, em 1973, o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em centenas de cidades.

Colabora assiduamente em jornais e revistas, espíritas. Escreve regularmente para periódicos espíritas de projeção nacional – Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Folha Espírita.

Tem quarenta e oito obras publicadas, com uma tiragem total de perto de dois milhões e duzentos mil exemplares.

É membro da Academia Bauruense de Letras.

DATA : 09/04/2012

H ORÁRIO: 20 HORAS

TEMA DA PALESTRA:

PINGA FOGO SOBRE MEDIUNIDADE

 

Richard responderá a perguntas elaboradas por nós sobre esse tema tão importante!

 

HAVERÁ VENDA DE LIVROS DO ORADOR

 

DIVULGUEM E COMPAREÇAM!!!!!

 

(Informações recebidas em email de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

 

Evangelho e Apresentação Musical no Fraternidade Gina

São Paulo, SP

 

RUA MAURO, 76, SÃO PAULO, SP

 

 

FRATERNIDADE  ESPÍRITA  GINA

 

CONVIDA

 

SÁBADO   31/03    19H30

 

EVANGELHO - CARLOS   ANTONELLINI

 

E

 

APRESENTAÇÃO  MUSICAL

 

GRUPO   CHAVES  DA  LUZ

 

Contamos com sua presença em mais esse

evento  da  nossa  casa

 

"O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.

A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO."
Emmanuel livro Estude e Viva   -  do cap 40

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro Mediunidade com Sandra Della Pola

Florianópolis, SC

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Festival de Teatro

Curitiba, PR

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Paraná sem Aborto

Paisagem típica do Paraná na região de Ponta Grossa. Foto Ismael Gobbo

 

 

Uma Campanha da FEP - Federação Espirita do Paraná e da AMEPR - Associação Médico Espírita do Paraná e da ABRAME-PR - Associação Brasileira dos Magistrados Delgacia do Paraná.

--------------------

 

Há doze anos, a Federação Espírita do Paraná e a Associação Médico-Espírita do Paraná lançaram para todo o Estado a Campanha “Vida, sim à Gravidez – Não ao aborto”, no Auditório do Teatro com a presença dos representantes de todas as URES.

 

Esta campanha tem como objetivos o esclarecimento e a orientação 1 - dos adolescentes quanto à gravidez precoce e indesejada e ao aborto intencional e criminoso; 2 - da prática do sexo com responsabilidade, assumindo-se os riscos e suas conseqüências; 3 - das mulheres com intencionalidade de abortamento e 4 - das que abortaram, todavia jamais interferindo no livre arbítrio da gestante, procurando sempre através da terapia do amor, valorizar a vida.

 

A campanha ficou alicerçada nos conceitos expressos por dois benfeitores da humanidade:

 

Francisco Cândido Xavier, afirmou: “Se o aborto for aprovado no Brasil, acarretará um carma coletivo de muito sofrimento e de difícil solução”.(1)

 

Da corajosa mensagem da Madre Tereza da Calcutá à Conferência da ONU, quando disse: “O maior destruidor da Paz no mundo hoje é o aborto. Ninguém tem o direito de tirar a Vida: nem a mãe, o pai, o médico, a conferência ou o governo”.(1)

 

Steve Jones, professor de genética da University College de Londres e diretor do Galton Labororatory afirma que há cento e cinquenta milhões de gestações por ano no mundo, quarenta por cento é abortada (2), isto representando sessenta milhões de homicídios.

 

A Doutrina Espírita é expressamente contra o aborto, e o considera um crime hediondo, esclarecendo que a vida começa na fecundação.

 

Este conceito fica reforçado pelos grandes mestres da Embriologia, da Genética e da Biologia.

 

Assim, para Karl E. von Baer, 1827, pai da Embriologia Comparada: “A vida humana inicia na concepção”(3)

 

Os autores Moore e Persaud (2000, p. 2) consideram que o “desenvolvimento humano é um processo contínuo que se inicia quando o ovócito de uma mulher é fertilizado pelo espermatozóide do homem”(3)(4).

 

O Embriologista Lewis Wolpert - pai da embriologia moderna chega a afirmar “o momento que o ovo começa a dividir-se é o MOMENTO mais importante da nossa vida, pois é a partir daí que se define o nosso destino” (5).

 

Jerôme Lejeune, médico geneticista e pai da Genética Moderna considera que “desde a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, existe um ser humano, com seu principio vital próprio e de todas as informações que caracterizam um autêntica pessoa humana” A fecundação é o marco da vida(6).

 

A Bióloga e professora de Bioética (Roma) Anna Giuli, menciona: “um novo indivíduo biológico humano, original a todos os exemplares de sua espécie, inicia o seu ciclo vital no momento da penetração do espermatozóide no óvulo”. Acrescenta, “a fusão dos gametas marca a constituição de uma nova individualidade biológica, quantitativamente diferente dos gametas que o geraram”(7).

 

Dr. Bernard N. Nathanson, foi diretor da maior clínica de aborto do mundo, Centro de Saúde Sexual (Cranch), a leste de Nova York, onde atuavam 35 médicos, eram realizados 120 abortos por dia. Em 1972, quando deixou a direção da Clínica, 60 mil abortos haviam sido realizados sob suas ordens, cinco mil deles feitos por ele, pessoalmente.

Naquele ano, assumiu cargo de diretor do Serviço de Obstetrícia do Hospital São Lucas de Nova York, local em que implantou o serviço de Medicina Fetal que realiza 50 tipos de cirurgia no interior do útero, com a finalidade de salvar e favorecer a vida do feto.

“Esta prática convenceu-o de que o feto é um ser humano, com todas as suas características que deve desfrutar de “todos os privilégios e vantagens como qualquer outro cidadão”. Ficou convencido que o aborto é “ato deliberado de destruição, um crime” (2)

Autor do filme: o grito silencioso – um aborto visto através do ultrassom.

 

Mesmo com todos estes conceitos, muitos médicos duvidam do início da vida na fecundação e tentam justificar em outros momentos como: 1- nidação, 2 - com o bater coração, 3 -  quando o feto deixa de ser embrião, 4 - com a manifestação do sistema nervoso, 4 - com a consciência de si próprio (18 meses de vida - intrautero) (contestado) – 18 meses) ou finalmente, 5 - com o nascimento (sem fundamento).

 

O ciclo da vida para a ciência é: “nascer, crescer, reproduzir e morrer”. A vida é uma única experiência.

 

O ciclo da vida para a ciência espírita: “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal e a lei”. Várias experiências.

 

Vamos a alguns fatos, nos quais a medicina salvou vidas:

 

Lina Medina – Peru - engravida com 4 anos e 8 meses, submetida à cesárea com 5 anos e 7 meses. Nasceu seu filho Gerardo Medina, em 14 de maio de 1939 (8).

 

Chris Biblis portador de leucemia em 1986, aos 16 anos congelou seu esperma e após 22 anos em 2008, através da fertilização in vitro, sua esposa Melorie engravida e nasce sua filha Stella em 22 de fevereiro (9).

 

Samuel Alexander Armas nascido em 2.12.1999 foi submetido à uma cirurgia intra útero com 21 semanas em Nashville para corrigir anomalia – espinha bífida com sucesso e hoje com mais de 12 anos, apresenta vida normal (10).

 

Madeleine Mann nasceu nos Estados Unidos com 280 gramas e hoje está com 22 anos (11).

 

Amillia Taylor - Revista Veja – 28 de fevereiro de 2007 - o bebê mais prematuro do mundo, 284 g, recebe alta depois de 4 meses na incubadora, agora com 2 kg, no dia 21, em Miami (12).

 

Melinda Estrela Guido, nasceu em Los Angeles em 30 de agosto de 2011, com 269 g (13).

 

A CAMINHO DE CASA - A Folha de S. Paulo, em seu caderno saúde – publica a foto e descreve, aos cinco meses, Melinda Guido recebe alta em Los Angeles: nascida com 270 g, ela é o terceiro menor bebê a sobreviver já registrado até hoje (14).

 

É a ciência médica preservando a vida, o bem maior!

 

A grande pergunta é: por que a medicina que tenta salvar vidas como os exemplos já descritos, aprimora técnicas para a realização de abortos?

 

É um absurdo!

 

A luta em favor da vida e contra o aborto se desenvolve nos meios religiosos e os Espíritas da FEB, da Associação Médico-Espírita do Brasil e outras estaduais, da Associação dos Magistrados Espíritas  - ABRAME, juntos com entidades católicas e protestantes procuram sensibilizar os políticos para que não haja a aprovação no Brasil do crime hediondo – o aborto (mesmo no anencáfalo).

 

E, para surpresa da nação brasileira, a Presidente da República, Dilma Roussef nomeia para ocupar o cargo de ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a socióloga Eleonara Menicucci, que mesmo antes de assumir “promete defender o aborto e já relatou ter se submetido à prática por duas vezes”. (15)

Criticou a falta de médicos nos serviços que fazem aborto legal no Pais. (16)

 

Provavelmente a ministra irá incluir na lista de qualificações, médicos “aborteiros” para o serviço público.

 

 

Estamos em frente a uma nova grande luta!

 

A grande nação espírita do Paraná procurará através da CARTA DO PARANÁ, elaborada na XIV Conferencia Estadual Espírita pela  Federação Espírita do Paraná, AME-PARANÁ – Associação Médico-Espírita do Paraná, ABRAME – Associação dos Magistrados Espíritas do Brasil e a Campanha “VIDA SIM” – de Maringá sensibilizar toda a população e os políticos, neste ano de eleições para que reflitam sobre o grande tema.

 

Por nossa vez, na hora do voto nas próximas eleições devemos ter a certeza que não estamos elegendo um candidato que venha aprovar o aborto.

 

As nossas preces, para a nova ministra, que ela tenha consciência de seus atos.

 

1 – Vida, sim à gravidez/Laércio Furlan organizador – Curitiba: Associação Médico-Espírita do Paraná, 1999.

2 - A vida contra o aborto – Dez perguntas e respostas sobre a origem da vida e a natureza do embrião - Marlene Nobre – FE Editora Jornalística Ltda.

3 – O direito à Vida e a Questão do Aborto – disponível em www.portaldafamília.org/artigos/artigo400.shtml

4– Embriologia Clínica – Moore e Persaud - 5ª. Edição.

5 – Questões polêmicas: Projeto matar outras cartas. Disponível em www.ghente.org.questões_polêmicas/cartas_enviadas

6 – O testemunho do Dr. Jerôme Lejeune – dispon ível em www.portaldafamilia.org/artigos/121.shtml

7 – Inicio da vida humana individual. Bases biológicas e implicações bioética – Anna Giuli – disponível em http://aborto.aaldeia.net/iniciodavida.htm

8 – Lina Medina – disp. em pt.wikipedia.org/wiki/lina_medina

9 – Chris Biblis – disp. em http:www.mahalo.com/chris_biblis

10 – Samuel Armas – disp. em randomnetstuff.com/page/Samuel

11 – Madelleine Mann –  em www.google.com.br/#pq=madeleine

12 - O bebê que não deveria viver - Revista Veja – 28 de fevereiro de 2007 – edição 2041

13 – Um milagre médico representa dilema ético – Melinda Guido – disponível em articles.latimes.com

14 – A CAMINHO DA CASA – Melinda Guido – Folha de S. Paulo – 3ª. Feira – 24 de fevereiro de 2012.

15 – Nova ministra defende direito ao aborto – Folha de S.Paulo – terça feira – 7 de fevereiro de 2012

16 – Divulgação para toda a imprensa brasileira.

 

(Informação recebida em email de Clayton Reis [[email protected]])

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP