Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado,  03 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/03-11-2012.htm

 

 

 

 

 

Instruções dos Espíritos

O Orgulho e a Humildade

 

11. Que a paz do Senhor seja convosco, meus queridos amigos! Aqui venho para encorajar-vos a seguir o bom caminho.

Aos pobres Espíritos que habitaram outrora a Terra, conferiu Deus a missão de vos esclarecer. Bendito seja Ele, pela graça que nos concede: a de podermos auxiliar o vosso aperfeiçoamento. Que o Espírito Santo me ilumine e ajude a

tornar compreensível a minha palavra, outorgando-me o favor de pô-la ao alcance de todos! Oh! vós, encarnados, que vos achais em prova e buscais a luz, que a vontade de Deus venha em meu auxílio para fazê-la brilhar aos vossos olhos!

A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidos são os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade, podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que este sentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que se devem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís, como

se trouxésseis um vestuário para ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos dAquele que nos salvou;

lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-o acima de todos os profetas.

O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, é porque os grandes da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são recompensas deferidas aos seus méritos e se consideram de essência mais pura do que a do pobre. Julgam que os títulos e as riquezas lhes são devidos, pelo que, quando Deus lhos retira, o acusam de injustiça. Oh! irrisão e cegueira!

Pois, então, Deus vos distingue pelos corpos? O envoltório do pobre não é o mesmo que o do rico? Terá o Criador feito duas espécies de homens? Tudo o que Deus faz é grande e sábio; não lhe atribuais nunca as idéias que os vossos cérebros orgulhosos engendram.

Ó rico! Enquanto dormes sob dourados tetos, ao abrigo do frio, ignoras que jazem sobre a palha milhares de irmãos teus, que valem tanto quanto tu? Não é teu igual o infeliz que passa fome? Ao ouvires isso, bem o sei, revolta-se o teu orgulho. Concordarás em dar-lhe uma esmola, mas em lhe apertar fraternalmente a mão, nunca. “Pois quê! dirás, eu, de sangue nobre, grande da Terra, igual a este miserável coberto de andrajos! Vã utopia de pseudofilósofos! Se fôssemos iguais, por que o teria Deus colocado tão baixo e a mim tão alto?” É exato que as vossas vestes não se assemelham; mas, despi-vos ambos: que diferença haverá entre vós? A nobreza do sangue, dirás; a química, porém, ainda nenhuma diferença descobriu entre o sangue de um grão-senhor e o de um plebeu; entre o do senhor e o do escravo. Quem te garante que também tu já não tenhas sido miserável e desgraçado como ele? Que também não hajas pedido esmola? Que não a pedirás um dia a esse mesmo a quem hoje desprezas? São eternas as riquezas? Não desaparecem quando se extingue o corpo, envoltório perecível do teu Espírito? Ah! lança sobre ti um pouco de humildade! Põe os olhos, afinal, na realidade das coisas deste mundo, sobre o que dá lugar ao engrandecimento e ao rebaixamento no outro; lembra-te de que a morte não te poupará, como a nenhum homem; que os teus títulos

não te preservarão do seu golpe; que ela te poderá ferir amanhã, hoje, a qualquer hora. Se te enterras no teu orgulho, oh! quanto então te lamento, pois bem digno de compaixão serás.

Orgulhosos! Que éreis antes de serdes nobres e poderosos? Talvez estivésseis abaixo do último dos vossos criados. Curvai, portanto, as vossas frontes altaneiras, que Deus pode fazer se abaixem, justo no momento em que mais as elevardes. Na balança divina, são iguais todos os homens; só as virtudes os distinguem aos olhos de Deus. São da mesma essência todos os Espíritos e formados de igual massa todos os corpos. Em nada os modificam os vossos títulos e os vossos nomes. Eles permanecerão no túmulo e de modo nenhum contribuirão para que gozeis da ventura dos eleitos. Estes, na caridade e na humildade é que têm seus títulos de nobreza.

Pobre criatura! és mãe, teus filhos sofrem; sentem frio; têm fome, e tu vais, curvada ao peso da tua cruz, humilhar-te, para lhes conseguires um pedaço de pão! Oh! inclino-me diante de ti. Quão nobremente santa és e quão grande aos meus olhos! Espera e ora; a felicidade ainda não é deste mundo. Aos pobres oprimidos que nele confiam, concede Deus o reino dos céus.

E tu, donzela, pobre criança lançada ao trabalho, às privações, por que esses tristes pensamentos? Por que choras? Dirige a Deus, piedoso e sereno, o teu olhar: ele dá alimento aos passarinhos; tem-lhe confiança: ele não te abandonará. O ruído das festas, dos prazeres do mundo,

faz bater-te o coração; também desejaras adornar de flores os teus cabelos e misturar-te com os venturosos da Terra. Dizes de ti para contigo que, como essas mulheres que vês passar, despreocupadas e risonhas, também poderias ser rica. Oh! cala-te, criança! Se soubesses quantas lágrimas e dores inomináveis se ocultam sob esses vestidos recamados, quantos soluços são abafados pelos sons dessa orquestra

rumorosa, preferirias o teu humilde retiro e a tua pobreza. Conserva-te pura aos olhos de Deus, se não queres que o teu anjo guardião para o seu seio volte, cobrindo o semblante com as suas brancas asas e deixando-te com os teus remorsos, sem guia, sem amparo, neste mundo,

onde ficarias perdida, a aguardar a punição no outro.

Todos vós que dos homens sofreis injustiças, sede indulgentes para as faltas dos vossos irmãos, ponderando que também vós não vos achais isentos de culpas; é isso caridade, mas é igualmente humildade. Se sofreis pelas calúnias, abaixai a cabeça sob essa prova. Que vos importam as calúnias do mundo? Se é puro o vosso proceder, não pode Deus vo-las compensar? Suportar com coragem as humilhações dos homens é ser humilde e reconhecer que somente Deus é grande e poderoso.

Oh! meu Deus, será preciso que o Cristo volte segunda vez à Terra para ensinar aos homens as tuas leis, que eles olvidam? Terá que de novo expulsar do templo os vendedores que conspurcam a tua casa, casa que é unicamente de oração? E, quem sabe? ó homens! se o não renegaríeis como outrora, caso Deus vos concedesse essa graça! Chamar-lhe-íeis blasfemador, porque abateria o orgulho dos modernos fariseus. É bem possível que o fizésseis perlustrar novamente o caminho do Gólgota.

Quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber os mandamentos de Deus, o povo de Israel, entregue a si mesmo, abandonou o Deus verdadeiro. Homens e mulheres deram o ouro e as jóias que possuíam, para que se construísse um ídolo que entraram a adorar. Vós outros, homens civilizados, os imitais. O Cristo vos legou a sua doutrina; deu-vos o exemplo de todas as virtudes e tudo abandonastes, exemplos e preceitos. Concorrendo para isso com as vossas paixões, fizestes um Deus a vosso jeito: segundo uns, terrível e sangüinário; segundo outros, alheado dos interesses do mundo. O Deus que fabricastes é ainda o bezerro de ouro que cada um adapta aos seus gostos e às suas idéias.

Despertai, meus irmãos, meus amigos. Que a voz dos Espíritos ecoe nos vossos corações. Sede generosos e

caridosos, sem ostentação, isto é, fazei o bem com humildade. Que cada um proceda pouco a pouco à demolição dos altares que todos ergueram ao orgulho. Numa palavra: sede verdadeiros cristãos e tereis o reino da verdade. Não continueis a duvidar da bondade de Deus, quando dela vos dá ele tantas provas. Vimos preparar os caminhos para que as profecias se cumpram. Quando o Senhor vos der uma manifestação mais retumbante da sua clemência, que o enviado celeste já vos encontre formando uma grande família; que os vossos corações, mansos e humildes, sejam dignos de ouvir a palavra divina que ele vos vem trazer; que ao eleito somente se deparem em seu caminho as palmas que aí tenhais deposto, volvendo ao bem, à caridade, à fraternidade. Então, o vosso mundo se tornará o paraíso terrestre. Mas, se permanecerdes insensíveis à voz dos Espíritos enviados para depurar e renovar a vossa sociedade civilizada, rica de ciências, mas, no entanto, tão pobre de bons sentimentos, ah! então não nos restará senão chorar e gemer pela vossa sorte. Mas, não, assim não será. Voltai para Deus, vosso pai, e todos nós que houvermos contribuído para o cumprimento da sua vontade entoaremos o cântico de ação de graças, agradecendo-lhe a inesgotável bondade e glorificando-o por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Lacordaire. (Constantina, 1863.)

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII, 11, FEB)

 

File:GoldCalf.jpg

A adoração do Bezerro de ouro por Nicolas Poussin

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:GoldCalf.jpg

 

 

 

Registro. Dra Marlene Nobre ministra dois seminários voltados aos trabalhadores da área mediúnica. Londres, Reino Unido

 

A médica Marlene Nobre, de São Paulo, Brasil, que é  presidente da AME- Associação Médico Espírita do Brasil e também da AME Internacional, realizou dois dias de seminários específicos para Preparação do Trabalhador Espirita, na cidade de Londres, a convite da BUSS - British Union of Spiritist Societies. O evento não foi aberto ao público porque direcionado apenas aos trabalhadores na área da Mediunidade das Casas Espiritas do Reino Unido.

Os trabalhos se transcorreram da seguinte forma:

dia 30 de Outubro - Seminário voltado ao trabalho mediúnico, tirando dúvidas dos médiuns trabalhadores.

dia 31 de Outubro - Seminário voltado a tirar dúvidas sobre o papel do Dialogador nas reuniões mediúnicas e tudo o que envolve esse trabalho.

Foram ao todo 48 inscritos que aproveitaram muito bem essas duas noites com Dra Marlene. 

Ao final do segundo dia, Dra Marlene fez um agradecimento especial a Janet Duncan, pelos 30 anos de movimento espirita no Reino Unido. Também o fez a Dra Irvenia Prada que acompanha dra Marlene nesta sua viagem a vários países para os Congressos Médicos Espiritas da França, Alemanha, Suíça  e as Jornadas de Medicina e Espiritualidade de Portugal. 

De Londres Dra Marlene seguiu para a Alemanha, onde acontecerá o Congresso Medicina e Espiritualidade neste final de semana, dias 3 e 4 de Novembro.

No próximo ano, Dra Marlene retornará ao Reino Unido para o 4o. Congresso Medicina e Espiritualidade no Reino Unido. (Elsa Rossi President of British Union of Spiritist Societies (BUSS)

Dra Marlene Nobre em seminário sobre Mediunidade na cidade de Londres, Reino Unido

Quatro  destaques  do movimento espirita internacional. À frente, a partir da esquerda, Janet Duncan

 e Marlene Nobre. Atrás, na mesma ordem, Elsa Rossi e Irvênia Prada. Londres, Reino Unido

Janet Duncan e Marlene Nobre. Londres, Reino Unido

 

 

 

Registro. Encerramento da comemoração dos 16 anos do

 “Sentieri dello Spirito”. Milão, Itália

 

Domingo 28 de outubro, encerrando o mês de comemoração do 16° Aniversario da fundação do Grupo "Sentieri dello Spirito", Milão, Itália, palestra do confrade Jorge Godinho Barreto Nery, que visitou a Casa pela primeira vez juntamente a esposa Antonia Helena e os netos Thalita e Lucas. A familia Godinho atualmente reside em Genebra, Suíça, por motivos profissionais. No Brasil, Godinho, junto a FEB foi Supervisor do estudo e educação da mediunidade, Supervisor do estudo da Doutrina Espirita e ativo dirigente do grupo de sustentação aos povos da África. O orador soube envolver a todos os presentes em um clima de fraterna alegria, aprofundando temas de muito interesse contidos principalmente em O Livro dos Espíritos - sonhos, sono e sonambulismo, além de oferecer apoio e esclarecimentos sobre diversas questões da Doutrina espirita. O encontro contou com a presença de mais de 70 participantes de diversas localidades italianas, mais de 50% italianos, Godinho foi traduzido pela dirigente do grupo, Regina Zanella. 

 

(Texto e foto recebidos de Regina Zanella)

 

O Excelente público que compareceu à festa do Sentieri dello Spirito

 

 

 

1º. Festival do Livro Espírita “A Literatura Espírita e o Século XXI”

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ary Oswaldo Leite da Silva [[email protected]])

 

 

 

CONEAN 2012 – Confraternização Espírita da Alta Noroeste

Araçatuba, SP

 

 

 

 

acesse a ficha de inscrição aqui:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dDVTdVZpRHIxZEdkcTJDZ05HU3F2akE6MQ

 

 

(Informação recebida em email de Roberto Cesar dos Santos [[email protected]])

 

 

 

3º. Encontro Espiritismo e Cultura de Sumaré

Sumaré, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro: “Bem-estar Físico e Dependência Química”

 no C.E. Fé, Amor e Caridade. Taubaté, SP

 

                                                                                                          

CONVITE!

 

Olá Amigos! 

 

Os amigos do Centro Espírita "Fé, Amor e Caridade" convidam a todos os interessados para uma tarde de esclarecimento a respeito do

Bem-estar Físico e Dependência Química

 

"Saúde: um encontro com a vida"

Este encontro será no dia 10 de novembro (sábado), das 13:30 às 18:00 na sede do Centro que está localizada na Avenida Campinas, nº 547 - Chácara do Visconde -Taubaté - SP 

 

Um encontro aberto a todos os amigos, de qualquer segmento religioso, que tenham vontade de entender o que é a dependência química para o corpo físico e espiritual.

 

Serão realizadas palestras com profissionais de

diversas áreas em sessões de bate-papo coletivo,

com esclarecimentos “individuais” para dúvidas, músicas, surpresas, brincadeiras e um delicioso café.

  

Contato: 9117-3620 / 9101-7050 / 9781-7041

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Jacob Melo no C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

** Palestra em Portugues **

Sexta, 8:00pm 11/02/2012

 

Jacob Melo


Temas Interessantes Tratados por Kardec.



Não perca a oportunidade de conhecer com maior profundidade esse tema.

Venha estudar conosco

 

-----------------------------------------------------------------------------

 

ATTENTION

THE DAYLIGHT SAVINGS ENDS THIS WEEKEND, PLEASE RETURN YOUR WATCH IN 1 HOUR.

ATENCÃO

O HORÁRIO DE VERÃO TERMINA ESSE FINAL DE SEMANA, POR FAVOR ATRAZE SEU RELÓGIO EM 1 HORA.

ATENCÍON

EL HORARIO DE VERANO TERMINA ESTE FIN DE SEMANA, POR FAVOR VOLVER EL RELOJ EN 1 HORA.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

PLEASE HELP U.S. UPDATE OUR COMMUNICATION SYSTEM

POR FAVOR, AJUDE-NOS ATUALIZAR NOSSO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

POR FAVOR AYUDA A NOSOTROS  ACTUALIZAR NUESTRO SISTEMA DE COMUNICACIÓN

-------------------------------------------------------------

Suscribase para recibir mensages de texto en su celular !

Envie un texto "@bez" a (925) 241-5641,

despues conteste el texto con su nombre

Y recibira informacion de eventos del Centro en su celular !...

 

 

(Informação recebida em email de [email protected] [mailto:[email protected]] e de Luis Salazar)

 

 

 

 

Palestra sobre o livro “Embriologia da Alma” no CEAK

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

II Mostra de Arte Espírita de

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

2º. Humanizar de Santo André

Santo André, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de ademir mendes [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Lançamento e palestra por Andrei Moreira

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Seminário de prevenção ao uso de drogas

Santa Branca, SP

 

 

(Informação recebida em email de carlos roberto monteoliva monteoliva [[email protected]])

 

 

 

Apresentação e sessão de autógrafos do livro infantil “Gigante Deitado”

São José dos Campos, SP 

 

 

(Informação recebida em email de Fatima Araujo de Carvalho [[email protected]])

 

 

 

 

Leia as noticias da Abrarte

Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse aqui:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

 

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 

Ajude com a sua oração a todos os irmãos: 
que  jamais  encontram  tempo  ou  recursos  para  serem  úteis  a alguém;
que se declaram afrontados pela ingratidão, em toda a parte;
que trajam os olhos de luto para enxergarem o mal, em todas as situações;
que contemplam mil castelos nas nuvens, mas que não acendem  nem  uma  vela  no  chão;  que  somente  cooperam  na  torre  de
marfim do personalismo, sem lhe descerem os degraus para colaborar com os outros;
que se acreditam emissários especiais e credores dos benefícios de exceção;
que  devoram  precioso  tempo  dos  ouvintes,  falando  exclusivamente de si;
que desistem de continuar aprendendo na luta humana;
que exibem o realejo da desculpa para todas as faltas;
que sustentam a vocação de orquídeas no salão do mundo;
que se julgam centros compulsórios das atenções gerais;
que fazem o culto sistemático à enfermidade e ao obstáculo.
São doentes graves que necessitam do Amparo Silencioso.
(Solicitação Fraterna - Livro Agenda Cristã - Mensagem de André Luiz - psicografia de Chico Xavier)  


Aliança da Ciência e da Religião

Venda de pão de Queijo na Colméia HOJE - dia 02/11/12

SEMINÁRIO DE ATENDIMENTO FRATERNO - DIAS 06, 13, 20, 27/novembro Terça-feira: das 19:00 às 21:00 horas OBRA SOCIAL CÉLIO LEMOS

Curso para formação de Monitores do ESDE em Ribeirão Preto/SP - dia 11 de novembro de 2012


Palestra Espírita em Novembro / 2012 - Dias 06, 11 e 17, em Guararema

Clube do Livro Espírita: Confira os livros do mês de NOVEMBRO aqui!!!

Lançamento do livro infantil "GIGANTE DEITADO" na AME, no dia 17 de novembro, às 19 hs (Sábado)

O Movimento Espírita e o Evangelho

42a Feira do Livro Espírita de SJC e Região 2013: Será de 23 de agosto a 01 de setembro, no Largo São Benedito (ao lado da 1a Delegacia de Polícia) no Centro de SJCampos

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJC e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

-- 

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

(Recebidas em email de USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

 

Eventos ao vivo nos Canais da Rede Amigo Espírita

 

 

Amigos não percam os eventos ao vivo e exclusivos na Rede Amigo Espírita

 

Sábado 03/11

das 12 horas as 13 horas - Horário de Brasília

entrevista ao vivo no Programa Momento Espírita com Joamar Zanolini.

Pela primeira vez este programa de rádio será ao vivo em vídeo. não percam..

 

e das 19h30 as 21h30 - Horário de Brasilia

Seminário "O Relacionamento dos Pais e a Educação dos Filhos" .

O internauta poderá participar com perguntas pelo chat ou pelo e-mail: [email protected]

acompanhe a transmissão em vídeo acessando canal 1

http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

este evento será também transmitido em áudio por nossas parceiras:

Web RádioFraternidade de Uberlândia/MG, acesse canal 2 www.canal2.radiofraternidade.com.br

 

o seminário será ao vivo em áudio pela Web Rádio Rnova Fraternidade de Maceió/AL, acesse
http://www.webradionovafraternidade.com.br/

 

 

 

Domingo 04/11

as 9 horas - Horário de Brasilia

 

Palestra "Os Pais ante a mídia moderna e o consumismo", mais um evento ao vivo com Joamar Zanolini, 

em vídeo acesse canal 2
http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal-2

 

 

este evento será também transmitido em áudio por nossas parceiras:

Web RádioFraternidade de Uberlândia/MG, acesse www.radiofraternidade.com.br

 

Web Rádio Nova Fraternidade de Maceió/AL, 

acesse: http://www.webradionovafraternidade.com.br/

 

 

 

DOMINGO AS 9 HORAS - Horário de Brasília

Palestra "Nossos Dias Abençoados".

com o psicólogo e orador, Dr. Luiz Humberto Souza Dutra, de Vitória-ES,

de 09 às 10 da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.

Ao vivo no Canal 1

http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

 

 

 

 

Domingo das 15:45 as 19hs - Horário de Brasília

acompanhe ao vivo no canal 1 - http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

 

Estudo Interativo: Série Psicológica Joanna de Ângelis – 15.45pm Horário de Brasília

Estudo Interativo: O Livro dos Espíritos – 04:30pm - Horário de Brasília

 

 

Palestra: A Era do Espírito – Manuel Portásio Filho – 5h15 - Horário de Brasília

Direto de The Spiritist Psychological Society - Londres-UK

05.45pm - 09.00pm - horário de Londreshospedagem de site terra

 

este evento será também transmitido em áudio pela:

Web RádioFraternidade de Uberlândia/MG, acesse canal 2 www.canal2.radiofraternidade.com.br

 

--
José Aparecido

Rede Amigo Espírita

www.RedeAmigoEspirita.com.br

 

 

 

Leia a Resenha Espírita On Line

 

Acesse:

http://pt.scribd.com/doc/111836119/Resenha-74

 

 

 

 

 

Artigo:  Como conseguirmos recurso financeiro

para a divulgação do espiritismo?

 

 

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (167)

Marcia Ferreira Ramos Leal

 

Marcia Ferreira Ramos Leal

Valença, RJ

 

 

Nesta entrevista vamos falar com Marcia Ferreira Ramos Leal,

Leal,  presidente do Grupo Espírita de Amor, Humildade e Ca-

ridade, a segunda casa espírita mais antiga de Valença, fundada

no  dia  1º. de outubro  de 1923,  no  estado Rio  de    Janeiro,  

cidade onde Marcia nasceu e reside. Além de participar da  di-

reção  e das  várias  atividades da  casa  que preside, Márcia é

oradora e atuante no movimento de unificação.

 

 

Márcia, pode nos fazer sua auto apresentação?

Sou a sexta filha de Humberto Corrêa Ramos e Iracema Ferreira Ramos. Nasci em Valença-RJ, no dia 18 de outubro de 1967, onde ainda moro. Sou casada com o também professor Paulo Roberto Figueira Leal – não temos filhos, mas convivemos muito proximamente com 9 sobrinhos.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Graduei-me em História e lecionei por breve período na rede pública estadual. Hoje sou colaboradora voluntária da Livraria Espírita Yvonne Pereira, em Valença.

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Desde a infância, convivi intensamente com a família (toda ela espírita) de uma grande amiga, a Simone Victorino Furtado. Apesar da proximidade com espíritas por quase toda a vida, fui participar de fato do movimento já adulta. Milito com assiduidade em casas espíritas há aproximadamente seis anos.

 

A que casa espirita você está vinculada presentemente?

Sou presidente do Grupo Espírita de Amor, Humildade e Caridade, em Valença-RJ.

 

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

Comecei participando do ESDE e trabalhando na recepção da casa, além de ajudar na organização da biblioteca. Fiz o curso de passe e iniciei o trabalho como médium passista. Hoje, além das atividades de passe, participo do trabalho de educação mediúnica e faço parte da equipe do ESDE na casa em que milito. Sou também coordenadora administrativa do 24º Conselho Espírita de Unificação (CEU) de Valença e Rio das Flores. Ministro palestras em várias casas do município.

 

Quais as casas espíritas na cidade de Valença?

Centro Espírita de Valença; Grupo Espírita de Amor, Humildade e Caridade; Casa de Caridade Antônio José da Silva; Grupo Espírita Joana D’Arc; Grupo Espírita Fé, Amor e Caridade; Grupo Espírita Lar Meimei; Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho; Grupo Espírita Casa do Caminho Irmãos de Boa Vontade; Grupo Espírita Chico Xavier; Centro Espírita André Luiz (Juparanã); Centro Espírita Fonte de Luz (Conservatória); Centro Espírita Yvonne Pereira, que, apesar de ficar no município vizinho de Rio das Flores, integra a União Municipal Espírita de Valença (UMEV) e o 24º CEU.

 

Conte-nos por favor a história do Grupo Espírita de Amor, Humildade e Caridade, da qual você é a atual presidente.

Foi fundado em 01 de outubro de 1923, sediado inicialmente na Rua Dona Ana Jannuzzi, nº 236. Em 14 de novembro de 1940, foi feita uma permuta com a Loja Maçônica “Simbólica Perfeita União” e a casa se instalou na Rua Silveira Vargas, nº 57, onde funciona até hoje. Desde o início (trata-se da segunda casa mais antiga do município de Valença), tem se pautado pela máxima de que a prática da caridade é uma obrigação de qualquer casa espírita que se queira coerente com a doutrina. Milhares de pessoas já foram atendidas, ao longo de 89 anos, em suas demandas espirituais e materiais. 

 

Que atividades doutrinárias e assistenciais vocês desenvolvem?

Palestras públicas, evangelização, mocidade espírita, estudos sistematizados da doutrina, estudo do Evangelho, seções de passe e de tratamento espiritual, atendimento fraterno, desenvolvimento mediúnico e desobsessão.

 

Estão vinculados ao movimento de unificação? A quais  órgãos?

Ao  24º Conselho Espírita de Unificação (CEU) de Valença e Rio das Flores, que atua como representante do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ); e à União Municipal Espírita de Valença (UMEV).

 

Dentre os vultos que passaram pela casa nesses quase noventa anos quais aqueles que são mais conhecidos?

Antônio Lobo Braga; Daniel Rosa; Dona Therezinha da Silva; Américo Augusto César; e Ismail Cândido Xisto, com quem convivi mais proximamente.

 

As suas despedidas dos nossos leitores.

Desejamos que, não apenas em Valença, mas em todo o país, que o movimento espírita tenha a capacidade de continuar levando adiante o projeto originário do espiritismo: consolar, esclarecer, servir. Que tenhamos cada vez mais integração e capacidade de organização, para potencializar os frutos de nosso trabalho e o alcance da mensagem que divulgamos.

 

Marcia e o marido Paulo Roberto

Fachada do G,E, Amor, humildade e Caridade, atualmente presidido por Marcia Ferreira Ramos Leal

Grupo Espírita Amor, Humildade e Caridade. Recepção. Valença, RJ

Grupo Espírita Amor, Humildade e Caridade. Valença, RJ

Grupo de Educação Mediúnica do G.E. Amor, Humildade e Caridade. Valença, RJ

Evangelho ao amanhecer. G.E. Amor, Humildade e Caridade. Valença, RJ

G.E. Amor, Humildade e Caridade. Evangelização Infantil. Valença, RJ

G.E. Amor, Humildade e Caridade. Mocidade Espírita. Valença, RJ

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP