Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  05 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/05-11-2012.htm

 

 

 

 

 

Momento difícil

 

 

            O movimento espírita vive momento difícil que merece atenção. Ele é resultante dos riscos eminentes de deturpação dos ensinos espíritas a que estamos todos expostos quando nos deixamos dominar pela vaidade, pela prepotência ou por interesses outros que desfiguram os genuínos propósitos da Doutrina Espírita.

            Já se sabe que o objetivo prioritário da presença do Espiritismo na face do planeta é nosso progresso moral. Curiosamente nos perdemos do foco central e desviamos nossas práticas para finalidades estranhas, incoerentes e desfiguradas dos verdadeiros propósitos a que deveríamos direcionar nossa máxima atenção.

            Esse descuido surge por força de distrações que vamos nos permitindo, por invigilância com o que estamos fazendo de nossas instituições e de nossa vivência espírita. Por mais incrível que possa parecer, esquecemos de respeitar o Espiritismo!

            E quando e como isso acontece?

            Quando deixamos Kardec de lado. Quando nos entusiasmamos com novidades que queremos introduzir na realidade cotidiana dos centros. Quando esquecemos a prece sincera e optamos com prioridade para outros caminhos que saem do foco central e prioritário.

            E alguém perguntaria: mas quais são as práticas estranhas?

            Para que citá-las aqui? Para que criar constrangimentos, gerar melindres e mágoas?

            A prática genuinamente espírita está claramente definida nas obras básicas de Kardec e na valorização na contribuição extraordinária trazida por Emmanuel, André Luiz, Yvonne do Amaral Pereira, Manoel Philomeno de Miranda, Vianna de Carvalho e tantos outros nomes ilustres, conhecidos e respeitados, que deveríamos sempre buscar para sanar eventuais dúvidas.

            Todavia, apesar de todo conteúdo oferecido pelo Espiritismo, ainda nos perdemos nos condicionamentos, em práticas estranhas, desfiguramos a mensagem principal, usamos de ameaças e intrigas, disputamos cargos e personalismos, acabamos nos julgando mais importantes que o Espiritismo e ainda nos permitimos considerar dispensáveis o estudo das obras e autores clássicos do pensamento espírita, mediúnicos ou não, desconsideramos esforços alheios, preferindo optar pela vaidade, pela indiferença ou omissão e, pior, muitas vezes, pela imposição de ideias equivocadas que julgamos as mais corretas para os outros.

            Isso tudo convida a pensar seriamente no que disse Delphine De Girardini, em mensagem selecionada por Kardec e colocada em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V, item 24: “(...) a verdadeira infelicidade está nas consequências de uma coisa, mais do que na própria coisa (...)”.  Por isso é preciso abrir os olhos ao direcionamento que estamos oferecendo à prática espírita em nossas instituições, uma vez que uma multidão cada vez mais crescente se aproxima do Espiritismo, sedenta de informações que lhes expliquem as razões e os extremos da vida humana.

            Como estamos fazendo isso? Condicionando ou libertando, impondo ou orientando? Motivando ou desmotivando?

            Em termos de consequências, elas virão com o tempo, próximo ou remoto.

            Nossa responsabilidade é imensa e também nossa fragilidade. Abramos os olhos, respeitando o Espiritismo.

 

 

 

 

 

Registro. Margarete Áquila brilhou no

encerramento do Mês Espírita de Araçatuba, SP

Margarete Áquila. Foto Ismael Gobbo

 

A excelente apresentação de Margarete Áquila aconteceu na manhã deste domingo, 4 de novembro de 2012, no Centro Espírita Casa do Caminho.  Margarete, portadora de belíssima voz,  realizou palestra intercalando música com aprofundados esclarecimentos  doutrinários à luz do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita. Ao final com a participação de toda platéia, muito expressiva, cantou a música preferida Chico Xavier, “Hi Lili Hi lo” que consta do seu CD “Luz”. O Mês Espírita de Araçatuba foi uma promoção das USE’s  Intermunicipal e Regional de Araçatuba. (Texto e fotos Ismael Gobbo)

Margarete Áquila em palestra musicada no Centro Espírita Casa do Caminho. Araçatuba, SP

Encerramento do Mês Espírita de Araçatuba, 2012, com Margarete Áquila

Margarete Áquila em Araçatuba, SP

Margarete Áquila na música de encerramento Hi Lili Hi lo”

 

 

 

Seminário sobre “Paulo e Estêvão” no DF

Brasília, DF

 

Seminário sobre “Paulo e Estêvão” no Instituto Vida O Vida – Instituto Espírita Bezerra de Menezes, localizado no bairro Areal, em Brasília (DF) promoveu o seminário: “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão", durante a manhã do dia 4 de novembro. Atuaram  como expositores: Flávio Rey de Carvalho, Cesar Adonnay,  Célia Maria Rey de Carvalho e Antonio Cesar Perri de Carvalho. Os dois primeiros colaboradores da FEB, e os dois últimos, respectivamente, diretora e presidente interino da FEB. O evento foi dirigido pelo presidente do Instituto Jaime Ferreira Lopes. O ambiente foi muito fraterno e foi servido café da manhã para todos. Informações: www.institutovidadf.com.br; [email protected]; [email protected]; www.febnet.org.br

 

Jaime Ferreira Lopes, presidente do Instituto Vida apresenta César Perri e Célia

Flávio Perri em sua apresentação no Instituto Vida

César Adonnay é apresentado por Jaime Lopes

 

 

 

Palestras espíritas vão tratar do tema saúde

 Maryland e Virginia, EUA

 

 

Dear Ismael,  

Come and join us in these three therapeutic events! A true nourishment for the soul.

And share the good news that the great Spiritist scholar Haroldo Dutra Dias is coming...

Blessings,

- Coordination

- Pennsylvania -

 

  - Maryland and Virginia -

Haroldo MD-VA  

 

 ATTENTION:

 

Due the above events, Spiritist Activities on Nov. 03 (Saturday) and Nov. 05 (Monday) at the Spiritist Society of Baltimore will be cancelled. We strongly encourage you join us in the event above...

 

Thanks,

 

 

 

VII Dia da Unificação do 7º. CRE com Richard Simonetti

Jacaraípe, ES

 

 

(Informação recebida em email de Richard Simonetti)

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier vai abordar

o tema “Pelos Caminhos de Jesus”. Niterói, RJ

 

 

O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) convida para palestra com Ismael Gobbo (SP).

O expositor e divulgador do Espiritismo, radicado em Araçatuba no interior de São Paulo, desempenhou na juventude a função de diretor do Departamento de Mocidades do Conselho Regional Espírita, tempos depois assumiu a presidência da USE- União das Sociedades Espíritas Regional  de Araçatuba por nove anos, onde atualmente é o Diretor de Orientação Doutrinária. Foi presidente da Aliança Espírita Varas da Videira  e atualmente é o Diretor de Divulgação e vice-diretor do  Departamento de Orientação Doutrinária.

O evento faz parte do Ciclo Mensal de Palestras do NECX e será realizado no dia 10 de novembro, sábado, às 17h.

Participe, prestigie e divulgue.

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antonio Augusto da Paz (antiga 17), casa 60

Praia de Piratininga - Niteroi, RJ

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

 

 

 

 

Programação no Centro Espírita Ismael

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Ismael/São Paulo - Divulgação [[email protected]]  e de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Realizado Chá-Bazar Beneficente de Artesanato da

Aliança Espírita ‘Varas da Videira”. Araçatuba, SP

 

O evento anual, já tradicional, aconteceu na tarde deste domingo, 4/11/2012, no Maria Plaza Hotel.  Fruto do trabalho da equipe de voluntários da Aliança, o Chá-Bazar é uma das fontes de renda para manutenção da sede da Aliança e do seu departamento Casa da Caridade. Mais que o próprio resultado financeiro a atividade enseja ao longo do ano, valioso clima de fraternidade entre os trabalhadores. (Texto e fotos Cidinha Michelin).

 

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informações recebidas em emailsde Maria José de Almeida e de Regina Bachega

 

 

 

Grupo Vocal União & Harmonia no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em emailsde Maria José de Almeida e de Regina Bachega)

 

 

 

35ª. Semana Espírita de

Teresópolis, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestras programadas para o

CEAP- Centro Espírita Antônio de Pádua. Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Programação mensal de palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Palestra com James Fonseca na A.E. “Leon Denis”

Avaré, SP

 

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

 

 

Programação das palestras de NOVEMBRO no

Centro Espírita Semeadura de Jesus. Guarulhos, SP

 

 

Olá, Amigos 

Abaixo a programação das palestras do

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

do mês de NOVEMBRO de 2012.

 

Será uma grande alegria recebê-los lá!!!!

Nossa cantina foi inaugurada, aproveitem!!

 

Grande abraço

Edson

 

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192   -   Guarulhos  (SP)    

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS – NOVEMBRO/2012

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

05/11/12

Deusa Samú

Chamado de Jesus!

12/11/12

João Carlos Arizza

Espiritismo – A Luz da nossa Jornada

19/11/12

Grupo Vocal Reencontro

Evangelho Musical

26/11/12

Adriana Aguiar Brotti

Um Desafio chamado Família

Grupos de Estudo da Doutrina Espírita

Todas as Sextas-feiras das 19:45 às 21:30 horas

O Livro dos Espíritos / O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Livro dos Médiuns / O Céu e o Inferno

Todos são BEM-VINDOS!!

Não é necessária inscrição, basta comparecer.

 

 

Caso não queira continuar recebendo e-mails com 

convites/informações sobre eventos espíritas,

responda com: REMOVER DA LISTA.

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

Bom dia, meus caros.

 

Segue abaixo a programação de palestras do mês de Novembro, sempre às quartas-feiras - 20:00 h:

 

Dia 07 - Sérgio Bernardi - IEEAK - Mirassol

 

Dia 14 - Otávio Tobias Soares Mandrá - CEFCX - Rio Preto

 

Dia 21 - Edson (Edinho) Luis Domingos Lopes - AELUZ - Rio Preto

 

Dia 28 - Andreia Rodrigues - AELUZ - Rio Preto

 

Sintam-se convidados, inclusive para o cafezinho fraterno após as palestras.

Abraço.

 

--
Navarro
C. E. Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

Conheça o Esperanto (
www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro)

 

 

 

Nota do site Momento Espírita

Curitiba, PR

 

 

SITE DO MOMENTO ESPÍRITA - DICAS PARA BUSCA AVANÇADA

 

Prezado companheiro

 

No intuito de sempre aprimorar nossos serviços e melhor atender ao que nos solicitam os internautas, procedemos algumas alterações no sistema de busca no site www.momento.com.br, quanto à pesquisa NO TEXTO.

 

1)    Quando preenchido o campo com duas palavras ou mais, o resultado irá retornar textos que contenham este termo completo.

2)    Por exemplo, você buscou por "filha de Jairo". O resultado irá retornar todos os textos que contenham exatamente "filha de Jairo".

 

3)    Quando usado o sinal + na frente da palavra, necessariamente irá retornar textos que contenham esta palavra.

 

4)    Por exemplo, você buscou por "+filha +Jairo", irá retornar textos que contenham as duas palavras.

 

Votos de paz.

 

 

Informações de Jairo em 18.10.2012.

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Cientistas tentam provar existência da alma

 

Segundo dois cientistas, depois que a pessoa morre a informação quântica dentro de estruturas cerebrais não é destruída

 

Leia a noticia aqui:

http://noticias.band.uol.com.br/ciencia/noticia/?id=100000547279

 

(Colaboração em email de [email protected]; em nome de; Samuel Lima [[email protected]] e site)

 

 

 

Solicitação Fraterna

      Solicitud Fraterna

 

(Texto em Português e Espanhol)

 

Ajude com a sua oração a todos os irmãos: 

Ayude con su oración a todos los hermanos:
que  jamais  encontram  tempo  ou  recursos  para  serem  úteis  a alguém;

Que jamás encuentran tiempo o recursos para ser útiles a alguien;
que se declaram afrontados pela ingratidão, em toda a parte;

Que se declaran enfrentados por la ingratitud, en todas partes;
que trajam os olhos de luto para enxergarem o mal, em todas as situações;

Que visten los ojos de luto para ver el mal, en todas las situaciones;
que contemplam mil castelos nas nuvens, mas que não acendem  nem  uma  vela  no  chão;

Que contemplan mil castillos en las nubes, pero que no encienden una vela en el suelo;

que  somente  cooperam  na  torre  de marfim do personalismo, sem lhe descerem os degraus para colaborar com os outros;

Que solamente cooperan en la torre de marfil del personalismo, sin descender los escalones para colaborar con los otros;
que se acreditam emissários especiais e credores dos benefícios de exceção;

Que se creen emisarios especiales y acreedores de los benefícios de excepción;
que  devoram  precioso  tempo  dos  ouvintes,  falando  exclusivamente de si;

Que devoran el precioso tiempo de los oyentes, hablando exclusivamente de sí;
que desistem de continuar aprendendo na luta humana;

Que desisten de continuar aprendiendo en la lucha humana;
que exibem o realejo da desculpa para todas as faltas;

Que exhiben el realejo de la disculpa para todas las faltas;                        
que sustentam a vocação de orquídeas no salão do mundo;

Que sustentan la vocación de orquídea en el salón del mundo;
que se julgam centros compulsórios das atenções gerais;

Que se juzgan centros compulsivos de las atenciones generales;
que fazem o culto sistemático à enfermidade e ao obstáculo.

Que hacen el culto sistemático a la enfermedad y al obstáculo.
São doentes graves que necessitam do Amparo Silencioso.

Son enfermos graves que necesitan del Amparo Silencioso.


(Solicitação Fraterna - Livro Agenda Cristã - Mensagem de André Luiz - psicografia de Chico Xavier)  

(Solicitud Fraterna – Libro Agenda Cristiana – Mensaje de André Luiz – psicografia de Chico Xavier)

 

           Isabel Porras Gonzáles

(Texto bilíngüe recebido em email de Isabel P. Gonzáles, Espanha, que fez a tradução)

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XVIII–  Os templos

 

 

 

     A religião sempre foi alvo de muita atenção por parte dos egípcios, que são, tradicionalmente citados como um dos povos mais religiosos que o mundo conheceu.

     Para o desenvolvimento das atividades religiosas edificaram muitos templos, cujas plantas variaram proporcionalmente às necessidades ou importância dos locais onde foram construídos.

     Os exemplares que têm possibilitado uma idéia mais precisa acerca dessas obras são os que sobreviveram a partir do Novo Império, principalmente o de Ámon em Luxor e o de Hórus, em Edfu, que está bem conservado.

     Esses edifícios, também chamados “casa dos deuses”, às vezes assumiam proporções gigantescas e, além de servirem aos cultos, comumente centralizavam atividades econômicas e administrativas vinculadas ao patrimônio do templo. Devido a isso, considerável mão-de-obra era requisitada e, ao lado dos sacerdotes que celebravam os ofícios religiosos, os templos também dispunham dos escribas e profissionais de várias áreas para dirigirem obras, controlar finanças, comércio, indústria e as propriedades rurais que se prestavam à agricultura e pecuária.

     Neste diapasão, nas pequenas vilas um templo não ia além da porta de ingresso e uma câmara, noutras maiores se apresentam como verdadeiros palácios e, numa capital, como em Tebas ou Mênfis, eram imensos, comportando dezenas de salas, esplêndidos pátios com colunas e pórticos, lagos, escolas, bibliotecas, lojas, armazéns e graciosos jardins.

 

Grandes Obras

 

     Amenófis III deixou seu nome indelevelmente assinalado como um dos maiores construtores do Egito. Uma de suas grandes obras foi o templo edificado do outro lado do Nilo, em cujo local só restam as duas estátuas de dezesseis metros de altura, que guarneciam a porta de entrada, conhecidos como “Colossos de Memnon”. *

Das ruínas desse templo funerário foram retiradas inúmeras estátuas que adornaram pátios de outros templos e palácios, algumas das quais, como as da deusa Sekhmet, estão expostas no Museu do Louvre, em Paris.

     Os vestígios são suficientes para corroborar a descrição do templo feito para durar “milhões de anos”, uma homenagem de Amenófis ao deus Amon, cultuado em Tebas:

     Uma estela que se encontrava nas proximidades do templo funerário de Amenhotep, famoso arquiteto de Amenófis III, ao descrever as grandes obras do faraó assim se expressa em relação ao templo famoso:

     “Então Sua Majestade teve o prazer de construir um grandioso monumento, sem igual depois do começo dos tempos. Construiu-o para que seja o monumento de seu pai Amon, Senhor dos Tronos e dos Dois Países, erigindo-lhe um augusto templo a estibordo da cidade de Tebas, uma eterna fortaleza de arenito, embelezada, em toda parte, com ouro; o Sol aí é de prata cintilante e todas as suas portas são em electrum.”      

     A visitação aos templos egípcios sempre consta dos roteiros turísticos e é um item que merece ser bem explorado junto aos guias especializados que acompanham as excursões. Melhor ainda se o visitante fizer um estudo prévio sobre a história da interessante civilização e colocar-se em condições de formular perguntas e tirar dúvidas, considerando que os profissionais de turismo no país são bem preparados, inclusive muitos deles com formação para leitura dos hieróglifos grafados nas paredes, nas colunas e nos sarcófagos.

     Nos templos egípcios, que são vários,  se pode aprender muita coisa ao vivo e  em cores, e, para tanto, um bom guia é fundamental.

     Assim em Luxor, onde se situava a antiga Tebas, reduto esplendoroso dos faraós do Novo Império, encontramos obras gigantescas e maravilhosas. E em ambas margens do Rio Nilo e bem próximas umas das outras.

     O templo de  Ámon em  Luxor se mistura com a cidade moderna. Com 260 metros de extensão, foi iniciado por Amenófis II, ampliado por Tutmósis III e concluído por Ramsés II. Esse complexo era unido ao imenso templo de Carnac numa distância de mais de três quilômetros por uma avenida ladeada por esfinges, restaurada recentemente,  comportando esfinges com corpos de leão e cabeças de carneiros, falcões ou de humanos. Do templo de Luxor foi retirado um dos obeliscos que ladeava a porta de ingresso e transportado para a França onde se encontra fincado na Praça da Concórdia. No templo de Carnac além das grandes dimensões impressiona a Sala Hipostila com suas 134 colunas de 23 metros de altura forradas de inscrições e com capitéis majestosos em forma de papiro aberto com 15 metros de diâmetro e com capacidade para abrigar em seu topo 50 pessoas. Do outro lado do Nilo, além das famosas sepulturas dos reis e rainhas merece destaque o templo funerário da mulher-faraó, Hatshepsute, escavado na rocha e concebido em em dois pisos pelo arquiteto Senemute.

     Dentre os muitos templos espalhados pelo Egito podemos relacionar: Templo de Ramsés II,  em Abu Simbel  no Alto Egito; Templo de Isis, em Filé, Templo de Kom Ombo, Templo de Horus em Edfu, Templo de Ramsés III em Medinet Habu, os templos de Luxor e Carnac sobre os quais já falamos, Templo de Hathor em Dendera, Templo de Seti I em Abidos, etc.   

 

O Faraó e o culto

    

     Nas representações encontradas nas paredes, estelas e obeliscos dos templos, o faraó é frequentemente visto sozinho diante das divindades, tanto para fazer as suas ofertas como para receber as suas bênçãos e recompensas.

     No Egito, o faraó não só era a máxima autoridade administrativa, como, também, o supremo mandatário religioso. Em determinadas cerimônias, era ele próprio quem celebrava os cultos, tarefa ordinariamente cometida aos altos sacerdotes, seus representantes.

     Nos templos egípcios existiam determinados setores que eram inacessíveis ao público, as chamadas câmaras de culto ou santuários, onde era guardada a imagem do deus cultuado na localidade,  ao qual os sacerdotes faziam as ofertas cotidianas. As celebrações direcionadas ao público se davam em local mais aberto, nos enormes pátios, onde os sacerdotes se apresentavam como um elo de ligação entre os homens e os deuses, levando a estes os pedidos, o louvor ou os agradecimentos. Em determinados festivais, todavia, a estátua do deus do templo era colocada sobre um barco dourado e transportada em procissão pelas ruas acompanhada dos sacerdotes.

     A intimidade reverencial entre o faraó e os deuses, contida nos diálogos dos templos fez com que a figura do mandatário egípcio se robustecesse ante os súditos, ensejando que da mesma forma que o governante era obediente aos deuses, também eles deviam obediência àquele que lhes dirigia os destinos na terra.

     Essas colocações são muito freqüentes nas cerimônias das ofertas às divindades, sobretudo por ocasião das edificações de monumentos e templos em honra aos deuses homenageados, que, em contrapartida, acreditavam, lhes recompensaria com a saúde, beleza, poder e riquezas, como se pode avaliar das seguintes citações: Amon agradece a Tutmés II: Venho, pois, ver este belo e puro monumento que meu filho, saído de mim, meu bem-amado, rei do Alto e Baixo Egito... que já dispõe do mesmo trono que tem feito para mim... e dou-lhe vida duradoura, riqueza idêntica à de Rá, para sempre”.  “Meu filho, querido Tutmés, que tem feito construir minha casa, que tem embelezado meu templo de admiráveis monumentos, tu és um filho que tem zelado por seu pai, que faz aumentar as ofertas daqueles que lhe crêem. Eu te concedo mais vida, mais duração, mais riqueza em recompensa por esses monumentos eternos que tu tens feito”.  Nut agradece a Tutancâmon: “Filho bem-amado de meu ventre, senhor das duas terras, Tutancâmon, eu, tua mãe que lhe deu a beleza, eu que te elevei quando tu eras menino, eu derramarei temos entre os nove arcos (os países inimigos), muito respeito entre os núbios... em recompensa por esses belos monumentos que tu tens feito”.

     Alguns historiadores vêem nessas manifestações de apreço dos deuses pelas homenagens recebidas, uma fórmula dissimulada de uso utilitário da religião, onde, por projeção, os súditos também deviam obediência irrestrita ao mandatário por aquilo que este lhes propiciasse em bens e serviços.

     É indubitável que o Egito tenha tido governos tiranos e escravocatas, todavia, os mesmos historiadores que alinham os maus governos fazem justiça àqueles que mereceram o respeito e consideração dos governados, por terem sabido conviver com a prosperidade e a justiça. 

 

Próximo artigo: Aspectos do Cotidiano (1)

 

Ficheiro:Abu Simbel, Ramesses Temple, front, Egypt, Oct 2004.jpg

Templo de Ramses II em Abu Simbel.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abu_Simbel,_Ramesses_Temple,_front,_Egypt,_Oct_2004.jpg

 

Templo de Isis em Filé

Foto Ismael Gobbo

File:Temple of Edfu 02.jpg

Templo de Hórus, em Edfu.

Imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Temple_of_Edfu_02.jpg 

O templo de Ámon, na atual Luxor, está circundado pelo moderno. Do outro lado do Nilo

estão as famosas necrópoles da antiga Tebas em cujas proximidades  foram  construídos famosos  

templos funerários.  Foto Ismael Gobbo

O enorme e majestoso templo de Carnac. Em primeiro plano a avenida das esfinges.

Foto Ismael Gobbo

 

As imensas colunas encimadas por capitéis em estilo de papiro aberto do templo de Carnac, na antiga Tebas.

Foto Ismael Gobbo

Templo funerário de Hatshepsute em Deir-el-Bahari. Projeto concebido pelo arquiteto Senemute

 em dois pisos  e escavado na rocha. foto Ismael Gobbo

 

Duas das muitas pinturas murais do templo funerário de Hatshepsute em Deir-el-Bahari

Foto Ismael Gobbo

Ficheiro:Denderah1.jpg

Templo de Hathor em Dendera

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Denderah1.jpg

Ficheiro:Abydos sethi.jpg

Baixo relevo do templo de Seti I, em Abidos

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abydos_sethi.jpg

Colossos de Memnon. É tudo o que resta do templo funerário de Amenófis III, em Tebas,

atual Luxor. As estátuas de vinte metros de altura guarneciam a entrada do templo que não mais existe. Foto Ismael Gobbo

Lago Sagrado no templo de Carnac, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP