Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira,  06 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/06-11-2012.htm

 

 

 

 

Desencarnou  Cecilia Rocha

Brasília, DF

 

Conselho Federativo Nacional

Retorno à Pátria Espiritual Cecília Rocha

·                  

·                 Compartilhar essa notícia no Twitter

·                 Compartilhar essa notícia no Orkut

Retornou ao mundo espiritual, na madrugada no dia 5 de novembro, no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Marta, no Distrito Federal, a confreira Cecília Rocha, aos 93 anos de idade.

Cecília Rocha nasceu em Porto Alegre (RS) em 21 de maio de 1919, mas desde a infância a passou a viver na capital gaúcha, onde seus pais (José Rocha e Carmen Rocha) e irmãos (Otávio, Alberto, Mário e Fernando) fixaram residência. Em Porto Alegre, concluiu o ensino fundamental, seguido do curso secundário de magistério e o de pedagogia, com especialização em administração escolar. Exerceu o magistério de escolas de ensino fundamental, públicas e particulares, no interior e na capital do Rio Grande Sul, até a sua aposentadoria, após mais de trinta anos dedicados à profissão.

No ano de 1957, Cecília Rocha já estava em plena atividade no movimento espírita do seu Estado, atuando como evangelizadora. Neste mesmo ano, passou a dirigir a escola primária Instituto Espírita Amigo Germano, voltado à alfabetização de crianças carentes. Em 1958, participa da Confraternização de Mocidades Espíritas do Norte e Nordeste do Brasil, ocorrida em Teresina (PI), oportunidade que conheceu Divaldo Pereira Franco, a quem dedicou amizade até o final dos seus dias no plano físico. Em 1960, Cecília transfere residência temporária para a Mansão do Caminho, obra social-espírita, sediada em Salvador (BA), por dez meses, em atendimento ao convite que Divaldo lhe fizera de prestar orientações pedagógicas à escola primária ali existente. No período, teve oportunidade de viajar pelo Estado da Bahia e conhecer, de perto, o movimento espírita baiano.

Em julho de 1980, já aposentada, Cecília fixa residência em Brasília (DF), por solicitação do presidente da Federação Espírita Brasileira, Francisco Thiesen, passando a integrar a diretoria da FEB, exerceu os cargos de diretora (1980-1982) e de vice presidente, de 1983 até março de 2012. Por 31 anos, a nobre confreira se dedicou à organização e desenvolvimento da Área de Estudo, no campo experimental da FEB e do Movimento Espírita Federativo, sobretudo no que diz respeito à implantação e aperfeiçoamento das escolas de evangelização espírita infantojuvenil e estudo doutrinário espírita de adultos. Participou da elaboração e da implementação das Campanhas de Evangelização Espírita Infantojuvenil, no início juntamente com Maria Cecília Paiva, e do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Promoveu inúmeros cursos e seminários de treinamento nestas duas áreas, em todo o país e no exterior. Foi coordenadora da Área do ESDE das Comissões Regionais do CFN da FEB. Coordenou atividade educacional da FEB em Santo Antonio do Descoberto (GO). Autora e organizadora de livros infantis editados pela FEB e da obra “Pelos Caminhos da Evangelização”. No ano de 2009, a Editora da FERGS lançou a obra “A Missão e os Missionários”, de Gladis Pedersen de Oliveira, focalizando “a figura de Cecília Rocha mergulhada na ação evangelizadora de corpo e alma, isto é, de mente e coração”, resgatando “todo o seu esforço em prol da evangelização da criança e do jovem”. A FEB prestou homenagens a Cecília Rocha durante o ano de 2012, em Seminário realizado em junho, e nas comemorações dos 35 anos da Campanha Permanente da Evangelização Espírita Infantojuvenil, em julho. Nas duasoportunidades, Cecília não pode comparecer em virtude de imprevistos de sua saúde.

À irmã Cecília Rocha, respeitada obreira espírita, rogamos a Jesus bênçãos de paz durante o seu retorno à Pátria Espiritual e registramos as homenagens da Federação Espírita Brasileira.

O velório será amanhã (06.11.2012), das 7hs as 8:30hs no cemitério Campo da Esperança – Asa Sul- Brasília-DF

 

(Informação do site

http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/retorno-a-patria-espiritual-cecilia-rocha/)

 

 

 

Muito obrigado Cecilia Rocha

 

Externamos a todos os familiares e amigos de Cecilia Rocha os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade. A única coisa que nos resta neste momento é agradecer ao seu espírito generoso  tudo o que ela fez por nós e pelo movimento espirita. Receba,  Cecilia,  a nossa prece. Siga em paz ao aprisco do Senhor que você fez por merecer. Continue velando por todos nós.  Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra dom Divaldo Pereira Franco

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de U.S.E. Intermunicipal de Sao Jose do Rio Preto [[email protected]] e  de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

 

Palestras programadas para o C.E. Caminheiros do Bem

Auriflama, SP

 

 

(Informações recebidas em email de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

 

Prossegue o Périplo de médicos brasileiros espíritas pela Europa

 

 

(Informação recebida em email de Wanda - RW Turismo [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Amparo, SP

 

Divaldo Pereira Franco

Imagem do arquivo da  Mansão do Caminho

 

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

XX Ecomej

20 anos de Espiritismo no Japão

 

 

(Informações recebidas em email de Adalberto Prado de Morais)

 

 

 

 

40 anos de Semana Espírita

Alagoinhas, BA

 

 

(Informação recebida em email de Santana Transservice [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Waldehir Bezerra de Almeida

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Valentim - Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

 

I Fórum CEECAL vai abordar o tema Mediunidade

São José, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

Jornada AME-SP 2012 será na FEESP

São Paulo, SP

 

Estamos nos preparando para mais uma Jornada da Associação Médico Espírita de São Paulo, que está marcada para acontecer nos dias 24 e 25 de novembro de 2012 em São Paulo, no auditório da FEESP.

Este ano estamos focando o tripé comumente utilizado em instituições acadêmicas: Ensino, Pesquisa e Assistência, com o desafio de integrá-los no contexto da saúde e espiritualidade. Gostaríamos de atingir mais profissionais da saúde e outros interessados no assunto. Temos também como objetivo para esta jornada levar o tema não só aos médicos espíritas, mas aos médicos de outras religiões que sabem da importância da religiosidade e espiritualidade na saúde dos seus pacientes e na sua própria saúde.

Integrar a religiosidade e espiritualidade no conhecimento médico é uma necessidade atual, não se trata de acreditar ou não, a medicina define hoje como uma área importante.  Livros científicos, artigos publicados em revistas de alto impacto, cursos nas faculdades / universidades para graduação e pós-graduação já não causam mais estranhamento. Portanto independente da crença religiosa ou das práticas espirituais que um profissional da saúde tenha, o conhecimento do assunto é de fundamental importância para a sua atualização.

Os temas que abordaremos serão na área de assistência os trabalhos de assistência espiritual tanto em centros espíritas quanto em ambientes hospitalares como as iniciativas de “capelania espírita”.

Na área do ensino e pesquisa falaremos sobre mecanismos da mediunidade, neuroimagem, saúde mental, curas espirituais, metodologia de pesquisa, experiências dos cursos de graduação e pós-graduação.

Daremos destaque aos temas Espiritualidade e doenças cardiovasculares, espiritualidade e envelhecimento, diagnóstico diferencial entre mediunidade e transtornos mentais, a importância das cartas de Chico Xavier e dos ensinamentos de André Luiz.

Estamos confiantes que a Jornada de 2012 será um grande evento. Agradecemos o apoio da Federação Espírita do Estado de São Paulo, e nada como realizar um evento médico espírita em uma casa espírita, podendo desmistificar também o espiritismo para os interessados em saúde e espiritualidade que não conhecem a doutrina.

A organização pensou em pontos que facilitarão a participação dos congressistas, como o parcelamento das inscrições, descontos, otimização da grade horária e tempo de palestras conforme experiências anteriores, de forma que todos aproveitem a excelência do Programa Científico e possam usufruir de momentos de lazer, com o reencontro de colegas de todo o país.

As inscrições para a Jornada já estão abertas, com valores promocionais, facilitando assim o planejamento antecipado dos participantes.

Seguimos em busca do conhecimento e de melhorias na assistência aos sofredores de problemas de saúde física, mental e espiritual, entendendo o ser humano com um todo, como um ser integral, que possamos ser iluminados neste caminho!

Encontramo-nos em breve!

Saúde e Paz a todos!

Mario Fernando Prieto Peres

Presidente da Associação Médico Espírita de São Paulo

 

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO – 24 de novembro de 2012

9:00 – 10:45 ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO

Fabio Nasri, Luis Gustavo Mariotti, Clineu de Melo Almada

11:00 – 12:45 DOENCAS CARDIOVASCULARES E ESPIRITUALIDADE

Dr Álvaro Avezum, Dr Ney Carter, Dr Mauro Pontes

14:00 – 16:00 PESQUISAS EM SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

Alexander Moreira-Almeida, Julio Peres, Elisa Kosaza, Homero Vallada

16:30 – 18:30 ESPIRITUALIDADE e EDUCACÃO EM SAÚDE

Giancarlo Lucchetti, Alexandre Serafim, Gabriela Romano, Daniele Corcioli Espinha

 

DOMINGO – 25 de novembro de 2012

8:00 – 9:30 TERAPÊUTICA ESPÍRITA

Alessandra Lucchetti, Mario Peres, Maria de Cássia Anselmo

9:45 – 12:45  TRATAMENTO HOSPITALAR

Quirino Cordeiro, Candido Vallada, Marcelo Saad, Elizabeth Nicodemus, Frederico Camelo Leão, Oscar Taylor

14:00 – 17:00 ESPIRITISMO E SAÚDE

Irvenia Prada, Marlene Nobre, Alcione Novelino, Alejandro Vera, Juliane Gonçalves, João Lourenço Navajas

17:15 – 18:45 INSTITUTO DE SAÚDE /Terapia Complementar Espírita

Marlene Nobre, Rafael Latorraca, Rodrigo Bassi, Luis Gustavo Mariotti

 

 

(Informação recebida em email de Associação Médico-Espírita de São Paulo)

 

 

 

 

Pintura mediúnica com Orlando Padovan

Guarulhos, São Paulo e Pacaembu, SP

 

Orlando Padovan

Foto Ismael Gobbo

 

1. GUARULHOS-SP - Dia 10/novembro/2012 no Fraternidade Espirita Crista Joanna de Angelis - Sabado as 14:00 hs. a Rua Cavadas n. 1616 - Itapejica - Contato 011-99636-3485 (Dr.Silvio).

 

2. SAO PAULO-ALPHAVILLE-SANTANA DE PARNAIBA - Dia 11/novembro/2012 - Domingo na Loja Maconica Patria, Educacao e Cultura, n.512 - Alameda Marti, 151 - Centro de Apoio Alphaville - Santana de Parnaiba - Contato 011-99165-0834 (Dr.Alcides).

 

3. PACAEMBU-SP - DIA 24/NOVEMBRO/2012 - Sabado as 17:30 hs.no CEAV-Centro Espirita Amor e Verdade, Rua Jose Galdino Dos Dantos, 338 - Contato 018-9708-9830 (Cassia).

 

As fotos pertencem as colecoes que irao aos locais das apresentacoes.

 

Grande abraco.

 

Orlando Padovan

 

(Informações em email de Orlando Padovan)

 

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

Bom dia, meus caros.

 

Segue abaixo a programação de palestras do mês de Novembro, CORRIGIDA, sempre às quartas-feiras - 20:00 h:

 

Dia 07 - Sérgio Bernardi - IEEAK - Mirassol

 

Dia 14 - Otávio Tobias Soares Mandrá - CEFCX - Rio Preto

 

Dia 21 - Edson (Edinho) Luis Domingos Lopes - AELUZ - Rio Preto

 

Dia 28 - Andréa e Paulo Rodrigues - CONSOLADOR - Rio Preto

 

Sintam-se convidados, inclusive para o cafezinho fraterno após as palestras.

Abraço.

 

--


Navarro
C. E. Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

Conheça o Esperanto (
www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro)

 

 

 

 

Leia o jornal “Caminheiros da Luz”

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui:

www.caminheirosdaluz.wordpress.com

 

 

 

 

Leia o jornal O Espírita

 

Acesse aqui:

http://jornaloespirita.blogspot.com.br/

 

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

 Valorização da vida*

Raymundo Rodrigues Espelho

 

 O rapaz entrou no hospital de acidentados, demonstrando grande sofrimento.

 O carro derrapara no asfalto, encharcado de chuva.

 Trazia o rosto escoriado, entretanto, o pior era a perna massacrada, balançando na altura do joelho.

 O médico de plantão determinou fosse ele transportado para a sala de cirurgia.

 A equipe de enfermagem, em cuja assessoria espiritualmente partilhamos, unificou a própria atenção.

 Antes de ser anestesiado, o moço pediu com tristeza:

 – Doutor, quero a perna sã para o jogo de domingo... Não posso faltar a meu time...

 Depois dormiu, ignorando que acordaria mutilado, porque a amputação se fazia inevitável.

 

 +++

 

 Logo após, senhora distinta veio até nós, seguindo em pranto, um homem depositado na maca:

 – Doutor – rogou em voz baixa, entrecortada de lágrimas– salve meu esposo... Fomos assaltados... Estou louca de angústia, mas sei que ele tomou dois tiros.

O plantonista promoveu a internação da vítima para a assistência intensiva, no entanto, decorrida uma hora de esforço inútil, voltou à sala e disse à dama, então cercada de parentes:

 – Senhora, infelizmente, nada mais temos a fazer...

 Seu marido está morto.

 

 +++

 

 Em seguida, novo caso apareceu.

 Aflita mulher penetrou o recinto, abraçando a filha que chorava desconsolada.

 Tratava-se de bela menina, alteando a mão direita estranhamente ferida.

 Escorregara sobre um tacho de leite fervente e mergulhara o braço no líquido em fogo tentando escorar-se contra a queda total.

 Conduzida aos curativos, clamou suplicante:

– Doutor, preciso da mão curada depressa... na semana que vem, terei minhas últimas provas de formação em piano...

 O chefe em serviço articulou algumas frases de esperança, antes de autorizar-lhe o retorno à casa, mas vimos nós que na mão queimada já faltavam três dedos.

 

+++

 

 Mais alguns momentos e um homem de cabelos grisalhos nos surgiu à frente, junto de alguém que jazia inerte, sob o cuidado de padioleiros atentos.

– Doutor – falou o recém-chegado, apontando o corpo que o lençol resguardava– é meu filho...

Escreveu um bilhete vago e atirou no próprio peito... A polícia está informada... Meu rapaz é nervoso e doente, mas sou viúvo e ele é tudo o que eu tenho... Rogo o seu auxílio, em nome de Deus!...

 O missionário da medicina descobriu o rosto do jovem, pesquisou-lhe algum sinal de vida e depois respondeu para o homem triste:

– O seu filho está entregue a Deus... Neste mundo, realmente, ele já não vive mais...

 Na face paterna, duas grossas lágrimas desceram dos olhos, procurando a comissura dos lábios...

 

+++

  Tocada em meus mais íntimos sentimentos, pedi licença ao mentor que nos dirigia para o afastamento de alguns minutos.

 Ele indagou se me ocorria essa ou aquela alteração, dispensando-me, no entanto, a fim de que me ausentasse por instantes ligeiros.

 Quis explicar-lhe que desejava vir, até vocês, amados amigos, para comentarmos a importância da vida, mas, junto dele, não consegui pronunciar palavra.

 

 Meimei

 

* Aulas da Vida. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Ideal, São Paulo, SP. 4ª ed., março de 1991.

 

Hospital Irmãos Penteado. Campinas, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP