Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira,  07 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/07-11-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Amanhecer de uma Nova Era

 

                                                                             Suely Caldas Schubert

                       

 

A promessa do amanhecer, que se realiza a cada dia, afugenta as sombras da noite, aos seus primeiros fulgores.

         Enquanto a escuridão, aparentemente impera, tem-se a impressão de que não há outra perspectiva senão a das sombras. Entretanto, percebe-se pontos de luz, aqui e ali, renovando a expectativa do que virá.

         É assim, que sem aviso algum, um clarão  maior se delineia no horizonte e, em poucos minutos, as sombras se diluem, porque o amanhecer se anuncia e nada pode detê-lo.

         Este é o nosso momento, na Terra em trânsito para um amanhecer de luz e paz.

         A noite sombria da maldade, do desequilíbrio, da loucura, parece não ter fim, como se o seu fosse o império das trevas, embora surjam os pontos de luz, de claridade que se expande, atestando o inexorável instante do perene alvorecer, assinalando um novo tempo para a humanidade.

         A transição planetária está em curso e obedece à lei do progresso, conforme estatui O Livro dos Espíritos.

         O ser humano, despertando do seu sono hibernal dos milênios, aos poucos deixa a horizontalidade da vida encetando a busca superior da verticalidade.

         Eis o momento decisivo, já não há mais tempo. A mudança é irreversível.

         Todavia, um sopro renovador, forte, poderoso, se faz sentir, são as presenças dos Espíritos de luz, oxigenando as densas brumas que teimam em permanecer, abrindo clareiras ensolaradas por todo o orbe terráqueo. Entre estes está um vulto querido dos espíritas, Manoel Philomeno de Miranda, que desde o ano de 2010 tem falado à Terra sobre as transformações que o planeta vem passando, no intuito de esclarecer, instruir e alertar a todos os que estão sintonizados e anelando por  um porvir melhor.

         No final de 2010, o citado autor espiritual, em parceria com o médium Divaldo Franco, lançou um dos mais importantes livros dos últimos tempos, TRANSIÇÃO PLANETÁRIA, o qual tive o cuidado de pesquisar a fundamentação doutrinária que alicerça a obra, pesquisa essa que publiquei, à época em artigo, evidenciando assim a sua integral consonância não apenas com a Codificação Kardequiana, mas igualmente com autores espirituais, como Emmanuel, Joanna de Ângelis, Bezerra de Menezes, com escritores clássicos como Léon Denis e, ainda mais: com o sermão profético de Jesus.

         Recentemente, em outubro de 2012, o mesmo autor espiritual, Manoel Philomeno de Miranda e o médium Divaldo Franco, brindaram o movimento espírita com um novo livro, AMANHECER DE UMA NOVA ERA, que desdobra e complementa o anterior, Transição Planetária.

         O autor relata uma programação espiritual de alta significação, presidida pelo nobre Dr. Bezerra de Menezes que com uma equipe de benfeitores espirituais, como Eurípedes Barsanulfo, José Petitinga, Jésus Gonçalves e outros, em atendimento a intrincados e graves processos obsessivos, que vão sendo deslindados gradativamente.

         É notável, sob todos os aspectos, a importância dessa obra, que apresenta uma abordagem de elevado teor espiritual, como é apanágio dos espíritos de escol, propiciando reflexões profundas ao analisar o panorama mundial da atualidade, suas causas e consequências.

         Casos de processos obsessivos sofridos e graves, decorrentes de infiltrações espirituais perturbadoras no movimento espírita, retratam a necessidade de trazer Jesus de volta às nossas Casas espíritas, de mantermos o contato com os ensinamentos do Mestre, de buscarmos a vivência do Seu evangelho, conforme Ele nos conclama: “Eu sou o caminho, da verdade e da vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.”

         Um trabalho de impressionante atualidade é realizado numa cracolândia, de grande cidade, mostrando as profundas e tristes  mazelas humanas.

         A obra apresenta algumas surpresas em relação à anterior, ensejando desfecho positivo diante dos meandros das obsessões gravíssimas e de longo curso, que não menciono aqui, a fim de permitir ao leitor a constatação por si mesmo.

         É imprescindível porém, ressaltar a presença, em algumas passagens, do iluminado espírito FRANCISCO DE ASSIS, cujas intervenções sublimes elevam o padrão vibratório do leitor, trazendo-nos emoções superiores e de suavíssimas repercussões, enriquecendo-nos o psiquismo diante de tanta magnitude espiritual.

 

         A você, que está lendo este artigo, quero dizer o seguinte: os dois livros citados são da maior importância  nessa hora de tanta perplexidade, de dor e sofrimento que avassalam as criaturas.

         Neles você encontrará ensinamentos elevados, sem jamais baixar o nível do discurso que abordam, os temas são tratados com respeito e amor como convém às obras espíritas sérias e de conteúdo moral e espiritual, pois é este o legado de Jesus, que Allan Kardec transmitiu na sua essencialidade em toda a Codificação,  e que espíritos benfeitores dão prosseguimento, numa excelência plena e absoluta, visando abrir novos horizontes mentais, conscienciais e libertadores.

         Se você, amiga e amigo, quer entender e ampliar seus conhecimentos, se você tem como diferencial em sua vida o aprendizado de amar, como Ele exemplificou, se você quer iniciar uma nova etapa, libertando-se de aspectos depressivos, mágoas, ressentimentos, se procura a alegria de viver na solidariedade e fraternidade, se quer um mundo melhor, tudo enfim, você encontrará no Espiritismo, que traz Jesus para o mundo atual, nas estradas dos sentimentos humanos.

         Os autores espirituais, espíritos de luz e orientadores da humanidade, jamais descambam para a vulgaridade, para as questões que abordam aspectos frívolos, são sempre sérios, têm um discurso elegante, visando modificar o padrão vibratório comum, de grande parte da população mundial, através dos conceitos que emitem, possibilitando novas formas-pensamento, hoje quase sempre cristalizadas nos vícios, perversões, ódio e degradação.

         É fundamental abrir os livros aqui analisados e enquanto você estiver conhecendo e apreendendo cada capítulo, mergulhando no universo que Manoel Philomeno de Miranda desvenda,  estará também, amanhecendo para uma nova era, de luz e de paz em sua vida.

 

 

 

 

Notas da Confederação Espírita Argentina

 

Cecília Rocha – Regreso a la Patria Espiritual

 

Estimados hermanos:

En la madrugada del día 5 de noviembre de 2012, en el Hospital Santa Marta de la ciudad de Brasilia, se produjo el retorno a la Patria Espiritual de la señora Cecília Rocha, a los 93 años de edad.

Doña Cecília adoptó como compromiso de vida, en cuerpo y alma, con la mente y el corazón, la labor primordial de la educación espírita. Desde esa noble posición, a partir de su primera visita a la República Argentina, en 1983, mantuvo un estrecho vínculo con esta Confederación, especialmente en el ámbito del Instituto de Enseñanza Espírita.

Adjuntamos a la presente una pequeña reseña biográfica y fotografía de la Profesora Cecília Rocha.

Querida hermana Cecília, incansable obrera espírita, rogamos a Jesús para que recibas las bendiciones de su paz durante tu viaje hacia la Patria Espiritual, llevando contigo los sentimientos de profunda gratitud en nombre de tus hermanos de la Confederación Espiritista Argentina. ¡Dios te bendiga!

 --
Gustavo N. Martínez
Presidente CEA

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
www.confespirarg.com.ar
Personería Jurídica N° 1464
Entidad de Bien Público N° 3016
Fichero de Cultos N° 2

 

*********

En la madrugada del día 5 de noviembre de 2012, en el Hospital Santa Marta de la ciudad de Brasilia, se produjo el retorno a la Patria Espiritual de la Señora Cecília Rocha, a los 93 años de edad.

Cecília Rocha nació en Porto Alegre (Río Grande del Sur) el 21 de mayo de 1919. Maestra y pedagoga, especializada en administración escolar, ejerció el magisterio en escuelas primarias públicas y privadas hasta su retiro, después de más de treinta años dedicados a esa honorable profesión.

En el año 1957, ya se encontraba en plena actividad en el movimiento espírita del Estado de Rio Grande del Sur, actuando como evangelizadora de niños y jóvenes. Ese mismo año comenzó a dirigir la escuela primaria del Instituto Espírita “Amigo Germano”, en la ciudad de Porto Alegre, dedicado a la alfabetización de niños carentes. En 1958 participó de la “Confraternización de Juventudes Espíritas del Norte y el Noreste de Brasil”, en la ciudad de Teresina, oportunidad en la que conoció a Divaldo Pereira Franco y a nuestro compatriota Juan Antonio Durante.

En 1960, Cecília se instala durante diez meses en la “Mansión del Camino”, obra de asistencia y promoción social espírita del Centro Espírita “Camino de Redención”, fundado por Divaldo Franco, para desempeñarse como asesora pedagógica de la escuela primaria de esa institución.

En julio de 1980, ya jubilada, nuestra hermana se traslada a Brasilia, invitada por el Dr. Francisco Thiesen, Presidente de la Federación Espírita Brasileña, entidad en la que se desempeñó como Directora (1980-1982) y Vicepresidente (1983-2012). Durante 31 años, esta noble trabajadora espírita se dedicó a la organización y desarrollo del Área de Estudio de la Doctrina Espírita, especialmente en los aspectos vinculados a las escuelas de evangelización espírita infantil y juvenil, así como de estudio doctrinario para adultos. Junto con María Cecília Paiva, elaboró e implementó las Campañas de “Evangelización Espírita Infantojuvenil” y del “Estudio Sistematizado de la Doctrina Espírita” (ESDE). Promovió infinidad de cursos y seminarios de entrenamiento para los trabajadores de esas áreas en todo el país y en el extranjero.

Cecília Rocha es autora y organizadora de numerosos libros espíritas infantiles, editados por la FEB, y de la obra “Por los Caminos de la Evangelización ”.

En 1983 viaja a la República Argentina, para participar de la celebración del aniversario de la Confederación Espiritista Argentina, junto con una delegación presidida por el Dr. Francisco Thiesen, presidente de la FEB, y compuesta además por Divaldo Franco y las educadoras espíritas Nélia Salles (de Bahia) y Elaine Ramazzini (de San Pablo). En la ocasión presentaron el “Estudio Sistematizado de la Doctrina Espírita” – ESDE, en forma simultánea con su lanzamiento en Brasil.

La CEA asumió la responsabilidad de la tarea de traducción para la lengua castellana de este curso elaborado por la FEB, compuesto por seis tomos referidos a las Obras Básicas de la Codificación de Allan Kardec. A este lo siguieron los cursos de Evangelización Espírita Infanto-juvenil (que abarcan desde la etapa del jardín de infantes hasta la adultez); el Estudio, Educación y Práctica de la Mediumnidad, el Estudio Fundamental (en dos niveles) y Complementario de la Doctrina Espírita, todos ellos traducidos con la responsabilidad de la CEA, y difundidos en todo el mundo de habla hispana. Por último, siempre con la coordinación de la Sra. Rocha, la FEB lanzó el Estudio Profundizado de la Doctrina Espírita.

En los primeros días de marzo de 2007, la Sra. Rocha estuvo nuevamente en Buenos Aires, invitada por la CEA, para la inauguración de las actividades anuales del Instituto de Enseñanza Espírita. Además, ofreció una disertación acerca de la “Unificación” en el Consejo Federal de la CEA, y una conferencia en la Asociación “La Fraternidad”. En esta visita estuvo acompañada por la Sra. Maria Túlia Bertoni, por entonces Presidenta de la Federación Espírita de Mato Grosso do Sul.

Cecília adoptó como compromiso de vida, en cuerpo y alma, con la mente y el corazón, la labor primordial de la educación espírita. Querida hermana Cecília, incansable obrera espírita, rogamos a Jesús para que recibas las bendiciones de su paz durante tu viaje hacia la Patria Espiritual, llevando contigo los sentimientos de profunda gratitud en nombre de tus hermanos de la Confederación Espiritista Argentina. ¡Dios te bendiga!

 

 

            “Referirse a la libertad suprema sin asociarla a la práctica incondicional del bien es como sembrar en suelo estéril. El ideal de libertad que debe impregnar el proceso educativo requiere avanzar a la par con la práctica del bien. La Historia está repleta de proclamas de libertad que fueron seguidas de matanzas terroríficas. Por eso, quien evangeliza debe enseñar el valor de la libertad a la luz de la práctica permanente del amor al prójimo. Libertad – práctica del bien: un binomio efectivamente liberador.”

 

            (Párrafo extraído de la obra Por los caminos de la evangelización, de la Prof. Cecília Rocha)

 

(Textos  recebidos em email de Confederación Espiritista Argentina [[email protected]])

 

 

 

 

3º. Encontro para jovens e crianças espíritas

Bruxelas, Bélgica

 

 

(Informações recebidas em emails de CESAK Bruxelles [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

 

Seminário “Dependência Química e Espiritualidade”

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Giovana Campos e de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

 

Marcha pela Vida - Contra o Aborto

Fortaleza, CE

 

 

Marcha pela Vida - Brasil sem Aborto

 

Prezados,

No próximo domingo, 11 de novembro, a partir das 16h, no aterro da praia de Iracema (FORTALEZA)acontecerá a Marcha pela Vida. A ação é uma iniciativa do Movimento em Favor da Vida, Brasil sem Aborto que tem por objetivo alertar a população sobre a pretensa mudança no Código Civil Brasileiro para legalização do aborto.

Um forte movimento se organiza em todo país para evitar que esta mudança ocorra na lei, segundo Magnólia Almeida, do Movimento pela Vida, em "24 de outubro último, o Datasenado informou que 82% da população brasileira é contra o aborto. Por que então os legisladores, tendo em mãos dados de uma percentagem oferecida pelos próprios organismos oficiais, insistem em incluir no código penal leis que vão em sentido contrário à vontade da população?" questiona.

Diante desta realidade esdrúxula, o Movimento em favor da Vida, Brasil sem Aborto, está promovendo a Marcha pela Vida, a fim de que os senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ouça a voz do povo.

Então marque em sua agenda e convide o maior número de pessoas que conhecer. Reforçando, a Marcha se realizará no próximo dia 11 de novembro, na avenida Beira Mar, com concentração às 16h no aterro de Iracema, atrás do Clube Ideal. Nos encontramos por lá.

Vídeo de divulgação:
http://www.youtube.com/watch?v=zWC3e6ljDVQ

Paz e luz!
---
Instituto de Cultura Espírita do Ceará

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Entrega do Prêmio Castro Alves.

 22º. Concurso de Poesia com temática espírita. São Paulo, SP

 

ARTE POÉTICA CASTRO ALVES

 

EVENTO: ENTREGA DO PRÊMIO CASTRO ALVES

 

22º. CONCURSO DE POESIA COM TEMÁTICA

 

ESPÍRITA

 

DIA: 10 DE NOVEMBRO (SÁBADO), 19 HORAS

 

LOCAL:  GRUPO ESPÍRITA MANOEL BENTO

 

RUA ALFREDO PUJOL, 77, SANTANA (SP)

 

(PERTO DA ESTAÇÃO SANTANA DO METRÔ)

 

APRESENTAÇÃO: JOSÉ DAMIÃO, GUIOMAR

 

SANT’ANNA, LUCIENE FAQUINELLI

 

(DA RÁDIO BOA NOVA)

 

PARTE ARTÍSTICA: NELSON DEJANE

 

(O CANTOR DOS POETAS)

 

 

(Informação recebida em email de alta_carneiro [[email protected]])

 

 

 

 

 

1º. Seminário da Use Intermunicipal de Embu das Artes

com Astrid Sayeg. Embú das Artes, SP

 

Vamos prestigiar,
É o primeiro evento da nova USE Intermunicipal de Embú das Artes.
Abraços,
Mauro
Bom dia,

Anexo o cartaz informativo do seminario previsto para o proximo dia 11 de novembro, às 17:00 horas, na Instituição Espirita Beneficente Seara de Jesus, com a Palestrante Astrid Saiegh.

Para quem não conhece, a Seara de Jesus localiza-se em Embu das Artes, na Rua Jupiter, 216 - Jartim Novo Embu.

Prestigie, comparecendo e divulgando.

Abraços,

Valdemar

 

****

1º SEMINÁRIO – USE INTERMUNICIPAL DE EMBU DAS ARTES

Caixa de texto:  Caixa de texto:  P A L E S T R A     M O T I V A C I O N A L  COM:

A S T R I D     S A Y E G H Descrição: http://3.bp.blogspot.com/-5wUJfHMYS54/T8eYRUFm8qI/AAAAAAAACGY/oIEwHj3-wI0/s320/FOTO+ASTRID+4+(1).jpg

TEMA: “Conscientização Humana Perante a Transição Planetária

 

Formação em Letras  (Licenciatura e Tradutor/Intérprete), Mestrado e Doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo.

 

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo Presidente do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos.Autora de vários livros.

Professora  e  Coordenadora do I.E.E.F

 

CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO, SÃO OS TRÊS ASPECTOS QUE FORMAM O ESPIRITISMO.   A FILÓSOFA ASTRID SAYEGH EXPLICA O SEGUNDO DELES E  MOSTRA POR QUE ELE É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DOS ESPÍRITAS.

 

(Informações recebidas em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

Embu das Artes, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Atividades programadas para o Centro Espírita Perdão e Caridade

Lisboa, Portugal

 

http://www.ceperdaoecaridade.pt/

 

 

 

Temas Partilhados - Novembro de 2012

PDF

Versão para impressão

Enviar por E-mail

 

tp_nov

Share

 

Livro do mês: Novembro de 2012

PDF

Versão para impressão

Enviar por E-mail

 

novembro_12

 

Diálogos do mês de Dezembro de 2012

PDF

Versão para impressão

Enviar por E-mail

 

dialogos_12_2012

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Curso de Capacitação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenil

Lecco, Itália

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine)

 

 

 

 

Seminário com Ana Jaicy Guimarães

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita “Francisco de Assis”

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 07/11/2012

às 20,00 com

ISMAEL  GOBBO.

da

Cidade de:  ARAÇATUBA

Tema:

"   MUITOS OS CHAMADOS, POUCOS OS ESCOLHIDOS  "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Palestras com Alamar Régis na Região dos Lagos

Estado do Rio de Janeiro

 

 

PALESTRAS NO RIO DE JANEIRO – Região dos Lagos – Estarei proferindo palestras e encontrando com os amigos nesta semana:

09/11/2012 – Sexta-feira – 20:00h - Palestra em São Pedro da Aldeia, no GEFA, Grupo Espírita Francisco de Assis.
11/11/2012 – Domingo – 09:00h -Seminário em CABO FRIO;

11/11/2012 – Domingo – De 15:00 às 18:00h.- Seminário em RIO DAS OSTRAS, no Centro Espírita Suave Caminho, à Rua Miracema, 185 – Jardim Mariléia;

12/11/2012 – Segunda-feira – De 17:30 às 19:00h. - Participação no programa “Espiritismo em Foco” na Jovem TV -Canal  8 em CABO FRIO;

12/11/2012 – Segunda-feira - De 20:00 às 21:00h. - Palestra em BÚZIOS, no Centro Espírita Chico Xavier, à Av. Rio Branco, 194 – Vila Caranga.

Quero encontrar o maior número possível de amigos e abraçar a todos.

De 11 a 16 estarei no Rio de Janeiro, capital, revendo amigos.

Informações sobre os eventos com Adonai, [email protected] ou Gelson, [email protected]

 

(Informações em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

XIII Simpósio de Mediunidade com Geraldo Lemos Neto

Aracajú, SE

 

Geraldo Lemos Neto

 

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Carlos A. Baccelli

Cubatão, SP

 

(Informação recebida em email de Claudete Louzada de Campos Gonçalves [[email protected]])

 

 

 

 

Curso sobre as obras de André Luiz

Marilia, SP

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Começa hoje o curso sobre as obras de André Luiz, coordenado por Breno Ortis Tavares

Costa, no Núcleo Espírita Amor e Paz.

 

Breno criou um blog no qual as palestras serão inseridas, para conhecimento daqueles

que não puderam frequentar o curso e também para comentários e debates.

 

Acessem: http://avidanomundoespiritual.blogspot.com.br/

 

Abraços.

 

Donizete

 

Imagem inline 2

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro do dia 6/11/2012)

 

 

 

 

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum

São Bernardo do Campo, SP

 

·         VALDELICE SALUM – PINTURA MEDIÚNICA

·         GRUPO FRATERNAL BEZERRA DE MENEZES, Rua Batuira, 400 – B. Assunção, SBCampo.

·         SÁBADO, 10 DE NOVEMBRO DE 2012

·         SUBIDA VIBRATÓRIA – 15H00

·         ESTACIONAMENTO E CANTINA NO LOCAL

Muito grato!

Claudio Lopes

http://api.ning.com/files/P74nYJyC-vO4jAhx3h-xYXxWG5DwiEG5JhsqfMCehHnGsf6rb2RWTls4U*b7xEobmGZ*R8bkDf2DyXriznB2rYU6owWGyn33/PinturaMediunica.jpg

(Informações recebidas em email de Regina Bachega e de Ademir Mendes)

 

 

 

 

1ª. Feira do Livro Espírita da Casa de Maria de Nazaré

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Palestra e Apresentação Musical  do “Vozes Eternas”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

2ª. Festa do sorvete do Vana- Voluntários Anônimos de

Avaré, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

 

 

 

VI Noite da Pizza da I.E. Amigos da Paz

Cidade Dutra, SP

 

RODÍZIO DE PIZZA

 

24 de Novembro de 2012

Sábado - A Partir das 19hrs

Convite antecipado (até 21/11) - R$22,00

Após 21/11 e no local - R$26,00 (Sujeito a disponibilidade)

Cortesia até 07 anos

Bebidas e sobremesas serão vendidas separadamente

A arrecadação será destinada à manutenção das atividades da casa.

Local: SOBEI - Av.Rubens Montanaro de Borba, 477 - Cidade Dutra

Venda de convites na Rua Daniel Defoe 448 Vila Arriete -Irmandade Espírita Amigos da Paz e Informações no tel 11-991790525 Adriana

Obrigada

Adriana Rosa

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Jantas Beneficente do G.E. Astral Paraíso do Bem

Barbacena, MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

 

 

Leia newsletter da Fundação Maria Virgína e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acessar aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/nosdiasdificeis.html

 

 

 

 

 

 

Leia o informativo Semente de Luz

Holambra, SP

 

Acesse aqui:

http://us4.campaign-archive2.com/?u=3cf0e61d5cfa3c00c23d96344&id=e028b33b20&e=0d95b29245

 

 

 

(Com informação de [email protected] ; de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Veja a edição especial de Olhar Espírita

Bauru, SP

 

JOE "Jornal Olhar Espírita" - Informativo da USE Intermunicipal Bauru

 

Olá companheiros do Movimento Espírita de Bauru e região,

 

Segue em anexo uma edição ESPECIAL do  JOE "Jornal Olhar Espírita", que está comemorando 4 ANOS!!!

Nesta edição uma matéria especial sobre a 25ª FEIRAMOR.

 

http://www.calameo.com/books/0003045118411b45bafc9

 

VAMOS COMPARTILHAR!!!

 

Fátima Antunes - Bauru/SP

 

 

 

 

 

Jornal Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,
 
Com satisfação estamos enviando a edição de Novembro de 2012 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. no formato PDF, muito utilizado na Internet.
O jornal pode ser lido no computador ou impresso.
 
Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:
A partir do nosso site ->
http://www.ophicinadigital.com/alls/
A partir do
Skydrive (Nuvem de Hospedagem) 

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.
 
Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

 

Leia revista O Médium

AME- Juiz de Fora, MG

 

Caríssimos,

Está disponível a nova edição da Revista O Médium (Ano 80, nº 687 - setembro-outubro de 2012): para ler o conteúdo do periódico, clique na capa da revista em www.amejf.org.br e aguarde o carregamento das páginas.
A edição traz a continuação da entrevista em audiovisual com Suely Caldas Schubert, na coluna "Conversando com os espíritas".

O artigo de capa é referente ao Professor Rivail, em homenagem ao mês de seu nascimento. O leitor conhecerá, por um viés bastante especial, um pouco mais da vida e da trajetória do Espírito que, mais tarde, codificaria a Doutrina Espírita, adotando o pseudônimo de Allan Kardec.

O acesso à revista digital, lembramos, é gratuito. Visite O Médium e envie-nos suas sugestões e comentários.

Muito obrigada!

Com fraterno abraço,

Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora - AME-JF

Departamento de Comunicação Social Espírita - DCSE

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Veja noticia do

SEI- Serviço Espírita de Informações. Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/11/o-contestado-restos-mortais.html

 

 

 

 

 

A infância e a aborrescência

 

                                                                            Richard Simonetti

                                                                  [email protected]

 

                                              

Um amigo, às voltas com filhos adolescentes, que ele chama de aborrescentes, suspirava:

            – Ah! Que bom seria se a criançada dormisse no início da puberdade e despertasse na idade adulta!

            Reporta-se à complexidade desse ser estranho, instável, inseguro, impertinente, ansioso por autoafirmação, adepto fervoroso da contestação, que olha com desdém para os pais, esses caretas, mais por fora que braço de afogado.

E pretende ser dono de seu nariz, embora conste como dependente na declaração de renda familiar, para todos os efeitos, até mesmo quando exercita a liberdade de decidir como vai gastar a mesada.

            A solução não seria pô-lo a dormir, mas ajudá-lo a despertar.

O problema do adolescente é justamente o fato de ser alguém que chega ao fim de longo sono, a partir de seu mergulho na carne.

 Completado o processo reencarnatório, o Espírito, que até então era pouco mais que um sonâmbulo, entra na posse de si mesmo, de suas tendências e aptidões, embora guardando completa amnésia em relação às experiências anteriores.

            A proverbial relutância quanto aos cuidados do próprio corpo, higiene, saúde, regime alimentar , sempre me pareceu mero resultado de longo estágio no plano espiritual, a chamada erraticidade, onde certamente perdeu o contato com elementares disciplinas sobre o assunto.

 

                                                            ***

 

            Na questão 383, de O Livro dos Espíritos, quando Kardec pergunta qual a utilidade de o Espírito passar pelo estágio da infância, diz o mentor:

 

            Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.

 

            Observe, leitor amigo, a importância dessa informação!

O período de infância é propício para que influenciemos o Espírito, educando-o para a vida, ajudando-o a superar suas imperfeições e mazelas.

Fragilizado, em face das próprias limitações físicas, sem condições para desenvolver iniciativas próprias, ele é receptivo aos exemplos e orientações que recebe dos adultos.

O velho ditado, de pequeno é que se torce o pepino, exprime uma realidade.

Tortuosidades e viciações podem ser superadas com uma educação adequada, conscientes os pais de uma realidade vislumbrada pelo poeta inglês William Wordsworth, ao proclamar:

 

A criança é o pai do homem.

 

Tendências e mazelas não superadas na infância, herança do pretérito, moldarão o caráter do adulto.

                                                           ***

Perguntará o leitor:

            E a adolescência? Para que serve?

Meu amigo diz que nesse estágio invertem-se as posições.

            Na infância educamos nossos filhos.

            Na adolescência eles nos educam.

Somos convocados a exercitar a paciência, a tolerância, a compreensão, o espírito conciliador, a fim de não transformar o lar em arena de intermináveis brigas e discussões.

Dentre as diatribes contestatórias do adolescente está a expressão que costuma usar, quando chamado às falas pelos genitores, em relação ao seu comportamento.

– Não cobrem nada de mim. Não pedi para nascer!

Pretende que não o consultaram para tê-lo como filho.

Que tratem, portanto, de aceitar suas impertinências.

Pobre tolo! Se algo conhecesse sobre as vidas sucessivas jamais falaria assim, tendo em vista o contingente de Espíritos desencarnados a espera da oportunidade de um mergulho na carne para experiências redentoras.

Certamente ele pediu, sim, insistentemente, para que seus pais lhe concedessem a abençoada oportunidade do recomeço, sem a lembrança do passado, a fim de vencer paixões e fixações que precipitaram seus fracassos e o infelicitam.

***

É típico do adolescente situar os pais por incompetentes que não enxergam um palmo adiante do nariz.

Julga-se capaz de fazer muito mais por si mesmo.

É bom que o faça.

Seu futuro depende disso.

Mas, certamente, quando estiver às voltas com filhos adolescentes mudará sua opinião, reconhecendo que os velhos fizeram bem mais em seu benefício do que o supunha sua pretensa sabedoria.


                                               ***

 

Recado ao dirigente espírita:

 

A instalação de núcleos de orientação para a criança e o adolescente, as chamadas Evangelização e Mocidade, é providência inadiável nas atividades do Centro Espírita, ainda que, em princípio, com reduzido número de participantes.

Constitui, também, o caminho para uma vinculação maior dos pais, que podem, na medida de sua disponibilidade e disposição, participar desses abençoados serviços.

 

Centro Espírita sem orientação à criança e ao adolescente guarda portas cerradas para o futuro.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP